Ele está de volta!!![]()
Boas pessoal...
Após 3 anos parado volto á carga. Comecei a ganhar o bicho de volta á cerca de 2 meses e comecei a pensar no que ia fazer partindo do principio que o espaço e tempo não era muito e que tinha que voltar a ter um cubo.
Devido a isso fiz também uma retrospectiva dos meus antigos sistemas a ver o que podia fazer de diferente mas tentando sempre seguir a minha filosofia de Reef, Keep it Simple and Natural!.
Os meus sistemas anteriores:
Primeiro Reef - Nano de 60 L em 1998
Segundo Reef - 240 L de 2003
Terceiro Reef - Cubo 800L em 2005
Em todos eles usei água natural, kalk, refugio e TPA´s religiosas de 10% semanais. Neste novo cubo vou tentar seguir algumas correntes novas mas continuando com a manutenção e "assistencia técnica" que dava aos meus antigos aquas. Algumas idéias:
Aquário:
- Espécie de Cubo com 65c * 50p * 70a - Cerca de 200 Litros Reais
- Sump Deltec Microsystem 65c * 25p * 35a - 50 litros
Era o espaço disponivel que tinha na sala para o aqua e foi também para aproveitar a oferta de um grande amigo que tinha o aqua encostado. Vou tentar não o colocar muito alto que é para facilitar nas mexidas (ando sempre com as mãos dentro do aqua). O aquário é tipo um cubo ao alto...
Landscape:
Adoro layouts e dou muita importancia a isso para o futuro de qualquer aqua.
- Em termos de landscape vou tentar implementar um misto de minimalista e bonsai shape fazendo alguns testes ao uso de pouca rocha para promover a circulação e deixar crescer os corais á vontade.
Alguns aquários que me tem influeciado, podem ver mais info sobre isso em:
Dos melhores layouts que já até hoje, vejam a evolução e as ultimas fotos:
Bonsai Tree inspired Aquascape - Reef Central Online Community
Simples e bonito num cubo com dimensões semelhantes ao que o meu vai ser:
MedRed's 60 Gallon Solana XL - Nano-Reef.com Forums
Este ultimo embora com mais rocha do que quero, tem um lanscape simplesmente espetacular!
forrealb50's 60 gallon LED cube build! - Reef Central Online Community
Minimalista ao máximo, he he he mas com sucesso e após crescimento deve ficar espetacular - Roberto Danadai
My New SPS Reef - Reef Central Online Community
Existem vários exemplos pela net the Reef Bonsai Landscape e ainda á pouco tempo o Ricardo Pinto colocou o TOTM da Reefkeeping que também tinha o landscape mais ou menos baseado nessas idéias.
Escumador
- Escumador Deltec (semelhante ao APF600) inserido na MicroSump da Deltec para sistemas de 500L, deve chegar.
Podem ver mais info e fotos aqui:
MicroReef Additional Photographs | The Aquarium Solution
Circulação:
- Retorno de 2000 L/h + Vortech MP10 + Koralia 3
Se for preciso depois adiciona-se mais qualquer coisa mas por enquanto fica assim.
Iluminação
- Leds, vou experimentar! Tenho visto várias coisas engraçadas e vou experimentar focos de leds tipo E27, rosca normal de lampada. Ja vi vários aquarios com este tipo de foco desde nanos a sistemas grandes. As leituras de PAR destas lampadas com lentes de 40 graus são impressionantes a 80cm do areão. Para este aquário sou capaz de apostar em 4 focos com lentes de 40 graus mas ainda vou realizar alguns testes antes de optar pela combinação final quer em termos de leds quer em termos de lentes. Mais info e fotos em:
Sistema SPS com 70cm de altura, sps no fundo do aquário. Para alem disso tem no tópico medições de valores PAR dos focos.
Beeker's 200DD Par38 Reef-New Pics 3-10-11! - Nano-Reef.com Forums
Sistema menor, é um nano:
The "Shallow Cube" SPS Nano Reef - Page 39 - UltimateReef.com
Muita informação assim como várias fotos e exemplos de aplicações, vale a pena ver e ler este ultimo tópico: PAR38 Spotlights
Par 38 LED spotlights - Reef Central Online Community
Outros dados sobre a minha futura montagem:
- Bomba de Retorno EHeim compact 2000 L/H
- 2 Termostatos de 200W
- Vou misturar rocha morta com rocha viva de um aquário já montado.
- Refugio desde o 1 dia
- Ciclo de 1 mês com pouca luz para minorar o ciclo das algas no aquário mas refugio com luz a 100%.
- Uso de Kalk desde o 1 dia via reposição.
- Siporax na sump? Porque não? Talvez experimente e comprove algumas teorias empiricas do Roberto Danadai. Depois vejo mediante o landscape final.
- Assim que necessário CA e RA via 2 partes ou Balling Light
- TPAS semanais de 10% com água natural.
Penso que é tudo..., quero criticas!
Assim que tiver fotos eu coloco.
Evolução do Aquário...
Junho 2011 - Montagem
Julho 2011 - Projectores PAR38 Instalados
Agosto 2011 - Já com alguns plugs
Outubro 2011 - Evolução dos SPS - Fotos do mestre... João Ribeiro
Dezembro 2011 - Evolução das cores e crescimentos dos corais. Aumentou o numero de corais peixes e invertebrados.
Janeiro de 2012
Troquei a maneira de como as PAR38 estavam penduradas - Foto Luis Fortunato
Março 2012
Profunda limpeza da Sump e troca de 30% da água...
Abril 2012
![]()
Última edição por Marco Madeira; 12-04-12 às 21:15.
Antigo aquário - Cubo 800L :http://www.reefforum.net/showthread.php?t=3995
Novo Cubo 250L - http://www.reefforum.net/showthread......-vers%E3o-4.
Ele está de volta!!![]()
Bem vindo de volta, de felicidades no novo projecto.
Gosta da sua filisosia, keep it simple.
Cumps.
Olá Marco,
Bem-vindo
Que substrato vais usar? Já consideraste a hipótese de usar a black beach sand da Nature's ocean. Fica diferente e faz sobressair as cores dos corais e dos peixes.
Vai ser interessante ver a utilização de LEDs num aquário com 70cm de coluna de água.
Vais automatizar o doseamento de kalk ou usar o método manual de pôr a pingar à noite?
Abraço
"The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron
Obrigado grande João e obrigado Bruno pelas mensagens.
Ricardo...
Não vou usar areia preta... reconheço que fica bem e o contraste é muito bom, mas gosto mais com ela branquinha. Por outro lado aplicando os leds quero ter mais luz reflectida pelo areão devido á profundidade do aquário. Com o areão preto os indices de reflexão devem ser mais baixos e penso que o fulano do TOTM estava-se a queixar um pouco disso também...
Quando ao kalk...
Ou manual á noite devido a baixa de PH ou reactor DIY na reposição estilo Robeto Danadai ou reactor de kalk da Deltec (KM500) que já tive um no antigo cubo e gostei muito.
Como vão os teus aquários? Espero que esteja tudo bem como habitualmente!![]()
Olá, tenho duvidas sobre a iluminação apesar de esses focos terem bom PAR, o problema é que tem um feixe muito direccional e para preencher correctamente o fundo ou a área a iluminar seriam necessários muitos mais do que 4 o que acaba por ficar mais caro se comprares leds soltos e fizeres uma calha DIY com uns quantos.
Eu para essa dimensão de aquário colocaria no mínimos e isto no caso dos meus leds (Prolight de 5W cada) umas 3 fileiras de 6 leds cada, sendo que a fileira do meio azuis Royal Blue e as restantes brancos de 10000K. Dependendo depois do tipo de corais dentro do aquário poderia ser necessário mais uma fileira de brancos e até outra de azuis também.
O problema dos 70cm de altura desde que se usasse as respectivas lentes de 45 graus não seria problema pois dão perfeitamente até 1m.
Olá Baltasar...
Obrigado pela contribuição.
A minha idéia é usar mesmo esses focos em vez de tiras de Leds apenas por motivos estéticos. Acho que os focos vão ficar melhor sobre o cubo em vez das tradicionais tiras ou calhas de leds.
Em relação ao feixe, já estive a ver vários aquários com estes focos e com 3 já se consegue uma boa cobertura para estas dimensões. O bom destes focos é que são direcionais e podes iluminar de maneira completamente diferente do habitual e é isso que me esta a fazer querer testá-los também. Para alêm disso podemos sempre acrescentar mais um, se a luz for insuficiente para aquilo que queres manter no aquário...
Aqui 1 exemplo de 2 lampadas sobre nano de 60cm de largura.
http://www.nano-reef.com/forums/inde...owtopic=268870
Compreendo as razoes estéticas mas esses focos que potencia máxima poderão ter?
Em termos de foco/spot convencional até hoje testei muitos e nunca encontrei nada a venda com mais que 5W/8W cada um, dai ter dito que somente 3 era mesmo muito pouco, agora pode ser que já existam mais potentes.
Outro factor mau nesses focos e mais uma vez falo nos que encontrei e testei é que os brancos estão um pouco longe dos 10000K e azuis nunca vi sequer mesmo.
Se não estou em erro cada PAR38 leva 5 CREE-XR E podendo ter combinações de cor que envolvem blue, royal blue e cool white.
Um cubo com aquascaping criativo, a puxar para o minimalista baseado numa zona central de rocha mais elevada deve potenciar imenso, e com resultados muito positivos, um certo efeito spotlight que estes focos poderão proporcionar.
Num aquário mais alongado as zonas de sombra dos lados são verdadeiramente inestéticas. Num cubo parece-me que servirão para evidenciar mais o aquascaping que se for em linha com o das três montagens anteriores promete dar que falar.
Neste momento tens lampadas de 15, 21 e 27W dependendo das marcas.
Em relacao as temperaturas de cor, tens 10, 12, 14, 16 e 20K. Os brancos que falas sao os de 5W que sao ainda abaixo dos 10K. Estas usam LEDs de 3W, com varias combinacoes de brancos e royal blue, originando os diferentes K.
Olá Marco,
Que bom ver-te de volta ao "activo".
Estou de acordo com o teu setup, reflecte bem quem tu és e a tua maneira de estar no hobby.... tens de patentear o Keep It Simple!! Eh eh
Se me permites a opinião, acho que deves reflectir num pequeno (grande) detalhe, que é a altura de 70cm. Já pensaste bem sobre isso?
Não achas melhor gastar uns €€'s agora e fazer um aquário com umas medidas melhores, tipo 60x50x50. Eu pessoalmente, detesto aquários com mais altura do que largura. Esteticamente ficam mais feios, a circulação é mais complicada e no teu caso, ainda para mais vais experimentar um tipo de iluminação novo.
Eu cada vez mais acho que os nossos aquários não deveriam ter mais que 50-55cm de altura. No máximo 60cm, com uma largura mínima de 80cm.
Também adoro layout's minimalistas. O André Silvestre, aqui há uns tempos, escreveu um artigo fantástico sobre layout's minimallistas, no H2O.
Aquascaping your Reef Tank - H2O + Something
Conseguiste perceber como funciona o esquema de pinga-pinga de Kalk, do Roberto Denadai? Tem bom aspecto, mas eu não consegui entender.
Mais uma vez.... É bom ter-te de volta!
boas
marco
mas um aquario que vou fazer questão se seguir
foste um dos meus primeiros mentores e segui muitos dos teus principios embora muitos deles questionados na altura
sempre tive idéia que na falta de certeza o melhor é seguir a via mais simples
Dos melhores layouts que já até hoje, vejam a evolução e as ultimas fotos:
Bonsai Tree inspired Aquascape - Reef Central Online Community
este aquário foi dado a conhecer num tópico antigo posto pelo maxado de Sousa com o nome de (aquários modernos) na altura a mais de 1 ano fiquei fascinado pelo layout minimalista e que achei brutal
a minha ultima montagem foi baseada nele e estou plenamente satisfeito
quanto aos ledsalguem tem de ser a cobaia
vai ser interessante seguir
Boa noite
Sou apenas mais um a saudar este regresso!
Penso que seja simples...
Imagina o kalk dispenser da Tunze... funciona com uma bomba...
Aqui neste caso... quando a bóia baixa... a água do tanque de reposição cai por gravidade (na tampa, tubo preto da direita) e passa pelo kalk dispenser DIY, saindo pelo tubo do lado esquerdo.
Keep it simple!
Abraço
Pedro Ferrer
Eu posso!
Eu quero!
Eu consigo!
Bem dizias tu que ias também fazer um "cubo" Amigo Marco.. e aqui está ele a começar a ganhar Forma ... vou seguir atentamente o teu tópico para continuar a aprender ...
Abração ..
A parte de passar da água pelo Kalk eu tinha lá chegado.Penso que seja simples...
Imagina o kalk dispenser da Tunze... funciona com uma bomba...
Aqui neste caso... quando a bóia baixa... a água do tanque de reposição cai por gravidade (na tampa, tubo preto da direita) e passa pelo kalk dispenser DIY, saindo pelo tubo do lado esquerdo.![]()
Só não percebo é onde está a bóia e como isso funciona por gravidade, ajuda-me lá...
Ricardo
Estás a ver o passa-muros do depósito de água? por baixo no final do tubo podes ver a boia, é a peça branca com uma bolacha que está a flutuar
Quanto a gravidade, o deposito está mais a cima que a saída de água, logo, quando a bóia desce, faz passar a água e vualá!.![]()
Marco,
É bom ter-te de volta! Só conheci o teu cubo de 800L e posso adientar que o meu anterior sisetema a ideia do layout foi dai, sempre gostei de ver as reefplates!!
Agora falando no teu projecto! Estou de acordo com Ricardo Pinto em relação a altura do cubo, não vai ser facil gerires a circulação e iluminação e como sabes são dos principais factores para o sucesso! Acho muito fixe esses focos que pensas usar, tens sempre a opção de aumentar caso seja necessario!!ehehe
Acho que as medidas são 60X50X50
Em relação a circulação! Não sei se já tens alguma ideia, mas eu optaria pelas nano tunze stream, são direccionaveis como sabes, e num cubo funcionam muito melhor as bombas direccionaveis do que as Vortech.
Bem, é como diz o MOta e bem, foste mentor dele e de muitos mais, por isso tembem vou gostar de seguir o teu tópico!!
Boas pessoal...
Ricardo, entendo o que dizes, sou da mesma opinião em termos de dimensões. Para o espáço que tenho as medidas ideais seria algo em torno de 60 * 60 * 60 ou mesmo 60 * 60 * 50. Também gosto de aquarios em que a largura é imensa (como tinha no antigo cubo) e a altura não é muita. Não só pela iluminaçãoe landscape, mas também pelo factor práctico da coisa. Mas, surgiu esta situação deste aquário e a "cavalo dado não se olha o dente" lol e vai acabar por ser um desafio ver até que ponto os leds irão aguentar os 70cm de altura.
Também vou tentar fazer um landscape diferente assim "pró" alto, genero ilha coluna-central e também por isso se torna um desafio e algo diferente. Eu cá gosto é de desafios e também te digo que se não funcionar serei o primeiro a dar a mão á palmatória, já me conheces...
Ricardo Santos... isso mesmo, o funcionamento é esse tipo as sanitas em que a água cai por gravidade. No meu não vai cair por gravidade, vai ter um sensor Tunze ou Deltec mas é capaz de ficar ligado 24/7 no reactor DIY ou mesmo num Reactor Deltec, ainda não me decidi, mas o funcionamento é esse mesmo como o descreveste.
Olá Pedro Ferrer, obrigada pela recepção. Ainda me lembro quando começaste....
Carlos Mota...
Grande mas grande aquário que tu tens... acho que os papéis se inverteram, o mentor agora vais ser e és tu!![]()
Em relação aos leds... acho que vou ser cobaia apenas neste tipo de focos porque já existem dois ou três aquas no forum com leds e com bons resultados.
Carlos Basaloco (os Carlos estão em alta!)...
Outro grande aquário... mais uma vez os meus parabens pelo belo sistema, fico contente que o meu antigo cubo te tenha dado ajuda para o landscape, mas agora é o teu sistema que me irá inspirar.
Em relação á circulação vou começar com o retorno mais a Vortech MP10, é capaz de ser pouco devido ás dimensões como já tu e o Ricardo disseram. Vou ver como fica e depois reajusto, e concerteza as Tunze como disseste ou as Koralia serão as alternativas pelas suas dimensões pequenas e pela possibilidade de redirecionar.
Já agora duas perguntas para voces pessoal...
Sei da qualidade das Tunze mas como se comportam as Koralias? EM termos de barulho, fiabilidade, consumo as Tunze ganham aos pontos ou as Koralia são boas alternativas?
Ainda não sei se devo pintar ou colar papel autocolante sobre o fundo em preto. Tenho visto boas coisas com e sem o fundo pintado ou colado. Quais as vossas opiniões? Sem nada, acaba por ser mais clean, mas acabará por ser mais um vidro para limpar e a coralina vai-me dar cabo da cabeça!
Ok, ainda bem que já começa a surgir no mercado opções de focos com combinação de temperaturas, etc.
Vou ficar atento e seguir este tópico para ver isso a serio.
Já agora onde arranjaste esses focos? Compraste pela internet ou já cá mesmo?
Olá Baltasar...
Mandei vir dos Estados Unidos. Assim que chegarem, coloco fotos...
Que eu saiba ainda não existem cá. Vi já algumas coisas em Inglaterra mas por preços muito altos comparados com os Estados Unidos.
Marco
Grande Marco,
Bem vindo de volta. Esse aquário já se prevê um espetáculo como os anteriores.
Contrariamente aos restantes, não me parece que vás ter problema num aquário com essas dimensões e com uma Vortech MP10.
O tipo de fluxo da bomba é soberbo. No meu aquário só com a Vortech MP10 (e atenção que é 100x60x40) não tenho zonas mortas.
Aliás cada vez que levanto o manto de dinoflagelados percebo perfeitamente que não tenho mesmo zonas mortas pois é ver tudo a mexer dentro da coluna de água.
A vantagem de não pintares o vidro e colares vinil é que poderás substituir quando te fartares da côr, enquanto que pintado é um pouco mais complicado.
Quanto ao sistema de reposição eu comprei o meu por 22$ na fishstreet e não só tem sensor óptico como a própria bomba também tem um e em caso de não teres água no depósito a bomba nem sequer arranca.
Já agora, podes dizer de que site é que mandaste vir os LEDS?
No meio disto tudo só tenho mesmo pena é desse aquário ser pequeno demais para um Acanthurus achilles!!!
Já pensaste que peixes é que queres manter?
Abraço,
Boas Rui...
Sim, vamos ver como se porta a MP10 no cubo e depois logo decido se acrescento ou não.
Em relação ao pintar, a duvida não é no pintar que isso não quero (devo ter escrito mal) mas sim se opto por ter esse vidro transparente e visivel para trás, clean, ou não, e nessa altura coloco um autocolante em preto.
Em relação aos leds. O que não falta no mercado dos States são fabricantes de PAR38 que agora estão na moda, já sabes como são as modas...
Vê em:
orphek aquarium led lighting
Rapid LED Home Page
Ecoxotic: Aquarium LED Lights, Reef LED Lighting
Nanotuners.com - Nanotuners.com
e existem mais...
Para alem destas existem as Canon Bulbs de 50W que são carotas e podes ver aqui:
Cannon LED Pendants - Modular LED Lighting - Products
em inicio de aquário aqui...
YouTube - My Five Ecoxotic Cannon Led Pendants
este lindo reef que mostra o que ando á procura, reparem nos efeitos do foco aqui apenas com uma de 20K: é deste tipo de efeitos que procuro, acho que fica brutal!
YouTube - 20000K
e após uns meses aqui:
YouTube - Bon's Lagoon 20 March 2011
Acho que o video não passou bem a força desses leds, mas para ter aquele stock de sps deve ser bem porreira a luz. De qualquer maneira vejam os vários videos desse senhor e verifiquem a evolução do Reef. O landscape minimalista esta muito bom, reparem depois como ficou após crescimentos.
Aqui, video da própria marca, vale o que vale mas deem uma olhada:
http://www.youtube.com/watch?v=30CYo...eature=related
Marco
Acerca desses canon bulb leds, recolhi na Reefcentral a seguinte informação:
..."We use the Photon Cannons at the store I work at. We have a total of 10 cannons, they are mounted over a 6'x5'x34" reef tank, lights are 17.5" over the water and put out ~180 PAR at the sandbed (roughly 48" from the actual emitter)"...![]()
Olá companheiro Marco.
É com muita alegria que vejo te de volta ao vicio.
Acho o aquário muito pequeno para ti mas o espaço é que manda.
Se precisares do tal famoso copo de areia tenho aqui muita.
E também se precisares de ajuda para encher esse aquário, tenho tudo o que precisas.
Temos que pedir ajuda ao João Monteiro, para tirar umas fotos.
Boa sorte
um abraço Rogério.![]()
Viva,
e aqui estão eles em 2011!
e
Abraços
Templo Aquático
Tel: 213559030
Rua de Stª Marta, 27-K
Lisboa
E-mail: loja@temploaquatico.pt
Horário: 10:00 às 19.30 de 2ª a sábado
Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)