Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345612 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 26 a 50 de 320

Tópico: Calha 8x80W T5 Dim - Controlada com Arduino

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Re: Calha 8x80W T5 Dim - Controlada com Arduino

Citação Postado originalmente por JoaoCAlves Ver Post
    Boas.

Obrigado.

Claro que ponho, mas para já o que tenho é código de teste, acho que não vale a pena pôr aqui ainda.

Qt a discordares, não sei se estou a entender bem o teu ponto de discordia.

Pelo que percebo, queres dizer que em relação aos XR-e é praticamente o mesmo rendimento, é isso?

Pq em relação aos XM-l e XP-g, com perdas de reflexão que nem estava a considerar, acho que as T5 ficam abaixo mesmo dos 50%.

Os XM-l apresentam perto de 160lm/W e os XP-g à volta de 135lm/W, se bem me lembro!

Os XR-e, penso que pouco passavam dos 100lm/W, mas têm a vantagem das lentes serem a 90º.
    Apenas acho que as T5 chegam aos 90 lm/w e os XM-L e os XP-G andam por pouco mais do que isso quando percorridos pela corrente que normalmente usamos. É que as eficiências máximas são conseguidas com valores na ordem dos 350 mA. Quando os puxamos muito mais eles dão cada vez menos luz por watt.
    Claro que podemos usá-los a níveis de eficiência máxima mas nesse caso temos que ter muitos mais se queremos a mesma quantidade de luz e aí, lá está,

Resumindo: nas T5 uma perda de eficiência de 50% nas montagens mais comuns continua a parecer-me muito. Ou seja: Acho que a tua calha é melhor do que aquilo que tu pensas!

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Humm, tvz tenhas razão Nuno. Mas acho que os 160lm/W no caso dos XM-L é a 700mA e não a 350, mas não tenho a certeza, não estou a verificar datasheet's.

Mas pronto, amanhã posso-te dizer qt's lux a calha está a debitar. Hoje não vou medir pq não me lembra onde arrumei o medidor.

Coloquei-a à pouco no aqua, e meus amigos, que luz!!!!!!!!!!! abuso....

Mas apanhei um cagaço antes!! pensei que tinha deitado dinheiro para a rua...

Acabei de ligar tudo, liguei os fios de controlo ao circuito, e não vai de modas. Mete lampadas e testa!

Para minha surpresa, o resultado foi este:

As lampadas nem aqueciam!!!!!!!!!! só me apeteceu chorar.....

Bom, o que tinha diferente de ontem, qd tinha testado os balastros um a um, era simplesmente o facto de já ter ligado os balastros á placa de controlo, embora tenha mantido a placa desligada ainda dos 220V.

Lá desliguei os fios de controlo de dois balastros, e voilá!!! as lampadas desses balastros foram ao máximo!

Bom, resultado, como não tenho o arduino ainda, desliguei os pinos de controlo todos, e pronto, calha a bombar a 100%.

Meti-a em cima do aqua e liguei.... e... fiquei maravilhado!!!

Mas que grande diferênça para o que tinha, brutal! vamos ver amanhã como reagem os corais.

Para já o setup de lampadas ficou assim:

Aquamedic blue
    Aquamedic reefwhite 15000ºK
    ATI Blue (esta é nova)
    Aquamedic Reefwhite 10000ºK
    Aquamedic Reefwhite 10000ºK
    ATI Blue (Nova tb)
    Aquamedic reefwhite 15000ºK
    ATI Purple (Nova tb)

Qd a bubbles receber mais lampadas, vou buscar mais uma ati blue e uma ATI especial para retirar as 10000ºk.

E vou ficar por aqui por agora, senão é um estouro em lampadas.

Vou ter ainda que comprar uns interruptores para poder desligar o circuito de controlo dos balastros sem andar a puxar fios. Pq senão, cada vez que quiser mexer no arduino, fico sem luz.

Medi o consumo da calha, e verifiquei que depois das lampadas aquecerem, o consumo vem para baixo dos 600W. Qd arrancou tava nos 634W, depois parou nos 576W.

Bom, segue mais uma fotos:

Consumos:

Amanhã, quero medir a calha em Lux, e quero ligar o meu touch e o GLCD novamente para poder testar com o arduino, hoje já não deu...

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Muito bom!!!

Ficou uma luz brutal!

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Nuno Prazeres Ver Post
    Apenas acho que as T5 chegam aos 90 lm/w e os XM-L e os XP-G andam por pouco mais do que isso quando percorridos pela corrente que normalmente usamos. É que as eficiências máximas são conseguidas com valores na ordem dos 350 mA. Quando os puxamos muito mais eles dão cada vez menos luz por watt.
    Claro que podemos usá-los a níveis de eficiência máxima mas nesse caso temos que ter muitos mais se queremos a mesma quantidade de luz e aí, lá está,

Resumindo: nas T5 uma perda de eficiência de 50% nas montagens mais comuns continua a parecer-me muito. Ou seja: Acho que a tua calha é melhor do que aquilo que tu pensas!
    Nuno ainda não estás convencido...

As t5 perdem muito mais que um led (luz a irradiar a 360º), estou convencido que com xp-g para cima tens ganhos na ordem de 50% para T5, mas isso é a minha opinião...
    já tenho os leds todos e alguma cola, ainda não chegou o resto, vou ver se consigo com menos cola..
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Já tenho o touch e os programs do arduino a funcionar novamente, em breve meto aqui os testes com o Arduino.

Entretanto medi a performance da calha, embora a maioria das lampadas tenham utlização à volta de 6-8 meses. Apenas 3 são novinhas em folha, as ATI Blue e a ATI Purple. As reefwhite 10000ºk, tem mais de ano e meio de uso. as restantes estão dentro dos 6-8 meses.

Medidas:

Fora de agua:
    10cm das lampadas - 49000lux
    superficie da agua - 44500lux

Dentro de agua:

10 cm de profundidade - 28000lux
    25 cm de profundidade - 18000lux
    areão - 12000lux.

Isto são valores médios, por causa da ondulação à superficie, os valores estam sempre a variar. Eu não os consigo ver a variar por causa do angulo de visão, mas fiz varias medidas no mesmo ponto.

A distribuição de luz está homogenea dentro do aqua, os valores que registo à frente, é praticamente igual aos de trás.

Se bem me lembro pelo topico do António, o par era os Lux/50. Se for isto, quer dizer que tenho:

240par no areão
    360par a 25cm
    560par a 10cm

vamos ver como reagem os corais!

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Olá João,

Parabéns pela construção da calha, está impecável, nem parece um DIY. O pormenor dos fios todos organizados, os acabamentos, nota-se que tens muito gosto em fazer estas coisas.

240par no areão
    360par a 25cm
    560par a 10cm
    Não sei qual é a altura do teu aquário, mas 240 PAR no areão parece-me muito pouco. Assim como 360PAR a 25cm também parece muito pouco. Já os 560par a 10cm está mais ou menos dentro do que eu acho "normal" (~600).

As lâmpadas estão muito velhas, como bem assinalaste, mas eu estava aqui a questionar-me se essa perda de eficiência não será do reflectores?
    Estás contente com os reflectores?
    Eu uso lâmpadas T5 há quase 6 anos, dou cada vez mais importância aos reflectores e à capacidade de refrigeração de uma calha. Aumenta imenso a eficiência das T5.

Um abraço,

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas Ricardo.

Antes de mais, obrigado pelo teu feedback e pelos teus comentários.

Qt á altura, o aqua tem 60cm de altura. A superficie da agua deve estar a 55cm.
    Contando com 5cm de altura de areão, diria que são 50cm de profundidade.

Qt aos reflectores, foi me dito que estes são ligeiramente piores que os de duas lampadas, mas que não era significativo. Eu olhando para o reflector, diria que é um espelho autêntico. Mas claro, não tenho como medir a performance do mesmo.

A ideia inicial era usar 4 reflectores duplos, mas depois não cabiam de forma a projectar a luz toda dentro da abertura do travamento françês o que me faria desperdiçar imensa energia em luz inutil.

Pesa tb que tenho mt agitação na superficie, e isso dificulta mt a passagem da luz.

Ainda vou fazer o teste mudando as bombas de sitio, ou simplesmente metendo-as no minimo, só mesmo para ver se afecta muito as medidas.

Alias, a circulação, estou para abrir um tópico para pedir ajuda sobre este assunto. Acho que não estou a ter sucesso na distribuição das bombas.

Depois meto foto do aqua com os valores, á semelhança do que fez o António. Acho que fica mais claro.

Qt à refrigeração, como sabes as T5 HO emitem imenso calor. No 1º dia que trabalharam o dia todo, cheguei a casa e tinha o aqua a 29.7ºc.

Ontem coloquei os 2 ventiladores que tinha, hoje fui buscar mais 2. São dos do aki, pequenos ventiladores de 15W com mola. Estão agarrados à calha por cima e a empurrar o ar quente debaixo dela.

Só com os 2 ventiladores, a temperatura subiu mt menos, ia nos 27.7 qd meti os outros 2 a pouco.

Vamos ver se conseguem agora fazer descer a temperatura. Mas se mantiver o aqua fresco, tb vou manter a calha. Ontem nem conseguia tocar nos balastros de tão quentes que tavam. Isto é o problema de agarrar os balastros aos reflectores, mas foi um compromisso, instalei-os assim para os proteger dos vapores de agua salgada que inevitavelmente iriam causar problemas com o tempo.

Eu deixei espaço dentro da extrutura para meter ventiladores dos 2 lados. Se for necessário, posso fazer isso e colocar um acrilico a fechar a caixa por baixo para criar uma coluna de ar por dentro dos reflectores.

Mas os valores que dizes que estão baixos, estás a usar como referência uma calha com o mesmo numero de lampadas de igual potência?

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Olá João,

Mas os valores que dizes que estão baixos, estás a usar como referência uma calha com o mesmo numero de lampadas de igual potência?
    A minha bitola costuma ser a calha da ATI sunpower. É a melhor e mais usada do mercado.
    Acredito que se fizeres um DIY bem feito, como é o teu caso, consegues ter valores semelhantes. O pormenor está nos reflectores e capacidade de refrigeração.

Sei que se calhar venho falar um pouco tarde de mais, e não pretendo ter nenhum efeito desmotivador, até porque tens aí um trabalho impecável. Mas a razão do meu comentário, é que se calhar por mais 120€ consegues pôr essa calha topo de gama, apropriada para qualquer tipo de coral, em praticamente qualquer posição do aquário.
    Daqui a uns tempos se algum coral morrer, ou não ficar colorido por causa de falta de luz, teria compensado fazer o investimento agora.

Dá uma olhada neste site... T5-Reflektoren

Os reflectores da ATI são óptimos, o correcto posicionamento dos ângulos conta muito.

A questão da temperatura parece fácil de resolver com algum tipo de ventilação.

De qualquer forma, se não te quiseres chatear, esses valores devem dar para a maioria dos corais, desde que coloques os mais exigentes em termos de luz mais à superfície. Até porque a questão das lâmpadas serem "velhas" pode estar a ser um factor de confusão.

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Ricardo Pinto Ver Post
    Olá João,

Parabéns pela construção da calha, está impecável, nem parece um DIY. O pormenor dos fios todos organizados, os acabamentos, nota-se que tens muito gosto em fazer estas coisas.

Não sei qual é a altura do teu aquário, mas 240 PAR no areão parece-me muito pouco. Assim como 360PAR a 25cm também parece muito pouco. Já os 560par a 10cm está mais ou menos dentro do que eu acho "normal" (~600).

As lâmpadas estão muito velhas, como bem assinalaste, mas eu estava aqui a questionar-me se essa perda de eficiência não será do reflectores?
    Estás contente com os reflectores?
    Eu uso lâmpadas T5 há quase 6 anos, dou cada vez mais importância aos reflectores e à capacidade de refrigeração de uma calha. Aumenta imenso a eficiência das T5.

Um abraço,
    Achas pouco?
    por acaso era mais ou menos o que eu antes tinha com leds+t5.
    E era insuficiente para alguns corais não todos, isto no "chão".

Agora só tenho mesmo leds, e comparativamente à minha situação os leds tinham talvez mais 50-100% de mais PAR por watt. Isto a acreditar nos valores, são correctos mas tinha t5 actinicas...não sei quanto isto deturpa os valores. Falseando para o lado dos leds.

Agora no areão devo ter para cima de 300 ou mesmo 400...
    para além de mais 33% de leds, coloquei alguns de 700 mA para 1000 mA, e claro lentes na periferia, para não sair luz para fora, desperdiçando.

A minha calha T5 era rasca, tudo DIY, tinha bons reflectores, mas o arrefecimento era alto, não porque tinha ventoinhas, mas porque estava tudo ao léu...

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Bom o prob do arrefecimento está aparentemente resolvido. Em 12horas de luz, subiu de 25.7 para 26º. Com isto dá para viver.

Tens 400 de par no areão com a calha adicional? Granda abuso...

Começei a fazer o programa de teste do arduino, mas embalei. Já começa a ter muito de final.

O RTC já tá a bumbar, vou começar agora a fazer o meu para acertar as horas.

Já meto um videozito do que está, e se quiserem o programa tb!

Para quem não tem a minima ideia de como lidar com o touch, já dá para tirar umas ideias.

Data de Ingresso
    29-03-08

Boas.

Bom o prob do arrefecimento está aparentemente resolvido. Em 12horas de luz, subiu de 25.7 para 26º. Com isto dá para viver.

Tens 400 de par no areão com a calha adicional? Granda abuso...

Começei a fazer o programa de teste do arduino, mas embalei. Já começa a ter muito de final.

O RTC já tá a bumbar, vou começar agora a fazer o meu para acertar as horas.

Já meto um videozito do que está, e se quiserem o programa tb!

Para quem não tem a minima ideia de como lidar com o touch, já dá para tirar umas ideias.
    É uma dedução subjectiva, pelo que antes tinha e agora tenho...
    tenho mais luz parece que antes tinha a meio do aquário...
    a ver se consigo que me emprestem o medidor PAR novamente.
    (PAulo Bravo podes me emprestar, novamente...?)

Eu ainda estava para implementar o GLCD mas nem te passa como tinha a sala ontem.

E queimei-me nas soldaduras...

como fiz tudo no chão da sala, sujei tudo e metia o ferro no chão...
    até fiz isto de joelhos.

devia ter um escritório ou sala de trabalho, a ver se arranjo o sotão para essas tarefas é o meu seguinte projecto.

É muita colagens e muitas soldaduras.
    fios e lixo no chão e claro queimei-me ...
    nos braços.

2 bolhas com a forma do ferro, como é 25W não é grande queimadura

Portanto agora fiquei em repouso, só programação nada de andar a soldar, e eu para meter o GLCD tinha de me meter em soldaduras...
    não é para agora...

O LCD funciona.
    programar e meter efeito de nuvens posso ainda o fazer...mas sem mexer nisto.

Mas a experiência que tive a criar isto acelerou isto, colar e meter isto a trabalhar tem muito que se diga, são bastante fios, por exemplo tenho 18 bucks...
    cada 1 funciona com 2 tensões de entrada (2 fios), e 2 de saida mais dois fios )para o circuito de leds...
    depois tenho o pwm mais um fio...

Se usar fio grosso consigo fazer com menos fios, se for do fino todos têm de ser alimentados por fios independente....eu até usei de rede, serve...
    senão o fio aquece e pode queimar.

Uma calha T5 também tem os seus problemas mas a este nivel é bastante mais fácil...

deixa ver...
    já vai em 18x2x2+18 fios , mais os fios de ligação entre leds...

soldaduras...
    são cerca de 200 pontos de soldadura, e isto esquecendo-me depois de colar cada led, são muitos leds...
    portanto T5 é mesmo mais fácil...

Agora A tua calha está de parabéns...
    lembraste da minha, t5?
    estava pendurada com correias de cachorro.

achei que ficava bem...cor vermelha e verde... de cada lado...
    HEHEHE

Portanto a tua está muito à frente.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Data de Ingresso
    11-06-07

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    lembraste da minha, t5?
    estava pendurada com correias de cachorro.
    Epa na reparei!! é porque disfarças-te bem!

Obrigado pelo elogio. Tb gosto do resultado final, mas não gosto das noites que perdi!

E agora, perco noites com o arduino!!! ontem foi às 5 da matina, e hoje, já são uma...

Tenho que largar isto, amanhã trabalha-se!!

Data de Ingresso
    11-06-07

Conforme prometido, segue código em anexo do que vêm no video.

Para usarem tal como está, precisam de um GLCD 128x64 e um touch.

Para o GLCD uso a livraria Versão 3.

A do touch, não me lembro ao certo.

Mas se precisarem digam que meto aqui as livrarias.

A do RTC é uma que se encontra facilmente. Desenvolvida por um tal de Matt Joyce.

Abraço
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Muito bom!!!!

Só não percebi como regulas a evolução da intensidade luminosa por cada balastro.

Ignorância minha, seguramente.

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas Nuno.

Ainda não está feito o código para isso.

Apenas defini o ecrãn que ajustas as variaveis temporais (start/stop) e coloquei o RTC a funcionar. O próximo passo é meter a pagina para acertar o relógio, e a seguir então, posso meter o arduino a fazer contas com o ciclo do sol.

As variaveis ainda estão só no 1º balastro, mas isso é copy/paste para os restantes.

Se reparas-te, tens lá um botão com mode, depois de seleccionar o balastro.
    Esse botão irá depois a um menu onde escolhes se queres o ciclo ou simples on/off para esse balastro. As configurações são sempre por balastro. No futuro vai-se poder dar nomes às coisas, e em vez de ser balastro1, etc, pode ser por exemplo, brancas, actinicas, azuis, etc. Como tb RB, CW, Blue para o caso dos led's.

O código é o mesmo tanto para T5 como para led's.

Mas para já, podes usar o modo manual, que era esse que me interessava para testar os balastros. Este código era para ter só isso, mas fui embalado!

Em todo o caso, serve para dar uma ideia de como fazer menus e usa-los com GLCD e touch.

Há de certeza outras formas de o fazer, esta foi a que me lembrei.

O código está tb mt sujo e ainda pouco ou nada optimizado. Para já é fazer, depois vê-se o que se pode optimizar, por exemplo agrupando funções.

Existe código repetido N vezes, que se vai poder optimizar de certeza com funções. Mas isso, fica para depois.
    Última edição por JoaoCAlves; 18-07-11 às 08:32.

Data de Ingresso
    11-06-07

Citação Postado originalmente por Ricardo Pinto Ver Post
    Olá João,

A minha bitola costuma ser a calha da ATI sunpower. É a melhor e mais usada do mercado.
    Acredito que se fizeres um DIY bem feito, como é o teu caso, consegues ter valores semelhantes. O pormenor está nos reflectores e capacidade de refrigeração.

Sei que se calhar venho falar um pouco tarde de mais, e não pretendo ter nenhum efeito desmotivador, até porque tens aí um trabalho impecável. Mas a razão do meu comentário, é que se calhar por mais 120€ consegues pôr essa calha topo de gama, apropriada para qualquer tipo de coral, em praticamente qualquer posição do aquário.
    Daqui a uns tempos se algum coral morrer, ou não ficar colorido por causa de falta de luz, teria compensado fazer o investimento agora.

Dá uma olhada neste site... T5-Reflektoren

Os reflectores da ATI são óptimos, o correcto posicionamento dos ângulos conta muito.

A questão da temperatura parece fácil de resolver com algum tipo de ventilação.

De qualquer forma, se não te quiseres chatear, esses valores devem dar para a maioria dos corais, desde que coloques os mais exigentes em termos de luz mais à superfície. Até porque a questão das lâmpadas serem "velhas" pode estar a ser um factor de confusão.
    Boas.

Esses reflectores, só pelo formato que têm, de certeza que dão mais uns "pozinhos" valentes!

A parte que está por trás da lampada não é direita, e isso faz mt diferênça, mas sinceramente, acho que assim não conseguia meter 8 lampadas no espaço que tenho. Os reflectores são individuais. É pena eles não darem as medidas completas do reflector.

Obrigado pelo link!

Data de Ingresso
    13-10-05

Tá porreiro o GUI, João! Simples e prático!

Já tive oportunidade de ver a iluminação do João, e pelo meu olhar (que vale o que vale), diria que é iluminação suficiente!

A calha está com muito bom aspecto e agora com o arduino ainda vai ficar melhor!
    Trabalho muito profissional!

João, experimentás-te no GUI trocar os brancos (ou verdes, neste caso) com os pretos? Se calhar fica melhor, não sei...

Data de Ingresso
    11-06-07

Citação Postado originalmente por Hugo Figueiredo Ver Post
    Tá porreiro o GUI, João! Simples e prático!

Já tive oportunidade de ver a iluminação do João, e pelo meu olhar (que vale o que vale), diria que é iluminação suficiente!

A calha está com muito bom aspecto e agora com o arduino ainda vai ficar melhor!
    Trabalho muito profissional!

João, experimentás-te no GUI trocar os brancos (ou verdes, neste caso) com os pretos? Se calhar fica melhor, não sei...
    Obrigado Hugo.

Como assim, inverter as cores no ecrân?

Data de Ingresso
    13-10-05

Obrigado Hugo.

Como assim, inverter as cores no ecrân?
    Em vez de meteres o fundo a branco e fazeres o texto e botões a preto, invertes.

Metes o fundo todo a preto, e desenhas texto e botões a branco!

Data de Ingresso
    11-06-07

Citação Postado originalmente por Hugo Figueiredo Ver Post
    Em vez de meteres o fundo a branco e fazeres o texto e botões a preto, invertes.

Metes o fundo todo a preto, e desenhas texto e botões a branco!
    Hummm, ok. posso experimentar para ver como fica!

Isso basta dizer que o ecrân está invertido.

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Está concluída mais uma fase.

Já acerto as horas e data pelos menus.

A seguir é o ciclo!

‪Aquacontrol with arduino. Setting RTC.‬‏ - YouTube

Data de Ingresso
    13-10-05

Boas.

Está concluída mais uma fase.

Já acerto as horas e data pelos menus.

A seguir é o ciclo!

‪Aquacontrol with arduino. Setting RTC.‬‏ - YouTube
    Tá-se a compor!

Testas-te inverter as cores?

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Não, ainda não.

Estou preocupado agora com o por a funcar, depois vêm as mariquices!

Membro Junior
    Data de Ingresso
    29-09-08

...
    Apenas defini o ecrãn que ajustas as variaveis temporais (start/stop) e coloquei o RTC a funcionar. O próximo passo é meter a pagina para acertar o relógio, e a seguir então, posso meter o arduino a fazer contas com o ciclo do sol.
    ...
    Quero é ver isso a bombar com o ciclo do sol

Está a ficar 5*

Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345612 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. AtéqueEnfim Reef
    Por RuiFeliciano no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 153
    Último Post: 09-07-11, 16:58
  2. Ajuda na escolha da calha
    Por Miguel Cortes no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 2
    Último Post: 06-05-09, 19:08
  3. Calha 6x39W T5 DIY
    Por Pedro Ferrer no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 8