Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Google Sketchup - Planificação do Aquário

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Google Sketchup - Planificação do Aquário

Há uns tempos atrás num evento de aquariofilia, citei o google sketchup, como uma ferramenta essencial para planificar o nosso projecto - aquário.

Fiquei surpreendido pela quantidade de pessoas que desconhecia este programa.
    Possivelmente a maior parte de vocês conhece, mas aqui fica alguma informação.

A primeira vez que ouvi falar neste programa pensei: -"Náá.. isto é muito complicado, deve ser tipo AutoCAD. Isto só para designers ou arquitectos"

Apesar disto, como o programa é grátis, decidi experimentar. Fiquei maravilhado, é tão simples de trabalhar que um "idiota" em desenho e informática, como eu, consegue safar-se.

Podem fazer o download aqui: Google Sketchup

Embora seja muito fácil de desenhar, existem muitos tutorias pela net fora (os do youtube são muito bons), mas há um tutorial que é obrigatório aqui deixar:

Feature Article: 3D Modeling for Aquarium Projects - Part I - Advanced Aquarist

Feature Article: Google SketchUp for Aquarium Applications, Part II - Advanced Aquarist

Com este programa, podem desenhar facilmente o móvel, a estrutura, o aquário, a sump. Tudo fica mais fácil de explicar, ao carpinteiro, vidraceiro, etc.
    Até os móveis da minha sala, desenhei neste programa.

Alguns exemplos do que podem fazer:

As fotos foram retiradas do tópico "A Reef in the Sky... "

Espero que seja útil.
    Partilhem as vossas ideias, fica mais fácil de apresentar os projectos aqui no fórum e podem evitar-se alguns erros de concepção ouvindo outras opiniões.

Membro Identificado Avatar de Vasco Santos
    Data de Ingresso
    30-12-05

Re: Google Sketchup - Planificação do Aquário

boas

Fiz o meu projecto todo em sketch up já a alguns anos (2006) como podes ver aqui: http://www.reefforum.net/f241/sistem...um-sonho-3152/
    Cumps
    Vasco Santos

Vivam cada dia como se fosse o ultimo
    O meu Reef de 800L http://www.reefforum.net/showthread....ighlight=sonho
    Algumas fotos minhas http://vascosantos.jalbum.net/Underwater-peixes/

Data de Ingresso
    23-09-04

Re: Google Sketchup - Planificação do Aquário

Os nossos amigos brasileiros do IPAQ, têm uma secção para o Google Sketchup, lá podemos encontrar modelos pré-feitos de aquários, equipamento (vortech's, lumenarc, calhas), tubagens, sumps.
    Estive a ver e as peças estão muito bem feitas, com detalhe, as dimensões são muito rigorosas.
    Acho que dá imenso jeito, para quem está a desenhar um novo projecto.
    É só fazer o download, abrir o ficheiro e depois fazer copy/paste para o nosso projecto.

Arquivos Google sketchup para download

Alguns exemplos que eu fiz download

Aquário c/Vortech

Aquário completo com móvel, sump, escumador

Peças

Obrigado ao pessoal do IPAQ!
    Vou poupar imenso tempo na planificação da minha próxima montagem.

Data de Ingresso
    23-09-04

Comprehenisve planning of your aquarium

Tradução PT do post publicado no blog Reefs.com

Os meus amigos costumam ouvir-me dizer... “Nunca é demais planear o nosso aquário”. Em todas as montagens que efectuei ao longo destes anos, quase imediatamente após o aquário estar em pleno funcionamento, eu detectei um erro na planificação. Não sei quanto a vocês, mas isto aconteceu-me sempre!

Um das grandes vantagens dos fóruns na internet, é a facilidade com milhares de aquaristas comunicam entre si e partilham experiências. Muitos dos erros que podemos fazer ao conceber um aquário, podem ter sido cometidos por outros aquaristas, por isso outras pessoas podem facilmente detectar erros que nos escapem.

Não é fácil transmitir o que nos vai a mente, a nossa ideia do aquário, especialmente quando escrevemos isso num fórum. O adágio – “Uma imagem vale mais que mil palavras” – encaixa muito bem neste contexto.

Logo, gostava de partilhar convosco uma ferramenta que me tem sido extremamente útil na planificação de aquários, o Google SketchUp.

O que é o Google SketchUp?
    É um programa grátis, usado para criar modelos em 3D. Permite criar pequenos objectos como uma power-head ou mesmo divisões inteiras, como uma fish-room. Até existem designers deste programa que são capazes de reproduzir edifícios pormenorizadamente ou até mesmo pequenas cidades. Claro que não estou à espera que o leitor seja capaz de efectuar tal proeza.

O software é muito fácil de utilizar e não necessita de grandes capacidades desenho. Eu falo por mim, era o pior tipo a Ed. Visual na escola e fui capaz de fazer uns esboços engraçados com este programa.

Adicionalmente, este programa traz um pequeno tutorial que ajuda o utilizador a familiarizar-se com as ferramentas do software. Existem também na internet muitos tutorias sobre o Google SketchUp. Até mesmo em alguns fóruns de aquariofilia, é já possível encontrar bibliotecas de desenhos, que se podem inserir directamente no nosso esboço do SkecthUp, como p.e.: Escumadores, bombas, calhas de iluminação.

Outra grande vantagem do programa, é permitir a impressão dos desenhos que efectuarmos, o que permite entregar um esboço perfeito do que pretendemos fazer, à pessoa que nos vai montar o aquário ou a um carpinteiro, no caso do móvel. Assim, qualquer pessoa é capaz de reproduzir com precisão o que tínhamos em mente.

Finalmente, se possuir uma capacidade extraordinária de design, pode facilmente persuadir a mulher/marido: “ Olha que bonito ficava um aquário maior na nossa sala, querida!”

Pode fazer o download do programa aqui: Google SketchUp

Gostaria de agradecer ao Andrew (conhecido nos fóruns como V1...rotate) pela criação das imagens apresentadas neste artigo.
    As imagens apresentadas foram efectuadas no Google SkecthUp, e posteriormente "renderizadas" com o programa Hyper Shot.
    Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 16-08-11 às 23:17. Razão: (nt:render em design consiste numa representação gráfica num computador, vulgo imagem...portanto rendered = renderização

Data de Ingresso
    23-09-04

Re: Comprehenisve planning of your aquarium

Pois... bem me parecia que já tinha colocado um tópico aqui no Reefforum a falar disto.

http://www.reefforum.net/f8/google-s...aquario-21569/

Estou a ficar com um Alzheimer precoce.

Já que estou a repetir informação, deixem-me colocar aqui novamente uma informação muito importante. O fórum brasileiro IPAQ tem uma galeria de objectos para o SketchUp. Podem abrir e colocar directamente no vosso desenho.

Galeria de objectos SkecthUp - IPAQ

Alguns exemplos que podem fazer download:

Aquário c/ móvel

Aquário completo

Peças em separado

Um abraço,

PS: Não liguem à minha senilidade.... desculpem a repetição de tópicos, post's e restantes imbecilidades.

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Wink Re: Google Sketchup - Planificação do Aquário

... será mais um reavivar da memória e não um alzheimer precoce ... além disso isto resolve-se fácil ... unindo os tópicos ... ... e voilá

Na tal galeria de objectos não vi aquários triangulares ... mas aqui pode-se ver alguns ...

Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ajuda kh elevado
    Por José Sousa no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 32
    Último Post: 23-01-11, 23:13
  2. Aquário, 1 alvo fácil de vingança...
    Por Pedro Ferrer no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 8
    Último Post: 28-04-09, 10:22
  3. Mais Alguns Litros ....
    Por Rui Cruz no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 33