Página 5 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 125 de 282

Tópico: Recife396 - Setup e Diário

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Re: Recife396 - Setup e Diário

Fotos... 14 Setembro 2010 [2/3]

Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Data de Ingresso
    21-06-07

Fotos... 14 Setembro 2010 [3/3]

Última edição por Artur Fonseca; 11-10-10 às 17:41.

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Data de Ingresso
    21-06-07
    Última edição por Artur Fonseca; 11-10-10 às 19:56.

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Artur

De facto a "Salária",está super magra!!!
    O àqua aparenta estar bem de saúde,assim como os restantes peixes.
    Um abraço

Jorge Neves

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas,

Desculpem o atraso nas respostas...

Citação Postado originalmente por Jorge Neves Ver Post
    Não sei mais que possa dizer ,a minha nunca pegou em filamentosas e temos companheiros de hooby de que tenho conhecimento, que não conseguem manter as suas "Salárias"...a minha vai para três anos e sempre que tenho menos algas a crescer no àqua,è vê-la emagrecer...tão depressa esse suprimento seja reposto (maior carga orgãnica),logo volta a ficar roliça.
    Agora(...),faz uma pausa,analiza bem o teu sistema,perde algum tempo em observação,analiza todo o processo de montagem (não esqueças o antibiótico) e reflete sobre tudo isso(...)para tentares encontrar causas possíveis.
    Boas Jorge, acho que me terei enganado no tipo de algas... ela bicava nas rochas e na parede da coluna seca, pensava que eram algas filamentosas mas pode ser outro tipo de alga... No vidro traseiro é que há muitos "green spots" e acho que gosta destas.
    O aquário continua com um problema de aiptasias, e com um surto de algas, incluindo macro-algas, que espero tentar resolver com entrada de um peixe-folha tomentosus e com um herbívoro tipo ctenochaetos ou siganus, proximamente. Continuo a achar que tive azar nos peixes adquiridos, com problemas já na importação, pelo que estariam condenados à partida... Felizmente os habitantes residentes há mais tempo não tiveram os mesmos sintomas (tipo, flagelados intestinais, ...).

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post
    Pára com introduções...
    A melhor forma de ver a estabilidade de um aquário é olhar para os corais.
    Eles só crescem quando o ambiente que os rodeia está estável.
    Boas Pedro, ainda tenho problemas com alguns corais, nomeadamente SPS, tipo acropora formosa, seriatopora e pocilopora... mas devido a níveis elevados de fosfatos, acho... a ver se com o reactor as coisas melhoram... ainda me falta também arranjar a osmose... De qualquer forma o problema foi os peixes, muitas baixas num mesmo mês, mas por exemplo a Salarias já estava no sistema desde meados de Julho...

Citação Postado originalmente por vasco.gomes Ver Post
    Também me esqueci de dizer que a minha come artémia, flocos, etc
    Alias é uma lorpa de primeira, não trabalha nada. É so encher a pança....
    hehe... pois o ideal era interessar-se por alimentos secos e congelados... mas a minha aparentemente só gostava de algas... e ela bicava vidros, rocha... mas continuava a emagrecer... então, ou o sistema não gera algas suficientes ou ela teria algum problema interno...

Citação Postado originalmente por Jorge Neves Ver Post
    De facto a "Salária",está super magra!!!
    O àqua aparenta estar bem de saúde,assim como os restantes peixes.
    Boas Jorge, pois... infelizmente um ou dois dias depois daquele vídeo acho que ela desapareceu... e quase uma semana sem aparecer, lá fui remexer nas rochas e acabei por encontrar os restos dela...
    Provavelmente daqui a uns tempos apostarei noutra espécie da mesma família mas diferente, tipo uma Ramosus, ou melhor ainda, uma Blenniela Crisospilus... mas que estejam habituadas a comida seca e congelada, para ver se são mais fáceis de manter

Membro Senior
    Data de Ingresso
    10-12-09

Olá, Artur!

Antes de mais, lamento o sucedido com a Salária, mas realmente é um "bichinho" complicado...

No início do nosso aquário Sera (130l), por conselho do lojista, comprámos também uma salária que acabou por emagracer a olhos vistos, pois deixou de "picar" nas poucas algas que tínhamos para passar o dia deitada em cima do termómetro digtal (qual sereia!)... Passada a fase da "piada" da situação, dado o seu gradual emagrecimento, resolvemos apanhá-la e levá-la para a loja, onde havia mais alga/ alimento. Ela engordou a olhos vistos! Infelizmente, o lojista fechou e não sabemos do seu paradeiro, muito embora acreditemos que foi vendida.
    Ao mesmo tempo, a salária do meu pai morreu de fome... Tratando-se do peixe favorito do meu pai, este voltou a comprar outra, sendo-lhe garantido que comia mysis (que não havia na loja na altura da compra), mas não comia! Já magra, e com a sentença de morte lida, começou a comer mysis e flocos e engordou, engordou e engordou... até ao dia em que deixou de comer e emagreceu até sucumbir.

Actualmente, no nosso novo aquário, mantemos uma blenniella chrysospilus que, para nossa felicidade come tudo (tudo, tudo mesmo, até a "caca" dos vizinhos!). É um peixe lindíssimo que eu (Helena) queria muito manter, no entanto tinha conhecimento de muitos saltos para o tapete. Arriscámos, mas em consciência: tapámos o aquário com duas folhas de acrílico durante a noite e, em 2 ou 3 dias, deixou de dar sinais do nervosismo da chegada.

O nosso novo lojista só compra peixes na TMC e, quanto a isso só posso fazer uma observação: Nota 10. Os peixes são saudáveis, comem seco e congelado (até as salárias) e, acima de tudo, não trazem crypto! Por isso, valem mais este(s) ou aquele(s) euro(s) que pagamos por eles e na certeza de não testemunharmos as suas mortes, que é o factor mais importante.
    Até agora tivemos uma baixa de uma Decora do meu pai, que morreu, apesar do tratamento, com parasitas intestinais.

Espero que ninguém nos leve a mal pelo que te vamos aconselhar de seguida, mas se estivéssemos na tua posição, fazíamos uns quilómetros e comprávamos os vivos no Carlos Mota, pois foi-nos dito pelo nosso lojista que ele também compra na TMC.

Não querendo que adormeças a ler esta intervenção, deixa-me só referir às aiptásias. Uma vez que ainda não tens o layout definido e tens possibilidade de retirar as rochas com facilidade do aquário, já pensaste em "tratar da saúde" às aiptásias?
    O meu namorado prepara um papa de kalk que passa para uma seringa com agulha. De luvas e rocha na mão, dá um banho localizado às aptásias, raspando os restos com a agulha e, de seguida, a rocha leva um banho de água salgada com uma seringa maior (daquelas que se usam na alimentação das pessoas acamadas) e volta para o aquário. Não temos aiptásias, mas o meu pai tem, e muitas. Por isso, cada vez que trocamos um coral, ou o trazemos para ver se se dá melhor no nosso aquário novo, tudo tem de passar por esse tratamento. Funciona, pois não voltaram a aparecer!
    Quando tiveres oportunidade, experimenta.

Perdão pelo alongado testamento!
    Fica bem,
    Helena e Pedro

Membro Identificado Avatar de joaoTomas
    Data de Ingresso
    14-01-10

Bem eu devo ser um sortudo com a minha salaria, é que o prato favorito dela é TUDO! sempre que deito granulado ela vem logo e mete-se à frente do cirurgiao e sixline vejam la...quando nao lhe dou comer é vê-la a pastar no areao a comer diatomáceas. Mas o mais engraçado é quando chego a casa, é vê-la logo no cimo de uma rocha (sempre a mesma, que está por baixo do sitio que deito o comer) à espera que eu lhe dê comer. Tenho imensa pena das vossas perdas e que tenham a mesma sorte que eu para a proxima.

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas,

O Halichoeres Marginatus anda um bocado agressivo, mesmo para os palhaços e para os chromis... E quando arranjei um Rainfordi acho que foi pelas investidas dele que o peixe se refugiava cheio de medo, tanto que dois ou três dias depois desapareceu. Encontrei-o há dias, cerca de 3 semanas após última vista, no tubo ladrão (que por azar está seco por norma)... Entretanto, também o vi perseguir uma Valenciana Puellaris, que não durou 2 dias, deixei de a ver. Não sei se está viva e escondida, já procurei por todo o lado, mas não encontro nem sinais dela, e em alguns momentos vi o Marginatus a persegui-la.

Então isto tudo, para decidir dar início e abrir as hostes, para a Grandiosa Caça ao Marginatus. O tipo é extremamente rápido, com a rede não tenho hipótese. Hoje fiz duas armadilhas, DIY, daquelas que se fecham largando/puxando um fio. Pretendo apanhá-lo para tentar trocar numa loja. Tentei com rede durante a semana. Hoje coloquei as armadilhas. Vou dar-lhe mais dois ou três dias. Espero conseguir apanhá-lo com uma das armadilhas. A boa notícia é (e má notícia para o Marginatus) que tenho toda a rocha viva solta, então se ele decidir complicar, em duas ou três horas, retiro-a toda para um balde e lá vai ele de rede.

Data de Ingresso
    21-06-07

Após algumas semanas com o reactor de fosfatos, fiz há dias um teste e agora ronda os 0.25 ou menos, portanto está a funcionar bem. Os níveis habituais eram normalmente entre 0.5 e 1.0 ppm. Ainda me falta arranjar a osmose, e também tenho colocado alimento congelado, talvez por isto ainda não chegaram perto dos 0 ppm.

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas Helena,

Obrigado pelas informações. Realmente agora irei ter mais cuidado na compra dos peixes, de preferência esses da TMC, pois à partida só chegam às lojas exemplares já ambientados, alimentados e sem doenças. Já comprei uns peixes no Carlos, são realmente de boa qualidade, da TMC. Aqui perto na Sohal também costumam receber vivos TMC.
    Em relação às aiptásias, uma vez tive uma praga ainda no nano, e resolvi tirar a rocha fora e queimar com um ferro de soldar. Foi lindo, consegui eliminar pelo menos 2/3 das que estavam na rocha. O problema é que um ou dias depois, elas voltaram e aparentemente ainda em maior número... hehehe... então a partir daí fiquei desmotivado a eliminá-las manualmente. Prefiro predadores naturais. Estou a pensar proximamente adquirir umas berghias, num site inglês, que tem bom preço (cerca de 30 e poucos euros um trio), apesar das despesas de envio elevadas, praí 35 euros, devido à necessidade de chegarem dum dia para o outro. Mas ao menos, estas devem arrasar literalmente a praga. De qualquer forma, esse método para eliminá-las parece bastante eficaz também. Dependendo do sucesso com outros predadores, vou considerar mais tarde essa opção.

Boas João,

Acho que foi mesmo azar... na saúde da salária, ou no estado do aquário com poucas algas... mais tarde vou tentar de novo, provavelmente com uma Blenniela ou uma Ramosus. Obrigado pela força.

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas Notícias...

A Grandiosa Caça ao Marginatus terminou com sucesso. Mas não foi fácil...

Durante três dias, com as armadilhas (garrafão de plástico), no terceiro dia ainda chegou perto da entrada, mas deve ser esperto, nunca arriscou entrar. Por acaso o folha entrou duas ou três vezes, na boa, mas o Marginatus deve ter um sexto sentido...

Tem umas tácticas de fuga muito eficazes... Tive de retirar praticamente toda a rocha viva do lado direito (tipo 1/3 do total), local onde ele se costumava refugiar e de difícil visualização. Após algumas tentativas, lá houve uma altura que o vi mergulhar na areia, sem rocha à volta. Coloquei a rede mais ou menos no local. Com uma vara plástica fui picando a areia e lá saiu dele, directamente para a sesta.

Levei-o hoje a uma loja. Consegui trocá-lo por um mandarim.

E proximamente, tento de novo um ambligobius e/ou uma Puellaris, dão muito jeito para limpar o areão.

Membro Identificado Avatar de Bruno JR Silva
    Data de Ingresso
    15-12-09

Citação Postado originalmente por Artur Fonseca Ver Post
    Levei-o hoje a uma loja. Consegui trocá-lo por um mandarim.
    Um Mandarim num aquário tão novo?
    Tens a certeza que come congelado ou outra coisa qualquer que não seja comida viva?

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por Bruno JR Silva Ver Post
    Um Mandarim num aquário tão novo?
    Tens a certeza que come congelado ou outra coisa qualquer que não seja comida viva?
    Boas,

Na loja comia artémia congelada. E aqui em casa, no aquário, já tenho visto camarões mysis junto à coluna seca. Entretanto vou pescando mais bicharada da Sump para cima.

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas,

Umas fotos e vídeo desta quinta-feira... 04 Novembro 2010

Recife396 - 04 Novembro 2010 - Geral [Youtube]

Recife396 - 04 Novembro 2010 - Geral [Vimeo]

Membro Identificado Avatar de Antonio Gameiro
    Data de Ingresso
    13-04-08

Boas Artur,

Parabéns pelo Akua mas principalmente pela atitude e forma de estar no Hobby

Parece que tem uns dos problemas resolvidos, incompatibilidade intra especies...com o marginatus fora do baralho parece que reina a paz

Relativamente as aiptasias a solução do A. tomentosus é um pouco arriscada, comprei um ha tempos com esse objectivo mas o tipo atirou-se aos LPSs e tive que o devolver. Mas ha experiências positivas...

Um peixe que acho espectacular é o C. pencilligerus e o seu é um exemplar magnifico. Também já tive um que tinha um comportamento muito interessante mas morreu, penso devido ao stress( Z. flavescente e dois Centropiges continuamente mordiam-lhe as barbatanas) e fome( foi 3 dias de ferias e quando voltei estava morto).
    Peço-lhe que me dê as informações possiveis relativamente ao seu, que desde já agradeço, porque estou a pensar adquirir um novamente (já que o akua agora esta mais calmo):
    o meu era lento na alimentação portanto nunca comia o suficiente, acontece o mesmo com o seu?
    as barbatanas do seu parecem em bom estado, nunca estiveram ratadas pelos outros peixes?
    considera-o completamente reef-safe relativamente aos corais e outros invertebrados( crustaceos, moluscos, etc). Nos seus videos vejo-o com frequencia a bicar na rocha(acho eu) o que estará a comer?
    que tipo de alimentos fornece e com que frequência?
    adquiriu-o com que tamanho? adulto, juvenil?
    Toda e qualquer outra informação que achar relevante, agradecia.

Peço desculpa pelo extenso "inquerito", mas a sua experiência bem sucedida com esse exemplar é de aproveitar, no bom sentido claro. Muito obrigado.

Cumprimentos

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas António,

Por coincidência estava neste momento a preparar umas fotos para postar aqui no tópico que já não actualizava há uns tempos...

Sobre o peixe-folha, na realidade quando o trouxe tinha como objectivo tentar livrar-me as aiptásias, mas só uns tempos mais tarde me apercebi que era o outro peixe-folha (tomentosus) potencial predador natural das aiptásias...

O Penincilligerus houve uma altura em que cheguei a pensar em o trocar, pois é uma espécie que realmente não é bem reef-safe... O meu tudo o que mexe e que lhe caiba na boca (por acaso nem é muito larga mas as bicadas dele são impressionantes, até me arrepio... hehe), nomeadamente fireworms, copepods, ofiurídeos, entre outra bicharada especialmente de pequena dimensão. Uma vez quando perdi um amboinensis no nano, cheguei a suspeitar do folha... No entanto, neste sistema já pude verificar que não terá sido ele o responsável, pois tem um amboinensis, debelius, espinho, seticaudata e já o vi junto a eles e não os ataca. Por outro lado, uma ou outra vez, já o vi bicar um nassário, e uma vez um ofiuro que estaria numa das bombas de circulação e foi em queda para o areão, levou uma bicada do folha, mesmo em cheio, até doeu... hehe.. Resumindo, diria que é mau para a bicharada mais pequena, que em reefs serão úteis, nomeadamente os copepods, ofiuros... Em relação a corais, o único momento, mais um arrepiante, foi quando aliemtava os peixes no nano com granulados, e invariavelmente uma ou outra vez, os granulados iam parar nas euphyllias e o folha não fazia cerimónia, mandava uma bicada (acredito que com o objectivo único que apanhar o granulado), que aquilo era tipo uma poda localizada (via-se um ou outra ponta de euphyllia a deambular pela coluna de água). Felizmente, tanto quanto me apercebi, isso não foi significativamente grave para as euphyllias, pois continuavam saudáveis, não notei perda visível de tamanho e porventura até fomentava o crescimento de novos pólipos. Em resumo, cheguei a considerar tirá-lo, mas já me tinha afeiçoado e ele apesar do poder das mandíbulas arrepiante, no geral para todos os peixes é totalmente pacífico, e até agora, além do referido acima, não observei ou notei quaisquer outros danos e estragos mais significantes. Trouxe-o da loja com cerca de uns 4cm, salvo erro, portanto bem pequenito. A alimentação nunca foi um problema, basicamente come de tudo (se bem que parece não apreciar muito algas/vegetais... hehe). E uma das coisas que ele mais me marca positivamente é que de todos os peixes, é aquele que vem ter junto ao vidro, sempre que estou por perto, é raro assustar-se (só quando por exemplo vamos tentar apanhá-lo com rede ou outro movimento mais ameaçador da nossa parte). E parece um cachorro, está sempre esfomeado. Se me perguntar se hoje voltaria a arranjar um exemplar desta espécie... provavelmente não... devido ao facto de ser predador de alguma bicharada útil... se bem que pensando melhor, até um chelmon rostratus limpa grande parte dessa bicharada... portanto, acho que cada caso é um caso... no deste, tem-se portado bem, então ainda não tive motivos suficientes para me livrar dele...

Data de Ingresso
    21-06-07

Novas fotos... 15 Outubro 2010 [1/3]

Um pouco atrasadas... de há quase dois meses atrás...

Última edição por Artur Fonseca; 13-12-10 às 04:37.

Data de Ingresso
    21-06-07

Novas fotos... 15 Outubro 2010 [2/3]

Data de Ingresso
    21-06-07

Novas fotos... 15 Outubro 2010 [3/3]

Última edição por Artur Fonseca; 13-12-10 às 04:25.

Data de Ingresso
    21-06-07

Novas fotos... 22 Outubro 2010

Particularmente de eremitas...

Última edição por Artur Fonseca; 13-12-10 às 05:28.

Data de Ingresso
    21-06-07

Novas fotos... 24 Outubro 2010

Última edição por Artur Fonseca; 13-12-10 às 16:36.

Data de Ingresso
    21-06-07

Fotos... 27 Outubro 2010

Chegada do Diadema Setosum

Data de Ingresso
    21-06-07

Fotos... 28 Outubro 2010

Protótipo da armadilha 1 para caça ao marginatus... que não serviu para o efeito... hehe

Última edição por Artur Fonseca; 13-12-10 às 17:26.

Data de Ingresso
    21-06-07

Fotos... 01 Novembro 2010

Chegada do Strigosus...

Última edição por Artur Fonseca; 13-12-10 às 18:13.

Data de Ingresso
    21-06-07

Novas Fotos... 02 Novembro 2010

Chegada do Mandarim e do Veliferum pós captura do Marginatus

(em actualização...)
    Última edição por Artur Fonseca; 13-12-10 às 18:32.

Página 5 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Recife54 - Setup e Diário
    Por Artur Fonseca no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 259
    Último Post: 17-06-10, 17:56
  2. Bombas de circulação e apresentação de setup
    Por Jorge_Gonçalves no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 11-12-08, 12:33
  3. Setup de aquário - 14/10/2006
    Por Antonio Barros no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 4