Página 3 de 12 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 75 de 294

Tópico: Ricordea Dream

Membro Identificado Avatar de Paulo Jorge Rocha
    Data de Ingresso
    20-03-09

Re: Last Reef

Rui
    O móvel está com muito bom aspecto , eu tambem fiz o meu movel mas em MDF hidrofugo 19mm, espero não vir a ter nenhuma surpresa desagradável.

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Boas Paulo

Eu optei por não colocar MDF Hidrófugo porque o móvel é todo em Pinho irá levar primário para impermeabilizar a madeira e depois será todo pintado com tinta acetinada.

Além disso todas as uniões da madeira deverão ser tapadas também com silicone para prevenir infiltrações de água nas juntas.

Já fiz o teste com um pedaço de madeira em que lhe deixei água de propósito em cima e não houve absorção nenhuma.

Quando dizes que fizeste o móvel em MDF Hidrófugo estás a falar só do forro ou de toda a estrutura também?

Abraços e obrigado pela participação,

Membro Identificado Avatar de Paulo Jorge Rocha
    Data de Ingresso
    20-03-09

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar Ver Post
    Boas Paulo

Eu optei por não colocar MDF Hidrófugo porque o móvel é todo em Pinho irá levar primário para impermeabilizar a madeira e depois será todo pintado com tinta acetinada.

Além disso todas as uniões da madeira deverão ser tapadas também com silicone para prevenir infiltrações de água nas juntas.

Já fiz o teste com um pedaço de madeira em que lhe deixei água de propósito em cima e não houve absorção nenhuma.

Quando dizes que fizeste o móvel em MDF Hidrófugo estás a falar só do forro ou de toda a estrutura também?

Abraços e obrigado pela participação,
    Foi todo feito com MDF Hidrófugo 19mm, dá para ver no topico que tenho na minha assinatura (nano do Rocha), está a imitar os moveis da ADA.
    Foi todo aparafusado colado e ainda foram postos uns reforços em chapa em todos os cantos, as uniões da madeira foram todas tapadas com massa tapa juntas, dei primário para impermeabilizar e depois foi pintado.

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Bem, os trabalhos hoje foram poucos pois estive a ligar o controlador de temperatura TC10 que entretanto chegou às minhas mãos.

Tudo ligadinho e a funcionar 5 *****

Entretanto fiz só o suporte (prateleira) para a caixa de depuração.

O problema foi quando decidi colocar a SUMP para tirar umas fotos e ver o espaço que teria para colocar a caixa que quero fazer para a parte eléctrica.

Então não é que aqui o "idiota" esqueceu-se de medir primeiro o espaço de entrada da SUMP? aquilo não entra de maneira nenhuma. Por sorte o braço central trazeiro está só aparafusado por fora e dá para retirar fácilmente para poder colocar a SUMP. Mas pronto. Quando entrar vai ter que ser definitivamente.

Palhaçada ... é o que eu digo ... Palhaçada ...

Ver se amanhã consigo terminar a prateleira para a parte eléctrica e começar a tapar os parafusos e juntas para poder começar a lixar.

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Alguem sabe que tinta é que se pode usar para pintar egg-crate e colocá-lo debaixo de água?

Que tinta será segura e resistente?

O objectivo é fazer a grelha para o overflow em egg-crate, mas não o queria meter em branco.

Abraços,

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Alguem sabe que tinta é que se pode usar para pintar egg-crate e colocá-lo debaixo de água?

Que tinta será segura e resistente?

O objectivo é fazer a grelha para o overflow em egg-crate, mas não o queria meter em branco.
    Boas Rui,

Penso que tinta de spray dá. O pessoal dos fóruns fala numa Krylon Fusion.

Por acaso há tempos arranjei esse spray mas usei para pintar umas tampas da cobertura do aquário de água doce. Mas pesquisei agora e o pessoal diz que é seguro nos reefs, recomendando apenas que se deixe "curar" uns 3 ou 4 dias.
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Artur Fonseca
    Penso que tinta de spray dá. O pessoal dos fóruns fala numa Krylon Fusion.

Por acaso há tempos arranjei esse spray mas usei para pintar umas tampas da cobertura do aquário de água doce. Mas pesquisei agora e o pessoal diz que é seguro nos reefs, recomendando apenas que se deixe "curar" uns 3 ou 4 dias.
    Obrigado Artur, sabes por acaso onde posso arranjar essa tinta?
    Entretanto costumava pintar miniaturas de WarHammer e tenho spray preto de base para as minis. Eles afirmam que a tinta não é tóxica e que pode ser ingerida sem problema. Será que poderá ser usada?

Entretanto os trabalhos prosseguem ... Devagar mas prosseguem ...

Ontem coloquei a SUMP no sítio para poder ter uma noção do espaço que teria para a prateleira onde vou colocar o material eléctrico. Assim com a SUMP no sítio tenho a certeza que as contas estão certas e que a SUMP vai mesmo entrar no sítio.

Eis o resultado final:

Hoje, se tudo correr bem é dia de começar a tapar todos os parafusos e buracos para ver se amanhã lixo o móvel todo e lhe dou primário.

Queria tentar ter o móvel pronto no Domingo. Provavelmente as portas não vou conseguir ter prontas ... mas isso também tem tempo.

Abraços e comentem ...

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post
    Eventualmente até ficava mais barato adquirir uma nova sump... ou pedir ao Rui da Vidromoldura que te os faça os furos
    Acabei de falar com a VidroMoldura e para conseguir estes furos tem que desmanchar a SUMP para os poder fazer.

Isso, mais o preço dos furos ... chega e sobra para comprar uma broca de diamante ...

Bem, mais trabalho pela frente. Tenho um aquariozito pequeno lá em casa que ia para o lixo ... vou aproveitar para treinar

Abraços,

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas Rui,

Comprei a tinta Krylon Fusion no AKI. Deve haver também em outras superfícies semelhantes (Leroy Merlin, ...)

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Artur Fonseca Ver Post
    Comprei a tinta Krylon Fusion no AKI. Deve haver também em outras superfícies semelhantes (Leroy Merlin, ...)
    Pois, no AKI está esgotado o preto e no Leroy Merlin não tem esse tipo de spray. Resta esperar que reponham o stock.

Entretanto já concluí o trabalho de madeira do móvel. Falta lixar, dar primário e pintar ...

Ficam umas fotos para comentarem.

Não liguem muito à calha que para além de ainda não estar pronta, ficou baixa demais pelo que tenho que a subir um pouco.

Mas vamos às fotos:

Móvel A esferovite na realidade são 3 placas que lá estão ... só vou usar uma para o aquário o resto é para a SUMP e para a caixa de depuração. Por isso parece tão alto ...

Móvel Aberto Podem ver na foto do móvel aberto toda a tubagem para o COADAS II.

Móvel & Calha I

Móvel & Calha II

Acabei também toda a furação e parte eléctrica para o COADAS II e já está tudo passado e ligado à espera que o móvel fique pronto para poder fazer as ligações no quadro eléctrico.

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Continuando o meu monólogo ...

Os trabalhos prosseguem devagar. A bebé ocupa grande parte do tempo

De qualquer maneira o primário já está todo aplicado e a calha já está pronta em termos de trabalho de madeira e pintura.

Aplicação de primário - foi complicado. começo a achar que deveria ter pintado as prateleiras fora antes de as aplicar no móvel. Mas como queria tapar todos os parafusos para não deixar nada à vista ...

Aplicação de primário II - vestido com um t-shirt de Leonardo da Vinci. Apropriado não?

Primário aplicado em todo o móvel - As portas também já estão. As partes do móvel mais expostas à humidade levaram com duas demão de primário.

Calha Pronta - Já com a segunda de mão de tinta branca. Ficou muito fixe. Como a tinta é semi-brilhante a reflexão da luz interna é imensa. De qualquer maneira ainda irá levar reflectores individuais.

Promenor da Calha - Um promenor é que nas uniões coloquei cola de silicone por causa de eventuais humidades. Outro promenor é que vou aplicar o conceito das calhas Sfiligoi. Vou só ter vidro (ainda falta adquirir) a tapar os topos das lâmpadas.

e por agora é tudo ... Hoje quero ver se consigo continuar e começar a pintar o móvel.

Um beijo especial para a minha esposa que tem sido uma autêntica SANTA. Não imaginam a balbúrdia dentro de casa à conta disto.

Abraços,

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Boas ,

Continuando o meu monólogo ...

Os trabalhos prosseguem devagar. A bebé ocupa grande parte do tempo

De qualquer maneira o primário já está todo aplicado e a calha já está pronta em termos de trabalho de madeira e pintura.

Aplicação de primário - foi complicado. começo a achar que deveria ter pintado as prateleiras fora antes de as aplicar no móvel. Mas como queria tapar todos os parafusos para não deixar nada à vista ...

Aplicação de primário II - vestido com um t-shirt de Leonardo da Vinci. Apropriado não?

Primário aplicado em todo o móvel - As portas também já estão. As partes do móvel mais expostas à humidade levaram com duas demão de primário.

Calha Pronta - Já com a segunda de mão de tinta branca. Ficou muito fixe. Como a tinta é semi-brilhante a reflexão da luz interna é imensa. De qualquer maneira ainda irá levar reflectores individuais.

Promenor da Calha - Um promenor é que nas uniões coloquei cola de silicone por causa de eventuais humidades. Outro promenor é que vou aplicar o conceito das calhas Sfiligoi. Vou só ter vidro (ainda falta adquirir) a tapar os topos das lâmpadas.

e por agora é tudo ... Hoje quero ver se consigo continuar e começar a pintar o móvel.

Um beijo especial para a minha esposa que tem sido uma autêntica SANTA. Não imaginam a balbúrdia dentro de casa à conta disto.

Abraços,
    Gaspar

Tenho para mim,que o gozo está em tudo quanto estás a fazer e quando tudo estiver concluído,me dirás.
    E acredita (...) a esposa e a bebé irão ficar babadas...um bem haja para as duas.
    Um abraço

Jorge Neves

Data de Ingresso
    24-03-05

Caríssimo Jorge Neves ,

Citação Postado originalmente por Jorge Neves
    Tenho para mim,que o gozo está em tudo quanto estás a fazer e quando tudo estiver concluído,me dirás.
    Bem podes ter a certeza ... Não preciso de esperar que fique pronto para to dizer. Digo-to agora.

Está a dar-me um gozo do caraças.

Felizmente a minha esposa percebe que tem que haver alguma confusão e dá-me imensa força e suporte.

Abraços,

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

Boas Rui ,parabens pelo projecto ,está a ficar 5 estrelas.
    de certeza que o teu trabalho e dedicação irão mais tarde ser recompensados .

Moderador de Área Avatar de Rogerio Miguel Gomes
    Data de Ingresso
    30-05-05

Olá Rui.

De todos os sistemas que conheci teus este sem duvida é o melhor porque é feito por ti.

Eu a pouco tempo mudei de calha 3*250w HQI para uma calha com 10*T5 como de marca era um pouco cara resolvi fazer uma mas nesta area sei muito pouco, gosto mais tubos de PVC e pedi ao companheiro Joaquim Galinhas para me fazer uma em perfil de aluminio que ficou muito boa e resolvi usar os novos refletores iguais aos da ATI e comprei estes, fiquei muito satisfeito com a sua refleção parece quase um espelho.

aquaristic.net - Reflekta T5 reflector PRO Line

Um abraço Rogério.

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Luis Santos
    ... parabens pelo projecto ,está a ficar 5 estrelas
    Obrigado pelas tuas palavras Luís.

Citação Postado originalmente por Rogerio Miguel Gomes
    ... resolvi usar os novos refletores iguais aos da ATI e comprei estes, fiquei muito satisfeito com a sua refleção parece quase um espelho.
    Boas Mestre
    Obrigado pelas tuas palavras. Vindas de um mestre DIY isso é um elogio.

Epá tem muito bom aspecto isso.
    E só preciso de dois de 180cm. Corto-os ao meio e voilá ... 4 reflectores

Abraços,

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia

Parabéns Rui!
    Isso está tudo com muito bom aspecto, ainda para mais com uma bebé em casa! Eu com o meu de 5 anos em casa, esquece...
    Tenho que o rifar para os avós ou mandar mãe e filho para o shopping...

Tudo muito bem planeado e sem hesitações.
    Quando acabares de montar o aquário, estás a habilitado a pensar no próximo...

Como já deves ter percebido , vais ser a minha âncora para o próximo projecto.

Não estavas a ponderar a colocação de leds?

Uma nota.
    Com a coluna seca na traseira do aquário, caso exista uma fuga de água por uma das válvulas ou passa muros, é de fácil intervenção? A água irá pingar para onde? Para dentro da sump?
    Recordo-me que o Pedro Chouriço teve um problema com uma das válvulas, que inclusivamente lhe estragou um transformador de uma das bombas...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer
    Parabéns Rui!
    Isso está tudo com muito bom aspecto, ainda para mais com uma bebé em casa!
    Obrigado pelas tuas palavras Pedro. Eu tenho é que aproveitar enquanto ela não gatinha para acabar isto, senão estou tramado !!!

Quando acabares de montar o aquário, estás a habilitado a pensar no próximo...
    Pois ... o próximo vai ser o mesmo. Por alguma coisa este se chama LastReef e também por isso tenho tido tanto tempo para pensar e ponderar a implementação.

Como já deves ter percebido , vais ser a minha âncora para o próximo projecto.
    Sinto-me lisonjeado. No entanto há por aí tantas e tão boas implementações que não sei se não me estarás a dar crédito a mais. De qualquer maneira parte do meu projecto foi com a tua âncora.

Não estavas a ponderar a colocação de leds?
    Estava e estou ... só que neste momento os €€€ não abundam e as coisas tem que ser feitas com muita calma. Aproveitanto os dois balastros que cá tinha de 2x54W T5 e com 12€ em madeira fiquei com uma calha T5.

Os LEDS a seu tempo virão ... mas talvez só para o ano que vem. Primeiro tem que vir a MP10.

Com a coluna seca na traseira do aquário, caso exista uma fuga de água por uma das válvulas ou passa muros, é de fácil intervenção? A água irá pingar para onde? Para dentro da sump?
    Pois, pois ... eu com fugas de água é que não ... As válvulas irão estar depois das curvas iniciais pelo que se pingarem a água irá cair directamente na SUMP.

Quanto aos Passa-Muros inicialmente não terei nada (mais uma vez ... €€€) mas posteriormente terei uma caixa plástica tipo funil por baixo com ligação directa ao esgoto .

Se calhar antes do que estava a pensar pois tinha pensado fazê-la em acrilico mas se calhar com um simples taperware é suficiente. Ainda bem que falaste nisso que acabei de ter uma ideia simples e extremamente barata.

Entretanto, o acesso será muito simples pois o móvel é aberto atrás e como tem que ficar um pouco mais afastado da parede dá à vontade para meter o braço para manutenção. E como o aquário é baixo, a coluna também é baixinha e chega-se lá (por cima e por baixo) com facilidade.

Abraços,

P.S: os trabalhos ontem tiveram parados . O trabalho não perdoa e com 3 noitadas até às 5 da manhã só esta semana um gajo chega a uma altura que tem que cair para o lado.

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Este fim-de-semana estava destinado a acabar o móvel e tentar acabar de vez com a confusão que por cá por casa se instalou.

Assim, após muita tinta no cabelo, na roupa e na pele eis o resultado.

A minha linda esposa ficou encantada com o resultado final. Eu confesso que também ...

Móvel Pronto

Móvel Pronto por Dentro

Nível Comprimento - Primeira batalha ganha. Confesso que estava apreensivo com isto. Mesmo com todo o cuidado e sabendo que as coisas dão de si com o peso não esperava ter um nível tão certinho.

Nível Largura - Segunda batalha ganha. Parece que o truque dos pilares como guia compensou imenso.

Móvel Pronto com a Iluminação ligada - Só com duas lâmpadas acessas e ainda sem reflectores.

Só o Aquário com Iluminação ligada - Podem ver o cuidado de construção de mais um aquário "made in" Vidromoldura

E por agora é tudo. Falta colocar as fechaduras e efectuar toda a ligação eléctrica, mas o objectivo a que me propûs este fim-de-semana foi cumprido.

A Carla é que já está a pensar a pôr-me a construír móveis lá em casa em vez de os comprar ...

Aquele Abraço,

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Rui

Ficou simplesmente espetacular
    Um abraço

Jorge Neves

Ps:Começava a pensar na proposta da esposa

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Boa dia

Como alguém dizia: "Well done Jimmy!"
    Esse móvel merecia um tópico DIY

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas Rui, parabéns o móvel ficou muito fixe Só uma dúvida, está devidamente reforçado para prevenir oscilações direita/esquerda e frente/trás? Para não arriscar com o peso do volume de água ele inclinar para o lado...

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Jorge Neves
    Ficou simplesmente espetacular
    Jorge, obrigado pelas tuas palavras.

Esse móvel merecia um tópico DIY
    Pois, tenho que perder um pouco de tempo a fazer isso.
    Mas a ideia não é minha. A base da estrutura é de um post do reefcentral.
    Toda a gente agora anda a construír móveis assim ...

Citação Postado originalmente por Artur Fonseca
    Só uma dúvida, está devidamente reforçado para prevenir oscilações direita/esquerda e frente/trás? Para não arriscar com o peso do volume de água ele inclinar para o lado...
    Artur, como disse atrás este "modelo" do móvel já foi amplamente implementado por utilizadores do Reefcentral. Já foi testado e mais que testado (com base em cálculos de resistência da madeira) por umas centenas de reefer's por esse mundo fora. Em setups bem maiores que o meu e com provas e sucesso comprovado.

De qualquer maneira fiz o móvel com largura de madeira superior ao exigido pelos cálculos e antes de lhe colocar o forro ainda testei com 200 Kg em cima e aquilo não cede nem um milimetro.

Como ainda vou fazer o teste de água doce e aproveitar para curar o egg-crate (Pente Coluna Seca) e a tubagem de PVC (Dentro da Coluna Seca) que será pintada a preto com Krylon Fusion logo vejo como é que se comporta. Para além de poder colocar "L", posso também equacionar aparafusá-lo à parede. De qualquer modo pelo que já vi não me parece que vá ser necessário.

Entretanto ontem foi dia de comprar Tubagem PVC e começar a medir e a cortar antes de colar. Tenho só que comprar acetona para limpar o PVC que aquilo vinha um bocado sujo. Já coloquei também o quadro eléctrico no sítio e ficou impecável.

Hoje quero ver se começo a colar o PVC e a fazer as ligações eléctricas.

Abraços,

Membro Junior Avatar de António Paulo Simões
    Data de Ingresso
    06-10-09

A estrutura foi construída com base no post: DIY Stands Template and Calculator - Reef Central Online Community

Obrigado,
    Paulo Simões

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Obrigado pela tua intervenção Paulo Simões. Foi mesmo esse post.

Entretanto hoje foi dia de montar o PVC. Quase todo porque ainda me faltam umas coisas, mas para já a água já circula e tudo.

Um dos meus objectivos foi cumprido. Ruído na circulação de água zero ... Bolhas para já zero também mas sobre isto não quero ainda deitar foguetes antes da festa pois não sei como se vai portar com água salgada. Admito que bem

Ficam algumas fotos:

Coluna Seca - Podem ver aqui o sifão, o durso e o retorno. No Durso ainda falta um tubo próximo da suprefície da água para garantir que passa a sifão se o nível subir. Posso dizer que funciona muito bem.

Podem ver também já dois tubos: um para água de reposição e outro para água salinizada. Teve que ficar a deitar para a coluna seca por causa da altura dos depósitos do outro lado da parede.

O PVC dentro da coluna seca será pintado de preto.

Pente Coluna Seca - Também falta pintar de preto e colar

SUMP e Caixa Depuração - Podem ver o mesmo esquema implementado na coluna seca. Entretanto faltam-me duas grelhas para os furos que se vem à direita.
    Já fiz o suporte para a zona de propagação.

Aquário Cheio - e pronto ... o aquário cheio de água à procura de fugas de água no aquário, sump, caixa depuração, passa-muros, tubagens, válvulas, etc ... até agora ZERO FUGAS ... Oxalá se mantenha

Mais uma boa notícia é que mesmo depois de cheio ... o nível lateral e longitudinal mantêm-se direito como nas fotos anteriores.

Amanhã se tudo correr bem, quero começar com a parte eléctrica.

Abraços,

Página 3 de 12 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Algas I e Algas II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2
    Último Post: 17-10-08, 23:58
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 18:23
  3. Agresividade de Corais
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 1
    Último Post: 12-02-05, 21:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem