Resultados 1 a 24 de 24

Tópico: 1º reef, estou a ir bem ou mal?

Membro Junior Avatar de Vitor Salgueiro
    Data de Ingresso
    22-04-11

1º reef, estou a ir bem ou mal?

Boa noite, gostava que me dessem algumas opiniões sobre o material que estou a pensar em adquirir para o meu aquario de 120L (100*40*30).

1-LUMINÁRIA DUPLA HDD-B 100CM 2x39W T5
    2-TMC V2SKIM COMPACT 300 L
    3-WAVE MAKER PUMP VP-102B 5000L
    4-TROPIC MARIN PRO-REEF SALT
    5-NATURE'S OCEAN BIO-ACTIV LIVE ARAGONITE PINK SAMOA
    6-Rocha viva 10-15 KG

Para ter alguns corais moles e 4-6 peixes pequenos. (os mais usuais).

Pergunta- para este aquario é melhor uma Sump? Ou esta configuração adequa-se para este tipo de aquario.

Desde já agradeço ao reefforum e todos os comentarios são bem vindos, obrigado.

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

Re: 1º reef, estou a ir bem ou mal?

Citação Postado originalmente por Vitorinsky Ver Post
    Boa noite, gostava que me dessem algumas opiniões sobre o material que estou a pensar em adquirir para o meu aquario de 120L (100*40*30).

6-Rocha viva 10-15 KG

Pergunta- para este aquario é melhor uma Sump? Ou esta configuração adequa-se para este tipo de aquario.

Boas ,bem vindo aos salgados ,
    Em relação á iluminação eu punha 3x39w (2 brancas e 1 actinica ),ou visto ser só corais moles e peixes optava por leds
    Escumador: preferia um de uma marca mais conceituada a nivel de escumadores ,tipo deltec mce 300.
    Em relação á circulação eu punha uma mp10(vortech )
    Para encher o aquario eu usava agua do mar se tiveres hipotese ,ou senão um sal mais barato ,porque para fazer o ciclo a meu ver não compensa usares um sal tão bom.(caro).
    Em relação á areia depende dos gostos pessoais(naõ compres é sugar size) ,e a rocha ,eu punha 10kg de morta e 5kg de viva ,sempre poupas umas coroas .
    Se tiveres hipotese ,poê uma sump ,os gastos saõ irrisorios ,e as mais valias são muitas,eu não pensava 2 vezes ,e aliado ao facto de puderes escolher outro tipo de escumador sem ser de mochila .
    Se ainda não tens o aquario podes mandar fazer a coluna seca exterior para não ocupar espaço dentro do aquario .

Boa sorte.

Membro Avatar de Horacio Ferreira
    Data de Ingresso
    17-03-06

Citação Postado originalmente por Vitorinsky Ver Post

6-Rocha viva 10-15 KG

Bopas Vitor

Bem vindo ao lado "negro" da aquariofilia!

Como estas a começar, coloca uma sump. Para os buracos vai ao Ferraz, os gajos são porreiros e nada caro.
    Quanto ao equipamento, o escumador é capaz de ser curto, por isso vê outras possibilidades, como por exemplo os Bubble MAgus, o NAC 7, deve chegar para o tanque. Já sabes onde comprar a RV? Se precisares ajuda, diz alguma coisa.

Em vez que gastares €€€€€€ em sal, não tens possibilidade de ires à Figueira? Resolvia o problema!
    Cumprimentos,

[IMG][/IMG]

Data de Ingresso
    22-04-11

Boa noite,

Tou a ver que a Sump é a favorita, e sendo assim tenho de fazer uns furos na parede para a dispensa!!"

Ó amigo da Granja, eu de vez em quando vou á Figueira, mas fazes algum tratamento à agua ou só a filtras?

Sempre posso usar um overflow (comprado ou dIY) para dar entrada da agua na Sump.

Para escumador este serve TMC V2SKIM, epa os Deltec custam quase o dobro.

obrigado

Membro Identificado Avatar de Paulo-Fonseca
    Data de Ingresso
    05-01-10

O Bubble Magus NAC7 não é assim tão caro.
    Não podes ter a sump por baixo do aquário? Precisas mesmo de furar a parede?

Data de Ingresso
    17-03-06

Citação Postado originalmente por Vitor Salgueiro Ver Post
    Boa noite,

Tou a ver que a Sump é a favorita, e sendo assim tenho de fazer uns furos na parede para a dispensa!!"

Ó amigo da Granja, eu de vez em quando vou á Figueira, mas fazes algum tratamento à agua ou só a filtras?

Sempre posso usar um overflow (comprado ou dIY) para dar entrada da agua na Sump.

Para escumador este serve TMC V2SKIM, epa os Deltec custam quase o dobro.

obrigado
    Boas Vitor

Apenas utilizo um UV antes da TPA. Teste, os básicos, nitratos e silicatos.

Não vais paras V2, fazem muito barulho. Tens outras possibilidades e preços acessiveis. O meu NAC7 custou +- 150,00, e estou satisfeito com ele.
    Cumprimentos,

[IMG][/IMG]

Data de Ingresso
    22-04-11

Boa tarde,

Podem me informar onde compraram esse escumador Nac7?
    Foi atraves da internet? Tive a ver outros modelos Bubble magus, mas para capacidades de 120L é aconselhavel este modelo ou serve outro inferior? Tb não deve ser grande a diferença de preços.

Não tenho movel proprio, mas tenho possibilidade de colocar o escumador numa divisão que tenho por baixo da escada, fica melhor.

Já tenho en vista uma Sump de 50L (50*35*28) deve chegar, senão tento trocar por um de 60L.

A luminaria, tenho um negócio apalavrado por uma com 2 lampadas (39w t5) por 80€ não consigo melhor.

O que acham.

Obrigado e cumprimentos

Data de Ingresso
    17-03-06

Boa tarde,

Foi atraves da internet? Tive a ver outros modelos Bubble magus, mas para capacidades de 120L é aconselhavel este modelo ou serve outro inferior? Tb não deve ser grande a diferença de preços.

Não tenho movel proprio, mas tenho possibilidade de colocar o escumador numa divisão que tenho por baixo da escada, fica melhor.

Já tenho en vista uma Sump de 50L (50*35*28) deve chegar, senão tento trocar por um de 60L.

A luminaria, tenho um negócio apalavrado por uma com 2 lampadas (39w t5) por 80€ não consigo melhor.

O que acham.

Obrigado e cumprimentos
    Boas

Comprei o meu em leiria (posso mandar MP) com o nome da loja. Custou por volta dos 160,00€, mas experimenta ver o NAC 6, mas a diferença de preços não justifica. Tenta fazer maior sump que conseguires, vai ver que compensa. Acho é que a iluminaria é curta, mas o entendidos que digam de sua justiça.

E a RV onde vais comprar?
    Cumprimentos,

[IMG][/IMG]

Data de Ingresso
    22-04-11

Ola amigo,

Olha RV tenho 2 lugares, ou a Fitonia Girasollum 17,5€ kg com 5kg se mais mais barato. ou na Figuerira L'ecclerc 19€ kg ate 10kg.

Se ff manda-me a tal loja em Leiria, para dar uma olhadela.

Pois com a iluminação já es a 2ª pessoa a referir isso vou ter de analisar essa situação.

Ja alguem comprou alguma na Pet4you?

obrigado

Membro Senior
    Data de Ingresso
    21-03-08

boas na figueira há outra loja que vende rocha viva. na rua da republica no foz center.
    não sei o preço mas deve rondar os 16 ou 17 euros

Data de Ingresso
    22-04-11

Ja me tinham falado de outra Na Figueira, mas n sabia ao certo onde ficava, tenho de passar por lá.

Obrigado.

Data de Ingresso
    22-04-11

Ola precisava de mais uma opinião, tive em casa do nosso amigo Horacio (tanque inpecável, nota-se que é novo e tem um potencial enorme), e vi o escumador dele o bubble magus nac7.
    O penico dele senão estou enganado deve ser para ai de uns 250 a 300L, ele pode confirmar. Agora tive a ver na loja em Leiria e eles arranjam-me o Nac5 e o Nac7.
    A especificação do BM-NAC5 __________ BM-NAC7
    Capability : 300L-500L________________ Capability : 500L-700L
    pump:atman ph2000__________________pump:atman ph2500
    Pump power: 11W, 220V 50Hz_________ Pump power: 28W, 220V 50Hz
    air intake : 450L/H____________________air intake : 500L/H
    Dimensions:297*130*498 mm___________Dimensions: 240×200×510mm
    cylinder: 5" _________________________cylinder: Max 9"

O que reparei é que o Nac7 é masi largo e a bomba tem mais força, e para aquarios de 500 ate 700L.

O meu aquario é de 120L não será suficiente o nac5
    Já agora se fosse para um aqua de 200L seria melhor já o nac7, certo?

Aguardo pelas vossas opinioes, Thanks

Data de Ingresso
    17-03-06

Ola precisava de mais uma opinião, tive em casa do nosso amigo Horacio (tanque inpecável, nota-se que é novo e tem um potencial enorme), e vi o escumador dele o bubble magus nac7.
    O penico dele senão estou enganado deve ser para ai de uns 250 a 300L, ele pode confirmar. Agora tive a ver na loja em Leiria e eles arranjam-me o Nac5 e o Nac7.
    A especificação do BM-NAC5 __________ BM-NAC7
    Capability : 300L-500L________________ Capability : 500L-700L
    pump:atman ph2000__________________pump:atman ph2500
    Pump power: 11W, 220V 50Hz_________ Pump power: 28W, 220V 50Hz
    air intake : 450L/H____________________air intake : 500L/H
    Dimensions:297*130*498 mm___________Dimensions: 240×200×510mm
    cylinder: 5" _________________________cylinder: Max 9"

O que reparei é que o Nac7 é masi largo e a bomba tem mais força, e para aquarios de 500 ate 700L.

O meu aquario é de 120L não será suficiente o nac5
    Já agora se fosse para um aqua de 200L seria melhor já o nac7, certo?

Aguardo pelas vossas opinioes, Thanks
    Boas Vitor

Sim, o penico é de 300L. Infelizmente não tenho espaço para mais .

Na minha opinião, sempre por cima, por isso NAC7, e o preço não deve ser muito diferente. Falaste com o Zé? Quanto à bomba de retorno, o que estas a pensar?
    Cumprimentos,

[IMG][/IMG]

Data de Ingresso
    22-04-11

Boa noite, caro amigo Horácio e membros deste forum quanto à bomba de retorno estou a pensar numa aquabee up 2000L.
    Fiz os cálculos com uma formula que encontrei aqui no reefforum T=9.2*(g/F)...etc e serve.

Com os litros totais +distancia entre a sump e o aquario vou ter para ai 1.3m,
    e a pressão minima de 138L/h , a esta altura a bomba debita-me 400-500L/H.(ja vi os graficos do fabricante). Chega perfeirtamente.
    (questão: a distãncia é na diferença de altura ou distãncia de tubos?

Na areia estou um pouco indeciso, queria ter uma altura fixe de areia +/- 5cm, mas queria a active live aragonite pelas especificações que dão soa-me melhor só que €€€€€. A coralite extrafina é assim tão diferente da anterior que justifique a diferença de preço?

Abraços
    Vitor Salgueiro

Isto já esta a levar algum rumo...

Data de Ingresso
    22-04-11

Boa tarde, já tenho alguns componentes; bomba de retorno, escumador, areia, sump e termostato. Vou fazer agora um movel para ele.

Ando a ver se arranjo 1 aqua com (100*0.4*0.5) 200L, andei a pesquisar em relação ao vidro (laminado ou temperado), etc....

Mas acontece é que tenho orçamento nas casa dos 350€ 10mm laminado e 12mm laminado 400 e tal.

Compreendo a necessidade de ter vidro bom, mas isto é caro. Que acham, vale a pena investir neste tipo de vidro?

Abraço e digam da vossa justiça

Vitor Salgueiro

Data de Ingresso
    17-03-06

Boas Vitor

Se conseguires e se enquandrar no projecto, tenta fazer o tanque mais largo, vais ver que não te arrependes! O vidro de 10mm é suficiente, o meu tem 130x45x50, sem travessas, e tem-se portado bem neste ultimos 5 anos. Se precisares de alguma coisa apita.
    Cumprimentos,

[IMG][/IMG]

Data de Ingresso
    22-04-11

Boa noite Caro Horácio e amigos do reefforum, hoje comprei vidro com as medidas de 100x45x55 para montar o meu Aqua.

Estou a seguir o conselho que tu me deste, abandonei o de 120L, e vou construir este, dá quase 240 e tal Litros.

Ja la vai o tempo que 60L era muito grande.

Tenho madeira para fazer o movel, vou comprar silicone par aquario, e vou andando assim devagarinho. Nao posso esquecer de tirar fotos para meter aqui.

Obrigado a todos pelo vosso apoio.

Darei noticias
    Vitor Salgueiro

Data de Ingresso
    17-03-06

Boas

Como anda o projecto? Se precisares de ajuda avisa!
    Cumprimentos,

[IMG][/IMG]

Membro
    Data de Ingresso
    22-12-07

Boa tarde,

O que acham.

Obrigado e cumprimentos
    comprei uma t5x3 39w em lisboa por 97€ penso que nao foi cara.
    foi no templo aquatico

Data de Ingresso
    22-04-11

Ola a todos, tenho tido pouco tempo esta semana, mas o movel esta no bom caminho.

Espero ter Tempo esta semana para acabar o movel e colar o vidro.

Acho que com uma derrapagem se 1 mês (é a portuga mesmo) em Julho vou á Figueira buscar agua para o aqua.

Quado tiver reunidas todas as condiçoes eu coloco aqui.

Aida faltam alguns promenores, canalizaçao, rocha viva (Caro amigo Horacio depois falo contigo,OK) rocha morta, e ainda o a bomba de circulaçao. e tambem o kit para a agua.

abraço a todos

Membro Identificado Avatar de Luis Guilherme
    Data de Ingresso
    21-06-11

Viva Vitor,

Também vou montar o meu 1º reef. Já escolhi grande parte do equipamento mas a montagem será apenas para Setembro.

Já te informaste sobre a àgua da Figueira? Ouvi dizer que poderá não ser muito benéfica para o reef devido à poluição. A que zona estás a pensar ir busca-la?

Cumprimentos,
    Luis Guilherme

Data de Ingresso
    17-03-06

Citação Postado originalmente por Luis Guilherme Ver Post
    Viva Vitor,

Também vou montar o meu 1º reef. Já escolhi grande parte do equipamento mas a montagem será apenas para Setembro.

Já te informaste sobre a àgua da Figueira? Ouvi dizer que poderá não ser muito benéfica para o reef devido à poluição. A que zona estás a pensar ir busca-la?

Cumprimentos,
    Boas

Experimenta ir a Buarcos junto à antiga chaminé, 5*****, sempre na maré baixa.
    Cumprimentos,

[IMG][/IMG]

Data de Ingresso
    22-04-11

O meu está pronto a levar agua.

Ola Luis, bem vindo, estou a pensar em ir buscar agua à Figueira, para prevenir o mais a norte possivel, (Buarcos até serra da boa viagem).

Só em Outubro/Novembro é que vou coloque vida assinalavel (peixes e corais) no aguario, até la rocha e mais rocha. Nessa altura sou capaz de adquirir um aparelho para osmose inversa e aí comprar sal e fazer a agua para as TPA's.
    Ate lá, no verão vou ate á Figueira de 10 em 10 dias faço uma muda de 20%, e faço os principais testes.

Mas penso que para os primeiros tempos, ir à Figueira não hà-de ser assim tão grave, é óbvio que a água não é de excelência mas para criar vida nos primeiros meses não deve ser assim tão mau.

Amigo Horácio não me esqueço de ti, ainda ai tens a rocha? Se não fores de ferias em Julho, eu chateio-te, OK.

Data de Ingresso
    17-03-06

O meu está pronto a levar agua.

Ola Luis, bem vindo, estou a pensar em ir buscar agua à Figueira, para prevenir o mais a norte possivel, (Buarcos até serra da boa viagem).

Só em Outubro/Novembro é que vou coloque vida assinalavel (peixes e corais) no aguario, até la rocha e mais rocha. Nessa altura sou capaz de adquirir um aparelho para osmose inversa e aí comprar sal e fazer a agua para as TPA's.
    Ate lá, no verão vou ate á Figueira de 10 em 10 dias faço uma muda de 20%, e faço os principais testes.

Mas penso que para os primeiros tempos, ir à Figueira não hà-de ser assim tão grave, é óbvio que a água não é de excelência mas para criar vida nos primeiros meses não deve ser assim tão mau.

Amigo Horácio não me esqueço de ti, ainda ai tens a rocha? Se não fores de ferias em Julho, eu chateio-te, OK.
    Boas Vitor

Aperece na 3 semana de Julho, e última é de descanso em terras mais quentes! Algarve
    Cumprimentos,

[IMG][/IMG]

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Gomes Reef
    Por Joao Carlos Gomes no fórum Novos Projectos
    Respostas: 99
    Último Post: 02-07-11, 02:53
  2. Fairy Tale Reef
    Por Dulce Sameiro no fórum Novos Projectos
    Respostas: 6
    Último Post: 15-07-10, 14:02
  3. Qual melhor configuração - Nano Reef
    Por Andre Luiz no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 3