Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 26 a 50 de 90

Tópico: PWM nas Meanwell

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Re: PWM nas Meanwell

Citação Postado originalmente por Baltasar Parreira Ver Post
    Nuno como tens isso ligado?
    Que fonte estás a usar?
    Sabes que a fontes que com o "ripple" (frequência parasita) devolvido para trás pelo led tem comportamentos estranhos.
    Estou a usar um carregador de telemóvel...

Engraçado...

Comentei tudo no código.

Deixei apenas uma instrução de analogWrite com um valor de 1 e ele não cintila...

Agora se ando por lá com delays e a fazer variar duty cycles aí volta a cintilar.

Lojista Avatar de Baltasar Parreira
    Data de Ingresso
    28-09-05

Que pino do Arduino estás a usar?

Alguns pinos estão relacionados com os interrupts internos, embora nunca tenha encontrado nenhum problema, se postares o código total como estás a fazer posso ver se alguma está menos correcta.

:: O meu nano reef (Balta's Piece of Paradise ) ::

Data de Ingresso
    20-04-05

Que pino do Arduino estás a usar?

Alguns pinos estão relacionados com os interrupts internos, embora nunca tenha encontrado nenhum problema, se postares o código total como estás a fazer posso ver se alguma está menos correcta.
    Obrigado!

Estou a usar o pino 3.

Já tinha mandado o código à vida mas era mais ou menos isto:

void setup() {
    pinMode(3, OUTPUT);
    }

void loop() {
    analogWrite(3, 255);
    delay(5000);
    analogWrite(3, 128);
    delay(5000);
    analogWrite(3, 4);
    delay(5000);
    }

Vou mudar para o 12 a ver se acontece algo diferente. Com este código, este pin e com o pwm de 4 o led treme ainda mais que o Kadaffi deve estar a tremer nesta altura

Data de Ingresso
    28-09-05

Pois Nuno isso deveria funcionar normalíssimo, ou o circuito puxa demasiado da fonte e à oscilações pois não é muito estável ou não sei.

O que me referia é mais a estes sintomas:
    Notes and Known Issues

The PWM outputs generated on pins 5 and 6 will have higher-than-expected duty cycles. This is because of interactions with the millis() and delay() functions, which share the same internal timer used to generate those PWM outputs. This will be noticed mostly on low duty-cycle settings (e.g 0 - 10) and may result in a value of 0 not fully turning off the output on pins 5 and 6.

Data de Ingresso
    20-04-05

Tenho que ver como é que ele se comporta com outra fonte.

Temtei por um díodo em reverse em paralelo para ver se acontecia alguma coisa mas não deu em nada...

Também meti um condensador e esse sim reduziu ligeiramente.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Correcto os terminais PWM da Meanwell ficam desligados e a fonte de 10V não é precisa.
    Bom dia Baltasar, fiz o teste em casa conforme você me falou, porém não deu certo, a fonte não passa de 22V mesmo regulando o SRV1 . Será que não é porque não tem o pulso PWM ?

grato,

Evandro

Data de Ingresso
    28-09-05

Boas, o SVR1 não faz qualquer efeito se o SRV2 que regula a amperagem foi mexido, isso significa que para os amperes regulados pelo SRV2 os leds que tens ligados só consomem 22V, pois a Meanwell auto regula a voltagem de saída.

Para poderes regular a voltagem pelo SVR1 tens de ter o SVR2 no máximo ou seja estas a mandar a amperagem máxima que essa fonte pode dar para os leds, no caso da tua ELN-60-48 seria de 1.3A, o que não é bom pois vão queimar se não aceitarem trabalhar com essas correntes.

Quais são as especificações dos leds que tens?

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Boas, o SVR1 não faz qualquer efeito se o SRV2 que regula a amperagem foi mexido, isso significa que para os amperes regulados pelo SRV2 os leds que tens ligados só consomem 22V, pois a Meanwell auto regula a voltagem de saída.

Para poderes regular a voltagem pelo SVR1 tens de ter o SVR2 no máximo ou seja estas a mandar a amperagem máxima que essa fonte pode dar para os leds, no caso da tua ELN-60-48 seria de 1.3A, o que não é bom pois vão queimar se não aceitarem trabalhar com essas correntes.

Quais são as especificações dos leds que tens?
    Obrigado Baltasar, meus leds são CREE XP-E Royal Blue e Cree XP-G Cool White, vou ligar ambos separados os azuis em um driver e os brancos em outros drivers.

grato novamente,

Evandro

Data de Ingresso
    28-09-05

Evandro, sorry os terminais da Meanwell tem de estar ligados, mas como queres que a fonte dê sempre o máximo só lá tens de por os 10V sempre ligados, descobri isso agora no PDF técnico dele que diz o seguinte:

"When there is no signal sending to the control wires (open circuit between the two control wires), the power supply
    unit will operate as 0V (D-type) or 0% duty (P-type) of input signal and hence the output current will be zero."

Quanto aos leds que usas tens estes parâmetros e como eu faria:

XP-E = Max 3.5V @1A eu ponha 0.7A para não estar no redline e a voltagem a fonte irá auto regular como disse.

XP-G = Max 3.3V @1A eu ponha 0.7A pelos motivos mencionados no anterior.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    23-05-09

Evandro, sorry os terminais da Meanwell tem de estar ligados, mas como queres que a fonte dê sempre o máximo só lá tens de por os 10V sempre ligados, descobri isso agora no PDF técnico dele que diz o seguinte:

"When there is no signal sending to the control wires (open circuit between the two control wires), the power supply
    unit will operate as 0V (D-type) or 0% duty (P-type) of input signal and hence the output current will be zero."

XP-E = Max 3.5V @1A eu ponha 0.7A para não estar no redline e a voltagem a fonte irá auto regular como disse.

Imagina Baltasar sem problemas , você me ajudou e muito, se não fosse você eu não teria nem conseguido ligar os driver até agora, hehe.

É muito bom saber que ainda existem pessoas como você, que ajudam os demais. Eu postei alguns detalhes de minha montagem no reefcorner.org, e fui perguntado se iria disponibilizar o código fonte do arduino, com certeza vou e vou colocar todos estes detalhes que você me ajudou .

Muito obrigado, e vou seguir seus conselhos para os leds .

Evandro

Data de Ingresso
    20-04-05

Evandro,

Caso não tenha uma fonte de 10v, uma bateria de 9 volts serve a função perfeitamente e como aquilo puxa muito pouco dura uma eternidade. Mas é melhor arranjar mesmo uma fonte se possível regulada por exemplo por um 7810.

Como não irá usar a corrente máxima, ter só 9 volts em vez de 10 não trará problemas. É meter a pilha e depois montar um amperímetro em série e ir rodando o pot da intensidade a partir do mínimo até aos 700mA. Convém depois deixar o sistema aquecer até à temperatura de funcionamente e voltar a medir.

Um abraço

Data de Ingresso
    20-04-05

Amanhã vou testar esta solução com esta fonte, 8 leds de 3w, o IRFZ44N e as duas resistências.

Depois publico conclusões.

Entretanto fiz um módulo que transforma o pwm de 5V do Arduino no pwm das Mean Well (a 10V). Logo que o teste com 20 XM-L escrevo momo se compotou.

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde Nuno

Tenho uma fonte igual a essa!
    Foi a 1a fonte que adquiri, de modo a testar os bucks de 700mA com 8 leds Royal Blue da Cree, antes de avançar no projecto.

Posso-te dizer que a fonte faz ruído (sonoro) quando o PWM está abaixo dos 100%.
    Pelo menos foi o que me pareceu em Set/Out. do ano passado...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    20-04-05

Como uma desgraça nunca vem só, depois de ter perdido o aquário chegou a vez do portátil.

O meu Arduino tinha desde ontem um código simples que manda um pwm de 255 para o pino 8.

Foi a única coisa que deu para testar e com bons resultados. Dimming não dá mesmo porque presentemente não consigo mandar código para o arduino.

Data de Ingresso
    20-04-05

Consegui convencer a minha mulher a emprestar-me o portátil dela e finalmente testei o pwm via IFRZ44N directamente à saída duma fonte de intensidade regulada.

Conclusões:

1 - Funciona sem o ruído que o Pedro experimentou.

2 - O Fet não aquece de todo

3 - O dimming é perfeitamente perceptível até aos 40/50% mas de 50 para cima confesso que começo a ter dificuldades em notar diferenças de intensidade luminosa - fiz um ciclo a saltar do pwm de 225 para 255 e mal noto a diferença, dos 240 para os 255 parece a mesma intensidade de luz.

Data de Ingresso
    28-09-05

Nuno tenta regular a voltagem da fonte para uma mais perto do total de consumo dos leds, o que pode estar a acontecer é que o LED trabalha de X a Y e a partir de determinada voltagem apesar de ele poder estar dentro da voltagem de serviço pode ser já numa que não aumente em nada os seus lumens, dai não notares diferença.

Mas embora se note ligeiramente até aos 100% não sei bem a pouca diferença que notas se tem comparação, o importante é mesmo os valores baixos para depois assim poderes fazer um bom dimming e assim não teres um clarão de luz logo a entrar a matar.

De facto a nossa vista pode já a partir de certa intensidade de luz do led perceber a diferença mas ela está lá, os leds (estes) tem uma luz tão forte que nem se deve olhar à vista desarmada directo.

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Nuno, é normal aqui acontece o mesmo...

Não somos como os gatos, mas temos também células sensiveis à luz para o periodo nocturno, com sensibilidade perto dos 500 nm (cyan?), mas atenção estas células não tem nada a ver com a nossa visão colorida...apenas usamos para situações de baixa intensidade.

Os nossos cerebros depois descodificam isso como luz branca.

curiosamente quer os peixes quer as aves têm mais receptores cónicos (essas sim, celulas que servem para a visão colorida) para mais cores que nós.

ou seja uma tv com o sinal RGB parece estranha para um cão que só tem 2 cones diferentes(celulas para ver cor) (visão dicromática), mas também para algumas aves que julgo que têm sensibilidade a 4 cores, e alguns peixes mesmo 5...pentacromática.

essas celulas são fácilmente saturadas, e depois vês tudo iguall
    mais uma vez servem para luz de baixa intensidade.
    calculo que seja algo deste estilo que esteja a acontecer.

E mesmo os receptores RGB, são também fácilmente saturados...
    atenção não olhes para os leds directamente.
    com os xm-l então ainda terás de ter mais cuidado.
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Boas!

Infelizmente não consigo mexer na fonte quer na intensidade quer na tensão.

Recapitulando, (e que me perdoem os menos vocacionados para a matemática ) o efeito que o meu olho percebeu (olhando para uma parede para onde tinha os leds apontados) seria descrito graficamente, considerando o eixo dos X de 0 a 255 e o dos Y com a intensidade luminosa, por uma curva monótona crescente a tender assintoticamente para o máximo. Muito inclinada no início e quase horizontal no final (tipo ramo de hipérbole).

Faltou dizer que o efeito de cintilação que encontrei na primeira experiência com apenas um XR-E com fonte não regulada não se fez notar.

António, o que mencionas é algo que sempre me intrigou face ao pwm. Será que a frequência da onda quadrada que para nós é indetectável não será perceptível para alguns seres que tenhamos no aquário que nesse caso sentiriam um stress com a luz equivalente ao que nós sentimos quando apanhamos uma daquelas lâmpadas fluorescentes avariadas em que a luz parece que treme?

Dizem que um colibri consegue ver as asas doutro colibri a bater. Um colibri no cinema não vê um filme, vê uma apresentação de slides. Diria então que dependendo da frequência do pwm, um colibri possivelmente sentir-se-á numa discoteca sem música debaixo deste dimming.

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Nuno Prazeres Ver Post
    Boas!

Infelizmente não consigo mexer na fonte quer na intensidade quer na tensão.

Recapitulando, (e que me perdoem os menos vocacionados para a matemática ) o efeito que o meu olho percebeu (olhando para uma parede para onde tinha os leds apontados) seria descrito graficamente, considerando o eixo dos X de 0 a 255 e o dos Y com a intensidade luminosa, por uma curva monótona crescente a tender assintoticamente para o máximo. Muito inclinada no início e quase horizontal no final (tipo ramo de hipérbole).

Faltou dizer que o efeito de cintilação que encontrei na primeira experiência com apenas um XR-E com fonte não regulada não se fez notar.

António, o que mencionas é algo que sempre me intrigou face ao pwm. Será que a frequência da onda quadrada que para nós é indetectável não será perceptível para alguns seres que tenhamos no aquário que nesse caso sentiriam um stress com a luz equivalente ao que nós sentimos quando apanhamos uma daquelas lâmpadas fluorescentes avariadas em que a luz parece que treme?

Dizem que um colibri consegue ver as asas doutro colibri a bater. Um colibri no cinema não vê um filme, vê uma apresentação de slides. Diria então que dependendo da frequência do pwm, um colibri possivelmente sentir-se-á numa discoteca sem música debaixo deste dimming.
    Nos peixes que cá tenho anda tudo na maior...mesmo com o pwm mais baixo...
    Se bem porque têm cerebros mais pequenos o processamento é mais rápido, diria, não têm de atravessar o cérebro todo (nos humanos é na zona da nuca o processamento visual)...mas como os impulso são eléctricos (ás vezes) não será por ai...estamos a fazer da velocidade da luz, o problema é que também é quimico...não sei...
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    28-09-05

Sim, já tenho leds no aquario desdo o inicio da montangem, o que saó para ai cerca de 4 ou mais anos e nunca tive stress de peixes ou outros seres vivos devido a usar PWM.
    Todos os dias tenho varias intensidades de PWM no nascer do sol e por do sol simulado quer nas nuvens que passam aleatoriamente de X em X tempo, o mesmo nas fases da lua (moonlight) que todos os dias tambem tem uma percentagem diferente de PWM em funcao do calendário.

Data de Ingresso
    20-04-05

Mais uma achega...

O mar tem um "pwm permanente" se bem que de frequência mais irregular que é nada mais nada menos o efeito de convergência/divergência causado pela ondulação à superfície da água.

Lembro-me de ler que este efeito consegue expor durante tempos infinitésimos a superfície dum coral a até 50x a intensidade luminosa média.

O mesmo estudo defendia que provavelmente este efeito consegue ser aproveitado pelas algas simbióticas dos seres que temos nos nossos aquários sendo eventualmente benéfico.

Tomando esta hipótese como boa, o pwm dos leds até pode ser que seja melhor do que regular pura e simplesmente a intensidade.

Membro Senior
    Data de Ingresso
    31-03-11

Baltasar, boa tarde!
    Poderia corrigir o último desenho que postou com a correção do problema citado acima?

Desculpe-me mas, não entendo nada de eletrônica só de construção civil.
    Grato.
    Fernando Garcia

Data de Ingresso
    28-09-05

O desenho está certo só tem de nos terminais de PWM da Meanwell ter sempre 10V fixos, caso contrario ela não deita voltagem nenhuma para fora.

As saídas da Meanwell no desenho são as de output para alimentar mesmo os leds.

Membro Senior
    Data de Ingresso
    31-03-11

O desenho está certo só tem de nos terminais de PWM da Meanwell ter sempre 10V fixos, caso contrario ela não deita voltagem nenhuma para fora.

As saídas da Meanwell no desenho são as de output para alimentar mesmo os leds.
    É isto que quiz dizer?

Obrigado pela atenção.
    Fernando Garcia

Data de Ingresso
    28-09-05

Correcto é isso mesmo. Assim a Meanwell tem sempre nos terminais dela +V e -V a corrente máxima regulada nos potenciómetros internos.

Depois os MOSFET (o outro esquema) é que fazem a regulação e variação DIM dos leds ligados.

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Leds CREE XM-L
    Por Nuno Prazeres no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 545
    Último Post: 07-03-12, 01:40
  2. Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Finalizado - Fts pg 9
    Por Fabricio Fonseca no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 226
    Último Post: 21-06-11, 20:49

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem