Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 26 a 50 de 77

Tópico: Pico Reef Cube 8L

Membro Identificado Avatar de Paulo Jorge Rocha
    Data de Ingresso
    20-03-09

Re: Pico Reef Cube 8L

Citação Postado originalmente por Diogo Matias Ver Post
    Gostava de postar algumas novidades.
    Detectei hoje os primeiros sinais de vida nestes poucos litros de água. Ora, sem mais palavras segue a foto (ainda de má qualidade, necessito de praticar a macro!):
    Creio serem Zoas, mas são tão pequeninos!! Eles nas fotos e nas lojas parecem muito maiores... Também creio não estarem completamente abertos.

Face à aparição destes efectuei os primeiros testes à água:

pH ~ 8
    kH = 8,3
    NH3 < 0,25
    NO3 = 5
    PO4 = 0,25

Reparei agora que não sei do meu teste de nitritos... tenho de pedir emprestado.

Outros parâmetros:

Densidade = 1,026
    Temperatura = 24 - 26,5ºC (variação entre o mínimo e o máximo diário que já observei).

Alguns conselhos nesta fase? (e não me digam que é para arranjar um aquário maior! )
    Conselhos nesta altura é teres muita paciência e fazer um bom ciclo ao aquario, convem baixares a densidade e neste momento acho eu (o nano apenas tem uma semana) que não vale muito a pena estares a fazer testes deixa para mais tarde
    Ah e outra coisa que me estava a esquecer.......compra um aquario maior
    Estou a brincar

Membro Identificado Avatar de Diogo Matias
    Data de Ingresso
    01-09-08

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar Ver Post
    Boas ,

Parecem-me Palythoas e não zoanthus.

Baixa um pouco a densidade para 1024.

Abraços,
    Boas,
    Como se distinguem?
    Tentei encontrar no google mas não encontrei nada de concreto...

Abraços

Data de Ingresso
    01-09-08

Citação Postado originalmente por Paulo Jorge Rocha Ver Post
    Ah e outra coisa que me estava a esquecer.......compra um aquario maior

Membro Senior Avatar de vasco.gomes
    Data de Ingresso
    27-10-09

São opções. Eu prefiro manter o meu plantado e ter 8L salgados bem montados, com todo o material e vivos muito bem planeados e dimensionados, do que avançar para um 300L, obrigatoriamente sacrificando o plantado e chegar à etapa da manutenção e concluir que não tenho tempo / recursos para o manter.

Todos os vivos que colocarmos no aquário estariam melhor se não tivessem sido retirados à natureza. Não posso negar que estariam melhor num 50 L desde que não tivessem predadores, mas a colocação de um camarão de 1 cm num aquário com 20 cm de lado é melhor em termos de espaço que a colocação de um cirurgião de 10 cm num aquário com 1 metro de lado. E um camarão necessita de muito menos espaço para realizar as suas actividades com normalidade que um qualquer peixe.
    Não avanço de momento para um aquário dessas dimensões pelas razões já referidas.

Assim o farei

Um obrigado ao Paulo Jorge Rocha e ao NunoAlexandre pelo apoio.

Chegou à pouco a Chaetomorpha proveniente do João Carlos Gomes para ajudar à filtração biológica e foi colocada no filtro de cascata.

Cumprimentos,
    Diogo Matias
    Olá Diogo, tou a ver que a alga chega quase como tivesse acabado sair do aquário. Ja me tinham dito isso antes, mas agora da para ver isso bem pela foto.

Relativamente ao projecto, força nisso e vou seguir com interesse este tópico porque para mim é uma novidade este tipo de Reef's e estou curioso para saber até que ponto se consegue manter um micro-sistema deste tipo.

Aconselho-te se puderes a teres 2 Thor amboinensis. Tenho 2 no meu aquário já há bastantes meses e são muito engraçados. Eles andam saltitando entre as anémonas, ora a Haddoni ora a Quadricolor. São muito pequeninos mas mesmo no meu aquário 400L++ estão sempre visíveis, é só procura-los nas anémonas.

Cumprimentos.

Data de Ingresso
    01-09-08

Obrigado pelo conselho, acho que realmente a longo prazo irei certamente colocar uns desses pequenos camarões.

Já diminui a densidade para 1,024. Neste momento começo a sentir falta do sistema de ATO espero que durante a próxima semana a bóia de nível chegue finalmente para poder fazer uma engenhoca funcional.

Hoje vi novo sinal de vida, mas não tive tempo de ir sacar foto antes de desaparecer.
    Creio ser uma "Feather Duster" uma vez que se apresentava totalmente aberta com um diâmetro de cerca de 2 cm e perante a minha aproximação fechou-se e terá recolhido ao interior do seu tubo de protecção (não está visível, encontra-se numa fenda da rocha).

Tentarei capturar uma foto mais tarde, talvez quando a luz desligar.

Boas Diogo

É simplesmente fabuloso o que se pode fazer em sistemas tão pequenos,mas que depois revelam todo o seu esplendor e a máxima criatividade.
    Gostei muito do pequeno layout se continuar assim vai ficar muito bom,as vezes os pequenos ultrapassam em muito os grandes
    Podes vir buscar uma peça de zooanthus que ofereço eu.

Parabens e obrigado
    www.bubbles-shop.com
    bubblesthereefstore@gmail.com

Data de Ingresso
    01-09-08

Citação Postado originalmente por BUBBLES SHOP Ver Post
    Boas Diogo

É simplesmente fabuloso o que se pode fazer em sistemas tão pequenos,mas que depois revelam todo o seu esplendor e a máxima criatividade.
    Gostei muito do pequeno layout se continuar assim vai ficar muito bom,as vezes os pequenos ultrapassam em muito os grandes
    Podes vir buscar uma peça de zooanthus que ofereço eu.

Parabens e obrigado
    Muito obrigado Paulo, pela oferta e pelo voto de confiança!
    As Ricordea florida que ai tivestes eram qualquer coisa, quando tiver a ciclagem completa de certeza que ai irei passar a buscar umas

Agora já sei que são pelo menos duas "Feather Duster" que tenho na rocha. Mas ainda devem estar muito stressadas porque fecham ao mínimo movimento não consigo chegar perto com elas abertas.
    Além de muito bem curada (NH3 < 0,25) e cheia de coralina esta rocha ainda trazia uns belos brindes! Podes e deves manter o fornecedor Paulo!

Até breve então

Data de Ingresso
    01-09-08

Boa noite,
    Estive hoje a pesquisar um pouco acerca do meu sistema de reposição de água automatizado (DIY). A bóia de nível deve chegar até ao final da semana, por isso há que ir tratando do restante para depois ser só meter a funcionar.

O esquema que pretendo utilizar é algo deste género:

Portanto, uma bomba de ar simples com a bóia de nível no aquário a servir de interruptor do sistema, um recipiente contendo a água para reposição para o interior do qual a bomba de ar vai enviar ar através de um primeiro tubo, aumentando a pressão dentro do recipiente e forçando a água para reposição a seguir ao longo do segundo tubo até ao aquário.

Prós e contras detectados até ao momento (teóricos):

Prós:
    • Barato;
    • Fácil construção;
    • Reposição suficientemente lenta para um pico-reef;

Contras:
    • Perigo de curto-circuito! *
    • Barulho da bomba de ar;

*Uma vez que parte do circuito se encontra dentro de água salgada (bóia) há sempre o perigo de ocorrer corrosão deste ou infiltração de água. Investiguei duas soluções possíveis: colocar o sistema a correr a 12V (não sei fazer) ou isolar muitíssimo bem a bóia de nível com uma solução deste tipo.

Opiniões e ideias serão bem vindas

PS: há dois dias que não vejo a Feather Duster fora do seu covil... é provável que tenha sido vitima da ciclagem.
    Projecto para breve...

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Boas Diogo,

não estarás a complicar?! Por que razão não pões uma bomba da tunze (ou outra qualquer, desde que fraquinha) dentro do recipiente de água?

Para mim o maior problema desse teu sistema é vedar bem o recipiente de água porque qualquer fuga fará com que não haja pressão dentro dele.

A tunze teria ainda a vantagem de ser silenciosa.

HAMLIN ELECTRONICS|59630-1-T-02-A|FLOAT SENSOR, NO | Farnell Portugal

http://www.tunze.com/fileadmin/image...e/5000.020.jpg
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    01-09-08

Creio mesmo que esta seria mesmo uma das abordagens mais simples. Para quem usa há alguns anos CO2 caseiro no aquário plantado como é o meu caso, o isolamento do recipiente não será nada complicado.

Esse tipo de sistema neste volume de aquário tem um problema: enchimento do aquário de modo muito rápido. Com bomba de ar o enchimento é muito mais gradual... e para esta engenhoca apenas preciso de comprar a bóia de nível (3,5€ no ebay). O resto tinha cá em casa.

Farei assim: testarei entre hoje e amanhã a reposição pelo uso da bomba de ar e postarei aqui os resultados. Se convencer e face ao baixo custo da mesma, a coisa serve. Se não convencer, procurarei uma solução nesses moldes
    Projecto para breve...

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Boas Diogo,

já vi que és bastante dedicado e já tens ideias bem concretas para a maioria das situações, no entanto caso não fiques satisfeito com esse sistema de reposição e optes por usar uma bomba, podes colocar um T com uma torneira e regular o fluxo que entra para o aquário e o que é enviado de volta para o depósito.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Membro Junior Avatar de bruno_branco
    Data de Ingresso
    13-09-10

Olá Diogo!

Deixo-te aqui uns guias para o ATO.
    How to build your own aquarium auto top-off system

Na minha opinião acho que devias por 2 sensores de nivel ligados em serie, não vá 1 falhar e inunda-te a casa.

Outra coisa: 220v a serem comutados pelo sensor também não acho boa ideia. Pelo que sei, aquilo funciona com um iman dentro da boia que abre e fecha o circuito. Com 220v crias 1 campo magnetico superior e aumenta-te as hipoteses do sensor colar e inundar tudo. E 220v tão perto da agua...
    A solução é usar um relé alimentado a 9 ou 12v a controlar a bomba de 220v ou uma bomba de 12v.

No link acima eles mostram também os relés necessarios e como liga-los.

Abraço

Bruno Branco
    Última edição por bruno_branco; 30-09-10 às 16:02.

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Gostei!

Boa iniciativa e bom layout!

Membro Senior Avatar de luisnunes
    Data de Ingresso
    04-01-09

Ola Diogo
    e novamente parabéns.
    Gostaria de ver umas fotos novas.
    Abraço

Data de Ingresso
    01-09-08

Citação Postado originalmente por bruno_branco Ver Post
    Olá Diogo!

Deixo-te aqui uns guias para o ATO.
    How to build your own aquarium auto top-off system

Na minha opinião acho que devias por 2 sensores de nivel ligados em serie, não vá 1 falhar e inunda-te a casa.

Outra coisa: 220v a serem comutados pelo sensor também não acho boa ideia. Pelo que sei, aquilo funciona com um iman dentro da boia que abre e fecha o circuito. Com 220v crias 1 campo magnetico superior e aumenta-te as hipoteses do sensor colar e inundar tudo. E 220v tão perto da agua...
    A solução é usar um relé alimentado a 9 ou 12v a controlar a bomba de 220v ou uma bomba de 12v.

No link acima eles mostram também os relés necessarios e como liga-los.

Abraço

Bruno Branco
    Obrigado pela opinião
    Era um comentário deste tipo que eu esperava.

Onde é que eu devo procurar um desses relés cá em Portugal?
    Lojas de electrónica?
    Não percebi muito bem o esquema de ligação dos cabos, mas é algo para perguntar quando tiver o dito cujo.

Quanto a dois sensores... acho que essa parte pode ser resolvida com uma válvula anti-retorno. Além disso o recipiente que irá conter água para reposição será totalmente fechado só tendo ligação à bomba de ar e ao aquário. O perigo de inundação é quase nulo.

A engenhoca funciona. Testei hoje. Tenho um video feito, talvez poste mais logo
    Projecto para breve...

Data de Ingresso
    13-09-10

Obrigado pela opinião
    Era um comentário deste tipo que eu esperava.

Onde é que eu devo procurar um desses relés cá em Portugal?
    Lojas de electrónica?
    Não percebi muito bem o esquema de ligação dos cabos, mas é algo para perguntar quando tiver o dito cujo.

Quanto a dois sensores... acho que essa parte pode ser resolvida com uma válvula anti-retorno. Além disso o recipiente que irá conter água para reposição será totalmente fechado só tendo ligação à bomba de ar e ao aquário. O perigo de inundação é quase nulo.

A engenhoca funciona. Testei hoje. Tenho um video feito, talvez poste mais logo
    Olá de novo!
    O relé compras numa casa de electronica, se explicares para que é eles certamente te vendem o adequado e explicam como montar.
    a questão da possivel inundação que referi: talvez me tenha explicado mal; o problema não é no reservatório e na bomba de ar. imagina o seguinte: agua evapora, o sensor desce e activa a bomba. até aqui tudo bem! a agua é bombeada enche o aquario, o sensor sobe e desliga a bomba, certo? agora imagina que o sensor fica preso em baixo e não sobe...o que vai acontecer? a agua do reservatório vai ser toda bombeada para o aquario causando um possivel transbordo da mesma e inunda-te a casa. e mais...se este cenário acontece ainda há o perigo da agua chegar aos contactos eléctricos do sensor (isola isso muito bem) e se tiverem lá 220v, imagina o resto!...

Abraço!

Bruno Branco

RF Moderador Avatar de Paulo Marinheiro
    Data de Ingresso
    13-09-04

Olá Diogo,

Já comentei, negativamente, montagens de aquários de dimensões excessivamente reduzidas. Não por achar impossível a sua manutenção, mas porque senti alguma falta de consciência por parte de quem o fazia.
    Não noto isso no teu caso. Reparo numa consciência plena das acções que tomas, uma grande ponderação relativamente ao tipo de animais que podes manter e uma metodologia rigorosa no processo de construção do teu micro sistema.
    Será, com certeza, um excepcional exemplo das potencialidades de uma experiência deste género, quando feita com dedicação e sensibilidade.

Para terminar, não posso deixar de te dizer, que é com regozijo que registo a forma como escreves. É muito agradável constatar que ainda há quem se consiga expressar por palavras em muito bom português, especialmente na tua idade.

Cumprimentos,
    Última edição por Paulo Marinheiro; 01-10-10 às 00:17.
    Paulo Marinheiro
    RF Moderador

Data de Ingresso
    01-09-08

Olá de novo!
    O relé compras numa casa de electronica, se explicares para que é eles certamente te vendem o adequado e explicam como montar.
    a questão da possivel inundação que referi: talvez me tenha explicado mal; o problema não é no reservatório e na bomba de ar. imagina o seguinte: agua evapora, o sensor desce e activa a bomba. até aqui tudo bem! a agua é bombeada enche o aquario, o sensor sobe e desliga a bomba, certo? agora imagina que o sensor fica preso em baixo e não sobe...o que vai acontecer? a agua do reservatório vai ser toda bombeada para o aquario causando um possivel transbordo da mesma e inunda-te a casa. e mais...se este cenário acontece ainda há o perigo da agua chegar aos contactos eléctricos do sensor (isola isso muito bem) e se tiverem lá 220v, imagina o resto!...

Abraço!

Bruno Branco
    Err... pois realmente parece ser importante resolver esse problema
    Vou ter de encomendar a segunda bóia o quanto antes. Obrigado pelo aviso!
    Entretanto terei de manter menor quantidade de água no reservatório, a suficiente para não ocorrer transbordo.

Tentando dar resposta a vários comentários sobre os quais ainda nada disse

Carlos Jorge
    Realmente sou persistente.
    E ainda bem, porque a persistência é uma virtude aquariofilista!

Hugo Figueiredo
    Obrigado!

luisnunes
    Obrigado!

Tentarei postar fotos em breve. Neste momento ainda não há nada para ver. Nada de algas "nocivas", nada de crescimento da coralina, há os zoantideos mas são muito pequenos (não espero crescimentos até à chegada da luz definitiva) e há a fether duster mas só a vejo durante a noite.

Paulo Marinheiro
    Um grande obrigado a tão gentis palavras!
    Espero ser merecedor de tal confiança!
    Projecto para breve...

Data de Ingresso
    01-09-08

Só para confirmarem que a "engenhoca" funciona, fica a demonstração: DIY ATO - First Try

O sensor de nível ainda não chegou. Agora só segunda-feira ou então quarta. Até lá, reposição manual.
    Última edição por Diogo Matias; 01-10-10 às 22:40. Razão: Correcção do link.
    Projecto para breve...

Data de Ingresso
    01-09-08

Boa noite!

Venho dar algumas novidades...

Em primeiro lugar gostava de anunciar o final da ciclagem (em termos de balanço azotado) com amonia e nitritos a zeros e nitratos inferiores a 0,5 ppm. Para tal também creio ter contribuído a adição da macro alga no filtro de cascata.

Em segundo lugar venho reportar alguma frustração com o sistema de reposição automática. Ora o controlador que me chegou funciona ao contrario do que eu pretendia, activa a bomba quando a bóia está em cima e não quando a bóia está em baixo. Existirá alguma maneira de corrigir isto ou tenho mesmo de comprar um novo?

Em terceiro lugar, chegou hoje o embrulho mais esperado...

A minha lâmpada de LEDs CREE. Com dois leds azuis e três branco frio creio conseguir um efeito a rondar os 10.000K. Ainda não tenho o candeeiro definitivo para ela, quando o tiver posto novas fotos do aquário com nova iluminação.

Por agora deixo uma amostra da disposição dos leds na lâmpada.

Cumprimentos,
    Diogo Matias
    Projecto para breve...

Data de Ingresso
    13-09-10

Ora o controlador que me chegou funciona ao contrario do que eu pretendia, activa a bomba quando a bóia está em cima e não quando a bóia está em baixo. Existirá alguma maneira de corrigir isto ou tenho mesmo de comprar um novo?
    Olá!

Basta inverteres a boia. No final do eixo onde está a boia deve haver 1 freio que tens que tirar para poderes soltar a boia. Inverte e volta a colocar tudo no sitio.

Abraço

Bruno Branco

Membro Senior
    Data de Ingresso
    11-12-09

Diogo, muitos parabéns pela iniciativa e votos de sucesso nesse pico "nano mini micro" reef!

Agora as perguntas:
    1 - Onde comprar uma lâmpada de leds cree em Portugal?
    2 - Qual é o equivalente em watts da tua? 15W?

Não posso deixar de te dar uma sugestão muito simples para poderes "dar luz" ao teu pico. Repara nos seguintes aquários... uma calha para esconder os fios, um abajur e já está!

Tenho um aqua destes para o meu betta. Se quiseres posso tirar fotografias para veres melhor como funciona!

Cumprimentos,
    Helena Pais
    Última edição por Helena Pais; 13-10-10 às 04:13.

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia

Basta inverteres a boia.
    Como diz o Bruno e bem, a culpa não é do controlador, mas sim da bóia.
    Basta inverteres a bóia para inverteres o contacto.

No meu projecto COADAS, também tenho 2 tipos de bóias e tive que inverter uma ou outra.
    Por vezes, no caso dos alarmes (a nível de automação industrial), é preferível ter o sinal metido (ON) do que não ter, pois existindo por exemplo um fio partido, o sinal passa a estar a OFF e o alarme é actuado e tu procedes a uma reparação.
    Agora imagina o contrário... continuas a ter o fio partido e o teu sistema espera que recebas ON... com o fio partido nunca o vais receber...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    01-09-08

Obrigado Bruno e Pedro pelo esclarecimento, vou meter isso em prática o quanto antes.

Obrigado pelas simpáticas palavras Helena, quanto às perguntas:

Citação Postado originalmente por Helena Pais Ver Post
    1 - Onde comprar uma lâmpada de leds cree em Portugal?
    2 - Qual é o equivalente em watts da tua? 15W?
    1 - Em Portugal vi lâmpadas com LEDs cree no AKI, mas eram lâmpadas de 3W, 3500K e custam mais do que me custou esta.
    2 - Sim, consome 15W no total e emite uma luz fabulosa!

Estou a procura de um candeeiro tipo secretária mas que encaixe bem na lâmpada. Devo fazer uma visita ao IKEA entretanto

Projecto para breve...

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    03-11-09

estou curioso pro teu pico, diogo, essa lâmpada veio de UK?
    Cumprimentos
    Filipe Saraiva

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pico Reef... Reposição. Como?
    Por Pedro Ferrer no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 4
    Último Post: 31-12-09, 11:25
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 19:23
  3. Pico Reef
    Por Julio Macieira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 13-06-06, 03:28

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem