Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 46

Tópico: Vortech vs. Tunze, a prova dos 9 - Artigo da Advanced Aquarist

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Vortech vs. Tunze, a prova dos 9 - Artigo da Advanced Aquarist

Viva ,

Foi publicado há poucas horas um dos melhores artigos que li nos últimos tempos:

Feature Article: Experimental Comparison of Measured Flow Output of Aquarium Propeller Pumps — Advanced Aquarist's Online Magazine

É um facto que as marcas de bombas de circulação podem anunciar o que quiserem, porque faltam-nos instrumentos para medir com precisão a capacidade anunciada.

Se uma bomba anuncia uma capacidade de mover 6000L/h, não possuímos meios para provar que isso é verdade, para além do nosso "olho".

Este artigo, escrito por aquaristas de grande nome, procurou testar as bombas mais comercializadas do mercado e verificar se a capacidade das mesmas correspondia ao que era anunciado.

Fiquei chocado, pese embora já tinha notado uma diferença, porque a Tunze foi a grande "derrotada" neste confronto. Não só se portou pior em termos de eficiência, como fugiu muito do que era supostamente anunciado.

Recomendo a leitura do artigo, mas em jeito de resumo, junto aqui neste tópico as duas figuras mais relevantes do artigo:

Figure 14. Comparison of Advertised Output Flowrates with Measured Output Flowrates

Nesta imagem podem ver como a Vortech se comportou de forma espectacular, superando os valores anunciados.
    Por outro lado, a Tunze ficou muito aquém do anunciado.

]
    Figure 15. Flow Efficiency of the Pumps Tested

Em termos de eficiência / consumo energético, continua a verificar-se a tendência de um bom comportamento das Vortech e novamente uma pobre performance das Tunze.
    Nota de destaque para as Koralia, da Hydor, que se revelaram as bombas mais eficientes em termos de consumo energético.

O artigo na generalidade parece-me muito bem escrito, os métodos estão bem pormenorizados, embora eu não perceba muito do assunto.
    Para os que acreditam em teorias de conspiração, poderíamos pensar que é um artigo feito por Americanos, logo privilegiou a marca "americana". Mas gostei muito da adenda final:

Addendum

On completion of the study, the paper was sent to Tunze and Hydor prior to this publication. Based on these results, Tunze conducted its own independent tests on the Tunze pumps and have confirmed our results. On further discussion with Tunze we do not feel the errors were deliberate attempts to mislead, but rather their misguided faith in theoretical calculations that often do not translate well into real world application and use. In light of these finding Tunze is working to remedy the situation. For any resolution on how Tunze will address this please refer to Tunze's website for more information.
    Este sim, foi um verdadeiro "murro no estômago" da Tunze. Resta-nos a esperança que com este artigo, a Tunze procure melhorar as suas bombas com conceitos inovadores - o que não tem acontecido nos últimos anos.

Veredicto final Tunze vs. Vortech? Vortech..... Sem qualquer dúvida.

Um abraço,
    Última edição por Ricardo Pinto; 13-07-11 às 18:00.

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    01-11-04

Re: Vortech vs. Tunze, a prova dos 9 - Artigo da Advanced Aquarist

Bom artigo Ricardo, obrigado.
    Por acaso tenho Vortech e Koralia embora sempre fui adepto das Tunze.

De qualquer maneira gostaria que tivessem testado as Koralia que podem ser controladas por WaveMaker já que as Vortech acabam por fazer mais barulho que o desejável, se passares dos 60% do potencial da bomba.

As Koralia são super silenciosas embora esteticamente e a nivel de potencia e controlo ainda devam um pouco para ás Vortech .

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Um artigo sem dúvida bom e interessante. Seria bom ler o que escreve a Tunze sobre o assunto... fui ao site mas não vi nada (ou não soube procurar).
    O artigo aponta para o que me parece ser uma lacuna que pode agora ser resolvida... uma norma de ensaios... futuro dirá.

Quanto a resultados ... as Koralia parecem ser de facto a melhor concebidas a todos os níveis.

Este artigo merecia ser traduzido para Português ...

Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro
    Data de Ingresso
    21-10-05

Pedro,

A resposta da Tunze já foi publicada no reefbuilders.

Atentamente,
    Pedro Peres

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Por um lado, ainda bem que não gastei uma pipa de massa nas 6205.

Por outro,é de louvar a atitude deles. Agora, aguardemos pelas correcções, e como é que eles vão fazer com os actuais clientes.

Se eles fizerem retoma das bombas antigas, é uma despesa brutal, vamos ver o que acontece.

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Pedro Miguel Peres Ver Post
    Pedro,

A resposta da Tunze já foi publicada no reefbuilders.

Atentamente,
    Pedro Peres
    Obrigado ... eu não consulto a reefbuilders mas obviamente que neste caso irei ver

Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Pedro Chouriço
    Data de Ingresso
    18-03-08

Boas!

Eu tenho desde Fevereiro 2 Vortech mp60w e estou muito satisfeito.....fazem um pouco de ruido...mas com tudo o resto (escumador....etc) nem se nota assim tanto.....

Estão ambas na mesma lateral e fazem uma corrente espectacular e muito potente em todo o aquario....e o meu aqua tem 2m x 1m x 0,85m......

Cumps

Data de Ingresso
    23-09-04

A reacção da Tunze foi a esperada, conformismo e nada de novo. Têm agora muito que trabalhar em R&D.

Quando li a primeira vez o artigo escapou-me os "Acknowledgment" = Agradecimentos

We would like to thank EcoTech Marine for providing the large aquarium and renting the equipment needed for the study. The work was performed under the technical guidance and consultation with Bill Straka and Sanjay Joshi of Penn State University. The data was collected by Mike Sandford during his summer internship at EcoTech Marine.
    Pimbaaa... Foi uma boa estratégia, investir dinheiro num estudo independente de uma Universidade. Melhor que muitas manobras de marketing infrutíferas.

Data de Ingresso
    23-09-04

Per Roger Vitko of Tunze: "I have never left anybody up the creek and I wouldn't continue to do this job if that was the situation. I value my word and my integrity too much. Give us 6 months, you will see the progress, you will see the solution, if you have an existing pump, we will take care of it."
    Xiii... Será que o tipo disse isto a "quente" ou vai mesmo cumprir? Substituir as bombas era obra.

Membro Senior Avatar de Carlos Gião
    Data de Ingresso
    06-03-06

Viva
    Interessante...mas dá que pensar, que uma empresa como a Tunze considere que é dificil criar modelos para esta avaliação, e 3 aquariofilistas americanos usem um modelo e tenham tanta segurança no mesmo que até o enviaram à tunze,, que o considerou válido!
    Teorias da conspiração à parte,pode ser que havendo unanimidade na forma de avaliar, a informação seja mais fidedigna.
    Melhor para nós consumidores.
    Cumprimentos
    Carlos Gião

Tudo tem o valor que lhe concedemos!

Data de Ingresso
    08-06-06

A Tunze está a ter uma atitude profissional e pelo que escreve está a ser proactiva numa atitude de melhoria continua que sempre teve. O meu primeiro escumador de jeito foi um tunze de superfície que na altura era inovador, hoje já não é assim e esta empresa acompanha e inova... aguardemos pois pelos 6 meses que mencionam...Pela longa e vasta experiência que têm será de esperar uma resposta à altura e a aceitação da metodologia revela inteligência técnica, empresarial. O método até poderá evoluir com o tempo, o que é saudável, mas agora coloca um marco, mais um passo no sentido da melhoria continua, do conhecimento e ninguém sabe tudo, vamos sabendo e evoluindo, a Tunze igualmente.

Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Boa noite

Venho por este meio louvar a atitude da Tunze.

A circulação do meu aquário é feita por 2x Tunze Turbelle Elecronic 7200

Uma tem 7 e a outra tem 6 anos.
    Apenas a bomba com 7 anos necessitou de um rotor...
    Baixo consumo...

Continuando...

Se fosse uma outra marca, talvez enfiasse a cabeça debaixo da areia...
    Se fosse uma outra marca, discordava do estudo...

Assim, assume a falha, publicita R&D e continua a ser Tunze.
    Não acredito que não soubessem da deturpação dos valores por si anunciados... mas é como na F1... se o túnel de vento estiver mal calibrado... todos os desenvolvimentos no carro terão um comportamento contrário aos dados recolhidos...
    Ainda para mais, neste momento a guerra de bombas 'High-Cost' é entre Vortech e Tunze, onde o mercado se encontra dividido, onde todos esperam um salto na Tunze...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post
    Boa noite

Venho por este meio louvar a atitude da Tunze.

A circulação do meu aquário é feita por 2x Tunze Turbelle Elecronic 7200

Uma tem 7 e a outra tem 6 anos.
    Apenas a bomba com 7 anos necessitou de um rotor...
    Baixo consumo...

Continuando...

Se fosse uma outra marca, talvez enfiasse a cabeça debaixo da areia...
    Se fosse uma outra marca, discordava do estudo...

Assim, assume a falha, publicita R&D e continua a ser Tunze.
    Não acredito que não soubessem da deturpação dos valores por si anunciados... mas é como na F1... se o túnel de vento estiver mal calibrado... todos os desenvolvimentos no carro terão um comportamento contrário aos dados recolhidos...
    Ainda para mais, neste momento a guerra de bombas 'High-Cost' é entre Vortech e Tunze, onde o mercado se encontra dividido, onde todos esperam um salto na Tunze...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Foram teimosos, e não quiseram evoluir...

Mas a vortech está em muitos piores lençois...
    Os chineses, podem mesmo aniquilar a vortech...

A tunze, agora tem de investir e se calhar divergir da vortech é capaz de ser boa ideia...usar menos rare earth elements...

No reefbuilders, vem lá os preços de um dos ingredientes mais importantes nas vortech, e que dá a rotação pelo vidro ao rotor...
    os chineses, depois de obrigarem á falência de n minas fora da china, com actos de dumping e baixo preço, agora como têm o monopólio, fizeram subir...

mais de 100x certos elementos, que antes o kilo estava a 1 dolar agora está 200...300 dolares...

Jogada de mestre, dumping, eliminam a concorrência, e depois UPAUPA, destroem milhares de empresas na area tecnologica....
    porque os imans não são só para motores de aquariofilia...

uma jogada de mestre...
    A vortech já veio se queixar, e para conseguirem se manter no mercado têm de cortar margens...enfim, vejo periodo dificil para vortech...

a menos que despeçam o pessoal dos USA e implantem a fábrica na china...como os chienses querem.

O preço desses materiais na china é ....centimos versus centenas de dolares fora.

agora não me venham dizer que a china não quer eclipsar o mundo ocidental, e ganhar uma guerra que parecem estar a travar...
    será que ninguém tem perspicácia para ver isto?
    Pior ainda é o socrates ir pedir para eles comprarem divida aos tugas...
    lol
    é tipo matem-me...toma lá a pistola!
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia

Não tem nada a ver o que vou escrever... mas pegando na dissertação do António Vitor... aqui na Venezuela 1L de combustível custa 1 cêntimo...
    Ou seja, mete-se 40L e gasta-se 0.40€

Incrível!

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Não sou a favor das nacionalizações, mas esses nacionalizaram o que dá lucro, nós nacionalizamos o BPN!

Já estamos a fugir do tema.

Devia sair um teste com todos os modelos da tunze. Eu tenho a 6101 e agora estou na dúvida com o real caudal daquilo.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post
    Bom dia

Não tem nada a ver o que vou escrever... mas pegando na dissertação do António Vitor... aqui na Venezuela 1L de combustível custa 1 cêntimo...
    Ou seja, mete-se 40L e gasta-se 0.40€

Incrível!

Abraço
    Pedro Ferrer
    Neodymium costs driving up prices on magnets, how will the cost be passed onto the consumer?

“The rising cost of Neodymium will quickly impact the aquarium hobby due to the common use of magnets and motors in aquarium equipment. As a non-Chinese based manufacturer we applaud the WTO for its recognition of this problem and recent ruling regarding China’s REM policies. We hope for a speedy correction in the market price of these materials,” said Tim Marks, President of EcoTech Marine.
    afinal são todos os motores, e parece que um dia vamos ver só made in china...
    e não vamos poder ter made in germany ou USA.
    Portanto não é só a tunze que está em maus lençois...também a vortech e eheim e que tais...

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    23-09-04

A Ecotech também emitiu um comunicado... claro que com outro estado de espírito

EcoTech Marine | EcoTech Marine Pumps Deliver More Flow than Promised

EcoTech Marine Pumps Deliver More Flow than Promised

New study proves that flow from the VorTech family of pumps exceeds even the company’s own advertised claims

EcoTech Marine, the company that revolutionized the reef aquarium propeller pump, is pleased to announce the results of a scientific study on flow rates published today in this month’s edition of Advanced Aquarist magazine.

Dr. Sanjay Joshi, Ph.D., professor of Industrial Engineering and Manufacturing at the Pennsylvania State University, conducted the study. He used a proven method to accurately determine the output flow of several leading aquarium propeller pumps. The study scientifically shows the entire VorTech line delivers superior flow rates far in excess of what EcoTech Marine itself was claiming in its own marketing and advertising.

The MP40, the VorTech that started it all, delivers 18.2% more than its advertised claim of 3200 GPH—netting 3781 GPH in the study.

The MP10, ideally situated for tanks smaller than 50 gallons, has an advertised flow rate of 1575 gallons per hour (GPH). The study showed a GPH of 2460—a 56.2% increase over the advertised amount.

The MP60, perfectly matched for the largest aquariums, has an advertised rate of 7500 GPH. It delivered 8509 GPH in the controlled study—an increase of 13.5% and unmatched by any other similarly sized pump in the industry

“At EcoTech Marine, we pride ourselves on delivering technologically superior products with exceptional value,” says Tim Marks, president of EcoTech Marine. “Using the most accurate equipment and technology possible to measure water flow, Dr. Joshi looked at a wide range of pumps from a variety of manufacturers. The fact the VorTech delivered superior results is a testament to our unrelenting commitment to engineering and manufacturing the most advanced products in the industry.”

In an effort to standardize the flow measurements and claims for aquarium propeller pump manufacturers, EcoTech enlisted the help of Dr. Sanjay Joshi to design an independent study utilizing the latest in analytical techniques available. To perform the study, Dr. Joshi used a Sontek 10-MHz Acoustic Doppler Velocimeter in a 350-gallon aquarium. The velocity profile of the pump exit flow was measured at a distance of one diameter downstream from the output of the pumps, and these measurements were used to determine the volume flow rate output.

“We’re very pleased with the results of the study,” said Marks. “The loyalty of EcoTech Marine customers has been rewarded. Reef aquarists purchase a pump for an expected performance, the most important of which is flow rate. We’d rather under-promise and over-deliver any day of the week to earn our customer’s loyalty.”

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Ricardo Pinto Ver Post
    A Ecotech também emitiu um comunicado... claro que com outro estado de espírito

EcoTech Marine | EcoTech Marine Pumps Deliver More Flow than Promised
    Estão a cantar de galo...
    os chineses e as suas sunsun vão lhes dar arroz...

-Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Como dizem os brasileiros: "sem querer duvidar de algumas conclusões do estudo, mas já duvidando"...

...Não posso deixar de achar estranho coisas como:

- Uma Koralia 7 gasta metade de uma koralia 5?
    - Uma Koralia 5 tem tanto fluxo como uma koralia 7? (Este sim é o ovo de colombo. O mesmo fluxo por metade do consumo?! É obra!!!)
    - A Tunze 6305, não chega a fazer 4000 GAL quando está anunciada a 8000 GAL?

E depois isto foram medições ao máximo fluxo! Quanto dura uma vortech em máximo fluxo? Tive tunzes a bombarem ao máximo 24/7 durante 3 anos, sem qualquer problema.

Se bem percebi "a coisa" das vortech, o que é caro é o controlador expeculação claro está, e o que é bom é ter aqueles modos todos de correntes e afins. Ora se é isso que é bom, medir a bomba no máximo não quer dizer muito! E a bomba até pode dar um valor absurdo de fluxo no máximo, mas não durar muito tempo se estiver sempre no máximo!

Não sei... Pareço um defensor das tunze contra as vortech, mas
    sempre usei Tunze (porque também não havia grande concorrência) e agora comprei uma MP60 para o aquário novo!

Data de Ingresso
    23-09-04

Mais algumas informações por parte da Tunze...

Roger Vitko, da Tunze, em conversa com Mike Rice do blog Reefs.com

Tunze’s Next Move | Reefs.com

As Roger put it, “there is no conclusion to be drawn as of yet. We only acknowledge that doing the same test, the same way, we get the same result, but we have a lot more to look into.”
    He also tells me that they have been working hard on this since the article came out and that “A comprehensive comparison of the pumps will be done, we will test everything, not just flow at the pump, but flow where it matters at the corals, at your reef. We will test decibels, flow pattern, flow at distance, you name it.”
    Roger simply asks that we give them a chance to figure this out before assuming anything, and I would like to ask the same. Everywhere I look people rant about how we assumed the pumps were tested well before and we should not do so again, but then aren’t we doing the same by jumping on the heals of this new method a little prematurely? We need to give time for some rebuttal before we call this one fact.

Roger also gave me some details about results they have already achieved and how they are looking to get to where they want to be. “In addition we will work on increasing the flow at the pump, we have already accomplished 3200gph from a 6105 and 4900 from a 6205, 6305 will require new parts be made and tested but they are already being designed and when I arrive 3D prints should be ready for testing. Of course getting from that to a molded part takes further time. We will test these solutions for noise, flow, power consumption, etc, before we send them out. ”
    I think it should be pretty clear that they are not trying to duck anything, so lets give them a chance to further our knowledge still about fluid dynamics in the reef tank. Lets not count one of the primo manufacturers in the industry out quite yet.
    Eheh... agora até vão testar o ruído... pois muito bem, com isto ganhamos todos nós.

Data de Ingresso
    23-09-04

Olá Hugo,

- Uma Koralia 7 gasta metade de uma koralia 5?
    - Uma Koralia 5 tem tanto fluxo como uma koralia 7? (Este sim é o ovo de colombo. O mesmo fluxo por metade do consumo?! É obra!!!)
    - A Tunze 6305, não chega a fazer 4000 GAL quando está anunciada a 8000 GAL?
    Não tenho a certeza, mas penso que a Koralia 7 e 8 são modelos mais recentes do que a 5 e 6. Provavelmente fizeram algumas modificações que permitiram um menor consumo, com maior fluxo. Essa informação já vinha de trás, a própria marca anuncia uma melhor performance, com menor consumo.

Quanto ao facto do desvio tão grande na Tunze, a justificação que a Tunze deu foi mais ou menos esta: Eles fazem testes de fluxo comparando o tempo de enchimento de um saco, logo nos modelos maiores este modelo não é prático. O que eles fizeram foi um modelo matemático teórico, e pelos vistos falharam.

Data de Ingresso
    29-03-08

Mais algumas informações por parte da Tunze...

Roger Vitko, da Tunze, em conversa com Mike Rice do blog Reefs.com

Tunze’s Next Move | Reefs.com

Eheh... agora até vão testar o ruído... pois muito bem, com isto ganhamos todos nós.
    O problema, é que usam testes diferentes, e metodologias diferentes, que nem anunciam, e dão como válidos flowrates....

O que a experiencia veio "destabilizar" foi esta prática, agora têm de anunciar como obtiveram os tais valores...outro problema é mudarem de metodologia, para parecerem bem no retrato...deveriam todos usar uma metodologia...e ponto final.

enfim, digo é que pelo que me parece e de modo subjectivo a tunze está a alguns anos de distância...

A fisica de fluidos e etc, é das coisas mais complexas da natureza, mas está bem estudada, até presumo que se consiga conceber em computador modelos ajustáveis, onde podem alterar certos parametros e ver o que acontece...
    julgo que nunca o fizeram.

-Anónimo.

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Já que toda a gente se queixa do zum zum das Vortech, seria uma jogada de mestre da Tunze encontrar também uma solução para tornar as bombas deles nas mais silenciosas do mercado.
    Outro parâmetro que me parece merecer a nossa atenção é o rácio litro/hora por euro gasto na bomba.
    Aí as Vortech deixam um pouco a desejar e as Tunze também a julgar pelos resultados do teste. O menor preço é compensado pelo menor fluxo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Nuno Prazeres Ver Post
    Já que toda a gente se queixa do zum zum das Vortech, seria uma jogada de mestre da Tunze encontrar também uma solução para tornar as bombas deles nas mais silenciosas do mercado.
    Outro parâmetro que me parece merecer a nossa atenção é o rácio litro/hora por euro gasto na bomba.
    Aí as Vortech deixam um pouco a desejar e as Tunze também a julgar pelos resultados do teste. O menor preço é compensado pelo menor fluxo.
    As tunze fazem menos barulho, porque estão dentro de água, támbém aquecem mais a água....há vantagens e desvantagens, eles que não procurem só as vantagens...

-Anónimo.

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    As tunze fazem menos barulho, porque estão dentro de água, támbém aquecem mais a água....há vantagens e desvantagens, eles que não procurem só as vantagens...
    Pois mas da fama de fazer publicidade enganosa já não se livram.
    Aliás podem inventar as justificações que quiserem sobre a metodologia técnica dos testes de fluxo mas é uma vergonha que uma marca supostamente lider não consiga avaliar os próprios produtos quando as outras todas o fizeram com bastante mais rigor.

Uma reputação demora anos a construir e segundos a destruir.

É aquela velha coisa do: "I am already number one so why try harder?"

Toda a gente sabe que é um princípio de ouro dos negócios que mais difícil que chegar ao topo é ficar por lá.
    Acho que a Tunze está a perceber isso daí a agressividade financeira que está a colocar na reacção a este "o Rei vai nu".
    Desenvolver e depois distribuir uma solução técnica gratuíta para melhorar os produtos que já estão em uso é de facto corajoso e de louvar.
    Agora isso foi uma medida desesperada tomada na mesma reunião em que despediram o engenheiro responsável pelo desenvolvimento e/ou pelo teste.

Eu tenho uma 6200 que, dizem eles, faz 12000 l/h.

Acho que lhes vou mandar um mail a perguntar se esses 12000 l/h foram calculados da mesma forma que o fluxo destas novas bombas porque se assim foi andei a ser enganado 6 anos.

Porque raio é que os clientes mais antigos devem ser discriminados se até foram prejudicados durante mais tempo?

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem