Resultados 1 a 16 de 16

Tópico: Heteractis Magnifica

Membro Senior
    Data de Ingresso
    25-08-10

Heteractis Magnifica

Boa tarde a todos,

Como novato que sou cometo e cometi erros quando comecei o meu aqua, e um deles foi a aquisição de uma anemona Heteractis Magnifica.

Muitos de Vcs mais experientes disseram para a devolver, mas tla não foi possivel, logo tenho que a manter e tentar que ela vingue no meu aqua.

o meu problema é que quando ela veio para o meu aqua ela tinha tentaculos compridos e finos e agora estão curtos e grossos.

ela tem um comportamento aparentemente "normal" pois estabilizou no lugar que quis abre e fecha conforme haja luz ou não, come (pelo menos aparenta comer) comida congelada, o meu ocellaris não sai de lá, só tem esse problema dos tentaculos que eu não sei o que é!

Tenho os niveis de nitritos e nitratos estaveis, e tenho feito TPA de 15l de 15 em 15 dias.

Se alguem tiver alguma opiniao eu agradecia.

Só para recordar o meu setup:

Aqua Boyu 60l (cubo) com bombas e escumador integrado.

Vivos:
    1 Salaria fasciatus
    1 Amphiprion Ocellaris
    1 Cromis
    2 Imperadores (?)

Equipa de limpeza:
    3 eremitas patas azuis
    1 Caracol
    1 Lysmata amboinensis

10Kg aprox. rocha viva

Membro Identificado Avatar de PedroPedroso
    Data de Ingresso
    19-10-07

Re: Heteractis Magnifica

Boas Miguel

era melhor colocares uma foto mas pelo que dizes não parece nada de errado com ela.
    Abraço

Pedro Pedroso

cego não é o que não vê, é o que não quer ver.....

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Miguel

Sem stress,está tudo normal,tentáculos finos,è sinal de stress,que foi o que aconteceu quando a compráste e colocáste num ambiente diferente.Agora que estabilisou e encontrou o lugar,tudo voltou à normalidade.
    Dá-lhe miolo de camarão,pedaços de lula e mexilhão (alternado),1 vez por semana,ela agradece.
    Fica bem

Jorge Neves

Membro Senior
    Data de Ingresso
    25-08-10

Ficam umas fotos, como podem ver era mais bonita quando veio, está esquisita, num sei pode ser só temporário!

Digam Vcs.
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Data de Ingresso
    22-07-07

Citação Postado originalmente por miguelcarreira Ver Post
    Ficam umas fotos, como podem ver era mais bonita quando veio, está esquisita, num sei pode ser só temporário!

Digam Vcs.

Miguel

As Heteractis,gostam de luz e corrente.
    Se quando falas de comida congelada,te referes a mysis, ou artémia,não servem as necessidades delas,faz como referi no poste anterior e vais ver que tudo volta ao normal.
    Já agora...que luz e bombas de circulação tens no àqua?
    Fica bem

Jorge Neves

Membro Senior
    Data de Ingresso
    25-08-10

Citação Postado originalmente por Jorge Neves Ver Post
    Miguel

As Heteractis,gostam de luz e corrente.
    Se quando falas de comida congelada,te referes a mysis, ou artémia,não servem as necessidades delas,faz como referi no poste anterior e vais ver que tudo volta ao normal.
    Já agora...que luz e bombas de circulação tens no àqua?
    Fica bem

Jorge Neves
    Bom dia Jorge,

A comida é cyclops, as lâmpadas são duas PL-18W, e a bomba é de 1200l/h (pelo menos é o que diz a espc. do aquário).

eu já me tinha lembrado de trocar as lâmpadas pois como comprei usado não sei quantas horas têm.
    o miolo de camarão dei-lhe uma vez mas ela deitou-o fora, vou experimentar bocadinhos + pequenos.

Obrigado

Membro Senior
    Data de Ingresso
    10-12-09

Olá Miguel...

Quando falas da circulação, tens alguma powerhead? Ou usas só a circulação da bomba de retorno?

É que a circulação do aquário é muito insuficiente... tinha um Sera e tinha que ter uma bomba de circulação extra.

Membro Senior
    Data de Ingresso
    25-08-10

Olá Helena,

sim uso só a bomba de retorno, mas quem me vendeu o aqua tinha feito uma adaptação com um tubo furado mais comprido.

ponho aqui uma foto já "antiga" (quando veio a anemona).

Achas que devia por mais uma bomba?
    Tipo aquelas que se põem no vidro só para circulação?
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    • Tipo de Arquivo: jpg aqua.jpg (49,7 KB, 176 visualizações)

Membro Senior
    Data de Ingresso
    10-12-09

Eu aconselhava!!!

Membro Senior
    Data de Ingresso
    25-08-10

Citação Postado originalmente por Helena Pais Ver Post
    Eu aconselhava!!!

e da-me uma ideia onde a por? é que o espaço não é muito.

e se fosse tipo uma wave maker?

achas que tb era solução?

Obrigado

Membro Senior
    Data de Ingresso
    10-12-09

Talvez uma Hydor korallia 1600...

Tens que ter atenção que depois terás que cobrir a bomba com um tule (tecido dos vestidos de noivas)...

Espera pelo feedback do pessoal... o Jorge Neves tem mais conhecimentos e poderá ajudar-te melhor na escolha da bomba...

Aí na loja da Guarda, penso que só vi a Boyu wave-maker... essa é muito forte para o teu aquário!

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Tenho os niveis de nitritos e nitratos estaveis, e tenho feito TPA de 15l de 15 em 15 dias.
    Boas Miguel,

Durante a semana adicionas aditivos tipo bio-cálcio, carbonatos para kH, elementos-traço, estrôncio e magnésio? Essas TPA parecem-me demasiado espaçadas e, no caso de não se adicionar cálcio e carbonatos entre as mesmas, poderá ser uma das causas para a anémona ter retraído...
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Membro Senior
    Data de Ingresso
    10-12-09

Efectivamente o pessoal se esquece de alguns testes importantes... No início de ciclo há que controlar a amónia, nitritos, nitratos, ph e kh...

Quando tudo está controlado é passar para o cálcio, magnésio e fosfatos.

Apesar de eu preferir tratar logo tudo de início...

Em relação ao sistema e usando um bom sal não precisa de aditivos... não tem grandes consumos de cálcio e magnésio.

Data de Ingresso
    22-07-07

Bom dia Jorge,

A comida é cyclops, as lâmpadas são duas PL-18W, e a bomba é de 1200l/h (pelo menos é o que diz a espc. do aquário).

eu já me tinha lembrado de trocar as lâmpadas pois como comprei usado não sei quantas horas têm.
    o miolo de camarão dei-lhe uma vez mas ela deitou-o fora, vou experimentar bocadinhos + pequenos.

Obrigado
    Miguel

Como já referiram,tens pouca corrente,uma "Tunze 6025" bem posicionada,serve lindamente.
    Cyclops não servem a alimentação da anémona e como è pequena,dá-lhe também pedaços pequenos.È normal na fase de adaptação,não aceitarem de emediato a alimentação.
    Troca as lãmpadas,coloca a dita Tunze e como disse a Helena e bem,proteje a bomba com tule ou outro,pois assim que faças essas melhorias,ela de emidiato,vai à procura de lugar que melhor lhe sirva.
    Deves dar também atenção aos elementos referidos pelo Artur.
    Vê a minha com oito anos.

[IMG][/IMG]
    Fica bem

Jorge Neves

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Olá Miguel,

tens aqui alguma informação:

Aquario Marinho

Citando Ricardo Miozzo:

"Heteractis magnifica

É a mais desejada e também a mais difícil anêmona de se manter em cativeiro. Sua atração maior é a coloração surpreendente, combinando cores de maneira incrível. A base pode ser rosa, roxa, azul, verde, vermelha ou laranja. Os tentáculos, geralmente de cor marrom, verde, roxa, branca, amarela ou beije, de pontas de cor ainda diferente da base ou dos tentáculos. É realmente muito difícil de manter, e demanda altos preços nas lojas. Ocorre desde o Mar Vermelho até o sul da África, passando por Is. Maldivas, Indonésia e Malásia, atingindo a Polinésia Francesa a leste. Quase sempre encontrada ligada firmemente a rochas, em locais de forte exposição à luz e correnteza de água. Os tentáculos são muito numerosos, de comprimento entre 5 e 8 cm, formando um disco oral que pode atingir um metro de diâmetro. Normalmente, porém, é vista com 30 a 50 cm de diâmetro. Associa-se a A. akallopisos, A. akindynos, A. bicinctus, A. chysogaster, A. chrysopterus, A. clarkii, A. leucocranos, A. melanopus, A. nigripes, A. ocellaris, A. percula e A. perideraion. Costuma “queimar” seres humanos quando tocada, sendo portanto uma anêmona bem fornida de nematocistos. Cresce rápido e chega facilmente a ficar desproporcional em relação ao tamanho do aquário. Indicada apenas a aquaristas muito experientes. Costuma galgar as rochas do aquário até atingir seu topo, onde se posiciona em local em que receba muita luz e correnteza de água. Se colocada em aquário com pouca iluminação, desbota até ficar beije clara, e pode vir a morrer. Apenas alimento fornecido pelo aquarista parece não bastar. Sua maneira de se posicionar na rocha, completamente exposta, é única entre as anêmonas simbiontes de palhaços. É muito comum ver esse tipo de anêmona em pináculos de rocha."

Posto isto, em conjunto com a tua falta de experiência, como tu próprio referiste, concluo que não tens condições para manter essa anémona. A manter-se assim o destino inevitável será o seu definhamento lento até à sua morte, por isso proponho que lhe arranjes rapidamente um novo dono que reúna melhores condições e conhecimentos.

Se fazes questão de ter uma anémona opta por uma Entacmaea quadricolor .

Citando o mesmo autor:

"Entacmaea quadricolor

Descrita em 1828, é sempre importada sob diversos nomes comuns. Talvez seja a anêmona que pode ser encontrada com a maior variedade de espécies de palhaços. Tem a característica de, sob certas condições ainda misteriosas, formar perto das pontas dos tentáculos protuberâncias em forma de bulbos. Quando recém importada raramente forma bulbos, e pode ser confundida com outras espécies. Possui tentáculos longos, que atingem entre 10 e 12 cm de comprimento. É a única espécie de anêmona que se associa a palhaços que tem a coluna sem verrugas e também a única que cria os bulbos nos tentáculos. Pode ser rosada ou esverdeada, mas normalmente é marrom. A formação dos bulbos já foi tida como sinal de boa saúde da anêmona, mas isso parece ser apenas indício, e não certeza. Muito curiosamente, ela intercala períodos de tentáculos com e sem bulbos. Às vezes, aparecem bulbos em alguns tentáculos e noutros não. É encontrada em simbiose com Amphiprion akindinos, A. allardi, A. bicinctus, A. chrysopterus, A. clarkii, A. ephippium, A. frenatus, A. mccullochi, A. melanopus, A. omanensis, A. rubrocinctus, A. tricinctus e Premnas biaculeatus. Normalmente presa a uma greta profunda na rocha, se mostra à medida em que é exposta à luz. Gosta de alimento oferecido pelo aquarista, aceitando bem artêmia salina, pedacinhos de peixe, camarão, lula, siri ou caranguejo, enfim; qualquer alimento, inclusive flocos. É talvez a anêmona de palhaço mais fácil de ser mantida em aquários."
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Membro Senior
    Data de Ingresso
    25-08-10

olá Carlos,

pois, tb já tinha pensado nisso, mas alem de ser dificil "vender " uma anemona saudavel imagina como é uma que apresenta alguns sintomas.

de qualquer maneira fica aqui o apelo a quem queira ficar com ela, estou aberto a propostas.

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Nemateleotris magnifica
    Por Pedro Azevedo no fórum Peixes
    Respostas: 4
    Último Post: 19-03-08, 00:09
  2. Quadricolor ou Magnifica? :|
    Por Nuno R Santos no fórum Preciso identificar isto !!!
    Respostas: 6
    Último Post: 10-10-07, 13:45
  3. Desova de protula magnifica
    Por Julio Macieira no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 11
    Último Post: 23-03-06, 10:15
  4. H. magnifica e S. haddoni vs A. frenatus
    Por Bernardo Pedreño no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 15
    Último Post: 14-06-05, 20:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem