Página 4 de 12 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 76 a 100 de 282

Tópico: Recife396 - Setup e Diário

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Re: Recife396 - Setup e Diário

Boas Jorge,

Este Flavescens ia fazer um ano em Dezembro... esteve alguns meses no Recife54 e em Junho passou para o novo sistema... estava impecável e bem alimentado (provavelmente o vídeo não dá para mostrar muito bem)... Também não percebi a razão dele ter morrido de um dia para o outro... O tratamento com eritromicina não é suposto afectar os vivos, tanto é que todos os outros permaneceram bem, se bem que terça-feira à noite notei os peixes em geral com uma respiração mais rápida... Na altura, há uns 3 ou 4 horas atrás tinha entrado o novo peixe, o Ambligobius Rainfordi, talvez tenha afectado globalmente o nível de amónia e tenha havido algum pico vitimando o flavescens... não sei... ainda não percebi bem as causas...

Bom saber que as algas chegaram ontem Chegaram bem da viagem?

Abraço
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Citação Postado originalmente por Artur Fonseca Ver Post
    Boas Jorge,

Este Flavescens ia fazer um ano em Dezembro... esteve alguns meses no Recife54 e em Junho passou para o novo sistema... estava impecável e bem alimentado (provavelmente o vídeo não dá para mostrar muito bem)... Também não percebi a razão dele ter morrido de um dia para o outro... O tratamento com eritromicina não é suposto afectar os vivos, tanto é que todos os outros permaneceram bem, se bem que terça-feira à noite notei os peixes em geral com uma respiração mais rápida... Na altura, há uns 3 ou 4 horas atrás tinha entrado o novo peixe, o Ambligobius Rainfordi, talvez tenha afectado globalmente o nível de amónia e tenha havido algum pico vitimando o flavescens... não sei... ainda não percebi bem as causas...

Bom saber que as algas chegaram ontem Chegaram bem da viagem?

Abraço
    Artur

Este hobby tem dessas coisas...se me perguntares porque razão de um momento para o outro perdi 4 peixes (já fiz registro em "ÀquaNeves"),todos com patologias diferentes (em 29 anos de salgados,nunca tal me tinha acontecido),não te sei responder,porque ainda ando à procura do que poderá ter causado esta mortalidade (vê o caso do Ferrer).Mais ainda quando não encontro compatibilidade com os sintomas,quer em literatura,quer em pesquisa via net, sobre doenças conhecidas que ataquem os peixes de reef em cativeiro.
    As algas chegaram bem,agora è deixá-las crescer e uma vez mais o meu obrigado.
    Um abraço

Jorge Neves

Membro Senior
    Data de Ingresso
    10-12-09

Olá a todos! Além de tudo queríamos desejar a maior força ao Artur e que não baixes os braços.

Relativamente a doenças e problemas com os peixes, costumamos consultar 2 sites (em inglês) que têm bastante informação:

Marine Fish Diseases and Parasites

Fish Disease, Diseases of Fish, Medications & Fish Health Treatments

Espero que possamos ter sido úteis e que tudo corra bem daqui para a frente.

Membro
    Data de Ingresso
    30-11-06

Boa noite.

De facto pelo que tens descrito por aqui, a coisa, não está fácil para os teus lados.
    A natureza tem destas coisas.
    Mas na minha opinião há uma coisa que se pode fazer de modo a evitar mais baixas. E dar uns dias de descanso ao sistema, tentar reparar aquilo que entendes que deve ser reparado (algas).
    Mas sem dúvida alguma, tens de deixar de introduzir vivos, pelo menos durante algum tempo, pois; todas as tuas novas compras tem vindo a sucumbir.
    E perder dinheiro e vivos em simultâneo assim como um desgaste psicológico.

(Qaul é o segredo dos aquários salgados).......CALMA

Atentamente.

JOAO MELO
    João Melo

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por Jorge Neves Ver Post
    Este hobby tem dessas coisas...se me perguntares porque razão de um momento para o outro perdi 4 peixes (já fiz registro em "ÀquaNeves"),todos com patologias diferentes (em 29 anos de salgados,nunca tal me tinha acontecido),não te sei responder,porque ainda ando à procura do que poderá ter causado esta mortalidade (vê o caso do Ferrer).Mais ainda quando não encontro compatibilidade com os sintomas,quer em literatura,quer em pesquisa via net, sobre doenças conhecidas que ataquem os peixes de reef em cativeiro.
    As algas chegaram bem,agora è deixá-las crescer e uma vez mais o meu obrigado.
    Boas Jorge,

Realmente há perdas em que temos dificuldade em descobrir a causa das doenças. Sendo os reefs um sistema fechado, à partida estaria inclinado a considerar a origem em algumas entradas: água natural do mar; água da companhia para osmose; novo vivo/coral... Além disso, possivelmente há a hipótese do "crash", que li que poderá acontecer a aquários com 3 ou mais anos, com a libertação de substâncias acumuladas no areão...
    Bom saber que as algas chegaram bem. Aquelas tipo videiras costumam ser apreciadas por alguns herbívoros (Nasos, ...).

Citação Postado originalmente por Helena Pais Ver Post
    Olá a todos! Além de tudo queríamos desejar a maior força ao Artur e que não baixes os braços.

Relativamente a doenças e problemas com os peixes, costumamos consultar 2 sites (em inglês) que têm bastante informação:

Marine Fish Diseases and Parasites

Fish Disease, Diseases of Fish, Medications & Fish Health Treatments

Espero que possamos ter sido úteis e que tudo corra bem daqui para a frente.
    Boas Helena,

Obrigado pela força e pelas dicas do site. Antes dos reefs já tive aquários de água doce e algumas perdas que custaram bastante. Neste caso do Flavescens foi uma das piores, mas ultrapassa-se... Como aconteceu esta baixa, e como alguém me falou numa loja sobre a agressividade desta espécie, provavelmente vou adiar um pouco a entrada de um novo Flavescens, para entrar um ou outro cirurgição tipo Naso, Japonicus, Strigosus, ... e entrando por último o Flavescens, haverá menos agressividade entre eles...

Citação Postado originalmente por João_Melo Ver Post
    De facto pelo que tens descrito por aqui, a coisa, não está fácil para os teus lados.
    A natureza tem destas coisas.
    Mas na minha opinião há uma coisa que se pode fazer de modo a evitar mais baixas. E dar uns dias de descanso ao sistema, tentar reparar aquilo que entendes que deve ser reparado (algas).
    Mas sem dúvida alguma, tens de deixar de introduzir vivos, pelo menos durante algum tempo, pois; todas as tuas novas compras tem vindo a sucumbir.
    E perder dinheiro e vivos em simultâneo assim como um desgaste psicológico.

(Qaul é o segredo dos aquários salgados).......CALMA
    Boas João,

De facto tenho tido um número de baixas considerável nos últimos tempos... não é normal... de qualquer forma discordo da dica da Calma e de deixar o Aquário descansar... pois nem todas as novas entradas tiveram baixas... a Salarias continua lá (apesar de cada vez mais magra... suspeito da captura com cianeto)... o Haliochoeres Marginatus continua óptimo e cresceu muito... o Ambligobyus Rainfordi, que entrou na véspera da perda do Flavescens também continua bem (apesar de estar refugiado abaixo de um eggcrate, para fugir às ameaças/investidas do Marginatus.. hehe)... portanto o azar foi ter adquirido um número de peixes significativo com problemas de doença muito provavelmente já vindos dos importadores... na entrada em simultâneo do Naso e do Ocyrrhites poderia ter optado por dias diferentes, mas acho que não foi por isso que os problemas surgiram... Acho que terei é de ter mais atenção aos peixes nas lojas, ao comportamento, alimentação, esperar uns dias após recém-chegada, etc. Por exemplo os camarões (Amboinensis e Debelius), provavelmente dos mais sensíveis, continuam óptimos

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Membro Senior
    Data de Ingresso
    10-12-09

Olá Artur...

Tive uma salária que morreu por falta de apetite, tal facto, aconteceu com outras duas num outro aquário.

Salárias, nunca mais! Depois de ter andado a estudar quais as alternativas para a substituir, encontrei a Blenniella. São uns Tangs autênticos que apesar de serem herbívoros comem de tudo. A nossa é a primeira a atacar os flocos, mysis e artémia.

Abraço e força aí...

Lena e Pedro

Membro
    Data de Ingresso
    30-11-06

Boas Artur.

Bom sabe como se diz: Para os problemas dos outros temos sempre boas soluções.
    Quando fazemos um comentário ele é feito de forma ajudar e nunca de forma destrutiva

Só posso dizer, que desejo que superes rapidamente esse pequeno descontrolo, de forma a poderes colocar esse aquário á tua imagem.

Abraço.

João Melo.
    João Melo

Membro Identificado Avatar de Nuno Vaz da Silva
    Data de Ingresso
    30-07-07

Boas Artur, estive a ler o teu setup e ainda não consegui perceber porque é que só manténs o escumador ligado 8 a 10h por dia??

isso devia funcionar as 24h
    Abraço
    Nuno Silva

Data de Ingresso
    21-06-07

Tive uma salária que morreu por falta de apetite, tal facto, aconteceu com outras duas num outro aquário.

Salárias, nunca mais! Depois de ter andado a estudar quais as alternativas para a substituir, encontrei a Blenniella. São uns Tangs autênticos que apesar de serem herbívoros comem de tudo. A nossa é a primeira a atacar os flocos, mysis e artémia.
    Boas,

A minha salária ainda vive, mas tem aparecido pouco, ontem vi-a ao final do dia, parece estar muito parada e a definhar... Além do problema da hipótese da captura com cianeto, fiquei a saber que há também a hipótese de ter sofrido um tratamento prolongado de cobre (usado pelos importadores e lojistas para eliminarem parasitas dos peixes), que quando excede o tempo máximo recomendado, afecta e dá cabo do fígado, levando a que apesar de continuar a alimentar-se, a curto ou médio prazo acaba por não sobreviver com a perda de peso...

Essa Bleniela é a chrysospilus? Uma que aparece num vídeo no vimeo.com de um aquário americano (Reef HD), é realmente linda, até gostava de ter uma assim, se bem que era difícil encontrar aqui nas lojas e na altura não sabia muito bem que ao adquirir a Salarias Fasciatus, não poderia depois juntar uma Ramosus ou outra espécie da mesma família devido a agressões entre elas... Por acaso vi uma no Fragário do Norte... Mas para já vou aguardar a evolução da salária (sem grandes expectativas)...

Citação Postado originalmente por João_Melo Ver Post
    Bom sabe como se diz: Para os problemas dos outros temos sempre boas soluções.
    Quando fazemos um comentário ele é feito de forma ajudar e nunca de forma destrutiva

Só posso dizer, que desejo que superes rapidamente esse pequeno descontrolo, de forma a poderes colocar esse aquário á tua imagem
    Boas João,

Agradeço todos os comentários e certamente não considerei o teu como "destrutivo". Apenas tentei contrapor o diagnóstico de problema/desequilíbrio do sistema com o que eu suponho ser mais provável, a aquisição de peixes com problemas já na importação.

Obrigado pela força e peço desculpas se não me expressei da melhor forma...

Citação Postado originalmente por Nuno Vaz da Silva Ver Post
    Boas Artur, estive a ler o teu setup e ainda não consegui perceber porque é que só manténs o escumador ligado 8 a 10h por dia??

isso devia funcionar as 24h
    Boas Nuno,

A explicação possivelmente estará apenas no tópico da montagem e instalação e é bastante simples... tenho o sistema no quarto, pelo que pelo menos 8 horas por dia tem de estar desligado pois ainda é um pouco ruidoso... Quanto arranjar um escumador Alpha da Vertex com bomba Mini Reddragon, aí já terá mais liberdade de funcionamento

Data de Ingresso
    22-07-07

Artur

As "Salárias"precisam de verde...algas filamentosas não lhe pega,assim como em algas leofilizadas se presas na mola.
    O que podes tentar è humedecer as ditas algas,aplicá-las a uma qualquer suprficie e deixar secar,só então colocar no àqua.
    È uma possibilidade que pode dar certo...ou não.
    Um abraço

Jorge Neves

Membro Senior Avatar de vasco.gomes
    Data de Ingresso
    27-10-09

Artur

As "Salárias"precisam de verde...algas filamentosas não lhe pega,assim como em algas leofilizadas se presas na mola.
    O que podes tentar è humedecer as ditas algas,aplicá-las a uma qualquer suprficie e deixar secar,só então colocar no àqua.
    Um abraço

Jorge Neves
    Olá, a minha Salaria ramosus vai á mola e come a Nori dos Tangs
    Curiosamente o labroides tb la vai.

Cumprimentos.

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas,

Citação Postado originalmente por vasco.gomes Ver Post
    Olá, a minha Salaria ramosus vai á mola e come a Nori dos Tangs
    Isso era mesmo o ideal A minha acho que só pega em alguma alga das rochas e do vidro traseiro, principalmente algumas filamentosas e aqueles pontos verdes nos vidros... ainda tem destas algas mas com o tempo emagreceu a olhos vistos... hoje ainda não a vi... ontem já me parecia em bastante mau estado...

Boas Jorge,

Além das algas filamentosas na rocha e parede da coluna seca, e as "green spots" no vidro traseiro, acho que nunca a vi pegar em mais nada... Quando comecei a notá-la bastante magra, no início da semana passada, coloquei chaetomorpha, uns pedaços de ulva (alface-do-mar) e mair alguma caulerpa racemosa, portanto penso que tem alguma escolha de macro-algas, só que pelo menos que me tenha apercebido, nunca a vi tocar-lhes... Ela na loja, salvo erro finais de Julho, estava bem gorda, estava num aquário com uma "floresta" de caulerpa taxifolia... essa macro-alga por acaso não tenho no meu sistema, mas as outras acho que seriam alternativas... Falta de apetite provavelmente não será pois anteontem ainda continuava a bicar no vidro traseiro... Suspeito que esteja mesmo doente...

Data de Ingresso
    21-06-07

E o Rainfordi está desaparecido deste ontem... Procurei na coluna seca, Sump, filter bag, mas até agora não vi sinal dele... Tenho de observar com mais calma e em mais pormenor...

Data de Ingresso
    22-07-07

Artur

Não sei mais que possa dizer ,a minha nunca pegou em filamentosas e temos companheiros de hooby de que tenho conhecimento, que não conseguem manter as suas "Salárias"...a minha vai para três anos e sempre que tenho menos algas a crescer no àqua,è vê-la emagrecer...tão depressa esse suprimento seja reposto (maior carga orgãnica),logo volta a ficar roliça.
    Agora(...),faz uma pausa,analiza bem o teu sistema,perde algum tempo em observação,analiza todo o processo de montagem (não esqueças o antibiótico) e reflete sobre tudo isso(...)para tentares encontrar causas possíveis.
    Como referi,o uso de antibióticos exige muitas TPAs e adição de elementos traço...e tão depressa,não colocava + peixes,até ter a certeza de que o sistema tinha recuperado.
    Um abraço

Jorge Neves

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Artur

Pára com introduções...
    A melhor forma de ver a estabilidade de um aquário é olhar para os corais.
    Eles só crescem quando o ambiente que os rodeia está estável.

Exemplos:
    1. Tenho um Duncan que esteve 6 meses no aquário, com 2 cabeças e sem crescimentos. Algures, na parte final do ano passado foi vê-la começar a crescer...

2. Tenho uma montipora prato de cor verde. Esteve castanha, perdeu tecido até ser ver a cola epoxy. De repente, algures, na parte final do ano passado foi vê-la começar a crescer e ganhar o verde... Até me recordo que na altura julgava que tinha bugs no coral... e o que estava a ver era pólipos...

O que alterei na parte final do ano passado? Nada.
    Apenas um planeado aumento de peixes que se traduziu em maior carga orgânica que todos os corais agradeceram. Mais ou menos 6 meses depois do re-arranque do povoamento do sistema.

Deixa isso rolar. Um peixe por mês é uma boa opção.
    Contra a instabilidade de um aquário... apenas dar tempo ao tempo.

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Membro Senior Avatar de vasco.gomes
    Data de Ingresso
    27-10-09

Também me esqueci de dizer que a minha come artémia, flocos, etc
    Alias é uma lorpa de primeira, não trabalha nada. É so encher a pança....

Cumprimentos.

Data de Ingresso
    21-06-07

Fotos... 13 Setembro 2010 [1/2]

Momentos antes do início do tratamento das cianos com ESE 1000...

Além do problema das cianos, de notar que os vidros se encontravam cheios de algas e micro-algas pontos verdes, devido ao limpador magnético com lâmina ter de ser substituído (enferrujou todo...). Entretanto no dia seguinte já foram limpos um pouco, e nos dias seguintes já impecáveis.

Última edição por Artur Fonseca; 30-09-10 às 17:13.

Data de Ingresso
    21-06-07

Fotos... 13 Setembro 2010 [2/2]

Última edição por Artur Fonseca; 30-09-10 às 17:16.

Membro Senior
    Data de Ingresso
    10-12-09

Olá Artur...

As fotos do post #93 ficaram muito pequenas... não dá para ver bem a evolução...

Att.
    Lena e Pedro

Data de Ingresso
    21-06-07

As fotos do post #93 ficaram muito pequenas... não dá para ver bem a evolução...
    Olá,

Estava a editar os posts e os links para o photobucket... agora as fotos já deverão estar ok, com imagens pequenas clicáveis para imagens com mais resolução

Membro Senior
    Data de Ingresso
    10-12-09

Já estão melhores...

Sei que andas a combater essas pragas todas e ainda não cuidaste muito do layout, mas não será essa disposição de rocha (a cobrir o areão quase todo) que te esteja a criar zonas de pouca circulação no fundo do aquário, entre rochas?

No nosso aquário são as algas filamentosas verdes que nos andam a chatear, assim como alguns dinoflagelados...

Data de Ingresso
    21-06-07

Sei que andas a combater essas pragas todas e ainda não cuidaste muito do layout, mas não será essa disposição de rocha (a cobrir o areão quase todo) que te esteja a criar zonas de pouca circulação no fundo do aquário, entre rochas?
    A rocha de facto estava cheia de filamentosas e cianos um pouco por todo o lado. Mas o facto dos vidros na altura das fotos estarem completamente cheios de algas acho que tornou o aspecto geral ainda pior Daqui a pouco vou colocar fotos do dia seguinte, aproximadamente 24 horas de tratamento, nota-se logo uma melhoria muito significativa. E entretanto, outras fotos, em que o sistema já está com ainda melhor aspecto.

Data de Ingresso
    21-06-07

Novidades... 06 Outubro 2010

Novo Equipamento...

Reactor de Fosfatos Custom Reef adquirido em segunda mão, em óptimo estado e a um preço mais acessível. Instalado a 07 Outubro 2010, externamente à sump, alimentado por bomba Eheim de 150-300l/h, com a bomba interna de remexer a media (Aquamedic) em funcionamento contínuo, nesta fase inicial de testes.

Com níveis de fosfatos habitualmente elevados (0.5 a 1.0ppm), espero com o reactor conseguir minimizá-los, o que será muito útil para resolver certos problemas, pois os fosfatos estão na raíz de muitos problemas: das micro-algas, da reprodução acelerada das aiptásias, do stress geral nos corais SPS, etc.. Com as macro-algas e mangues, nos últimos tempos os fosfatos baixaram um pouco, tendo medido no início desta semana 0.5ppm de fosfatos.

Após um mês de Setembro negro, com 5 baixas de peixes, decidi decretar três meses de luto, sem entradas de novos vivos com excepção de um ou outro estritamente necessário ou útil para combater alguma praga... E assim aproveito para neste tempo investir mais em equipamento e melhorar o sistema.

Data de Ingresso
    21-06-07
    Última edição por Artur Fonseca; 08-10-10 às 23:24.

Data de Ingresso
    21-06-07

Fotos... 14 Setembro 2010 [1/3]

24 horas após início de tratamento das cianobactérias com Eritromicina...

Última edição por Artur Fonseca; 09-10-10 às 04:33.

Página 4 de 12 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Recife54 - Setup e Diário
    Por Artur Fonseca no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 259
    Último Post: 17-06-10, 17:56
  2. Bombas de circulação e apresentação de setup
    Por Jorge_Gonçalves no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 11-12-08, 12:33
  3. Setup de aquário - 14/10/2006
    Por Antonio Barros no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 4