Página 1 de 12 1234511 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 294

Tópico: Ricordea Dream

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Ricordea Dream

Boas ,

Decidi abrir um novo tópico para não andar com off-topics noutros muito visualizados ...

Citação Postado originalmente por Ricardo Rodrigues Ver Post
    Rui Manuel Gaspar, tudo bom contigo? Tenho uma palavra para ti, portabilidade. Em breve vou montar um nano-reef e um dos aspectos interessante de um aquário destes é ser facilmente transportável. No teu caso que pretendes uma coisa maior seria interessante pensar num projecto que seja facilmente transportável sem que te obrigue a teres de vender tudo e comprares novamente equipamento para um novo aquário. Quando refiro planeamento não me refiro apenas ao hardware mas também aos seres vivos, peixes e corais mais resistentes e robustos e que consigam passar bem por uma mudança de sítio do aquário. Por exemplo podes mandar fazer um aquário (sump e reservatório RO/DI) em acrílico que é mais leve e mais fácil de transportar do que um de vidro, esta diferença de peso provavelmente compensaria para poderes transportar o aquário sem ser necessário retirar o substrato. Pormenores como a altura de substrato, qualidade da rocha viva (muito porosa e leve) são também importantes. Nas vidas agitadas dos dias de hoje faz sentido ter aquários que sejam facilmente transportáveis e não monstros que se tornam uma dor de cabeça só para colocá-los fora do apartamento.

Grande Ricardo ... Espero que a minha anémona esteja bem !
    Continuo em falta contigo com o DVD, mas cada vez que arranjo um bocadinho lá vem mais uma empreitada e pimba ... lá se vai o raio do tempo.

Vou gozar daqui por 15 dias mais um mês de licença de paternidade e espero conseguir ter a casa toda arrumada nessa altura para poder passar os videos do 4º aniversário. Espero ...

Decidi que este será o último aquário de recife que monto.

Concordo inteiramente contigo e estou cansado de compra e venda de material e montagem e desmontagem de aquários ... Ainda por cima cada vez que as coisas começam a estabilizar, toca de desmontar. Até parece que estou sempre no ciclo inicial do aquário.

Vou então montar uma coisa muito mais pequena mas que me permitirá, caso aconteça alguma, transportá-lo fácilmente para outro lado.

O objectivo continua a ser o mesmo. Um aquário barato com baixo custo de manutenção apenas para Ricordeas Florida.

Como não quero gastar muito dinheiro em iluminação, circulação, etc ... será na mesma um aquário de 40cm de altura. Confesso-vos que não só a questão da iluminação se prende, mas realmente estou fã deste tipo de aquários.

Data de montagem: a definir

Medidas:
    * Aquário - 100x60x40cm - 240l com coluna seca exterior com furação de 25mm (não quero fazer 33 pois acho demais e terei duas descidas de água)
    * Sump - 80x50x40cm - 130l + 30l (reposição)
    * Cx TPA - 50x20x20 - 20l
    * Móvel em barrote de pinho que será feito por mim.

Volume Total: cerca de 300 úteis

Filtração: 12 a 15 Kg de rocha viva

Reactor de kalk: Deltec KM500

Escumador: Bubble Magus NAC7

Aquecimento: Jagger 200W + 250W

Reposição: Na sump com divisória que me dará um depósito para levar cerca de 20l de água. No actual de 250x60x40m tenho uma evaporação de 20l a cada 4 dias pelo que devo ter autonomia para uma semana.

Iluminação: T5 (4x24W)

Retorno: Syncra Silent 2.5

Circulação: 1x Vortech MP10 (só para me garantir alguns comentários ao post

Manutenção: Como a parede do aquário fica directamente por trás da cozinha na zona do frigorífico e da máquina de lavar roupa, tenho um espaço bem grande atrás desaproveitado que vou usar para ter depósitos com água preparada de modo a tentar TPA diárias.
    De resto só Kalk inicialmente e se as coisas correrem bem e conseguir implementar as TPA o reactor de Kalk será para descontinuar.

Equipa de limpeza: Para já tenho um Diadema Setosum, três Strombus e mais dois ou três ermitas e turbos que vou manter

E para já é tudo. Estou em processo de desmontagem do aquário actual e quero ver se ainda hoje peço um orçamento à Vidro-Moldura para montagem do novo aquário.

Abraços,
    Última edição por Rui Manuel Gaspar; 16-12-10 às 01:58. Razão: Alteração do título

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Re: Last Reef

Bom dia

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar Ver Post

Manutenção: Como a parede do aquário fica directamente por trás da cozinha na zona do frigorífico e da máquina de lavar roupa, tenho um espaço bem grande atrás desaproveitado que vou usar para ter depósitos com água preparada de modo a tentar TPA diárias.
    De resto só Kalk inicialmente e se as coisas correrem bem e conseguir implementar as TPA o reactor de Kalk será para descontinuar.
    Boa sorte para o novo projecto!

Ora aqui estão as condições ideias para colocar em prática uma maluquice já aqui enunciada por algumas vezes, mas nunca colocada em prática...

Refrigeração! É disso que estamos a falar!
    Aproveitando o facto de que a parede do aquário fica directamente por trás da cozinha na zona do frigorífico... esse frigorífico com 2 furinhos, e um tubo de micro-rega a passar lá por dentro, era um mimo!

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Pedro Ferrer, pois a minha mulher é uma santa mas também não abuses ...
    Além disso na tina que tenho lá com 200l de água consigo manter a temperatura (mesmo nestes dias que passaram mais quentes) com ventoínha sem grandes stresses.

Entretanto o AlfraReef para quem chegou a ver o post chegou ao fim dos seus dias após os idiotas da transportadora lhe terem rachado o fundo.

Algum prejuízo, muitos cortes nas mãos e uma tremenda dor de costas e hei o resultado:

Confesso-vos que me vieram as lágrimas aos olhos quando lhe assentei pela primeira vez com o martelo.

Para compensar o desgosto passei na VidroMoldura e encomendei o novo aquário que estará pronto daqui a 2 ou 3 semanas.

Vou com calma e tenho tempo pois ainda nem sequer comecei a montar o móvel para ele portanto ... é preciso é CALMA ... muita CALMA ...

Entretanto quero ver se começo a esquematizar o desenho para as TPA automátivas e logo posto aqui junto com uma ou outra foto do Alguidar.

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Mais um pequeníssimo update ... Isto vai demorar até estar com água.

Finalmente fui a semana passada buscar os aquários à Vidromoldura.

Como sempre a qualidade a que já nos habituaram.

Para já estão lá em casa embrulhados à espera que no mês que vem tenha a possibilidade de começar a montar o móvel.

Portanto neste momento falta imensa coisa:

* Móvel
    * Tubagens
    * EggCrate (não sei onde comprar isto ... alguém tem ideias?)
    * Areão

O objectivo é colocar no fundo egg-crate e depois colocar a RV por cima e só depois colocar o areão antes de encher.

Abraços,

Convidado Avatar de Paulo J. Oliveira
    Data de Ingresso
    16-03-05

Boas ,

Mais um pequeníssimo update ... Isto vai demorar até estar com água.

Finalmente fui a semana passada buscar os aquários à Vidromoldura.

Como sempre a qualidade a que já nos habituaram.

Para já estão lá em casa embrulhados à espera que no mês que vem tenha a possibilidade de começar a montar o móvel.

Portanto neste momento falta imensa coisa:

* Móvel
    * Tubagens
    * EggCrate (não sei onde comprar isto ... alguém tem ideias?)
    * Areão

O objectivo é colocar no fundo egg-crate e depois colocar a RV por cima e só depois colocar o areão antes de encher.

Abraços,

Olá amigo Rui

Realmente consegui encontrar alguem pior do que eu, na arte de desmontar e remontar aquários, ainda que por razoes diferentes.
    Desejo-te as melhores felicidades para esse teu projecto, esperando que seja o ultimo que montes, seria sinal que assentavas e deixavas de ser nómada .
    Tudo de bom para ti,
    Cumprimentos

Paulo J. Oliveira
    RF Moderador

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Paulo J. Oliveira Ver Post
    ... esperando que seja o ultimo que montes, seria sinal que assentavas e deixavas de ser nómada
    Amigo Paulo ... Não quer dizer que deixe de ser nómada. Só quer dizer que é a última vez que compro e vendo seja aquários seja equipamento ...

Mesmo que mude de casa, este irá acompanhar-me

É pequeno o suficiente para que o possa transportar calmamente, suficientemente leve para que seja possível de montar em qualquer casa (inclusivé chão de tabique) e é suficientemente grande para o que quero fazer dele. Um aquário única e exclusivamente de "Ricordeas Florida"

Entretanto o móvel continua à espera pois os €€€ não abundam nada com um bebé em casa. Sendo que o móvel continua à espera ... também o aquário continua parado sem água para minha grande infelicidade.

Enquanto espero, este FDS foi dia de fazer os furos da cozinha para o Hall e montar o esquema eléctrico que irá alimentar o aquário. Está quase tudo pronto mas terei que fazer mais 1 furo para passar a tubagem para o sistema de TPAs e fio eléctrico para a alimentação da bomba Tunze 9v.

Entretanto preciso de adquirir algumas coisas para o projecto que agradecia que me dessem dicas de onde adquirir:

1º - Adaptador para LocLine. Já tenho o LocLine mas preciso do adaptador para o poder ligar à tubagem de retorno.

2º - EggCrate. A Plásticos do Sado já não comercializa e não consigo encontrar em lado nenhum.

3º - Tubo e Uniões para tubo de Osmose bem como adaptador para ligar à uma rosca fêmea de 3/4". Só tenho uma destas peças e preciso de ligar a osmose mas não encontro nada. Além disso preciso de mais tubo e de uniões em "L" à semelhança das adquiridas pelo "Pedro Ferrer"

Alguém tem sugestões?

Abraços,

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa noite Rui

1º - Adaptador para LocLine. Já tenho o LocLine mas preciso do adaptador para o poder ligar à tubagem de retorno.
    O adaptador que falas é aquela peça laranja, que de um lado é roscada?
    Se é, consigo arranjar a partir do dia 30/08... consigo arranjar isso e uma saída em 'V'... para dupla saída. (sem custos)

2º - EggCrate. A Plásticos do Sado já não comercializa e não consigo encontrar em lado nenhum.
    Podes ver aqui. Foi aqui que comprei sempre as minhas.
    Quanto precisavas?

3º - Tubo e Uniões para tubo de Osmose bem como adaptador para ligar à uma rosca fêmea de 3/4". Só tenho uma destas peças e preciso de ligar a osmose mas não encontro nada. Além disso preciso de mais tubo e de uniões em "L" à semelhança das adquiridas pelo "Pedro Ferrer"
    As uniões em 'L' foram adquiridas na ETOPI.
    O tubo é tubo de micro-rega de 1/4" que se encontra no AKI.
    Quanto aos adaptadores de osmose, vê aqui

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas

Obrigado Pedro e Bruno.

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer
    ... aquela peça laranja, que de um lado é roscada?
    É essa mesmo Pedro . Estou em falta para contigo que não te respondi à mp mas combinamos então para início de Setembro até porque tenho imensas dúvidas para tirar contigo.

Porquê perguntam?

Simples ...

Tenho um sistema da aquatrónica como sabem.
    Neste momento as únicas funcionalidades que retiro dele são:

1º - Nível para reposição de água doce;
    2º - Controlador de Temperatura para Quente & Frio;
    3º - Temporizador para Iluminação.

Tenho a sonda de pH que pura e simplesmente não uso.

Se bem se lembram (pelo menos alguns acredito que se recordem ...) tenho um EASY 412-DC-RC (PLC parecido com o LOGO da Siemens) que estava parado lá em casa juntamente com uma fonte de alimentação da Siemens de 24V 1.3A com duas saídas e 4 peças tipo dijuntor que pelo que percebo abrem e fecham o dijuntor (220v) consoante uma passagem de corrente de 24v.

Olhando para estes factos, e estando farto de dar voltas ao miolo como que raio é que iria implementar um sistema de TPA automática e controlo de enchimento de água de Osmose para reposição e salinizada, ontem deu-me um apanágio e dei por mim a perguntar para que raio é que preciso eu do Aquatrónica.

A facilidade com que implementaria um sistema de TPA com o Aquatrónica é extremamente fácil mas obrigar-me-ia a gastar cerca de 150€ em bóias e controladores de nível de água.

Em contrapartida não percebo nada de electricidade ... só o básico para arranjar o quadro eléctrico de casa e uns interruptores, trocar umas lâmpadas e pouco mais.

Com esta ideia na cabeça fui buscar o EASY à caixa da "tralha" e liguei-o.

Para além de funcionar, passei no portátil e consegui arranjar o manual de programação da coisa e não me parece assim tão difícil como isso.

Assim, tomei a decisão de implementar um primo do COADAS.

Para isso vou precisar de muita ajuda pois mais uma vez vos digo que não percebo nada disto.

Entretanto à hora de almoço passarei por cá para deixar umas fotos, umas especificações e algumas ideias para melhorar / comentar.

Abraços,

Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia Rui

4 peças tipo disjuntor que pelo que percebo abrem e fecham o disjuntor (220v) consoante uma passagem de corrente de 24v.
    Significa que o teu PLC tem 4 saídas a relé.
    Se o PLC é alimentado a 24V, irão sair 24V pelos relés.

Essa aplicação que pretendes dar ao teu PLC, apenas peca por tardia...

Então quando te der jeito passar por cá, 'apita'.

(...)

Consigo arranjar-te estas peças (sem custos):
    http://www.dtpetsupplies.com/catalog...Adapter-Black/

http://www.dtpetsupplies.com/catalog...Fitting-Black/

penso que o resto já tenhas...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Consigo arranjar-te estas peças
    Obrigado Pedro. É mesmo a primeira peça que me falta.

Significa que o teu PLC tem 4 saídas a relé
    Acho que me expliquei mal ... o PLC eu sei que tem 4 saídas a relé. O que estou a falar está mais abaixo.

Então o que tenho em termos de equipamento é o seguinte:
    Desculpem a qualidade das fotos. Foi o que foi possível com o telemóvel mas logo tiro fotos e substituo por outras de melhor qualidade.

1º - Fonte de alimentação da Siemens com duas saídas de 24V/1.3A. Pelo menos parecem-me duas saídas. Tenho que pegar num multímetro para verificar a tensão entre o segundo "L+" e o segundo "M".

2º - Klockner Moeller EASY 412-DC-RC

Dados técnicos:
    • Inputs: 8 (2 deles podem ser analógicos com input entre 0-10v)
    • Output: 4 Relay
    • Supply: 24V DC
    • Power Dissipation: 2W
    Funções disponíveis no PLC:
    • Negation
    • Output Relays
    • Output Relay Contacts
    • Marker relays
    • Counter Relays
    • Timers
    • Clock Controllers
    • Analog Comparators
    • P-Buttons
    • "If" Jumps
    • Text Display Variables

3º - 4x Estas peças ...

Na prática aquilo que percebo do que vejo é que tenho uma entrada de 24v (A1-A2) e tenho uma entrada e saída de 220v (1-2-3-4).

Ou seja do pouco que percebo disto se quiser por exemplo ligar uma electroválvula de 220V em função de uma boia de nível, a saida do PLC liga na "A1-A2", a alimentação 220V nas "2-4" e a electroválvula nas "1-3"

Parece-me que é isto ... só não sei é como que raio é que se chama esta peça. Até ver vou chamar-lhes "ZINGARELHOS ..."

Pronto ... agora começam as complicações:

1º - Boias de nível: são dois fios ... parece-me mas pelo que vejo tenho que fazer 3 ligações: Fase / Neutro e Input.

2º - Programação: Depois de ler o manual não deverá ser muito complicado. o que me parece mais dificil é o desenho lógico que ainda não o consegui encaixar na cabeça.

Para quem quiser pode ver o Manual de Configuração EASY.

3º - Os LEDS para identificação dos Inputs e dos Outputs são ligados em paralelo. Certo?

4º - Tendo eu um balde de 120l que quero usar para água salinizada e uma divisória na SUMP para 20l que vou usar para reposição, como é que consigo duas saídas independentes da osmose?

Pedro, eu percebo perfeitamente o esquema do Coadas mas para já não tenho capacidade de interligar 3 depósitos. Ainda podia ligar os dois que tenho ou eventualmente aplicar mais um balde de 20l que tenho mas devido à disparidade de dimensões e alturas, não vejo como depois podia controlar a coisa. Isto porque? Porque a água de evaporação acabaria muito mais rapidamente do que a água para TPA e ficaria com um problema nas mãos.

O que é que eu quero fazer alguns conceitos:

1º - A meio do enchimento ligar o aquecedor e bomba de circulação
    2º - No caso de depósito de água salinizada vazio, começar o enchimento e interromper o programa de TPA automática até ordem expressa de RUN do programa de novo.
    3º - Para já não vou incluír a reposição de água de osmose pois para isso ainda tenho o Aquatrónica.
    4º - Parar a bomba de retorno enquanto é feita a TPA

Ideias de como fazer isto? Sugestões / dicas?

Algum site na net com esquemas eléctricos fáceis de compreender?

Inclusivamente tenho provávelmente a hipótese de trocar o EASY por um LOGO da Siemens se acharem melhor.

Abraços e por favor contribuam ...

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Outra pergunta talvez um pouco estupida ...

Consigo mudar o valor de saída de 24V para 9V ou preciso mesmo de uma nova fonte de alimentação?

Isto por causa das bombas da Tunze para retirar água para o esgoto e reposição de água salinizada.

Abraços,

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Rui

Parece-me que é isto ... só não sei é como que raio é que se chama esta peça. Até ver vou chamar-lhes "ZINGARELHOS ..."
    Vamos chamá-los de disjuntores... a corrente entra por cima e sai por baixo...

1º - Boias de nível: são dois fios ... parece-me mas pelo que vejo tenho que fazer 3 ligações: Fase / Neutro e Input.
    Tens que ligar um fio da bóia à fonte. A continuação do fio vai a um Input.
    A bóia funciona como um contacto. Quando o circuito fecha, passam os 24V e dão entrada no PLC.

2º - Programação: Depois de ler o manual não deverá ser muito complicado. o que me parece mais dificil é o desenho lógico que ainda não o consegui encaixar na cabeça.
    O desenho lógico é fácil... se pensares em 'Português' primeiro que tudo.
    Vamos lá...

Se (IF) entrada 1 (I1) for actuada (High,On,1...) então (Then) vou querer eventualmente activar a saída 1 (Q1)

Esta deverá ser a tua primeira abordagem ao software do Easy...

Poderás querer ter 2 condições para actuar uma saída...

Se I1=1 e (And) I2=1 então Q2=1...
    I1=1 AND I2=1 -> Q2=1

Poderás querer ter uma condição tipo 'OU' (OR)
    Se I1=1 OR I2=1 -> Q2=1

3º - Os LEDS para identificação dos Inputs e dos Outputs são ligados em paralelo. Certo?
    Certo. Não te esqueças que terás que colocar uma resistência em cada um dos leds...

4º - Tendo eu um balde de 120l que quero usar para água salinizada e uma divisória na SUMP para 20l que vou usar para reposição, como é que consigo duas saídas independentes da osmose?
    Podes usar uma electroválvula. Depois vejo qual é (estou noutro PC).
    Mas há electroválvulas (eventualmente uma 3/2) que têm 2 saídas. Uma activa por defeito e quando a bobine é accionada, a gaveta move-se, e a água sai por outra via. Claro está que a bobine da electroválvula terá que ser de 24V. Uma vez mais, poderás comprar na Etopi ou na ISOAR em Loures (S. João da Talha) ... são um pouco mais baratos...

Logo aqui, salta à vista que precisas de 2 Outputs... para 2 electroválvulas... uma para actuar a osmose e a outra para direccionar o fluxo de água.

Inclusivamente tenho provavelmente a hipótese de trocar o EASY por um LOGO da Siemens se acharem melhor.
    Eu trocaria de olhos fechados por um LOGO! de 12V...
    Assim até te passaria o código do COADAS, e mesmo a nível de te ajudar seriam mais simples... mas todos estes softwares desta família de PLC's é muito, mas muito intuitiva, até porque podes ver na simulação as saídas e entradas a serem actuadas.

Ideias de como fazer isto? Sugestões / dicas?
    Já te disse como é... pensa em Português... rabiscas e implementas passo a passo.

Se 'isto acontecer' OU 'isto' ENTÃO quero que aconteça 'ISTO'
    Enquanto 'ISTO NÃO ACONTECER' então quero que aconteça 'ISTO'
    'ISTO' e 'ISTO' está activo ENTÃO não posso fazer 'ISTO'
    Se 'ISTO' está activo, mas 'ISTO' não está, ENTÃO quero fazer 'ISTO'

Vais ver que será muito mais fácil.

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Rui

Boas ,

Outra pergunta talvez um pouco estupida ...

Consigo mudar o valor de saída de 24V para 9V ou preciso mesmo de uma nova fonte de alimentação?

Isto por causa das bombas da Tunze para retirar água para o esgoto e reposição de água salinizada.

Abraços,
    O problema não é a tua fonte... mas sim o teu PLC que trabalha a 24V...sendo assim, apenas os sinais de Input entre os 20-24V irão actuar as entradas I...
    Claro está que as tuas saídas Q, serão de 24V também...

Daí eu ter escolhido um PLC de 12V... devido às bombas Tunze... que operam entre os 9-12V...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Vamos chamá-los de disjuntores... a corrente entra por cima e sai por baixo...
    Hummm ... Vamos mesmo é chamá-los de Contactores Modulares.

Este é o seu esquema de funcionamento:

Entretanto vou falar ao meu mano a ver se é possível trocar o EASY pelo LOGO. Se fôr porreiro, se não fôr paciência trabalho com estes contactores modulares para activar uma fonte de alimentação de 12V para as bombas Tunze

Uma activa por defeito e quando a bobine é accionada, a gaveta move-se, e a água sai por outra via
    Pois, mas assim teria um problema quando quisesse fazer água para reposição e ao mesmo tempo água salinizada.
    Parece-me que tenho é que arranjar uma electroválvula dupla com duas saídas mas isso irá consumir-me imediatamente 3 saídas do PLC.

Posto isto parece-me que vou ter que começar a pensar em arranjar outra solução para este problema usando a dínamica de fluídos.

Se 'isto acontecer' OU 'isto' ENTÃO quero que aconteça 'ISTO'
    Enquanto 'ISTO NÃO ACONTECER' então quero que aconteça 'ISTO'
    'ISTO' e 'ISTO' está activo ENTÃO não posso fazer 'ISTO'
    Se 'ISTO' está activo, mas 'ISTO' não está, ENTÃO quero fazer 'ISTO'
    Pois, isso é o tipo de esquema mental que eu digo que ainda não consegui visualizar.
    Chama-lhe defeito dos meus tempos de programação.
    A pergunta é se consigo que o PLC faça:

Quando ISTO e ISTO ACONTECER faz AQUILO até (UNTIL) ISTO e AQUILO ACONTECA ou até RUNTIME=12h

Entretanto vou começando a ver preços das coisas que preciso de comprar:
    • Caixa
    • Leds
    • Resistências
    • Boías de Nível
    • Bombas Tunze
    • Etc ...
    Bem, pelo menos estou entretido enquanto não tenho hipótese de montar o móvel do aquário.

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Aproveitando o mês de Agosto que está a ser um mês calmo em termos de trabalho, vou esquematizando e pensado na solução para o problema.

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar
    * Sump - 80x50x40cm - 130l + 30l (reposição)
    Os 30l para reposição estão numa divisória da SUMP ao longo de todo o comprimento. Umas das minhas impossibilidades para montar o esquema de TPA era o facto de estar sempre a pensar que iria ter aqui a água de reposição.

A partir do momento que assumi desperdicar então esse espaço, tudo se tornou mais simples e claro em relação ao esquema.

Assim, vou fazer um / dois furos nessa divisória, colocar uma das descidas do aquário a deitar aqui água e assim aproveito este espaço para colocar um pouco de egg-crate e servir de local para colocação de mudas e eventualmente "Chaetomorpha" ou refúgio para peixes, etc ...

Entretanto como o sistema terá cerca de 300 litros, trocando 4 litros por dia representa uma TPA semanal de 10% do volume de água.

Sistema de Reposição e TPA Automáticas - COADAS II

Então aqui vai uma primeira abordagem para comentarem / melhorarem sobre o esquema inicial.

A linha azul representa a ligação entre os dois depósitos uma vez que a água de Osmose entra no depósito de reposição.

As linhas vermelhas representam a ligação dos baldes ao esgoto, embora a ligação do depósito de reposição para o esgoto só seja usada em caso de desastre extremo e a saída para o esgoto do depósito de água salinizada fique entupido.

Regras:

Se "Bóia A" vazio abre "electro-válvula" até "Bóia B" cheio ou até Tempo=<x número de horas>

Se "Bóia A" vazio pára o sistema de reposição de água durante Tempo=<x número de horas> (uma ou duas para dar tempo de voltar a encher parte do depósito)

Se "Bóia C" vazio abre "electro-válvula" até "Boia D" cheio ou até Tempo=<x número de horas>

Se "Bóia C" vazio pára o sistema de TPA automática até ordem manual de RUN do programa novamente (isto para permitir a adição e dissolução de sal antes de começar de novo com as TPA)

Se "Bóia C" vazio ligar aquecedor e circulação de água ao fim de Tempo=<x número de horas> (o suficiente para conseguir encher metade do balde e a bomba de circulação / aquecedor não ficarem a trabalhar fora de água.

Diáriamente desligar o sistema de reposição e retirar 4 litros de água do aquário - Tempo=<x número de minutos>.

No final da retirada de água, repôr água com sal até "Bóia E" cheio ou Tempo=<x número de minutos> (se demorar por exemplo 20m a retirar água do aquário então na reposição é até nível ou até 21/22 minutos)

Esperar 5 minutos e voltar a ligar o sistema de reposição.

Penso que isto não deverá ser muito complicado de programar e parece-me que assim funciona. Estou a esquecer-me de alguma coisa?

Entretanto na questão de bóias de nível, estou a pensar adquirir estas bóias de nível horizontais na Farnell

Abraços,

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa noite Rui

Entretanto na questão de bóias de nível, estou a pensar adquirir estas bóias de nível horizontais na Farnell
    Abraços,
    Já temos 'pensamento'...
    Li na diagonal, mas parece-me que uma das bóias 'B' ou 'D' pode desaparecer, pois se tens um tanque dependente do outro... basta que esteja uma no tanque dependente... parece-me... e assim desocupavas um Input.

Quanto às bóias, podes comprar na Bubbles.

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Li na diagonal, mas parece-me que uma das bóias 'B' ou 'D' pode desaparecer, pois se tens um tanque dependente do outro... basta que esteja uma no tanque dependente... parece-me... e assim desocupavas um Input.
    Sim, eu pensei nisso à semelhança do que tens no COADAS mas a minha questão é a seguinte:

A pressão de água na rede nem sempre é a mesma. Como não tenho tanque intermédio (mesma água, mesma quantidade de sal) e mesmo usando um timer do tipo "Output 1" funciona durante TEMPO=<x número de horas> arrisco a que, em caso de alguma diferença de pressão da rede, a água do tanque de reposição passe para o tanque de água salinizada e me altere a densidade.

Assim, prefiro ter mais uma Bóia para garantir que isso não acontece aliado ao Timer para dupla segurança.

Quanto à questão de "mesma água, mesma quantidade de sal" isso ao fim da 2ª/3ª vez tenho o problema resolvido. Imaginando que no tanque de água salinizada ficam sempre 5 litros. Adicionarei sempre depois (até "Bóia D") 15 litros e voltarei a uma das permissas base do COADAS - Mesma água, mesma quantidade de sal.

Sim eu sei, mas pelo site estão esgotadas para além de que teria depois de arranjar suportes para as boias e não sei porquê tenho sempre a ideia que essas bóias dão problemas com o tempo e não são muito fiáveis.

Acho que ficava mais descansado com bóias horizontais que para além disso tudo basta um furo na lateral do depósito para as encaixar de modo estanque.

Entretanto estive a tentar falar com o meu irmão sem sucesso nenhum (deve estar fora do país em trabalho) pelo que continuo sem saber se terei acesso a um logo ou não. Posto isto tenho estado a olhar para a programação do Easy e não estou a conseguir atinar com aquela porcaria ... acho que preciso de começar a ter algumas das peças na mão para testar. é que ainda por cima nem sequer tenho cabo de ligação ao PC.

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Já temos 'pensamento'...
    Não temos pensamento não senhor !!!! TEMOS ACÇÃO ...

Já temos é o EASY todo programado

Depois de se perceber a mecânica da coisa aquilo é sempre a aviar. E com um fio ligado na fase da fonte de 24V tenho um rápido sistema de teste. Basta introduzir depois o fio no Input que quero para ver o resultado a correr.

Ficou assim:

1. I1-Ï2----TT1
    2. I3-Ï4----TT2
    3. T1-------{Q4
    4. T2---|
    5. I2--------RT1
    6. I4--------RT2
    7. H1-Ï3----{Q1
    8. I5-Ï3-----TT3
    9. T3-------{Q2
    10. Ï5--------RT3

Ou traduzindo linha a linha ...

1. se Bóia1 ligar e Bóia2 estiver desligada liga timer 1
    2. se Bóia3 ligar e Bóia4 estiver desligada liga timer 2
    3. Timer 1 liga electro-valvula de osmose durante 4 horas
    4. Timer 2 liga electro-valvula de osmose durante 4 horas
    5. Se Bóia2 ligar então desliga o timer1 (faz desligar a electroválvula)
    6. Se Bóia4 ligar então desliga o timer1 (faz desligar a electroválvula)
    7. das 21:00h às 21:20h se Bóia3 desligada (deposito água salinizada com água) então bomba de retirada de água suja para esgoto
    8. Se Bóia5 (SUMP) desligar então activa Timer3
    9. Timer 3 espera 30 minutos e depois liga bomba de reposição de água salinizada
    10. Se Bóia5 (SUMP) ligar então desactiva timer (faz desligar a bomba de água salinizada)

Ainda me falta adicionar um timer para que a bomba de reposição de água salinizada pare ao fim de um tempo e não só quando chegar ao nível da bóia 5, mas estou com alguma dificuldade com timers encadeados.

Ainda falta programar as teclas de direcção para controlo manual de osmose e reposições.

Ainda falta a ordem de quando Bóia 3 ligada para o programa.

Estes dois últimos são extremamente simples ... mas para já está feito.

Assim não me parece que vá trocar isto pelo LOGO da Siemens. Bem vistas as coisas ainda tenho mais uma entrada que posso usar para nível e nas duas analógicas posso ligar um PT100 que me permitirá mais tarde ligar uma sonda de temperatura e abdicar por completo do Aquatrónica.

Neste momento estou ansioso para comprar o material para montar isto tudo

Abraços,

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde

Estás a ver como estes softwares são bastante intuitivos...
    Passaste do zero a quase tudo feito em menos que nada!
    Não sei se o Easy permite a visualização de textos... mas é algo a ter a conta...para saberes o que o PLC está a fazer...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Não sei se o Easy permite a visualização de textos... mas é algo a ter a conta...para saberes o que o PLC está a fazer...
    Pois ... Isso é que o PLC já não faz. A função "Dx" (Texto) não está disponível na série 400. só na 500.

No entanto como a cavalo dado não se olha o dente ...

Estive a ver preços de material e este Easy custa 200€ mais a fonte de alimentação 120€ mais 4 contactores modulares a 25€ cada um e temos cerca de 400€ que me foram oferecidos pelo meu irmão ... (GANDA MANO VELHO)

Hoje foi dia de ir às compras e acabei por comprar:
    • Um quadro eléctrico de 26 posições
    • LEDS (Laranjas para Output e Verdes para os Inputs)
    • Resistências
    • Um transformador 9/12V 1A (para as bombas tunze)
    • Manga Termoretráctil
    • Fio rígido para ligação Quadro
    • Fio flexível para ligação dos LED
    • Uma electro-válvula 220V 3/4"
    • Cinco Bóias de nível horizontal.
    Os depósitos já tenho em casa pelo que só me falta mesmo duas bombas Tunze de 9V.

Quanto aos depósitos será um de 20 litros para água de reposição e um de 120 litros para água salinizada . Assim tenho autonomia de TPAs para cerca de 1 mês ...

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas outra vez ,

Queria colocar um Post isolado apenas para agradecer ao Pedro Ferrer e a todo o seu apoio.

Se não fosse a sua inspiração e suporte, garantidamente que não tinha chegado neste projecto onde cheguei.

Obrigado Pedro ...

Abraço,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ainda mais uma vez ... ,

Queria apenas aqui resumir algumas coisas que aprendi lendo ou por experiência própria e que quero implementar neste projecto.

Caixa depuradora entre a queda de água e a SUMP

Coluna Seca
    A coluna seca tem 3 furos:

* O primeiro será puro sifão com uma torneira a regular o caudal. Deste modo consigo reduzindo o caudal fazer com que a água suba muito, mas muito lentamente na coluna seca. O objectivo será fazer a maior parte da descida de água por aqui.

* O segundo furo será um "Durso stand-pipe". Neste durso, a entrada de ar estará ligada a uma mangueira de ar que ficará com a sua entrada ligeiramente acima daquilo que será o nível de água na coluna seca.

Deste modo a muito pouca água que não é processada pelo sifão será por este durso. Em caso de entupimento e a que a água continue a subir, irá tapar o tubo de ar convertendo o "Durso Stand-Pipe" instantâneamente em sifão também

* O terceiro furo será para retorno com loc-line à saída.

Resultado final? Ruído: ZERO, bolhas de ar: Zero ou muito próximo disso.

Base do Aquário
    A madeira de base do aquário (70cm), dado que tenho coluna seca exterior, será mais funda que o aquário em si (60cm) de modo a que lhe possa fazer uns furos do diâmetro do PVC usado e segurar os Tubos.

Bomba de Retorno
    A entrada de água da bomba de retorno levará um cotovelo de PVC a apontar para baixo de modo a garantir que não há aspiração de água da suprefície para o aquário principal.

Luminária
    Quero suspender a iluminação ao tecto com motor para levantar e baixar a calha de iluminação.

Interior Aquário
    * Colocação de egg-crate em todo o fundo do aquário.
    * Colocação de RV e disposição do LAYOUT.
    * Só quando Layout definitivo e garantidamente fechado sem alterações, a colocação de areão.

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Claro está que as tuas saídas Q, serão de 24V também...
    Pois é amigo Pedro ... não podiamos estar os dois mais errados ...

Ontem foi dia de começar a ligar tudo. Inclusivamente já tenho o quadro todo montado e cablado faltando apenas os LEDs e a ligação das bóias e electro-válvula.

Afinal, a saída do PLC é o que nós quisermos. Isto pq? Ontem liguei e testei a coisa e cada vez que o contacto abria não tinha nada na saída. Falei com o meu irmão e na prática aquilo é só um interruptor. Ou liga ou desliga pelo que tens que colocar a fase no "Borne1" do "contacto1" e do "Borne2" segue para onde quiseres.

Assim até poderia ter a sair directamente 9V em dois dos contactos e 220V nos outros dois. Tive que colocar todas as saídas em 220V pois os contactores modulares só actuam em 220V

O que fiz foi depois injectar 9V nos contactores modulares na entrada para poder ligar as boías da Tunze do lado da saída. Sem stress e tudo a funcionar.

Por falar em 9V ... Raio de #$"#%"& os transformadores dos chineses. Um transformador de 3 a 12V que tive que regular para 6V de modo a poder ter 9V à saída. É que se regular para 9V tenho à saída 13V.

Como entretanto na saída do PLC tenho 220V, lá tive que voltar à Dimofel para trocar as resistências e tive que adquirir também uns diodos. Mais dois pontos de solda ... também não é nada de especial.

Quero ver se começo a soldar os LEDs hoje.

Aqui fica o trabalho de ontem ...

Entretanto as boas notícias é que hoje de manhã fui acordado pelo senhor da DHL que me trouxe um pacotinho com 5 coisinhas lindas que estava à espera ...

Só ainda não percebi se posso mesmo usar cabo de rede de 8 condutores para ligar as boías (vão trabalhar a 24V) ou se preciso mesmo de cabo eléctrico de 0,75 por condutor. Acho que vou experimentar primeiro a ver se não tenho perda de sinal e depois logo vejo.

Abraços,

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa noite

Boas ,

Pois é amigo Pedro ... não podiamos estar os dois mais errados ...

Afinal, a saída do PLC é o que nós quisermos. Isto pq? Ontem liguei e testei a coisa e cada vez que o contacto abria não tinha nada na saída. Falei com o meu irmão e na prática aquilo é só um interruptor. Ou liga ou desliga pelo que tens que colocar a fase no "Borne1" do "contacto1" e do "Borne2" segue para onde quiseres.

Assim até poderia ter a sair directamente 9V em dois dos contactos e 220V nos outros dois. Tive que colocar todas as saídas em 220V pois os contactores modulares só actuam em 220V
    Pois, como liguei os meus relés em circuito fechado (tudo corrido a 12V) nem me apercebi dessa situação... mas como tinha sido tudo planeado para 12V... electroválvula, bombas, resistências para os leds...

Ainda bem que é assim! Estamos sempre a aprender.

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Página 1 de 12 1234511 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Algas I e Algas II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2
    Último Post: 18-10-08, 00:58
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 19:23
  3. Agresividade de Corais
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 1
    Último Post: 12-02-05, 22:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem