Página 1 de 17 1234511 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 424

Tópico: Iniciado - Salgado 400 Litros

Membro Senior Avatar de André Jorge Silva
    Data de Ingresso
    08-03-10

Iniciado - Salgado 400 Litros

Boas tardes,
    Depois de muitos anos na água doce e muita pressão de amigos, resolvi dar O PASSO e iniciar-me nos aquários de água salgada.
    Já tou registado aqui no forum há cerca de um ano, tenho acompanhado muitas montagens, discussões e opiniões para tentar adquirir o máximo de conhecimento e não fazer asneira.
    Tenho também um amigo com 10 anos de água salgada que me tem ajudado neste inicio.

Vou deixar aqui o Setup pretendido com algum do material já adquirido e o que falta adquirir para começar a receber criticas e opiniões.
    O projecto vai andar Devagar (não demasiado), mas o aquário vai ser inserido num movel por isso dá um pouco mais de trabalho (estrutura em ferro, móvel em madeira até ao tecto).

Aquário 120x60x60 com coluna seca externa do lado esquerdo com 3 buracos (um de descarga, um ladrão de descarga também para diminuir o barulho e um de reposição);
    Sump 100x50x50 com 3 divisórias (tentarei postar um desenho do pretendido);
    Bidon de reposição de agua doce com cerca de 50 litros com controlador de nivel com duas boias para não desferrar a bomba de reposição e outra na sump para a própria reposição;

Material já adquirido:
    Iluminação de Leds da Aqualed light - 4 reguas de 120cm com 10 leds de 5W cada. Duas reguas brancas 10.000K e duas réguas Royal Blue;
    Bombas de Circulação: Duas SEIO Super Flow de 6.000 l/h e uma SunSun de 5.000 l/h; Vortech MP40W ES;
    Wave level controller da TMC;
    Reactor de Calcio TMC V2 1000;
    Controlador de PH com duas sondas TMC;
    Termostato Jagger 300W;
    Lampada UV de 18W
    ;

Material a aquirir:
    Escumador ATI PowerCone 250i;
    Bomba de Retorno Eheim Compact 5000l/h;
    Botija de CO2 2Kg para reactor de Cálcio;
    Areia de Coral granulo médio 25Kg
    Rocha viva Fiji Special 42 Kg
    e o restante: testes, hidrometro, etc

Segue o desenho da Sump:

O aquário será para alguns peixes e corais moles de inicio, passando gradualmente para alguns LPS e quem sabe SPS. Terei que aumentar a iluminação provavelmente para mais uma calha branca e uma azul, mas isso já está pensado...

Neste Momento tenho a estrutura em Ferro a fazer assim como o aquário e a SUMP.
    Vou actualizando.

Venham daí esses comentários.
    Abraços
    Última edição por André Jorge Silva; 21-11-11 às 17:40.

Membro Identificado Avatar de Bruno Santos
    Data de Ingresso
    02-01-10

Re: Iniciado - Salgado 400 Litros

Boas, desde já bem vindo e felicidades para o projecto.

Não minha opinião só trocava 3 coisas, iluminação para ATI T5, Circulação para Vortech MP40 e reactores para Balling. :P

Se precisares de ajuda, estás a vontade, podes até visitar o meu aqua.

Cumps.

Data de Ingresso
    08-03-10

Citação Postado originalmente por Bruno Santos Ver Post
    Boas, desde já bem vindo e felicidades para o projecto.

Não minha opinião só trocava 3 coisas, iluminação para ATI T5, Circulação para Vortech MP40 e reactores para Balling. :P

Se precisares de ajuda, estás a vontade, podes até visitar o meu aqua.

Cumps.
    Obrigado pelos comentários.
    Em relação à iluminação li bastante e a minha primeira ideia eram exactamente as T5, por causa do calor a menos que as HQI e o consumo. Mas entretanto comecei a ver os LEDS, alguns membros do forum que têm as mesmas calhas e têm tido óptimos resultados... e decidi arriscar. Veremos se bem ou mal.
    em relação às Vortech... quem me dera! Mas são 400€ contra os 200€ que gastei. Neste momento não dava mesmo para isso.
    Reactores para Balling: ainda me parece um processo um pouco complexo para quem está a começar como eu.
    Vamos ver como ficam os parâmetros inicialmente e do que precisarei de fazer.
    Obrigado pelas dicas

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

Boas ,antes de mais nada ,bem vindo aos salgados .
    Em relação ao setup ,penso que foi um pouco prematuro teres já comprado o reactor de calcio visto não ires precisar dele tão cedo .Eu punha 2 termostatos em vez de um e a bomba de retorno não punha tão forte ,a 3000+chega.

Fica bem

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

Citação Postado originalmente por Andremigsilva Ver Post
    Obrigado pelos comentários.
    Em relação à iluminação li bastante e a minha primeira ideia eram exactamente as T5, por causa do calor a menos que as HQI e o consumo. Mas entretanto comecei a ver os LEDS, alguns membros do forum que têm as mesmas calhas e têm tido óptimos resultados... e decidi arriscar. Veremos se bem ou mal.
    em relação às Vortech... quem me dera! Mas são 400€ contra os 200€ que gastei. Neste momento não dava mesmo para isso.
    Reactores para Balling: ainda me parece um processo um pouco complexo para quem está a começar como eu.
    Vamos ver como ficam os parâmetros inicialmente e do que precisarei de fazer.
    Obrigado pelas dicas
    André irás constatar que o reactor de calcio será bem mais dificil de acertar que o balling com a agravante de ficar mais caro ,e permite-me a correcção ,não é reactores de balling mas sim ,uma bomba doseadora para o metodo de balling
    Mais uma observação ,o que vais gastar a mais no material para o reactor de calcio(controlador de ph ,botija,manometros ,valvula solenoide e reactor) em relação á bomba doseadora dava para comprares a vortech,e poupavas algum .
    Tive a ver melhor a iluminação ,e penso que terás mesmo de por mais 2 calhas de leds(não são de 3 mas de 5w)

Data de Ingresso
    08-03-10

Citação Postado originalmente por Luis Santos Ver Post
    Boas ,antes de mais nada ,bem vindo aos salgados .
    Em relação ao setup ,penso que foi um pouco prematuro teres já comprado o reactor de calcio visto não ires precisar dele tão cedo .Eu punha 2 termostatos em vez de um e a bomba de retorno não punha tão forte ,a 3000+chega.

Fica bem
    Luís, antes de mais obrigado pelos conselhos.
    Concordo contigo em absoluto, mas o que aconteceu foi que sabia que tinha de ir comprando as coisas aos poucos para me pesar menos na carteira e como arranjei um óptimo preço para um conjunto de material incluindo o reactor de cálcio e o controlador de PH, comprei logo porque me disseram que iria precisar mais mais tarde uma vez que é o método "mais unânime" de adicionar cálcio e Mágnésio ao aquário.

Data de Ingresso
    08-03-10

André irás constatar que o reactor de calcio será bem mais dificil de acertar que o balling com a agravante de ficar mais caro ,e permite-me a correcção ,não é reactores de balling mas sim ,uma bomba doseadora para o metodo de balling
    Mais uma vez obrigado pela correcção. Método de Balling, assim é que é não é?

Mais uma observação ,o que vais gastar a mais no material para o reactor de calcio(controlador de ph ,botija,manometros ,valvula solenoide e reactor) em relação á bomba doseadora dava para comprares a vortech,e poupavas algum .
    A botija, valvula já tenho dos doces.
    Quanto à vortech ainda estou a ponderar. O problema é que também já comprei as duas bombas de circulação e o controlador de ondas

Tive a ver melhor a iluminação ,e penso que terás mesmo de por mais 2 calhas de leds(não são de 3 mas de 5w)
    É Isso mesmo. Nem eu que as comprei sei bem o que comprei
    Vamos ver como se comportam no inicio e se for preciso avanço logo para mais duas calhas

Obrigadão,

Membro Identificado Avatar de TiagoRPereira
    Data de Ingresso
    31-01-07

Boas,
    Já comprastes a Sump?
    Eu se fosse a ti repensava no tamanho da mesma.
    Tens um aquario com 1.20 e em prencipio o movel terá o mesmo tamanho

Como e que estas a pensar colocar num espaço de 20Cm o seguinte material:
    Bidon de reposição de agua doce com cerca de 50 litros
    Reactor de Calcio TMC V2 1000
    Botija de CO2 2Kg para reactor de Cálcio

Cump.

Data de Ingresso
    08-03-10

Citação Postado originalmente por TiagoRPereira Ver Post
    Boas,
    Já comprastes a Sump?
    Eu se fosse a ti repensava no tamanho da mesma.
    Tens um aquario com 1.20 e em prencipio o movel terá o mesmo tamanho

Como e que estas a pensar colocar num espaço de 20Cm o seguinte material:
    Bidon de reposição de agua doce com cerca de 50 litros
    Reactor de Calcio TMC V2 1000
    Botija de CO2 2Kg para reactor de Cálcio

Cump.
    Olá,
    Na Sump será apenas para colocar o Escumador, reactor de cálcio, rocha viva, termostatos e bomba de reposição.
    O resto ficará ao lado. Vou ter um movél de apoio. O aquário vai ficar apenas com duas frentes.

Já agora, o reactor de cálcio tem que ficar dentro de água na Sump?

Abraço,

Membro Identificado Avatar de Luis Domingos
    Data de Ingresso
    19-07-06

Boas tardes,
    Depois de muitos anos na água doce e muita pressão de amigos, resolvi dar O PASSO e iniciar-me nos aquários de água salgada.
    Já tou registado aqui no forum há cerca de um ano, tenho acompanhado muitas montagens, discussões e opiniões para tentar adquirir o máximo de conhecimento e não fazer asneira.
    Tenho também um amigo com 10 anos de água salgada que me tem ajudado neste inicio.

Vou deixar aqui o Setup pretendido com algum do material já adquirido e o que falta adquirir para começar a receber criticas e opiniões.
    O projecto vai andar Devagar (não demasiado), mas o aquário vai ser inserido num movel por isso dá um pouco mais de trabalho (estrutura em ferro, móvel em madeira até ao tecto).

Aquário 120x60x60 com coluna seca externa do lado esquerdo com 3 buracos (um de descarga, um ladrão de descarga também para diminuir o barulho e um de reposição);
    Sump 100x50x50 com 3 divisórias (tentarei postar um desenho do pretendido);
    Bidon de reposição de agua doce com cerca de 50 litros com controlador de nivel com duas boias para não desferrar a bomba de reposição e outra na sump para a própria reposição;

Material já adquirido:
    Iluminação de Leds da Aqualed light - 3 reguas de 120cm com 10 leds de 3W cada. duas reguas brancas 10.000K e uma régua Royal Blue;
    Bombas de Circulação: Duas SEIO Super Flow de 6.000 l/h e uma SunSun de 5.000 l/h;
    Wave level controller da TMC;
    Reactor de Calcio TMC V2 1000;
    Controlador de PH com duas sondas TMC;
    Termostato Jagger 300W;
    Lampada UV de 18W
    ;

Material a aquirir:
    Escumador ATI PowerCone 250i;
    Bomba de Retorno Eheim Compact 5000l/h;
    Botija de CO2 2Kg para reactor de Cálcio;
    Areia de Coral granulo médio 25Kg
    Rocha viva Fiji Special 42 Kg
    e o restante: testes, hidrometro, etc

Segue o desenho da Sump:

O aquário será para alguns peixes e corais moles de inicio, passando gradualmente para alguns LPS e quem sabe SPS. Terei que aumentar a iluminação provavelmente para mais uma calha branca e uma azul, mas isso já está pensado...

Neste Momento tenho a estrutura em Ferro a fazer assim como o aquário e a SUMP.
    Vou actualizando.

Venham daí esses comentários.
    Abraços
    BOAS ACONSELHO MAIS 2 LAMPADAS T5 E SE POSSIVEL DE 14000 MIL KELVINS DE 39WATTS E TU PROPRIO PODES FAZER A CALHA COMO AS LIGAÇOES, BASTA COMPRARES UM BALASTRO ELECTRONICO E 4 CASQUILHOS DE T5 DEPOIS TELEFONA ME 263047406 OU 919401784 EU DIGO TE COMO FAZES AS LIGAÇOES É FACIL, UM BALASTRO ANDA NA CASA DOS 28 EUROS CASQUILHOS SAO UNS CENTIMOS, JA QUE TENHO VISTO QUE O PESSOAL AQUI NO REEFFUROM FALAM E FALAM BEM MAS A TITULO DE AJUDA PRECISA LOL É ESCASSA, DIGO ISTO PORQUE JA PEDI AJUDA DE COMO POSSO POR AS MINHAS FOTOS AQUI DO MEU NOVO PROJECTO TAMBEM DE NANO 400LT E ATE HOJE ESPERO MESMO MANDANDO MESSAGEM AO MORADORO ENFIM DESCULPEM APENAS ESTOU A SER SINCERO ABRAÇO HÁ ATENÇAO QUE O BALASTRO TEM DE SER 2X 39W OK ABRAÇO

Data de Ingresso
    08-03-10

Citação Postado originalmente por Luis Domingos Ver Post
    BOAS ACONSELHO MAIS 2 LAMPADAS T5 E SE POSSIVEL DE 14000 MIL KELVINS DE 39WATTS E TU PROPRIO PODES FAZER A CALHA COMO AS LIGAÇOES, BASTA COMPRARES UM BALASTRO ELECTRONICO E 4 CASQUILHOS DE T5 DEPOIS TELEFONA ME 263047406 OU 919401784 EU DIGO TE COMO FAZES AS LIGAÇOES É FACIL, UM BALASTRO ANDA NA CASA DOS 28 EUROS CASQUILHOS SAO UNS CENTIMOS, JA QUE TENHO VISTO QUE O PESSOAL AQUI NO REEFFUROM FALAM E FALAM BEM MAS A TITULO DE AJUDA PRECISA LOL É ESCASSA, DIGO ISTO PORQUE JA PEDI AJUDA DE COMO POSSO POR AS MINHAS FOTOS AQUI DO MEU NOVO PROJECTO TAMBEM DE NANO 400LT E ATE HOJE ESPERO MESMO MANDANDO MESSAGEM AO MORADORO ENFIM DESCULPEM APENAS ESTOU A SER SINCERO ABRAÇO HÁ ATENÇAO QUE O BALASTRO TEM DE SER 2X 39W OK ABRAÇO
    Obrigado pelo conselho. Vou mesmo pensar nisso mas tenho que ver se a mistura das T5 com os LEds não "estraga" o efeito de Shimming (será assim que se diz).

Em relação a colocar fotos no forum vou tentar ajudar-te por MP.

Abraço,

Data de Ingresso
    19-07-06

Obrigado pelo conselho. Vou mesmo pensar nisso mas tenho que ver se a mistura das T5 com os LEds não "estraga" o efeito de Shimming (será assim que se diz).

Em relação a colocar fotos no forum vou tentar ajudar-te por MP.

Abraço,
    NAO ESTRAGA NADA EU PROPRIO TENHO 100 LED,S DE 10000KELVINS MANDEI VIR DE ESPANHA TENHO 4 T5 DE 14000 MIL KELVINS E UMA ICTINICA AZUL E COM ISTO EU POSSO ATÉ POR CORAIS DUROS E TENHO, UMA DELAS ACROPORA E MONTIPORA E GREEN STAR ESTÁ TUDO BEM LOL LIGA ME QUANDO ENTENDERES ABRAÇO OLHA O MEU EMAIL É luismfdomingos@hotmail.com ABRAÇO

Membro Identificado Avatar de TiagoRPereira
    Data de Ingresso
    31-01-07

Boas

Sim o reactor de calcio pode trabalhar dentro da sump.

BOAS ACONSELHO MAIS 2 LAMPADAS T5 E SE POSSIVEL DE 14000 MIL KELVINS DE 39WATTS E TU PROPRIO PODES FAZER A CALHA COMO AS LIGAÇOES
    Tambem sou da opinião que devemos complementar os leds com 2 T5 para um melhor crescimento dos sps .No meu caso tenho um total de 48 Led´s 3w e coloquei + 2 t5 ATI Aqua Blue Special
    (Se quiseres podes passar ca em casa para veres o efeito que eu tenho)

JA QUE TENHO VISTO QUE O PESSOAL AQUI NO REEFFUROM FALAM E FALAM BEM MAS A TITULO DE AJUDA PRECISA LOL É ESCASSA, DIGO ISTO PORQUE JA PEDI AJUDA DE COMO POSSO POR AS MINHAS FOTOS AQUI DO MEU NOVO PROJECTO TAMBEM DE NANO 400LT E ATE HOJE ESPERO MESMO MANDANDO MESSAGEM AO MORADORO ENFIM DESCULPEM APENAS ESTOU A SER SINCERO ABRAÇO
    Luis
    Este assunto esta no Forum / area de lazer / Funcionamento do forum,se fores ao motor de busca do forum e escreveres alojar fotos ,tambem te aparece toda a informação.

Em primeiro lugar tens que redimensionar as fotos
    http://www.reefforum.net/f117/como-reduzir-fotos-3302/

E depois podes alojar as fotos
    http://www.reefforum.net/f117/como-a...orum-net-3304/

Espero ter ajudado

Data de Ingresso
    08-03-10

Boas,
    em termos de actualização há pouca coisa a dizer.
    O Aquário já está a ser feito e a estrutura de baixo também.
    Já arranjei o carpinteiro para fazer o movel e estou à espera de orçamentos.

Mudei o SETUP. Substituí as bombas de circulação SEIO por uma MP40W ES.
    Acham que é suficiente para as dimensões do aquário?

Abraço,

Data de Ingresso
    02-01-10

Boas, é suficiente, essa bomba dá até 1.50 de aquário.

Cumps.

Data de Ingresso
    08-03-10

Boas, é suficiente, essa bomba dá até 1.50 de aquário.

Cumps.
    Obrigado Bruno,
    Pelo que tenho lido é uma bomba fora do "normal" e já vi uma a funcionar e fiquei impressionado.

Data de Ingresso
    08-03-10

Gostava de saber a vossa opinião em relação à utilização da areia "viva".
    Imprescindível? Importante? apenas acelera um pouco o ciclo?

Obrigado e cumprimentos,

Data de Ingresso
    02-01-10

Boas, o meu concelho é meteres areia morta, e um saco de 9kg de areia viva, assim mais tarde a areia morta fica também viva com a ajuda mais facilitada da areia viva.

Cumps.

Data de Ingresso
    19-07-06

Gostava de saber a vossa opinião em relação à utilização da areia "viva".
    Imprescindível? Importante? apenas acelera um pouco o ciclo?

Obrigado e cumprimentos,
    BOAS ANDRÉ PORES AREIA VIVA SEMPRE É MELHOR MAS SE METERES METADE DE CADA LOL TAMBÉM NÃO É MAU, SE USARES AREIA MORTA METE POR CIMA DA VIDA A REPRODUÇÃO É MAIS RÁPIDA, AGORA ISSO NÃO SUBSTITUI A ROCHA VIVA QUE DEVES TER OS QUILOS NECESSÁRIOS DE ACORDO COM OS LITROS DO TEU AQUARIO ABRAÇO

Data de Ingresso
    08-03-10

Bom dia,
    O problema é que quero apenas por 1 ou 2 cm de fundo.
    Por isso parece-me que devem ser apenas 2 sacos de 9 kg. Não tenho a certeza porque não sei a conversão de kg de areia para litros. Em litros seriam 15 para 2 cm de "cama".
    Sendo assim, vou por apenas a areia viva ou então toda morta e com o tempo que ganhe vida

Data de Ingresso
    02-01-10

Boas, para um aqua de 130x60x60, foi posto 20kg de morta e 18kg de viva para ter 2cm de altura.

Por aqui já tem uma ideia do que será necessário.

Cumps.

Data de Ingresso
    19-07-06

Bom dia,
    O problema é que quero apenas por 1 ou 2 cm de fundo.
    Por isso parece-me que devem ser apenas 2 sacos de 9 kg. Não tenho a certeza porque não sei a conversão de kg de areia para litros. Em litros seriam 15 para 2 cm de "cama".
    Sendo assim, vou por apenas a areia viva ou então toda morta e com o tempo que ganhe vida
    BOAS ANDRÉ PODES POR AGORA COMEÇAR COM 2CM DE ALTURA DE AREAO E DEPOIS COM O TEMPO PODES POR MORTA Á LOJAS MESMO DE PEIXES DE AGUA DOCE QUE VENDE AREAO CALCÁRIO MORTO MAIS BARATO É UMA QUESTÃO DE VERES ADICIONA BATERIAS UMA VEZ QUE O AQUÁRIO É NOVO TOMA ATENÇÃO AO CICLO DO AQUÁRIO NOVO POIS TODOS DE INICIO PASSA PELO CICLO OU SEJA DE INICIO VAI DISPARAR AMÓNIA E NITRITOS O QUE NÃO DEVES POR PEIXES DURANTE O PRIMEIRO MÊS E MEIO, MAS MESMO ASSIM DEVES POR BATERIAS E UM POUCO DE COMIDA PARA ELAS IREM COMENDO CASO NÃO PONHAS A COMIDA ELAS IRÃO ACABAR POR SE COMER UMAS AS OUTRAS CUIDADO COM A ANSIEDADE DEVES DEIXAR PASSA TODO O CICLO PARA NÃO TERES MORTES. EM RELAÇÃO AOS 2 CM DE AREAO COM O TEMPO DEVES IR PARA OS 4CM OU MAIS. PARA TERES UMA IDEIA NO MEU DE 400LT TENHO 100KILOS DE AREAO, CONVÉM DECORARES DE INICIO O AQUARIO PARA NAO ANDARES SEMPRE A MEXER NELE POIS UMA DAS DOENÇAS QUE APARECE MUITO É O ITIO QUE TODOS OS AQUARIOS TEEM MAS QUANTO MAIS PORES AS MAOS DENTRO DO AQUARIO MAIS PROVOCAS O ITIO OK ABRAÇO

Data de Ingresso
    19-07-06

Boas, para um aqua de 130x60x60, foi posto 20kg de morta e 18kg de viva para ter 2cm de altura.

Cumps.
    TUDO BEM BRUNO HOJE É O DIA DA VENDA DO MEU NOVO PEIXE LOL, OLHA ACHO QUE TENS O MAGNÉCIO UM POUCO ALTO NÃO ? DIGO ISTO PORQUE NORMALMENTE É 1200MG LOL EU ESTOU A FALAR MAS AINDA NAO CONSEGUI SUBIR O MEU PARA 1200 LOL ANDA NOS 1000 ÉÉ E O CACILO NOS 360 TENHO LUTODO PARA SUBIR MAS... OLHA HOJE AQUI EM AZAMBUJA COMEÇA AS LARGADAS ÉÉ PARA QUEM GOSTE ABRAÇO

Data de Ingresso
    08-03-10

Cumps.
    Obrigado Bruno, estás sempre atento
    É mesmo isso que vou usar.
    Uns 20 kg de areia de coral morta e 9 ou 18 Kg de Areia viva.

Abraço,

Data de Ingresso
    08-03-10

BOAS ANDRÉ PODES POR AGORA COMEÇAR COM 2CM DE ALTURA DE AREAO E DEPOIS COM O TEMPO PODES POR MORTA Á LOJAS MESMO DE PEIXES DE AGUA DOCE QUE VENDE AREAO CALCÁRIO MORTO MAIS BARATO É UMA QUESTÃO DE VERES ADICIONA BATERIAS UMA VEZ QUE O AQUÁRIO É NOVO TOMA ATENÇÃO AO CICLO DO AQUÁRIO NOVO POIS TODOS DE INICIO PASSA PELO CICLO OU SEJA DE INICIO VAI DISPARAR AMÓNIA E NITRITOS O QUE NÃO DEVES POR PEIXES DURANTE O PRIMEIRO MÊS E MEIO, MAS MESMO ASSIM DEVES POR BATERIAS E UM POUCO DE COMIDA PARA ELAS IREM COMENDO CASO NÃO PONHAS A COMIDA ELAS IRÃO ACABAR POR SE COMER UMAS AS OUTRAS CUIDADO COM A ANSIEDADE DEVES DEIXAR PASSA TODO O CICLO PARA NÃO TERES MORTES. EM RELAÇÃO AOS 2 CM DE AREAO COM O TEMPO DEVES IR PARA OS 4CM OU MAIS. PARA TERES UMA IDEIA NO MEU DE 400LT TENHO 100KILOS DE AREAO, CONVÉM DECORARES DE INICIO O AQUARIO PARA NAO ANDARES SEMPRE A MEXER NELE POIS UMA DAS DOENÇAS QUE APARECE MUITO É O ITIO QUE TODOS OS AQUARIOS TEEM MAS QUANTO MAIS PORES AS MAOS DENTRO DO AQUARIO MAIS PROVOCAS O ITIO OK ABRAÇO
    Olá Luís,
    Não vou querer fazer DSB. Já vi que existem diversas teorias sobre isso e decidi-me por não fazer, logo vou querer usar o mínimo de areia possível no fundo só para tapar o vidro e por razões de estética.
    Quanto ao ciclo, pretendo fazer as coisas com muita calma. Se for preciso espero 2 ou 3 meses para colocar peixes. Vou seguir às risca as regras básicas de introdução de vivos. Equipa de limpeza primeiro, etc etc etc.
    Como vem aí o verão e as férias até dá jeito porque fica a maturar enquanto um gajo está na praia
    Abraço,
    André Jorge Silva

Página 1 de 17 1234511 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Maternidade do Coral - Selected Reef Tank Abril/Maio 11
    Por Ricardo Pinto no fórum Noticias & Eventos
    Respostas: 48
    Último Post: 13-10-11, 11:32
  2. Lavagem de bidões
    Por Carlos Mota no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 10
    Último Post: 30-08-07, 23:44
  3. Peixes cirurgiões - parte II
    Por Julio Macieira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0