Oi MIguel,
AEFW penso ser um problema que sempre existiu nós nossos aquários, apenas muitas das vezes as mortes apareciam e era de tudo menos de pragas!! Já tive um pouco de tudo, Nudibranquios que me devoraram as Montiporas todas e só mesmo de estar carregado delas é que descobri que o problema era os Nudis!!
AEFW segundo o que me apercebi tocou a muita gente nós ultimos tempos! Como tu tambem tento lavar e limpar ao máximo o coral antes de o colocar no sistema, mas basta vir um pequenino ovo num local sem acesso de limpeza para te arruinar o sistema caso não estejas atento!
A solução que encontrei após varias conversas com vários entendidos e alguma pesquisa na internet, foi mesmo atirar os corais tocados fora e quarentenar o resto num aquário a parte. Não cheguei a fazer as 6 semanas, ao final da 5ª já não encontrei nada após sucessivas lavagens com Coral Rx Pro. Logico que tive que comprar 1 tonelada de Wrasses para ir limpando o aquário enquanto os corais estavam de quarentena!
Agora a tua solução tambem não deixa de ser viavel, manter os corais com as planarias no aquário!! O nosso amigo César em tempos passou-me um link muito interessante, que se intitula "Sucesso a viver com planárias carnivoras"!! Gostei do titulo, bastante harmonioso!!
Success with "living with" AEFW - potential predator or different variety of AEFW? - Reef Central Online Community
Pesso autorização aos Moderadores para colocar esté link de interesse comum.
abraço