Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 90

Tópico: PWM nas Meanwell

Lojista Avatar de Baltasar Parreira
    Data de Ingresso
    28-09-05

PWM nas Meanwell

Deixo aqui alguma informação que poderá ser útil para quem está ou vai usar fontes de alimentação Meanwell em vez de drivers/bucks devido a estas já terem internamente regulação de corrente constante logo desempenharem a mesma função.

O circuito que deixo aqui tanto serve para usar directamente controlando os leds bem como com uma fonte adicional de 10V DC controlar as Meanwell que têm PWM incorporado devido ao mesmo ser de 0v-10V.

Saliento para já que mesmo que a vossa Meanwell tenha PWM que é mais vantajoso não usar e utilizar este mesmo circuito para ligar entre a saída dela e os leds e passo a explicar porquê.

Se virem bem este gráfico da curva PWM de uma Meanwell e aqui vou usar como exemplo a vulgar e muito usada serie ELN-60 versão P, portanto com PWM digital (PDF original com esta informacao):

ora como podem ver entre 0% e 11% de Duty Cycle vão ter sempre 0% de corrente fornecida aos leds ou seja estarão apagados e a partir dos 11% salta logo para 15% de corrente ou seja resumindo o arranque de fade nunca será suave no inicio e consoante o tipo de leds poderão até nem ter um DIM muito baixo pois estando o led apagado salta logo para um estado de muita intensidade.

Ora isto melhora um pouco no caso da versão D destas mesmo Meanwell, esta versão faz PWM por variação de voltagem de 0V-10V nos seu terminais e não por input de sinal PWM digital, aqui fica o gráfico para esta (mesmo PDF original com esta informacao)::

como vêm aqui já conseguimos estando o led apagado um salto menor de só para 5% de corrente fornecida ao mesmo dando um input de cerca de 0.9V permitindo assim um arranque DIM mais suave.

Como referi no inicio este esquema que aqui apresento pode servir tanto para as versões P como D e ser usado para em função do sinal PWM do Arduino criar um sinal PWM de 0V-10V aceite pela Meanwell no caso do modelo P ou fazer uma variação de voltagem de 0V -10V no caso do modelo D bastando ligar na sua entrada um fonte de 10V DC.
    No entanto e como referido devido aos pequeno problemas da impossibilidade de regulação DIM nos valores baixos na minha opinião deverá ser ignorado o controle PWM interno das próprias Meanwell e ligado entre a saída destas e os leds em si a controlar, assim para alem de evitar a aquisição de outra fonte de 10VDC tem uma variação de DIM 100% suave aceitando o sinal PWM directo vindo do arduino.

Aqui fica o esquema e como podem multiplicar de um só pino PWM do arduino para N drivers/Meanwells consoante a quantidade de leds que têm.
    A limitação está na voltagem e amperagem que o vosso circuito de leds irá consumir que não poderá ser superior ao que o MOSFET usado tem, limite esse que neste caso para o modelo utilizado anda na casa dos 55V e 29A que penso seja mais que suficiente para todos os casos.

As resistências pull up de 10K a massa servem para manter os MOSFETS apagados pois ao ligarem a alimentação do Arduino o mesmo não tem valores 0 de PWM imediato e teriam um clarão rápido dos leds a ligar antes de estes pinos estabilizarem com valores a 0 por defeito.
    As resistência de 100 OHM servem para desmultiplicar de uma só saída PWM poderem ligar N circuitos (MOSFET's para N leds cada um).

Ok espero ter ajudar a tirar algumas duvidas e como podem tirar melhor partido das vossas Meanwell se quiserem um DIM suave e perfeito.
    Última edição por Baltasar Parreira; 18-08-11 às 11:48.

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Re: PWM nas Meanwell

Já tinha experimentado essa solução exacta (recomendada precisamente pelo Baltasar) para já com uma ventoinha de PC a 12v fazer as vezes do Mean Well e o circuito funciona na perfeição com os 5V do Arduino.

Devo é dizer que as duas resistências são absolutamente críticas. Sem elas tive resultados menos correctos apesar de usar o mesmo software. Por exemplo se mandava um valor elevado para o pin de controlo e depois o baixava para zero a ventoinha continuava a rodar embora mais lentamente.

Comprei uns quantos mosfets desses. Também espero usar um para me accionar o repositor.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Caro Baltasar, mto orbigado pela sua ajuda.

Como nao entendo muito de eletronica, fiquei com algumas duvidas, vc teria uma foto
    Deste circuito montada para que eu entenda melhor?

Obrigado,

Evandro

Data de Ingresso
    28-09-05

Não Evandro só tenho mesmo este esquema, mas penso que fotografias disto montando ainda era pior pois não vias nada das ligações.

Todos os componentes usados são muito simples, deixo aqui o pinout do MOSFET que poderá ser o mais confuso para quem não conhece bem.

G = Gate
    D = Drain
    S = Source

:: O meu nano reef (Balta's Piece of Paradise ) ::

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Obrigado Baltasar,

É que são tantas ligações que me confundo todo.

O que acha deste esquema? Funcionaria?

Muito obrigado novamente,

Evandro

Data de Ingresso
    28-09-05

Sim funciona no caso de quereres usar mesmo o controle PWM da Meanwell que tem as desvantagens que referi, ou seja não vais conseguir para valores baixos de PWM ter corrente nos leds.

Esse chip não deixa de ser 2 MOSFETS dentro desse package para correntes e amperagens muito mais baixas, mas para controlar só os 10V a entrar no PWM da Meanwell serve perfeitamente.

Eu só adicionaria as resistências a saída do Arduino e as de pull up para não ter flashes nos leds quando se liga a fonte de alimentação.

Atenção o boneco da ligação ás Meanwell não está 100% correcto, para alem de faltar a ligação ao negativo da fonte a elas as entradas assinaladas são ambas positivas nas Meanwell.

No entanto normalmente o que se comuta é sempre o negativo indo o positivo directo à fonte, mas não conheço esse chip e pode ter outra polaridade pois existe os N-Channel e os P-Channel.

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Atenção que com essas resistências no lm317, só vais ter 9.58V à saida.

segundo a formula:

vout=1.25(1+R2/R1)

vout=1.25(1+10000/1500) = 9.58V

se for:

vout=1.25(1+10000/1200) = 11.6V

Colocando o R2 de 10k como potênciometro, já permite depois ajustar para os 10V!

Ou seja,

R1 = 1.2K
    R2 = Pot 10K

Falta tb um condensador de 100nf na entrada do lm e um de 1uf na saida. Mesmo utilizando uma fonte de 12V estabilizada, é conveniente colocar.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Obrigado Baltasar e Joao,

Irei tentar fazer o modelo que o Baltasar passou entao, tomara que eu consiga .

Qualquer coisa entro em contato para tirar alguma dúvida.

abraço.

Evandro

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Baltasar, se me permite vou postando meu andamento e também tirando minhas dúvidas assim poderemos ajudar mais usuário leigos como eu, hehe.

Abaixo foto dos componentes que comprei agora.

Se estiver algo errado me corrija por favor.

Grato,

Evandro

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Baltasar, Joao e demais que possam me ajudar, segue um rascunho de como eu estou achando que devo fazer as ligações, me corrijam por favor se eu estiver errado, hehe, lembrando que o meu driver é o ELN-60-48P.

Obrigado,

Evandro
    Última edição por Evandro_Contato; 19-08-11 às 23:54.

Data de Ingresso
    28-09-05

Evandro, aproveitando a tua imagem este é o esquema das ligações mais correctas.

Repara que todas as massas (negativo) quer do Arduino quer da fonte de 10V estão ligadas entre si, da forma que tinhas e porque não sabemos que correntes vão passar nos MOSFET embora todos os pontos fossem de massa não passa nada por dentro do PCB do Arduino e o negativo da fonte vai directo aos MOSFETS fazendo assim uma ligação mais estável. Claro que o teu esquema funcionaria mas com o risco de se passar uma amperagem superior poder danificar alguma coisa no Arduino em si.

Assim ficas com mais pinos de saída GND do arduino para ligares outras coisas tipo a alimentação de um RTC caso tenhas, etc.
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Bom dia Baltasar, muito obrigado pela sua ajuda, se me autorizar, depois vou colocar esses detalhes nos fóruns daqui do Brasil para ajudar a quem tiver dúvidas também.

Uma última dúvida sobre a ligação no mofest, o desenho abaixo está correto?

Obrigado,

Evandro

Data de Ingresso
    28-09-05

Não está errado, usa a imagem que tinha colocado num post anterior, esta:

Aqui tens o símbolo com os nomes dos pinos ao lado dos pinos reais.
    Se vires no meu esquema o mesmo símbolo percebes facilmente como tens de ligar ao MOSFET.

Claro que podes divulgar, os fóruns servem para isto mesmo e para nos ajudar-mos uns aos outros.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Bom dia Pessoal,

Baltasar a princípio funcionou corretamente , o que reparei mesmo é que apenas quando se chega a uns 10, 11% é que os leds se acendem.

Reparei que o driver mesmo estando sem pulso fica com uma voltagem de 16V não sei se isso é normal, medi com um multimetro.

Minha ligação ficou da seguinte maneira.

agradeço a sua atenção,

Evandro

Data de Ingresso
    28-09-05

Evandro, tens isso trocado de novo o PWM é que passa e liga a resistência de 100 OHM a de 10K é que vai a massa (GND).

Depois como expliquei é normal só acender depois dos 11% tal como mostra os gráficos de PWM das Meanwell elas não suportam valores inferiores e nunca vai ligar os leds abaixo disso.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Obrigado Baltasar,

Corrigindo, e peço desculpas pelo excesso de dúvidas.

Data de Ingresso
    28-09-05

Está correcto agora.

Presumo que os fios cinza (negativo) e azul na Meanwell sejam os terminais de controlo PWM dela, correcto?

Agora se queres ter uma variação mesmo de 0 a 100% nos leds ligas o circuito directo assim (usando a tua imagem):

Desta forma não precisas da fonte de alimentação de 10V a regulação PWM é feita pelo meu circuito que serve de driver.
    Só tens de regular a Meanwell para a voltagem e amperagem que os leds em serie vão precisar.
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Correto baltasar, cinza é o branco PWM da meanwell e o azul o azul da meanwell.

Baltasar, você é o cara mesmo, hehe, mto obrigado, vou tentar fazer do jeito que mostrou agora.

O PWM (azul e branco do meanwell) ficará "desligado" daí? Ou seja, não ligo mais nada nos fios dele?.

Irei ligar o máximo que o driver suporta, 14 leds em série.

grato novamente,

Evandro

Data de Ingresso
    28-09-05

Correcto os terminais PWM da Meanwell ficam desligados e a fonte de 10V não é precisa.

Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por Baltasar Parreira Ver Post
    Correcto os terminais PWM da Meanwell ficam desligados e a fonte de 10V não é precisa.
    E o fet aguenta-se com 48 volts a atravessá-lo a 1 ampere?

Não percebo nada disto mas penso que há limites de tensão da source para o drain.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Nuno,

Se eu não me engano, pelas especificações do IRFZ34 o limite é de 60V 30A.

Data de Ingresso
    20-04-05

Boas!

Fiz um prototipozito com um CREE XR-E e uma fonte não regulada e estou a obter um resultado meio estranho com duty-cycles baixos.

Fazendo por exemplo analogWrite(LedPin, 4) obtenho uma cintilação muito grande e visível. Eu sei que é 1,5% do máximo mas... o objectivo deste esquema é precisamente poder operar nessas regiões sem saltos bruscos.

Só para cima de 10% a 15% do máximo obtenho uma luz que me parece estável visto pelo meu olho.

Ou seja: não estou a conseguir replicar neste protótipo a vantagem de se poder dispor de controlo PWM nos primeiros 5 a 10% do máximo.

Resta dizer que estou a usar o IFRZ44N.

Data de Ingresso
    28-09-05

Correcto Evandro para o IRFZ34 é:

Vdss = 60V
    Id = 30A

Podem ver aqui no PDF oficial

Mas, se usarem o IRFZ34N é só:

Vdss = 55V
    Id = 29A

PDF oficial para este

A versão N é da quinta geração ao contrario da normal que é só de terceira, tens vantagens principalmente para trabalhar com sinais TTL (PWM do Arduino), comparem os PDF's e vejam.

Nuno como tens isso ligado?
    Que fonte estás a usar?
    Sabes que a fontes que com o "ripple" (frequência parasita) devolvido para trás pelo led tem comportamentos estranhos.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Humm, entendi Baltasar, o que eu comprei é o IRFZ34, será que irei ter problemas para fazer este novo esquema você me passou ligando direto os leds sem usar a fonte de 10V ?

Obrigado,

Evandro

Data de Ingresso
    28-09-05

Não sem qualquer problema, a versão nova é só uma evolução do anterior mas não vai influenciar em nada para esse esquema.

Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Leds CREE XM-L
    Por Nuno Prazeres no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 545
    Último Post: 07-03-12, 02:40
  2. Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Finalizado - Fts pg 9
    Por Fabricio Fonseca no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 226
    Último Post: 21-06-11, 21:49

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem