Página 8 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 456789101112 ÚltimoÚltimo
Resultados 176 a 200 de 282

Tópico: Recife396 - Setup e Diário

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Re: Recife396 - Setup e Diário

Citação Postado originalmente por Antonio Gameiro Ver Post
    Essa Valenciennea parece ser uma maquina a tratar do areão, muito bonita, interessante e concerteza util. Julgo ser das especies que "trabalham" sempre junto ao areão e desta forma não turvam a agua? Será? ou turva sempre um bocadinho? Agradecia a tua opinião.

O Aquario esta bonito e com muita vida e apesar de o layout não estar terminado, tem um aspecto muito natural.

Julgo que vais deixar o caranguejo, é corajoso mas aplaudo, Biodiversidade
    Boas António,

A Puellaris está a fazer um trabalho simplesmente fantástico. Os nassários, estrela de areão e strombus ajudam a limpar o areão, mas a Vlenciennea faz melhor (ou muito melhor) a uma velocidade impressionante. Chegou faz hoje três semanas e tem limpado o areão de forma impecável. Esta espécie de facto não tem tanto aquela tendência de levantar a areia e esta cair sobre os corais, fica normalmente na areia a mastigar e por vezes a escavar e fazer dunas. Há outras Valencienneas, por exemplo aquelas de cabeça amarela e corpo branco, que já fazem tempestades de areia, segundo li. Com esta Puellaris, nota-se alguns detritos e até alguma parte de areia pela coluna de água mas por haver uma parte do areão sugar-size, então levanta facilmente, mas pelo que tenho visto nada de grave...

O layout ainda está longe do ideal... entretanto já mudei o lado esquerdo (hei-de colocar fotos em breve), e a rocha já ficou assente numa base formada por um trio de reef branches. Só que agora, esteticamente, até acho pior. Ainda tenho alguma rocha menos interessante a retirar, e também três ou quatro reef plates que me andam a dar cabo da cabeça (como estão retirar muita luz ao areão, e ainda não tive pachorra para os colar, às tantas ainda vou retirá-los também... hehe)

O caranguejo só não o retirei porque não tenho confirmação de ser perigoso. Entretanto houve nova altura que o observei e ele parece bastante calminho a comer algas da rocha. Como tenho nassários, eremitas, um strombus e eles cá continuam, se o caranguejo fosse realmente predador já teria havido baixas... suponho... hehe... vou dar-lhe mais uns tempos de licença
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas Pessoal,

Ontem tive uma boa surpresa. Nos testes aos parâmetros da água, os fosfatos (PO4) já estão algures a meio entre os 0 e os 0.25 ppm (uso o teste da Nutrafin, não tem mais precisão), e melhor ainda, os nitratos (NO3) baixaram consideravelmente, agora entre os 0 e os 5ppm!

Isto à 8ª semana de Zeovit (Zeobak + Zeofood + Zeostart). O que é estranho é que parece que o reactor de fosfatos estava a afectar esta redução de fosfatos e nitratos. Por entupimento da bomba de alimentação, há dois Sábados atrás a bomba de recirculação ficou a trabalhar em seco, pois o nível dentro do reactor baixou, então quando cheguei a casa e dei conta disto, resolvi desligar o reactor e entretanto ainda não o liguei de novo.

O que é facto é que ontem (uma semana e meio depois), os fosfatos desceram dos 0.25ppm para se aproximarem dos 0ppm e mais impressionante, os nitratos, que rondavam os 10 a 20ppm, baixaram agora para menos de 5ppm, isto sem nenhuma TPA considerável (apenas 45 litros na última semana). Então possivelmente o que se passou é que o reactor de fosfatos estava a absorver PO4, mas ao aplicar o método Zeovit, que precisaria do tal ratio ("Enfield"?), 1??(Carbono)-1?(Nitrato)-1(Fosfato), não deixava fosfato suficiente para as bacterias nitrificantes.

Outra coincidência (ou não), com a entrada da Puellaris, nestas últimas três semanas tem remexido, limpo e libertado o areão de poeiras e sujidade, provavelmente ajudando a irem parar à sump e escumador.

Estou também a adicionar água de osmose na reposição, há duas semanas.

Em princípio acho que foi a desactivação do reactor de fosfatos, que permitiu a grande eficiência do método de redução de fosfatos e nitratos do Zeovit. Mas se os outros factores ajudaram... provavelmente sim também

Estou muito contente com isto, até porque alimento bem os peixes, e tenho actualmente cinco granditos, então conseguir esta redução, nem tendo ainda experimentado os biopellets, é excelente.

Nestes últimos dias tenho observado as euphyllias, a caulastrea, e mais um ou outro coral, que estão agora com um aspecto muito belo e saudável. E a suspeição revelou-se... ao realizar ontem os testes, esses dois parâmetros estão agora muito próximos do ideal

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Olá Artur,

Acho que o que contribuiu para essa redução foi o uso de Zeovit e de água de osmose.

O que estavas a falar é a "Redfield Ratio" - C:N:P=106:16:1

Segundo os "oráculos" da aquariofilia esta teoria explica porque adicionar Carbono reduz os valores de Nitratos e Fosfatos.

Queremos é ver as fotos do novo layout com esses Reef Branches!
    Última edição por Paulo Marinheiro; 20-04-11 às 01:27.

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por Ricardo Pinto Ver Post
    Olá Artur,

Acho que o que contribuiu para essa redução foi o uso de Zeovit e de água de osmose.

O que estavas a falar é a "Redfield Ratio" - C:N:P=106:16:1

Segundo os "oráculos" da aquariofilia esta teoria explica porque adicionar Carbono reduz os valores de Nitratos e Fosfatos.

Queremos é ver as fotos do novo layout com esses Reef Branches!
    Boas Ricardo,

Quando comecei o Zeovit os nitratos rondavam os 20ppm, e logo na primeira ou segunda semana baixaram para uns 15 (10 a 20) ppm. Entretanto ao longo das semanas chegaram a baixar aos 10, mas novamente voltavam aos 10 a 20ppm. No penúltimo teste, dia 7 de Fevereiro (início da Semana 7 Zeovit), medi fosfatos perto de 0.25ppm e nitratos entre 10 a 20. E de repente, esta quarta-feira (meados da Semana 8 Zeovit) medi fosfatos entre 0 e 0.25 e os nitratos entre 0 e 5. Pareceu-me uma redução bastante acentuada, especialmente tendo em conta que durante semanas não baixava dos 10... então pensei que talvez nesta última semana e meia tenha sido mais eficaz com o filtro de fosfatos desligado... mas claro, pode ter sido apenas coincidência.
    O ratio é esse mesmo Vi há dias num post teu em outro tópico Como o reactor de fosfatos teoricamente retiraria o componente de fosfatos, ficariam menos para associar aos átomos de Nitratos... era esta a minha teoria...
    Agora em relação ao layout, falei que mexi no lado esquerdo e de facto coloquei três reef branches no areão, a servir de base para a rocha. Mas infelizmente foi só isso... e na altura até resolvi passar toda a rocha que tinha na Sump em stand by, nomeadamente uns reef plates enormes... mas o resultado, em comparação com o que estava, é muito pior ainda... A sério, está muito pior, tudo ao molho... hehe

Uma boa notícia é esta de Última Hora... os palhaços parecem ter gostado duma ponta de um desses reef branches e acabei de ver agora ao final da noite o que parece ser a primeira postura de ovos do casal Uns vídeos e fotos já de seguida...
    Última edição por Paulo Marinheiro; 20-04-11 às 01:27.

Data de Ingresso
    21-06-07

Última edição por Artur Fonseca; 19-02-11 às 17:29.

Membro Identificado Avatar de Antonio Gameiro
    Data de Ingresso
    13-04-08

Muitos Parabens pela postura dos ocellaris,

significa que estão a gostar do "ambiente" e quem melhor do que eles para confirmarem que realmente "isso" está a correr muito bem.

Obrigado pelo feedback relativamente á V. puellaris.

Um abraço

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por Antonio Gameiro Ver Post
    Muitos Parabens pela postura dos ocellaris,

significa que estão a gostar do "ambiente" e quem melhor do que eles para confirmarem que realmente "isso" está a correr muito bem.
    Boas António,

Obrigado pelas palavras Entretanto, além da primeira postura, já fizeram mais duas. Na terceira até os apanhei "no acto" e consegui filmar, a fêmea a fazer a postura e o macho a fertilizar. Muito fixe. Só ainda não avancei com tentativa de salvar os alevins, pois provavelmente precisaria de um sistema dedicado, com alimentação contínua de rotíferos (segundo li). Nesta terceira postura eles já colocaram os ovos num pequeno pedaço de rocha, ao contrário do reef branch branco. Então se proximamente resolver tentar criar e crescer os alevins, já será relativamente fácil retirar do aquário para uma maternidade.

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas,

Já estava a demorar a actualizar o tópico... algumas novidades das últimas semanas...

06 Fevereiro
    A bomba de alimentação do reactor de fosfatos encravou e o nível de água desceu, com a bomba interna de remexer a mídia a trabalhar em seco. Desliguei o reactor temporariamente.

11 Fevereiro
    Mexi no lado esquerdo do layout e coloquei três reef branches no areão, para servirem de base à rocha viva.

18 Fevereiro
    Entrada de três novos frags:
    1 x Zoanthus azuis/verdes
    1 x Zoanthus laranja/verdes
    1 x Euphyllia (parancora? paradivisa?) branca

16 Março
    Entrada:
    1 x Halichoeres Chrysus pequenito. Mal entrou mergulhou e escondeu-se no areão. Nos dias seguintes nunca mais o vi... fiquei triste e pensei para mim "já era..."

17 Março
    Coloquei o Reactor de Fosfatos novamente a bombar, após limpeza dos tubos e limpeza da bomba de alimentação (com vinagre no rotor)

21 Março
    O Halichoeres Chrysus apareceu!!! Já tinha admitido o pior cenáriomas o piqueno apareceu após 5 dias sem dar sinais de vida... deitei alguns flocos e granulado e alimentou-se na boa. A partir daqui tem aparecido todos os dias.

24 Março
    Substitui a bomba de circulação provisória (Newjet 1700) por nova bomba de retorno, o modelo recente controlável Tunze Recirculation Pump Silence electronic
    (1073.050)
    . Fiquei bastante satisfeito com a performance e versatilidade. No entanto também muito desiludido e frustrado com o "silêncio" não tão silencioso... A ver se ainda conseguirei minimizar o ruído...

Data de Ingresso
    21-06-07

Entretanto, o aquário tem estado uma espécie de "estaleiro"...

Montei uns três suportes de frags, dois totalmente em eggcrate pendurados na "coluna seca" e um outro preso com um íman que tinha sobrado do kit de osmoregulador Tunze (mais ou menos semelhante aos ímans das Tunze 602x).

Nesta semana de 21 de Março fiquei com a clara percepção que tenho uma infestação em massa de asterinas, tanto no aquário como na sump. São muito provavelmente centenas, fora de controlo. Notei que a rocha parece ter menos coralina, não sei se exclusivamente devido às asterinas ou talvez também devido à baixa do kH e cálcio há uma semana...
    Além de retirá-las manualmente, e do recurso a um camarão "picta", mais algumas soluções? Li sobre os diadema setosum, mas tenho um e aparentemente nem lhes toca. Li também sobre outro ouriço...

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Citação Postado originalmente por Artur Fonseca Ver Post
    Entretanto, o aquário tem estado uma espécie de "estaleiro"...

Montei uns três suportes de frags, dois totalmente em eggcrate pendurados na "coluna seca" e um outro preso com um íman que tinha sobrado do kit de osmoregulador Tunze (mais ou menos semelhante aos ímans das Tunze 602x).

Nesta semana de 21 de Março fiquei com a clara percepção que tenho uma infestação em massa de asterinas, tanto no aquário como na sump. São muito provavelmente centenas, fora de controlo. Notei que a rocha parece ter menos coralina, não sei se exclusivamente devido às asterinas ou talvez também devido à baixa do kH e cálcio há uma semana...
    Além de retirá-las manualmente, e do recurso a um camarão "picta", mais algumas soluções? Li sobre os diadema setosum, mas tenho um e aparentemente nem lhes toca. Li também sobre outro ouriço...
    Artur

Vê o post "Asterinas e alga coralina".
    Fica bem

Jorge Neves

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas Jorge,

Vi o post, obrigado pelas dicas

Membro
    Data de Ingresso
    30-11-06

Boas Artur.

Eu tb já fui premiado com esa praga, aconselho um CAMARÃO ARLEQUIM (Hymenocera picta), e deixa tudo na "boca" dele. lol.
    No meu caso deu resultado, depois de andar a retirar à mão dúzias e dúzias delas, decidi introduzir este excelente funcionário.
    Não posso dizer que já não existam, mas como desceu o número de asterinas;tb não quero que elas acabem, pois; assim ele nada teria que fazer e comer.

João Melo

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por João_Melo Ver Post
    Eu tb já fui premiado com esa praga, aconselho um CAMARÃO ARLEQUIM (Hymenocera picta), e deixa tudo na "boca" dele. lol.
    No meu caso deu resultado, depois de andar a retirar à mão dúzias e dúzias delas, decidi introduzir este excelente funcionário.
    Não posso dizer que já não existam, mas como desceu o número de asterinas;tb não quero que elas acabem, pois; assim ele nada teria que fazer e comer.
    Boas João,

Obrigado pela ajuda No meu caso tenho dois receios com a introdução do Picta. O primeiro: se o folha não lhe vai, tipo, "fazer a folha"... hehehe... e o segundo: se o Picta não vai matar a estrela Astropecten que já existe no sistema...

Membro Identificado Avatar de Bruno JR Silva
    Data de Ingresso
    15-12-09

Artur,

Quanto ao folha não acredito, mas que a Astropecten vai levar umas dentadas, provavelmente vai.

Não consegues transferir a estrela para outro sistema, mesmo que temporariamente?

Data de Ingresso
    21-06-07
    Última edição por Artur Fonseca; 03-04-11 às 01:28.

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por Bruno JR Silva Ver Post
    Quanto ao folha não acredito, mas que a Astropecten vai levar umas dentadas, provavelmente vai.

Não consegues transferir a estrela para outro sistema, mesmo que temporariamente?
    Boas Bruno,

Poderia transferir temporariamente a estrela para a Sump mas esta não tem areão, então possivelmente não aguentaria uma ou mais semanas...

Provavelmente não vou apostar para já no picta... há o risco de ser "petiscado" pelo folha... e segundo li em fóruns, parece que o picta também gosta de alimentar-se de ouriços (existe um diadema setosum actualmente)... além de ser um camarão consideravelmente caro e não tão fácil de arranjar...

Entretanto experimentei a dica do Jorge e em meia hora consegui retirar umas 20 a 30 asterinas... se bem que dá uma trabalheira do caraças... e deu a sensação de estas 30 asterinas serem apenas tipo 2 a 3 % das que faltam retirar... Entretanto também me lembrei de outro método com tubo de mangueira e sifonar para uma rede

A razia de coralina em grande parte da rocha é notória... entretanto estas últimas duas semanas tenho notado um consumo maior de cálcio e kH, tendo atingido níveis um bocado abaixo dos ideiais. Não sei se o problema da coralina a desaparecer será apenas das asterinas... se será também falta de doseamento bio-cálcio e carbonatos... ou se estarão inter-relacionados, na medida em que o consumo da coralina pelas asterinas, faz aumentar o crescimento de nova coralina e desta forma os níveis de consumo aumentarem significatimanente em relação a semanas anteriores...

Data de Ingresso
    21-06-07

Fotos e Vídeos... 24 Março 2011 [2/2]

Data de Ingresso
    22-07-07

Entretanto experimentei a dica do Jorge e em meia hora consegui retirar umas 20 a 30 asterinas... se bem que dá uma trabalheira do caraças...
    Artur

Dá uma trabalheira do caraças ,porque atingiram a proporção de praga e assim sendo,os primeiros dias são os mais trabalhosos...depois è só controlar meia dúzia delas que sempre vão aparecendo dáriamente,sem canceiras .
    Um abraço

Jorge Neves

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por Jorge Neves Ver Post
    Dá uma trabalheira do caraças ,porque atingiram a proporção de praga e assim sendo,os primeiros dias são os mais trabalhosos...depois è só controlar meia dúzia delas que sempre vão aparecendo dáriamente,sem canceiras .
    Boas Jorge,

Esta terça-feira experimentei um novo "gadget". Por acaso, quando fui aos arrumos buscar bidões, reparei numa antiga cana de pesca que tinha lá enconstada, daquelas sem carrinho, tipo vara, com vários segmentos cónicos. Usei um dos segmentos, mais um tubo de mangueira de 8/10mm que por aqui tinha, apertei o tubo no segmento da cana de pesca, coloquei a outra extremidade do tubo a cair na sump com um camaroeiro, et voilá. Aspiro o tubo e a água começa a cair. Felizmente o sistema fica a tirar água e o nível no aquário não altera (a parte de água que cai pela mangueira é compensada com menos água que cai no escoamento), então isto fica eternamente a aspirar água sem problemas no aqua nem na sump no nível de água. Em cerca de dez minutos de "aspiração de asterinas" tirei umas quantas dezenas, com ainda menos trabalho (não precisei de picar uma a uma, retirar a vara, retirar a asterina, e por diante, é mesmo só apontar e aspirar).

Fotos... 05 Abril 2011

Vídeo... Aspiração de Asterinas

A trabalheira do caraças que referi num post anterior, não tem a ver só com ter de tirar as asterinas. Infelizmente as dimensões do aqua, mais a altura da estrutura em aço, mais as calhas de iluminação que estão apoiadas numa estrutura em madeira que construí há tempos, tornam a manutenção do aquário, em particular quando é preciso mexer no layout, um bocado complicada...

Em termos de más notícias, esta noite em que aspirei as asterinas foram os últimos momentos do peixe-folha. No dia a seguir encontrei-o sem vida junto ao areão. Nos últimos tempos andava bastante magro... não por falta de alimento... portanto provavelmente algum problema com o aparelho digestivo ou alguns parasitas intestinais... Fiquei triste pois era dos peixes mais amigáveis, sempre o primeiro a vir ter com o dono, deixava-se tocar enquanto dava os cubos de alimento congelado... Por outro lado algo aliviado pois não é propriamente uma espécie reef-safe... há milhares e milhares de pulgas-do mar, ofiuros e fireworms que já estão em pulgas e a entrar em charters, para subir da sump para o aquário sem receio de serem devorados de rajada pelo folha...
    Última edição por Artur Fonseca; 07-04-11 às 18:42.

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas,

Aproveitando uma das últimas fotos, estou um bocado insatisfeito com o estado actual da Sump. Uma confusão com macro-algas, mangues, pedaços de rocha viva, um ou dois frags moles, não facilita em nada a manutenção.

Daí que actualmente estou a considerar remodelar a área da Sump para Sump+Refúgio/Fragário.

A minha dúvida era se seria mais vantajoso...
    1. aproveitar a Sump actual e arranjar mais outro aquário, e ligá-los através de tubagem, ficando um apenas para Sump com escumador, filtros e bomba de retorno, e no outro fazer um refúgio/fragário
    2. substituir a Sump por uma nova, com maior comprimento e dividida em umas três secções

Outra ideia que pensei, talvez uma terceira opção, colocar dois ou três aquários, estilo aqueles dos fishrooms, em prateleiras. No aquário de cima colocaria os frags, no segundo um refúgio com macro-algas, areão, possivelmente frags também. E no de baixo a sump. Todos alimentados com queda de água por gravidade.

Data de Ingresso
    21-06-07

Ai... ai... o meu siganus vulpinus resolveu enveredar pela gastronomia zoantídea... dois pedaços de rocha com zoanthus violeta escuro... um parece que já era... o outro já estava a caminhar para lá... mudei-o [pedaço de zoanthus] para a sump... hehe... entretanto mandei flocos de spirulina, macro-alga racemosa, artémia, lá encheu a barriga, mas o vício zoantídeo parece que permanece...
    Última edição por Artur Fonseca; 19-04-11 às 16:53.

Data de Ingresso
    22-07-07

Ai... ai... o meu siganus vulpinus resolveu enveredar pela gastronomia zoantídea... dois pedaços de rocha com zoanthus violeta escuro... um parece que já era... o outro já estava a caminhar para lá... mudei-o para a sump... hehe... entretanto mandei flocos de spirulina, macro-alga racemosa, artémia, lá encheu a barriga, mas o vício zoantídeo parece que permanece...
    Artur

No meu àqua,è o "Desjardini" (tens um "Velíferum"),o meu "Vulpinus" não toca em nada...mas também não lhe faltam algas para pastar.
    Um abraço

Jorge Neves

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por Jorge Neves Ver Post
    No meu àqua,è o "Desjardini" (tens um "Velíferum"),o meu "Vulpinus" não toca em nada...mas também não lhe faltam algas para pastar.
    Boas Jorge,

Há alguns dias acabaram as algas Nori (Ocean Nutrition)... então a dieta dos últimos dias foi mais granulados, spirulina, artémia, caulerpa... deve ter afectado o Vulpinus, para compensar falta de Nori virou-se para "outras plantas mais exóticas"...

Já agora, entretanto reli o meu post anterior, estava a potencialmente induzir em erro, o que passei para a sump foi o pedaço de rocha com zoanthus que sobrou e não o Vulpinus...

Data de Ingresso
    21-06-07

Uns novos vídeos... 03 Maio 2011

01 - Geral
    02 - Lado a Lado
    03 - Peixes em Grande Plano

Data de Ingresso
    21-06-07

Novas Fotos... 03 Maio 2011

Página 8 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 456789101112 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Recife54 - Setup e Diário
    Por Artur Fonseca no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 259
    Último Post: 17-06-10, 17:56
  2. Bombas de circulação e apresentação de setup
    Por Jorge_Gonçalves no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 11-12-08, 12:33
  3. Setup de aquário - 14/10/2006
    Por Antonio Barros no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 4