Postado originalmente por
Andremigsilva
Boas tardes,
Depois de muitos anos na água doce e muita pressão de amigos, resolvi dar O PASSO e iniciar-me nos aquários de água salgada.
Já tou registado aqui no forum há cerca de um ano, tenho acompanhado muitas montagens, discussões e opiniões para tentar adquirir o máximo de conhecimento e não fazer asneira.

Tenho também um amigo com 10 anos de água salgada que me tem ajudado neste inicio.
Vou deixar aqui o Setup pretendido com algum do material já adquirido e o que falta adquirir para começar a receber criticas e opiniões.
O projecto vai andar Devagar (não demasiado), mas o aquário vai ser inserido num movel por isso dá um pouco mais de trabalho (estrutura em ferro, móvel em madeira até ao tecto).
Aquário 120x60x60 com coluna seca externa do lado esquerdo com 3 buracos (um de descarga, um ladrão de descarga também para diminuir o barulho e um de reposição);
Sump 100x50x50 com 3 divisórias (tentarei postar um desenho do pretendido);
Bidon de reposição de agua doce com cerca de 50 litros com controlador de nivel com duas boias para não desferrar a bomba de reposição e outra na sump para a própria reposição;
Material já adquirido:
Iluminação de Leds da Aqualed light - 3 reguas de 120cm com 10 leds de 3W cada. duas reguas brancas 10.000K e uma régua Royal Blue;
Bombas de Circulação: Duas SEIO Super Flow de 6.000 l/h e uma SunSun de 5.000 l/h;
Wave level controller da TMC;
Reactor de Calcio TMC V2 1000;
Controlador de PH com duas sondas TMC;
Termostato Jagger 300W;
Lampada UV de 18W;
Material a aquirir:
Escumador ATI PowerCone 250i;
Bomba de Retorno Eheim Compact 5000l/h;
Botija de CO2 2Kg para reactor de Cálcio;
Areia de Coral granulo médio 25Kg
Rocha viva Fiji Special 42 Kg
e o restante: testes, hidrometro, etc
Segue o desenho da Sump:
O aquário será para alguns peixes e corais moles de inicio, passando gradualmente para alguns LPS e quem sabe SPS. Terei que aumentar a iluminação provavelmente para mais uma calha branca e uma azul, mas isso já está pensado...
Neste Momento tenho a estrutura em Ferro a fazer assim como o aquário e a SUMP.
Vou actualizando.
Venham daí esses comentários.
Abraços