Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 77

Tópico: Pico Reef Cube 8L

Membro Identificado Avatar de Diogo Matias
    Data de Ingresso
    01-09-08

Pico Reef Cube 8L

Depois de um ano a estudar água salgada enquanto ia mantendo o meu plantado doce, sinto-me agora preparado para avançar para um pequenino projecto salgado. Sei de antemão pelas pesquisas realizadas aqui pelo forum que desaconselham este tipo de montagem, especialmente a quem nunca teve salgados antes, mas creio ter os princípios base bem estudados, e elevada motivação para os testar.

Assim, a minha primeira poça salgada terá apenas 8 litros. Não, não me enganei nas casas decimais, o aquário será um cubo de 20 cm de lado. Este setup teve muita inspiração no subforum de Pico Reefs do NanoReef.com onde também tenho vindo a acompanhar diversas montagens ao longo de um ano.

Passo de seguida a fazer uma descrição mais ou menos detalhada das minhas ideias, do que já está concretizado e do que está a ser planeado. Por favor corrijam-me naquilo que possa estar a errar.

Estado actual (1,5 mês):
    Última edição por Diogo Matias; 10-11-10 às 22:00.

Data de Ingresso
    01-09-08

Re: Pico Reef Cube 8L

Aquário: Cube Wen 20*20*20 - 8L brutos

Escolhi para aquário, um pequeno cubo com muito bom aspecto e que encontrei numa grande superfície ao preço da chuva. A sua dimensão é propositada: o tamanho mais pequeno em que geralmente se consegue pôr um pico aquário a funcionar. O facto de ser pequeno tem para mim várias vantagens, à cabeça os custos e a facilidade de manutenção.
    De notar que eu falo em "facilidade" e não em "baixa necessidade" quando me refiro à manutenção, porque um sistema destes apenas requer manutenção mais facilitada devido às dimensões (TPA 5% = 1 copo de água), mas por outro lado necessita de atenção redobrada.

Iluminação: Lâmpada de Leds CREE

Encomendei uma lâmpada PAR30 com encaixe E27 composta com uma potencia de 15W composta por 3 leds "cool white" de 6500k e 2 leds "blue" com 470 nm. O efeito obtido com esta combinação é aproximadamente de 12000 a 14000K.
    Irei debruçar-me mais profundamente sobre a iluminação quando a lâmpada chegar.

Filtragem: Eheim Liberty 2048 (?) + 2kg RV Indonesia Premium

Sendo um aquário salgado e especialmente estando nos meus planos a manutenção de corais, a filtração deve ser feita essencialmente com rocha viva de grande qualidade, tendencialmente ocupando 20% do volume do aquário. Pessoalmente fui buscar 2 kg de Indonesia Premium com excelente qualidade, curada, cheia de coralina e (parece-me) alguns pólipos incrustados que ainda tenho esperança que venham a transformar-se em corais.

Adicionalmente irei utilizar um filtro de cascata onde quero colocar filtração química (carvão activado e resinas), biológica (refugio com cultura de algas) e se necessário mecânica. Actualmente tenho um ELITE Hush 10 a fazer esse trabalho, mas pretendo adquirir outro de maior dimensão e maior caudal, sendo que o Liberty 2048 é o que vai à frente nas minhas preferências.

Circulação: Eheim Liberty 2048 (?) + DIY Nano Vortech (?)

Para que a rocha viva faça a desnitrificação precisa que a água circule através dela. Para tal, uma boa circulação é essencial. O valor ideal de circulação para um nano reef, é na ordem das 10 a 20 vezes o volume do aquário. Para os meus 8L isto significaria apenas 160L/h. O HUSH 10 faz 270L/h e eu acho a circulação algo insuficiente, pelo que irei optar por um filtro com maior caudal.

No entanto a circulação num reef deve ser turbulenta, ou seja, simulando as marés com correntes em várias direcções e não permitindo o deposito de "sujidade" na rocha. Usando uma única fonte de circulação isso não é fácil de se conseguir, por isso estou a planear a construção de uma micro bomba de circulação, que imite a estética de uma Vortech mas com um tamanho e caudal adequado a este aquário. Ainda estou à espera de peças para a sua construção. Mais tarde mostro planos.

Manutenção: DIY ATO + TPAs

Algumas das questões essenciais relacionadas com os pico-reefs é a da evaporação de água. A evaporação ocorre naturalmente no oceano, mas devido à dimensão deste as consequências na química da água são quase imperceptíveis. Num aquário com apenas 8L, a evaporação faz-se sentir de sobremodo.
    Ao evaporar, a água abandona o aquário sob a forma de vapor de água, H2O no estado gasoso, com pureza muito elevada. No entanto os sais que se encontram dissolvidos na água salgada mantém-se dentro do aquário, levando a densidade (a concentração de sais dissolvidos) da água a aumentar, o que afecta o bem estar dos organismos de recife. É por isso necessária a reposição periódica da água evaporada, utilizando água o mais puro possível e com a menor periodicidade possível.
    Numa fase inicial irei fazer este trabalho manualmente, utilizando água purificada. Mas quando chegar o material para a construção, pretendo fazer uma pequena engenhoca DIY que irá repor a água evaporada sempre que a água no aquário desça de determinado nível, o que é designado "Automatic Top Off system".

As TPA terão periodicidade bi-semanal e serão feitas com água natural ou água sintética (sal Red Sea), dependendo da minha disponibilidade para ir buscar água ao mar.

Vivos
    Será algo pensado aos poucos, mas posso desde já descansar-vos que peixes não é uma das minhas prioridades para este cubo. Corais moles incluindo zoas, ricordeas e polipos como GSP serão a minha prioridade. Também uma equipa de limpeza dimensionada ao aquário faz parte dos meus planos logo após a ciclagem. Numa fase mais avançada, uma ou duas espécies de camarões poderão ser testadas.

Data de Ingresso
    01-09-08

A montagem

Fiz esta manhã a montagem do meu pequenino.
    Para tal tinha adquirido 2 kg de rocha viva (Bubbles Shop) que infelizmente tiveram de vir numa única peça uma vez que já só haviam rochas grandes na loja.

A rocha continha alguns resquicios de corais, como este esqueleto de uma espécie de Acanthastrea ou Favia, a ver vamos se ainda recuperará!

Na mesma loja também comprei a areia de coral para decorar o fundo.

Tinha muito bom aspecto, fiquei bastante satisfeito.

Para a montagem propriamente dita iniciei-a com a colocação de uma película autocolante preta na traseira do aquário. Acho que num reef fica muito bem.

De seguida coloquei a areia até ficar com uma camada de aproximadamente 2 cm. Não pretendo fazer DSB porque neste tipo de sistemas a rocha é fonte de filtração suficiente e facilmente pode ocorrer acumulação de compostos azotados que sendo libertados para a coluna de água corresponderia a uma catástrofe.

Antes da colocação da rocha, um alisamento da areia é sempre aconselhável

A rocha que tinha comprado era enorme para o aquário, pelo que tive de a quebrar em vários pedaços até obter rocha para fazer o layout por mim pretendido. No próximo GIF é possível ver a evolução do layout à medida que fui partindo a pedra principal e arranjando as secundárias.

O resultado foi um layout triangular, com uma boa base para a colocação de zoas, ricordeas e polips, esconderijos na traseira da rocha maior e uma boa profundidade. Ficou exactamente o que pretendida.

Acabada de tirar esta foto, fiquei sem bateria na maquina, por isso não há fotos do enchimento. Utilizei água natural recolhida na zona de Sesimbra quando lá estive no verão, com uma densidade de 1,025. Passadas duas horas a água estava já cristalina, muito graças à lã de vidro que coloquei no filtro e que irei remover entretanto.

Amanhã posto foto do aquário já cheio.

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

Boas a todos ,

não leves a mal Ricardo mas gostava que me explicasses qual o proposito de um aquario(se é que pode ter esse nome) de agua salgada de 5 ou 6 litros onde nem dá para albergar um camarão(em condiçoes) ,e que requer uma manutençaõ diaria para conseguir manter um coral ou dois .Sinceramente não vejo muita logica nisso .Desculpa a resposta tão pessimista ,mas é apenas a minha opinião .O mesmo já não diria de um aquario com 30 ou 40 lt,apesar de tambem achar pouca litragem .

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia

Antes de mais, deixem-me dar os parabéns ao Diogo pela sua introdução neste mundo dos salgados.
    De louvar a sua coragem por ter escolhido um Pico Reef.
    De agradecer a criação deste tópico de forma tão pormenorizada. Era um tópico que faltava neste fórum.
    Ainda bem que primeiro montou e só depois o deu a conhecer, caso contrário, com as vozes discordantes que aí virão, certamente desistiria do aquário ou da sua visualização pública.
    Muito convicto daquilo que quer e consciente da capacidade do seu Pico.

Ninguém deve ficar limitado nos seus sonhos.

Parabéns pela iniciativa!

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    01-09-08

Citação Postado originalmente por Luis Santos Ver Post
    Boas a todos ,

não leves a mal Ricardo mas gostava que me explicasses qual o proposito de um aquario(se é que pode ter esse nome) de agua salgada de 5 ou 6 litros onde nem dá para albergar um camarão(em condiçoes) ,e que requer uma manutençaõ diaria para conseguir manter um coral ou dois .Sinceramente não vejo muita logica nisso .Desculpa a resposta tão pessimista ,mas é apenas a minha opinião .O mesmo já não diria de um aquario com 30 ou 40 lt,apesar de tambem achar pouca litragem .
    Há gostos diferentes para tudo.

Pela tua resposta suponho que gostarás mais de ver peixes no aquário do que ver corais. Eu pessoalmente penso o inverso, a minha prioridade serão os corais. E qual o gozo de ter corais? Além de toda a cor, beleza, aspecto exótico, é o desafio da sua manutenção. E quanto a isso, os princípios são os mesmos num sistema grande ou pequeno. Sim, irei fazer manutenção diária a este pico-reef, assim como faço ao meu plantado e assim como faria se optasse por um sistema de maiores dimensões. Para mim é um gozo, não uma obrigação / frete.

Além disso, normalmente não consegues colocar um reef no quarto ou num escritório cujo espaço disponível não é muito. Neste caso já poderias.

Quanto a não albergar um camarão em condições, isso irá claro depender da escolha do camarão. Um do tipo Lysmata sp. está fora de questão pelas dimensões dos mesmos. Mas existem muitos outros que inclusivamente são difíceis de manter em dimensões superiores, como é o caso do Thor amboinensis, Gnathophyllum americanum, Lybia sp. ou Neopetrolisthes ohshimai, e que em vez de serem colocados num refugio das mesmas dimensões, mas escondido, podem estar num aquário onde lhes posso apreciar o comportamento. Mas isso é lá muito mais para a frente! Pensarei nestes bichinhos quando o aquário tiver pelo menos 2 meses ou provavelmente mais (os testes o dirão).

PS: aproveita para ler melhor o tópico que criei, uma vez que nem o meu nome lestes bem...

Pedro, muito obrigado pelo apoio!
    Pensei em não fazer nenhum tópico, mas tal também não contribuiria para fazer desaparecer o 'tabu' entre os nanos e pico-reefs. Estes são sistemas diferentes dos aquários de grandes dimensões e espero que (correndo bem a minha experiência) consiga contribuir para reduzir esse 'tabu' pelas evidencias e não por teoria.

Vou agora tirar uma foto dele cheio. Até já.

Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia

Citação Postado originalmente por Diogo Matias Ver Post
    a minha prioridade serão os corais. E qual o gozo de ter corais? Além de toda a cor, beleza, aspecto exótico, é o desafio da sua manutenção. E quanto a isso, os princípios são os mesmos num sistema grande ou pequeno.

(...)

Estes são sistemas diferentes dos aquários de grandes dimensões e espero que (correndo bem a minha experiência) consiga contribuir para reduzir esse 'tabu' pelas evidencias e não por teoria.
    Espero que o consigas... à semelhança daqueles que te inspiraram.
    El Fabuloso - Featured Reef Profiles - Nano-Reef.com

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    01-09-08

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post
    Bom dia
    Espero que o consigas... à semelhança daqueles que te inspiraram.
    El Fabuloso - Featured Reef Profiles - Nano-Reef.com

Abraço
    Pedro Ferrer
    Nem mais, a minha grande inspiração!
    Espero conseguir ter o mesmo sucesso que ele teve, um pico aquário excepcional já com 3 anos de manutenção!

Por agora o aquário está assim:

Vou apontar fazer os primeiros testes ao aquário no fim de semana, de modo a dar-lhe algum tempo para começar a estabilizar e a partir dai acompanhar a ciclagem.

Membro Identificado Avatar de Paulo Jorge Rocha
    Data de Ingresso
    20-03-09

Diogo
    Eu mantive um nano reef durante um ano e é uma experiência maravilhosa.
    Vais ouvir algumas vozes discordantes mas os nanos não são nenhum bicho de sete cabeças, desde que se tenha o rigor de efectuar Tpas certinhas e manutenção regular vais tirar muito prazer em manter uma gota de oceano.
    Mesmo que não tenhas muito feedback da parte dos membros deste forum vai postando a evolução do nano.
    Desejo-te muitas felicidades para o teu projecto.

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

[QUOTE=Diogo Matias;165533]Há gostos diferentes para tudo.

Pela tua resposta suponho que gostarás mais de ver peixes no aquário do que ver corais. Eu pessoalmente penso o inverso, a minha prioridade serão os corais. E qual o gozo de ter corais? Além de toda a cor, beleza, aspecto exótico, é o desafio da sua manutenção. E quanto a isso, os princípios são os mesmos num sistema grande ou pequeno. Sim, irei fazer manutenção diária a este pico-reef, assim como faço ao meu plantado e assim como faria se optasse por um sistema de maiores dimensões. Para mim é um gozo, não uma obrigação / frete.

Por acaso estás enganado ,,gosto de ver peixes e corais num aquario.Mas tambem não tinha um aquario só de peixes ou um aquario só de corais .acho que os dois se complementam.

Além disso, normalmente não consegues colocar um reef no quarto ou num escritório cujo espaço disponível não é muito. Neste caso já poderias.

desculpa mais uma vez, mas para montar um aquario de 8 lt preferia não ter.

Quanto a não albergar um camarão em condições, isso irá claro depender da escolha do camarão. Um do tipo Lysmata sp. está fora de questão pelas dimensões dos mesmos. Mas existem muitos outros que inclusivamente são difíceis de manter em dimensões superiores, como é o caso do Thor amboinensis, Gnathophyllum americanum, Lybia sp. ou Neopetrolisthes ohshimai, e que em vez de serem colocados num refugio das mesmas dimensões, mas escondido, podem estar num aquário onde lhes posso apreciar o comportamento. Mas isso é lá muito mais para a frente! Pensarei nestes bichinhos quando o aquário tiver pelo menos 2 meses ou provavelmente mais (os testes o dirão).

Certamente que os vivos que pensares em meter no aquario serão adequados ao tamanho do mesmo ,mas certamente que estariam um pouco melhor num aquario de 40 ou 50lt ,e a julgar pelo tamanho da mesa onde ele está não seria por falta de espaço .

PS: aproveita para ler melhor o tópico que criei, uma vez que nem o meu nome lestes bem...
    Peço desculpa por esse meu lapso.

