Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 59

Tópico: Corais duros - Ajuda

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Corais duros - Ajuda

Boas.

Como sabem mudei a iluminação do meu aqua para 8X80W, mas no entanto os duros SPS definham e vão morrendo. Os SPS estão a meio tanque, com PAR que ronda os 500 a 700.

Faço testes e tenho nitratos fosfatos e silicatos a zero.

No entanto, não se aguentam.

As algas pararam de crescer, o que vai de encontro ao facto de medir tudo a zero.

Não sei mais para onde olhar.

O que me surge é que os corais não tenham alimento nenhum.

O facto de ter os nitratos não detectaveis é prejudicial para a evolução dos corais?

Ajuda é muito bem vinda.

Vou hoje a Sesimbra apanhar agua para um TPA a ver se ajuda em alguma coisa. Já vai um pouco mais de um mês que não faço TPA.

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Re: Corais duros - Ajuda

Citação Postado originalmente por JoaoCAlves Ver Post
    Boas.

Como sabem mudei a iluminação do meu aqua para 8X80W, mas no entanto os duros SPS definham e vão morrendo. Os SPS estão a meio tanque, com PAR que ronda os 500 a 700.

Faço testes e tenho nitratos fosfatos e silicatos a zero.

No entanto, não se aguentam.

As algas pararam de crescer, o que vai de encontro ao facto de medir tudo a zero.

Não sei mais para onde olhar.

O que me surge é que os corais não tenham alimento nenhum.

O facto de ter os nitratos não detectaveis é prejudicial para a evolução dos corais?

Ajuda é muito bem vinda.

Vou hoje a Sesimbra apanhar agua para um TPA a ver se ajuda em alguma coisa. Já vai um pouco mais de um mês que não faço TPA.
    claro que sim...
    sem nitratos é prejudicial, agora nos reefs naturais vais ter nitrato a 0...ou extremamente baixos. (não detectáveis)
    agora os corais nos reefs naturais têm outras fontes de nitrato como o zooplancton...e é por isso que se vão safando.

não digo para meteres nitrato, mas podias começar a dar comida aos corais...
    ou arranjares mais peixeirada e subires os nitratos só levemente, po4, é que convém teres o mais baixo possivel.
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Para não tirar conclusões precipitadas, uma foto do aquário e dos corais em questão dava imenso jeito.

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas António.

Humm ok, só se começar a dar comida á parva para subir os nitratos. Dou sempre de forma a que seja consumida rapidamente.

Qt a alimentos para os corais, aqueles produtos, A, B, C acho que da coral zuchen funcionam?

Ando a ver se compro as peristailticas em paralelo para fazer o doseador.

Que alimento recomendas?

Data de Ingresso
    11-06-07

Citação Postado originalmente por Ricardo Pinto Ver Post
    Para não tirar conclusões precipitadas, uma foto do aquário e dos corais em questão dava imenso jeito.

Ok, vou tirar.

Data de Ingresso
    29-03-08

Boas António.

Humm ok, só se começar a dar comida á parva para subir os nitratos. Dou sempre de forma a que seja consumida rapidamente.

Qt a alimentos para os corais, aqueles produtos, A, B, C acho que da coral zuchen funcionam?

Ando a ver se compro as peristailticas em paralelo para fazer o doseador.

Que alimento recomendas?
    não é comida para subir os nitratos, é comida para os corais...
    nem precisas de ter nitratos se eles a comerem.

depois digerem e oferecem parte desses nitratos da comida para os simbiontes...
    percebes?
    se aumentar os nitratos um bocado até 5 ppm acho que não vem males ao mundo...

não uso nenhum alimento...
    portanto não posso recomendar uma coisa que não uso...óbviamente...
    sabes que uso o (ausência de escumador) que não retira o plancton da água, e se calhar até promove...

hehehe

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Então aqui vai:

Este não está morto, mas não mete os polipos de fora à + de 3 semanas:

Este era verde fluorescente, morreu:

Este ficou coberto de algas castanhas mt pequenas. Já não lhe vejo polipos pro baixo das algas:

Este chegou mesmo a estar em visivel crescimento após a nova iluminação, mas está a ficar só esqueleto.

Este é o mais resistente, mas praticamente já não abre os polipos. Era inicialmente castanho, mas qd veio para o aqua ficou cor de rosa.

Pronto, são estes os corais da minha desgraça...

As ricordeas multiplicam-se, o sarco e o lobophyton estão bem.

A Euphylia continua bem, embora me parece que não abra tanto.

As Xénias e o outro que parece uma ricordea em termos de formato, mas que não é, não me lembro o nome agora, tb estão bem.

Data de Ingresso
    29-03-08

mas qd veio para o aqua ficou cor de rosa.
    choque?
    estavam habituados a muito menos luz...
    será?

não quer dizer que não se adaptem, e até prefirem (depois de se adaptarem) mas se vierem já meio moribundos, podem não conseguir...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Pois não sei.

Os corais vinham todos bonitos...

Bem, vou buscar agua.

Até mais logo

Data de Ingresso
    23-09-04

Hummm... interessante, mas infelizmente acho que não sei a resposta para o teu problema.

Mas vamos lá tentar discutir o problema, pode ser que apareça uma solução. E a gente sempre aprende mais um bocadinho, ou pelo menos tenta.

Se por uma lado parece que é por falta de nutrientes, por outro lado não se percebe como é que as Xénias estão bem (seriam as primeiras a definhar) ou euphyllias, sacro ou lobophyton. Esses também estariam a definhar. Portanto, a minha impressão é que não tens os nutrientes assim "tão" baixos.

Outra causa comum para isto estar a acontecer, poderia ser atribuído aos AEFW (planárias carnívoras).... mas também não me parece porque o padrão de "morte" não é típico. Neste coral percebe-se bem que o problema não é planarias:

Vendo essa mesma foto por outro ponto de vista, dá-me a sensação de estar a ocorrer um STN (Slow Tissue Necrosis), que é parecido com RTN mas de causas distintas.
    As três causas mais frequentes, que eu conheço, de STN são: Variações muito acentudas da temperatura (o coral faz um bleaching, mas depois "pára" assim que a temperatura estabiliza), variações grandes de KH e por último níveis altos de fosfato.

Uma causa mais rara seria a infecção por vírus ou bactérias. Tem havido alguns relatos de infecções desse tipo, como recentemente foi associado a morte de A. palmata a uma bactéria presente nas fezes de humanos. Mas estas hipóteses ainda andam a ser estudas e penso serem raras.

Outro (mais um) ponto de vista, é o facto de estar a ocorrer uma retracção de pólipos... Pode ser um peixe, pode ser "envenenamento" da água por um metal pesado. Penso que a resposta do problema pode estar aí.

Portanto, tenho mais algumas questões:

- Tens algum peixe que potencialmente esteja a "bicar" nos corais?
    - Tiveste alguma variação brusca (> 2-3ºC) de temperatura em menos de 24h-48h nos últimos tempos?
    - Qual o teu valor exacto de fosfatos e que teste usas?
    - Qual o valor do teu pH durante o dia e durante a noite?
    - Qual a tua opinião sobre a tua rocha? Está boa, muito boa.... tem muita rocha morta ainda a "ciclar"?
    - Salinidade está ok?
    - Adicionas algum tipo de "trace-elements" ou outro qualquer elemento ao aquário?
    - Tens uma osmose? Está a funcionar bem?

Uma hipótese mais rebuscada, é ser uma guerra química entre corais moles e SPS.

Um abraço,

Membro Conselheiro Avatar de Joaquim Galinhas
    Data de Ingresso
    18-08-06

João

Não acredito que a iluminação seja a culpada a não ser que tenha sido uma mudança brutal em relação ao que tinhas e que eu desconheço. Olhando para os valores que dizes ter no aquário deves corrigir se possivel a temperatura média tens actualmente 27ºC o que significa que estamos no limite máximo e o ideal era uns 25ºC para que com a iluminação chegasse no máximo aos 26,5ºC, o cálcio devia subir um pouco e aproximar-se dos 420 a saude da estrutura dos corais passa também por aí, quanto ás Tpa devem ser respeitadas tanto em espaço de tempo como em quantidade de litros para que o equilibrio da água se mantenha estável e não venha a sofrer grandes variações.
    Tirando isto falta dar de "comer" aos corais seja de forma for, existem aditivos que podem ajudar.
    Para tentar perceber melhor a tua questão da iluminação gostava de saber o que tinhas anteriormente, quantidade e temperatura de cor se possivel.

Um abraço
    A grandeza de um Homem mede-se pelo respeito que tem pelos animais que vivem á sua volta incluindo os da sua espécie

Membro Identificado Avatar de Ricardo Oliveira
    Data de Ingresso
    03-02-07

Ola João
    Parece que o aquario esta a ciclar...pelo menos pelas fotos parece.
    A iluminação não me parece, as hqi´s são muito mais agressivas e não é o caso.A não ser que as tenhas muito ou pouco tempo ligadas.
    Quanto tempo as tens ligadas?
    Falta de alimento não acredito, vou mais para a agua que está a entrar no sistema, ou para alguma bactéria.
    Pelas fotos pode haver nudis ou planarias carnivoras, os corais aparentemente
    parecem largar tecido por sinal de infecção ou fungo.

Tira um coral ainda bom e analisa dentro de um recipiente com agua.Agita o coral a ver se larga bicharada.

Utilizas carvão activo???Se não pondera o uso, que faz milagres.
    Pode haver ai como ja foi dito, uma variação grande de qualquer coisa.
    Adicionas algum quimico?
    Última edição por Paulo Marinheiro; 02-10-11 às 07:21.
    Abraço
    Ricardo Oliveira
    LINK SETUP: My 3Reef

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Ricardo Oliveira Ver Post
    Ola João
    A iluminação não me parece, as hqi´s são muito mais agressivas e não é o caso.A não ser que as tenhas muito ou pouco tempo ligadas.
    Falta de alimento não acredito, vou mais para a agua que está a entrar no sistema, ou para alguma bactéria.

Tira um coral ainda bom e analisa dentro de um recipiente com agua.Agita o coral a ver se larga bicharada.

Adicionas algum quimico?
    talvez não seja mesmo a iluminação...
    mas pode ser uma hipótese...ele disse que tinha 700 PAR o que é tipo a luz do sol ás 17 horas...na superficie....as T5 também podem provocar escaldões...podem...depende de como estavam habituados...

ele tem nitratos a zero, o que pode provocar fosfatos altos, e serem os nitratos a inibirem o crescimento das algas.
    o aquário é realmente muito recente, e pode ainda não ter a tal flora microbial benéfica...

arranja areia de um aquário velho para ajudar a iniciar isso!
    por exemplo...

outra hipótese envenenamento por metais pesados, dúvido....usas osmose?

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

só agora reparei nos valores dos elementos dele..

sim 27ºC está no limite de muitos corais, e para sobreviverem têm de estar muito bem aclimatizados...

cálcio está muito baixo, e pelo valor do pH e KH existe mesmo um desequilibrio...

agora vendo bem, acho que podem ser causas multiplas....
    tentar corrigir para valores ditos normais...e ver a reacção dos corais.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Antes de mais, obrigado a todos pela vossa disponibilidade.

Começando a responder às várias perguntas.

Ricardo Pinto:

Portanto, tenho mais algumas questões:

- Tens algum peixe que potencialmente esteja a "bicar" nos corais?

Não vejo qq sinal disso. Os peixes que tenho são:
    -hepatus;
    -flavescences;
    -Kole;
    -Veliferum;
    -Palhaços (maroon);
    -Mandarim;
    -Zebra goby;
    -Chromis;

- Tiveste alguma variação brusca (> 2-3ºC) de temperatura em menos de 24h-48h nos últimos tempos?

Sim várias, esse tem sido um grande problema, controlar a temperatura. Nos dias de calor cheguei a apanhar o aqua a 30º. Teenho deixado o AC programado para arrancar 4 horas durante a tarde nos dias de calor para minimizar.

O estupido é que tenho um chiller parado avariado...

- Qual o teu valor exacto de fosfatos e que teste usas?

Os testes não detectam nada, mas logo, depois de fazer o TPA vou fazer novas medidas. Os testes são da Salifert.

- Qual o valor do teu pH durante o dia e durante a noite?

A sonda tá um pouco descalibrada para dar valores ao certo. Mas a variação entre a noite e dia ronda 0.2 creio. Mas não tenho certezas.

- Qual a tua opinião sobre a tua rocha? Está boa, muito boa.... tem muita rocha morta ainda a "ciclar"?

Bom, aqui acho que vou contar a História deste recomeço para melhor perceberes.

O meu aqua tinha sido re-iniciado em junho de 2010. Foi recomeçado nesta data com 100% de rocha morta. Teve a ciclar até finais de agosto. Depois por causa da mudança de casa, parei em setembro. Puz tudo num pequeno aqua com escumador e uma resun wave 15000, mas sem luz. A rocha ficou branca, o Lobophyton quase morreu.

Foi ligado novamente em Novembro com essa mesma rocha. A rocha pode não ter morrido completamente, mas foi quase. Ou seja, este começo foi com 100% rocha praticamente morta. O Aqua foi ciclado até meados de Dezembro, mas fez o ciclo com luz para tentar salvar o lobophyton. A calha trabalhava 4 horas no 1º mês passando a 6 nos seguintes até cerca de Fevereiro qd passei a 10 horas. Em maio passou a 12Horas.

Qd coloquei a nova calha, em Julho, passei ficou na mesma 12 Horas.

Sobre os peixes, os 1ºs entraram no Natal ( a minha prenda). Entraram os palhaços e o Zebra. O resto foi entrando aos poucos. O ultimo foi o Hepatus em agosto.

- Salinidade está ok?

Agora está, mas até março esteve mal. Tinha o refractometro mal calibrado.
    Em todo o caso, os SPS entraram a meio de julho.

- Adicionas algum tipo de "trace-elements" ou outro qualquer elemento ao aquário?

Não nada.

- Tens uma osmose? Está a funcionar bem?

Sim e está. Foi trocados os filtros em Novembro e a menbrana em Julho do ano passado. Pouco ou nada trabalhou até Novembro. Desde aí uso normal para reposição. Em maio troquei o 5º estágio para um filtro especial NPS (nitrate;phosfate;silicate). Tinha sido detectados niveis altos de silicatos e pensou-se na osmose. Os silicatos chegaram a tar em 1.3.

Uma hipótese mais rebuscada, é ser uma guerra química entre corais moles e SPS.

Eles estão afastados uns dos outros, isso acho estranho, mas tenho mt pouca experiência para opinar.

Joaquim Galinhas:

"
    João

Não acredito que a iluminação seja a culpada a não ser que tenha sido uma mudança brutal em relação ao que tinhas e que eu desconheço. Olhando para os valores que dizes ter no aquário deves corrigir se possivel a temperatura média tens actualmente 27ºC o que significa que estamos no limite máximo e o ideal era uns 25ºC para que com a iluminação chegasse no máximo aos 26,5ºC, o cálcio devia subir um pouco e aproximar-se dos 420 a saude da estrutura dos corais passa também por aí, quanto ás Tpa devem ser respeitadas tanto em espaço de tempo como em quantidade de litros para que o equilibrio da água se mantenha estável e não venha a sofrer grandes variações.
    Tirando isto falta dar de "comer" aos corais seja de forma for, existem aditivos que podem ajudar.
    "

Pois a temperatura como referi a trás, não tem corrido bem. Preciso de arranjar alguem que me repare o chiller.

"
    Para tentar perceber melhor a tua questão da iluminação gostava de saber o que tinhas anteriormente, quantidade e temperatura de cor se possivel.
    "

Tinha 4 x 80W sendo as lampadas 1x10000 + 2x 15000 + 1x blue todas da aquamedic.

Ricardo Oliveira:
    "
    Ola João

Adicionas algum quimico?

"
    Bom, o aqua praticamente um ano depois a ciclar acho estranho. Ainda fiz testes de amonia e nitritos até março e não detectava nada.

Qt ao carvão, sim uso, tem agora um mês de uso.

António Vitor:
    "
    talvez não seja mesmo a iluminação...
    mas pode ser uma hipótese...ele disse que tinha 700 PAR o que é tipo a luz do sol ás 17 horas...na superficie....as T5 também podem provocar escaldões...podem...depende de como estavam habituados...

ele tem nitratos a zero, o que pode provocar fosfatos altos, e serem os nitratos a inibirem o crescimento das algas.
    o aquário é realmente muito recente, e pode ainda não ter a tal flora microbial benéfica...

arranja areia de um aquário velho para ajudar a iniciar isso!
    por exemplo...

outra hipótese envenenamento por metais pesados, dúvido....usas osmose?

"

Sim, uso osmose. Mas eu não detecto fosfatos tb.

"
    cálcio está muito baixo, e pelo valor do pH e KH existe mesmo um desequilibrio...

agora vendo bem, acho que podem ser causas multiplas....
    tentar corrigir para valores ditos normais...e ver a reacção dos corais.
    "

O KH foi corrigido no inicio de setembro. Rondava os 6.4.

Finalmente reparei o meu reactor de Kalk e coloquei-o em funcionamento.

Depois disso ficou nos 8, 8.1.

Mais uma vez obrigado a todos.

Data de Ingresso
    29-03-08

Boas João!

Variações bruscas a 30ºC?
    pois...
    Os gajos gostam de tudo em equilibrio, e sem alterações bruscas.

Acho que como algúém aqui já disse, não é os valores anormais que matam, é a mudança repentina...
    e parece isso ter acontecido n vezes...em vários parâmetros

Sempre tive mais problemas no verão, e é no verão que tenho mais oscilações de temperatura...agora tá tudo a 27ºC o meu, o que também é acima do normal, mas tenho AC, jó o liguei...
    para baixar para 26...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    23-09-04

Na minha modesta opinião.... o problema deve-se às variações bruscas na temperatura e no KH.

Tenta estabilizar isso e depois reporta aqui se o problema continuar. Em princípio a temperatura, a partir da próxima semana, vai estabilizar por si só. (Este calor nesta altura é de doidos!). O KH acho que deve andar entre os 7-8, estabilizado.

Como disse anteriormente, acho que esse tipo de "bleaching" é muito provável que seja da variação brusca da temperatura.

Data de Ingresso
    11-06-07

A temperatura para já não consigo fazer muito, o AC minimiza, mas não resolve.

Qt ao KH, hoje vou fazer nova bateria de testes. Logo vejo em que pé estou.

Mas então quer dizer que estes estão perdidos, não há mt a fazer certo?

Qt ao alimento, vou fazer o doseador para eliminar essa variavel.

Mais uma vez, obrigado!

Data de Ingresso
    29-03-08

A temperatura para já não consigo fazer muito, o AC minimiza, mas não resolve.

Qt ao KH, hoje vou fazer nova bateria de testes. Logo vejo em que pé estou.

Mas então quer dizer que estes estão perdidos, não há mt a fazer certo?

Qt ao alimento, vou fazer o doseador para eliminar essa variavel.

Mais uma vez, obrigado!
    já tive corais que ficaram completamente brancos...e tirei-os...quando passado meses reparo num polipo a despontar na base onde este antes estava e depois crescerem até ficarem lindos...

nada está perdido.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Não sou mt religioso, mas.... Deus te ouça....

Membro Conselheiro Avatar de Joaquim Galinhas
    Data de Ingresso
    18-08-06

Boas

A iluminação teve um aumento de 100% ou seja o dobro da luz e do calor emitido o que não é aconselhavel, deverias ter feito um incremento de mais 50% e passada uma semana p.ex. os outros 50% para minimizar o choque nos corais e eles terem tempo de se adaptar.
    Assim pelo que contas aqui isso foi mais uma ajuda para influenciares o que já não estava bem porque ao aumentares a quantidade de lampadas também destes mais calor ao sistema.
    Deves equacionar a reparação desse chiller rápidamente e acertar os outros parametros da água com calma para não afectares os vivos.
    Já agora deixo-te aqui uma dica, quando se usa um ar condicionado para o espaço onde está o aquário, deve deixar-se ligado durante o dia com uma temperatura de 24ºC ou 25ºC desta forma a água do aquário vai arrefecer e tentar ficar próxima da temperatura do ar. É preciso ter em atenção que a água é um elemento com grande capacidade térmica o que torna lenta a perda de temperatura.
    A grandeza de um Homem mede-se pelo respeito que tem pelos animais que vivem á sua volta incluindo os da sua espécie

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Joaquim Galinhas Ver Post
    Boas

A iluminação teve um aumento de 100% ou seja o dobro da luz e do calor emitido o que não é aconselhavel, deverias ter feito um incremento de mais 50% e passada uma semana p.ex. os outros 50% para minimizar o choque nos corais e eles terem tempo de se adaptar.
    Assim pelo que contas aqui isso foi mais uma ajuda para influenciares o que já não estava bem porque ao aumentares a quantidade de lampadas também destes mais calor ao sistema.
    Deves equacionar a reparação desse chiller rápidamente e acertar os outros parametros da água com calma para não afectares os vivos.
    Já agora deixo-te aqui uma dica, quando se usa um ar condicionado para o espaço onde está o aquário, deve deixar-se ligado durante o dia com uma temperatura de 24ºC ou 25ºC desta forma a água do aquário vai arrefecer e tentar ficar próxima da temperatura do ar. É preciso ter em atenção que a água é um elemento com grande capacidade térmica o que torna lenta a perda de temperatura.
    por acaso desde que uso o tal algae scruber tenoh mais facilidade em manter a temperatura baixa.
    Coloquei o Ar condicionado mesmo por cima do aquário é apontar as "laminas" para o aquário e em meia hora baixa 1 grau!

mesmo por cima quer dizer consigo apontar para o topo desde com uma inclinação de 45º.
    está por cima mas a meio metro de distancia...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Citação Postado originalmente por Joaquim Galinhas Ver Post
    Boas

Boas.

Costumo deixar a 24º, mas só 4 horas, senão vou à falência...
    O meu ar condicionado é tipo conduta, não dá para uma só divisão.

É bom porque deixa a casa toda á mesma temperatura, mas tem este contra.

Sim, tenho que tentar arranjar alguem de frio. Deram-me em tempos um contacto de uma pessoa de Odivelas, tenho que tentar a sorte.

Alguem tem ideia dos custos de uma reparação de um aparelho de frio?

Data de Ingresso
    29-03-08

Boas.

Costumo deixar a 24º, mas só 4 horas, senão vou à falência...
    O meu ar condicionado é tipo conduta, não dá para uma só divisão.

É bom porque deixa a casa toda á mesma temperatura, mas tem este contra.

Sim, tenho que tentar arranjar alguem de frio. Deram-me em tempos um contacto de uma pessoa de Odivelas, tenho que tentar a sorte.

Alguem tem ideia dos custos de uma reparação de um aparelho de frio?
    não consegues arranjar?
    comprei o AC por causa da humidade no inverno, mas antes tinha cosneguido arranjar o meu desumidificador.
    o principio de funcionamento é o mesmo.

bomba a circular gás e ventilador a arrefecer gás depois de aquecido...
    em circulação interna
    evapora condensa evapora condensa...
    o que se partiu no teu?
    se foi o tubo e o gás saiu é mais complicado.
    retirar a bomba também é dificil sem teres de voltar a encher de gás.

chillers são pouco eficientes, porque a energia calorifica fica na mesma sala...
    O ideal era que o calor fosse para a rua...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Pois, mas isso não tenho hipotese, o aqua tá na ponta oposta da sala. Tar a passar tubos para a rua é complicado. Se o ligar, fica ao lado do aqua e as janelas ficam sempre abertas tb.

O chiller julgo que não tem gáz.

Este é inversor, faz calor e frio e tem uma valvula que inverte o circuito, tb pode ser essa valvula. Ele qd chegou, chegou maltratado, tive que reparar o ventilador pq partiu e danificou um pouco o radiador (evaporador).

Eu tentava arranja-lo, mas não sei onde comprar material, além que, ele não tem torneiras para reabastecimento do gáz, tem que ser soldado acho.

Se alguem tiver links de tutorias de como mexer nisto, são bem vindos.

Entretanto acabei o TPA.

amanhã faço testes.

Foram 100 ltrs fresquinhos.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ajuda corais duros precisam de ajuda
    Por Igor Neto no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 6
    Último Post: 07-05-11, 20:36
  2. Propagação de corais no mundo de língua Portuguesa
    Por Pedro Nuno Ferreira no fórum Técnicas de Reprodução e Propagação
    Respostas: 54
    Último Post: 22-10-08, 19:43
  3. Plâncton vivo/inerte - Gorgónias/Corais Não Fotossintéticos
    Por Pedro Nuno Ferreira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 30