Página 6 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 2345678910 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 126 a 150 de 294

Tópico: Ricordea Dream

Membro Identificado Avatar de PedroPedroso
    Data de Ingresso
    19-10-07

Re: Ricordea Dream

Boas rui

O corte foi a meio ou em quatro?
    Estão mais junto a superfície ou em baixo?
    Abraço

Pedro Pedroso

cego não é o que não vê, é o que não quer ver.....

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por PedroPedroso Ver Post
    Boas rui

O corte foi a meio ou em quatro?
    Estão mais junto a superfície ou em baixo?
    Pedro,

Depende ... a azul foi em 4, a verde e azul foi em 3, a vermelha e azul em 2, e a amarela e laranja em 2.

Está ainda no monte uma verde que se tinha fixado em si mesma. Tive que a retorcer toda a ver se ela abre e se fixa por si. Senão tb tem que ir ao corte.

A maternidade com o filhotes estão em cima como estavam os pólipos de onde foram cortados para não haver mudança de iluminação.

Já os originais como já tem mais resistência passei-os para baixo para uma zona com um pouco mais de corrente para ajudar a limpar os excrementos que elas deitam aquando do corte e para manter a zona limpa para prevenir infecções.

Ao contrário do que se diz por aí que o frag tem que incluír um bocado da boca posso dizer que os frags que fiz não incluíram boca excepto um e até agora estão todos a dar-se bem.

Mas existem muitas histórias sobre propagação de Ricordeas. Vou experimentando várias técnicas de corte a ver com qual é que me dou (e os frags se dão) melhor.

Há quem diga que demora mais tempo mas fizeram a experiência de colocar a ricordea numa máquina de sumos e depois despejaram o liquido resultante para o aquário tendo ao fim de 6 meses 60 a 70 ricordeas ... ainda não consegui validar a veracidade da coisa mas sorrio sempre que me lembro do que li. Talvez quando já tiver o aquário populado com 50 ou 60 ricordeas faça a experiência com um pólipo ... até lá ...

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Como não só de desgraças, más experiencias ou erros vive o mundo da aquariofilia e a nossa vida em geral, compete-me relatar uma experiência que tive recentemente boa para variar.

Oiço tanta gente dizer tanto mal do suporte de algumas empresas que não poderia deixar esta passar em branco.

Recentemente como sabem (pelo menos para quem acompanha o tópico) recebi por parte da minha princesa um presente de Natal antecipado. Um bomba EcoTech Marine Vortech MP10 ES mandada vir por ela dos Estados Unidos.

Mal sabia a minha esposa dos direitos alfandegários quando por nossa sorte a bomba passou pela alfândega sem pagar taxas aduaneiras.

Entretanto mal chegada a bomba tratei logo de convencer a minha linda esposa que podia embrulhar a caixa para pôr na Árvore mas que precisava da bomba a funcionar e liguei-a logo.

A minha primeira reacção à facilidade de configuração, ao fluxo da bomba e ao efeito no aquário foi ... UAAAAUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!

No entanto fiquei um pouco desagradado com o barulho que ela fazia. Bastante por sinal.

Imediatamente falei com o fornecedor e perguntei-lhe como poderiamos resolver o problema. Esperei uma semana como manda o manual da Vortech por causa do "Break In Period" e ao fim de uma semana o barulho ainda era maior.

O fornecedor em causa imediatamente ofereceu-se para substituir a bomba mas precisava de enviar para ele e esperar pela nova coisa que iria demorar cerca de 45 a 60 dias.

Uma coisa é certa ... depois de ter uma Vortech a malta não quer estar sem ela durante 45 a 60 dias ....

Assim contactei directamente o suporte da EcoTech Marine e as surpresas começaram imediatamente.

Primeiro responderam ao meu mail em apenas 20 minutos. Provavelmente tive sorte com o fuso horário mas de qualquer maneira nunca esperei mais de 24 horas por uma resposta deles nas nossas sequentes conversas.

Pediram-me para enviar um Video com o barulho da bomba a funcionar coisa que fiz prontamente.

Na sequente resposta ao Video, imediatamente me dirigiram para uma área restrita do suporte que eles chamam de SEP. Na prática propunham-se a mandar-me uma parte seca e uma parte molhada da MP10 para substituição. Assim que recebesse e instalasse as novas peças devo enviar para eles as antigas.

E assim foi. Propus-me a pagar 150$ pelas duas peças, valor que me será restituido na integra assim que eles receberem as antigas.

Entretanto recebo um mail da FedEx Portugal a pedir-me factura da bomba para pagamento de taxas aduaneiras. Fiquei fulo . Então o estado mesmo em peças de substituição obriga-nos a pagar IVA duas vezes sobre o mesmo produto. Reclamei em vão junto da Alfândega ...

"é a lei ... blá blá blá ... é a lei ... devia ter feito uma exportação temporária ... blá blá blá ... e só depois é que recebia as peças ... blá blá blá ..."

Ainda por cima a EcoTech decide mandar uma factura de 150$ junto com a encomenda. O que também é falso uma vez que me vão restituir o dinheiro logo o preço real pago pelas duas peças será de zero euros.

Idiotas ... a realidade é que tenho que pagar e ponto.

Bem com esta informação toda mando um mail para a EcoTech marine a perguntar o que é que se passa ... então eles mandam-me uma peça que sabem que vai custar zero com o custo de 150$ ???

Resposta da EcoTech Marine:

Citação Postado originalmente por EcoTech
    Mr. Gaspar,

I was informed that you had been in touch with Jeff Merten about an issue you have been having with some different costs you are incurring. I am to inform you that once we receive your parts back, we plan on reimbursing you $150 plus the cost of duties/taxes.

Best,
    Brett
    Tradução: Assim que recebermos as peças retituiremos o valor de 150$ mais o valor das taxas.

Conclusão: EcoTech Marine tem um serviço de pós-venda e assistência ao cliente como eu nunca vi em lado nenhum. 5 *****

Quanto a mim ganharam um cliente e por mim ganharam muitos mais pois só tenho bem a dizer deles.

Resultado final estou à espera que me entreguem as peças para a semana que vem para substituição.

Sei que eles nunca lerão este post ... mas EcoTech ... Continuem assim. Só tem a ganhar.

Abraços,

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Conclusão: EcoTech Marine tem um serviço de pós-venda e assistência ao cliente como eu nunca vi em lado nenhum. 5 *****
    Eu diria antes:

Empresas com site estrangeiras tem um serviço pós-venda 5*****, comparando com a generalidade das portuguesas.

Eu faço imensas compras no estrangeiro (não só de Aquariofilia mas de praticamente tudo) e sempre que tive algum problema no estrangeiro resolveram-mo logo e cá é sempre um desconfiar incrível!

Ainda a semana passada tive mais um exempo:

Encomendei no mesmo dia (com 2 horas de diferença) um livro em Portugal (loja do Porto) e um jogo (UK). O jogo demorou 24 horas a chegar. O livro 4 dias!

As nossas empresas têm muito que aprender no que diz respeito à relação cliente-vendedor.

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Boas Rui,

Calma... tanto quanto percebi as peças de substituição ainda vão chegar e o valor em dólares + taxas alfandegárias ainda será devolvido... então temos de dar o benefício da dúvida, da Ecotech ainda poder "falhar"...
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Membro Senior
    Data de Ingresso
    07-01-10

boas ,

aparentemente a ecotech tem um excelente servico ...

infelizmente as empresas em portugal nao costumam ser assim ..

recentemente tive uma situacao identica , precisei de uma peça para o meu escumador e enviei um mail para o fabricante a pedir a referida peça e o valor dos portes para portugal , ele rapidamente me respondeu , pediu me os meus dados e disse me que eu so pagava os portes , tudo bem , passado 4 dias estava a encomenda em minha casa , e para surpresa minha em vez de uma peça que eu tinha pedido , enviou me 8 !! tudo bem que para eles nao é nada pois devem ter as centenas ou milhares , mas a atitude e a prontidao conta muito ..

a rapidez de resposta foi quase instantanea , o tempo de transporte de 4 dias foi excelente tambem , a simpatia e a prontidao tambem ..

infelizmente ca em portugal , normalmente a maioria das lojas demora bastante a responder a e-mails (a excepcao de uma ou duas lojas) , os tempos dos envios as vezes tambem demoram mais do que deviam (mesmo quando as lojas teem os artigos em stock) ..

a tua situacao com a ecotech foi muito identica a minha com a atb , eu fiquei bastante satisfeito ..

em portugal deveria ser assim tambem ... o que por vezes e triste em portugal é uma pessoa reclamar alguma coisa e depois andadrem a arrastar durante semanas .. ou ate meses ..

cumprimentos ..

Data de Ingresso
    13-10-05

É uma questão cultural, na minha opinião!

O tuga está sempre desconfiado e pensa que toda a gente nasceu para o enganar!

Estas lojas "estrangeiras" não se preocupam com isso porque mesmo que o cliente as esteja a enganar, a margem deles (e a pequenas percentagem onde realmente estão a ser enganados) dá para essas situações e o cliente fica satisfeito. E um cliente satisfeito volta a comprar e diz bem da loja aos amigos! E os amigos porque conhecem alguém satisfeito, vão lá comprar também!

O logista tuga até tem boa vontade e quer resolver, mas primeiro tem de ter a certeza absoluta que o cliente não o está a enganar e só depois se realmente for esse o caso é que resolve a situação!

Temos cá em Portugal recentemente este comportamento bem espelhado.

Quando foram as cheias na Madeira o presidente regional mandou arranjar e as obras começaram quase de imediato e depois é que se foram apurar os factos e quem pagava o "estrago".

Já quando foi o recente "tornado" em Tomar o ministro disse que antes de se fazer qualquer coisa era preciso averiguar de quem era a responsabilidade, se havia ou não seguros e quanto é que iam pagar, custear todos os estragos e só depois proceder ao arranjo e accionar o fundo de emergência civil.

É cultural (in)felizmente!

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Hoje já me tentaram entregar as peças e não estava ninguém em casa ...

Treta

Ver se amanhã consigo que mas entreguem ...

Entretanto dia #7 do corte e tudo vai bem. Frags já praticamente fechados com forma redonda e tudo. Ver se amanhã consigo colocar fotos.

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Dia #11 do corte e continua tudo bem.
    Para além de já terem a forma redonda, já criaram cada um dos pólipos a sua própria boca e crescem notóriamente.

Entretanto as peças da MP10 ES já chegaram, já as substituí e a diferença é da noite para o dia . Agora é praticamente silenciosa só se ouvindo um zumbido nas altas velocidades.

O que me tem espantado é o seguinte:

Dos frags que fiz deixei a "colónia mãe" (não que se possa chamar assim mas ...) no aquário com a circulação da MP10.
    Os restantantes coloquei numa maternidade daquelas abertas apenas de lado onde a circulação é forçosamente muito inferior à do aquário. Assumindo que cortei cada pólipo em 4 partes iguais o que me espanta é que os frags que estão na maternidade estão visivelmente maiores que os frags que estão no aquário.

Assumindo que será excesso de corrente (já baixei a velocidade máxima da bomba) acham que beneficiaria em colocar o modo de onda da Vortech em vez do modo Lagoon? vou também tirar um dos frags para o aquário principal para ver o seu crescimento.

Acho que amanhã vou experimentar e tentar tirar algumas conclusões ao fim de uma semana.

Que dizem?

Abraços,

Data de Ingresso
    19-10-07

Boas rui

As rocordias querem muito pouca circulação,
    Ficao maiores e mais gordas
    Abraço

Pedro Pedroso

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Dia #21 do corte e continua tudo em boa forma.
    Tirando dois pólipos que teimam em não agarrar os outros estão todos de saúde e a crescer bem.
    Mesmo não agarrando, já tem a forma redonda, boca e estão maiores comparativamente ao corte inicial. Ver se consigo arranjar um bocadinho para tirar umas fotos.

As algas já desapareceram por completo (também já era altura) de modo que para aquilo que é considerado (por alguns) como:

"... um aquario de metro com meia duzia de pedras cheias de algas"
    a mim satisfaz-me e muito. Está na altura de começar a popular com as Ricordeas Florida

Algumas novidades:

1º comprei uma série de tetinas para biberon
    E aqui perguntam vocês ... "o que raio é que tetinas de biberon tem a ver com aquariofilia de recife???"

Ainda não conseguem ver??? Experimentem rodar o vosso monitor 180º ... melhor agora? Faz-vos lembrar alguma coisa? Ainda não???

Hummm ... então vamos fazer uma mistura com 1 medida de cimento branco, 1 medida de areão fino e 1 medida de areão um pouco mais grosso e um pouco de água ...

Melhor agora? Hummm talvez não.

Que tal? Invenção de um rapaz americano de quem não me lembro o nome mas que achou aquilo que eu considero como o molde ideal para "Frag Plugs". Não sei quem és ... mas . Ficaram mesmo à maneira.

Ainda vou experimentar outras receitas para ver com qual é que me dou melhor mas a ideia está lá. Em vez de andar a pagar 8€ por cada 20 plugs ...

2ª novidade ... esta menos boa. Bem, na realidade má. Muito má.

Ontem foi dia de entrar o 3º peixe. Um Leucosternon a comer bem e gordinho.

Enquanto o peixe estava no saco em aclimatização (já para o fim antes de o libertar) decidi dar de comer aos outros dois (o Scopas e o Flavescens) de modo a distraí-los um pouco do novo companheiro.

Já achei estranho quando o Scopas não quis comer e estava bem escondido. Parvo não dei a atenção devida enquanto fazia a aclimatização e estive tratando de outras coisas pela casa fora.

O que é que aconteceu???? o Flavescens literalmente enlouqueceu e deu porrada de três em pipa no Scopas. Mas porrada à séria ... entretanto libertei o Leucosternon que imediatamente fez frente ao Flavescens mas mesmo assim o gajo completamente louco continuou a investir desalmadamente em cima dos dois. Ora no Scopas ora no Leucosternon de tal maneira que vi-me obrigado a caça-lo para o colocar na SUMP.

Ora aqui é que assisti aquilo que nunca tinha visto (já tive estes 3 peixes em dois aquários que tive que desmontar e nunca tinha visto tamanha agressão). Coloquei um raspadar da Kent Marine para tentar empurrar o Flavescens para a rede e não é que o gajo começa a distribuir porrada também ao raspador? Mas porrada séria que levava com cada safanão no raspador que era incrível. Pensava eu que ele se iria esconder ou fugir mas qual quê.

Pela pancada que levei no raspador posso apenas imaginar o que é que o Scopas não sofreu.

Finalmente depois de o apanhar, lá consegui colocá-lo na SUMP e após duas horas sem ver o Scopas lá fui dar com ele junto ao vidro de fundo (arrastado pela força da bomba) com o Leucosternon em cima a dar-lhe cacetada também ...

Consegui apanhá-lo muito fácilmente e coloquei-o na SUMP dentro de uma maternidade com comida disponível para ele.

Agora digo-vos sinceramente. Mete dó olhar para o peixe. Todo cortado com rasgões por cima e por baixo do olho e na barriga um que lhe toma mais de metade do corpo. O gajo ficou na maternidade quase que deitado sem se mexer e hoje de manhã ainda respirava. Mas está visivelmente maltratado. Nem sequer sei se hoje quando chegar a casa ainda o encontro vivo.

A 3ª novidade é que a minha esposa é uma Santa.

Assim, tenho autorização para montar um aquário (ou neste caso bateria de aquários) com 60x30cm como sistema exclusivo de propagação sem ter as condicionantes de circulação, egg-crate e tupperware espalhados por todo o lado no aquário. Vai ser uma coisa muito pequena só para manter as peças cortadas sem afectar estéticamente o display principal.

A seu tempo. Ainda é coisa para demorar uns mesitos.

Se o Scopas sobreviver vai para lá ...

Data de Ingresso
    13-10-05

Resumindo a estória podemos apenas dizer: cirurgiões...

Membro Identificado Avatar de Bruno JR Silva
    Data de Ingresso
    15-12-09

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar Ver Post
    A 3ª novidade é que a minha esposa é uma Santa.
    Desconfio que já sabias desta novidade ... ou terá sido suborno?

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Hugo Figueiredo Ver Post
    Resumindo a estória podemos apenas dizer: cirurgiões...
    Yep ... mas nunca tinha visto tamanha agressividade. E olha que já tive uns quantos.

Citação Postado originalmente por Bruno JR Silva Ver Post
    Desconfio que já sabias desta novidade ... ou terá sido suborno?
    Já sabia da novidade ... ... porque é que achas que me casei com ela???

Abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Nem sequer sei se hoje quando chegar a casa ainda o encontro vivo.
    Ontem ainda o encontrei vivo.

Hoje infelizmente já não.

1ª baixa e espero que última neste projecto.

De peixes tem neste momento o Flavescens (AKA: Assassíno) e o Leucosternon e está fechada a "loja" no que toca a aquisição de peixes.

Não vou mesmo meter mais nenhum. Fica como está que está bem.

Tristes abraços,

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Só duas pequenas fotos tiradas à pressa. Desculpem a qualidade.

Aquário:

Frag Ricordea: Só para terem uma ideia do crescimento em 20 dias.

Abraços,

Data de Ingresso
    13-10-05

Pessoal dos PLC's:

É preferível trabalhar a 9V, 12V ou a 24V?

12V é mais seguro e há mais material, ou nem por isso?!

Membro Identificado Avatar de Sérgio Jacinto
    Data de Ingresso
    21-11-10

Ola Rui,

Lembrei-me hoje que há um mês que n havia noticias do teu aquário.

Como está a evolução?

Continuas contente com o escumador?

Abraço
    Sérgio

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Hugo Figueiredo Ver Post
    Pessoal dos PLC's:

É preferível trabalhar a 9V, 12V ou a 24V?

12V é mais seguro e há mais material, ou nem por isso?!
    Hugo, desculpa só agora responder. Na prática o problema nem é tanto a segurança é mais o material que existe para 12V.

Eu por acaso acabei por montar a 24 pois o Easy só trabalha a 24v mas para o resto do material (bombas Tunze) tenho tudo a trabalhar a 9 ou a 12v

Citação Postado originalmente por Sérgio Jacinto Ver Post
    Ola Rui,

Lembrei-me hoje que há um mês que n havia noticias do teu aquário.

Como está a evolução?

Continuas contente com o escumador?

Abraço
    Sérgio
    Eu sei ... não tenho actualizado muito. Falta de tempo é mais uma desculpa. O que é certo é que ando um pouco desmotivado com o fórum, mas espero que isso mude rapidamente.

O aquário está óptimo. Hoje chegaram os refletores para as T5 e após a montagem não só estou convencido que as Ricordeas vão reagir melhor em termos de crescimento como também estou convencidíssimo que tenho iluminação a menos.

Vou alterar a iluminação de modo a tirar aquela calha provisória e fazer um chapéu para o aquário inteiro (tenho demasiada luz de fora) e na altura logo vejo como complementar a coisa. Ou com mais duas T5 ou então com uma HQI.

As algas já desapareceram todas e a coralina já começa a aparecer em força.

Adicionei parte do areão ... só 4 kilos ... e foi o suficiente para um novo mini-ciclo que fez as Ricordeas ressentirem-se um pouco mas estão já em recuperação

Irei colocar o Flavescens à venda pois não consigo colocar nada dentro do aquário que ele em duas ou três horas não mate. Até a mim (na colocação de novas Ricordeas) já me fez dois cortes no braço. Destemido e sem medo nenhum de nada.

Tenho 4 Ricordeas novas ... Lindíssimas, mas depois colocarei fotos. Só tenho que ter tempo para fotografar o gajo.

Quanto ao escumador ... sim, continuo satizfeitíssimo com ele. Digo-te mesmo mais. A bateria que estou a pensar montar ... vou adquirir outro igual ou o modelo abaixo.

Tive que fazer só uma alteração na coluna seca. No tubo de descarga que tem o durso que tive que o baixar um pouco de modo a ter queda de água entre o aquário e a coluna seca, pois estava a formar-se uma película gordurosa que não me estava a ver livre dela.

De resto tudo 5*****

Mais uma vez ... como alguém dizia ... para ...

"... um aquario de metro com meia duzia de pedras cheias de algas"
    Está mesmo muito porreiro agora.

Mas ver se consigo no FDS tirar umas fotos para que possam comprovar com os vossos próprios olhos.

Grande abraço,

Data de Ingresso
    19-10-07

mandas-te vir de onde essas ricordias?
    Abraço

Pedro Pedroso

Lojista Avatar de Nuno Ricardo
    Data de Ingresso
    11-05-07

Mais uma vez ... como alguém dizia ... para ...

um aquario de metro com meia duzia de pedras cheias de algas.

Ainda bem que isso agora esta ficar com bom aspecto

Quanto aos tangs não me parece bem introduzir um flavs com um scopas de inicio, alias estes 2 normalmente são mesmo os ultimos peixes a entrar precisamente para ivitar estes problemas. Praticamente qualquer flavs/ scopas è um potencial assassino estando sozinho num aquario logo desde o incio.
    -----------------
    Cumprimentos
    Nuno Ricardo

http://www.custom-reef.net

Membro Identificado Avatar de Sérgio Jacinto
    Data de Ingresso
    21-11-10

Ola,

Venham essas fotos!

Abraço

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Tempo para as fotos não tem havido muito e com um problema que tenho com a minha Canon está difícil conseguir tirar fotos ao aquário.

No entanto quero ver se hoje consigo tirar pelo menos uma para que os meus caros colegas, vejam e opiniem em relação ao que me está a acontencer.

Tenho um problema e venho aqui pedir a vossa ajuda.

À cerca de 20 dias que me surgiu um boom grande de Diatomaceas ou então de Dinoflagelados ainda não consegui perceber o que é.

Na prática soltam-se muito facilmente bastando abanar a mão por cima e defazem-se tipo pó de ferrugem.

Como só tenho o Flavescens não faço a adição de muita comida e neste momento anda só a flocos.

Tenho Chaetomorfa a crescer bem pelo que não me parece que sejam fosfatos embora confesse que não tenha testes para o medir.

As TPA continuam religiosas de 20l de 4 em 4 dias.

Desconfiando de silicatos na água (embora o teste TDS marque 0 à saída e 100 à entrada) adquiri uma resina anti-silicatos que coloquei após a osmose e neste momento quer a água de reposição quer a água para TPA é filtrada no filtro de silicatos. Isto foi feito a semana passada.

Aumentei a frequência das TPA para 2 em 2 dias.

À dois dias atrás adicionei GAC num filtro de copo da eheim (ainda não tenho filtro fluidizado).

Reduzi também o foto-periodo de 8 horas para 6 mantendo apenas as actínicas ligadas.

Mesmo apesar de todos estes esforços o aquário é aspirado aquando da TPA e no espaço de 1 hora tenho tudo castanho outra vez. Areão, Rochas e vidros.

Ainda pensei que pudesse ser alguma RV que não fosse da melhor qualidade que me pudesse estar a libertar qq para a água, mas esta RV já está comigo à pelo menos 3 anos ... pelo que não me parece que seja isso.

O futuro passa por adquirir dois filtros fluidizados para colocação de GAC e resina Anti-fosfatos mas por constrangimentos orçamentais não poderá ser para agora.

Os corais ... só Ricordeas se bem se lembram estão mais ou menos. Os que não foram cortados estão grandes e bem, os que foram à faca estão mirrados.

Alguém tem sugestões?

Vou tentar tirar uma foto hoje com as luzes ligadas para vos mostrar o panorama.

Abraços,

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

Boas ,

Tempo para as fotos não tem havido muito e com um problema que tenho com a minha Canon está difícil conseguir tirar fotos ao aquário.

No entanto quero ver se hoje consigo tirar pelo menos uma para que os meus caros colegas, vejam e opiniem em relação ao que me está a acontencer.

Tenho um problema e venho aqui pedir a vossa ajuda.

À cerca de 20 dias que me surgiu um boom grande de Diatomaceas ou então de Dinoflagelados ainda não consegui perceber o que é.

Na prática soltam-se muito facilmente bastando abanar a mão por cima e defazem-se tipo pó de ferrugem.

Como só tenho o Flavescens não faço a adição de muita comida e neste momento anda só a flocos.

Tenho Chaetomorfa a crescer bem pelo que não me parece que sejam fosfatos embora confesse que não tenha testes para o medir.

As TPA continuam religiosas de 20l de 4 em 4 dias.

Desconfiando de silicatos na água (embora o teste TDS marque 0 à saída e 100 à entrada) adquiri uma resina anti-silicatos que coloquei após a osmose e neste momento quer a água de reposição quer a água para TPA é filtrada no filtro de silicatos. Isto foi feito a semana passada.

Aumentei a frequência das TPA para 2 em 2 dias.

À dois dias atrás adicionei GAC num filtro de copo da eheim (ainda não tenho filtro fluidizado).

Reduzi também o foto-periodo de 8 horas para 6 mantendo apenas as actínicas ligadas.

Mesmo apesar de todos estes esforços o aquário é aspirado aquando da TPA e no espaço de 1 hora tenho tudo castanho outra vez. Areão, Rochas e vidros.

Ainda pensei que pudesse ser alguma RV que não fosse da melhor qualidade que me pudesse estar a libertar qq para a água, mas esta RV já está comigo à pelo menos 3 anos ... pelo que não me parece que seja isso.

O futuro passa por adquirir dois filtros fluidizados para colocação de GAC e resina Anti-fosfatos mas por constrangimentos orçamentais não poderá ser para agora.

Os corais ... só Ricordeas se bem se lembram estão mais ou menos. Os que não foram cortados estão grandes e bem, os que foram à faca estão mirrados.

Alguém tem sugestões?

Vou tentar tirar uma foto hoje com as luzes ligadas para vos mostrar o panorama.

Abraços,
    Boas Rui ,tambem tive esse problema e a solução passou por aspirar todos os dias o areão com um sifão com caudal reduzido até não voltar a reaparecer .Mais tarde meti as biopelets(num reactor) e até agora (3 meses )tenho tido sempre o areão limpinho. È uma questão de experimentares

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Rui

Eu deixava de fazer TPA's da forma que estás a fazer...
    Durante uns tempos, estou a falar de 2-3 semanas, apenas aspirava esse manto rosa/vermelho, com uma mangueira de 6mm, aquelas das bombas de ar.
    Nada mais...

Era o que eu fazia. Nada de TPA's a não ser para isto. O suficiente para aspirar o manto.
    Pois quanto mais TPA's fizeres, mais irás desiquilibrar o sistema que ainda não se equilibrou.

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Página 6 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 2345678910 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Algas I e Algas II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2
    Último Post: 17-10-08, 23:58
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 18:23
  3. Agresividade de Corais
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 1
    Último Post: 12-02-05, 21:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem