Assim de repente e quase em coma de sono, diria que o projecto está muito bem pensado.
Para já só apostava em 2 aquecedores de 150W em vez de 1 de 300 W.
Ola malta,
Depois de andar vários meses a recolher informação aqui no fórum no Reefcentral e no Youtube, decidi-me avançar com o meu primeiro aquário Salgada.
Vai chamar-se Family Aqua Fun pq é para toda a minha família apreciar e tambem pq vou partilhar a construção com os meus filhos (sim eu sei que é piroso e lamechas mas eu sou mesmo assim).
O Aquário foi inspirado no aquário do membro Rui Manuel Gaspar, cuja descrição exaustiva da construção do seu projecto “Ricordea Dream” me fez pensar que era possível criar um projecto meu.
Assim o meu projecto vai ter características bastante semelhantes.
Numa fase inicial vai ser composto de LPS e peixes. SPS´s logo se vê dependendo da factura de EDP (alem de que n acho grande piada)
O aquário vai ter de dimensões C120cm*A45cm*L60cm e a sump vai ter C80cm* C50cm*L40cm com refugio com uma DSB. Vão ter respectivamente 10 mm de espessura e a 8 mm. O aqua tb vai ter travessa francesas. Podia o ter encomendado com apenas 8mm e sem travessas mas com duas pestinhas cá em casa achei prudente ter o aquário reforçado.
O aqua vai ter um overflow exterior semelhante ao que o Rui Manuel Gaspar fez mas o meu vai ser “wal to wall”, vai ter dois retornos ( um em cada ponta), um durso e um ladrão (ao centro). Cada um tem 25 mm de diâmetro. Cada tubo com esta dimensão permite um escoamento de 3500 litros/h. Este sistema é baseado no Bean Animal Overflow e é supostamente silencioso.
( YouTube - Bean Animal's Overflow )
O sump foi baseado num modelo americano feito pela Trigger Systems.:
Trigger Systems
Escolhi este modelo por influência de um canal que sigo no Youtube e que também tem sido uma grande fonte de inspiração e de informação para a realização do projecto. Aprendi imenso neste canal:
YouTube - Canal de newyorksteelo
O Aquário está a ser construído pela Vidromoldura. Deixo os desenhos de parte e faço um post dele quando chegar.
O móvel vai ser DIY, semelhante ao realizado, pelo Rui Manuel Gaspar (espero que com tanta copia não tenha q pagar direitos de autor). A diferença é que o meu, alem de ser maior apenas a estrutura é feita em pinho. Todo o restante será em MDF Hidrofugo (a ver).
O desenho do móvel que já comecei a montar é baseado num post do reef central. É uma solução bastante pratica simples de fazer. Permite uma construção robusta e suficientemente flexível para fazer face a qualquer projecto.O post da ReefCentral é o seguinte:
DIY Stands Template and Calculator - Reef Central Online Community
Mandei cortar a madeira para o móvel na Carpintaria Lino e Filhos que me deu o melhor orçamento de vários:
LINO & FILHOS
A iluminação foi minha intenção desde o inicio fazer um DYI d Led´s mas devido a restrições orçamentais optei por um DYI de T5. Mandei vir da Aquaeden o seguinte material:
- 3 reflectores para duas lampdas T5 cada um
- 3 Balstros electrónicos de 2 lampadas T5 cada um
- 6 Cascilhos duplos
Embora vá ser para 6 lâmpadas, de inicio só vai ter 4. Se necessário acrescento mais posteriormente.
Quanto ao material que escolhi, e já comprado, é o que segue:
- Aquecedor: Enheim 300w
- Escumador: Bubble Magnus NAC7
- Bomba de Retorno: Syncra Silent 3 2700 Lts Hora (é regulavel)
- OI: 3 estagios 190 Ltrs/dia
- Ciruculação: Vortech MP40wES
- Lampadas: 2* ATI Blue plus 54wts + 2* ATI Aquablue special 54w (recomendação da aquahobby)
Todo o material foi adquirido na Aquahobby. Os preços foram competitivos e o atendimento cinco estrelas. Não é realmente preciso comprar tudo na Net para ter bons preços. Basta saber procurar.
Um abraço e agradecimentos ao Luis Rodrigues da Aquahobby pela paciência e explicações que ofereceu. Os concelhos que me ofereceu fizeram-me poupar dinheiro. Por outro lado convenceu-me a comprar uma mp40w Es que fez estalar o meu orçamento. LoL. Em compensação o meu filho com 4 anos ia-lhe destruindo a loja (foi treinado para o efeito).
Mais para a frente faço uma lista detalhada de todo o material que utilizei para cada coisa e os respectivos custos pq foi uma das coisas que senti falta quando tentava obter informação para o meu projecto.
Meu fotos do móvel no próximo post
Estou aberto a criticas construtivas.
Ajuda certamente é mais que certo que vou precisar!
Abraço a todos
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente depois de ter sido necessária.
Family Aqua Fun
Assim de repente e quase em coma de sono, diria que o projecto está muito bem pensado.
Para já só apostava em 2 aquecedores de 150W em vez de 1 de 300 W.
Viva,
Obrigado. Espero que sim.
Não resisto a fazer mais um Post sobre o movel.
Desenho do Móvel Copy paste da ReefCentral
Esquema Base.jpg
Dimensões: Móvel: C 122 cm * A 100 cm * L 62 cm
50mm*100 mm Barrotes
Material Necessário:
Madeira Pinho:
Tábuas encarnadas 2X – L5,0cm*A10,0 cm*C122 cm
Tábuas amarelas 2X – L5,0cm * A10,0cm *C52 cm
Tábuas verdes 4X – L5,0 cm*A10,0cm*C100cm
Tábuas Roxas 8X – L5,0cm*A10,0cm*C80cm
Tábuas laranja – 2X – L5,0cm*A10,0cm*C122cm
Tábuas azuis 6X – L5,0cm*A10,0cm*C52cm
Tábuas azuis 2X – L5,0cm*A10,0cm*C52cm (2 com corte a 45º nas pontas)
Revestimento:
MDF Hidrofugo:
Placa superior e inferior 2X - L19mm*A62cm*C122cm
Placa de Traz: 1X L19mm*A70 cm*C92 cm
Placa da Frente: 2X L19mm*A79,5cm*C45,5cm
Placa laterais; 2X L19mm* A79,5cm* C39,5cm
Fotos das Primeiras incursões no mundo da carpintaria:
Construção da estrutura inferior:
Movel1.jpg
Movel2.jpg
Movel4.jpg
Movel8.jpg
Movel9.jpg
Espero que gostem!
Façam rating do topico!
Abraços
Sérgio Magro Jacinto
Family Aqua Fun
Boas,
Sergio, estou em falta contigo, mas depois que voltei dos states isto tem andado numa roda viva.
Para a semana se quiseres ca passar estas a vontade. 919991445
Ou então se quiseres ligar para falarmos um pouco amanha a tarde.
O meu móvel foi baseado nesse post do reefcentral também ...
Quanto ao que aprendi e espero ainda ir a tempo. A minha coluna seca tem 20cm de altura. E muito pouco como a queda de agua não e muita a queda da gordura que se forma a superfície não e das melhores. Hoje faria com 40cm de altura para permitir uma queda de pelo menos 20cm de agua.
O esquema de tubagens e completamente silencioso. Mas isso terás que vir ca a casa ouvir. Faz sifão aberto ... Ou seja sem a imitação de durso. No tubo do sifão deixas só o passa-muros e já esta.
Vem ca para a semana que vem ...
De resto tudo 5 *****. Muito boa sorte para esse projecto e muita paciência ....
Abraço,
P.S: se quisesse que alguém pagasse direitos de autor, não colocava o post publico![]()
Olá Sérgio
Antes demais deixa-me saudar a tua óbvia preocupação em planear tudo ao pormenor e de teres optado por lr bastante antes de comprar o equipamento, e depois de teres comprado equipamento de topo. É muito importante,neste hobby, comprar certeiro... Para não gastar dinheiro duas vezes...
Algumas questões e apontamentos:
- Como disse o Bruno, 2 aquecedores de 150w é bem melhor que um de 300w.
- Estás a pensar colocar que tipo de corais? Se agora achas que não vais querer sps, garanto-te que mais cedo ou mais tarde vaisSe puderes aposta em mais iluminação, ou pelo menos de forma a que mais tarde possas fazer um upgrade.
- Como vais suplementar o cálcio, kH e magnésio?
- Vais utiizar algum tipo de método específico para controlar os Fosfatos e os Nitratos?
Parabéns pelo tópico!![]()
Bem Amigo
Cá para mim foste a Times Square, a ver se caçavas umas ratazanas que por lá andam, com umas manias malucas, depois de terem comido as cinzas do Carlos Castro
E não aproveitaste para visitar umas lojas de aquariofilia??????
Se por acaso foste, ve se colocas aqui fotos dessa mesma viagem, e não te esqueças de colocar uma tua também.
Cumprimentos
Paulo J. Oliveira
RF Moderador
Ola pessoal,
Obrigado pelos comentários e conselhos
Bruno e Cesár. Pq? É pela redundância? Nesse caso não seria ideal ter um de 300 W e então outro com menos potência. Tenho a noção que com um aquecedor menos potente, o aqua demora mais tempo a atingir a temp desejada ficando assim mais tempo em esforço e acabando por gastar mais energia. Faz sentido?
Rui. Não estás nada em falta. Como li que tinhas tido um problema com o aqua não insisti mais. Falei agora para a Vidromoldura para incorporar a tua sugestão da altura do overflow que tinha só 20 cm.
Felizmente ainda foi possível e a alteração no preço é marginalAinda bem pq ao preço a que saiu com os reforços não sei não....
Informaram-me que está cortado praticamente todo o vidro e que começam a montar na Segunda. Portanto no final da próxima semana já deve estar(será?...nááá).
Se der para ti combinávamos na semana de 28.
Cesar - Obrigado, thank you Merci, fdanke sehr
A iluminação DYI que vou construir é já para seis lâmpadas T5, embora de inicio só vá por 4. Tenho uma grande preocupação com o gasto de energia (detesto custos fixos) e espero poder fazer um DYI de leds antes de ter que substituir as T5. Dai tb o aqua ser mais baixo (alem de gostar desse genero de aquas) e de querer tb LPS (alem de gostar mais tb)
Quanto ao resto, a minha minúcia fica por aqui. Ainda n tenho resposta para as questões que levantas. Agradeço qualquer sugestão que queiras fazer.
Se gostarem do Tópico classifiquem Sff
Abraço a todos
Sérgio Magro Jacinto
Family Aqua Fun
Dois aquecedores sim, é pela redundância. No caso de um falhar, a temperatura não baixa bruscamente porque o outro vai aguentando. Eu tenho sempre dois da mesma potência e tenho vindo a reparar que assim eles estão mais tempo desligados. Quando tinha só um ele trabalhava mais...
Mesmo sem ter muitos duros, kh, mag e cálcio são, como certamente sabes, importantes. Eu já usei reactor de cálcio e agora uso balling. Diferenças? Para já estão no preço porque comprar reactor, controlador ph, botija CO2 e toda a parafernália que com ele vem não é barato. O balling é um pouco mais trabalhoso porque é preciso misturar os sais com alguma regularidade e no inicio dá mais trabalho para acertar com os valores certos para dosear. Se tivesse que escolher novamente, optava pelo balling. Com bomba doseadora!
Para reduzir o PO4 e o NO3 existem muitas opções. Eu uso o zeovit. Mas há muitas! Depende do que vais manter, do que queres gastar e do que estás disposto a fazer a nível de manutenção.
Boas,
A manutenção destes valores vai depender muito daquilo que será a tua rotina de manutenção. Só com TPA tenho mantido todos os valores estáveis. Fiz hoje testes e tudo normal. Agora com LPS os consumos de cálcio e carbonatos serão forçosamente maiores que os meus pelo que o doseamento de kalk e uma boa fonte. Para alem de ser barato e não ter as complicações ou os custos quer do reactor de cálcio, quer do balling.
Semana de 28 para mim pode ser. Liga-me.
Abraço e mais uma vez, muita paciência.
Ola pessoal!
Update do meu projecto.
Acabei a base e comecei a montar a estrutura para a parte superior.
As boas notícias é que estou a fazer menos borrada (tipo partir brocas). As más é que descobri que tenho traves ligeiramente enviesada.
Não por má construção da minha parte ( o q era uma série possibilidade) mas pq os barrotes estão com uma ligeira curva. +- 3/4mm nos que tem 120 cm. Assim a base não assenta no chão na perfeição.
Não sei sé é normal uma vez que a madeira esteve uma semana parada depois de ter sido cortada e na última semana a temperatura ter variado significativamente.
Penso que quando o móvel tiver todo montado a estrutura poderá normalizar o desvio devido ao peso do conjunto. Mas q mais me preocupa é se superficial de o apoio ao móvel ficar também enviesada.
Já falei para a carpintaria e vou levar os barrotes onde o aquário assenta para eles verem. Informaram-me que se necessário substituem, mas que é normal a madeira sofrer alguma torção se não é logo utilizada (conversa?).
Resolvi comprar uma broca de 5mm da Dewalt e uma nova fresa cónica com melhor qualidade para fazer os entalhes das cabeças dos parafusos. Já tinha partido duas brocas. Estes duas simples novas ferramentas são muito, mas muito, mais eficientes e reduziram o barulho do berbequim em 95%.
Reparem nos óculos de natação para protecção dos olhos lol
Móvel 13.jpg
Outro promenor fantastico: A minha bancada profissional. Quem n tem cão caça com gato.
Móvel 14.jpg
Móvel 15.jpg
Saudações
Sérgio Magro Jacinto
Family Aqua Fun
Viva,
Novo update!
Estou com a pica toda. A ver se no fim de semana já começo a pintar.
Móvel 16.jpg
Giro Giro foi depois de eu e minha mulher andarmos aos saltos em cima da placa é que me lembrei que não tinha posto cola. Lol.
Como digo na assinatura - a experiência é obtida imediatamente depois de ter sido necessária
Móvel 17.jpg
Saudações
Sérgio Magro Jacinto
Family Aqua Fun
Boas,
Quando fizeres a frame de cima tem cuidado antes de a colar e aparafusar.
Coloca primeiro no sítio definitivo e nivela com um nível de bolha para que isso fique mesmo direitinho.
Senão arriscas-te a ter um móvel torto pronto para mandar para o lixo.
Foi por isso que eu cortei a Madeira a medida em casa e não na estância.
Liga-me amanhã e falamos mais um pouco ou se quiseres passas cá que vou estar o dia todo em casa.
Abraço,
Ola pessoal,
Mais um update:
Estrutura superior colocada e nivelada com as dicas do Rui.
Está no sitio definitivo onde vai ficar o aqua.
Móvel 19.jpg
Frente
Móvel Centro 20.jpg
Lado drt
Móvel 22.jpg
Lado esq
Móvel FRT ESQ 21.jpg
Sérgio Magro Jacinto
Family Aqua Fun
Mais uma update!
A evolução tem sido lenta. Sem grandes pressas...
m26.jpg
m27.jpg
Entretanto estou há 15 dias à espera de uns reflectores e balastros da aquaeden. Parece que a encomenda foi parar por engano a um tipo na margem sul que também se chama Sérgio. Terá achado boa idea ficar com eles e n dizer nada a ninguém. Memo à tuga!
O Aquário também está dificíl para chegar. Já lá vão 3 semanas..acho!
Paciência muita paciência e muita paciência e muita paciência....
Até é bom que assim os custos ficam mais repartidos no tempo....lol
É preciso ver sempre o lado positivo
Abraços
Sérgio Magro Jacinto
Family Aqua Fun
Obrigado
Amanhã de manhã chegam o aquário e a sump
Hoje chegaram os reflectores e balastros para o DIY da iluminação.
Parece que a coisa começa a compor-se
Entretanto um pequeno contratempo. As madeiras para as laterais e portas da frente estão altas demais por 2 cm.
Nabisse minha! Vou ter de mandar cortar antes de começar a pintar as portas.
Deixo mais umas fotos do progresso.
Instalei a parte de traz. Deixei uma abertura para passar canalização e cabos e fazer ventilação. No meu caso é importante ficar tapado. O meu Overflow tem 10 cm para traz do móvel. Se não ficasse tapado os meus filhos podiam esgueirar-se lá para dentro na brincadeira.
A parte de cima só vou fixar quando tiver a estrutura pintada para não ter de andar a contorcer-me lá dentro para chegar aos cantos. Como vai ficar com com o aquário em cima não tenho de me preocupar muito com acabamentos.
Amanhã devo começar a por o primário na estrutura.
Estou em pulgas para ver o aquário.
Saudações
Sérgio Magro Jacinto
Family Aqua Fun
Chegaram!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cá esta o meu sump baseado nos sumps da Trigger Systems
Medidas - 80*50*40
Trigger Systems
Sump 1.jpg
Sump 2.jpg
Sump 3.jpg
Cá esta o aqua baseado no aquário do Rui Manuel Gaspar:
Medidas - 120*45*60
Como eu percebo tanto de fotografia como de lagares de azeite a sump parece maior que o aqua...lol
Aqua 1.jpg
Aqua 2.jpg
Ficou mesmo impecável.
Não tenho experiência com aquários feitos por medida mas a qualidade de construção parece-me excelente.
Foi feito na Vidromoldura - Parabens Rapazes!
Entretanto hoje comecei a pintar o Móvel.
A minha sala de pinturas:
Pintura 1.jpg
Saudações
Sérgio Magro Jacinto
Family Aqua Fun
Boas,
Isso tudo muito bem lixadinho antes de começar a pintar ...
O primário convém que fique bem aplicado.
Já tens ideia de como é que o vais forrar?
Abraço,
Ola Rui,
Tinta para acabamento estou a utilizar Esmalte Acetinado da Drup meio brilho. Dá para exteriores e interiores por isso penso (espero) que seja resistente.
Que é lixado para sair das mão é! Quase que tive que arrancar a pele com uma escova mesmo com o diluente.
Lixei o móvel todo o melhor que pude em especial as zonas mais visíveis.
Para a primeira lixadela utilizei lixa 180.
Depois de aplicar o primário utilizei lixa para acabamento 240. Ficou bem suave ao toque com esta última.
Quanto ao forro do móvel. Vai ter duas portas à frente e uma em cada lado também em MDF Hidrofugo (acho que é assim que se escreve). Vou ter de arranjar algum tipo de fechadura. Tenho medo que a minha filha mais nova com 2 anos fique lá dentro. Ainda morrem putos afogados com essa idade em baldes e coisas do género. Livra!
Se alguém tiver alguma ideia digam
Já tenho aliás as madeira mas enganei-me nas medidas. Ficaram com 2cm a mais de altura. Antes a mais que a menos n? Vou ter de mandar cortar. mais uns euritos! Raios!
Ficam mais umas fotos.
Primário aplicado e antes de ser lixado pela segunda vez:
Pintura 2.jpg
Já com a tinta final. Ainda vou dar mais uma demão. A terceira logo se vê.
Era para ser baço mas na cor que eu queria ( a do chão) não dava. Ficou meio brilho.
Pintura 3.jpg
Abraço a todos
Sérgio Magro Jacinto
Family Aqua Fun
Pequeno udpate,
Terminada a estrutura principal e colocada a parte de cima!
Móvel 31.jpg
Agora só faltam as portas.
Já está no seu poiso definitivo e direitinho. Esperemos que com o peso do aqu se mantenha assim.
Vou por o aquário e a sump na estrutura esta semana e tentar começar a montar a tubagem no fim-de-semana.
Saudações
Sérgio Magro Jacinto
Family Aqua Fun
Esse pente está GIGANTE eheh não vais ter porcaria à superficie de certezaEstá, pelo que estou a ver, tudo a ir muito bem. Boa sorte com o resto
![]()
Boas,
Não te esqueças de colocar pelo menos esferovite entre o móvel e o aquário.
Abraço,
Viva,
Então não é que ontem me telefona o meu irmão a dizer que tinha encontrado três placas gigantes de esferovite novinhas em folha na rua.
Tudo o que for para poupar nesta altura ajuda.
Vou por debaixo do aqua e da sump.
Sabem me dizer que tinta é apropriada para eférovite?
Saudações
Sérgio Magro Jacinto
Family Aqua Fun
Sérgio
Está a ficar muito bom
Sorte com o projecto![]()
Tudo de bom!
Rita
Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)