Mas como não somos todos iguais ,o maximo que posso fazer é desejar-te boa sorte com o aquario.Vai postando fotos para ver-mos a evolução .

Fica bem

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    29-01-07

em frente com isso , os melhores perfumes estao em frascos pequenos apoio-te a 100%
    THE NUNO´S REEF

Data de Ingresso
    01-09-08

desculpa mais uma vez, mas para montar um aquario de 8 lt preferia não ter.
    São opções. Eu prefiro manter o meu plantado e ter 8L salgados bem montados, com todo o material e vivos muito bem planeados e dimensionados, do que avançar para um 300L, obrigatoriamente sacrificando o plantado e chegar à etapa da manutenção e concluir que não tenho tempo / recursos para o manter.

Certamente que os vivos que pensares em meter no aquario serão adequados ao tamanho do mesmo ,mas certamente que estariam um pouco melhor num aquario de 40 ou 50lt ,e a julgar pelo tamanho da mesa onde ele está não seria por falta de espaço .
    Todos os vivos que colocarmos no aquário estariam melhor se não tivessem sido retirados à natureza. Não posso negar que estariam melhor num 50 L desde que não tivessem predadores, mas a colocação de um camarão de 1 cm num aquário com 20 cm de lado é melhor em termos de espaço que a colocação de um cirurgião de 10 cm num aquário com 1 metro de lado. E um camarão necessita de muito menos espaço para realizar as suas actividades com normalidade que um qualquer peixe.
    Não avanço de momento para um aquário dessas dimensões pelas razões já referidas.

Mas como não somos todos iguais ,o maximo que posso fazer é desejar-te boa sorte com o aquario.Vai postando fotos para ver-mos a evolução .
    Assim o farei

Um obrigado ao Paulo Jorge Rocha e ao NunoAlexandre pelo apoio.

Chegou à pouco a Chaetomorpha proveniente do João Carlos Gomes para ajudar à filtração biológica e foi colocada no filtro de cascata.

Cumprimentos,
    Diogo Matias
    Última edição por Diogo Matias; 22-09-10 às 19:06.

Membro Senior Avatar de Raul Bernardino
    Data de Ingresso
    09-09-06

Olá Francisco,

Espero que tudo corra bem e já que somos vizinhos, se eu puder ajudar em alguma coisa avisa (tenho caulerpa e algas filamentosas a mais) e posso ceder algumas xénias etc etc.

Abraços,

RB
    "your soul becomes a fish
    you swim in idle waters and drink other fishes piss
    your soul feeds on fish
    on piss, puss and men
    who in turn, become as you have become,
    a fish" - Bauhaus

Data de Ingresso
    01-09-08

Obrigado Manel!
    Tens de me deixar ir espreitar o teu sistema um dia destes
    Precisas de Chaetomorpha? Fiquei com alguma em excesso também posso dispensar!

Um abraço

Membro Senior Avatar de Raul Bernardino
    Data de Ingresso
    09-09-06

Diogo és super bem-vindo

Uma das coisas que sinto falta é de mais gente para trocar opiniões etc...

Dá uma olhadela ao meu algário e aparece qd quiseres

Abraço,

RB
    "your soul becomes a fish
    you swim in idle waters and drink other fishes piss
    your soul feeds on fish
    on piss, puss and men
    who in turn, become as you have become,
    a fish" - Bauhaus

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Diogo

Como diz o ditado:Péssimismo è quando a gente deixa de ver a cores.
    Assim vai em frente ... e deixa que os péssimistas continuem a ver cinzento.
    Um abraço

Jorge Neves

Data de Ingresso
    01-09-08

Citação Postado originalmente por Jorge Neves Ver Post
    Diogo

Como diz o ditado:Péssimismo è quando a gente deixa de ver a cores.
    Assim vai em frente ... e deixa que os péssimistas continuem a ver cinzento.
    Um abraço

Jorge Neves
    Obrigado pela força!
    Espero vir a ter muita cor

Membro Senior Avatar de luisnunes
    Data de Ingresso
    04-01-09

Boas Diogo
    Benvindo ao mundo dos salgados.
    Eu tenho um aquario de 1,20mt com cerca 360lts brutos e possuo um aquario pequeno de no maximo 20lts que esta vazio e estas a dar-me ideias para montar um nano.
    Acho maravilhoso conseguir montar um reef com apenas "meia duzia" de litros.
    Parabéns.

