Página 1 de 10 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 227

Tópico: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Finalizado - Fts pg 9

Membro Identificado Avatar de Fabricio Fonseca
    Data de Ingresso
    26-05-10

Smile Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Finalizado - Fts pg 9

Bom pessoal, até que fim minha calha LED sairá do papel, quase tudo chegou, faltando apenas o controlador com PWM que comprarei após esta tudo terminado.

Antes de ler qualquer coisa, por favor, entenda que eu não tenho responsabilidade por qualquer perda, dano ou prejuízo causado pelo uso desta informação. É apenas uma documentação. Se você decidir utilizar a documentação para construir o seu próprio controlador e calha LED, você faz por sua própria conta e risco.

Espero concluir esse projeto em um mês 09/2010, não terei pressa, montarei tudo aos poucos para não da nada errado, afinal foi um investimento de um pouco mais de R$ 4500,00.
    Como esse topico focarei somente na luminária, não comentarei sobre o projeto total, para quem não conhece aqui está. Topic

Somente o resumo do projeto para qual essa luminária atenderá:
    Reef de corais diversos, 176x70x70.

Meu objetivo é demonstrar passo a passo para que outros leigos como eu, com quase nenhum conhecimento de eletrônica e com muita disposição consegue montar algo bacana.

Aquisição:
    200 LEDS CREE pretendo usar 192 sendo a proporção de 2 XPG (White) para 1 XRE (Royal Blue) - comprei na rapidled e dealextreme:

128 x CREE XP-G R5 Cool White 3W LED on Star - Data Sheet Binning and Labeling
    64 x CREE XR-E Royal Blue 3W LED on Star - Data Sheet - Binning and Labeling Guide
    16 x Mean Well ELN-60-48P dimmable driver - Especificação
    4 x calhas de aluminio para dissipação FNT-020-AL-C 30 cm x 19.5 cm
    2 x Led Dimmer Brilho Ajustavel Controller Dc 12v 8a N
    4 x calhas de acrílico personalizada para o tamanho correto (acabamento)
    196 x lentes de 40 graus - Elliptical Optic Lens

Pois bem, esses são os meus brinquedinhos, pretendo colocar 36 leds por calha, sendo que 24 serão brancos e 12 azuis, forão feitos nessas dimensões para possíbilitar mais calhas caso seja necessário e até mais leds nas calhas caso seja necessário.

[align=center]Para cada calha, serão utilizados 3 drivers e 36 leds dispostos da seguinte maneira. Note na imagens os furos que serão feitos para fixar os leds.
    [/align]
    A base será toda furada para que os leds sejam parafusados e não colados, oq devo usar entre o dissipador e o led? Pasta térmica?

Como utilizarei 4 calhas, futuramente consigo fazer o simular do amanhecer, por do sol e quem sabe fases da lua etc...

Minha dúvida inicial, fui aconselhado a utilizar 12 leds em série por drivers, sendo que não devem ser misturados em um unico driver as 2 cores, por isso usarei 3 drivers por calha sendo 1 para os azuis e 2 para os brancos.
    Como devo configurar os drivers para cada 12 leds azuis e brancos? Usarei o dimmer junto ao driver, oq devo ter para conseguir regular e como regular? Vi em um tópico em outro forum que usam resistores ou diodos não lembro oq era após o out de cada fonte, se bem me lembro era para não queimar os primeiros leds da série assim quando fossem ligados, podendo sofrer sobrecarga, isso procede? Ou só ligando em série já basta? O que mais preciso para montar essas calhas além do discriminado acima?

Lembro, sou leigo em eletrônica, por isso preciso de ajuda básica
    Quero montar uma calha bem bacana e que seja durável, nunca usando os LEDS em 100%

Em breve começarei a postar as fotos passo a passo.

Dicas e sugestões serão bem vindas.... Nada é fixo, tudo pode ser mudado ser for para melhorar...

Montagem

1º - 29/07/2010 - comecei a soldar os leds, tentei soldar em série, me arrependi, como o layout pretendido os leds ficam muito próximos, acabaria encostando na lente e fazendo besteira, resolvi soldar todos os + e - dos leds separadamente após isso usarei algum conector para uni-los.

Pasta térmica que estou utilizando

Cola térmica

Erro de iniciante, achas que quanto mais potente melhor... Não se engane isso torra os leds

Dissipadores (4x)

Solda de 50 w, aconslho de 30

Minha mesa de trabalho

Fios (0.5), aconselho, quanto mais fino melhor, mais facil de soldar

Led XPG - após soldado

LedS XPG soldados, somente o negativo

Após solda
    Última edição por Fabricio Fonseca; 08-06-11 às 20:45. Razão: Formatando

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda

Esses drivers são diferentes dos meus, os meus dão sempre uma amperagem fixa, pelo que vi esses não...ou seja dependendo da amperagem vai depender a tensão de trabalho dos leds, e portanto a maior ou menor dissipação do driver se estiver a trabalhar com poucos leds..
    daí terem recomendado esse numero de leds...se tiver sido o vendedor eu confiava nesse valor...

tive a ver nas especificações...
    dá 62.5W, mas funciona até 1.2 amps, cuidado os xr-e não se aconselham a alimentar com mais de 700 mA.

fazendo contas o numero de 12 parece bem...
    12x3W estará dentro do limite...

a tensão de funcionamento vai até 48v, cada xp-g andará nos 3.2 volts a 3w, e vais poder usaar mais que 12 leds no caso dos xp-g....
    14x3.2 volts ainda dá....

vais ter maximo 4 volts em cada led...(com 12 leds em série)
    isso consegue mandar 1.2 amperes, cuidado, com os xr-e podem pifar em pouco tempo! muito amperagem..

isso dá para configurar?
    tipo meter no maximo 700 mA para os xr-e e 1000 mA para os xp-g?
    assim limitavas também a tensão para cada led...
    eles para estarem numa detrminda amperagem têm de receber uma determinada tensão...

mais coisas...
    tens de usar até 10 volts nos potenciometros para dimming, vais ter de usar uma fonte externa, porque os drivers também aceitam esse input...

agora não convem ultrapassar os 10 volts...que é o limite do driver, mas também não sei o mal que fará see ultrapassares este limite...
    basta alimentar com 10 volts máximo o tal potenciometro para dimming.

portantto algumas diferenças para o meu sistema...
    mas tal como tu sou leigo na electronica, melhor esperar pelas ajudas de pessoas mais entedidas que eu...

abraço!
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Tens de usar pasta termica entre o star pcb e o dissipador...
    vamos ver como isso fica....

faz as coisas com calma e espera por mais conselhos.

Como devo configurar os drivers para cada 12 leds azuis e brancos? Usarei o dimmer junto ao driver, oq devo ter para conseguir regular e como regular? Vi em um tópico em outro forum que usam resistores ou diodos não lembro oq era após o out de cada fonte, se bem me lembro era para não queimar os primeiros leds da série assim quando fossem ligados, podendo sofrer sobrecarga, isso procede? Ou só ligando em série já basta? O que mais preciso para montar essas calhas além do discriminado acima?
    ha agora entendi...
    sim assim vais prevenir mais amperagem nos leds...

como tiha referido vais ter de ver nas especificações e graficos dos leds...
    os xr-e são diferentes sdos xp-g e vão ter tensões diferentes de funcionamento...

os leds não são feitos todos por igual, vais ter diferentes tensões em cada led mesmo em série, joga pelo seguro, mete o dimming no máximo, e vai aumentando até teres a tensão máxima que tu queres nos leds, e deixa ficar, não seei é se com o dimming analógico vais poder usar o pwm depois...

a 3.5 volts os xr-e funcionam a uma determinada amperagem, proxima do limite...com 3.5 volts os xp-g dariam acima bem acima de 1.2 amperes...acho se eu estou lembrado das funções tensão versus amperagem que vi das epecificações dos xp-g.

eu vou tentar achar esses graficos para determinar afinal que tensão deverás ter em cada led...

portanto mete o dimming no maximo e aumentando progressivamente vai testando a tensão dee cada led para evitar queimar isso e afinares até teres o maximo.

Estou a ver um problema ....se um queimar vais ter aumento de tensão nos restantes, se o buck desse para limitar a amperagem a um determinado valor seria bom...tal como os meus bucks...
    Se nunca nenhum queimar nunca vais ter problemas...o pior é se um queimar...

para circuitos de protecção acho que vai haver alguém a te poder ajudar, tens é de esperar...

os leds são diferentes e vais ter tensões diferentes mesmo sendo "iguais", alguma variação vais ter na tensão em cada um, vai testando e evita teres tensões que alimentem (em todos leds) estes acima das sespecificações...

eu se fosse a ti comprava algum limitador de corrente para ligar aos teus drivers, (isto se ele não o fizer.)
    protegias os leds de queimarem em cascata...

assim nem precisavas do tal potenciometro...
    por mais uns trocos acho que era um bom investimento...
    Última edição por António Vitor; 22-07-10 às 04:49.

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

acho que os teus drivers dão para controlar a amperagem...

estive a ver as especificações com mais cuidado e existe um potenciometro pequeno com a referencia de svr2, que te limita a amperagem do driver...
    e svr1 a tensão...
    tens de o desmontar a parte de cima...

hum...podes usar o potenciometro de dimming para ires vendo o que acontece á tensão dos leds depois de alterares os valores de svr2, como te tinha dito em cima...assim jogas pelo seguro. e vai aumentando até estar no maximo (semppre com tensões seguras nos leds).

com esses potenciometros nos drivers, podes nem sequer usar o dimming, tal como te estava a dizer será apenas util para testar diferentes valores que vais metendo no tal svr2. sem risco de queimar leds...

irias depois aumentado a tensão devagarinho e testando a tensão em cada led em serie...

Se estiver no maximo com 10 volts o dimming control, e teres a tal tensão de trabalho nrormal nos leds tens isso perfeito, e limitado também na amperagem, e portanto com os leds seguros mesmo que um se queime...

antes de ligares os leds, verifica se o controlador de dimming está a trabalhar bem com o driver.
    mede a tensão de saida do driver...
    se for tipo 48v, não estará a fazere dimming....cuidado

12 xp-g em série com 48 volts e queimam de certeza...isto se a amperagem não for limitada como acho que será....
    mas tendo pel menos 36 volts estás seguro e podes indo aumentando no dial do dimming control.
    Última edição por António Vitor; 22-07-10 às 05:15.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    26-05-10

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    Tens de usar pasta termica entre o star pcb e o dissipador...
    vamos ver como isso fica....

faz as coisas com calma e espera por mais conselhos.

ha agora entendi...
    sim assim vais prevenir mais amperagem nos leds...

como tiha referido vais ter de ver nas especificações e graficos dos leds...
    os xr-e são diferentes sdos xp-g e vão ter tensões diferentes de funcionamento...

os leds não são feitos todos por igual, vais ter diferentes tensões em cada led mesmo em série, joga pelo seguro, mete o dimming no máximo, e vai aumentando até teres a tensão máxima que tu queres nos leds, e deixa ficar, não seei é se com o dimming analógico vais poder usar o pwm depois...

a 3.5 volts os xr-e funcionam a uma determinada amperagem, proxima do limite...com 3.5 volts os xp-g dariam acima bem acima de 1.2 amperes...acho se eu estou lembrado das funções tensão versus amperagem que vi das epecificações dos xp-g.

eu vou tentar achar esses graficos para determinar afinal que tensão deverás ter em cada led...

portanto mete o dimming no maximo e aumentando progressivamente vai testando a tensão dee cada led para evitar queimar isso e afinares até teres o maximo.

Estou a ver um problema ....se um queimar vais ter aumento de tensão nos restantes, se o buck desse para limitar a amperagem a um determinado valor seria bom...tal como os meus bucks...

para circuitos de protecção acho que vai haver alguém a te poder ajudar, tens é de esperar...

os leds são diferentes e vais ter tensões diferentes mesmo sendo "iguais", alguma variação vais ter na tensão em cada um, vai testando e evita teres tensões que alimentem (em todos leds) estes acima das sespecificações...

eu se fosse a ti comprava algum limitador de corrente para ligar aos teus drivers, (isto se ele não o fizer.)
    protegias os leds de queimarem em cascata...

assim nem precisavas do tal potenciometro...
    por mais uns trocos acho que era um bom investimento...
    Desculpe-me pela ignorância, mas realmente sou leigo....
    Comprarei uma fonte de 10v para utilizar no dimmer, que eu saiba o dimmer irá controlar a voltagem, qual a voltagem máxima que devo enviar para os XPG? E XRE?

Como faço a limitação da amperagem?
    Pela loja que me vendeu, rapidled, fui aconselhado a usar 700ma para os XRE e 1000ma para os xpg. Como faço essa limitação?

Membro Junior Avatar de nuno.henriques
    Data de Ingresso
    19-06-09

este tópico vem mesmo a calhar.

há uns dias que ando a trocar mail's com o Mike da rapidled sobre esses drivers, vou colocar aqui essa mesma pergunta que lhe fiz e a resposta dele:

P - "to adjust the current to 700mA in dimable drives. it's a "button" or i need more anything? (sorry, but i´m not a great electrician) lol
    it's complicated find that stuff here in portugal and i never have one in my hands to see the mecanism."

R - "You can do it two ways. There's a knob you can adjust inside the driver (SVR2) that will adjust the max current. So you can change the current by adjusting that. Or, the better way to do it is to get a 0-10V regulator. Most people use a potentiometer for this, it's basically a knob that you turn up or down to adjust current.
    Mike"

mas como leigo em termos eléctricos que sou, espera por opiniões mais válidas.

cumps
    shadow'in

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Transporto para aqui o post que tinha colocado no tópico do António.

"Boas.

segundo o manual, tens que ajustar a voltagem e a corrente.

O manual, podes tirar daqui:

Switching Power Supply - Mean Well Switching Power Supply Manufacturer

Tens 2 pots debaixo da tampa, o SVR1 é a voltagem, e o SVR2 é a corrente.

Pelos dados do led XP-G, tens 3,2V de tensão por LED a 700mA.

Quer isto dizer que podes ligar:

48/3,2= 15 leds por driver.

Eu ligava 14, e ajustava a diferênça no SVR1 para ficar com folga.

Agora, para fazeres isto, precisas de um multimetro. Porque ao que me parece, os pots não têm nenhuma escala ao lado como referência.

Se puderes tirar uma foto do driver aberto, sempre ajuda a perceber como ele é.

Mas, se não tiveres nenhuma referência visual, a melhor forma de fazer sem causar danos é:

1º - Ajustas o SVR2 (corrente) para metade do seu curso. Assim tens aproximadamente 650mA de corrente.
    2º - Ajustas o SVR1 (tensão) para metado do curso também. Isto porque, segundo o manual, o SVR1 ajusta a saida só entre 43.2V a 52.8V. 14leds x 3,2V dá-te 44,8V. Teoricamente, ajustando este a metade do curso, ficarás com cerca de 47V na saida, o que não é grave porque dá-te mais 0,15V por led. Isto não faz mal aos leds.

Antes mesmo de ligares os led's ao driver, mede a tensão de saida para ver se está mesmo perto destes 47V.

Depois, tens que ligar o multimetro em serie com os led's e o controlador para veres a corrente que tá a ser enviada. Ajustas no SVR2 de forma a que meças 0,7A no multimetro.

Depois disto, vais ajustando o SVR1 para menos, até ao ponto em que a corrente começa a diminuir no multimetro.

QD começa a diminuir, quer dizer que já tás a dar tensão insuficiente e tás a baixar o ponto de funcionamento do led.

Qd chegas a este ponto, voltas a aumentar um pouquito até a corrente voltar aos 0,7A, e dás mais uma folguinha no potênciometro para mais. Mas muito pouca.

Desta forma minimizas o stress no controlador e nos led's.

Atenção, eu nunca usei esses controladores, tou-te só a dizer o que faria não conhecendo o equipamento, pq assim tentaria reduzir ao máximo o risco de estragar material.

Esse controlador, parece-me mt pouco "user friendly" para quem não tem conhecimentos de electrónica.

Experimenta fazer isto só com os XP-G, para os XR-E, os valores são certamente diferentes, e tem que se ver o datasheet deles.

Mas não ligues logo tudo, faz a experiencia só com um controlador, e só qd esse tiver dominado, é que avanças para os outros.

Espero que isto ajude, mas é dificil dar estas indicaçõessem ter o material á frente para ver a evolução da experiência.

Boa sorte!

"

Data de Ingresso
    11-06-07

Tive a ler o tópico.

Se recomendam 1A para os XP-G, isto altera as contas que tinha feito.

A 1A, tens cerca de 3,35V por led. Mas dá 14 led's à mesma.

Agora, se o fabricante recomenda 12, vai por aí, mas acho que não vais ter ajuste no SVR1 para uma tensão tão baixa. 12 led's a 1A dá 40,2V! O SVR1 regula como tinha dito de 43,2 para cima. Embora estes 2V de diferênça tenham pouco impacto nos led's (dá mais 0,16V por led).

Pergunta-lhes, o porque da recomendação dos 12 led's.

Mesmo em termos de potência, não faz sentido. Os 63W de limite que eles falam, é para 48V com 1,3A de corrente, só vais usar 1 A, logo vais tar abaixo do limite. ( 3,35 * 14 = 46,9V ; P = UxI = 46,9x 1A = 46,9W) Ficam quase 20W para o factor cagaço!

Esclarece isso com eles.

Abraço

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por FabricioDF Ver Post
    Desculpe-me pela ignorância, mas realmente sou leigo....
    Comprarei uma fonte de 10v para utilizar no dimmer, que eu saiba o dimmer irá controlar a voltagem, qual a voltagem máxima que devo enviar para os XPG? E XRE?

Como faço a limitação da amperagem?
    Pela loja que me vendeu, rapidled, fui aconselhado a usar 700ma para os XRE e 1000ma para os xpg. Como faço essa limitação?
    pelo pot no driver, é um potenciometro SVR2 lê nas especificações....diz lá que tens de abrir a caixa do driver para veres os dois o svr1 que limita a tensão e o svr2 da amperagem.

aquilo não deve dizer que amperagem fica limitado tens de observar com um multimetro. e para isso é mais fácil ver a tensºao em cada led quando os ligares em série..

para baixar a potência e protegeres os leds na afinação do tal pot svr2 tens de reduzir o "volume" do potenciometro para o dimming, reduzir ou meter no maximo pode ser se o teu driver for como o meu buck e funcionar ao contrário...
    não sei.

para veres se realmente nao tem risco ligares os leds 12 de cada vez em série, terá de ter menos de 36 volts, se tiveres menos de 36 á saida do driver, se ligares os 12 leds em série o risco é nulo....

depois vais mexendo no dimming e no tal pot svr2 até teres a tensºao que queres nos leds com o poteciometro do dimming no maximo.

por exemplo a 3.2 v nos xp-g tens 700 mA, ou seja para reduzirees o risco de queimar leds, terás que ter 3.2 v quando meteres o dimming ao minimo (maxima potencia nos leds), e para isso acontecer tenns de ir afinando o tal pot svr2, para ficar limitado na amperagem a 700 mA.
    isto acontece quando tiveres mais uma vez o dial no minimo (ou será ao contrário)no dimming e tiveres a tensão de 3.2 nos xp-g
    nao vais ter mais de 700 mA.
    Última edição por António Vitor; 22-07-10 às 14:56.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por JoaoCAlves Ver Post
    Tive a ler o tópico.

Se recomendam 1A para os XP-G, isto altera as contas que tinha feito.

A 1A, tens cerca de 3,35V por led. Mas dá 14 led's à mesma.

Agora, se o fabricante recomenda 12, vai por aí, mas acho que não vais ter ajuste no SVR1 para uma tensão tão baixa.

Pergunta-lhes, o porque da recomendação dos 12 led's.

Mesmo em termos de potência, não faz sentido. Os 63W de limite que eles falam, é para 48V com 1,3A de corrente, só vais usar 1 A, logo vais tar abaixo do limite. ( 3,35 * 14 = 46,9V ; P = UxI = 46,9x 1A = 46,9W)

Esclarece isso com eles.

Abraço
    Estava a escrever a minha resposta, quando tu enviastes a tua...
    Muito bem explicado João...
    podees meter o pot SVR2 no meio como ele disse Fabricio, ou se queres ter mais sumo, faz com o multimetro e vê onde ele pára (com os leds ligados), se tiveres 3,2 volts nos xp-g vais ter de ter 700 mA...

uma ideia e aí nem precisavas de tar com potenciometros para dimming, será colocar no meio e ir variando até obteres 3.2 volts nos leds isto no svr2.
    mais e os leds podem queimar cuidado. ( a 3.3V temos 1 Amp, que os leds aguentam beem se forem bem arrefecidos)

e cuidado com a electricidade se o driver abre fica partes com corrente de 220v à mosotra....,
    ou 110v, não sei a tensão normal ai no brasil...e pode acontecer acidentes
    muito cuidado com isso!

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas António.

Se te queimar um led, apagam todos porque estão ligados em serie, qd um queima, interrompe o circuito. A não ser que por algo macabro ele fique em curto-circuito. Mas tenho ideia que ficam em aberto, pelo menos os led's pequenos, ficam em aberto....

Com estes, ainda não brinquei!

Abraço

Data de Ingresso
    29-03-08

Boas António.

Se te queimar um led, apagam todos porque estão ligados em serie, qd um queima, interrompe o circuito. A não ser que por algo macabro ele fique em curto-circuito. Mas tenho ideia que ficam em aberto, pelo menos os led's pequenos, ficam em aberto....

Com estes, ainda não brinquei!

Abraço
    ouvi dizer que era normal quando queimam se transformarem num fio condutor...o que se a amperagem nao estiver limitada, vai ser catastrofe para os outros leds...
    por isso aconselhei ele a colocar no pot svr2 um valor mais seguro.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    26-05-10

ouvi dizer que era normal quando queimam se transformarem num fio condutor...o que se a amperagem nao estiver limitada, vai ser catastrofe para os outros leds...
    Desculpe-me pela ignorância, oq é pot?

Data de Ingresso
    11-06-07

Humm, bom se isso acontecer, a corrente limitada não impede stress aos led's.

No entanto, este driver limita a corrente ( SVR2).

Repara que, a tensão do que ficou em curto é distribuida por todos, ou seja, imaginando que tinhas 12 originalmente e 1 queima. Passas a ter mais 0,3V por led nos restantes 11. (3,35V / 11). Isto vai meter os led's em stress pq aumentas a potência dissipada neles.

Antes tinhas 3,35Vx1A=3,35W.
    Passas a ter 3,38 x1A=3,38W

Na pratica, se a dissipação for boa, não vai queimar mais nada dos led's. Mas a longo prazo, reduz o tempo de vida dos mesmos.

Ou seja, concluindo, se calhar safas-te sem mais danos se actuares rapidamente, mas que prejudica os led's, sim prejudica.

Data de Ingresso
    11-06-07

Citação Postado originalmente por FabricioDF Ver Post
    Desculpe-me pela ignorância, oq é pot?
    Pot é abreviação de potênciometro.

O potênciometro é um componente que permite variar directamente uma resistência e indirectamente uma corrente ou tensão, consoante o desenho do circuito onde foi inserido.

Isot não querendo massacrar...

Data de Ingresso
    29-03-08

Este pot que falo no driver do Fabrico deve ser tipo bem pequeno e para mudares de valores terás de ter uma chave de fendas, digo eu....
    tira uma foto a isso Fabricio.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    26-05-10

Este pot que falo no driver do Fabrico deve ser tipo bem pequeno e para mudares de valores terás de ter uma chave de fendas, digo eu....
    tira uma foto a isso Fabricio.
    Hj anoite vou tirar fotos, e postarei....

Data de Ingresso
    29-03-08

Humm, bom se isso acontecer, a corrente limitada não impede stress aos led's.

No entanto, este driver limita a corrente ( SVR2).

Repara que, a tensão do que ficou em curto é distribuida por todos, ou seja, imaginando que tinhas 12 originalmente e 1 queima. Passas a ter mais 0,3V por led nos restantes 11. (3,35V / 11). Isto vai meter os led's em stress pq aumentas a potência dissipada neles.

Antes tinhas 3,35Vx1A=3,35W.
    Passas a ter 3,38 x1A=3,38W

Na pratica, se a dissipação for boa, não vai queimar mais nada dos led's. Mas a longo prazo, reduz o tempo de vida dos mesmos.

Ou seja, concluindo, se calhar safas-te sem mais danos se actuares rapidamente, mas que prejudica os led's, sim prejudica.
    João os leds não funcionam como as resistências...
    Se tiveres 3.38 volts vais ter de ter mais amperagem, não há volta a dar...

Se for como o meu buck que limita a corrente, limitará a tensão indirectamente, agora não sei como se comportará esse driver só testando.

por isso posso até meter só um led, funciona na mesma...
    julgo que esses drivers é a mesma coisa.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

O dele limita a corrente, logo se dás mais tensão, ela tem que ir para algum lado. A não ser que esteja mal explicado no PDF, e que basicamente, estejas a ajustar a tensão máxima, ou seja, até onde os led's podem ir. No caso de não precisarem, não usam. Mas o que percebi, é que ele é um regulador de tensão tb, ou seja, vai tentar fixar o valor de tensão, á semelhança do que faz por exemplo os LM78xx.

O teu dá a tensão que é necessária, que os led's pedem, só limita a corrente.

Como te digo, posso ter percebido mal o pdf dos drivers, mas foi esta a ideia com que fiquei.

Mas só ele mesmo para testar, eu não tenciono usar aquele tipo de drivers, até penso mesmo fazer o driver à medida para não tar a usar uma bateria de drivers.

Tenho que olhar melhor para aquilo...

Data de Ingresso
    29-03-08

pois realmente não sei...

mas se não vai dar mais que por exemplo 700 mA não pode dar mais que uma determinada tensão para os leds, senão a amperagem terá de subir...

pode dissipar a tensão em forma de calor no próprio driver...
    sinceramente agora não sei..

pode ser que limite ambos, quer a tensão quer a amperagem...

como a tensão está dependente da amperagem e vice versa se um deles ultapassar o limte, vai reduzir o outro para que tal não aconteça..
    espero não estar a dizer nenhum disparate..
    hehe

-Anónimo.

Data de Ingresso
    26-05-10

Ai vão as fotos dos meus brinquedos

LEDS, Lentes e suportes

Multímetro que tenho

LED XRE

Como esse multimetro como faço para regular a correta amperagem?
    E a voltagem, como regulo?

Desulpe-me pela ignorância, n sou tão burro, se me ensinar eu faço.. rs....
    Última edição por Fabricio Fonseca; 23-07-10 às 13:00.

Data de Ingresso
    26-05-10

pois realmente não sei...

mas se não vai dar mais que por exemplo 700 mA não pode dar mais que uma determinada tensão para os leds, senão a amperagem terá de subir...

pode dissipar a tensão em forma de calor no próprio driver...
    sinceramente agora não sei..

pode ser que limite ambos, quer a tensão quer a amperagem...

como a tensão está dependente da amperagem e vice versa se um deles ultapassar o limte, vai reduzir o outro para que tal não aconteça..
    espero não estar a dizer nenhum disparate..
    hehe
    Ai vão as fotos, só faltará do dissipador.

