Boas,
Depois da saga de enchimento do aquário, hei que se levantantou uma muito maior.
O "Alguidar" já estava à uns bons meses sem uma simples troca de água. Podem imaginar quantidade de algas que aquilo tinha.
Com um aquário mais pequeno cheio com água do aquário, fui retirando rocha a rocha e limpando de algas e de corais. Todas as Ricordeas foram retiradas e coladas em bases para frags.
O Layout não está feito sequer. Não tive tempo e por isso fui só atirando as Rochas lá para dentro depois de devidamente limpas. Consegui também retirar três Aiptaisas que eram as únicas que sabia existirem.
Uma das Ricordeas está completamente fechada e branca. Espero que recupere agora com o sistema mais estável e sem descurar as tarefas de manutenção.
O Diadema Setosum fui encontrá-lo quase sem espinhos e com eles todos caídos por todo o lado como se arrancados. Penso que foi devido à fraca qualidade de água. Alguém sabe se ele recupera ou se por outro lado está em declinio e é melhor tirar já?
Estranho é que de ontem para hoje os peixes morreram mas o Lysmata Aboinensis lá continua vivo e grande da Silva.
Total de baixas até à data
3 - Turbos
2 - Astreas
2 - Strombus
1 - Salária Ramosus
1 - Papagnellae
1 - Blue Eye Tang
1 - Ricordea Vermelha ... que ainda acho que é a que está branca neste momento.
Aqui ficam então umas fotos da coisa ...
Aquário Cheio com RV
SUMP
Parte Eléctrica
Diadema Setosum - Ele está activo e a andar de um lado para o outro ... vamos ver se recupera agora.
Lysmata Aboinensis
Ricordeas no Frag Rack que tive que passar temporáriamente da sump para o aquário
Ricordeas em RV
Ricordeas em RV Parte II
O que falta:
- Colar o pente da coluna seca (não encontro cola de Silicone preto em lado nenhum - pelo menos daquelas bisnagas pequenas).
- Y para o Loc-Line
- 2 vidros para os topos da calha (ainda tenho que mandar fazer)
- Iluminação para a SUMP 1x24 a iluminar o frag rack
- 15Kg de areão para colocar depois de feito o layout definitivo da RV.
As surpresas:
Bem, surpresa é só uma ... a minha esposa sabendo que eu queria comprar uma Vortech MP10 achou que era uma excelente prenda de natal.
Hoje reservei uma em segunda mão e cerca de 15 minutos depois ao falar com a minha princesa que estava a comprar a bomba, tive que mandar nova mensagem a desreservar .... É que o meu amor já a encomendou e tudo e já está em trânsito para nossa casa (pelo menos segundo o que ela diz) ...
Com a luz que tenho mesmo sem reflectores ainda, começo a achar que tenho luz a mais para as Ricordeas e que se retirasse uma lâmpada a coisa funcionava.
As confirmações:
Como desenhado e pensado o aquário é puro silencio. Neste momento só se ouve por causa da Tunze 6025 que tenho a fazer a circulação enquanto que a MP10 não entra em funcionamento. De resto, circulação na tubagem de queda e retorno não se ouve, bolhas na sump não existem, não existe salpico, nada ... está um show. Mesmo o que eu queria.
E pronto por hoje é tudo. Espero que gostem, comentem e já agora classifiquem o post ... gosto de ver estrelas ...
Aquele abraço aquariófilo ...