Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 43

Tópico: 1º Nano Salgado

Membro Avatar de jorgepaixao
    Data de Ingresso
    24-01-09

Smile 1º Nano Salgado

Boa noite a todos venho aqui relatar o que montei ao fin de 12 anos de agua doce o meu 1º salgado

Setup

Aquario comp x larg x alt
    50 X 40 X 50 100lts Brutos
    Escumador da AZOO que ta dentro do aqua com bomda de 980lts hora
    termoestato 100W
    bomba de circulação sun-sun 3000l hora
    rocha morta cerca de 8kg
    rocha viva cerca de 3 kg
    areia de coral so para cobrir o fundo
    iluminação inda ta provisoria mas vai levar uma HQI de 70W ou 150W
    Agua do Cabo Raso

Umas fotos

Uma Vista Geral

Quando comprei a rocha viva ofereerao-me este habitante que nao sei o nome se puderem indentificar agradesso

o aqua ta montado a uma semana e os valores que tenho sao estes

Temp...........26
    Dens...........1024
    PH.............8,0
    KH.............25
    NO2............<0,3mgl
    NO3............0
    PO4............0,25mgl

Aguardo comentarios e dicas em relação ao KH como baixar ou ta bom

Membro Identificado Avatar de Nuno Vaz da Silva
    Data de Ingresso
    30-07-07

Re: 1º Nano Salgado

Montado a uma semana e ja tens um peixe?

Talvez seja melhor estudares um pouco mais sobre o assunto para não andares a deitar € pelo esgoto
    Abraço
    Nuno Silva

Membro Identificado Avatar de RuiSáPinto
    Data de Ingresso
    17-04-10

Citação Postado originalmente por jorgepaixao Ver Post
    Boa noite a todos venho aqui relatar o que montei ao fin de 12 anos de agua doce o meu 1º salgado

Setup

Aquario comp x larg x alt
    50 X 40 X 50 100lts Brutos
    Escumador da AZOO que ta dentro do aqua com bomda de 980lts hora
    termoestato 100W
    bomba de circulação sun-sun 3000l hora
    rocha morta cerca de 8kg
    rocha viva cerca de 3 kg
    areia de coral so para cobrir o fundo
    iluminação inda ta provisoria mas vai levar uma HQI de 70W ou 150W
    Agua do Cabo Raso

Umas fotos

Uma Vista Geral

Quando comprei a rocha viva ofereerao-me este habitante que nao sei o nome se puderem indentificar agradesso

o aqua ta montado a uma semana e os valores que tenho sao estes

Temp...........26
    Dens...........1024
    PH.............8,0
    KH.............25
    NO2............<0,3mgl
    NO3............0
    PO4............0,25mgl

Aguardo comentarios e dicas em relação ao KH como baixar ou ta bom
    boas Jorge esse peixe é um atrangulatus Gobiodon (Gobie palhaço), e gosta de bicar uns zoantos quando os tiveres, e e mto cedo ainda para teres o peixe no teu aqua! e tens a dureza da tua agua smto alta tenta fazer uma Tpa com agua de OI com sal sintetico para ver se baixa um pouco para melhorar ligeiramente para teres o teu peixe!
    Quanto a iluminação ja pensaste em usar uma calha T5???
    P.S- o Kh e para estar entre os 7 e os 8kh,o no2 a 0,e o no3 a 5 no maximo para depois os corais se alimentarem, o Po4 a 0 ou então com uma presença mto ligeira tmb para os corais se alimentarem, em salgado os nutrientes a 0 ,tmb ñ e bom!!!!
    e tenta melhorar o layout, assim a rocha esta mto amontoada e da um aspecto desleixado, se vires algum ser no aqua (tipo uma minhoca com pelos (fireworms) ñ tentes agarrar com a mão,que elas picão se da dores terriveis!
    qualquer coisa apita tens o meu nº de tlm

Data de Ingresso
    24-01-09

Citação Postado originalmente por Nuno Vaz da Silva Ver Post
    Montado a uma semana e ja tens um peixe?

Talvez seja melhor estudares um pouco mais sobre o assunto para não andares a deitar € pelo esgoto
    amigo eu nao comprei o peixe
    quando comprei a rocha viva o rapaz ofereceu-me o peixe dai ele estar dentro do aqua foi so essa razao

Data de Ingresso
    24-01-09

Citação Postado originalmente por RuiSáPinto Ver Post
    boas Jorge esse peixe é um atrangulatus Gobiodon (Gobie palhaço), e gosta de bicar uns zoantos quando os tiveres, e e mto cedo ainda para teres o peixe no teu aqua! e tens a dureza da tua agua smto alta tenta fazer uma Tpa com agua de OI com sal sintetico para ver se baixa um pouco para melhorar ligeiramente para teres o teu peixe!
    Quanto a iluminação ja pensaste em usar uma calha T5???
    P.S- o Kh e para estar entre os 7 e os 8kh,o no2 a 0,e o no3 a 5 no maximo para depois os corais se alimentarem, o Po4 a 0 ou então com uma presença mto ligeira tmb para os corais se alimentarem, em salgado os nutrientes a 0 ,tmb ñ e bom!!!!
    e tenta melhorar o layout, assim a rocha esta mto amontoada e da um aspecto desleixado, se vires algum ser no aqua (tipo uma minhoca com pelos (fireworms) ñ tentes agarrar com a mão,que elas picão se da dores terriveis!
    qualquer coisa apita tens o meu nº de tlm
    obrigado pela ajuda
    refiro mais uma vez que o peixe nao o comprei foi oferecido poelo rapaz onde comprei a rocha viva ele tava a desmontar o aqua e foi o unico que por la ficou
    em relação a dureza amanha ja vou comprar o filtro e o sal para tratar disso

Membro Identificado Avatar de Bruno JR Silva
    Data de Ingresso
    15-12-09

Esse peixe é um Gobiodon Histrio, ou Gobiodon atrangulatus ( http://www.liveaquaria.com/product/p...159&pcatid=159 ) como referido.
    Tenho um há alguns meses e no meu caso nunca dei que ele bicasse nenhuma das minhas +15 colónias de zoanthus.

Data de Ingresso
    24-01-09

Bom como um dos membros me alertou para o ""monte de calhaus"" que parecia o meu nano resolvi dar um refresh e ca vai uma foto do novo layaut aguardo comentarios ou criticas

Antes

Actual

comentem

Última edição por jorgepaixao; 09-05-11 às 23:14.

Membro Identificado Avatar de PauloOliveira
    Data de Ingresso
    05-07-05

no meu entender, está melhor , se bem que acho que tens ali uma ou 2 pedras que parece que estão a fazer um pouco de "equilibrismo" , principalmente a que está no topo e a que está a esquerda que parece que está junto ao vidro ...
    mas com mais uns toques e isso vai ao sitio ...

Abraço ...

Data de Ingresso
    24-01-09

Citação Postado originalmente por PauloOliveira Ver Post
    no meu entender, está melhor , se bem que acho que tens ali uma ou 2 pedras que parece que estão a fazer um pouco de "equilibrismo" , principalmente a que está no topo e a que está a esquerda que parece que está junto ao vidro ...
    mas com mais uns toques e isso vai ao sitio ...

Abraço ...
    boas
    em principio nenhuma cai mas ate parece que vao cair todas em relação ao equilibrismo e so ilusao pois elas tao bem assentes umas nas outras
    vamos ver agora com o desenrrolar e a evoloção do aqua

Membro Identificado Avatar de RuiSáPinto
    Data de Ingresso
    17-04-10

boas
    em principio nenhuma cai mas ate parece que vao cair todas em relação ao equilibrismo e so ilusao pois elas tao bem assentes umas nas outras
    vamos ver agora com o desenrrolar e a evoloção do aqua
    boas amigo agora sim esta um bocado melhor mas com mais um toque podias ter uma coisa melhor, mas se esta a teu gosto assim apoio a 100%!

so uma coisa certifica-te que tens corrente a passar entre as rochas, para não causar zonas mortas e de acumulação de detritos! como esta o teu peixinho lindo?

Data de Ingresso
    24-01-09

Citação Postado originalmente por RuiSáPinto Ver Post
    boas amigo agora sim esta um bocado melhor mas com mais um toque podias ter uma coisa melhor, mas se esta a teu gosto assim apoio a 100%!

so uma coisa sertifica-te que tens corrente a passar entre as rochas, para não causar zonas mortas e de acumulação de detritos! como esta o teu peixinho lindo?
    ok hoje nao mas amanha ja vejo como ta a corrente dentro das rochas o meu peixinho indo so o vejo quando la meto a paparoca caso contrario ta sempre escondido e quando se apaga a luz la aparece deve gostar da vida nocturna hehe

Data de Ingresso
    24-01-09

Bom o layaut ta feito e nao se meche mais
    Ja verifiquei a circulação no meio das rochas e ta baril
    agora a que pensar na fauna
    tou a pensar no seguinte tendo em conta de ate ao fin do ano irei mudar este aqua para o que tenho de 120X60X50 dai a minha escolha

2 Amphiprion ocellaris
    2 Green Chromis
    1 ou 2 Pseudocheilinus hexataenia
    1 Zebrasoma flavescens pequenino
    1 Paracanthurus hepatus pequenino
    uns gobios sortidos pois gosto de os ver
    1 ou 2 Lysmata amboinensis

Isto tendo em conta que o aqua vai crescer para um reef de ~500lts com sump incluida

Digao de vossa justiça

Data de Ingresso
    24-01-09

Entao ninguem da uma opiniao ja agora podiao dizer que corais faceis de manter posso por e onde encontrar a preços de amigo
    abraço

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    01-11-04

Boas Jorge...
    Espera um pouco até adicionares mais peixes, deixa o aquario equilibrar e estabilizar. A tentação é grande mas tens tempo...

Não coloques os Cirurgiões neste aquário... faz as experiencias que queres neste aquário com peixes pequenos e depois logo colocas os outros peixes maiores no aquário grande.

Na minha opinião não devias encostar as rochas ao vidro de fundo e podias trabalhar um pouco mais o layout retirando porventura algumas rochas que ai tens. Até podes brincar um pouco com o layout colando as rochas fora do aquário com cola epoxy (a mesma que se usa para as mudas de corais) e melhorares assim o layout.

Boa sorte.
    Última edição por Marco Madeira; 13-05-11 às 13:25.

Data de Ingresso
    24-01-09

Citação Postado originalmente por Marco Madeira Ver Post
    Boas Jorge...
    Espera um pouco até adicionares mais peixes, deixa o aquario equilibrar e estabilizar. A tentação é grande mas tens tempo...

Não coloques os Cirurgiões neste aquário... faz as experiencias que queres neste aquário com peixes pequenos e depois logo colocas os outros peixes maiores no aquário grande.

Na minha opinião não devias encostar as rochas ao vidro de fundo e podias trabalhar um pouco mais o layout retirando proventura algumas rochas que ai tens. Até podes brincar um pouco com o layout colando as rochas fora do aquário com cola epoxy (a mesma que se usa para as mudas de corais) e melhorares assim o layout.

Boa sorte.
    boas nao tenho pressa em colocar peixes tambem porque o pec4 nao ajuda em relação as pedras nao estao encostadas ao vidro traseiro com respeito ao layaut nao tava disposto a mecher mais gosto de ver assim gostos
    abraço e obrigado pelas dicas

Data de Ingresso
    24-01-09

Boas hoje tive a ver com atenção as rochas e depareime com este circolo vermelho alguem me sabe dizer do que se trata o que cuidaddos a ter

Data de Ingresso
    24-01-09

como ja nao postava nada a algum tempo ca vai o estado do meu reef

YouTube - &#x202a;O meu primero Reef 100 Lts&#x202c;&rlm;

pequeno video do meu reef
    abraço

Membro
    Data de Ingresso
    30-11-06

Boas.
    Bom que dizer, estas a fazer tudo como não se deve, pelo menos na minha opinião.O teu sitema tem pouco mais de 20 dias de montagem e já colocaste um hepatus ainda que te tenham sugerido não o fazer,mais 2 palhaços e ainda 2 chromis.
    Desejo que corra bem essa aventura, pois não é por ti que o desejo, mas sim pelos peixes, que não tem culpa de tu estares arriscar tudo por nada...
    Dìzes ter aquários de água doce à 12 anos, mas acho que para dar este salto deves ter alguma pesquisa, pois onde quer que tu vas fazer a pesquisa ninguem te vai dizer para colocares os peixes com 20 dias de montagem.
    Ainda por cima tens rocha morta cerca de 8kg,rocha viva cerca de 3 kg, isto precisa de tempo...
    Não me leves a mal, mas é a minha opinião, e foi o que pediste ao colocares aqui o teu tópico...
    REPITOesejo que corra bem essa aventura, pois não é por ti que o desejo, mas sim pelos peixes.
    João Melo

Data de Ingresso
    15-12-09

Com 23 dias de montagem tens:

1 Gobiodon Histrio
    2 Chromis
    2 Ocellaris
    1 Hepatus

Num áqua com 100 litros e quase sem rocha viva?

Data de Ingresso
    24-01-09

Citação Postado originalmente por João_Melo Ver Post
    Boas.
    Bom que dizer, estas a fazer tudo como não se deve, pelo menos na minha opinião.O teu sitema tem pouco mais de 20 dias de montagem e já colocaste um hepatus ainda que te tenham sugerido não o fazer,mais 2 palhaços e ainda 2 chromis.
    Desejo que corra bem essa aventura, pois não é por ti que o desejo, mas sim pelos peixes, que não tem culpa de tu estares arriscar tudo por nada...
    Dìzes ter aquários de água doce à 12 anos, mas acho que para dar este salto deves ter alguma pesquisa, pois onde quer que tu vas fazer a pesquisa ninguem te vai dizer para colocares os peixes com 20 dias de montagem.
    Ainda por cima tens rocha morta cerca de 8kg,rocha viva cerca de 3 kg, isto precisa de tempo...
    Não me leves a mal, mas é a minha opinião, e foi o que pediste ao colocares aqui o teu tópico...
    REPITOesejo que corra bem essa aventura, pois não é por ti que o desejo, mas sim pelos peixes.
    antes demais obrigado pela critica
    mantive aquarios de agua doce cerca de 12 anos e quando saltei pos discos foi a mesma coisa que se ta a passar agora tinha gupys e resolvi discos mas na realidade nao era o que pintavao sem strees e sem problemas sera sorte nao sei
    pelo que tenho lido para manter peixes nao e uma obrigação a rocha viva
    tenho cerca de 5kg de rocha viva e nao 3
    agora das duas uma
    ou o que os experts escrevem nao sabem o que dizem ou eu e que tou mal
    uma coisa e certo tenho lido visto e pesquisado na net inclusive en sites espanhois de grandes montagens sem rocha viva e certo que so manteem peixes e corais moles mas sem rocha viva
    corriga-me se tou errado
    e como os testes ta tudo dentro dos parametros qual e a crise digo eu que sou um leigo na materia.
    nao levo a mal mas fico descontente da maneira que as coisas sao ditas so isso
    abraço
    informo que a agua das Tpa's e completamente maturada

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    01-11-04

nao levo a mal mas fico descontente da maneira que as coisas sao ditas so isso
    Jorge,
    As coisas não são ditas porque nos apetece...
    Repara no meu post anterior e outros depois disso. Devias estar a inserir o primeiro peixe agora no aquário e já levas 5 ou 6.

Se repares no meu post anterior e dos outros nós apenas aconcelhámos. Acho que não devias fazer o que fizeste... até te disse para adicionares os peixes aos poucos. As pessoas querem ajudar, tu é que não queres ouvir.

Não leves a mal, mas não percebo porque vens pedir ajuda e criticas... e depois fazes tudo á tua maneira. Colocar 5 ou 6 peixes em tão pouco tempo costuma dar mau resultado em 80%, 90%das vezes.

Nota, que até pode ser que consigas com que nenhum peixe te morra ou fique doente, mas não é a melhor maneira de o evitares ao procederes desta maneira. As coisas levam o seu tempo, é preciso paciencia.

Boa sorte

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Vão morrer peixes!
    Infelizmente!

A não ser que as TPA's essa tal água maturada (?!?!?) sejam significativas!

Data de Ingresso
    24-01-09

depois de terem tanta certeza que vao morrer peixes se lerem o topico completo vao ver que no dia da montagem ja la tinha vivos e inda la estao nao morreu nenhum
    agora se as vocas criticas sao essas tudo bem

volto daqui a um mes para dar novidades

Data de Ingresso
    15-12-09

Jorge,

Não me parece que alguém esteja a ser incorrecto, nem tão pouco agressivo ou qualquer outra coisa, no entanto parece-me que tu não queres entender nem aceitar as críticas, não por serem destrutivas mas porque simplesmente não queres.
    Toda a gente te procurou ajudar, no entanto, se continuares a manter essa atitude, prevejo que a maioria dos membros deixem de olhar para este tópico...

Boa sorte para o teu projecto!

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Se uma pessoa se mandar do 6º andar pode não morrer, mas o mais natural, espectável e cientifico é que morra!

Os peixes podem não morrer, mas o mais natural e espectável é que morrarm. E se não morrerem não fica provado que o que tu fizeste está correcto, nem que montes mais 100 aquários dessa forma sem uma única morte!

Mas atenção, não é nada que todos nós não tenhamos já feito (se calhar não tão exagerado como 5 peixes em 20 dias) e por isso mesmo temos a experiência, que comprova a teoria, que isso não deve ser feito!

É só isto!
    Nme sequer o que temos aqui dito é uma crítica ou uma opinião. Podemos opinar se a rocha está mais bonita assim ou assado, se este peixe é mais recomendável que outro ou se este escumador é melhor ou pior que aquele, agora no ciclo do azoto, não há recomendação nenhuma - Há a ciência! E a ciência é exacta e não permite dúvidas destas!

E já agora falando por mim, também não vou dizer que desejo que os peixes sobrevivam. Não vão sobreviver, para que percebas que o que fizeste não é o correcto e que se estás assim tão preocupado como dizes com o PEC4, para que te custe ter deitado tanto dinheiro para o lixo.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. O Meu 1º Salgado Nano
    Por jorgepaixao no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 14
    Último Post: 09-05-11, 09:41
  2. First Salgado - Nano
    Por AndreMedinas no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 13
    Último Post: 05-04-10, 17:40
  3. Iniciar o meu nano salgado
    Por Nuno Miguel Dias no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 8