Montado a uma semana e ja tens um peixe?
Talvez seja melhor estudares um pouco mais sobre o assunto para não andares a deitar € pelo esgoto
Boa noite a todos venho aqui relatar o que montei ao fin de 12 anos de agua doce o meu 1º salgado
Setup
Aquario comp x larg x alt
50 X 40 X 50 100lts Brutos
Escumador da AZOO que ta dentro do aqua com bomda de 980lts hora
termoestato 100W
bomba de circulação sun-sun 3000l hora
rocha morta cerca de 8kg
rocha viva cerca de 3 kg
areia de coral so para cobrir o fundo
iluminação inda ta provisoria mas vai levar uma HQI de 70W ou 150W
Agua do Cabo Raso
Umas fotos
Uma Vista Geral
Quando comprei a rocha viva ofereerao-me este habitante que nao sei o nome se puderem indentificar agradesso
o aqua ta montado a uma semana e os valores que tenho sao estes
Temp...........26
Dens...........1024
PH.............8,0
KH.............25
NO2............<0,3mgl
NO3............0
PO4............0,25mgl
Aguardo comentarios e dicas em relação ao KH como baixar ou ta bom
Montado a uma semana e ja tens um peixe?
Talvez seja melhor estudares um pouco mais sobre o assunto para não andares a deitar € pelo esgoto
Abraço
Nuno Silva
boas Jorge esse peixe é um atrangulatus Gobiodon (Gobie palhaço), e gosta de bicar uns zoantos quando os tiveres, e e mto cedo ainda para teres o peixe no teu aqua! e tens a dureza da tua agua smto alta tenta fazer uma Tpa com agua de OI com sal sintetico para ver se baixa um pouco para melhorar ligeiramente para teres o teu peixe!
Quanto a iluminação ja pensaste em usar uma calha T5???
P.S- o Kh e para estar entre os 7 e os 8kh,o no2 a 0,e o no3 a 5 no maximo para depois os corais se alimentarem, o Po4 a 0 ou então com uma presença mto ligeira tmb para os corais se alimentarem, em salgado os nutrientes a 0 ,tmb ñ e bom!!!!
e tenta melhorar o layout, assim a rocha esta mto amontoada e da um aspecto desleixado, se vires algum ser no aqua (tipo uma minhoca com pelos (fireworms) ñ tentes agarrar com a mão,que elas picão se da dores terriveis!
qualquer coisa apita tens o meu nº de tlm
Esse peixe é um Gobiodon Histrio, ou Gobiodon atrangulatus ( http://www.liveaquaria.com/product/p...159&pcatid=159 ) como referido.
Tenho um há alguns meses e no meu caso nunca dei que ele bicasse nenhuma das minhas +15 colónias de zoanthus.![]()
no meu entender, está melhor , se bem que acho que tens ali uma ou 2 pedras que parece que estão a fazer um pouco de "equilibrismo" , principalmente a que está no topo e a que está a esquerda que parece que está junto ao vidro ...
mas com mais uns toques e isso vai ao sitio ...
Abraço ...
boas amigo agora sim esta um bocado melhor mas com mais um toque podias ter uma coisa melhor, mas se esta a teu gosto assim apoio a 100%!
so uma coisa certifica-te que tens corrente a passar entre as rochas, para não causar zonas mortas e de acumulação de detritos! como esta o teu peixinho lindo?
Bom o layaut ta feito e nao se meche mais
Ja verifiquei a circulação no meio das rochas e ta baril
agora a que pensar na fauna
tou a pensar no seguinte tendo em conta de ate ao fin do ano irei mudar este aqua para o que tenho de 120X60X50 dai a minha escolha
2 Amphiprion ocellaris
2 Green Chromis
1 ou 2 Pseudocheilinus hexataenia
1 Zebrasoma flavescens pequenino
1 Paracanthurus hepatus pequenino
uns gobios sortidos pois gosto de os ver
1 ou 2 Lysmata amboinensis
Isto tendo em conta que o aqua vai crescer para um reef de ~500lts com sump incluida
Digao de vossa justiça
Boas Jorge...
Espera um pouco até adicionares mais peixes, deixa o aquario equilibrar e estabilizar. A tentação é grande mas tens tempo...
Não coloques os Cirurgiões neste aquário... faz as experiencias que queres neste aquário com peixes pequenos e depois logo colocas os outros peixes maiores no aquário grande.
Na minha opinião não devias encostar as rochas ao vidro de fundo e podias trabalhar um pouco mais o layout retirando porventura algumas rochas que ai tens. Até podes brincar um pouco com o layout colando as rochas fora do aquário com cola epoxy (a mesma que se usa para as mudas de corais) e melhorares assim o layout.
Boa sorte.
Última edição por Marco Madeira; 13-05-11 às 13:25.
Antigo aquário - Cubo 800L :http://www.reefforum.net/showthread.php?t=3995
Novo Cubo 250L - http://www.reefforum.net/showthread......-vers%E3o-4.
como ja nao postava nada a algum tempo ca vai o estado do meu reef
YouTube - ‪O meu primero Reef 100 Lts‬‏
pequeno video do meu reef
abraço
Boas.
Bom que dizer, estas a fazer tudo como não se deve, pelo menos na minha opinião.O teu sitema tem pouco mais de 20 dias de montagem e já colocaste um hepatus ainda que te tenham sugerido não o fazer,mais 2 palhaços e ainda 2 chromis.
Desejo que corra bem essa aventura, pois não é por ti que o desejo, mas sim pelos peixes, que não tem culpa de tu estares arriscar tudo por nada...
Dìzes ter aquários de água doce à 12 anos, mas acho que para dar este salto deves ter alguma pesquisa, pois onde quer que tu vas fazer a pesquisa ninguem te vai dizer para colocares os peixes com 20 dias de montagem.
Ainda por cima tens rocha morta cerca de 8kg,rocha viva cerca de 3 kg, isto precisa de tempo...
Não me leves a mal, mas é a minha opinião, e foi o que pediste ao colocares aqui o teu tópico...
REPITOesejo que corra bem essa aventura, pois não é por ti que o desejo, mas sim pelos peixes.
![]()
Com 23 dias de montagem tens:
1 Gobiodon Histrio
2 Chromis
2 Ocellaris
1 Hepatus
Num áqua com 100 litros e quase sem rocha viva?
![]()
antes demais obrigado pela critica
mantive aquarios de agua doce cerca de 12 anos e quando saltei pos discos foi a mesma coisa que se ta a passar agora tinha gupys e resolvi discos mas na realidade nao era o que pintavao sem strees e sem problemas sera sorte nao sei
pelo que tenho lido para manter peixes nao e uma obrigação a rocha viva
tenho cerca de 5kg de rocha viva e nao 3
agora das duas uma
ou o que os experts escrevem nao sabem o que dizem ou eu e que tou mal
uma coisa e certo tenho lido visto e pesquisado na net inclusive en sites espanhois de grandes montagens sem rocha viva e certo que so manteem peixes e corais moles mas sem rocha viva
corriga-me se tou errado
e como os testes ta tudo dentro dos parametros qual e a crise digo eu que sou um leigo na materia.
nao levo a mal mas fico descontente da maneira que as coisas sao ditas so isso
abraço
informo que a agua das Tpa's e completamente maturada
Jorge,
As coisas não são ditas porque nos apetece...
Repara no meu post anterior e outros depois disso. Devias estar a inserir o primeiro peixe agora no aquário e já levas 5 ou 6.
Se repares no meu post anterior e dos outros nós apenas aconcelhámos. Acho que não devias fazer o que fizeste... até te disse para adicionares os peixes aos poucos. As pessoas querem ajudar, tu é que não queres ouvir.
Não leves a mal, mas não percebo porque vens pedir ajuda e criticas... e depois fazes tudo á tua maneira. Colocar 5 ou 6 peixes em tão pouco tempo costuma dar mau resultado em 80%, 90%das vezes.
Nota, que até pode ser que consigas com que nenhum peixe te morra ou fique doente, mas não é a melhor maneira de o evitares ao procederes desta maneira. As coisas levam o seu tempo, é preciso paciencia.
Boa sorte![]()
Antigo aquário - Cubo 800L :http://www.reefforum.net/showthread.php?t=3995
Novo Cubo 250L - http://www.reefforum.net/showthread......-vers%E3o-4.
Vão morrer peixes!
Infelizmente!
A não ser que as TPA's essa tal água maturada (?!?!?) sejam significativas!
Jorge,
Não me parece que alguém esteja a ser incorrecto, nem tão pouco agressivo ou qualquer outra coisa, no entanto parece-me que tu não queres entender nem aceitar as críticas, não por serem destrutivas mas porque simplesmente não queres.
Toda a gente te procurou ajudar, no entanto, se continuares a manter essa atitude, prevejo que a maioria dos membros deixem de olhar para este tópico...
Boa sorte para o teu projecto!
Se uma pessoa se mandar do 6º andar pode não morrer, mas o mais natural, espectável e cientifico é que morra!
Os peixes podem não morrer, mas o mais natural e espectável é que morrarm. E se não morrerem não fica provado que o que tu fizeste está correcto, nem que montes mais 100 aquários dessa forma sem uma única morte!
Mas atenção, não é nada que todos nós não tenhamos já feito (se calhar não tão exagerado como 5 peixes em 20 dias) e por isso mesmo temos a experiência, que comprova a teoria, que isso não deve ser feito!
É só isto!
Nme sequer o que temos aqui dito é uma crítica ou uma opinião. Podemos opinar se a rocha está mais bonita assim ou assado, se este peixe é mais recomendável que outro ou se este escumador é melhor ou pior que aquele, agora no ciclo do azoto, não há recomendação nenhuma - Há a ciência! E a ciência é exacta e não permite dúvidas destas!
E já agora falando por mim, também não vou dizer que desejo que os peixes sobrevivam. Não vão sobreviver, para que percebas que o que fizeste não é o correcto e que se estás assim tão preocupado como dizes com o PEC4, para que te custe ter deitado tanto dinheiro para o lixo.
Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)