Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 47

Tópico: FF's REEF

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

FF's REEF

Boa tarde,
    Venho desta forma partilhar a minha experiencia nos aquários de água salgada bem como o meu novo projecto.
    Actualmente tenho um aquário cubo, com 70x70x70, com corais moles, sps e lps. Os corais cresceram e a vontade de introduzir mais peixes está condicionada por razões óbvias:

Durante quase dois anos a evoluir com alguns erros neste pequeno habitat de 300L, resolvi expandir o hobby para um aquário maior. Aqui ficam os dados do futuro projecto:

Setup futuro projecto
    Aquário: Aquário 160x60x70 670L brutos, com coluna seca e dois furos, com durso. (Será manufacturado pela SCALARE).
    Estrutura: 160x60x80 em aço galvanizado, (manufacturado pela Aquahobby)
    Sump: 100x50x30 brutos (será manufacturado pela Scalare)
    Retorno:Eheim 1260 2400l/h (Já adquirida a um membro do Forum)
    Iluminação: Será toda em tecnologia led de última geração. Há procura no mercado da melhor relação lux/PAR Vs preço
    Escumador: Deltec TC 2560 (Já adquirido a um membro do Forum)
    Circulação: Vorthec MP40 W ES,( já existente do aquário actual)
    Substrato: 3/4 cm de Areão de coral de 2mm ou live sand
    Filtragem: 1- 40kg Rocha Viva, já existente do aquário actual
    2- Reactor com biopearls, já existente do aquário actual.
    Aquecimento: termóstato 300W ( já existente do aquário actual)
    Reposição: Reactor de Kalk Aquamedic 1000, com bomba de reposição automática de Tunze.( já existente do aquário actual)
    Reactor de Cálcio: Blau Aquaristic 1000L CR 100 de câmara dupla (2000L), com media DELTEC HYCARB special. ( já existente do aquário actual)
    Refrigerador: Hailea HC-150A ( já existente do aquário actual)
    Suplementos: 1 -Amino Acid Korallen-zucht
    2- Trace elements Korallen-zucht
    3- Zeostart2
    3 – Zeobak
    5 – Coral vitalizer
    6 – Phytoplankton Brightwell

O futuro projecto será baseado essencialmente num layout minimalista, maioritariamente com sps, alguns lps e zoantus, parecido com este:

A estrutura já chegou, mas continuou à espera do aqua.

Neste momento estou a arquitectar um sistema de reposição de água que não necessite de depósito, não ficando condicionado à autonomia do mesmo. Já encomendei uma válvula solenoide para o sistema push fit da osmose inversa da marca tunze.

Assim que chegar é só substituir a bomba de água do osmolator tunze pela solenoide e fazer as ligações de tomada de água e esgoto.

Deixo também algumas fotos do escumador e bomba de retorno.

Agradeço criticas e espero que gostem.

Cumps

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Re: FF's REEF

Parabéns! Parece-me um projecto muito bem planeado. A escolha do material parece-me muito bem.

Como sugestões:

1) Se queres fazer um layout minimalista, porquê 70cm de altura? Eu ficava-me pelos 60... fica muito mais fácil de "construir" um layout semelhante ao que colocaste. Ou então fazia com 70cm, mas era de largura.

2) A circulação parece-me insuficiente. Eu optava por 2x MP40.

3) Utiliza o depósito de água doce. Ou então arranja um esquema de redundância para esse automatismo que estás a pensar. Pelo menos como descreveste, parece-me que em caso de falha do equipamento podes ter uma inundação monstruosa.

De resto, nada a apontar. Não conheço o reactor de cálcio, mas se estás contente com essa marca e modelo, acho muito bem!

Um abraço,

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

Bom dia Ricardo,

Obrigado pelos comentários e críticas.

Na resposta aos comentários importa dizer o seguinte:

1) O que disseste sobre a altura do aquário faz todo o sentido, mas como estava condicionado pela largura max de 60cm, optei na altura pelos 70cm. Agora que o aquário já está encomendado já é tarde para alterar. Mas acredito que se consiga fazer algo minimalista... (Vamos ver ).

2) Também achava que a circulação prevista era insuficiente e após a tua sugestão deste-me força para gastar mais uns euros numa mp40. Lá vai ter de ser.

3) No sistema automático e autónomo de reposição de água espero que não aconteça nenhuma desgraça. No entanto o risco é eminente, mas vou tentar postar um esquema do que estou a pensar fazer para que avaliem se vale a pena o risco.

Agora é uma questão de tempo até chegar o resto do material e começar as montagens.

De momento uma grande dúvida persiste:

Devo fazer o ciclo normal, ou se puser "live sand" posso fazer a transposição imediata de fauna?

Ricardo, mais uma vez obrigado pelos comentários.

Cumprimentos

Filipe Valente

Data de Ingresso
    23-09-04

Devo fazer o ciclo normal, ou se puser "live sand" posso fazer a transposição imediata de fauna?
    Na minha opinião pessoal, eu não acredito nesse tipo de produtos "live sand". Se quiseres acelerar o ciclo, recomendo utilizar 50% de água do aquário antigo, adição de bactérias (p.e. zeovit, brightwell, prodibio, etc.) e adicionares um pouco de areia de outros aquários.

Também tem relevância a quantidade de rocha viva (ou morta) que vais adicionar de novo. Isso interfere igualmente na rapidez do ciclo.

Coloca aqui depois o esquema de reposição de água doce. Existe muita gente no fórum, com capacidade mais do que suficiente para te ajudarem nesse aspecto, com sugestões e dicas.

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

1) O que disseste sobre a altura do aquário faz todo o sentido, mas como estava condicionado pela largura max de 60cm, optei na altura pelos 70cm. Agora que o aquário já está encomendado já é tarde para alterar. Mas acredito que se consiga fazer algo minimalista... (Vamos ver ).

Boas Filipe ,antes de mais boa sorte com o aquario,como vais usar leds esses 70 de altura vão-te obrigar a usar lentes com pouca abertura (40º),e consequentemente mais leds para chegares com luz suficiente ao fundo do aquario .Tenta ver se podes fazer a alteração á altura do aquario para 60cm ou até mesmo 55cmm .Penso que mesmo que o aquario feito essa alteração é possivel.
    Se não for abuso , podes-me mandar por MP o preço da estrutura em aço galvanizado ?

Boa sorte

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

Olá Luis,

Obrigado pelas palavras e pela força.
    O que dizes é bastante pertinente, no entanto acho que já é tarde para diminuir a altura.

Em relação aos leds estou quase a me decidir por uns que atingem 100 lumens/W, só ainda estou indeciso se vai ser género de calha ou canhões.
    Vou ter em conta a amplitude da lente em 40 graus

Obrigado

Cumprimentos

Membro Identificado Avatar de Bruno Santos
    Data de Ingresso
    02-01-10

Boas tudo bem? Quando vem o aqua? Vem de onde?

Cumps.

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

Olá Bruno, como estás? Comigo está tudo óptimo, empolgado com a nova montagem.

O aqua vem da SCALARE e disseram-me que em principio mais uns 10 dias e chega.

Depois de várias pessoas me terem alertado para a altura do aqua ser demasiada (70cm) tendo em conta o layout e sistema de iluminação que pretendo implementar, consegui que alterassem para 60cm.

Cumps

Data de Ingresso
    23-09-04

Depois de várias pessoas me terem alertado para a altura do aqua ser demasiada (70cm) tendo em conta o layout e sistema de iluminação que pretendo implementar, consegui que alterassem para 60cm.
    Quando estiveres a mexer no aquário e molhares as axilas, vais pensar... ainda bem que coloquei 60cm! Eh Eh

Data de Ingresso
    06-03-06

Citação Postado originalmente por Ricardo Pinto Ver Post
    Quando estiveres a mexer no aquário e molhares as axilas, vais pensar... ainda bem que coloquei 60cm! Eh Eh
    Se o meu aquario tivesse 70 de altura ,tinha de ir de escafandro lá para dentro

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

Agora que penso melhor no assunto têm toda a razão...
    Ainda bem que fui avisado a tempo.

Obrigado a todos

Cumps

Membro Senior Avatar de ricardotrindade
    Data de Ingresso
    07-01-09

Concordo com o Ricardo no que diz respeito á circulação 2 MP40 ou 1 MP60.

Cumps.

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

Citação Postado originalmente por ricardotrindade Ver Post
    Concordo com o Ricardo no que diz respeito á circulação 2 MP40 ou 1 MP60.

Cumps.
    Sim, também acho que é o melhor. Até porque como são wireless podem interagir uma com a outra.

Ver se descubro mais uma a um preço acessivel.

Cumps

Membro Identificado Avatar de João Seguro
    Data de Ingresso
    25-02-09

Boas, pareces ter tudo bem calculado o que é meio caminho andado para o sucesso. Diz me uma coisa, os leds vais comprar a calha ou vais fazer DIY?

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

Boas João,

O que disseste é bem verdade, depois da montagem do primeiro aqua no segundo já não cometes metade dos erros, se bem que certamente ainda vou cometer vários, daí a vossa preciosa ajuda.

No que respeita aos LEDS tenho intenção de comprar uma calha ou uns canhões tipo os da marca “ ecoxotic “:

Neste momento estou à procura de algo semelhante que tenha pelo menos 100 Lumens / Watt. Cada canhão tem 50W o que perfaz 5000Lumens por canhão.

Estou a pensar por cinco canhões 3 brancos e 2 azuis actinicos, totalizando 25000 Lumens com apenas 250W.

Agora com a subida de IVA na conta de electricidade é necessário ter em consideração estes factores.

Abraço

Data de Ingresso
    06-03-06

Boas Filipe ,não sei quais são as tuas possiblidades economicas ,mas o custo de 5 canhoes desses orça os 2500 euros .Tens soluções bastante mais em conta que essas .E se optares pelo diy ,então nem se fala .Dá uma olhada no topico do Hugo Figueiredo , ou do Antonio Victor .
    Mais uma coisa Filipe ,não sei que tipo de corais pretendes manter ,mas se for sps ,vais ter de por entre 300 a 350w em leds

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

É verdade Luís, o preço é bastante alto para iluminação. Vou tentar encontrar algo tipo "Ecoxotic", caso contrário vou tentar DIY.

Vou ter em conta a potência que referiste.

Thank's.

Cumps

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

Boa tarde.

Conforme descrito anteriormente, tenciono criar um sistema de reposição de água evaporada automático sem estar condicionado ao volume do depósito de água de osmose e à autonomia do mesmo
    Estas férias de apenas 16 dias deixei o actual depósito do aqua antigo cheio (30L) e quando cheguei já estava completamente vazio.
    Vou publicar alguns esquemas do sistema que pretendo implementar para que situações destas nunca mais aconteçam. O material já está comprado mas ainda chegou para vos poder mostrar.

Vistas gerais do aquário no escritório com medidas reais

Sump / Reactor de Kalk/ Controlador Osmolator da Tunze / Solenoide sistema PUSH FIT da Tunze / Sensor de nível

Grande Plano Reactor de Kalk/ Controlador Osmolator da Tunze / Solenoide sistema PUSH FIT da Tunze

Tubagens de pressão sistema PUSH FIT de cor azul (Não aparece no esquema mas posteriormente estará dentro de calha técnica da cor do rodapé)

Continuação das tubagens ao longo do rodapé e passagem pela parede para a casa de banho

Sistema de osmose inversa com o tubo de esgoto a vermelho, ligado ao tubo de saída de água do lavatório.
    Não aparece a tomada de água ao sistema de osmose mas será efectuado por uma torneira dupla de dividirá a água para a osmose e para a torneira de água fria.

Não hesitem em comentar ou apresentar criticas construtivas. Só começarei a montagem para a semana por isso tenho tempo de efectuar alterações caso sejam válidas.

Cumps

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

Boas,
    Está na altura de introduzir algumas novidades.

O sistema automático de reposição de água de osmose já está concluído. Falta apenas a válvula solenoide que ainda não chegou.

O aquário sofreu um atraso mas suponho que para a semana chega. (finally)

Aqui vão as fotos da estrutura do aquário já com o verniz marítimo, madeiras de suporte e camada de esponja para nivelar o aquário

Alimentação e esgoto do sistema de osmose inversa

[b]Sistema montado no armário do WC com a passagem de tubagens

Passagem do tubo de água da casa de banho para o escritório

Pormenor da calha técnica ao longo do percurso do escritório

Final das tubagens no aquário

Cumps

Membro Senior Avatar de MAURO PIRES
    Data de Ingresso
    18-01-10

aqua esta fixe.tu tas la

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

Citação Postado originalmente por MAURO PIRES Ver Post
    aqua esta fixe.tu tas la

Obrigado pela motivação Mauro,
    Ainda falta um bom bocado para lá chegar mas já não falta tudo... ;-)

Cumps

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

Boas,

Finalmente o Aqua e a sump chegaram. Ao vivo é bem maior do que estava à espera…
    Aqui vão algumas fotos

Qual é na vossa opinião a melhor granulometria para o areão, não querendo fazer DSB?

Cumprimentos

Membro Identificado Avatar de João Seguro
    Data de Ingresso
    25-02-09

Gosto muito do sugar size

Membro Senior Avatar de Vitor Carralas
    Data de Ingresso
    18-10-07

Boas,

Estou a ver que isso está a andar, já tens mais novidades?
    Tenho de ir ver isso ao vivo.

Cump

Membro
    Data de Ingresso
    05-09-09

Boas Carralas,

O aqua já está mais avançado, acontece que agora estou de férias e só volto para a semana.

Depois telefono-te a combinar.

Abraço

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Meu novo Reef... versão 4.
    Por Marco Madeira no fórum Novos Projectos
    Respostas: 246
    Último Post: 30-06-13, 15:16
  2. Algas I e Algas II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2
    Último Post: 18-10-08, 00:58
  3. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 19:23

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem