Página 1 de 9 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 205

Tópico: Planarias carnivoras. Quem as nâo tem!!

Membro Senior
    Data de Ingresso
    01-02-05

Planarias carnivoras. Quem as nâo tem!!

Boas.
    O meu aquário é povoado 95% por sps.
    E desde inicio, para evitar surpresas, de cada vez que um coral era introduzido, antes era desinfectado, mas…
    À dias ao olhar para o aquário reparei numa acropora valida “ratada”.
    Retirei-a e dei-lhe um banho com reef deep, saíram desse coral esses maravilhosos seres que todos desejamos, como o Machado de Sousa diz “damos pulos de alegria”, planarias carnívoras.

0004.jpg

0002.jpg

0003.jpg

Há quem retire os corais durante seis semanas do aquário a fim de exterminar a população e banhar os corais uma vez por semana com produtos adequados.
    Mas eu vou optar por introduzir alguns wrasses e observar com atenção a ver se noto outros corais afectados.
    Mas gostaria de saber a vossa opinião.

Abraço
    Última edição por Miguel Reis; 18-02-11 às 00:43.

Lojista Avatar de Carlos Basaloco
    Data de Ingresso
    19-04-06

Re: Planarias carnivoras. Quem as nâo tem!!

Oi MIguel,

AEFW penso ser um problema que sempre existiu nós nossos aquários, apenas muitas das vezes as mortes apareciam e era de tudo menos de pragas!! Já tive um pouco de tudo, Nudibranquios que me devoraram as Montiporas todas e só mesmo de estar carregado delas é que descobri que o problema era os Nudis!!
    AEFW segundo o que me apercebi tocou a muita gente nós ultimos tempos! Como tu tambem tento lavar e limpar ao máximo o coral antes de o colocar no sistema, mas basta vir um pequenino ovo num local sem acesso de limpeza para te arruinar o sistema caso não estejas atento!
    A solução que encontrei após varias conversas com vários entendidos e alguma pesquisa na internet, foi mesmo atirar os corais tocados fora e quarentenar o resto num aquário a parte. Não cheguei a fazer as 6 semanas, ao final da 5ª já não encontrei nada após sucessivas lavagens com Coral Rx Pro. Logico que tive que comprar 1 tonelada de Wrasses para ir limpando o aquário enquanto os corais estavam de quarentena!

Agora a tua solução tambem não deixa de ser viavel, manter os corais com as planarias no aquário!! O nosso amigo César em tempos passou-me um link muito interessante, que se intitula "Sucesso a viver com planárias carnivoras"!! Gostei do titulo, bastante harmonioso!!

Success with "living with" AEFW - potential predator or different variety of AEFW? - Reef Central Online Community

Pesso autorização aos Moderadores para colocar esté link de interesse comum.

abraço

Lojista Avatar de Cesar Soares
    Data de Ingresso
    13-11-04

Olá meus caros

Pois é... Até tu Miguel, que banhavas tudo que entrava foste presenteado e de certeza que deste pulos de alegria...

Como sabes, também padeço do mesmo mal que tu. Eu comecei a desconfiar de que eram as AEFW quando alguns dos meus frags começaram a entrar em necrose. Pensava eu que era necrose...

Tirei uma acropora valida (as acroporas de "pele macia" são das mais massacradas e quase sempre antes de qualquer outra) e nem precisei de procurar muito. Eram fios de ovos por todo o lado e planárias facilmente visiveis a olho nu. Não queria acreditar!

Depois de alguma pesquisa, sobretudo em foruns americanos e de falar com alguns colegas do hobby, resolvi comprar Tropic Marin Pro Coral Cure e começei "mergulha-las". Como só tinha pequenos frags e não eram assim muitos, não foi tarefa complicada..

O meu procedimento foi o seguinte: colocar os corais no TMPCC duas vezes por semana durante quase 4 semanas. Depois da segunda vez, nunca mais vi cair nenhuma. Ovos, se encontrados, eram raspados com uma lâmina pois não são destruidos com estes procedimentos. Os frags mais afectadas e com muitos ovos, simplesmente foram pro lixo!

Nunca mais coloquei nem coloco nada no aquário que nao inspeccione e coloque em TMPCC. Nada!

Como o Carlos Basaloco disse e bem, os wrasses ajuda a controlar a população das planárias. E é possivel viver com elas e há provas disso em aquários muito bons que têm planárias há anos! Mas não é fácil... Requer alguma paciência e uma boa população de wrasses.

Julgo que deve haver muita gente com este problema que nem imagina que o tem. Elas são de rápida proliferação e o hobby cada vez mais caminha para um crescendo na troca de frags, onde elas vão à boleia infestando outros aquários.

Quem encontrar um remédio/cura eficaz para elas, ficará milionário!

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Parabéns pelas fotos Miguel!

Documentaste esses bichos muito bem.

A verdade é que hoje em dia muitos de nós têm excelentes condições para manter SPS. E claro.... como a aquariofilia é um desafio constante, aparece esta porra desta praga!

Citando esse grande filósofo da aquariofilia portuguesa:

"Sr. Miguel.... tens a pior M€#D$ que se pode ter nos aquários!"

Para quem nunca teve este problema... este tópico até pode passar um pouco ao lado. Mas acreditem, considerem esta praga um assunto muito sério.

Acho muito dificil erradicar totalmente este problema, acho que vamos ter de aprender a controlar esta praga, um pouco como foi com os nudibrânquios aqui há uns anos.

Tanto quanto sei, o melhor que se tem a fazer é comprar uma boa "equipa" de limpeza: Macropharyngodon bipartitus, Halichoeres chrysus, cirrhilabrus - são os melhores candidatos.
    E como todos anteriormente disseram, dar um "banho" profilático antes do coral entrar no sistema.

Nunca tive planárias visiveis no meu aquário, mas tenho a certeza absoluta que as tinha. Por ter alguns wrasses, este problema devia estar controlado.

Mais algumas fotos e link's úteis:

SPS pests and treatment options

My own AEFW (Acro Eating Flatworms) images

Convidado Avatar de Paulo J. Oliveira
    Data de Ingresso
    15-03-05

Citação Postado originalmente por Miguel Reis Ver Post
    Boas.

À dias ao olhar para o aquário reparei numa acropora valida “ratada”.
    Retirei-a e dei-lhe um banho com reef deep, saíram desse coram esses maravilhosos seres que todos desejamos, como o Machado de Sousa diz “damos pulos de alegria”, planarias carnívoras.

Abraço
    Olá Miguel

Força nessa luta, e tudo há de acabar bem.
    Mas essas teimosas viraram-se para os Homens do Norte, carago.
    Pois todos os relatos, à excepção de há uns tempos do Tiago Garcia, tudo o resto é do Norte do País.

Até dá vontade de perguntar .......... Porque Será
    Cumprimentos

Paulo J. Oliveira
    RF Moderador

Data de Ingresso
    23-09-04

Citação Postado originalmente por Paulo J. Oliveira Ver Post
    Olá Miguel

Força nessa luta, e tudo há de acabar bem.
    Mas essas teimosas viraram-se para os Homens do Norte, carago.
    Pois todos os relatos, à excepção de há uns tempos do Tiago Garcia, tudo o resto é do Norte do País.

Olha que não! Se calhar é apenas porque estamos mais atentos a este problema.

O Machado de Sousa também teve este problema e alertou para isso nas palestras que deu neste ano.

Há que estar atento. Duvido que seja um problema a Norte do País.
    Felizmente aqui no Norte alguns de nós conhecem o Nelson Pena, que ouviu falar deste problema há 4 ou 5 anos na Alemanha. E por ele ter dado tanta importância a isso, alertou-nos para estamos com um "olho" mais atento. Ao minimo sinal de perda de tecido, há que tirar o coral fora e inspeccionar.
    Foi o que o Miguel fez ontem e olha o resultado.

É que estes bichos são mesmo pequenos e enfiados no coral não se distinguem. Tens de tirar o coral fora ou observar com uma lupa.

Membro Senior
    Data de Ingresso
    01-02-05

Também tinha planeado fazer o que os alemães chamam de fechar o aquário. Tenha planeado e cheguei mesmo a faze-lo, há 2 meses que não meto nenhum coral no aquário.

Claro que é inteligente adquirir a nossa selecção de corais e não meter mais nenhum para evitar estes dissabores.

E isto leva-nos a outra questão .

O que as nossas lojas fazem para combater?

Será que fazem?

Será que andamos a trocar as planarias uns com os outros, ou será que em cada importação chegam mais e mais?

A verdade é que cada vez mais é arriscado meter seja o que for dentro do nosso aquário.

Lojista Avatar de Carlos Basaloco
    Data de Ingresso
    19-04-06

Oi César,

Parabénsam César, tambem foste comtemplado com uns brindes fixe!!

Olha eu usei Melafix, TMPCC e Coral rx Pro. O que mais gostei foi do Melafix!

Vou aproveitar para deixar aqui outro link do nosso amigo Nelson Pena. Apesar de curto bastante interessante.

h2o+something | Reef Club: Março 2009

abraço

Membro Identificado Avatar de Pedro Chouriço
    Data de Ingresso
    18-03-08

Citação Postado originalmente por Paulo J. Oliveira Ver Post

Não é só no Norte....há mais relatos aqui do sul...eu inclusivé.....

Estou a tratar com coral Rx pro....e com alguns peixinhos para o efeito....vmaos ver....

Só uma pergunta (um pouco idiota)..Se deixar de haver acroporas no aqua elas morrem?

cumps

Membro Senior
    Data de Ingresso
    01-02-05

Pelo que sei sim, morrem.

Data de Ingresso
    18-03-08

Citação Postado originalmente por Miguel Reis Ver Post
    Pelo que sei sim, morrem.

Então pronto...solução encontrada....

Data de Ingresso
    18-03-08

Além dos banhos nos frags, também devo banhar a rocha?

Membro Senior
    Data de Ingresso
    01-02-05

Boas

Ao fazer isso vais descolonizar bactereologicamente a rocha, o que nao tem interesse.

Cumprimentos

Data de Ingresso
    13-11-04

Boas Pedro

Sem acropora elas morrem. Mas tens de deixar o aquário sem acroporas pelo menos 5 semanas para quebrar o ciclo de vida delas. Se ficar uma base de acropora que seja agarrada a uma rocha, podes ter uma nova infecção!

Como disse o Miguel, não há necessidade de banhar a rocha.

Carlos, pois é! Também fui presenteado.. Eu só usei o TMPCC mas este é mais agressivo para os corais porque é à base de Iodo. Julgo que será melhor mesmo ou o Coral Rx ou melafix.

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    03-02-08

Viva.

Por aqui há mais de um ano que também fui presenteado com tal oferend. O que vou usando de vez em quando é banhar o frag/coral em alho esmagado. Coloco o frag dentro de um pequeno tupperware com água do aquário e lá dentro esmago um/dois dentes de alho. Isso vai libertar um substancia do alho que mata as planárias. Ao fim de 30 segundos nesse banho pego numa pipeta e sopro os corais e é ver as planárias a cairem "que nem tordos". Ao fim de uns 5-10 minutos estão mortas (o tempo tem essencialmente a ver com a concentração da substancia libertada do alho na água).
    Depois passo a acropora por água limpa novamente proveniente do aquário (para que a acropora se ressinta o menos possivel) e inspecciono as zonas da acropora que estão mortas e a sua base à procura de ovos (agregados de "bolinhas" com 1mm ou um pouco menos) e se os encontro, raspo-os.
    Depois volto a colocar a acropora no aquário e ao fim de umas horas está como se nada se tivesse passado (tirando o facto de estar comida das planárias, óbvio).
    Este tratamento pelo que pesquisei é tão eficaz como os tratamentos comerciais mas é muitissimo mais barato e muito menos nocivo para as acroporas.

Abraço,
    Rui Feliciano

Data de Ingresso
    18-03-08

Citação Postado originalmente por RuiFeliciano Ver Post

Por aqui há mais de um ano que também fui presenteado com tal oferend. O que vou usando de vez em quando é banhar o frag/coral em alho esmagado. Coloco o frag dentro de um pequeno tupperware com água do aquário e lá dentro esmago um/dois dentes de alho. Isso vai libertar um substancia do alho que mata as planárias. Ao fim de 30 segundos nesse banho pego numa pipeta e sopro os corais e é ver as planárias a cairem "que nem tordos". Ao fim de uns 5-10 minutos estão mortas (o tempo tem essencialmente a ver com a concentração da substancia libertada do alho na água).
    Depois passo a acropora por água limpa novamente proveniente do aquário (para que a acropora se ressinta o menos possivel) e inspecciono as zonas da acropora que estão mortas e a sua base à procura de ovos (agregados de "bolinhas" com 1mm ou um pouco menos) e se os encontro, raspo-os.
    Depois volto a colocar a acropora no aquário e ao fim de umas horas está como se nada se tivesse passado (tirando o facto de estar comida das planárias, óbvio).
    Este tratamento pelo que pesquisei é tão eficaz como os tratamentos comerciais mas é muitissimo mais barato e muito menos nocivo para as acroporas.

Tens noção da quantidade de agua utilizada para esses 2 dentes de alho?

Muito bom, esse método!

Obrigoado Rui...ainda te estou a dever uma visita!

cumps

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    03-02-08

Olá Pedro,

Diria que à volta de meio litro de água mais ou menos para dois dentes de alho médios. A diferença que existe consoante a concentração da solução (água-alho esmagado) é o tempo que as planárias demoram a morrer...ao fim de 30 segundos com uma pipeta elas soltam-se logo mas depois consoante a concentração ou elas morrem em 5 minutos, ou 10 ou 15...
    Regra geral deixo a acropora mais 2-3 minutos na solução do que a última planária morta isto é, se a ultima planária deixou de "espernear" agora, daqui a 2, 3 minutos retiro a acropora e lavo-a em água limpa proveniente do aquário.

Aparece quando quiseres Pedro!

Abraço,
    Rui Feliciano

Data de Ingresso
    23-09-04

Afinal parece que é um problema geral...

"Cada escavadela, cada minhoca!"

O problema é detectar estes bichos... não é fácil. Começo a dar razão ao Miguel... Quem pode jurar que não tem planarias?

Rui... essa do alho não conhecia. Onde foste buscar informação sobre isso?

Estes flatworms parecem ter mais apetência por certo tipo de acroporas com o tipo de tecido como as validas, efflorescens, etc.

Não é comum verem-se em milleporas, quando chegam a corais desse género (pólipo longo), está já tudo contaminado!

Também tenho vindo a notar que algumas espécies como p.e., echinata, são muito sensíveis ao tratamento, podem mesmo entrar em RTN com os tais "banhos". Não morrem da doença, morrem da cura Basicamente isto é um problema muito lixado de se resolver.

5 estrelas este tópico!

Data de Ingresso
    18-03-08

Citação Postado originalmente por Ricardo Pinto Ver Post
    Também tenho vindo a notar que algumas espécies como p.e., echinata, são muito sensíveis ao tratamento, podem mesmo entrar em RTN com os tais "banhos". Não morrem da doença, morrem da cura Basicamente isto é um problema muito lixado de se resolver.
    No ultimo tratamento que fiz, uma enchinata foi à vida.....estava com bons crescimentos.....como dizes, não morreu do mal mas sim da tentativa de cura.....

Data de Ingresso
    23-09-04

As únicas infecções que vi descritas em echinatas foram de red bugs - outro tipo de praga das acroporas - que graças a deus ainda não tive o prazer de ver ao vivo.

Dado que as echinatas morrem mais facilmente com estes "banhos", não sei se é por causa do iodo, eu não faria tratamento às echinatas. Tem uma chance mais baixa de ficarem com ovos ou planarias do que outras acroporas.

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    03-02-08

Ricardo,

Em alguns (muito poucos) locais vi mencionada a Alicina (substancia presente no interior da células dos alhos (di-propenyl tiosulfinato) em cápsulas (adquirida facilmente nas lojas de produtos dietéticos tipo Celeiro ou em ervanárias) como um dos métodos de combate às planárias. Num teste que vi, a pessoa em questão fez um comparativo entre vários tratamentos já aqui mencionados e a Alicina e o grau de eficácia era o mesmo.

Como não me apeteceu na altura ir a uma ervanária procurar a alicina em cápsulas, pensei que nada melhor do que experimentar esmagar um alho dentro da água para que esta ficasse cheia dessa substancia e enfiar aí um frag. Resultou! As planárias cairam com imensa facilidade do frag e este não se ressentiu nem um pouco com o banho.
    Infelizmente nunca tive a disciplina mental necessária a implementar um tratamento sistemático em todos os corais afectados ou seja, cada 10-15 dias, durante umas 4-5 semanas (as planárias estao disponiveis para colocar ovos sensivelmente 20 dias depois de eclodirem e estima-se que o tempo de eclosão é de aproximadamente 3-4 semanas) dever-se-á efectuar este banho para que se consiga acabar de vez com a praga. No meu caso só o fiz muito espaçadamente e isso revelou-se um erro.

A minha principal referência:
    Lanman's Acropora-Eating Flatworm (AEFW) Thread - WAMAS Forums

A ideia de usar alho em vez das cápsulas de alicina foi uma tentativa da minha parte e que surtiu o mesmo efeito que é relatado nos testes em questão.

Abraço,
    Rui Feliciano

Data de Ingresso
    13-11-04

Rui,

E como estão as acroporas agora? Tiveste mais algum surto/infecção?

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    03-02-08

Cesar,

Tal como mencionei acima, o facto não dar banho de forma sistemática às acroporas revelou-se um erro. Não devido à ineficácia do banho mas sim devido à indisciplina de quem o administrou. 1 banho não chega. 2 banhos não chegam, 3 banhos não chegam. Durante o ano (+-) em que tenho acroporas infectadas apenas lhes dou banho quando a coisa já está mal. Dou-lhes um banho, elas morrem mas basta deixar um unico ovo algures no aquário que, na ausencia de novos banhos entre os 15 a 45 dias seguintes, temos praga novamente. Isto porque as planárias são hermafroditas bastando existir uma para se poder reproduzir.

No meu caso, uma das vezes tive um curto-circuito e após um banho às acroporas decidi lavá-las não com água do aquário mas sim com água doce...da torneira! Morreram 90% das acroporas que mantinha.
    Não perdi ainda nenhuma acropora directamente para as planárias, nem tão pouco com o banho de alho. Perdi sim com a banhoca de água da torneira.

Em resumo, banho com alho (ou qualquer outro produto) funciona apenas se for efectuado de forma sistemática com intervalos de 10-15 dias e uns 3-4 banhos para contemplar o ciclo de desenvolvimento das planárias.

Abraço,
    Rui Feliciano

Data de Ingresso
    23-09-04

E peixes Rui? Tens algum peixe que possa comer isso? Daqueles que eu citei anteriormente... tipo algum wrasse?

Data de Ingresso
    13-11-04

Citação Postado originalmente por RuiFeliciano Ver Post
    Cesar,

Em resumo, banho com alho (ou qualquer outro produto) funciona apenas se for efectuado de forma sistemática com intervalos de 10-15 dias e uns 3-4 banhos para contemplar o ciclo de desenvolvimento das planárias.
    Pois, foi o que fiz e é o que recomendo para quem é presenteado.

Pelo que percebi então, ainda tens algumas a vaguear por aí, certo? E quando elas se ressentem, tu administras o banho, é isso?

Também não tinha ouvido falar da utilização de alho. É sempre boa esta troca de experiências!

Página 1 de 9 12345 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Planárias Carnívoras
    Por Pedro Chouriço no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 26
    Último Post: 01-10-11, 13:08
  2. Quem come planárias??
    Por Gustavo Figueiredo no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 7
    Último Post: 06-05-08, 23:50
  3. Eurythoe complanata?! Quem identifica?
    Por Pedro Nuno Ferreira no fórum Vermes
    Respostas: 16
    Último Post: 07-01-08, 19:04
  4. Quem esta Online
    Por Julio Macieira no fórum Funcionamento do Forum
    Respostas: 0
    Último Post: 02-02-05, 09:45

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem