Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 43

Tópico: Pico Reef Ajuda

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Pico Reef Ajuda

Boa tarde a todos

Eu pouco ou nada entendo de salgados e por isso estou aqui a contar com a vossa ajuda.

Como começou a minha aventura.

A uns dias atras um conhecido meu disse que tinha desmontado o salgado devido a ter muitas diactomaceas e queria ao mesmo tempo montar um mais pequeno.
    Eu aproveitei e perguntei se ele não me arranjava umas rochas e areia, como ele disse que sim aproveitei um aquário de 35 L que tinha vazio e levei a casa dele.

Coloquei cerca de 2 cms de areia no fundo e cerca de 3 kilos de rocha viva.
    Trouxe também agua que ele tinha.

Coloquei uma bomba da resun waver 2000 e o aquecimento a cerca de 24º graus.

As minhas duvidas para ja são:

As Rochas quando as foi levantar estavam dentro de bidões plásticos ao ar livre, será que a rocha ainda está viva ?

Como poderei saber ?

Outra situação que queria saber é se poderei escovar (limpar) um pouco da superfície da rocha ou se tal não é minimamente indicado.

E por fim, comprei sal para os litros em questão, será bom trocar a agua toda que me deram por agua nova ? Não vai ha perigo de destruir a biologia caso ela exista ?

Tudo o que acharem que devo saber façam o favor, não quis vasculhar muito o forum para não me baralhar ainda mais.

Um abraço e obrigada desde já.

Membro Identificado Avatar de Miguel Correia
    Data de Ingresso
    14-06-05

Re: Pico Reef Ajuda

Citação Postado originalmente por AntonioSilva Ver Post
    As minhas duvidas para ja são:

As Rochas quando as foi levantar estavam dentro de bidões plásticos ao ar livre, será que a rocha ainda está viva ?

Como poderei saber ?

Outra situação que queria saber é se poderei escovar (limpar) um pouco da superfície da rocha ou se tal não é minimamente indicado.

E por fim, comprei sal para os litros em questão, será bom trocar a agua toda que me deram por agua nova ? Não vai ha perigo de destruir a biologia caso ela exista ?

Tudo o que acharem que devo saber façam o favor, não quis vasculhar muito o forum para não me baralhar ainda mais.

Um abraço e obrigada desde já.
    Olá António,

Vou tentar ajudar no possível, as rochas se estavam no sistema há pouco tempo e se não cheiravam mal, provavelmente ainda estão "vivas", se estavam completamente secas já não estão "vivas".

Quanto a limpar/escovar a rocha não há problema, quer esteja "viva" ou "morta".

Relativamente à água, presumo que esteja deteriorada para quereres mudar toda, devias usar um escumador para ir limpando a sujidade, depois de ciclar faz então trocas parciais (TPAs), por ex: 50%.

Convém pesquisar e podes ver mesmo nas faqs, vais ficar mais baralhado se não procurares os assuntos.

Cumprimentos,
    Miguel

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Obrigada Miguel

As pedras não estavam secas, estavam na agua que o aquário tinha mas no exterior, ou seja, durante um dia sofreram grandes variações de temperatura, foram desde os 10 aos 20 graus e um lojista disse-me que provavelmente ela tinha morrido.
    Mas no entanto não cheira a nada pelo menos para ja, acho que vou ter de esperar mais umas semanas para ver se ela esta viva ou morta.

Relativamente a agua pode não estar deteriorada mas se calhar não esta nas melhores condições, quem reponha a agua que evaporava durante muito tempo acrescentava sal portanto fico um pouco de pé atrás.

So queria tentar recuperar a rocha.

Relativamente ao escumador vão me fazer um simples que fique dentro do aquário, não digo o nome da loja porque não sei-se tal é autorizado e não quero levantar problemas nem a loja nem ao forum.

Cumprimentos

Data de Ingresso
    14-06-05

viva,

Não percebi bem essa parte em que falas que acrescentava sal na agua evaporada?
    Não tens nada para medir a salinidade, se não tiveres leva numa garrafa um pouco de água para medir a salinidade na loja, para saberes como está.

Cumps,
    Miguel

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Citação Postado originalmente por Miguel Correia Ver Post
    viva,

Não percebi bem essa parte em que falas que acrescentava sal na agua evaporada?
    Não tens nada para medir a salinidade, se não tiveres leva numa garrafa um pouco de água para medir a salinidade na loja, para saberes como está.

Cumps,
    Miguel
    Eu tenho um densimetro mas não trouxe agua suficiente para poder medir na coluna de agua, so se colocar num copo para ver como está.

Mas prefiro arrancar do zero, o que aconteceu é que quem me deu a rocha ao fazer a reposição da agua evaporada adicionava sal a mesma, fez isto durante muito tempo.
    Como também não sei os valores de nitratos fosfatos e afins prefiro arrancar da estaca zero, assim sei com o que conto, não tenho pressa em colocar corais nem os possíveis peixes ou camarões que o aquário também não da para muito.

Vou so tratar do escumador e deixar a coisa rolar.

Cumprimentos

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Bem

Estive a limpar a "rocha" com uma escova e agua que veio do salgado, o que descobri:

Devo ter la dois corais duros mortos, acho que não ha problema ! ?
    Acho que tenho lá um grande pedra de granito ! Deixo ficar ou salta fora ?

A densidade da agua que trouxe estava a 1.028

Se necessitarem de fotos para ajudar digam.

Vou mudar a agua toda, para ja vou usar agua da torneira com o condicionador e diluir o sal.

Espero não estar a fazer nenhum disparate.

Cumprimentos

Data de Ingresso
    14-06-05

Bem

Estive a limpar a "rocha" com uma escova e agua que veio do salgado, o que descobri:

Devo ter la dois corais duros mortos, acho que não ha problema ! ?
    Acho que tenho lá um grande pedra de granito ! Deixo ficar ou salta fora ?

A densidade da agua que trouxe estava a 1.028

Se necessitarem de fotos para ajudar digam.

Vou mudar a agua toda, para ja vou usar agua da torneira com o condicionador e diluir o sal.

Espero não estar a fazer nenhum disparate.

Cumprimentos
    Boas,

Se os corais estão mortos, não há perigo.
    Essa pedra de granito também não está aí a fazer nada, até porque não deve ser nada porosa.

Quanto a mudar a água também não vejo problema, ainda estás a iniciar o aquário.
    Mete fotos, nós agradecemos, é sempre mais fácil de avaliar as coisas.

Cumps,
    Miguel

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Amanha coloco fotos, agora tinha de usar flash e as fotos não iam ficar bem de maneira a verem alguma coisa.

Agora estou a tratar de um escumador diy para desenrascar a coisa.

Um abraço e até amanha então.

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Boas noites

Isto evoluiu um pouco desde o meu ultimo post.

Ca vai e digam o que acham que eu devo fazer por favor.

Levou um escumador resun sk-300, ao fim de dois dias começou a escumar a serio mas o barulho irrita-me um pouco de maneira que de moneto esta desligado a mais de duas semanas.

Tem uma luz mais ou menos branca, deve ser a volta dos 6400 K de 32 W , PL3U ou seja o equivalente a 3 PLS e falta-me uma fita de leds azuis para o aquario ganhar ouras cores, a luz no fundo esta afinada para 60 PAR.

Levou mais umas rochas e quase tocava num verme fogo que vinha a boleia.
    Tem tambem ja dois palhaços e uma salaria, gostaria de colocar um camarão no futuro.

Façam la o favor de dar as vossas opiniões.

Ja agora, deram-me hidroxido de calcio para juntar as tpas mas não sei como fazer, alguem pode dar uma ajuda a um nabo da salgada ?

Aqui ficam umas fotos

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Lá venho eu pedir ajuda outra vez

A noite o ph fica nos 8.1 e eu coloco Kalk até atingir os 8.3
    A questão é que estou a fazer isto todos os dias, ou seja, todos os dias o ph cai 0.2 é normal ?

Lojista Avatar de Baltasar Parreira
    Data de Ingresso
    28-09-05

Boas, os valores de PH que falas são normalíssimos, não adiciones Kalk e vê se mantém esses valores que falas, pois ao adicionares constantemente e visto o teu aquário não ter grandes consumos de cálcio podes estar a precipitar os valores o que pode dar origem a mexidas de KH e etc. o que é mau.

Atenção a agua do mar, pois nem sempre vem com a salinidade correcta deves medir sempre antes de adicionar ao aquário e caso esteja alta dilui com agua de osmose até teres o valor de 1024-1025.

Convém teres o escumador ligado, pois retira o excesso de proteínas que possam haver resultantes da comida que das aos peixes e etc.
    Tenta afinar o escumador, não conheço esse modelo mas geralmente tem algo para regular o fluxo de ar e bem regulado esses ruídos tem tendência a baixar ou desaparecer por completo.

Para já e para o tipo de corais que tens não me preocupava com a luz a não ser o problema visual demasiado amarelado, mas se gostas de ver assim deixa ficar, no futuro e para outros corais terás de ter algo com mais kelvins que pelo menos vá ate à casa dos 20000K.

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Citação Postado originalmente por Baltasar Parreira Ver Post
    Boas, os valores de PH que falas são normalíssimos, não adiciones Kalk e vê se mantém esses valores que falas, pois ao adicionares constantemente e visto o teu aquário não ter grandes consumos de cálcio podes estar a precipitar os valores o que pode dar origem a mexidas de KH e etc. o que é mau.

Atenção a agua do mar, pois nem sempre vem com a salinidade correcta deves medir sempre antes de adicionar ao aquário e caso esteja alta dilui com agua de osmose até teres o valor de 1024-1025.

Convém teres o escumador ligado, pois retira o excesso de proteínas que possam haver resultantes da comida que das aos peixes e etc.
    Tenta afinar o escumador, não conheço esse modelo mas geralmente tem algo para regular o fluxo de ar e bem regulado esses ruídos tem tendência a baixar ou desaparecer por completo.

Para já e para o tipo de corais que tens não me preocupava com a luz a não ser o problema visual demasiado amarelado, mas se gostas de ver assim deixa ficar, no futuro e para outros corais terás de ter algo com mais kelvins que pelo menos vá ate à casa dos 20000K.
    Obrigada pela resposta

O escumador entretanto liguei e ja esta a funcionar melhor, tive de cortar a entrada de ar e abrir bem a saida de maneira a so ter espuma e ja sai lixo para o copo.

Relativamente ao ph qual o valor mínimo aconselhável antes de adicionar mais kalk ?

Eu não uso agua do mar, uso agua da companhia e não tive problemas ainda...acho eu

A luz não é amarela é mesmo branca, na foto parece branca mas não é.
    Falta-me colocar uns leds azuis para compor a iluminação, isso ou colocar uns leds de 50 W com branco e azul

Como este aqui por exemplo

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Ora viva

Ja deviam de estar a pensar que o meu pico estava morto, mas não, antes bem pelo contrario.

Entraram mais uns corais , dois eremitas um camarão e mais um peixes azul esverdeado que não sei o nome...desculpem-me !

Além disso agora ligo o escumador durante o dia e a noite desligo e faço tpas mensais com agua da torneira, durante a semana so acrescento agua sem o condicionador.

Problemas não tenho a não ser uma película castanha exclusivamente nos vidros.

Aqui fica, comentem a vontade.

PS: Esqueci-me de dizer que coloquei uma barra de leds azuis

Membro Identificado Avatar de João Seguro
    Data de Ingresso
    25-02-09

Boas, está com bom aspecto mas para pessoas como eu assim meio ceguetas podias por umas fotos mais pormenorizadas para podermos ver/comentar melhor.

O peixe parece um chromis viridis.

Abraço e boa sorte

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

E a saga continua

Agora tenho mais um coral, na altura achei estranho mas parecia que a "daisy" que é o nome pelo que conheço tinha umas pintas de 1 a 3 mm castanhas agarradas ao coral, passado duas semanas descobri que essas pintas passaram para outro coral.

Alguem tem ideia do que podera ser ? O coral inicial está particamente limpo mas parece que essas pintas passeiam e nem tenho a certeza se as "pintas" vieram com o coral ou não.

Um abraço

Membro Identificado Avatar de Cesar Silverio
    Data de Ingresso
    26-09-08

E a saga continua

Agora tenho mais um coral, na altura achei estranho mas parecia que a "daisy" que é o nome pelo que conheço tinha umas pintas de 1 a 3 mm castanhas agarradas ao coral, passado duas semanas descobri que essas pintas passaram para outro coral.

Alguem tem ideia do que podera ser ? O coral inicial está particamente limpo mas parece que essas pintas passeiam e nem tenho a certeza se as "pintas" vieram com o coral ou não.

Um abraço
    António,

Pela descrição poderão ser planárias; se assim for podes tentar "aspirá-las com uma pipeta", dar ao coral um banho com um produto para desinfectar corais (Reef Dip, ou equivalente), ou se for um coral mole ou LPS, tentar fazer soltar as planárias agitando o coral dentro de água doce desclorinada (não mais que alguns segundos).
    Se forem planárias e se forem poucas, tenta aspirar, pois é o método menos agressivo.

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Obrigada pela resposta...vou tirar uma fotografia para ver se me confirmam o diagnostico.

Até ja

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Bom dia

Desculpem mas tive de ligar a luz para deixar os corais abrir ligeiramente, por norma estão aberto.
    Deixo duas fotos com as pintinhas, descobrir que se lhes tocar elas mexem-se depressa.
    O que será ?

DSC00817.JPGDSC00818.jpg

Obrigada

Membro Identificado Avatar de Cesar Silverio
    Data de Ingresso
    26-09-08

Olá António,

A mim e embora não se veja bem nas fotos, parecem-me de facto planárias; seja o que for, tenta limpar o coral como te disse; se puderes retira-o do aquário e dentro de um recipiente com um pouco de água do aquário, dá-lhes uns jactos de água utilizando uma pipeta, que elas devem soltar-se; fica atento durante uma, ou duas semanas à evolução, pois é natural que haja ovos e as planárias voltem a aparecer.

Outra alternativa (se calhar a melhor), é comprares um peixe que as coma, como por exemplo o Halichoeres chrysus, ou o H. marginatus.

Abraço

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Bom dia

Desculpem mas tive de ligar a luz para deixar os corais abrir ligeiramente, por norma estão aberto.
    Deixo uma foto com as pintinhas, descobrir que se lhes tocar elas mexem-se depressa.
    O que será ?

DSC00818.jpg

Obrigada

Membro Identificado Avatar de PedroPedroso
    Data de Ingresso
    19-10-07

são planarias tenta retirar o mais que conseguires com uma pipeta e podes arranjar um peixe, tipo o crysus para ir controlando a praga.
    tens ai uma bela "fava"
    Abraço

Pedro Pedroso

cego não é o que não vê, é o que não quer ver.....

Lojista Avatar de Carlos Mota
    Data de Ingresso
    10-12-04

boas

isso são planarias vermelhas

é facil de limpar,basta dar um banho de coral dip/peste control/ qualquer um funciona bem desde que não abuses na indicação por litros que marca

depois é só abanar lentamente e todas as planarias saltam do coral

Lojista Avatar de Carlos Mota
    Data de Ingresso
    10-12-04

boas

são planarias tenta retirar o mais que conseguires com uma pipeta
    respondemos ao mesmo tempo

neste tipo de coral eu não aconselho muito a pipeta pois podes ferir o coral

os lps são muito mais resistentes que os sps e não se incomodam muito com o banho

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Obrigada a ambos

Conhecem alguma loja no Porto ou Maia que venda os produtos ?
    Ou alguma loja que venda on-line ?

Um abraço

Membro Junior
    Data de Ingresso
    01-05-06

Caro Colega na Maia tens a Miosotis, Exoreef ou mais longe um bocadinho em Ermesinde a Mania dos Peixes.
    Em Matosinhos que tambem fica perto tens a Sohal.

Abraço.
    Renato Almeida

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Maternidade do Coral - Selected Reef Tank Abril/Maio 11
    Por Ricardo Pinto no fórum Noticias & Eventos
    Respostas: 48
    Último Post: 13-10-11, 10:32
  2. Advanced Aquarist's Online - Novo Design
    Por Ricardo Pinto no fórum Noticias & Eventos
    Respostas: 20
    Último Post: 21-03-11, 00:41
  3. Ajuda para projecto do 1º reef
    Por joao manuel castelo no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 46