Página 4 de 17 PrimeiroPrimeiro 1234567814 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 76 a 100 de 424

Tópico: Iniciado - Salgado 400 Litros

Membro Identificado Avatar de Bruno Santos
    Data de Ingresso
    02-01-10

Re: Iniciado - Salgado 400 Litros

Citação Postado originalmente por Paulo Marinheiro Ver Post
    Absolutamente, como diz o Alexandre!
    Se tens pouco experiência, não inventes. Simplifica a aquariofilia para já, com mais experiência, embarcas noutros voos. Escumador, uma boa iluminação e circulação e trocas de água, mais do que suficiente para conseguires um bom aquário, sem invenções.
    Os equipamentos de apoio mais avançados existem para ajudar os sistemas quando estes se tornam mais complexos e dificeis de gerir e só à medida que se ganha experiência é que o risco do seu uso será menor.

Cumprimentos,

Membro Senior Avatar de André Jorge Silva
    Data de Ingresso
    08-03-10

Citação Postado originalmente por Alexandre Dax Ver Post
    para além de que a queda de agua não tem força para remover a media dentro dos reactores (já tentei eheh) e não funciona bem, corres o risco de entupir os reactores como já mencionado
    Em relação à sujidade estou plenamente de acordo.
    quando à força da queda de água, não me parece que não tenha força para mexer os bio pellets.
    Mas de qualquer forma já tirei a ideia da cabeça. É menos um investimento e chatices a fazer T's de derivação.
    André Jorge Silva

Data de Ingresso
    08-03-10

Para que é que começas com media para fosfatos? este tipo de media serve para combater fosfatos altos e não como prevenção

quanto ao carvão activo, posso começar aqui uma guerra q não quero comprar mas serve para que? para clarear a agua? não necessitas se vais ter bio pelletes... para retirar quimica indesejada do aquário? para que se és adepto de TPAs regulares, para gastar dinheiro? ok assim seja eheheh
    Posso comprar e não ligar dado que no futuro vou precisar de certeza?
    Em relação ao carvão tambén não quero abrir guerra nenhuma, mas dado que há tantos adeptos da sua utilização para limpar "sujidades" da água...
    Os bio pellets são então uma boa aposta logo de inicio?

Abraços,
    André Jorge Silva

Data de Ingresso
    08-03-10

Citação Postado originalmente por Paulo Marinheiro Ver Post
    Absolutamente, como diz o Alexandre!
    Se tens pouco experiência, não inventes. Simplifica a aquariofilia para já, com mais experiência, embarcas noutros voos. Escumador, uma boa iluminação e circulação e trocas de água, mais do que suficiente para conseguires um bom aquário, sem invenções.
    Os equipamentos de apoio mais avançados existem para ajudar os sistemas quando estes se tornam mais complexos e dificeis de gerir e só à medida que se ganha experiência é que o risco do seu uso será menor.

Cumprimentos,
    Era o meu primeiro objectivo, mas uma pessoa vai vendo tanta coisa e tantos aquários com problemas disto e daquilo que é levada a comprar logo tudo para evitar problemas.
    O escumador parece-me que é uma bomba, iluminação... estou reticente, mas logo se verá, circulação começo a ficar com duvidas se a MP40 faz o seu trabalho, mas espero que a Eheim Coompact 5000 de reposição ajude na circulação pelo menos atrás das rochas.
    Além disto a unica coisa que vou colocar é o Balling Light, o que não significa que o vá ligar, mas vai ficar já pronto para quando for necessário.

Muito obrigado pelas dicas e ajudas. Só falta Montar...
    André Jorge Silva

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

circulação começo a ficar com duvidas se a MP40 faz o seu trabalho, mas espero que a Eheim Coompact 5000 de reposição ajude na circulação pelo menos atrás das rochas.
    Se a Mp40 não faz o seu trabalho.... não sei que bomba fará melhor!

Pode pontualmente haver zonas do teu aquário com "pouca" circulação, mas tem mais que ver com a disposição de rocha, do que com a bomba em si.

Data de Ingresso
    08-03-10

Citação Postado originalmente por Ricardo Pinto Ver Post
    Se a Mp40 não faz o seu trabalho.... não sei que bomba fará melhor!

Pode pontualmente haver zonas do teu aquário com "pouca" circulação, mas tem mais que ver com a disposição de rocha, do que com a bomba em si.
    ...a MP60...
    Eu também sou da opinião que faz, mas um amigo meu é "viciado" em circulação e num aqua de 800l já colocou duas MP40's e uma MP60 e diz que só assim e que dá.
    Mas eu, pelo que tenho visto também sou da tua opinião, que basta uma MP40 para 400l de água.
    André Jorge Silva

Membro Senior Avatar de Alexandre Dax
    Data de Ingresso
    12-04-08

Citação Postado originalmente por André Jorge Silva Ver Post
    ...a MP60...
    Eu também sou da opinião que faz, mas um amigo meu é "viciado" em circulação e num aqua de 800l já colocou duas MP40's e uma MP60 e diz que só assim e que dá.
    Mas eu, pelo que tenho visto também sou da tua opinião, que basta uma MP40 para 400l de água.
    o objectivo é fazer movimentar a coluna de agua e não imitar um dia de tempestade ehehehe
    as vortech conseguem isto não só pelo design da hélice mas porque conseguem variar os modos de circulação o que "levanta" para a coluna de agua os desejados residuos para serem levados para a sump...

até arriscava dizer que com 2 mp10w em master e slave consegues no teu 120cm uma boa movimentação de agua
    como tens 1 mp40 a trabalhar sozinha acho q chega perfeitamente e se um dia quiseres ter muitos SPS basta adicionar uma mp10 e as 2 chegam e sobram para o teu metro e vinte

Estás a ver mal o filme o objectivo das vortech é diferente de qualquer outra bomba

Data de Ingresso
    08-03-10

Boas,

Trago algumas novidades, ainda que poucas. Como a maioria dos projectos que tenho acompanhado de água salgada, este também vai devagarinho, não pelo aquário em si mas pela construção da envolvente.
    Últimos desenvolvimentos:

-As estruturas de baixo já estão forradas no fundo e no chão com MDF. Já tem uma camada de silicone nas juntas e só falta uma camada de verniz marítimo para evitar possíveis fugas para baixo do móvel.
    -Ambos os tampos já estão presos à estrutura e o aquário já tem a esponja por baixo. O nivelamento está impecável.
    - a estrutura por cima do aquário já está fixa ao tecto e parede (tive que levar com os vizinhos a refilar que não posso fazer obras ao domingo. Esta vai servir para segurar o exterior que vai ser todo em MDF com duas portas em cima para aceder ao aquário e luzes, duas portas em baixo para a sump e duas portas de cima a baixo do lado esquerdo para arrumações.

Seguem algumas fotos actualizadas.

Critiquem e dêem opiniões.
    Abraços,
    André Jorge Silva

Data de Ingresso
    12-04-08

ai ai
    espero que esse aquario principal não fique sem base em esferovite, pois já vi muita coisa rachar com o peso da agua

Aproveita o espaço da esquerda para fazer um aquario de FRAGS

o que achas??

Data de Ingresso
    08-03-10

ai ai
    espero que esse aquario principal não fique sem base em esferovite, pois já vi muita coisa rachar com o peso da agua

Aproveita o espaço da esquerda para fazer um aquario de FRAGS

o que achas??
    Alexandre, obrigado pelas dicas mas se reparares bem o aquário principal não tem esferovite nenhuma. apenas a Sump está assente em esferovite e acho que aguenta bem...

Em relação ao espaço da esquerda, por baixo vai estar bastante cheio, por cima vai ter a parte eléctrica toda.
    Um Aquário de frags era uma boa ideia... mas vejo dois grandes problemas nisso:
    1 - Que água usar? a mesma do tanque principal?
    2 - a Iluminação? Ofereces-me?
    Afinal 3 - Também me podias oferecer o aquário de Natal

Abraços e obrigado pelos conselhos!
    André Jorge Silva

Membro Identificado Avatar de Jose Manuel Santos
    Data de Ingresso
    16-10-08

Amigo André criticas não é comigo, mas estou a achar o projecto muito fechado, dizem os entendidos que os aquários de agua salgada não podem ser fechados para se fazer as trocas gasosas, não sei se é assim ou não, haja alguém muito bom na matéria que possa comentar e até se necessário ir a tempo de alterar algo, força e sorte.
    Cumps
    José Santos

Data de Ingresso
    08-03-10

Citação Postado originalmente por Jose Manuel Santos Ver Post
    Amigo André criticas não é comigo, mas estou a achar o projecto muito fechado, dizem os entendidos que os aquários de agua salgada não podem ser fechados para se fazer as trocas gasosas, não sei se é assim ou não, haja alguém muito bom na matéria que possa comentar e até se necessário ir a tempo de alterar algo, força e sorte.
    Cumps
    José Santos
    Olá José,
    Todas as criticas são bem vindas porque estamos sempre a aprender ainda mais quando estamos no inicio de algo.
    Já tinha sido avisado desse problema e já está planeado algo para o ultrapassar. Não sei se já tinha referido alguma vez mas o projecto completo é mais ou menos o que está na foto, ou seja, vou colocar duas condutas (uma de entrada e outra de saída de ar, com ventax) para o exterior por forma a fazer essas trocas gasosas.

Abraços,
    André Jorge Silva

Data de Ingresso
    16-10-08

Pronto assim está bem, se esse desenho tive-se aparecido antes já eu não teria comentado essa situação, e quanto á aplicação de algo por baixo do aquário acho que sim devia de ter, se não queres por esferovite há uma espuma própria fina, e sei onde se vende.
    Cumps
    José Santos

Membro Senior Avatar de vasco.gomes
    Data de Ingresso
    27-10-09

Olá, eu diria que o problema não são as trocas gasosas propriamente mas sim o forno que isso se pode tornar no verão. (atenção também as questões de evaporação)
    Eu ja tenho muitos problemas em manter a temperatura estável com o aquário totalmente aberto em cima e 9 ventoinhas a dissipar esse mesmo calor:

Claro que um chiller resolveria facilmente esse problema

Data de Ingresso
    08-03-10

Citação Postado originalmente por Jose Manuel Santos Ver Post
    Pronto assim está bem, se esse desenho tive-se aparecido antes já eu não teria comentado essa situação, e quanto á aplicação de algo por baixo do aquário acho que sim devia de ter, se não queres por esferovite há uma espuma própria fina, e sei onde se vende.
    Cumps
    José Santos
    Obrigado José, mas tal como referi atrás, por baixo do aquário tenho exactamente um esponja dessas finas especifica para aquários.

Abraço,
    André Jorge Silva

Data de Ingresso
    08-03-10

Citação Postado originalmente por vasco.gomes Ver Post
    Olá, eu diria que o problema não são as trocas gasosas propriamente mas sim o forno que isso se pode tornar no verão. (atenção também as questões de evaporação)
    Eu ja tenho muitos problemas em manter a temperatura estável com o aquário totalmente aberto em cima e 9 ventoinhas a dissipar esse mesmo calor:

Claro que um chiller resolveria facilmente esse problema
    O meu principal objectivo vai ser não ter um chiller. eu sei que o calor é muito, por isso queo usar o minimo de bombas possiveis dentro de água e optei por luzes LED para não aquecer tanto.
    Logo veremos a sorte que tenho... no limite introduz-se o chiller

Abraço,
    André Jorge Silva

Lojista Avatar de Baltasar Parreira
    Data de Ingresso
    28-09-05

André se colocares as calhas a cerca de 35cm da superfície da agua por muitos leds que tenhas não terás praticamente oscilação nenhuma de temperatura influenciada por eles, alem que ficas com um fantástico efeito shimmer eheheheh

Eu tenho cerca de 120W led em cima do meu nano e em dias muito quentes que a casa aquece mesmo tenho máximo uns 27,5 graus na agua sem qualquer tipo de refrigeração ligada ou AC na casa.

:: O meu nano reef (Balta's Piece of Paradise ) ::

Data de Ingresso
    27-10-09

Citação Postado originalmente por Baltasar Parreira Ver Post
    André se colocares as calhas a cerca de 35cm da superfície da agua por muitos leds que tenhas não terás praticamente oscilação nenhuma de temperatura influenciada por eles, alem que ficas com um fantástico efeito shimmer eheheheh

Eu tenho cerca de 120W led em cima do meu nano e em dias muito quentes que a casa aquece mesmo tenho máximo uns 27,5 graus na agua sem qualquer tipo de refrigeração ligada ou AC na casa.
    Olá Baltasar mas o que descreves para mim enquadra-se naquilo que tinha dito porque 27.5 ºC parece-me um valor bastante elevado.
    Eu tenho a temperatura ajustada nos 25.0 ºC e o sistema de aquecimento/arrefecimento a ser acionado em variações de 0.1 ºC. No Verão quando há dias consecutivos de muito calor a temperatura chega a passar os 26 ºC. Nessa altura e mais á noite ligo o AC até baixar para abaixo dos 25.5 ºC.
    Se eu tivesse a minha parte de cima do reef tapada as minhas temperaturas iam andar pela certa entre os 25.0 e os 28.0.

Basicamente o que quero dizer é que devemos ter o mínimo de flutuações num reef quer de Ca, Mg, Kh, salinidade, Ph e a temperatura também. O objectivo é ter sempre estes valores numa boa gama de valores e com o mínimo de flutuações possível.

Eu tenho dificuldade em encontrar formas de arrefecer um reef todo tapado em cima e em baixo sem ser com um chiller. Eu no verão para alem de ter a parte de cima destapada e com 9 ventoinhas ainda deixo as portas do armário da Sump abertas 24h/dia, pq se as fexo a temperatura começa logo a subir em flecha.
    O meu objectivo é sempre ter a temperatura nos 25.0 com flutuações de 0.1 ºC. Claro que nem sempre isso é possível, mas a ocorrerem essas flutuações o objectivo é elas serem sempre minimizadas.

Idem para a salinidade, Ca, Mg, Kh ou outros parametros. Nem sempre é possivel, mas vai-se fazendo o que se pode.

Cumprimentos.

Data de Ingresso
    12-04-08

Olá Baltasar mas o que descreves para mim enquadra-se naquilo que tinha dito porque 27.5 ºC parece-me um valor bastante elevado.
    Eu tenho a temperatura ajustada nos 25.0 ºC e o sistema de aquecimento/arrefecimento a ser acionado em variações de 0.1 ºC. No Verão quando há dias consecutivos de muito calor a temperatura chega a passar os 26 ºC. Nessa altura e mais á noite ligo o AC até baixar para abaixo dos 25.5 ºC.
    Se eu tivesse a minha parte de cima do reef tapada as minhas temperaturas iam andar pela certa entre os 25.0 e os 28.0.

Basicamente o que quero dizer é que devemos ter o mínimo de flutuações num reef quer de Ca, Mg, Kh, salinidade, Ph e a temperatura também. O objectivo é ter sempre estes valores numa boa gama de valores e com o mínimo de flutuações possível.

Eu tenho dificuldade em encontrar formas de arrefecer um reef todo tapado em cima e em baixo sem ser com um chiller. Eu no verão para alem de ter a parte de cima destapada e com 9 ventoinhas ainda deixo as portas do armário da Sump abertas 24h/dia, pq se as fexo a temperatura começa logo a subir em flecha.
    O meu objectivo é sempre ter a temperatura nos 25.0 com flutuações de 0.1 ºC. Claro que nem sempre isso é possível, mas a ocorrerem essas flutuações o objectivo é elas serem sempre minimizadas.

Idem para a salinidade, Ca, Mg, Kh ou outros parametros. Nem sempre é possivel, mas vai-se fazendo o que se pode.

Cumprimentos.
    não achas q está um pouco absecado com a temp?
    tens razão no que dizes sobre a estabilidade mas até q ponto??
    já te esqueces-te que existem muitos corais que vêm do "reef interior" de atois interiores ou mesmo de "poças" com influência de marés...
    os corais são mais resistentes do que parece e o "branqueamento" dos corais está relacionado com o aumento da temperatura, tens toda a razão, mas dai a teres influências de 0.1graus vai muita coisa.

o meu aquario varia entre a manhã e a noite em cerca de 2 graus oscila entre os 26 e os 28 graus e tenho tudo a crescer acros, monti, acantha, pocilo,seriatuporas, etc etc

julgo que diferênças de 1ou 2 graus não são proibitivas

Lojista Avatar de Baltasar Parreira
    Data de Ingresso
    28-09-05

Pois não acredito que no habita natural das espécies variadas que temos existe um controlo de temperatura e o mar esteja sempre nos 25-26 graus, até digo mesmo mais que devido a correntes marés etc. pode e acontece certamente alterações de temperatura, penso que essas pequenas alterações sejam benéficas e responsáveis por a maior parte das reproduções de algumas espécies.

Devido as correntes pode existir 1m quadrado no reef barrier que tem até 2 graus mais ou menos que a restante área a volta.

Eu tenho oscilações de 25 até ao limite máximo de 27.5 em dias de Agosto daqueles de perto de 35 graus lá fora. Agora penso que o pode danificar os nossos reefs serão coisas acima dos 28 gruas e prolongadas, não será uns 5 minutinhos que tudo irá desta para melhor.

Tal como as correntes, as temperaturas e tudo um pouco deverá ter a sua oscilação natural tal como na natureza mesmo, afinal apesar de a maior parte destes seres habitar em locais paradisíacos sempre com sol, também há dias de chuva e mais escuros ou sem ele mesmo e certamente isso influencia as temperaturas, a própria chuva altera a química da agua um pouco.

Acho que a meu ver e pela minha experiencia sempre tive melhores resultados quando não quero limitar demasiado as coisas no meu aquário e deixo andar um pouco mais ao sabor da natureza.

:: O meu nano reef (Balta's Piece of Paradise ) ::

Data de Ingresso
    27-10-09

não achas q está um pouco absecado com a temp?
    tens razão no que dizes sobre a estabilidade mas até q ponto??
    já te esqueces-te que existem muitos corais que vêm do "reef interior" de atois interiores ou mesmo de "poças" com influência de marés...
    os corais são mais resistentes do que parece e o "branqueamento" dos corais está relacionado com o aumento da temperatura, tens toda a razão, mas dai a teres influências de 0.1graus vai muita coisa.

o meu aquario varia entre a manhã e a noite em cerca de 2 graus oscila entre os 26 e os 28 graus e tenho tudo a crescer acros, monti, acantha, pocilo,seriatuporas, etc etc

julgo que diferênças de 1ou 2 graus não são proibitivas
    Não é proibitivo, mas a procura pela perfeição deve ser um objectivo a longo prazo e quantos mais factores destabilizadores podermos eliminar melhor
    A influencia que essas variações têm nos corais a nível de crescimentos ou cores é muito difícil de quantificar mas existe.
    No oceano também não tens corais com as cores que eles têm nos nossos aquários pelos mais variados motivos. Tal como não vez uma acorpora ao lado de uma Haddoni ao lado de uma Acan, ao lado de uma tridacna, ao lado de um Sun Coral, ao lado de uns zoanthus ou variados moles com distancias de 5cm entre eles.

O mar é o mar e um aquário não é o mar porque juntamos "n" espécies que na natureza estão separados por milhares de kilometros. No mar temos infelizmente cada vez maiores variações de temperatura, nutrientes e isso ta a destruir as barreiras de corais. Enquanto que uma Haddoni no mar se pode deslocar uns metros á esquerda ou á direita ao encontro das condições óptimas para se fixar e se elas se alterarem ela volta-se a mexer, no meu aquário ela não se pode mexer 5cm senão deita-me abaixo o layout portanto tem que ter constantemente as condições optimas para estar fixa e se ela não tiver contente com luz, nutrientes, temperatura, etc ela simplesmente muda de sítio.

Tens farms de corais que funcionam numa "Greenhouse" que funcionam á base da luz natural mas depois têm aquários de T5's blue plus ou fiji purple para dar dar intensidade de cor aos corais so para dar um exemplo que o oceano é muito diferente da aquariofilia caseira.

Eu também tenho essas espécies todas somando uma Haddoni e umas quantas quadricolor com 1 ano e meio (não existem muitos aquários que juntem essa diversidade de espécies, pessoalmente não conheço nenhum mesmo na reefcentral). No pico de verão com temperaturas altas e flutuações de temperatura a Haddoni começa-se a querer movimentar o que com o tamanho que tem é capaz de me deitar abaixo o layout todo do lado esquerdo do aquário E tou mesmo a falar a sério, ela desloca pedras de mais de 5Kg :p

Mas obviamente que tudo depende do que se pretende... simplesmente foi um aviso que aquela estrutura é altamente problemática em relação as temperaturas, agora claro que isso depois fica ao critério de cada um

Data de Ingresso
    12-04-08

Não é proibitivo, mas a procura pela perfeição deve ser um objectivo a longo prazo e quantos mais factores destabilizadores podermos eliminar melhor
    A influencia que essas variações têm nos corais a nível de crescimentos ou cores é muito difícil de quantificar mas existe.
    No oceano também não tens corais com as cores que eles têm nos nossos aquários pelos mais variados motivos. Tal como não vez uma acorpora ao lado de uma Haddoni ao lado de uma Acan, ao lado de uma tridacna, ao lado de um Sun Coral, ao lado de uns zoanthus ou variados moles com distancias de 5cm entre eles.

O mar é o mar e um aquário não é o mar porque juntamos "n" espécies que na natureza estão separados por milhares de kilometros. No mar temos infelizmente cada vez maiores variações de temperatura, nutrientes e isso ta a destruir as barreiras de corais. Enquanto que uma Haddoni no mar se pode deslocar uns metros á esquerda ou á direita ao encontro das condições óptimas para se fixar e se elas se alterarem ela volta-se a mexer, no meu aquário ela não se pode mexer 5cm senão deita-me abaixo o layout portanto tem que ter constantemente as condições optimas para estar fixa e se ela não tiver contente com luz, nutrientes, temperatura, etc ela simplesmente muda de sítio.

Tens farms de corais que funcionam numa "Greenhouse" que funcionam á base da luz natural mas depois têm aquários de T5's blue plus ou fiji purple para dar dar intensidade de cor aos corais so para dar um exemplo que o oceano é muito diferente da aquariofilia caseira.

Eu também tenho essas espécies todas somando uma Haddoni e umas quantas quadricolor com 1 ano e meio (não existem muitos aquários que juntem essa diversidade de espécies, pessoalmente não conheço nenhum mesmo na reefcentral). No pico de verão com temperaturas altas e flutuações de temperatura a Haddoni começa-se a querer movimentar o que com o tamanho que tem é capaz de me deitar abaixo o layout todo do lado esquerdo do aquário E tou mesmo a falar a sério, ela desloca pedras de mais de 5Kg :p

Mas obviamente que tudo depende do que se pretende... simplesmente foi um aviso que aquela estrutura é altamente problemática em relação as temperaturas, agora claro que isso depois fica ao critério de cada um
    volto a dizer q concordo na sua base com o que dizes...
    mas eu tenho uma quadricolor vermelha com 2 anos que ja se multiplicou em 5 e sempre teve oscilações e até já mudou de aquario 3x eheheh

tudo depende de vários factores no entanto volto a dizer que o aquariofilista tem coisas mais importantes para se preocupar do que 1 ou 2 graus de alteração de temp.
    mas não deixas de fazer setido

Data de Ingresso
    08-03-10

André Jorge Silva

Data de Ingresso
    08-03-10

Boas a todos,
    As portas do móvel em principio vão ser montadas durante esta semana, por isso no fim de semana já vou fazer as ligações da tubagens e encher o aquário.

Agora as dúvidas:
    Como devo fazer o ciclo?
    Estou a pensar colocar as rochas, depois a água e por fim o areão. Acham correcto?
    Ligo a aparelhagem toda e deixo a funcionar assim quanto tempo? 1 mês?
    Durante esta fase faço TPA'S? Depois desta fase faço um TPA total?

Obrigado e abraços,
    André Jorge Silva

Data de Ingresso
    16-10-08

Citação Postado originalmente por André Jorge Silva Ver Post
    Boas a todos,
    As portas do móvel em principio vão ser montadas durante esta semana, por isso no fim de semana já vou fazer as ligações da tubagens e encher o aquário.

Agora as dúvidas:
    Como devo fazer o ciclo?
    Estou a pensar colocar as rochas, depois a água e por fim o areão. Acham correcto?
    Ligo a aparelhagem toda e deixo a funcionar assim quanto tempo? 1 mês?
    Durante esta fase faço TPA'S? Depois desta fase faço um TPA total?

Obrigado e abraços,
    Viva André, vais fazer água salgada ou vem directa do mar, se fizeres aconselho-te que faças já no aquário, com termóstato ligado e de seguida fazes a prova de estanqueidade ao sistema não vá existir fugas, porque depois com rocha lá dentro é mais trabalho e porque a rocha não convêm estar fora de água muitos minutos, a menos que tenhas um recipiente por perto com água e temperatura certa, se tiveres tudo optimo e é bom que esteja vais pondo a rocha a teu gosto com um pouco de cola para não haver desmoronamentos das falésias como no allgarve e vai correr tudo bem, força.

Página 4 de 17 PrimeiroPrimeiro 1234567814 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Maternidade do Coral - Selected Reef Tank Abril/Maio 11
    Por Ricardo Pinto no fórum Noticias & Eventos
    Respostas: 48
    Último Post: 13-10-11, 10:32
  2. Lavagem de bidões
    Por Carlos Mota no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 10
    Último Post: 30-08-07, 22:44
  3. Peixes cirurgiões - parte II
    Por Julio Macieira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0