Página 5 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 125 de 294

Tópico: Ricordea Dream

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Re: Last Reef

Boas ,

Só para fazer uma actualização ao setup inicial:

Data de montagem: 1.Novembro.2010

Medidas:
    * Aquário - 100x60x40cm - 240l com coluna seca exterior com furação de 25mm. Duas descidas sendo uma com Durso e outra com método Sifão e retorno.
    * Sump - 80x50x40cm - 130l + 30l (local de colocação de frags)
    * Caixa Depuração - 50x20x20 - 20l
    * Móvel em barrote de pinho DIY.
    Volume Total: cerca de 300 úteis

Filtração: 12 a 15 Kg de rocha viva
    Reactor de kalk: Não tenho.
    Escumador: Bubble Magus NAC7
    Aquecimento: Jagger 200W + 250W
    Reposição: Depósito de 25l atrás do frigorífico
    TPA: Automáticas num depósito de 120l atrás do frigorífico.
    Iluminação: T5 (4x39W)
    Retorno: Syncra Silent 2.5
    Circulação: 1x Vortech MP10 ESw Oferta da minha linda esposa.

Manutenção: Actualmente cerca de 25l de 4 em 4 dias. Limpeza do copo do escumador de 4 em 4 dias e limpeza dos vidros de 2 em 2.

Equipa de limpeza: um Strombus e mais dezoito Nassarius e vinte Ermitas patas verdes

Invertebrados: Diadema Setosum, Lysmata Aboinensis

Peixes:
    Zebrassoma Scopas - 9.Nov.2010
    Zebrassoma Flavescens - 2.Dez.2010

Abraços,
    Última edição por Rui Manuel Gaspar; 04-12-10 às 21:03. Razão: Adição de datas e actualização de vivos

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Já agora umas fotos ...

Algas ...

+ Algas ...

Diadema Setosum Conseguem ver os espinhos todos que lhe estão a nascer?

Ermita Patas Verdes

Lysmata Aboinensis

Ricordea Florida Multicolor I

Ricordea Florida Multicolor II

Ricordea Florida Azul, Laranja e Verde

Ricordea Florida Azul e Verde I

Ricordea Florida Azul e Verde II

Ricordea Florida Azul

Ricordea Florida Laranja e Azul

Ricordea Florida Verde

Ricordea Yuma Verde

Ricordea Yuma Verde em recuperação. Estava completamente branca

Ricordeas Florida Cinzentas

Ricordeas Florida Verdes Pálido

Zebrassoma Scopas

E para já é tudo. Não se assustem com as algas ... Elas vão desaparecer. Ai vão vão ...

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Rui, o sistema de retorno é inspirado no "famoso" BeanAnimal's system, não é?

Isso fica mesmo sem qualquer som, tipo isto?

http://www.youtube.com/watch?v=r4rqEDmbWL8

Se sim é BRUTAL!!!
    ... e também vou querer, apesar dos muitos furos no vidro!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Hugo Figueiredo Ver Post
    Rui, o sistema de retorno é inspirado no "famoso" BeanAnimal's system, não é?

Isso fica mesmo sem qualquer som, tipo isto?

http://www.youtube.com/watch?v=r4rqEDmbWL8

Se sim é BRUTAL!!!
    ... e também vou querer, apesar dos muitos furos no vidro!
    Sim Hugo, é isso mesmo ...

Ele faz 3 furos para a descida. Um como sifão, um como durso e outro como ladrão.

Eu só fiz com 2 pois o durso se colocares um tubo de ar de modo a que fique tapado com a subida do nível de água ele torna-se automáticamente num sifão também pelo que torna desnecessário o tubo ladrão.

Eu só tenho 3 furos sendo que um deles é retorno e aquilo não falha ... é um espetáculo em termos de bolhas e em termos de silêncio

Abraços,

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar Ver Post
    Boas ,

Sim Hugo, é isso mesmo ...

Ele faz 3 furos para a descida. Um como sifão, um como durso e outro como ladrão.

Eu só fiz com 2 pois o durso se colocares um tubo de ar de modo a que fique tapado com a subida do nível de água ele torna-se automáticamente num sifão também pelo que torna desnecessário o tubo ladrão.

Eu só tenho 3 furos sendo que um deles é retorno e aquilo não falha ... é um espetáculo em termos de bolhas e em termos de silêncio

Abraços,
    Boa, tenho de ver isso a trabalhar

Membro Identificado Avatar de Marco Macae
    Data de Ingresso
    05-10-10

A minha coluna seca ( não se encontra a acumular a agua ) tem dois furos um de descida e outro para tubo ladrão, que ainda não foi colocado ) faz um bocado de barulho na passagem da água pelos pentes e na sua queda, dado que a mesma não esocorre toda pelas paredes, havendo alguma que cai ( cerca de 30 cm ) fazendo um barulho como é óbvio. Acham que devo meter durso e inundar a coluna por forma a que a queda seja menor, ou tenho maneira de evitar que a água caía sem ser escorrida junto das paredes da coluna e de forma silenciosa ) Peço desculpa pela pergunta no tópico errado.

Ab

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Marco. Se fores lá buscar os loc-line vês o sistema in-loco e explico-te como é que aquilo funciona.

Se tens dois furos podes fazer o que eu tenho também e estás safo.

Um com sifão e o outro com durso. Colocas torneira no tubo do sifão para que a água suba muito lentamente até ao Durso. No durso colocas um tubo de ar a ficar ligeiramente acima da superfície da água. Se ela subir tapa o furo do durso e imediatamente começa a funcionar como sifão escoando a água toda.

Abraços,

Membro Identificado Avatar de Marco Macae
    Data de Ingresso
    05-10-10

Boas, Obrigado Rui,

Se ainda vivesse em Lisboa, ia com todo o gosto, mas vivo na Madeira, e não tenho previsto nenhuma ida nos proximos tempos aí. Só para o ano.

Consegues colocar esquema ou fotos disso?

Mandei-te MP, por causa dos Loc e dos Patos, o negócio tá fechado

Membro Identificado Avatar de Sérgio Jacinto
    Data de Ingresso
    21-11-10

Ola Rui,

Sou um verdinho aqui no forum.
    Tenho lido atentamente o teu tópico e gostava de fazer um aquário semelhante ao.
    Tenho umas perguntas para te fazer.
    O sistema de coluna seca que tens parece-me impecável e relativamente fácil de entender, no entanto não compreendo as ligações das tubagens nas fotografias da área técnica nem das divisões do sump e da caixa de depuração. Será que podias explicar as ligações, as funções de cada área e a dinâmica da coisa?

Também gostava de te perguntar o preço do aquário e do sump.

Desculpa lá as perguntas de principiante.

Abraço

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Sérgio Jacinto Ver Post
    Ola Rui,

Sou um verdinho aqui no forum.
    Tenho lido atentamente o teu tópico e gostava de fazer um aquário semelhante ao.
    Tenho umas perguntas para te fazer.
    O sistema de coluna seca que tens parece-me impecável e relativamente fácil de entender, no entanto não compreendo as ligações das tubagens nas fotografias da área técnica nem das divisões do sump e da caixa de depuração. Será que podias explicar as ligações, as funções de cada área e a dinâmica da coisa?

Também gostava de te perguntar o preço do aquário e do sump.

Desculpa lá as perguntas de principiante.

Abraço
    Vamos lá ver se te ajudo com um esquema. A minha mãe dizia que mais vale uma imagem que mil palavras.

Ok então vamos lá ...

Furo #1 na coluna seca é o sifão com torneira. Aqui vou regular a torneira de modo a conseguir fazer subir o nível dentro da coluna seca muito, mas muito devagar.

Furo #3 na coluna seca é o Durso sem torneia. Aqui a água que não é escoada pelo furo #1 vai ser muito pouca por causa da regulação anterior conseguindo assim zero bolhas e ruído na queda de água

As saídas do Furo #1 e do Furo #2 caem dentro da caixa de depuração.

Esta caixa de depuração serve para acumular lixo e não deixar passar porcaria para a sump que deverá manter-se limpinha ... Assim depois cada vez que precisar limpar, é só limpar a caixa de depuração.

Da caixa de depuração cai para a SUMP pelos furos #4 e #5 com o mesmo esquema dos furos #1 e #3. Ou seja, o Furo #5 é sifão com torneira e a cair (por causa que será este tubo que terá maior caudal) dentro da zona de frags. O Furo #4 é durso a cair na zona do escumador.

Da Zona de Frags tenho dois furos laterais que fazem passar a água para a zona do Escumador.

O Truque para não haver desgraças é o Durso que na saída de ar tem um tubo de ar fléxivel que ficará com a entrada de ar imediatamente acima do nível máximo de água quer da SUMP quer da Caixa de Depuração. Assim, se a água subir um pouco o Durso deixa de ser durso e passa a ser sifão evitando assim problemas.

De qualquer maneira, como és de Lisboa se quiseres combinar e ir lá ver a casa o sistema a funcionar, estás à vontade. é só combinarmos.

O preço do vidro todo ... aquário, sump e caixa depuração foi 230€. Montagem na Vidromoldura.

Entretanto das novidades ... há poucas.

• As algas estão em remissão embora ainda haja algumas.
    • Tenho que comprar algodão para colocar num filtro externo para fazer de aspirador ... (vou tratar disso hoje)
    • As Ricordea Florida estão a recuperar todo o seu esplendor.
    • Ainda não fiz o layout, mas este fim-de-semana quero ver se trato disso.
    • Consegui quase que eliminar o ruído do escumador. Ontem desmontei e limpei todo outra vez e o ruído quase que desapareceu. Claro que a bomba não é uma ATB ou Red Dragon ... mas para o escumador que é até é bastante silencioso. Ver se faço o mesmo com a bomba de retorno para ver se lhe reduzo também um pouco o ruído.
    • A Vortech porta-se que é uma maravilha completa. Estou rendido a estas bombas. E estou rendido também à companhia EcoTech. O Suporte deles é simplesmente fantástico e completamente virado para o cliente.
    • Ontem entrou também um Zebrassoma Flavescens gordinho e saudável. Ainda um pouco assustado mas já a comer de tudo.
    • Numa das pedras de Ricordeas Florida ainda não percebi o que se passa mas elas tendem a ficar mirradas e não abrem em todo o seu esplendor. Tenho que ver se a mudo de sítio.
    • As Aiptaisas é que ainda lá continuam. Tenho 2 ou 3 neste momento. Tenho que lhes dar com AiptaisaX outra vez.

Depois de refazer o layout logo coloco fotos.

Um abraço,

Data de Ingresso
    21-11-10

Ola Rui,

Obrigado pela descrição e pelo convite.
    Gostava realmente ver todo o sistema a funcionar. Mais para a frente quando eu tiver um esquema do que quero fazer aceito o convite, assim tenho de certeza mais duvidas para tirar.

Abraço

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Bem, finalmente fiz o Layout da RV.

Digam lá de vossa justiça.

Frente

Lateral

Podem ver também o Zebrassoma Flavescens que come que nem uma trituradora ...

Entretanto ao final de um mês e dez dias decidi fazer os primeiros testes

NO3 - 0
    KH - 7
    Ca - 420mg
    Mg - 1220mg

O que embora não me permita concluir com certeza absoluta, dá-me um claro indicador que as TPAs de 25l por semana são suficientes para mantêr os valores estáveis. Lembro que não estou a colocar nada no aquário. Nem sequer Kalk. Só a boa e velhinha TPA.

Não tenho testes de Fosfatos e nem acho que valha a pena ter ... Como dizia alguém ... "Se tens algas filamentosas é porque tens fosfatos. Não precisas de testes".

Embora as algas estejam lentamente a desaparecer (aliás nas fotos os vidros já não são limpos à uma semana) gostava de colocar alguma chaetomorpha para redução de nitratos e fosfatos. Isto pq infelizmente não tenho espaço para manter mangues.

Também sei que actualmente já são poucas as pessoas que usam este método natural e preferem reactores com media de absorção de fosfatos, ou zeovit, ou bio-pellets ou ainda Kalk para provocar a precipitação ... mas o que é que querem??? chamem-me antiquado, chamem-me o que quiserem mas ... procuro com alguma urgência Chaetomorpha ... Alguém tem ou sabe quem tenha?

Aquele abraço aquariófilo ...

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia Rui

Recentemente perguntava-me como ia este projecto...
    Gosto do layout. Da família compacto, mas falso compacto... esse corredor no meio fica muito giro.
    Como mandam as regras, layout afastado dos vidros.

Chaeto não tenho... mas tenho um outro tipo de macro-algas a surgir no meu aquário. Gosto dela. Não sei como nem porquê, mas a ausência de cirurgiões no sistema está a possibilitar o seu crescimento... espero em breve colocar fotos no meu tópico.

Já pensaste como vais colocar a areia no sistema?
    Já fizeste algo ao conjunto de lâmpadas? querias modificar os espectros... tenho cá a lâmpada... não me recordo agora o nome...
    Já pensaste como vais arrefecer o aqua no futuro?
    Essas divisões de ricordeas? Já as fizeste?

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    24-03-05

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post
    Bom dia Rui

Recentemente perguntava-me como ia este projecto...
    Gosto do layout. Da família compacto, mas falso compacto... esse corredor no meio fica muito giro.
    Como mandam as regras, layout afastado dos vidros.

Chaeto não tenho... mas tenho um outro tipo de macro-algas a surgir no meu aquário. Gosto dela. Não sei como nem porquê, mas a ausência de cirurgiões no sistema está a possibilitar o seu crescimento... espero em breve colocar fotos no meu tópico.

Já pensaste como vais colocar a areia no sistema?
    Já fizeste algo ao conjunto de lâmpadas? querias modificar os espectros... tenho cá a lâmpada... não me recordo agora o nome...
    Já pensaste como vais arrefecer o aqua no futuro?
    Essas divisões de ricordeas? Já as fizeste?

Abraço
    Pedro Ferrer

Boas Pedro ,

Contente por ver também o teu aquário a recuperar ...

A areia no sistema vai ser fácil ... como não tenho corais na RV, retiro os frags para a sump momentaneamente, esvazio de água e adiciono areão. Simples e rápido.

Ainda não fiz nada ao conjunto de lâmpadas ... os €€€ não abundam e as prioridades tem sido outras.

Arrefecer o aqua é simplessísimo ... Duas ventoinhas. O controlador Fortexx TC10 já está instalado e a zona da casa é tranquila em termos de temperatura. Tinha no alguidar branco cerca de menos 100 litros do que tenho agora e mantive no pico do verão o aquário sempre nos 25º. Naqueles dias muito quentes de Agosto o aquário subiu ao máximo de 27º o que é prefeitamente tolerável.

As divisões de Ricordeas é que ainda não. Está para breve, mas primeiro quero controlar o surto inicial de algas. Não me quero arriscar a perder pólipos por infecção. Mas está para breve.

A minha resolução de ano novo é mesmo essa ... começar a cortar ... e cortar ...

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar Ver Post
    As divisões de Ricordeas é que ainda não. Está para breve, mas primeiro quero controlar o surto inicial de algas. Não me quero arriscar a perder pólipos por infecção. Mas está para breve.

A minha resolução de ano novo é mesmo essa ... começar a cortar ... e cortar ...

Ontem cheguei a casa passado da cabeça ...
    Decidi dar uma valente limpeza ao aquário incluíndo caixa de depuração e sump e mais uma TPA de 25l.

Como as algas estão a desaparecer em força, muito fruto das TPA e dos vivos que lá estão, decidi agarrar-me ao martelo e à lâmina.

Assim parti uma serie de rocha que tinha por lá muito pequenas e com o cascalho numa maternidade de super-mercado decidi enfiar a lâmina nas Ricordeas.

Espero que corra tudo bem. Mesmo depois de cortadas estavam com bom aspecto. Para a semana já sei se elas recuperam ou se desaparecem.

Aqui ficam as fotos:

Primeiro corte:

Segundo corte:

Resultado:

Abraços,

Membro Identificado Avatar de Tiago Mourinho
    Data de Ingresso
    11-02-10

Boas,

É um aquário promissor, sem dúvidas!
    Por enquanto têm bom aspecto, vamos ver se continuam assim

Já agora, fixas as ricordeas à rocha ou deixas na maternidade e aguardas que se fixem?
    Abraço,

Tiago Mourinho

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Tiago Mourinho Ver Post
    Boas,

É um aquário promissor, sem dúvidas!
    Por enquanto têm bom aspecto, vamos ver se continuam assim

Já agora, fixas as ricordeas à rocha ou deixas na maternidade e aguardas que se fixem?

Obrigado Tiago pelas tuas palavras.

O Risco de Infecção de se tentar colar os frags mesmo com cola de Cianoacrilato é grande demais. Prefiro que demore mais uma semana para que eles se fixem na maternidade do que arriscar.

Dia #1 do Corte e vai tudo bem. Continua tudo com bom aspecto. No entanto só daqui a umas duas semanas poderei cantar vitória. Até lá ... vamos .

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Re: Ricordea Dream

Boas ,

Decidi mudar o título ao tópico já que este tipo de montagem eram um sonho meu com vários anos já.

Espero que não levem a mal.

Aproveito e peço-vos que avaliem o tópico. Só assim também consigo perceber se faz sentido continuar com os updates ou se por outro lado isto não interessa a ninguém.

Abraços,

Membro Identificado Avatar de PedroPedroso
    Data de Ingresso
    19-10-07

Boas Rui

Por mim podes continuar pois sou um aficionado das ricordias e é com bastante interesse que acompanho o tópico.

por falar nisso quando esses frags tiverem como deve ser gostava de ficar com um azul e outro verde
    Abraço

Pedro Pedroso

cego não é o que não vê, é o que não quer ver.....

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por PedroPedroso Ver Post
    Boas Rui

Por mim podes continuar pois sou um aficionado das ricordias e é com bastante interesse que acompanho o tópico.

por falar nisso quando esses frags tiverem como deve ser gostava de ficar com um azul e outro verde
    pois até parece que ninguém quer saber dos nossos tópicos...
    e podemos desmotivarmo-nos e ...deixar de fazer updates...

a culpa também é minha que raramente voto em outros tópicos...
    A falar em ricordeas, tenho yumas para dar....já matei pelo menos 5 estão a começar a atrofiar já montiporas, que ao toque descoloraram na zona de embate...

boa sorte com as tuas ricordeas....e claro que me interessa o teu projecto!
    vou já votar!
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Boas Rui,

apesar de ser mais apreciador de sps, estou a gostar do tópico, por isso dá-lhe com força.

A alteração do nome sem dúvida que foi para melhor. Está com mais personalidade!

Em relação à falta de comentários, esta não significa necessariamente que não se esteja a gostar de acompanhar o tópico. Eu, por exemplo, só gosto de comentar se tiver algo para acrescentar, caso contrário prefiro ficar-me pela leitura.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por PedroPedroso Ver Post

Pedro, para já o objectivo inicial é popular o meu aquário. Mais tarde depois logo se vê.

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    pois até parece que ninguém quer saber dos nossos tópicos...
    e podemos desmotivarmo-nos e ...deixar de fazer updates...
    António, na realidade eu faço mais para poder recordar do que propriamente para receber comentários. Agora posso fazê-lo pessoalmente ou partilhar. Por isso não se dá o caso da desmotivação pois o que escrevo aqui também escrevo num diário pessoal.
    A questão é que se ninguém se interessa escuso de ter trabalho duas vezes ... . Mas nem que seja só uma pessoa a demonstrar interesse e a poder tirar dúvidas ou esclarecer questões já vale a pena o meu trabalho adicional.

Citação Postado originalmente por Carlos Jorge Ver Post
    A alteração do nome sem dúvida que foi para melhor. Está com mais personalidade!

Em relação à falta de comentários, esta não significa necessariamente que não se esteja a gostar de acompanhar o tópico. Eu, por exemplo, só gosto de comentar se tiver algo para acrescentar, caso contrário prefiro ficar-me pela leitura.
    Carlos, Obrigado ... não é só o nome ... até já criei um logo e tudo . Já vou postar para ver se gostam.

Quanto aos comentário sou como tu, por isso a avaliação é tão importante. Não só pelo interesse no tópico, mas pelos conteúdos e veracidade da informação partilhada.

Eu percebo que existe interesse com cerca de 6000 visualizações e percebo também que há pessoas como eu e como tu que se não tem nada a acrescentar ... ficam-se apenas pela leitura.

Já dizia a minha mãe: "se não tens nada importante para dizer, mantêm-te calado"

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

O logo para colocar no blog que estou a escrever ...

Azul em homenagem à primeira Ricordea Florida que cortei.

Abraços,

Data de Ingresso
    21-11-10

Ola Rui,

Muito bom tópico.
    Como estou a iniciar nos aquas de agua salgada poder ler sobre a construção e evolução de um aqua desde o inicio é óptimo.

Continua o bom trabalho

Abraço
    Sérgio

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Sérgio, obrigado pelas tuas palavras ...

Só um pequeníssimo update ...

Dia #3 do corte e continua tudo bem. Já estão a ganhar a forma arredondada e tudo.

Abraços,

Página 5 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Algas I e Algas II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2
    Último Post: 17-10-08, 23:58
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 18:23
  3. Agresividade de Corais
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 1
    Último Post: 12-02-05, 21:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem