Página 2 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 26 a 50 de 294

Tópico: Ricordea Dream

Membro Identificado Avatar de TiagoRPereira
    Data de Ingresso
    30-01-07

Re: Last Reef

Boas,Rui

De onde mandaste vir essas 5 coisinhas lindas
    Precisava de comprar uma

Obrigado

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por TiagoRPereira Ver Post
    De onde mandaste vir essas 5 coisinhas lindas
    Pena não saber disso antes ... é que 6 ficava mais barato cerca de 90 cêntimos cada uma.

De qualquer maneira foi da rsportugal

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Ontem andei a fazer mais uns testes!

Soldei um LED com a resistência para 24v e outro com a resistência e o diodo para 220v.

Liguei também uma das boias de nível e voilá ... tudo a funcionar na perfeição.

Tenho é que aprefeiçoar e muito ... as minhas capacidades de soldadura. Livra que aquela porcaria é mesmo difícil.

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar
    Ainda me falta adicionar um timer para que a bomba de reposição de água salinizada pare ao fim de um tempo e não só quando chegar ao nível da bóia 5, mas estou com alguma dificuldade com timers encadeados.

Ainda falta programar as teclas de direcção para controlo manual de osmose e reposições.

Ainda falta a ordem de quando Bóia 3 ligada para o programa.
    Entretanto decidi completar o que faltava no programa. Pus mãos à obra e tudo a funcionar. Certo??? ERRADO!!!

Da maneira como tinha feito a programação do Easy os contactores só actuavam enquanto eu estivesse a premir o botão de direcção. Bem pensei eu ... isto é simples: em vez de actuar só o contactor, ligo-o indefinidamente e depois ao fim de <x tempo> ou boias nível cheio faço o reset ao contactor.

Simples dito ... Simples feito ... e voilá ... tudo a funcionar. Certo??? ERRADO!!!

Então ò sua esperteza saloia: então e quando vocemecê quiser actuar a seta para cima para começar a encher o deposito de água salinizada e a água chegar ao topo do depósito da água de reposição? hein??? Simples. Pára tudo ....

Bem vamos lá então de volta para o papel e para o manual do Easy.

O Truque é usar marcadores! Assim se setas de direcção então marcador 1. Se marcador 1 então faz estas acções se não marcador então é porque o programa foi activado pelas bóias e então fará outras acções.

Mais simples de dizer do que de implementar mas pronto. Hoje de manhã cedinho sem conseguir dormir lá consegui pôr aquilo a funcionar como deve de ser.

Só faltam mesmo os timers encadeados mas como tive que apagar o programa todo e começar de novo, aproveitei para testar e já percebi também como é que aquilo funciona.

Entretanto chamem-me chato, mas eu vou continuar aqui com o meu monólogo !!!! Sempre serve para minha referência e diário.

Até o nosso colega António Vitor que é todo virado para estas engenhocas não diz nada. Ao menos podia vir aqui e tal dizer "ahhhhhh e tal eu também estou a pensar fazer o mesmo ... mas com o Arduinno ...

E ele a dar-lhe com o arduino. .... Livra ....

António Vitor ... só brincadeira ok. Não leves a mal.

Abraços,

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Rui

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar Ver Post
    Boas ,

Ontem andei a fazer mais uns testes!

(...)

Bem vamos lá então de volta para o papel e para o manual do Easy.
    Esse software não tem simulação!?
    No software do LOGO! (e outros PLC's recentes de outras marcas) consigo simular tudo, antes de partir para a asneira...

Até o nosso colega António Vitor que é todo virado para estas engenhocas não diz nada. Ao menos podia vir aqui e tal dizer "ahhhhhh e tal eu também estou a pensar fazer o mesmo ... mas com o Arduino ...

E ele a dar-lhe com o arduino. .... Livra ....
    Há mais, há mais...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer
    Esse software não tem simulação!?
    No software do LOGO! (e outros PLC's recentes de outras marcas) consigo simular tudo, antes de partir para a asneira...
    Pois, ter até tem ... só que não tenho cabo de ligação ao PC.

Além disso o software de Demo dá para fazer tudo e simular tudo, mas prefiro mesmo fazê-lo e ver in-loco.

Dá-me mais gozo.

Abraços,

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Rui

Além disso o software de Demo dá para fazer tudo e simular tudo, mas prefiro mesmo fazê-lo e ver in-loco.

Dá-me mais gozo.

