Página 5 de 32 PrimeiroPrimeiro 12345678915 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 125 de 797

Tópico: Arduino - o Desafio

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Re: Arduino - o Desafio

- um capturador de larvas de palhaços: durante os dias em que espera o nascimento, o arduino para a circulação por cerca de duas horas, 15 minutos depois do início do ciclo da noite, activando então os leds da armadilha respectiva - assim diria que não teremos que nos incomodar com a coisa e no dia seguinte teremos um bom grupinho de larvas ali à disposição (não percebo nada disso mas penso que também funciona com os Lysmata)
    Uiiii..... o que tu foste fazer... abriste aqui uma caixa de Pandora para mim... Eheh!

Ora explica lá isso melhor? Como funcionam essas armadilhas? Pensava que nas primeiras horas, as larvas dos palhaços não conseguissem ver bem, que a luz lhes ofusca a vista. Até há quem recomende "tapar" o aquário totalmente, deixando só o topo aberto e com a luz natural da divisão.
    O que tu estás a dizer, é que se tivermos uma luz lusco-fusco, as larvas dirigem-se para lá?

Às tantas era melhor abrirmos um tópico só para falarmos nestas coisas... Reprodução de peixes, cultura de fitoplancton, rotíferos, etc.
    Era interessante trocarmos ideias sobre isto.

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por Ricardo Pinto Ver Post
    Uiiii..... o que tu foste fazer... abriste aqui uma caixa de Pandora para mim... Eheh!

Ora explica lá isso melhor? Como funcionam essas armadilhas? Pensava que nas primeiras horas, as larvas dos palhaços não conseguissem ver bem, que a luz lhes ofusca a vista. Até há quem recomende "tapar" o aquário totalmente, deixando só o topo aberto e com a luz natural da divisão.
    O que tu estás a dizer, é que se tivermos uma luz lusco-fusco, as larvas dirigem-se para lá?

Às tantas era melhor abrirmos um tópico só para falarmos nestas coisas... Reprodução de peixes, cultura de fitoplancton, rotíferos, etc.
    Era interessante trocarmos ideias sobre isto.
    Perto dos tubarões das reproduções que por aí andam eu sou um ignorante.
    A minha taxa de sucesso é de 1/10000. Ou seja: já me devem ter nascido 10000 palhaços (ocellaris) no meu sistema (senão mais) e consegui fazer crescer um!!!
    Mas vamos abrir um tópico. Por mim tudo bem.

Data de Ingresso
    20-04-05

De férias e a recuperar emocionalmente da catástrofe que me matou em horas o esforço de sete anos, tenho-me voltado para o Arduino.

Sendo absolutamente ignorante, limito-me a usar os ensinamentos aqui deixados e avancei então para a parte que mais me assustava: a relação do Arduino com o restante hardware.

Consegui já fazer o seguinte:
    - controlar relays que funcionam a 5V.
    - ligar e desligar uma ventoinha que funciona a 12V usando na comutação um mosfet IFRZ44N e duas resistências (100 ohms em série e 100 K em paralelo) para limpar melhor o sinal.
    - controlar a velocidade da ventoinha por pwm usando o circuito acima.
    - medir a temperatura ambiente usando um LM35DZ.

Acho que já tenho o básico para controlar a minha calha de leds/T5. É "só" juntar o diverso código e temporizar a coisa.

Já agora pergunto ao pessoal... Como levam o sinal de e para o arduino quando falamos de muito fio? Cabo de rede?
    Eu vou ter o arduino no movel do aquário mas a caixa de balastros fica noutra divisão ao lado (fuz um buraco na parede enquanto a minha senhora estava fora ).

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Nuno Prazeres Ver Post
    De férias e a recuperar emocionalmente da catástrofe que me matou em horas o esforço de sete anos, tenho-me voltado para o Arduino.

Sendo absolutamente ignorante, limito-me a usar os ensinamentos aqui deixados e avancei então para a parte que mais me assustava: a relação do Arduino com o restante hardware.

Consegui já fazer o seguinte:
    - controlar relays que funcionam a 5V.
    - ligar e desligar uma ventoinha que funciona a 12V usando na comutação um mosfet IFRZ44N e duas resistências (100 ohms em série e 100 K em paralelo) para limpar melhor o sinal.
    - controlar a velocidade da ventoinha por pwm usando o circuito acima.
    - medir a temperatura ambiente usando um LM35DZ.

Acho que já tenho o básico para controlar a minha calha de leds/T5. É "só" juntar o diverso código e temporizar a coisa.

Já agora pergunto ao pessoal... Como levam o sinal de e para o arduino quando falamos de muito fio? Cabo de rede?
    Eu vou ter o arduino no movel do aquário mas a caixa de balastros fica noutra divisão ao lado (fuz um buraco na parede enquanto a minha senhora estava fora ).
    Eu uso cabo de rede, mas pode ser ainda mais fino, usei cabo de rede, porque era o que tinha mais à mão...(isto faz-me sempre lembrar do João Pinto do FCP)

aliás até a alimentação de cada buck uso cabo de rede.
    são 24V a 700 e a 1A, e aguentam bem.
    fazendo as contas em cima do joelho hehe, diria com os miseros mA até um fio com a espessura de um cabelo serviria.
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde

Eu gosto de usar bornes para calha DIN...

Quanto aos fios, gosto de usar um cabo com a quantidade de condutores necessários... cada um dos condutores com 0.5mm2 deve chegar...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Para transportar sinais DC, eu diria que qq cabo serve, tendo em conta a corrente de trabalho claro. Obviamente que se a distancia for grande, é preciso cuidado, mas isso não é normalmente o caso nos nossos aquarios.

Agora, sinais PWM, acho melhor usar cabos UTP e respeitar o pinout para garantir que o sinal é transportado no seu par.

Para quem for construir PCB's, façam sempre pontos de massa. Se for só fiarada, juntem o mais possivel os fios de massa.

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Desculpem a demora, mas o meu arduino veio avariado.
    Reclamei e recebi o dinheiro de volta do paypal.
    Ja recebi outro arduino entretanto

Agora mandei vir uma sonda de ph de 15 euros e um sensor de temperatura por 5 €.

Relativamente a colocar uma sonda de ph ou orp ou o que for a comunicar com o arduino na realidade não exige ciençia nenhuma, basta escolher uns ampops em condições para dc com um circuito de instrumentação.

A chatice é que cou usar um display de 2 linhas mas para min a informação chega, mas vou ter de adaptar a programação para o display porque o codigo original usa um display de 4 linhas I2C

Podem ver aqui. Main Page - Reef Projects

O que gostaria de acrescentar era a rede...uma coisa de cada vez.

Um abraço

Data de Ingresso
    20-04-05

Por falar numa coisa de cada vez, tenho andado a trabalhar com o LM35DZ como sensor de temperatura e já fiz a função que pretendo utilizar:
    int Temperatura(int Pin)

Trata-se de devolver o valor da temperatura quando esta é lida a partir dum sensor ligado à entrada analógica de número "Pin".

A precisão daquilo é razoável mas fica-se pela unidade grau. Não dá squer décimas.

Serve perfeitamente para monitorar a temperatura do dissipador dos leds mas para o aquário não chega.

Nota reiterada por me parecer importante: 100 ohms em série e 100k em paralelo tornam o sinal mais bem comportado. Por exemplo se o fio central se solta, assim a leitura passa a ser zero. Sem as resistências dá valores aleatórios que no meu caso poderiam disparar alarmes.

Outro assunto: display e keypad

Peço ajuda sobre onde comprar baratinho e já agora digam-mequantos pins vou " comer" entre os que serão usados e os que vão ficar tapados.

Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia Nuno

A precisão daquilo é razoável mas fica-se pela unidade grau. Não dá sequer décimas.

Serve perfeitamente para monitorizar a temperatura do dissipador dos leds mas para o aquário não chega.
    Usa 'analogReference(INTERNAL1V1)' em vez de 'analogReference(DEFAULT)'... coloca no 'Setup'
    Aí sim, vais ter uma leitura mais precisa, pois estás a dar 1.1V à analógica... e assim reduz a margem de erro.

Atenção que assim colocas todas as analógicas a 1.1V... claro que quando acabas de ler a analógica da temperatura e pretendes ler outra que não trabalhe a 1.1V, terás então qur mudar novamente para 'analogReference(DEFAULT)'... pelo que sei, não precisas de qualquer resistência...

Para teres décimas, terás que usar '.0' nas contas... ou seja, se necessitares de multiplicar por '100', terás que colocar '100.0'...
    Para enviares essa info para o PC, fazes:
    Serial.print(temperaturaNunoPrazeres,3); onde '3' é o número de casas decimais
    Serial.println(" C");

(...)

Quanto ao display e keypad... os pins necessários varia...
    Mas acho que com um display, adquirido com visão e não só para o actual momento, dispensa qualquer keypad...
    Até um LCD de 2 linhas dispensa keypad...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Quanto ao sensor de temperatura nao posso dizzer nada porque uso o DB18S20 e tem precisão interessante... (estou a falar de sensores estanques à prova de água).

Quando ao keypad, partilho da opinião do Pedro. Acho perfeitamente dispensável para o efeito que queremos. No limite melhor e mais user friendly 5 botões chegam para fazer o interface. No limite pequeno 2 botoões são suficientes!

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Vê o que mandei vir ... ITDB02 Shield + 3.2" TFT WC

Se procurares por esta ref. no google chegas lá num instante.

são 30 e poucos USD e ja tem rtc, sd, touch, e TFT.

As livrarias deles são uma treta mas ha um gajo que desenvolveu uma livraria própria que é excelente.

Abraços,

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar Ver Post
    Boas ,

Vê o que mandei vir ... ITDB02 Shield + 3.2" TFT WC

Se procurares por esta ref. no google chegas lá num instante.

são 30 e poucos USD e ja tem rtc, sd, touch, e TFT.

As livrarias deles são uma treta mas ha um gajo que desenvolveu uma livraria própria que é excelente.

Abraços,
    Viva

Estive a ver esse display mas houve uma coisa que me chamou a atenção, vai sobrar portas digitais depois de ligar isso ?

Um abraço

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Vai sim.
    Ainda nao as contei mas acho que sobam pelo menos 16.

Quando regressar de ferias e me dedicar a isso logo vos digo.

Abracos.

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Vou ter um touchscreen a mais que dá para utilizar com os GLCD.

Se alguem estiver interessado que diga.

abraço

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Nuno

(...) tenho andado a trabalhar com o LM35DZ como sensor de temperatura
    Já experimentaste fazer o que aconselhei neste post ?

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post
    Boa tarde Nuno

Já experimentaste fazer o que aconselhei neste post ?

Abraço
    Pedro Ferrer
    Boas!

Ainda não. Estou de férias em dedicação exclusiva à família. Os projectos práticos têm ficado em espera. Tenho aproveitado para ler mais umas coisas e reunir algum material que me fará falta para a calha de leds.

Data de Ingresso
    20-04-05

O projecto do sensor de temperatura com base na solução do Pedro Ferrer será aplicado amanhã. Vou tentar colocar dois sensores no breadboard correndo um deles com os 5V do costume e o outro com os tais 1.1V.

Vou ter que anda a mudar a analogReference no meio dos ciclos mas penso que se faz bem.

Estou curioso quanto a comparar a leitura dos dois.

Entretanto estou no "terreno" a ver mais hardware. O meu pinpoint monitor de pH berrou mas a sonda testada noutro aparelho está perfeita. Isto está mesmo a pedir que mande vir o stamp da Atlas:

http://atlas-scientific.com/_documents/pH_Stamp_2.6.pdf

Há também o RTC, um display e um SD card reader.

Acho que o melhor é seguir o conselho do Rui Gaspar e ir para isto:

3.2 TFT LCD Screen Module: ITDB02-3.2 3.2 TFT LCD Screen Module: ITDB02-3.2 [DIS002] - $27.50 : iStore, Make Innovation Easier

É mais barato do que comprar "à peça". Tem é pinos que nunca mais acabam...

O que é que acham?

Data de Ingresso
    11-06-07

Pelo menos nesse, tens uma livraria para começar a brincar!

Data de Ingresso
    20-04-05

Bom dia Nuno

Usa 'analogReference(INTERNAL1V1)' em vez de 'analogReference(DEFAULT)'... coloca no 'Setup'
    Aí sim, vais ter uma leitura mais precisa, pois estás a dar 1.1V à analógica... e assim reduz a margem de erro.

Atenção que assim colocas todas as analógicas a 1.1V... claro que quando acabas de ler a analógica da temperatura e pretendes ler outra que não trabalhe a 1.1V, terás então qur mudar novamente para 'analogReference(DEFAULT)'... pelo que sei, não precisas de qualquer resistência...

Para teres décimas, terás que usar '.0' nas contas... ou seja, se necessitares de multiplicar por '100', terás que colocar '100.0'...
    Para enviares essa info para o PC, fazes:
    Serial.print(temperaturaNunoPrazeres,3); onde '3' é o número de casas decimais
    Serial.println(" C");

Abraço
    Pedro Ferrer
    Feito com resultados mistos...

Quando passo o analogicReference para "DEFAULT" ele aparentemente fica a 5 V para sempre já que nunca mais volta a 1.1V apesar da instrução estar lá. Curiosamente, a primeira leitura vem correcta. As seguintes dão cerca de 1/5 do valor pretendido.

Já coloquei delays para ver se é algum tema relacionado com tempos de reacção e os resultados são iguais. O site diz que as primeiras leituras após alteração da voltagem de referência poderão vir incorrectas mas sempre incorrectas é outra história...

Por outras palavras, assim que passo a coisa para 5V fica nos 5V toda vida...

Alguma ideia??

/*
    Verificação de temperaturas com voltagens de referência diferentes
    A leitura de temperatura do aquário será a mais rigorosa pelo que usa 1.1 V como referência analógica
    */

int PinTempCalha = 0; // Pin de leitura da temperatura da calha
    int PinTempAqua = 1; // Pin de leitura da temperatura do aquário
    float TempCalha; // Temperatura da calha
    float TempAqua; // Temperatura do aquário

void setup()
    {
    Serial.begin(9600); // inicializa comunicação série
    }

void loop()
    {
    analogReference(INTERNAL1V1);
    TempAqua = (1.1 * analogRead(PinTempAqua) * 100.0) / 1024.0; // obtém a temperatura do aquário
    analogReference(DEFAULT);
    TempCalha = (5.0 * analogRead(PinTempCalha) * 100.0) / 1024.0; // obtém a temperatura da calha

// imprime os valores das temperaturas
    Serial.print("Aquario ");
    Serial.print(TempAqua,1);
    Serial.print(" Calha ");
    Serial.println(TempCalha,1);

delay(1000); // espera um segundo
    }

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Nuno

Entendo o que dizes... mas porque não obtens a 'TempCalha' com 1.1 em vez dos 5.0V ?

Pelo que entendo, ainda usas apenas 2 analógicas... depois com outras analógicas é que esse problema irá existir...

Também me deparei com essa questão e ainda não a ultrapassei...
    Mesmo com amostras de leitura e não apenas leitura única...

Para já, abdiquei da leitura de temperatura para ter leituras de PH e ORP correctas, pois necessitam dos 5V...

(...)

Serial.print(TempAqua,1); não será Serial.println(TempAqua,1); ?

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Para ver se eu percebo, estão a ligar a sonda de temperatura directamente ao arduino sem amplificação no meio?

Data de Ingresso
    11-06-07

- usar um sensor de pH no reactor de kalk para criar um alarme para colocar mais CaOH
    Boa, na me tinha lembrado dessa!

Data de Ingresso
    20-04-05

Boa tarde Nuno

Entendo o que dizes... mas porque não obtens a 'TempCalha' com 1.1 em vez dos 5.0V ?

Pelo que entendo, ainda usas apenas 2 analógicas... depois com outras analógicas é que esse problema irá existir...

Também me deparei com essa questão e ainda não a ultrapassei...
    Mesmo com amostras de leitura e não apenas leitura única...

Para já, abdiquei da leitura de temperatura para ter leituras de PH e ORP correctas, pois necessitam dos 5V...

(...)
    Obrigado Pedro!

Pois é...

Já dei voltas e voltas e sai sempre mal.

Estava a obter duas temperaturas com referências diferentes para comparar a precisão dos dois resultados já que os transdutores estão lado a lado no breadboard.

Cheira-me a bug... vou ver se adiro a um Forum do Arduino para ver se obtenho alguma resposta.

Pois eu também vou querer pelo menos medir o pH.

Para já isto é um conjunto de blocos que ando a construir.

Ficam como função e mais para a frente compilo uma "livraria" (sempre gostei quando lhe chamar assim, ) com as que avançarem para o projecto.

O da temper
    Serial.print(TempAqua,1); não será Serial.println(TempAqua,1); ?

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu estou a escrever na mesma linha. Há um espacito antes da palavra "Calha".

Entretanto aqui fica a função definitiva, testada há meia hora. No exemplo já faço um carriage return line feed.

/*
    Medição de temperatura com o LM35DZ.
    A função usa 1.1 V como referência analógica e faz 10 leituras eliminando os dois valores extremos devolvendo a média dos restantes 8 valores
    */

float MedeTemperatura(int Pin)
    {
    float Leituras[10]; // Array para registo de 10 leituras
    float Temperatura = 0; // Temperatura a apurar
    int i; // Contador simples
    float Maximo = -10; // Variável para registo do valor máximo das leituras
    float Minimo = 70; // Variável para registo do valor mínimo das leituras

for(i = 0; i < 10; i++) // Efectua as 10 leituras
    {
    Leituras[i] = (1.1 * analogRead(Pin) * 100.0) / 1024.0; // Obtém leituras de temperatura
    Temperatura = Temperatura + Leituras[i]; // Soma todas as leituras
    if (Leituras[i] > Maximo) // Actualiza o valor máximo
    {
    Maximo = Leituras[i];
    }
    if (Leituras[i] < Minimo) // Actualiza o valor mínimo
    {
    Minimo = Leituras[i];
    }
    }
    Temperatura = (Temperatura - Maximo - Minimo)/8.0; // Elimina os dois valores extremos e apura a média dos restantes
    return Temperatura;
    }

// EXEMPLO DO USO DA FUNÇÃO COM DOIS SENSORES

int PinTempCalha = 0; // Pin de leitura da temperatura da calha
    int PinTempAqua = 1; // Pin de leitura da temperatura do aquário

void setup()
    {
    Serial.begin(9600); // Inicializa comunicação série
    analogReference(INTERNAL1V1); // Estabelece voltagem de referência
    }

void loop()
    {
    // imprime os valores das temperaturas
    Serial.print("Temperatura da Calha ");
    Serial.println(MedeTemperatura(PinTempCalha),1);
    Serial.print("Temperatura do Aquario ");
    Serial.println(MedeTemperatura(PinTempAqua),1);

delay(5000); // Espera 5 segundos
    }

Membro
    Data de Ingresso
    20-06-11

Boas noites

O problema dos sensores é facilmente resolvido, coloca-se um ampop para amplificar a tensão da sonda de temperatura.
    Ao fim ao cabo vão ter de colocar ampops para o sensor de ph, não o podem ligar directamente ao arduino sem terem um erro muito elevado de leitura.

Um abraço

Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por AntonioSilva Ver Post
    Boas noites

O problema dos sensores é facilmente resolvido, coloca-se um ampop para amplificar a tensão da sonda de temperatura.
    Ao fim ao cabo vão ter de colocar ampops para o sensor de ph, não o podem ligar directamente ao arduino sem terem um erro muito elevado de leitura.

Um abraço
    Obrigado.

Por acaso já estava a pensar nisso devido ao tema do comprimento do fio.

Mas estou mais preocupado com eventual ruído.

A questão é que, bem vistas as coisas, admito erros de um grau centígrado desde que sistemáticos. O pior é se há ruído a perturbar algumas leituras (exemplo: bomba do repositor)...

Página 5 de 32 PrimeiroPrimeiro 12345678915 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Controlador digital DIY com LCD para calhas de LEDs
    Por Baltasar Parreira no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 45
    Último Post: 15-03-11, 23:24
  2. Um grande desafio ambientalista
    Por Pedro Ferrer no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 1
    Último Post: 02-09-09, 00:02
  3. Desafio: ligação de ventoinhas ...
    Por Edimar Oliveira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 0