Página 1 de 35 1234511 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 856

Tópico: DIY leds...

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

DIY leds...

Hum...
    vou então construir um sistema de leds, já fiz inclusivé os reespectivos pagamentos das encomendas do material...

no entanto arrisquei e comprei leds sem o tal star pcb, para ficar a metade do preço...
    só conseguia royal blue XR-E com o tal star pcb ao dobro do preço só porque estavam metidos em pcb, o pcb nem sequer serve para nada (mas facilita nas soldaduras), no meu caso irei meter metade dos leds sem PCB, com os XP-G que comprei para a cor branca, comprei com pcb, embora na forma rectangular...estes são mais pequenos, portanto mais dificeis de soldar...

no caso dos emissores XR-E, como existe ligação (corrente) para a parte de trás (para se soldar estes no pcb) irei colocar o dissipador de aluminio colado com cola silver artic que por acaso conduz bem a temperatura messmo no emissor led, deixando de ter o intermediário em pcb... terei de limar as arestas ou retirar a parte que conduz a corrente na parte de trás...limando essa zona...

o substrato disto é cerâmica como podem ver, mas nos cantos existe uns fios a transmitir corrente para a parte de trás que eu não quero no caso dos XR-e.
    podem ver a lente toda suja do manuseamento, a lente é de vidro, por isso bastante resistente a riscos...por baixo é silicone, a parte mais fraca do led.
    eles limaram as arestas, para poderem colar directamente ao dissipador, como o irei fazer, como colarei com material do mlelhor, ficará substancialmente melhor em termos de arrefecimento que com intermediários de má qualidade (alguns PCB que trazem os emissores agarrados)

vamos ver como me vou sair...se me sair mal irei relatar tudo em pormenor...

em termos de potência deverá rondar os 130W de leds, do mais eficiente que existe (no caso do branco), irei colocar estes a funcionar a 1000 mA mas isso é porque irei os arrefecer própriamente, também com arrefecimento activo (ventoinhas). vai ficar bastante bruto, vamos ver como fica estéticamente, se ficar bonito ainda tiro a parte superior do aquário

Em termos de lumens deverá mesmo assim ficar aquém de uma hqi de 150w das ditas de 5000k, ficará acima bem acima dee uma de 20 000k, agora a luz nas hqi é produzida a 360º, e temos de ter bons reflectores, com bastante desperdicio... os leds no caso do royal blue vem com lentes de 90º e os outros comprei lentes á parte para ficarem a 50º, já que os Xp-G tem lentes a 125º de fábrica, queria assim poder afastar mais os modulos dos focos (irão ser 2)

A aventura será soldar isto manualmente (o fabricante CREE diz para não ser feito manualmente)...
    hehe

acho que tenho já grande experiência em soldaduras deste tipo, para não ser um grande risco, (já soldei pinos de P4...ao deixar cair um destes e são muitos pinos acreditem e pequenos...lol) comprei fluxo uma resina que evita a formação de óxidos (mais ainda a elevadas temperaturas) para a qual a solda de Sn/Pb tem dificuldade em agarrar (no material a soldar,aquilo é redutor a elevadas temperaturas, elevadas acima do ponto de fusão destes 2 materiais...
    também evita a solda ficar tipo em bolinhas...
    estes materiais são tóxicos, façam isto com as janelas abertas...

Meter fluxo nos fios, depois solda no fio, nos leds...solda nos leds...
    deppois é que soldo o fio a ambos...
    tenho de arranjar fio ligeiramente menor em diametro que a largura do sustracto onde o fio vai soldar, como ainda não recebi os leds, será a minha última compra....os fios...

comprei drivers 4 de 700 mA (para os royal blue) e 4 para os 1000 mA (para a cor branca) onde no caso dos 1000 mA consigo controlar com o pwm input e portanto posso neste fazer o ocaso e o nascer do sol. se me apetecer...

2 fontes de 6 amperes 24V, deverá dar para alimentar isto.

cada driver vai alimentar em série 6 leds, depeois meto os esquemas e todo o processo de "fabrico" dos meus leds.

porque razão vou para leds agora, porque me apetece, e isto para mim sem estas tretas, não tinha piada....

sou mais agarrado (no bom seentido) nos DIY que sinceramente no reef propriammente dito.
    também não gosto de arriscar, e faço tudo pelo seguro, e antes de ter cá o material já terei tudo bem estruturado, vou até comprar um micro torno para poder agarrar os leds sem os danificar, falta isso e pouco mais irei usar dissipadores deste tipo:

LedRise - Heatsink for Extreme Line Plus (Cree LEDs), 27 cm LR60011

não parecem ser grande coisa, mas têm grande massa, isto comparando com os leds, e com a produção de calor destes, sinceramente chegam e sobra, para mais com arrefecimento activo...
    irei ter um destes para cada grupo de 6 leds...isto tem quase 28 cms de comprimento e 5 de largo...

a amplitude entre leds será controlada através de parafusos dos grandes (entre os 4 dissipadores), isto será completamente controlado, ou seeja o tamanho das minhas calhas será dinâmico, e portanto melhor que qualquer calha no mercado...se fica bonito ou não... não sei...
    lol

alguns tópicos ondee fui buscar inspiração...
    DIY LEDs - The write-up - Reef Central Online Community
    The LED results and reference thread - Reef Central Online Community

os leds XP-G tem 1 ano talvez no mercado...e atingem perto de 150 lumenns por watt. mais de 50% de eficiencia até para as melhores hqi, e estas têm lumens que ao fim de 1-2 dias de uso caem brutalmente em mais de 20%

podem ver aqui que mesmmo com 36 leds, todos XR-E (menos eficientes) bate em termos de luz hqi dee 250w...

de cada lado temos hqi 250w, no centro leds...
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Re: DIY leds...

fiquei mesmo fascinado com os leds, ao verificar que o espectro de uma simples lanterna de 2 euros chinoca, era completamente uniforme...
    (tenho um espectometro)
    um espanto e que poortanto para a fotossintese, será considerávelmente superior mesmo com os mesmo lumens a bater nos corais...

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Ivo Faria
    Data de Ingresso
    03-03-07

Boas,
    Sera que poderia dizer por quanto fica uma brincadeira destas?
    Se possivel mete o preco de cada componente em separado para ter uma ideia por quanto ficaria eu usar leds como complemento das minhas t5. Pois ja a algum tempo que ando com a ideia que fazer uma barra que no total tenha cerca de 30w em leds para poder imitar o nascer e o por do sol.
    Fica bem
    Cumprimentos
    Ivo Faria

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Ivo Faria Ver Post
    Boas,
    Sera que poderia dizer por quanto fica uma brincadeira destas?
    Se possivel mete o preco de cada componente em separado para ter uma ideia por quanto ficaria eu usar leds como complemento das minhas t5. Pois ja a algum tempo que ando com a ideia que fazer uma barra que no total tenha cerca de 30w em leds para poder imitar o nascer e o por do sol.
    Fica bem
    com tudo o que precisas deve ficar em redor dos 100-150 euros...
    10 leds cree xp-g fontes, drivers e etc... talvez equivalente a 120 watts t5
    2x a eficiencia nos lumens na boa, como tem melhorees reflectores, talvez 4x a eficiencia das t5
    não sei se posso colocar aqui o fornecedor que usei...

eu depois coloco aqui o preço dos componentes...

-Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Ivo Faria
    Data de Ingresso
    03-03-07

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    com tudo o que precisas deve ficar em redor dos 100-150 euros...
    10 leds cree xp-g fontes, drivers e etc... talvez equivalente a 120 watts t5
    2x a eficiencia nos lumens na boa, como tem melhorees reflectores, talvez 4x a eficiencia das t5
    não sei se posso colocar aqui o fornecedor que usei...

eu depois coloco aqui o preço dos componentes...
    Boas,
    Se puder mande o link por mp.
    Cumprimentos
    Ivo Faria

Data de Ingresso
    29-03-08

o pior que pode acontecer é ter de comprar mais leds para obter a messma luz que eu tenho com 2x150w e 4xt5 54 w...
    é muita fruta...

pelo menos substituir 2 hqi de 150w deverá servir, depois faço um upgrade se a luz for insuficiente mantendo as t5 mais uns tempos...

-Anónimo.

Lojista Avatar de Baltasar Parreira
    Data de Ingresso
    28-09-05

Só uma dica, leds sem PCB (STAR) vais ter muitos problemas para conseguir dissipar o calor libertado por eles e podes vir a queimar-los rapidamente devido a temperaturas excessivas que atingem, não falando que mesmo que durem uns tempos o tempo de vida útil deles será encurtado a vontade para menos de 50% a não ser que os coles todos num dissipador comum ou qualquer outra forma que sirva de dissipador, mas sempre muito mais difícil quando não vem em formato STAR de fábrica.

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Baltasar Parreira Ver Post
    Só uma dica, leds sem PCB (STAR) vais ter muitos problemas para conseguir dissipar o calor libertado por eles e podes vir a queimar-los rapidamente devido a temperaturas excessivas que atingem, não falando que mesmo que durem uns tempos o tempo de vida útil deles será encurtado a vontade para menos de 50% a não ser que os coles todos num dissipador comum ou qualquer outra forma que sirva de dissipador, mas sempre muito mais difícil quando não vem em formato STAR de fábrica.
    Obrigado Baltazar, concordo com o que dizes, e já o tinha dito atrás:

eles limaram as arestas (cantos), para poderem colar directamente ao dissipador, como o irei fazer, como colarei com material do melhor, ficará substancialmente melhor em termos de arrefecimento que com intermediários de má qualidade (alguns PCB que trazem os emissores agarrados)
    era o que eu tinha dito, colar os leds no dissipador (de aluminio que falo) evitando um intermediário...o pcb.

o pcb não funciona como dissipador, só como transmissor do calor para o dissipador, se retirar este da equação melhorava o arrefecimento.
    existem pcb's muito maus, sem a devida canalização da temperatura para a parte de trás e para um dissipador.
    Existem muitos pcb's por aí e a CREE praticamente acho que não fabrica nenhum, são terceiros que os soldam aos pcb's...e portanto com grandes disparidadees em relação á qualidade.

E acredito que seja mais dificil a soldadura sem os star, ficava mais fácil a solda e também porque os XR-E que comprei transmitem corrente na parte de trás...e teria de retirar a ligação para a parte de trás do emissor...
    senão junto ao aluminio fazia curto circuito....

como já comprei os leds metade destes sem pcb, tenho de me desenrascar, no entanto comprei star pcb á parte, se o quiser usar...

Existe outra hipotese porque evitava ter de raspar a ligação atrás dos contactos dos leds:
    colar o led com pasta termica da artic silver, mas daquela que cola ao star pcb... e só depois soldar o led para as ligação do star, tipo entre o star e o led alguma solda... isto iria funcionar das duas maneiras...
    deppois do led estar no star, então ligaria o star ao dissipador de aluminio.
    Esta hipotese é a menos eficiente na tal condução do calor, porque obriga a usar o tar intermediário, no star pcb não existe praticamente nenhuma dissipação de calor.

-Anónimo.

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Boas António,

Boa sorte com o projecto Provavelmente também me irei aventurar em algo semelhante em breve. Com o novo sistema de uns 320 litros úteis, não queria nada ter 320W em iluminação T5... hehe... então estou inclinado a instalar iluminação híbrida T5 + LED. T5 porque espalha bastante melhor a luz. E LED porque acho que vai permitir reduzir praí uns 30% ou mais no consumo para a mesma potência.

Possivelmente irei colocar uns 100W T5 + 100 a 150W LED. E com sorte, ter o equivalente aos 320W mas com consumo de uns 250W máximo (idealmente 200W máx).

Além da vantagem na poupança de energia, tem a vantagem de nos tempos de mais calor não ter de me preocupar muito com sobreaquecimento...

PS: em relação à utilização de ventoínhas para arrefecimento dos leds.. eu aqui há tempos arranjei uma nova calha T5 de 4x24W e se ligar apenas 2 lâmpadas tudo bem. Se ligasse 4 lâmpadas aquilo ligava uma ventoinha. Na altura pensei: "será que a ventoinha dará para desligar tirando alguma ficha ou irei ter de usar um alicate para cortar os fios?" A sério, aquilo à noite, tipo após jantar, com o som ambiente sem o ruído do dia, fazia uma barulheira que pensei, nem pensar...
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Data de Ingresso
    29-03-08

Obrigado Artur, acho que isto não é tão dificil como muita gente pensa...
    também sesi que os leds ainda não arrancaram por causa de n patentes que impedem os preços baixos dos mesmos...
    A tmc poderia colocar calhas mais baratas, mas deve pagar muitissimo pelas tais patentes, que atrasam o desenvolvimento da coisa.

A solaris, acho que era o nome da empresa que começou a fabricar boas calhas com leds, faliu, acho que por n processos judiciais nos estados unidos...

há sempre o diy, para contornar os preços.

Isto fica ao mesmo preço uma boa calha de 100 watt t5.
    ao menos ainda.

gastei cerca de 600 euros, com leds dissipadores drivers e fontes de alimentação. (como prometido irei colocar aqui preços não seei se devo meter os links dos fornecedores, alguém que diga se não o devo fazer), até que só gostaria de os colocar see tudo corre-se bem....
    mas só coloco com autorização...

comprei 30 leds de cada,2 fontes de 24 volts 6 amperes, para alimentar pelo menos 24 leds a 1000 mA, drivers cada um consegue alimentar 8 leds, mas porque estou a usaar 24 volts, só vou conseguir alimentar 6 em série.
    irei colocar 6 leds em série em cada driver.
    4 drivers para cada conjunto de 6 leds.
    4 de 1000 mA e 4 de 700 mA .
    não vou forçar as royal blue como as Xp-g brancas...
    pcb star para as XR-E royal blue
    lentes de 50º para os Xp-g
    pasta termica da que cola, e da outra tudo da artic silver (o melhor que existe)
    dissipadores
    tudo com 600 euros...

os drivers alimentam constantemente os leds a uma corrente estática, variando a tensão de acordo com o numero de leds.

os gastos devem rondar os 150 watts, por causa da aparelhagem toda, depois faço medições...

messmo que não poupassemos em electricidade, temos 50 000 horas em cada led, se existir bom arrefecimento dos mesmos...

atenção há humidade nos leds, antes de soldar, até há quem coloque estes em estufas para os secar, as altas temperaturas quando se solda, podem os danificar se tiverem algum tipo dee humidade nas lentes...
    irei ver como estarão os meus...

em relação a veentoinhas vou comprar boas veentoinhas de preferencia do maior tamanho possivel e brushless. mais tamanho menos ruido e menos rotações...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Os custos eléctricos é o que demove muita gente a continuar neste hobby, e com estes custos a aumentar e o custo de nivel a subir, a luz aumentou beem mais de 10% este ano...

Isto é mau para as lojas, pode ser que com leds, as coisa melhorem para bem do hobby, e para aumentar o numero de malta que vai comprar coisas nas tais lojas...

daí acho que é merecido um aumento para o admnistrador da EDP, está mesmo a fazeer um execelente trabalho, este ano se tudo correr bem, e se não parar a economia portuguesa por causa do custo da energia, vai aumentar em 10% os lucros da mesma...

acho que deve ser dado uma valente recompensa do bom trabalho que te feito em prol...das falências de muitas empresas em portugal, acho que o preço da energia em portugal está mesmo acima de muitos países onde o salário é 4x superior em média...
    mas prontos...

Isto e da autoridade que regula os preços, não sei como foi possivel, mas conseguiram subir os preços em 12% sem a media fazer grande tumulto, os preços aumentaram 2-3% em média....diziam...

quando estes estavam a fazeer os calculos do pessoal que consome tão pouco que o não pagar o contador, faz baixar os preços da luz em média, e essa média deturpa, a realidade do aumento real de 12%...
    mas isso são outras histórias, se a imprensa calou, acho que houve alguma mão nisto, temos um país corrupto, acho que temos e em todos os segmentos mesmo na imprensa.

Faz parte da cultura do chico esperto, que eu abomino, basta ir navegando nas estradas portuguesas, isto assola todos os segmentos da sociedade portuguesa. mas isto são outras histórias...

os nossos empresários são como o resto, se um empresário é capitalista, e oferece jeeps aos empregados, chamam-lhe de maluco, quando este está a seer bem inteligente, um empregado que recebesse um jeep iria vestir a camisola da empresa...

quer dizer se não fosse chico esperto....

-Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Roberto Isidoro
    Data de Ingresso
    24-02-07

Boas

Estive a pesquisar e tenho aqui um link onde se pode comprar Leds em Pack:

Aqui esta ele: Rapid LED Home Page
    Abraço Roberto

Novo Site: Roisa Reef II

Data de Ingresso
    29-03-08

O problema é ser dos eua, isso barra quase sempre na alfandega, comprei as minhas na europa, mas esses preços são até mais baixos do que comprei.

O problema da alfandega, é que se barrar nesta, vais ter de pagar bem mais, mas os preços são tentadores.

-Anónimo.

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

E as lentes/ópticas do Rapid LED parecem demasiado compridas e portanto pouco estéticas... não haverá mais achatadas?
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Data de Ingresso
    29-03-08

Já recebi parte das encomendas, relativamente da empresa le-tech.de, já chegou tudo...

agora falta os leds da outra empresa, bem como material diverso para soldar, andei a investigar e aprendi umas coisas no youtube...

A cree costuma aconselhar este tipo de processo para soldar os seus leds:

embora nunca refira este processo meio artesanal.

Vou no entanto usar o processo tradicional de soldar (com pasta térmica no centro) para ligar o emissor led aos pcb star, assim irei usar menos temperatura, coloco solda nas zonas do pcb a soldar e nas zonas de contacto do led, pasta termica no centro do led, depois empurro com uma pinça o led ao messmo tempo que soldo o led, assim crio uma menor camada de pasta termica entre led e pcb melhorando o arrefecimento.
    não vou usar solda na parte do arrefecimento do led, é a principal razão porque a Cree aconselha este tipo de soldadura (vide em cima), no entanto consigo melhorees resultados com pasta térmica, e vou aquecer muitissimo menos o led, evitando problemas...

no entanto para se soldar é preciso técnica, uma ponta de solda sempre bem "estanhada", e uns truques podem ver aqui uns filmes muito bons...

até aranjei bancada com lupa e tudo...
    lol
    aqui está parte da encomenda o resto é esperar...

atenção que embora fique mais barato, não é a razão de eu ter ido para o diy, é mesmo pelo prazer da coisa...
    já estou arrependido de não ter encomendado tudo da empresa alemã que referi anteriormente, chegou tudo em 4 dias...
    excelente...embora ligeiramente mais cara.

Com o diy, posso adaptar isto ao meu aquário, tipo de angulo de luz (lentes), distancia entre leds, tudo...posso experimentar e configurar, algo que um sistema montado não me permite.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    Última edição por António Vitor; 24-04-10 às 16:25.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Tenho de esperar mais umas semanas pela segunda encomenda, não tem todo o material em stock...e claro eu não gosto de esperar...mas vai ter de ser, pode demorar 1 mês a chegar aqui o material, porque possivelmente vão demorar 1 mês a ter o material, assim é fácil ter stock....não têm básicamente...
    Sei que ainda não enviaram e sei também que quando o fizerem terá rastreio, e portanto saberemos o que vai acontecendo...

Se tudo correr bem faço mais um bloco de 24 leds, para colocar no centro, e possivelmente colocarei lentes nos royal blue... depois de montado verifico se vale realmente a pena...ainda não tenho o projecto na minha mente, mas ocorre ideias tipo carris para deslocar, os leds de um lado pró outro...
    A minha calha t5 (DIY), está também assim concebida, mas só mexe na vertical.

Uma coisa de cada vez, ainda falta o restso do material.

falando de coisas mais interessantes, vejam os valores do PAR bate as t5, com ....numeros bem redondos...e fazendo as contas muito menos electricidade.

450W a ter o mesmo rendimento que praticamente 100w...(pelo menos em 2/3 do aquário)
    LED build and PAR readings (pic intensive) - Page 14 - Reef Central Online Community

Gostava de arranjar um medidor PAR emprestado para este projecto, quando o acabasse, e mesmo com o actual sistema hqi mais t5 que tenho agora...seria só para documentar isto...
    ninguém tem?
    Última edição por António Vitor; 25-04-10 às 23:38.

-Anónimo.

Membro Identificado Avatar de LuisAGUIAR
    Data de Ingresso
    02-09-08

eu tenho é k ir ver ixo ai montado......

CORNER's reef

Data de Ingresso
    29-03-08

vou mesmo meter 72 leds...

como vou colocar estabilizadorees dee amperagens que suportam pwm, estou safo, e possivelmente tenho de reduzir depois a luz dos mesmos...

já comprei uma fonte de alimentação 24 V 10 amperes, portuguesa da mesma marca do meu ups que nunca falhou, sem electrónicas manhosas dos chineses...material dee guerra...

fazendo as contas terei 1 ampere por cada bloco de 6 segmentos em metade dos leds, e 0,7 amperes na outra metade ...tudo no máximo

faz para metade dos leds 4.2 amperes, e o resto com 6 amperes (será menos porque é menos tensão de saida), calculo que esteja abaixo dos 10 amperes, no entanto está relativamente próximo do limite da fonte de alimentação, como estava a pensar conceber um amanhacer do sol, ireei usar uma outra fonte (tenho aqui algumas)apenas em 12 leds para poder ser ligadas a alturas diferentes...
    baixando também o limite da fonte de alimentação de 10 amperes (não a esforçando)
    isto seria só com temporizadores, sem electronica, gosto das coisas simples, o "volume" dos dois blocos, será só regulado por sistemas tipo volume e bem analógicos, daí a necessidade disto para conceber um amanhecer da treta ou anoitecer só para não assustar os peixes, nem servirá para mais nada...

agora os dissipadores é complicado, mesmo a nivel europeu comprar um desses grandes dissipadorees de aluminio, de fábrica (da alemanhã) um de 100 cms com 30 cms de largo vai pros 200 euros, mesmo directo de fábrica...
    até me assustei...

agora se eu colar aluminio para as janelas, com artic silver alumina, acho que consigo criar um dissipador com 30 euros, do mesmo tamanho e com boa superficie para arrefecer a coisa, unindo segmentos com parafusos, e usando a tal artic silver alumina...para unir os "modulos"

Não gosto dos dissipadorees que se vendem para aos leds, porque estes não conseguem formar uma boa estrutura para os mesmos leds, tendo eu inclusivé desistido de comprar esses tais dissipadores...

alguém que conheça um fornecedor barato para dissipadores de aluminio barato que me avise...

enquanto isso já estão a caminho os leds...

terá ventoinhas pelo menos umas 3 de 12cms , ou mais até...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por LuisAGUIAR Ver Post
    eu tenho é k ir ver ixo ai montado......
    já sabes és bem vindo...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

fazendo as contas isto dá 240w de leds...pelo menos porque as fontes desperdiçam corrente, etc....etc....

acho que tenho mesmo de pensar muito bem no sistema de arrefecimento do mesmo, muito bem mesmo...

claro que eu acho que nunca irá estar no máximo, mas de certeza e com muitas garantias, que isto bate o meu sistema de 550 watts, mas há vontadé....meso a meio gás..

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

já cá tenho todos os leds,...

isto é material de combate e aguenta boas temperaturas nas soldaduras, não vou usar pasta termica entre o star pcb e o led (nos XR-e que não vieram nas estrelas...)

Isto aguenta algum stress, tinha dee ser para aguentar com o flow soldering...
    fiz exactamente o mesmo que o flow soldering nos leds, mas manualmente num led, e fui bem sucedido, leds avariados 0, nos XR-E é possivel nos XP-G mais pequenos deve ser mais complicado.

meti solda na estrela na zona de propagação do calor e nos contactos, e obviamente tambem no led, (estanhei completamente os contactos)depois coloquei na posição e por baixo da estrela, aqueci esta com o meu ferro de 30w, em poucos segundos verifiquei algum fumo do antioxidante que coloquei sempre entre soldaduras, e mais 5 segundos ficou como os outros posicionou-se perfeitamente...(mexeu-se)

duvido que tenha feito mais stress que nas fábricas, isto porque usei solda com baixo ponto de fusão com prata...e chumbo...
    hehe...

Este led foi o meu primeiro e um que levou tremendo stress, (estava destinado para testes) isto porque tentei usar pasta termica, fiz mal...
    depois para a remover foi um cargo dos trabalhos e sem melhor alcool usei vodka...

para terem uma ideia do sofrimento deste led...e aguentou tudo...
    é messmo material de primeira.

portanto vou-me desenrascar...tinha comprado uns leds a mais porque pensava que seriam mais frágeis do que realmente são...
    portanto a ligação ao star pcb dos royal blue será só com solda...

o dissipador já mudei de ideias (de novo para a ideia inicial) já que quem me forneceu a fonte dee alimentação hoje (afinal não é made in portugal, com pena minha...), tem dissipadores ao metro...
    hehe...

têm o núcleo com 3 mm apenas, mas vou adicionar uma barra de aluminio para o tornar mais espesso, os dissipadorees tem zona lisa para colocar parafusos ou rebites, e afinal vou ter pasta termica dee sobra...dá para dar um bom aperto e ficar como se fosse uma peça única...

para os circuitos vou comprar um fio mais grosso para aguentar com a carga nos fios, já que os testes foram feitos com fio de rede, que acho que não aguentarão com a amperagem...

depois posto fotos...
    Última edição por António Vitor; 28-04-10 às 23:30.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

soldar o xr-e no star pcb é possivel, e viável, já soldei 6...
    podem ver são as estrelas destacadas 6...

aqueci a parte de trás tendo previamente estanhado ambas superficies a soldar (led e pcb), solda perfeitamente e a menos graus que o tipico flow soldering sem chumbo...

depois testei com o multimetro...e no test do led, acenderam todos!
    pelo menos estes 6

podem ver as fotos em baixo...

este é o material que já tenho...

os leds pequeninos são os xp-g, os tais mais eficientes, num star quadrado com 1 cm...

claro que seerá bem mais fácil soldar a qualquer um destes, a fios....do que soldar o pcb aos leds...
    demorei 90 minutos para soldar 6
    lol

só me falta o dissipador de 1 metro (2 que vou unir para ficar mais largo) soldar os estabilizadores de corrente e colar as star pcb ao dissipador...

o dissipador deve chegar na terça...até lá devo ter 23 leds royal blue soldados (para adicionar aos star xr-e que comprei já montados...).

Nessa altura já terei a cola da artic, para colar os pcb ao dissipador.

como vai ser grande e vai ter 3 ventoinhas, vai ser uma coisa....interessante, o dissipador tem 4.5 mm no nucleo, afinal não é assim tão mau...
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    Última edição por António Vitor; 29-04-10 às 23:03.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

hum....já soldei todos os leds no pcb, um ficou sem lente, isto vem com lente de fábrica no caso dos royal blue dee 90º julgo...

por alguma razão a lente não aguentou a soldadura, não sei se foi o caso se só apenas uma avaria no mesmo, não reparei mas no processo de estanhagem, que fiz previamente em todos, apareceu tipo cristalização dento do led...não sei realmente qual foi a razão... por ditos na net, li que pode ser a tal condensação.

menos mal perdi apenas um led, deu trabalho mas sinceramente consegui fazer um melhor trabalho que mesmo o realizado pelas tais máquinas...(nos star que commprei já com o led)
    a distância entre pcb e led, é menor em todas as minhas soldaduras.
    o que espero dará meelhores resultados a longo prazo...
    mas lá está vamos ver.

o led ainda funciona...o tal da lente, curiosamente, mais uma vez isto é material de combate...

tenho 81 leds, só vou meter 72 muitos sobressalentes ...
    Última edição por António Vitor; 02-05-10 às 23:47.

-Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Continua...
    Estou a gostar de ver!

Tu és daquelas pessoas que não importa o destino final, o que gostas mesmo é da viagem e isso é bom porque muitas vezes quebras alguns mitos!

Parabéns!
    ...estou interessado e a acompanhar...

Data de Ingresso
    29-03-08

Obrigado Hugo...

Estou super impaciente, queria já ter o dissipador, teenho de esperar...enfim...

-Anónimo.

Página 1 de 35 1234511 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 6 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 6 visitantes)

Tópicos Similares

1. Três calhas DIY de 6 x 5W LEDs a funcionar
    Por Baltasar Parreira no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 21
    Último Post: 18-07-11, 10:55
  2. Controlador digital DIY com LCD para calhas de LEDs
    Por Baltasar Parreira no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 45
    Último Post: 15-03-11, 23:24
  3. Desmistificar calhas de LEDs
    Por Baltasar Parreira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 32