Data de Ingresso
    29-03-08

Não te sintas burro, só o facto de teres coragem para fazer uma coisa destas revela uma pessoa intelgente...
    e ninguém sabe tudo, temos de aprender...uns sabem mais que outros mas isso é porque aprenderam...como tu vais aprender...

Os pots são fácilmente visiveis...
    ambos brancos um até tem um buraco na chapa de dissipação (para libertar calor?) para regulares...
    Esse é o SVR1 para limitar a tensão...

o SVR2 para limitares a amperagem está aqui visivel..

rodas com uma chave philips e vai alterando o valor...

como isso dá 1.2 amperes, se rodares o svr2 a meio deverá dar proximo de metade desse valor (valor seguro para ambos os leds)
    coloca os leds em série e verifica a tensão em cada led...

no caso dos xp-g coloca o multimetro a medir tensão continua (rodas no sentido contrário dos ponteiros do relógio, depois da posição off do teu multimetro, 3 posições e vais ler tensões até 20 volts continuos) e um polo do multimetro no + e o outro no - do led...
    vês aqui:

mesmo depois de teres ligado os leds em série assim lês a tensão em cada led individualmente...

para teres acho que 700 mA nos xp-g vais ter 3.2 volts de tensão nos leds...

Julgo que o teu driver vai limitar a amperagem e portanto tens uma situação segura, mesmo que queime um dos leds..é mais fácil medires a tensão que a corrente (amperagem), estão ambas ligadas...
    Ao achares a tensão no led vais saber a quantos amperes está.

eu depois posto aqui as funções da voltage versus amperes...em cada tipo dee led.

acho que se rodares o SVR1 para teres a tensão de saida do driver de 3.2x(numero de leds em serie), limitada a esse valor, ganhas também segurança...

é então uma questão de tweaking...

atenção a imagem do led parece ser de um XR-e, os xp-g são os mais pequenos...
    Estes (XR-e) não aguentam tanta amperagem, mas a tensão tem de ser mais alta para amperagens mais baixas... julgo que 3.5 a 700 mA.
    depois vejo os gráficos...
    Última edição por António Vitor; 23-07-10 às 03:01.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

como dissestes que eras leigo no assunto aconselho-te a lers alguns topicos aqui neste site:
    A Lei de Ohm no Ibytes Website

tem cuidado com os curto circuitos...podem dar cabo de um driver ou leds...

leds são diodos, que não respeitam a lei de ohm..

mas tens aqui estes gráficos para saberes com uma determinada tensão quantos amperes tens...
    Gráfico XP-G:

gráfico XR-E:

repara nos Xr-e não é linear e portanto falha a lei de ohm, mas observa que com valorees acima de 3.5 volts, mais 0.1 volt representa cada vez mais impacto na amperagem...

daí preferir limitar a corrente e nunca a tensão...

Vê os gráficos...
    com estes podes obter a amperagem bastando em cad led medires a tensão...
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    • Tipo de Arquivo: jpg xpg.jpg (19,0 KB, 913 visualizações)
    • Tipo de Arquivo: jpg xre.jpg (20,0 KB, 910 visualizações)

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Num circuito em série vais ter em qualquer lugar do circuito a mesma amperagem, diferentes tensões em cada led deverá estarem relacionadas com diferenças nos leds...existem ligeiras diferenças... é como nos gemeos...

esses gráficos não são completamente rigorosos...mais uma aproximação.

-Anónimo.

Página 1 de 10 12345 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. DIY leds...
    Por António Vitor no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 855
    Último Post: 23-07-11, 09:50
  2. Desmistificar calhas de LEDs
    Por Baltasar Parreira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 32
    Último Post: 26-11-10, 21:49
  3. DIY leds...detalhado...
    Por António Vitor no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 15