Data de Ingresso
    01-09-08

Citação Postado originalmente por luisnunes Ver Post
    Boas Diogo
    Benvindo ao mundo dos salgados.
    Eu tenho um aquario de 1,20mt com cerca 360lts brutos e possuo um aquario pequeno de no maximo 20lts que esta vazio e estas a dar-me ideias para montar um nano.
    Acho maravilhoso conseguir montar um reef com apenas "meia duzia" de litros.
    Parabéns.
    É literalmente com meia dúzia de litros!
    E são passiveis de serem mantidos, mas cuidado com o que lá metem dentro! Para esses 20 L já suporta peixes, mas uma vez que tens o de metro e vinte, eles vão melhor para o grande. Isto com excepção de uma meia dúzia de espécies que até agradecem estar sozinhas ||

Hoje estive no tempo aquático (novas instalações, muito bonitas!) e vi uns minúsculos "sexy shrimp" que estavam mesmo a pedir para vir para o meu aquário. Mas consegui resistir ao impulso por agora, daqui a dois meses já não se passará o mesmo

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Já viste este tópico?

É que esse cubito está mesmo a pedir um filtro externo com aquecimento e poderes ter tudo escondido sem aquecedores, filtros de mochila, etc ... à vista.

Na prática o que ele faz é fazer dois furos no fundo do aquário.

O filtro tem aquecedor próprio e sei que ele alterou o filtro para colocar iluminação la dentro e manter chaeto.

Abraços,

Data de Ingresso
    01-09-08

Não conhecia este tópico, mas conhecia um muito semelhante. Algo a pensar
    Mas por agora fico-me pelo filtro de cascata onde vou tentar meter tudo, algo deste género:

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Diogo

Experimenta ver esta ideia ou esta...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    01-09-08

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post
    Boa tarde Diogo

Experimenta ver esta ideia ou esta...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Já tenho uma boia de nível encomendada para uma engenhoca desse tipo, só que muito mais simples. Seria simplesmente a boia a servir de interruptor num circuito onde se inclui uma bomba fraquinha, ou até talvez apenas uma bomba de ar.

O esquema é mais ou menos este.

Abraço
    Diogo Matias

Data de Ingresso
    01-09-08

Gostava de postar algumas novidades.
    Detectei hoje os primeiros sinais de vida nestes poucos litros de água. Ora, sem mais palavras segue a foto (ainda de má qualidade, necessito de praticar a macro!):

Creio serem Zoas, mas são tão pequeninos!! Eles nas fotos e nas lojas parecem muito maiores... Também creio não estarem completamente abertos.

Face à aparição destes efectuei os primeiros testes à água:

pH ~ 8
    kH = 8,3
    NH3 < 0,25
    NO3 = 5
    PO4 = 0,25

Reparei agora que não sei do meu teste de nitritos... tenho de pedir emprestado.

Outros parâmetros:

Densidade = 1,026
    Temperatura = 24 - 26,5ºC (variação entre o mínimo e o máximo diário que já observei).

Alguns conselhos nesta fase? (e não me digam que é para arranjar um aquário maior! )

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Parecem-me Palythoas e não zoanthus.

Baixa um pouco a densidade para 1024.

Abraços,

Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pico Reef... Reposição. Como?
    Por Pedro Ferrer no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 4
    Último Post: 31-12-09, 10:25
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 18:23
  3. Pico Reef
    Por Julio Macieira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 13-06-06, 02:28

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem