Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 31

Tópico: Propagar a Heliofungia ... uma conquista, uma realidade ao alcance!

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Propagar a Heliofungia ... uma conquista, uma realidade ao alcance!

Viva

A Heliofungia actiniformis é desde há muito um dos corais que mais gosto. Tive várias ao longo dos anos sem saber muito bem como melhor as manter. Tive uma de que guardo memória porque além de ter sido a última que tive, foi também a que melhor mantive, mas na altura ainda desconhecia algumas das particularidades muito interessantes deste coral, a disposição que tinha não é das melhores para a mesma, e assim tudo foi bem até que um dia coloquei no substrato um coral, penso que uma Plerogyra cinzenta que tinha saliências no seu esqueleto bastante aguçadas, e a Heliofungia que se expandia muito mesmo, particularmente à noite e em especial quando recebia alimento, e gostava de passear deslizando sobre o substrato, uma das características fascinantes destes corais, tocou numa dessas saliências e rompeu o tecido ... e foi o fim ... mas agora tenho outra disposição, com muito espaço por todo e fundo amplo ... e estou à espera que me entreguem uma ou mais Heliofungia .
    As Heliofungia são corais que se podem encontrar em lagoas sobre a areia, tal como as fungia, e esse aspecto tem de ser levado em conta.
    Este artigo despertou muito a minha atenção, não só pelo facto de se tratar da Heliofungia, mas particularmente da sua propagação. Lembro-me em 2006 aquando do evento do reefforum, a resposta que o Anthony Calfo deu relativamente à propagação da Heliofungia pouco depois de ter estado a cortar Fungia, Lobophyllia, etc... e na altura foi desencorajante ... mas fascina-me que estes anos volvidos as coisas mudaram ... e mais irá mudando e evoluindo à medida que o conhecimento progride ... e deste modo contribuímos para a diferença numa protecção pro-activa do meio natural, evolução do conhecimento sobre o mesmo e isso é muito positivo.
    Espero que gostem e que sirva de incentivo para transpor mais esta espécie para o domínio do meio doméstico, da aquacultura.

Pedro Nuno

REEFSMAGAZINEManhattan Reefs

Propagar a Heliofungia

Por: Robert Loren

Artigo original: Propagating Heliofungia - Traduzido Por: Pedro Nuno Ferreira

O coral disco de tentaculos longos ( Heliofungia actiniformis) é um coral activo e impressionante, capaz de adicionar uma mancha de cor e movimento a qualquer disposição de recife. Embora notoriamente intolerante a danos no tecido, a Heliofungia tornou-se um coral popular muito procurado no universo dos aquários de recife.

Há cerca de dois anos, andava a deambular pelas lojas locais de peixes e corais à procura de um anfitrião/hospedeiro adequado para os meus peixes palhaço Percula (NT:Amphiprion percula).Tinha decidido não colocar uma anémona devido às suas tendências de mobilidade e reprodução inevitável. Ora justamente antes de sucumbir à tentação de mais outra compra de uma Euphyllia, dei com uma ampla variedade de Heliofungia. Não tendo mais do que uma nota amarrotada de 50 US Dollars, escolhi uma.

Na manhã seguinte, a aparentemente pequena Heliofungia apresentava uma extensão de pólipos incrível, abafando vários corais e tridacnas. Para acomodar este Behemoth (NT: Atendendo a que se trata de um ser marinho, talvez ficasse melhor Leviatã dado ser esse o monstro do mar enquanto que Behemoth é o monstro da terra e Ziz é o monstro do ar ... mas para respeitar o que o autor escreveu, mantenho Behemoth que neste caso significa monstro ou como poderíamos dizer em Português para referir algo enorme, Mastodonte ou Leviatã ). Para acomodar este coral behemoth, re-dispus imediatamente os corais, tridacnas e rocha viva envolventes.

Como os meus gostos de corais começaram a mudar, e o espaço no meu aquário de recife com volume de 90 litros se tornou escasso, era tempo da Heliofungia sair. Ora em vez de a devolver à loja de aquariofilia de onde veio e receber um crédito mínimo, decidi levá-la ao Atlantis Marine World que foi o Aquário onde passei os meus dias de estudante do ensino secundário como interno. Meses depois de a Heliofungia se adaptar no sistema de propagação de corais do Atlantis, achei que seria boa ideia tentar propaga-la.

Ao longo dos anos, li na literatura que a Heliofungia é muito menos resistente do que outros géneros Fungidae no que respeita a recuperar de ferimentos nos seus tecidos. Esta noção só aguçou mais o meu interesse e encorajou-me a tentar um tal feito. Embora tenha ouvido falar sobre terem muitas pessoas terem falhado, eu acreditava que com cuidados adequados e instrução poderia ser feito.

Considerações

Quando se propaga um pólipo solitário grande, é crucial minimizar a transferência de calor entre a fonte de fricção (a ferramenta de corte) e o pólipo. Se o pólipo absorver demasiado calor, pode facilmente tornar-se susceptível de necrose rápida dos tecidos. Sendo este o caso, decidi que uma serra de fita para corte de diamante seria a ferramenta mais adequada para o trabalho. Não só esta serra de fita para corte de diamante proporciona um corte rápido e preciso, como também deita água no objecto a ser cortado, arrefecendo-o para eliminar o calor resultante da fricção.

Propagação

Em primeiro e antes de mais nada, a Heliofungia foi forçada a retrair-se à mão. Isto reduz o contacto entre a lâmina e o tecido sensível do coral, minimizando os danos e o desgaste/stress no coral

Depois de alguns minutos a passar a minha mão nos tentáculos, tinha-a completamente retraída e estava pronta para a incisão

O corte foi feito perpendicular à sua boca. Isto permite à boca recuperar mais rapidamente de modo a que as duas metades possam obter nutrição apanhando e consumindo presas, ajudando no processo de convalescença.

Para ser pro-activo, fiz uma solução contendo 40 gotas de Iodeto de Potássio por cada 3,78 litros. As metades foram colocadas nesta solução durante 12 minutos. Isto foi feito para reduzir as hipóteses de infecção que poderiam potencialmente conduzir a necrose.

Apenas horas após a propagação, a Heliofungia já estava a começar a mostrar a extensão de pólipos.

Uma semana depois, a Heliofungia estava completamente expandida e a aceitar alimento.

Decorrido um mês após a divisão, a Heliofungia estava curada na incisão e lentamente recuperava massa esquelética.

Embora amplamente considerado um coral sensível, a Heliofungia provou ser incrivelmente resistente através do curso desta experiência. Em mais do que uma ocasião os fragmentos pareciam como se estivesse à beira da morte, mas foram persistentes na sobrevivência apesar de tudo.
    Quando executado com o equipamento adequado e conhecimento, propagar a Heliofungia é uma forma razoável de replicar este coral tão bonito e pode até assim encontrar uma base de propagação na industria da aquacultura.

NT: Robert Loren é um estudante do ensino secundário.

A Reefs Magazine é patrocinada por: LIVE AQUARIA.com

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Ricardo Oliveira
    Data de Ingresso
    03-02-07

Re: Propagar a Heliofungia ... uma conquista, uma realidade ao alcance!

Exelente foto-reportagem Pedro Nuno.
    Os meus parabéns.Obrigado pela divulgação.
    De facto é um coral magnífico.
    Abraço
    Ricardo Oliveira
    LINK SETUP: My 3Reef

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Espectacular!!!

Parabéns.

Membro Identificado Avatar de Pedro Chouriço
    Data de Ingresso
    18-03-08

Boas!

Penso que o mesmo se aplica à Fungia....

Data de Ingresso
    08-06-06

Wink Re: Propagar a Heliofungia ... uma conquista, uma realidade ao alcance!

Citação Postado originalmente por Pedro Chouriço Ver Post
    Boas!

Penso que o mesmo se aplica à Fungia....
    Com uma diferença... a Fungia é mais resistente... mas o método aqui seguido é seguramente uma boa abordagem e o mesmo se pode aplicar para Lobophyllia, Cynarina, Scolymia, Acanthastrea, Trachyphillia, etc...corais mais resistentes... a solução de Iodeto de Potassio ajudará a evitar as infecções e necroses.
    Agora pretendo que aqui em Portugal se faça o mesmo e gostaria que escrevessem a experiência documentando com fotografias aqui neste tópico.
    Fica oo desafio ... Exoreef, Fragário do Norte, Sohal .... só para citar alguns

Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Lojista Avatar de Duarte Araujo
    Data de Ingresso
    11-04-06

Pedro, agradeço-te a divulgação do artigo. De facto, e não fosse o caso de agora ter no meu aquario anjos e estava tentado a colocar uma no meu sistema.

também me lembro desse aniversário do forum e lembro-me do Calfo desencorajar a colocar heliofungias nos sistemas pois, segundo ele, durariam cerca de 6 meses nos aquarios...

Razões para tal ainda era um mistério... Não me lembro bem da palestra mas penso que talvez a falta de algum nutriente pudesse ser uma das razões!

Nesse altura, eu tinha uma heliofungia no meu aquário... Era um coral fabuloso... Alimenta-a directamente com miolo de camarão ( que aceitava com bastante facilidade) e à noite, atingia dimensões descomunais...
    Parecia ser um coral de facil manutenção.

Naqueles minutos que se seguiram à palestra confrontei o Calfo com isto e a resposta dele foi:

Good luck!!!

Passado menos de um mês, de repente , morreu a heliofungia....

R.I.P.

TInha 6 meses e 2 semanas no meu aquário...

Data de Ingresso
    18-03-08

Boas!

e alguem já manteve este coral mais tempo?

Propagar Heliofungias e Fungias será menos perigoso que propagar Scolymias....pelo menos para a carteira!

Mas talvez ai esteja a resposta para baixar o preço das mesmas!

Só uma curiosidade, no artigo. o autor refere que durante o corte é eviada agua....será doce ou salgada?

cumps

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Duarte Araujo Ver Post
    Pedro, agradeço-te a divulgação do artigo. De facto, e não fosse o caso de agora ter no meu aquario anjos e estava tentado a colocar uma no meu sistema.

também me lembro desse aniversário do forum e lembro-me do Calfo desencorajar a colocar heliofungias nos sistemas pois, segundo ele, durariam cerca de 6 meses nos aquarios...

Razões para tal ainda era um mistério... Não me lembro bem da palestra mas penso que talvez a falta de algum nutriente pudesse ser uma das razões!

Nesse altura, eu tinha uma heliofungia no meu aquário... Era um coral fabuloso... Alimenta-a directamente com miolo de camarão ( que aceitava com bastante facilidade) e à noite, atingia dimensões descomunais...
    Parecia ser um coral de facil manutenção.

Naqueles minutos que se seguiram à palestra confrontei o Calfo com isto e a resposta dele foi:

Good luck!!!

Passado menos de um mês, de repente , morreu a heliofungia....

R.I.P.

TInha 6 meses e 2 semanas no meu aquário...
    As coisas mudaram ... e agora sabemos melhor como criar espaço e condições para este corais ... na altura misturávamos tudo, moles, duros, de lagoa, de encosta do recife...enfim uma salada de frutas e tínhamos a de ter todos os peixes do mar... a tendência mudou, as técnicas e meios também, agora somos mais selectivos, cuidadosos, planeamos ... enfim cada vez mais se faz isso e melhor ... só falta mesmo é desenvolvermos dioramas do recife ... e já se faz ... é evoluir...

A Heliofungia que eu tinha também se expandia de modo fabuloso .... a próxima já vai ter condições como nunca antes eu tive ... espero é que alguma loja me arranje Heliofungia e que quem faz habitualmente frags também aborde este coral e coloque aqui a experiência documentada com videos e fotos, detalhes do equipamento, etc...

Há vinte e muitos anos ter determinadas espécies e fazer determinadas coisas era impossível, inviável, nem se sabia ... as coisas vão mudando ... para melhor ...

Quem tem Heliofungia? Quem me arranja Heliofungia?

Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Boas!

e alguem já manteve este coral mais tempo?
    O Gil Miguel teve uma que acabou por vender.

Propagar Heliofungias e Fungias será menos perigoso que propagar Scolymias....pelo menos para a carteira!

Mas talvez ai esteja a resposta para baixar o preço das mesmas!
    O problema pode ser as modas potenciadas por uma estupidez de um alto funcionário qualquer na Europa que provocou este disparo de preços há uns anos atrás enquanto que nos EUA continuou tudo sem impedimentos ... Na altura que o Carlos Basaloco trouxe uma Trachyphillia vermelha de Itália era interdita a importação desses corais em Portugal... São corais que se recolhem nas lagoas, em águas superficiais ... mas houve uma avaliação do estado das coisas e a Europa considerou que estariam em perigo enquanto que os EUA não, e desde aí os preços começaram a disparar. Comprava-as a 40 ou 50 euros a peça, eram corais acessíveis.

Só uma curiosidade, no artigo. o autor refere que durante o corte é eviada agua....será doce ou salgada?

cumps
    Presumo que seja água doce ... embora os equipamentos de corte possam usar outros líquidos de refrigeração ... o corte é rápido e logo a seguir o coral é imerso na água salgada com a solução de Iodeto de Potássio. Vou tentar averiguar.

Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    18-03-08

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira Ver Post
    Quem tem Heliofungia? Quem me arranja Heliofungia?
    Ainda ontem vi uma branca numa loja aqui da minha zona....

Data de Ingresso
    11-04-06

As coisas mudaram ... e agora sabemos melhor como criar espaço e condições para este corais ...
    estou 100% de acordo contigo. A aquariofilia marinha evoluiu de uma forma brutal. Agora temos acesso a informação técnica que antigamente era inexistente e podemos manter espécies que dantes não era possível.

Todos nos lembramos de como era difícil à uns anos atras ter uma catalaphyllia. Agora é um coral normalíssimo e de fácil manutenção. E quem diz este diz muitos outros!

Portanto não quero de maneira alguma desencorajar quem queira apostar neste magnifico coral. Apenas quis relatar uma experiencia vivida à cerca de 5 ou 6 nos atras.

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Todos nos lembramos de como era difícil à uns anos atras ter uma catalaphyllia. Agora é um coral normalíssimo e de fácil manutenção. E quem diz este diz muitos outros!
    Olá Duarte,

Penso que nesse caso não se alterou nada.
    Eu ainda me lembro da catalaphyllia ser considerado dos corais mais fáceis de manter, era considerado um coral para iniciantes. Nos anos mais recentes, apareceu uma praga, uma infecção que nunca cheguei bem a perceber o que era, que infectava e matava todas as catalaphyllias que vinham para o mercado. Felizmente isso parece ser passado e agora as catalaphyllias não chegam "infectadas" até nós.

Quanto à Heliofungia... certamente muita coisa mudou, evoluiu, mas alguém sabe exactamente porque elas morriam? E conseguem manter-se por mais tempo?
    Sei do exemplo das Gonioporas, que há uns anos era difícil de se manter por muito tempo, mas agora com "as comidas para corais" que existem no mercado conseguem sobreviver muito bem.
    Passa-se o mesmo com as Heliofungias? Melhoramos a alimentação? Porque morriam ao fim de 6 meses?

Data de Ingresso
    11-04-06

Citação Postado originalmente por Ricardo Pinto Ver Post
    Olá Duarte,

Penso que nesse caso não se alterou nada.
    Eu ainda me lembro da catalaphyllia ser considerado dos corais mais fáceis de manter, era considerado um coral para iniciantes. Nos anos mais recentes, apareceu uma praga, uma infecção que nunca cheguei bem a perceber o que era, que infectava e matava todas as catalaphyllias que vinham para o mercado. Felizmente isso parece ser passado e agora as catalaphyllias não chegam "infectadas" até nós.

Quanto à Heliofungia... certamente muita coisa mudou, evoluiu, mas alguém sabe exactamente porque elas morriam? E conseguem manter-se por mais tempo?
    Sei do exemplo das Gonioporas, que há uns anos era difícil de se manter por muito tempo, mas agora com "as comidas para corais" que existem no mercado conseguem sobreviver muito bem.
    Passa-se o mesmo com as Heliofungias? Melhoramos a alimentação? Porque morriam ao fim de 6 meses?

Olá Ricardo,

eu sei que o problema das catalaphyllias era derivado duma infecção. Isso mesmo foi-nos retractado numa palestra em Lisboa pelo Eric Borneman , que aliás estava nessa data a fazer estudos sobre o assunto. Mas esse problema foi, felizmente ultrapassado.

O que eu queria dizer era isso mesmo. Será que na data o problema das heliofungias não sería também derivado de algum tipo de infecçao??? Ou seria algum tipo de problema nutricional como referi acima?? Porque parece haver agora já casos de sucesso na manutenção das Heliofungias e isso é uma excelente notícia!

Boas

Eu tambem sou um fã de Heliofungias e Fungias,deixo aqui uma fotos de as que tenho, uma delas será para fragar em breve....
    Quanto ao tempo de vida estas já tem quase um ano
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    www.bubbles-shop.com
    bubblesthereefstore@gmail.com

Na hora da janta....
    www.bubbles-shop.com

E uma outra que tambem gosto bastante
    www.bubbles-shop.com

Hora da paparoca
    www.bubbles-shop.com

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Não percebo muito deste tipo de corais mas Paulo... isso não são fungias ou cycloseris?
    As Heliofungias não tem mais pólipos e são mais carnudas?

Não sei mesmo... estou a perguntar.

Data de Ingresso
    08-06-06

Não percebo muito deste tipo de corais mas Paulo... isso não são fungias ou cycloseris?

O que o Paulo apresenta são Cycloseris que em comparação com as Fungia são menos resistentes e ligeiramente mais resistentes do que as Heliofungia ... no entanto aqui podem ver como se encontram no meio natural...

Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Nesta imagem pode-se ver a Heliofungia sobre um substrato de vasa tipo do que se encontra na Ria de Aveiro, e como se percebe este coral por vezes confundido com uma anémona, vive ou pode viver e é frequentemente encontrado em zonas intertidais em biotopos de mangue. Observe-se que o substrato é mole e fino, como a vasa que é uma lama fina também designada por lodo, mas nesta imagem o substrato é grosso, pelo menos o envolvente. Aqui é mesmo referido como habitante da zona intertidal. Aqui inclusive pode-se ver Favia além da Heliofungia e outros corais fora de água na maré baixa. Aqui nas Palau ... enfim, para os locais é o equivalente para nós a por exemplo irmos ver a bicharada nas rochas aqui da praia de Valadares, ou da Aguda, só que aqui não temos estes corais . Aqui tem uma verde e muita bicharada interessante.
    Li também há já alguns anos que as marés ajudam a propagar estes corais, as Heliofungias, partindo-os ... enfim os mesmos também se propagam por divisão...

Esta aqui, recebeu o seguinte comentário

http://1.bp.blogspot.com/_pbKM4qxmq4...o/s1600/17.jpg

Tide was still receding even after we completed the survey, as I could see that the tentacles of the Sunflower Mushroom Coral (Heliofungia actiniformis) flowing in the direction of the outgoing tide.
    E há mais ... oportunamente vou recolher mais dados e imagens.

Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Boas Ricardo

Obrigado,a gente esta sempre a aprender e engane-se quem diz o contrario, obrigado pela correçao
    www.bubbles-shop.com

Data de Ingresso
    08-06-06

Aqui podem ver uma recolha ou o que pode ser uma recolha. Na primeira Foto não é clara a identificação e como tal é indicado "mushroom coral of some sort" na segunda foto trata-se de uma Heliofungia, ou Fungo/Cogumelo do Sol (do grego Helios=Sol e Fungus=Cogumelo.
    Dito isto e apesar do sucesso indicado na reportagem e de muito ter mudado, relembro que é um coral com sensibilidade e por isso todos os cuidados devem ser tomados, tanto no posicionamento no sistema, como a própria disposição do sistema e se propagado por corte como reportado, tem sempre um grau de dificuldade significativo, mas como indica e prova a reportagem, pode ser feito. Sugiro que seja feito por quem tem já vasta experiência em corte de corais pelo método de serrar, como por exemplo se faz para as Acanthastrea, Lobophyllia... a experiência em corte é importante, não esquecer isso e não pensar que é fácil!!! ignorar isto pode dar muito mau resultado! É viável, é uma realidade, exige cuidados e preparação adicionais!!!

Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

O que o Paulo apresenta são Cycloseris que em comparação com as Fungia são menos resistentes e ligeiramente mais resistentes do que as Heliofungia ... no entanto aqui podem ver como se encontram no meio natural...

Pedro Nuno

Obrigado Pedro também pela correçao, a vida é feita de aprendizagem.
    www.bubbles-shop.com

RF Moderador Avatar de Paulo Marinheiro
    Data de Ingresso
    13-09-04

Conheço um caso em que uma heliofungia está no aquário e a crescer há pelos menos 4 anos. Trata-se do aquário do nosso amigo Paulo Gordinho.
    Seria bom o Paulo documentar o que digo com umas fotos e explicar o segredo ou sorte do sucesso.

Cumprimentos,
    Paulo Marinheiro
    RF Moderador

Membro Identificado Avatar de miguelrosa1
    Data de Ingresso
    03-09-09

Boas,
    Desta vez vejo-me na obrigação de participar.
    Tenho uma Heliofungia à mais de 3 anos. Está linda! dou-lhe pedaços de peixe de 2 em 2 semanas. Durante o dia fica com cerca de 25cm de diâmetro e o mesmo em altura. Deixo aqui fotos.

PS:... e não, não vou fazer experiencias com o meu bichinho favorito.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem