Página 10 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 6789101112 ÚltimoÚltimo
Resultados 226 a 250 de 282

Tópico: Recife396 - Setup e Diário

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Re: Recife396 - Setup e Diário

Fotos Refúgio... 18 Setembro 2011

Refúgio... quer dizer... é mais um Arrumos...
    Última edição por Artur Fonseca; 22-09-11 às 02:46.
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por Paulo Jorge Rocha Ver Post
    os camarões são dificeis de arranjar??? ainda não vi em lado nenhum á venda.
    Boas Paulo,

Estes são fáceis de arranjar numa loja que tenha vivos da TMC. São é caros que se farta... especialmente para ter um grupo de jeito... Acho que por vezes há lojas com alguns mais baratos de importação directa...

Citação Postado originalmente por Bruno JR Silva Ver Post
    Podes deixar bem mais que isso que os peixes não se queixam.
    Boas Bruno,

Pois, não se queixam os peixes mas poderei queixar-me eu... hehe.. é que se deixar de alimentar o Vulpinus por um dia, corro o risco de por exemplo ele se auto-refastelar com um rodízio de zoanthus, xénias, ou euphyllias, por exemplo. Então tenho sempre receio de não alimentar bem os peixes, especialmente o marmanjo do Siganus...

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Membro Identificado Avatar de José António Lima
    Data de Ingresso
    07-02-10

Artur,
    gosto muito da tua comunidade de peixes, espero um dia ter assim uma povoação idêntica.
    Abraço,
    JLima

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por José António Lima Ver Post
    gosto muito da tua comunidade de peixes, espero um dia ter assim uma povoação idêntica.
    Obrigado José Infelizmente recentemente fiquei com menos um peixe... um dos meus favoritos... era o meu "Falcao"...

Na verdade os meus peixes têm vindo a passar por momentos difíceis nos últimos meses. Muita "comichão" devido aos pontos brancos (cryptocarion irritans)... Tive um surto em finais de Julho. Em inícios de Agosto a certa altura estava a ver que não escapava nenhum (Hepatus, Veliferum, Strigosus, Vulpinus, Ocellaris, até os Chromis, Chrysus e Puellaris estava a ver que iam definhar...). Como medida radical: desliguei e retirei todas as bombas de circulação. Ficou apenas com os cerca de 1500 a 1800 l/h da bomba de retorno. E filter bags de 200 microns na Sump nos dois tubos de queda, substituídos a cada 6 / 7 dias (tempo findo o qual saturavam e iriam transbordar). Passado duas a três semanas o surto estava controlado e os peixes apresentavam um número reduzido de pontos brancos. Em termos de TPAs: Agosto, Setembro e Outubro: 0 (zero) litros. Com o Zeovit limpo os nitratos e fosfatos. O biocálcio/carbonatos + elementos-traço repõem os nutrientes da água natural. Quer-me parecer que se não fosse a Troika do Zeovit, grande parte dos corais tinham ido à vida... felizmente não houve baixas devido ao corte na circulação, apenas um ou outro (uma das espécies de montipora verde, a caulastrea verde) ficaram um pouco menos em forma, mas todos a safarem-se bem e a maioria com óptimos crescimentos.
    Há cerca de duas semanas resolvi voltar a ligar uma das Tunze 6025 kitadas. Deixei-a a trabalhar durante 24 horas. Queria ver se os cerca de três meses sem circulação tinha devastado os parasitas mas não... voltam em força... Infelizmente o Strigosus começou a ficar bastante atacado, passou a ter problemas a alimentar-se (cuspia a comida). Um dia estava bastante mal, tentei apanhá-lo para o colocar no refúgio / fazer tratamento mas ele fugiu. Um ou dois dias a seguir desaparecido de cena, encontrei-o atrás das rochas a definhar... ainda respirava, consegui retirá-lo, dei-lhe um banho de 7 minutos em água doce e foi para o refúgio. Infelizmente não se safou... isto a 7 / 8 de Novembro (há coisa de semana e meia).
    O Hepatus continua com pintas razoáveis, o Vulpinus também umas poucas, o Veliferum parece estar bastante bom, os Ocellaris de vez em quando lá sacodem umas "pulgas", o Chrysus razoável, etc. Entretanto aqui há duas ou três semanas arranjei um Labroides Dimidiatus. Penso que tem ajudado bastante na limpeza dos peixes. Não só isso, deve ser também um bom "placebo" para os Peixes (ficam mais animados, acho).
    Entretanto estou a aguardar um filtro U/V Vecton 600, a ver se ainda aplico esta semana. Vou tentar implementar um circuito de circulação de água, filtragem e esterilização a ver se conseguirei dar o "toque final" tão necessário no cryptocarion. Se daqui a um mês os pontos brancos continuarem um problema, acho que irei avançar para soluções mais radicais, tais como tratamento com cobre em aquário quarentena e/ou no próprio aquário, ou tratamento com lixívia pós desmontagem total e pausa no hobby por uns meses...

Membro Identificado Avatar de José António Lima
    Data de Ingresso
    07-02-10

Artur,
    lamento que os teus animais estejam a passar por um mau momento, são sempre momentos de angustia para quem dedica horas a tentar propocionar a melhor qualidade de vida aos seres que consideramos amigos. No entanto é sempre importante falarmos sobre estes acontecimentos menos bons, pois permite-nos adquirir experiências que poderão ser uteis a outras pessoas.
    Obrigado por partilhares comnosco a tua experiência.
    Sei que tens adquirido muitos conhecimentos e estás concerteza a tomar as medidas mais eficases para que tudo se resolva com o menor impacto negativo possivel, desejo-te sorte porque tb faz falta.
    Abraço,
    JLima

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas José,

Obrigado pela solidariedade.

O meu post foi também para actualizar um pouco o tópico, aproveitando o comentário, para falar geralmente sobre o estado do reef nos últimos tempos, que realmente não tem sido dos mais saudáveis... hehe

Estes parasitas são muito chatos mesmo... já tive um primeiro surto ainda no nano de 54 litros... e um segundo surto neste novo sistema, salvo erro em Setembro/Outubro de 2010... e este novo e terceiro, Agosto 2011... Aprendi bastante com o primeiro, e tanto no primeiro como o segundo ao fim de um mês, dois meses no máximo, o surto estava controlado e regredido. Neste porém está a ser mais complicado. Já identifiquei alguns factores no aquário (tipo e número de corais, número de peixes, etc.) e no equipamento (bombas Tunze 6025 kitadas), que tornaram o meu anterior "método" desta vez mais ineficaz.

Agora realmente existe uma solução bastante eficaz (porém falível) que consiste nos tratamentos com cobre ou tratamento com hipossalinidade (este pode ser ineficaz com certas estirpes mais resistentes). Acontece que para qualquer destas duas vertentes, a solução passa por "apenas" retirar todos os peixes do aquário para aquário(s) de tratamento/quarentena durante um mínimo de 3 a 4 semanas, e deixar o aquário principal sem qualquer peixe durante um mínimo de 40 dias (mesmo assim é falível, há um artigo postado no fórum, um estudo que um cisto do parasita aguentou 70 e tal dias antes de eclodir), portanto sinceramente para mim isto equivalia na prática a uma desmontagem do aquário, com a agravante de, posteriormente, pensar que estava tratada a saúde do parasita e um pequeno pormenor ou outro e tudo de volta à estaca zero (grandes probabilidades), além do risco elevadíssimo dos pacientes (peixes) morrerem da cura.

Vou experimentar em breve com o filtro ultravioletas, mas sinceramente sem grandes espectativas. Se resultar, maravilha, se não resultar então vou avançar mesmo para estas "bombas atómicas".

Membro Identificado Avatar de Nuno Vaz da Silva
    Data de Ingresso
    30-07-07

Lembro-me de ter visto um grande aquário de referencia começar com os tratamentos em cobre e o resultado foi a desmontagem total do sistema e a desistência no hobby.

Penso que não é preciso tomar atitudes nem medidas drásticas, quando as coisas não são feitas com calma e bem refletidas corre sempre alguma coisa de mal. Percebo que já não tenhas paciência para andar com tratamentos e gastar €, mas isso é tudo resultado de algo que tenhas feito mal no passado.

Porque não decides "recomeçar" tudo com calma e pensar de vez o que pretendes com o aquário?
    É sempre melhor do que fazer pausas no hobby e deixar o tempo passar.

Os filtros UV são muito bons mas também eliminam bactérias essenciais para o sistema, eu tive um filtro UV e acabei por desmontar pois nao notei grandes diferenças do uso do mesmo, penso que se as TPA's forem bem feitas e regulares as coisas caminham no bom sentido...mas claro isto é so a minha opiniao :S

Cumprimentos
    Abraço
    Nuno Silva

Data de Ingresso
    21-06-07

Algumas fotos de 17 Dezembro 2011 para ilustrar a diferença entre a iluminação com todos os espectros ligados e a iluminação apenas com os leds azuis das duas Aquabeam 600 Ultra Reef Blue duplas (sensivelmente equivalente a duas "T5 48W azuis") para o tópico http://www.reefforum.net/showthread.php?23038-Que-cores!!!!!!!!...

[1/2]

O meu ocellaris com as luzes azuis passa a/por um "black ocellaris"

Data de Ingresso
    21-06-07

[2/2]

PS: O Setup da Iluminação na altura das fotos (durante os últimos 5 meses até à data) é o seguinte:
    Iluminação (provisoriamente 72W T8 + 120W LED <=> 312W fluorescentes com consumo de 192W)
    esquema (de trás para a frente):
    =========== Sylvania Aquastar 10000K T8 36W ===========
    ======== Aquabeam600 Marine White Twin LED 24W ========
    ========= Aquabeam600 Reef Blue Twin LED 24W ==========
    ======== Aquabeam500 Marine White Twin LED 24W ========
    =========== Sylvania Aquastar 10000K T8 36W ===========
    Última edição por Artur Fonseca; 17-01-12 às 00:08.

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas,

Mais umas novas fotos... 22 Fevereiro 2012

Data de Ingresso
    21-06-07

E mais estas... 23 Fevereiro 2012

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Está muito engenhosa a bancada da parte de trás. Ainda estás com a mesma iluminação (T8 + Leds)?

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por Nuno Prazeres Ver Post
    Está muito engenhosa a bancada da parte de trás. Ainda estás com a mesma iluminação (T8 + Leds)?
    Boas Nuno,

Obrigado, é bastante simples de fazer as prateleiras, um pouco de eggcrate, uns zip ties e tá feito. Os pilares que as suportam, inicialmente ia mascará-los com xénias brancas mas entretanto há tempos o Veliferum resolveu dar uma razia geral nas xénias... hehe... Agora talvez tente disfarçar aquelas zonas com pociloporas crescidas... ou talvez ainda com encrustramento das montiporas... porque o eggcrate em termos estéticos, mesmo com a coralina, fica sempre um pouco terrível... hehe

Sim, a iluminação mantem-se essa. A luz apenas dos leds nunca gostei muito por ser um pouco direccionada, tipo as HQI e com cintilação, então mantenho as T8 para a luz geral ficar mais homogénea, mais próxima de T5 no geral, e também acho que resulta melhor nas fotografias.

Data de Ingresso
    21-06-07

Vou ver se nos próximos dias actualizo aqui o tópico com as novidades do último meio ano e tal...

A boa notícia é que, não sei se foi a entrada de um Labroides Dimidiatus, ou a instalação de um ultravioletas TMC Vecton2 600, ou ambos em conjunto, o surto de pontos brancos (cryptocarion irritans) que assolou o reef, com altos e baixos, desde Agosto de 2011, no último mês ou dois parece finalmente debelado. Por essa altura voltei de novo com a circulação habitual (duas Tunze 6025 quitadas) e felizmente os peixes já não apresentam sintomas nem pontos brancos.

Membro Avatar de nuno trocado
    Data de Ingresso
    31-10-09

Boas Artur

Ou é da iluminaçao que conseguis-te criar ou da qualidade da agua mas os corais estao com muito boas cores!
    Parabens conseguiste uma variedade de vivos e corais com bastante contraste o que faz do aquario vistoso!

Abraço
    Nuno Trocado

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por nuno trocado Ver Post
    Ou é da iluminaçao que conseguis-te criar ou da qualidade da agua mas os corais estao com muito boas cores!
    Parabens conseguiste uma variedade de vivos e corais com bastante contraste o que faz do aquario vistoso!
    Boas Nuno,

Obrigado pelas palavras.

Em relação às cores dos corais, penso ter essencialmente a ver com o Zeovit, que reduz fosfatos e nitratos, e faz esse processo através da reprodução de bactérias que por sua vez de seguida servem de alimento para os corais, para além de habitualmente deixar a água cristalina.

Entretanto aqui há poucos meses, assisti a um workshop da NanoNatura sobre construção de layouts e paisagismo, e apercebi-me que tinha rocha a mais. O layout que tinha no aquário teria um volume de tanta rocha que esse volume já deveria a médio e longo prazo incluir os corais já crescidos. Então resolvi retirar praticamente tudo o que era reef plates e reef branches para o refúgio. O Sarcophytum (um dos primeiros corais já desde o nano) também está com um tamanho brutal, estou a tentar colocá-lo num canto a ver se tapa menos luz para os corais.

Ainda falta bastante para melhorar o layout mas por enquanto até nem muito mal (já esteve pior)... hehe

Membro Avatar de nuno trocado
    Data de Ingresso
    31-10-09

Boas Artur

Nao conhecia o zeovit parece ser uma boa aposta ja agora onde arranjas isso aqui no norte?
    Ai esse sarcophytum esta gigante conheço bem pois segui o teu topico do nano "recife54"
    que tambem estava 5*

Ja que mantes-te o nano reef por mt tempo e com sucesso nao me queres dar umas dicas
    para o meu nano "Zanzibar Reef" umas sugestoes sao sempre bemvindas!

Abraço
    Nuno Trocado

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por nuno trocado Ver Post
    Nao conhecia o zeovit parece ser uma boa aposta ja agora onde arranjas isso aqui no norte?
    Ai esse sarcophytum esta gigante conheço bem pois segui o teu topico do nano "recife54"
    que tambem estava 5*

Ja que mantes-te o nano reef por mt tempo e com sucesso nao me queres dar umas dicas
    para o meu nano "Zanzibar Reef" umas sugestoes sao sempre bemvindas!
    Boas Nuno,

Este Sarcophytum tem o tal valor de estimação de ter sido dos primeiros corais desde o nano, a par da Sinularia. Enquanto couber cá vai ficando no aquário. hehe

Assim de cabeça, acho que arranjas os produtos Zeovit na Sohal em Matosinhos, na Exoreef na Maia, no Fragário do Norte em Lobão, em lojas online como a BubblesShop, entre outras lojas que não sei confirmar mas que provavelmente também terão ou arranjem por encomenda.

Vou dar uma vista no tópico do teu nano. Algum tipo de dicas em particular que procuras?

Data de Ingresso
    21-06-07

Novidades... 26 Maio 2012

Entrada de dois frags de pocillopora roxa/rosa/violeta/tinto...

Geral do Aquário Frontal e Lateral... espero em breve passar o Sarcopython gigante para o refúgio (está-me a dar cabo do esquema no layout... hehe) e dar um melhoramento geral no layout...

Reactor Fluidizado Deltec FR 509

Até agora tinha usado Carvão Super Activo (Sera) e HR High Retention Activated Carbon (TMC) (num saco de malha na sump) mas o custo deste segundo, por exemplo, eram cerca de 11 euros para 720ml. Este sábado trouxe um carvão Tunze Filter Carbon, 5 litros, por cerca de 20 euros. Muito mais em conta. Espero que uns 5 litros dêem para cerca de 10 meses (tipo cerca de 400 ou 500ml por mês) e penso que igualmente bom.

Tenho tido sorte com o Chelmon. Tem estado ainda no refúgio (junto com um Flavescens e uma Valenciennaea Sexguttata) e felizmente alimenta-se bem. Inicialmente só pegava em krill (ou seria mysis), mas hoje em dia já pega em artémia, mysis e krill, e vai bicando na rocha. Há dias fiz uma tentativa para o apanhar e passar para cima mas não consegui apanhá-lo. Espero por estes dias tirar a rocha do refúgio e caçá-lo, passando-o para cima, para um banquete de aiptásias e majanos. O pobre Chelmon têm tido muita paciência com o Flavescens, este tem-lhe sempre feito marcação cerrada. Mas com os meus "raspanetes" gestuais e já se vai portanto melhor.
    Última edição por Artur Fonseca; 28-05-12 às 02:18.

Data de Ingresso
    21-06-07

Novidades... 31 Maio 2012

Acrescentei mais 24W de iluminação led... Aquabeam 600 Ultra Fiji Blue Twin... utiliza leds XP-E Royal Blue (um tom azul ligeiramente roxo, muito bonito)... nas fotos não dá para ver a verdadeira cor... é um azul claro muito ligeiramente para o roxo...

o tom real ao vivo é algo tipo o azul desta foto...
    Última edição por Artur Fonseca; 01-06-12 às 00:13.

Data de Ingresso
    21-06-07

Novidades do Chelmon...

Entrou no sistema a 23 Fevereiro 2012, directamente para o pseudo refúgio / aquário quarentena...

Aqui a 02 Março 2012 a alimentar-se de krill (ou seria mysis?)...

Hoje em dia, cerca de 3 meses no sistema, permanece no refúgio e está a alimentar-se vorazmente de artémia, mysis e krill, congelados.

Por estes dias hei-de o apanhar e passar para o aquário principal.

Data de Ingresso
    21-06-07

Novidades... 02 Junho 2012

Este Sábado foi dia de uma "pequena grande revolução"...

Retirei o mega Sarcophytum e grande parte da rocha do lado direito para o Refúgio...

Vou tentar colocar um layout minimalista em termos de rocha viva... com mais espaço para peixes e corais.

Uma boa notícia, quando coloquei a rocha no refúgio, com bastantes aiptásias, o Chelmon em menos de um minuto já as andava a bicar, o que é excelente.
    Tive também oportunidade de filmar um vídeo do chelmon a alimentar-se da comida congelada. Dá para ver ele a dar forte no krill, mysis e artémia.

Filmei também o aquário principal e os peixes a atirarem-se aos congelados.

Neste segundo vídeo dá para ver também como ficou o lado direito sem o Sarcophytum e uma parte significativa da rocha viva.
    Última edição por Artur Fonseca; 03-06-12 às 01:31.

Data de Ingresso
    21-06-07

Novidades... 06 Junho 2012

Acrescentei ainda mais 24W de iluminação led, igualmente Aquabeam 600 Ultra Fiji Blue Twin...

As Marine White Twin (Aquabeam600) que tinha adquirido o ano passado por volta de Junho/Julho, há semanas falhou o primeiro led numa das blades, passado uma ou duas semanas, outro led (também primeiro) falhou noutra blade, e últimamente todas as 4 blades Marine White (todos leds brancos) tinham o primeiro led avariado. Hoje em simultâneo com as Fiji Blue, recebi novas Marine White de substituição. Felizmente a TMC dá 5 anos de garantia nos leds. Foi um dos motivos para ter escolhido esta solução das Aquabeam.

E com isto retirei as 2 x calhas T8 de 36W que restavam. A partir de agora, o aquário principal está iluminado exclusivamente por leds. 7 filas de 10 leds na disposição seguinte:

========= Aquabeam600 Fiji Blue Twin LED 24W ==========
    ======== Aquabeam500 Marine White Twin LED 24W ========
    ========= Aquabeam600 Fiji Blue Twin LED 24W ==========

Pelos meus cálculos, 168W de LEDs, equivalente a sensivelmente 336 W fluorescentes (T8/T5), para o aquário com 320 litros úteis.

A partir de agora dá para avaliar a 100% a eficácia desta solução Aquaray.

Data de Ingresso
    21-06-07

Vídeos... 06 Junho 2012

Data de Ingresso
    21-06-07

Fotos.. 06 Junho 2012 [1/2]

Página 10 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 6789101112 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Recife54 - Setup e Diário
    Por Artur Fonseca no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 259
    Último Post: 17-06-10, 17:56
  2. Bombas de circulação e apresentação de setup
    Por Jorge_Gonçalves no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 11-12-08, 12:33
  3. Setup de aquário - 14/10/2006
    Por Antonio Barros no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 4