Abraços,
    A questão é que o desenvolvimento é mais demorado... e torna-se mais complicado de avaliar o comportamento do programa...

Claro que nada como in-loco...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia Rui

Não sei se venho a tempo...

No que diz respeito ao funcionamento do PLC via sensores, temporizadores... ou via botões (tu chamas marcadores), eu criei o funcionamento 'Manutenção'.
    Dos 4 botões que o PLC nos põe à disposição, eu fiz o seguinte:

Botão seta baixo
    Ao premir este botão+ESC (no caso do LOGO!) activo o modo manutenção.
    Ou seja, posso retirar o sensor da osmoregulação que o sistema não vai repôr automaticamente água doce... pois está em manutenção.
    Sendo assim, posso agora controlar outras restantes operações.

Botão seta esquerda
    Em modo manutenção, dá ordem para retirar água salgada do aquário. No meu caso pára apenas quando eu quiser, anulando a manutenção...

Botão seta direita
    Em modo manutenção, dá ordem para colocar água salgada no aquário até que o sensor de osmoregulação seja actuado ou sensor de limite máximo (protecção)

Botão seta cima
    Em modo manutenção, dá ordem para a realização de água doce. No meu caso pára quando eu quiser, anulando a manutenção, ou anulado pelo sensor de limite máximo de água a preparar para água salgada.

Ou seja, no programa tenho uma condição, que tendo sido actuado o botão de manutenção, todos os automatismos são desprezados...

Para sair da manutenção, volto a premir o botão seta baixo.

Espero que tenha ajudado.

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Não sei se venho a tempo...
    Há sempre tempo Pedro. Se fôr para melhorar o tempo arranja-se.

Ou seja, no programa tenho uma condição, que tendo sido actuado o botão de manutenção, todos os automatismos são desprezados...
    Bem, o EASY não tem modo de manutenção. Por isso ou o programa está a correr ou está parado. Quando o programa está parado, as setas de direcção não funcionam pura e simplesmente. Os botões "P1" (seta direita), "P2" (seta acima), "P3" (seta esquerda) e "P4" (seta abaixo) são usados directamente como contactos.

Percebo o teu esquema mas na minha humilde opinião (grasshopper effect ) tem um defeito. Ao retirares todos os automatismos podes correr o risco de fazer asneira. Passo a explicar:
    • Assim repara que podes mandar tirar água do aquário, mesmo que ele já não tenha água;
    • Em caso de avaria das bóias podes fazer água de osmose e mandar muitos litros para o esgoto;
    • Ou em caso de avaria das bóias e sensor de osmoregulação colocar água no aquário a mais provocando uma inundação.
    Eu já tenho o programa todo escrito. Uma coisa que tinha 10 linhas de código agora tem 37 .

Mas pelo menos agora está a fazer tudo o que eu quero.

Resumindo:

Seta direita: retira água do aquário desde que a bóia indique que há água para tirar e desde que exista água no depósito de água salinizada. Retira água durante <x minutos> (ainda tenho que ver quanto tempo demora a retirar 4 litros com uma bomba Tunze a 9V).
    Seta acima: Coloca em funcionamento a electro-válvula que abre a Osmose. Funciona até nível máximo no depósito de água salinizada, ou durante <x tempo> (tenho que ver o tempo que demora a encher 120l de água)
    Seta esquerda: coloca água no aquário, desde que haja água no depósito de água salinizada, até ao nível máximo da boía ou durante <y tempo>
    Seta abaixo: liga durante 2 horas a bomba de circulação e aquecedor do depósito de água salinizada.

Agora confesso que estou um pouco desiludido com o EASY. Porquê?

Para além de não conseguir múltiplos programas, não tem modo de manutenção e só permite um máximo de 40 linhas no programa. O que quer dizer que estou limitado na sua expansão.

Mas pronto mais uma vez digo que "a cavalo dado não se olha o dente". Mais tarde se quiser fazer mais alguma coisa logo tento mudar o PLC para um LOGO.

Abraços,

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Rui

Bem, o EASY não tem modo de manutenção. Por isso ou o programa está a correr ou está parado. Quando o programa está parado, as setas de direcção não funcionam pura e simplesmente. Os botões "P1" (seta direita), "P2" (seta acima), "P3" (seta esquerda) e "P4" (seta abaixo) são usados directamente como contactos.

Agora confesso que estou um pouco desiludido com o EASY. Porquê?

O LOGO! também não tem 'Manutenção'...
    Eu é que o chamo assim quando primo o 'botão baixo'...
    No caso, activo uma memória (mas não era preciso) e caso a memória 'Manutenção' esteja activa, então os automatismos dinâmicos ficam anulados...
    Ou seja, o modo 'Manutenção' é uma artimanha para separar as 'águas'... modo automático/modo manual ('Manutenção')

Percebo o teu esquema mas na minha humilde opinião (grasshopper effect ) tem um defeito. Ao retirares todos os automatismos podes correr o risco de fazer asneira. Passo a explicar:
    • Assim repara que podes mandar tirar água do aquário, mesmo que ele já não tenha água;
    • Em caso de avaria das bóias podes fazer água de osmose e mandar muitos litros para o esgoto;
    • Ou em caso de avaria das bóias e sensor de osmoregulação colocar água no aquário a mais provocando uma inundação.
    Eu já tenho o programa todo escrito. Uma coisa que tinha 10 linhas de código agora tem 37 .
    Não retirei todos os automatismos na funcionalidade 'Manutenção'...
    Tudo o que é bóia de segurança 'limite máximo' funciona em modo 'Manutenção. Ou seja, as ordens dadas em 'Manutenção' serão interrompidas..

Em caso de avaria das bóias podes fazer água de osmose e mandar muitos litros para o esgoto;
    Nop... porque tenho temporizadores associados. Caso a bóia limite máximo não tenha sido actuado naquele intervalo de tempo, pára a instrução.

Ou em caso de avaria das bóias e sensor de osmoregulação colocar água no aquário a mais provocando uma inundação.
    Nop... porque tenho 2 sensores... osmoregulador e limite máximo.

Assim repara que podes mandar tirar água do aquário, mesmo que ele já não tenha água;
    Certo. Posso fazer uma TPA diferente da TPA diária.
    È com este sistema que aspiro (até ao limite, quase sem água) os 2 compartimentos da sump.
    É assim que faço uma TPA (que eu chamo manual) se não tiver que aspirar RV, areia, vidros...

O modo 'Manutenção' pressupõe que seja um modo 'manual' inteligente, mas com a nossa vigilância presencial.

Mais umas notas...

O meu botão 'Manutenção' é o botão seta baixo, que eu defini que funciona quando premido em estado ON é como se eu estivesse a carregar nele.
    Sendo assim:
    'SE' botão manutenção activo, 'ENTÃO' podem ser 20h (hora habitual da TPA 4L) que não faço nada...
    'SE' botão manutenção activo e 'SE' sensor osmoregulação inactivo, 'ENTÃO' não faço osmoregulação

'SE' botão manutenção activo, 'E' botão seta direita activo 'E' sensor osmoregulação inactivo 'E' sensor lim. máximo sump inactivo, 'ENTÂO' ligo bomba Tunze para fazer TPA água limpa.
    'SE' botão manutenção activo, 'E' botão seta cima activo 'E' sensor lim. máximo tanque água salgada inactivo, 'ENTÃO' ligo electroválvula para fazer água doce

Espero que tenha ajudado

Abraço
    Pedro Ferrer
    Última edição por Pedro Ferrer; 02-09-10 às 13:43. Razão: Adição de notas
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Não retirei todos os automatismos na funcionalidade 'Manutenção'...
    Tudo o que é bóia de segurança 'limite máximo' funciona em modo 'Manutenção. Ou seja, as ordens dadas em 'Manutenção' serão interrompidas..
    Ahhhh não tinhas explicado isso ... não explicam !!!!

Ou seja, o modo 'Manutenção' é uma artimanha para separar as 'águas'... modo automático/modo manual ('Manutenção')
    Pois é o que eu estou a fazer também mas só tenho possibilidade de o fazer com marcadores (chamo marcadores às memórias internas)

Estou a ver então que o LOGO e o EASY são mesmo muito semelhantes.

Assim já fico um pouco mais contente.

Mas adiante. Para já está a funcionar como deve de ser. Já testei no software deles e já testei também 'in loco' e parece-me que está tudo a funcionar como quero.

Mais tarde quando pensar em usar o Easy para ligar um PT100 ou usá-lo para osmoregulação, logo vejo se mudo para o Logo ou não!

Deixo aqui também, para quem tiver curiosidade um Excel com o programa, explicação de funcionamento e legenda. E para quem tiver vontade de instalar o Easy Soft v6 então tem também o programa.

Abraços,
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Rui

Uma nota ao teu 'T1'.
    A minha bomba Tunze TPA água suja a 12V, retira cerca de 4L em 2:30m...

Outra nota.
    Tu tens a TPA água seja entre as 20:00 e as 20:04.
    Consegues no PLC alterar parametros?
    Eu no LOGO! consigo alterar os temporizadores, relogios... sem precisar de me ligar ao PC.

Parabens pela iniciativa!

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Uma nota ao teu 'T1'.
    A minha bomba Tunze TPA água suja a 12V, retira cerca de 4L em 2:30m...
    Pois, eu fiz as contas a 60 l/h com a bomba ligada a 9V e com um declive de 1,4m.

Quando tiver mesmo as bombas tenho que rectificar eventualmente este valor.

Consegues no PLC alterar parametros?
    Eu no LOGO! consigo alterar os temporizadores, relogios... sem precisar de me ligar ao PC.
    Sim, consigo alterar tudo. Inclusivamente consigo alterar temporizadores com o programa a correr.

Além disso nem sequer tenho cabo de ligação ao PC.

Parabens pela iniciativa!
    Parabéns pela iniciativa? a mim?

Tu é que estás de parabéns. Aliás se não fosse por ti e pelo teu dinamismo e pela tua visão o COADAS II nunca teria nascido.

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Ontem foi dia (bem na realidade foi mais noite) de montar as bóias nos depósitos e montar a electroválvula.

Depósito de Água Salinizada já com as Bóias montadas e cheio com água com ácido muriático para limpeza e teste de estanquicidade.

Depósito de Água de Reposição já com Bóias montadas e cheio de água com ácido muriático para limpeza e teste de estanquicidade

Electro-válvula montada e ligada ainda directamente ao "alguidar" de 300l que serve de actual aquário. Consegue-se ver também a ligação para a máquina de lavar roupa e a saída de esgoto.

E a osmose já no sítio mas ainda por ligar. Consegue-se ver em cima um pouco da calha por onde passa toda a cablagem.

E por hoje é tudo. Ver se logo à noite ou hoje ao final da tarde consigo começar a soldar os LEDs.

Trabalhos para este FDS, se conseguir (que isto de trabalho está apertado) é montar os LEDS e montar já o COADAS II ligado perto do aquário. Ainda não tenho bombas de 9V mas já consigo começar a controlar a reposição e a osmose. E sempre aproveito para testar mais o programa.

Abraços,

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Rui

Há 2 questões que ainda não me sinto esclarecido... atendendo aos tanques/depósitos que apresentas.

1. Sem uma electroválvula direccional, como defines tu que depósito queres encher? É o tanque de água doce que vai 'transbordar' para o tanque de água salgada?

2. Como vais tu acertar a densidade da água salgada? Vais esperar que o depósito fique vazio para voltar a testar? Ou fazes a água à parte?

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Lojista Avatar de Carlos Basaloco
    Data de Ingresso
    19-04-06

Ola Rui,

parece tudo muito bem pensado, desejo-te boa sorte para essa nova montagem. Reparei numa promenor!! A rosca que liga a electrovalvula ao torneira é de cobre?? Pela foto parace!

abraço
    carlos

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

É o tanque de água doce que vai 'transbordar' para o tanque de água salgada?
    Exactamente!!!

Vais esperar que o depósito fique vazio para voltar a testar?
    Mais uma vez na muche!!!
    O depósito dá-me autonomia para um mês sem ter que me chatear. só tenho que mensalmente adicionar sal e parar as TPA's automáticas durante 48 horas.

E a quantidade de sal será sempre a mesma, mas de qualquer forma no início rectificada por um refractómetro.

Citação Postado originalmente por Carlos Basaloco
    A rosca que liga a electrovalvula ao torneira é de cobre?
    heheheh mais uma certeirinha ... é mesmo de latão.
    No entanto não tem problema nenhum pois é tipo porca. Não tem batente. Assim a eletro-válvula tem uma anilha de 3/4 em borracha que está directamente em contacto com a torneira. Assim a água nunca toca nessa rosca.

Além disso mesmo que tocasse, não te esqueças que esta ligação é antes da Osmose.

Abraços

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Antes de mais deixem-me mostrar o meu "alguidar".
    Não me parece muito justo que esteja a criar este aquário de modo a dar excelentes condições aos seus habitantes e deixar de lado aqueles que vão usufruir desta "casa".

Dito isto, este fim-de-semana, especificamente no sábado, foi dia de acabar a implementação do quadro eléctrico, montagem de cablagem, testes de sistema, furos de esgoto nos depósitos, etc ...

Fiz a soldadura dos LEDS, Diodos e resistências e coloquei e liguei tudo no quadro. Correu bem e está tudo em termos eléctricos a funcionar como deve de ser.

No entanto foram surgindo durante a implementação algumas dificuldades:

• Quando ia ligar as bóias de nível, fui buscar os 20m de cabo de rede Cat6 que tinha lá em casa (4 pares) cheguei à conclusão que tinha ido para o lixo. Ou seja tenho que ir comprar cabo ...
    • Quando ia furar os depósitos para ligar ao esgoto ... verifiquei que os 15m de tubo de micro-rega da gardena que comprei não estavam em lado nenhum. Não sei que lhe fiz mas já corri a casa toda e não há meio de o encontrar.
    • O programa do Easy tem um erro básico ... quando mando fazer água para o depósito de água salinizada, o programa pára quando o depósito de água de reposição está cheio ... Por acaso aqui é muito simples de resolver, mas ainda não tive tempo para isso. Basta adicionar a condição do ciclo de memória contrário.
    • A ligação entre o depósito de água de reposição e o depósito de água salinizada está a fazer efeito sifão não sei porquê. Ou seja ele vai enchendo até a água chegar ao topo do furo. Quando isso acontece manda água para o depósito de água salinizada. É estranho. Pedro Ferrer isto não te acontece quando mandas água para o esgoto?

• Os dois furos que fiz para passagem da cablagem não chegam. Vou ter que fazer mais um furo .

Entretanto já coloquei à venda o meu Aquatrónica e o meu Reactor de Kalk.

Isto porquê? porque estive a pensar e basta-me comprar um sensor de nível óptico igual ao do COADAS original para tratar da reposição e vou comprar um TC10 para controlo de temperatura e deixo de ter necessidade do Aquatrónica. Além disso neste momento é a maneira que tenho de conseguir arranjar "tempo" para montar o que falta.

Quanto ao reactor de Kalk, admito que com TPA diárias não seja necessária a adição de mais nada.

E pronto, vou ter que comprar cabo de rede e descobrir a mangueira gardena.

Portanto para este projecto estar finalizado ainda preciso de adquirir:

• Duas Bombas Tunze 9V
    • Cotovelos para os tubos de água (acho que a ETOPI já não vende)
    • SAL
    • Sensor de nível Óptico
    • TC10

Abraços,

Membro Identificado Avatar de Paulo Jorge Rocha
    Data de Ingresso
    20-03-09

olá Rui
    para comprares os pvc tem esta loja em lisboa
    GF Gonçalves Ferreira ,LDA (Todo matérial em PVC e acrilico)
    Morada
    Rua dos Lusiadas ,50 1º - 1300-372 Lisboa
    TEL:213643121
    fica por baixo da ponte sobre o tejo.
    espero que ajude

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Paulo Jorge Rocha Ver Post
    olá Rui
    para comprares os pvc tem esta loja em lisboa
    GF Gonçalves Ferreira ,LDA (Todo matérial em PVC e acrilico)
    Morada
    Rua dos Lusiadas ,50 1º - 1300-372 Lisboa
    TEL:213643121
    fica por baixo da ponte sobre o tejo.
    espero que ajude
    Boas Paulo,

Obrigado pela informação. De qualquer maneira é onde compro todo o meu PVC.

A questão é os cotovelos de ligação para tubo de 4/6 mm.

Abraços,

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa noite Rui

• A ligação entre o depósito de água de reposição e o depósito de água salinizada está a fazer efeito sifão não sei porquê. Ou seja ele vai enchendo até a água chegar ao topo do furo. Quando isso acontece manda água para o depósito de água salinizada. É estranho. Pedro Ferrer isto não te acontece quando mandas água para o esgoto?
    Não percebi essa da ligação ao esgoto... mas toda a água que vai para o esgoto, a origem (bomba, osmose) está a um nível inferior.
    Mas se o teu tubo de ligação é o encarnado, fruto da gravidade a água passa do tanque branco para o azul... (na foto parece-me o tanque branco está a um nível mais elevado...)
    Não percebo o que esperavas.

• Duas Bombas Tunze 9V
    • Cotovelos para os tubos de água (acho que a ETOPI já não vende)
    As bombas podes comprar na Bubbles (18€/cada)
    Quanto aos cotovelos, são para pneumática, quase de certeza que continuam a vender.

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas

Mas se o teu tubo de ligação é o encarnado, fruto da gravidade a água passa do tanque branco para o azul... (na foto parece-me o tanque branco está a um nível mais elevado...)
    Certo, o tanque branco está a um nível mais elevado.

Não percebo o que esperavas.
    Vamos ver se eu me consigo explicar melhor.
    Esperava que por cada gota que caí-se no depósito branco (depois de cheio) passá-se directamente para o azul mas não é isso que está a acontecer.

O que acontece (vindo de baixo para cima) o nível de água do depósito branco vai subindo até chegar ao tubo vermelho e esperava que quando esse nível estivesse para aí a meio do buraco começa-se a cair para o azul, mas o que acontece é que o nível continua a subir até passar o topo do tubo vermelho (e as vezes mais) e só depois é que sai água para o depósito azul até o nível de água ficar outra vez abaixo do furo e assim sucessivamente. Efeito sifão.

Quanto aos cotovelos, são para pneumática, quase de certeza que continuam a vender.
    Pois, mas como não encontro no site nem no catálogo as peças por isso a minha questão. Tenho mesmo que dar lá um salto.

Abraços e obrigado pelas tuas contribuições.

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Mais uma vez com a análise ao meu actual "alguidar", cheguei à conclusão que estava a usar o Aquatrónica apenas para controlar o nível de água do aquário, para controlar a temperatura e como timer para a calha de iluminação.

Assim, decidi vender o Aquatrónica (já aconteceu) e com o capital conseguido penso finalmente ter condições para acabar de montar o aquário.

Já procedi à encomenda de um controlador de temperatura Fortexx TC10 que me permitirá controlar a aquecimento e arrefecimento em escala de 0,1º

Já procedi à encomenda das duas Tunze 9V que faltavam + sal + areão.

Ver se hoje ou amanhã consigo ir comprar madeira para começar a construír o móvel. Já fiz o esquema de montagem do móvel e vou precisar de 120€ para conseguir contruír e pintá-lo todo.

Já coloquei também à venda o reactor de Kalk de modo a poder trocar fundos e aquirir uma Vortech MP10.

Entretanto com um pico de trabalho enorme tem-me sido impossível arranjar tempo para rectificar o programa do Easy que tem um erro no enchimento do depósito de água salinizada (assim que chega a água ao topo do depósito de água de osmose o programa pára quando não o devia fazer).

Outro erro que encontrei na implementação é que os depósitos de água (Salinizada e reposição) estão bem acima do nível de queda da futura sump o que me irá trazer complicações. Assim terei que fazer a admissão de água salinizada e osmose ao nível da coluna seca.

Dois furos de 5mm na coluna seca exterior mais dois furos de 25mm numa das divisórias da sump. Estou é sem vontade nenhuma de ter que adquirir estas brocas para fazer os furos e depois encostá-las a um canto. É que ainda são caras para caraças ...

Sugestões?

Abraços,

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde

Eventualmente até ficava mais barato adquirir uma nova sump... ou pedir ao Rui da Vidromoldura que te os faça os furos

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Só um pequeníssimo update para dizer que finalmente estou a construír o móvel para o aquário.

Ver se hoje ou amanhã já consigo colocar fotos da montagem do móvel.

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Ora viva ,

Desde o passado Domingo (19.Set.2010) que me iniciei na aquisição de madeira para construção do móvel.

Desde Domingo e até ontem à noite (com uma infinita paciência da minha linda esposa ) o resultado da construção foi este:

Toda a estrutura foi cortada, cavilhada, colada e aparafusada por mim.

Estrutura base

Estrutura Base Topo
    Este topo não foi logo colado, cavilhado e aparafusado ao topo. Primeiro coloquei a estrutura no local definitivo para poder nivelar o móvel.

Estrutura Base Fundo

Estrutura Reforçada à volta das Pernas
    Na realidade as pernas que se vem nas primeiras fotos servem só de guia. O Peso é todo suportado depois nos dois travamentos à volta.

Estrutura já forrada I e II

Ainda faltam as prateleiras e a "caixa" para a parte eléctrica, as portas, lixar tudo, dar primário e pintar.

Vamos ver se consigo ter tudo pronto até ao próximo Domingo ...

Abraços,

Página 2 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 3 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tópicos Similares

1. Algas I e Algas II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2
    Último Post: 17-10-08, 23:58
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 18:23
  3. Agresividade de Corais
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 1
    Último Post: 12-02-05, 21:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem