Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 75

Tópico: Diy - ups

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Diy - ups

Boas,

Quando voltar a arrancar com o meu sistema pretendo fazê-lo com a máxima segurança.

Nesse sentido quero montar uma solução que em caso de falha de fornecimento eléctrico me mantenha o sistema vivo pelo menos durante um fim de semana inteiro.

Estou a pensar em usar uma única bomba de circulação alimentada a corrente contínua para simplificar o sistema e minimizar perdas de eficiência.

As componentes da solução seriam:
    1 - Bateria de 12v com capacidade suficiente
    2 - Carregador de bateria com uma tensão que permita simultaneamente carregar a bateria e alimentar a bomba
    3 - Bomba de circulação

Mais simples é difícil. Esta via é da responsabilidade do António Vitor que montou um esquema destes. O seu a seu dono.

Como se montam as coisas?

Liga-se a entrada do carregador a uma tomada.
    Liga-se a saída dele à bomba e à bateria em paralelo.

Estado 0: Se há fornecimento de electricidade, a bateria carrega e a bomba funciona alimentada pelo carregador.

Estado 1: Se há quebra do fornecimento, a bomba passa a ser alimentada pela bateria que vai assim sustentar o seu funcionamento enquanto tiver carga.
    Se entretanto voltar a electricidade doméstica volta ao Estado 0.

Mais tarde editarei o tópico colocando aqui um esquema.

Agora vem um conjunto de dúvidas...

1 - Onde encontro eu baterias a bom preço sabendo que neste caso esta pode não ser muito sofisticada já que raramente será solicitada?

2 - Que bombas de 12/14V DC de baixo consumo e débito razoável (maior que 1500 l/h) há no mercado? No meu caso tem que ser francamente silenciosa.

3 - Deve-se usar um carregador comercial ou uma simples fonte do Ebay regulada a 13V e picos com proteção de retorno dará conta da coisa? De quantos watts terá de ser a fonte?

Contas por alto estimo que a coisa toda incluindo bomba me fique por cerca de 200 eur (espero que menos) sendo que a bateria será a peça mais cara.

Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Re: Diy - ups

Boas!

Isso é um projecto interessante, mas lembra-te que não é a circulação só que conta, a temperatura tb, principalmente no inverno.

Qt a baterias, mandei vir da alemanha (solarbagshop) para o meu sistema solar e foi mt barato.

Qt a bombas, o que encontrei em tempos era extramamente caro, não sei se não te compensa mais aplicar um pequeno inversor e uma bomba 220V, e assim ligas tb o aquecedor, pelo menos um.

Qt a carregador, estas baterias não gostam de qq coisa, e por isso te aconcelho a comprares/fazeres um carregador proprio para o caso. As baterias de chumbo têm 3 fases de carga, e é mt importante respeitar isso.

Ainda sobre isto, acho que devias de usar a bateria em offline. Ou seja, metes um relé do tipo normalmente fechado ligado aos 12V do transformador/fonte que alimenta o inversor, de forma a que qd tens tensão no transformar ele esteja com os contactos a fechar o circuito entre o transformador e o inversor.

Qd falha a tensão, o rele deixa de ter alimentação na bobine e comuta automaticamente o inversor para a bateria.

É uma dica!

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Discordo com o João... a temperatura é importante óbvio...
    mas aquecer a água é tremendo em termos de gastos energéticos.

um reles aquecedor "mama" 300W para 300 litros e pouco sobe...

A água é um bom acumulador de calor...Se a casa não estiver muito fria, demora muito tempo até baixar 1-2 graus...horas...se a sala estiver próxima da temperatura do aquário dias para baixar a temperatura.

No pico do inverno imaginando a sala a 10 graus para baixar a temperatura a niveis perigosos, é preciso pelo menos 1 dias...vindo de 26-27ºc isto para 400 litros, quanto mais litragem mais tempo se aguenta. Agora no verão e na primavera e outono, não é critico diria.

Baterias.
    não metas baterias da treta, arranja VLRA ou gel...
    VLRA serve...não são inferiores ás de gel...

Isto porque uma bateria normal das para os carros, libertam gases tóxicos, a bateria tem de ser para se poder ter em casa, sem riscos...
    As VLRA se acumular muita pressão abrem válvulas para libertar a pressão a mais...as de gel é a mesma coisa.
    Mas se alimentares as baterias com uma carga apenas q.b. fazer tipo overflow, mas lentamente...não há acumulação de gases.

Outra coisa que tens de saber é que uma bateria para carro, não serve, mesmo que seja de gel ou VLRA, porque, são concebidas para dar grande amperagem em pouco tempo (motor de arranque), logo a quantidade de chumbo tem de ser pequeno e o electrolito maior...

Queremos o oposto, muito chumbo e pouco electrolito...portanto as baterias para ups mesmo UPS são mais caras, bem mais caras que para os tais carros.

Comprei as minhas na oficel, www.oficel.pt...
    fala com eles, e compra-lhes o carregador e dizes o que queres fazer, quem deu esta ideia foi o Senhor Carlos Manuel...da oficel.
    ele é que propôs este esquema simples económico e barato.

Dizes que queres baterias para aguentar com pequenas cargas durante muito tempo, e portanto arranja baterias distintas...
    40Amp hora não é igual em todas as baterias...

Compra o carregador dele, fabricado em PT, é concebido para ups, é material industrial e não tem caixa, tens depois de arranjar uma caixa para meteres isso por segurança...mas isto também é válido para as baterias...

A minha ideia inicial antes de falar com ele, era meter relés...ele ao ouvir o esquema disse...
    mas isto é para alimentar uma bomba de 12-24v?
    gasta apenas 20W?
    não precisa de relés...e propôes este esquema, disse que era melhor...menos desgaste nos componentes...
    e que assim como ele estava a dizer as baterias durariam mais de 10 anos...quiça 20!....
    foi ele que disse...

Eu perguntei mas o carregador funciona bem assim...
    ele disse:
    -"Os carregadores nossos são feitos para funcionar desta maneira..."

Não sei se dava para fazer este esquema com um qualquer carregador, mas com os da oficel dá...

até agora tenho carga máxima ...e as baterias não empolam, ou seja não há degradação e sem libertação de gases...
    O custo do carregador é peanuts comparando com as baterias, e as baterias com este peso, não arranjei em PT mais barato...e fartei-me de procurar...até para autocaravanas...
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Um truque para manter a temperatura...
    como é no inverno que podemos ter problemas, e possivelmente ninguém vai de férias no inverno, e se estiver fora de casa é por 1-2 dias máximo...

Placas de esferovite...
    uma ideia era usar nalguns ponto fixação com velcro e se falhar luz...colocar placas mesmo encostadas ao vidro...a toda a volta do aquário
    O vidro é mau isolante termico...comparando com a esferovite.

Já era capaz de dar para melhorar o tempo de arrefecimento até niveis criticos em 500%... (aqui estou a inventar...não faço ideia), mas julgo melhorar TREMENDAMENTE o isolamento termico.

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Obrigado pelas dicas. Quanto a aquecimento nunca necessitei mesmo no pino do inverno MAS tinha as HQIs a bulir 10 horas por dia. No entanto a baixa temperatura é infinitamente menos catastrófica que a falta de circulação. Além disso reduz o tempo de bateria para aí para 1/20.

E bombas? Marcas e modelos?

Queria DC para evitar o inversor e respectiva perda de eficiência (há sempre perdas) e as respectivas ondas quadradas que não dão saúde a muitas das bombas.

Data de Ingresso
    29-03-08

uma tunze 6055 serve...mesmo a 12V serve perfeitamente. o consumo deve andar nos 10-15W a 12V, menciona isso ao homem...porque a potência da bomba tem de ser subtraida á potência do carregador...e convém teres potência suficiente para carregar as baterias...mas não muito mais...o tal overflow muito ligeiro..

vai depender se vais usar uma, 2...e a amperagem das baterias...e a bomba...se usares outra bomba as contas mudam...
    mas julgo que qualquer bomba de circulação que funcione a 12v, serve...

A tunze nanostream 6055, vai é ter sempre menos débito a 12v, que se a meteres a 24v. e não vais poder meter esta a 24v, por causa do carregador...que será o que alimentará a bomba...
    como tenho uma vortech é indiferente...tenho mesmo circulação q.b.

a vortech, pelo menos a minha (mpw40 das antigas) tem entrada para bateria, e só vai buscar a corrente às baterias se falhar a corrente 220v. podes também usar uma vorteech...o carregador terá de ser mais fraco, será mesmo só para as baterias... mas não usei a vortech...
    prefiro assim

Nesta situação o que vai dar corrente normalmente á vortech é o driver e fonte de alimentação da vortech...também não precisas de relé...
    se por acaso falhar a tal corrente o driver da vortech vai buscar a corrente aos 12v das baterias...claro vai funcionar mais lentamente, mas para o nosso efeito, é um plus...nesta situação não te esqueças que o tal carregador terá de ser mais fraco...para o overflow.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

As Tunze mais fraquinhas não chegam lá? Tipo a 6025...

Data de Ingresso
    29-03-08

não trabalham a 12v...ou trabalham?

tens estas mais baratas

http://www.marineandreef.com/Hydor_K...eads_s/616.htm

não sei é se consegues ligar isto directamente a 12v...se sim pergunta...funciona...
    há carradas de modelos.
    seio, etc...
    agora eu não sei se o controlador é necessário, e se as consegues ligar directamente a 12v. ou seja se o controlador tem de estar ligado a 220v.
    tens de perguntar eu não sei.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

IT CAN NOT BE USED WITHOUT THE Hydor Koralia Wavemaker.

fica caro....
    tens de ter o controlador.

só tens é de confirmar se as bombas funcionam a 12v. com uma fonte externa de 12v, as tunze dão e as vortech...mais não sei. mas devem haver marcas baratas.
    não precisas de grande potencia. pode ser fraquinhas.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Obrigado.

Pois... Aparentemente o motor das Koralia é AC apesar do controlador ser alimentado a DC.

Até há quem tenha feito um controlador diy mas sendo um dispositivo para me salvar o aquário quanto menos gingarelhos tiver, melhor

A hipótese menos cara é mesmo a Tunze 6055.

Vai-me encarecer o projecto em 100 eur.

Podes-me mandar mp sobre quanto te custou o teu sistema?

Data de Ingresso
    20-04-05

Ora bem... Estou a obter informações contraditórias sobre a coisa.

Encontrei este post que tenta demonstrar que as Koralia trabalham a DC com pwm.

O problema é que mais à frente conclui que afinal não!

Dava um certo jeitito, dava.

A alternativa que estou a ver é arranjar um motor dc de 12v, ligar-lhe uma hélice ao eixo, fixar na parte superior do aquário e pronto.

Acho que até tenho material cá em casa para fazer isso. Tenho um par de hélices de modelismo que contava usar para fazer um tunning a umas maxijets.

Ponho a hélice quase à superfície a puxar água para cima e aquilo deve gerar agitação suficiente. O consumo deve ser irrisório. O problema será proteger a coisa de modo a não ferir os peixes. Provavelmente exige algum trabalhito com PVC.
    Última edição por Nuno Prazeres; 23-10-11 às 14:08.

Data de Ingresso
    29-03-08

Era interessante...

mas acho que se eu estivesse no teu lugar comprava uma vortech, acredita que valem todos os euros que custam.
    Só usei a tunze no meu ups, porque já cá a tinha... e sempre fica a funcionar...

mas uma vortech é uma vortech...
    comprei a minha em segunda mão e foi uma exelente compra...
    arrumei logo as minhas tunze, para arrecadação...menos esta a 6055.

Outra ideia...
    e ar????

não digo com aqueles materiais porosos e microbolhas perigosas, mas bolhas das grandes a fazer turbulência à superficie, só o tubo...
    tinhas era de esconder bem o tubo ficava horrivel...mas talvez no teu caso seja possivel....
    A bolha chega á superficie e rebenta gerando agitação superficial. Não é grande coisa, mas para casos de emergência deve dar...

fazias como o joão alves disse... com um relé...só ligava em caso de falha de corrente...

Mas ainda acho a opção vortech a mais barata...não no gastares menos dinheiro, mas na relação preço/qualidade...

como já cá tinha a bomba, diria que o preço (se a memoria não me falha) do conjunto baterias mais carregador ficou nos 200 euros, mas isto foi há 2 anos quase...não me lembro bem...mas um sistema ups mesmo sem baterias passava este preço...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Citação Postado originalmente por Nuno Prazeres Ver Post
    Ora bem... Estou a obter informações contraditórias sobre a coisa.

Encontrei este post que tenta demonstrar que as Koralia trabalham a DC com pwm.

O problema é que mais à frente conclui que afinal não!

Dava um certo jeitito, dava.

A alternativa que estou a ver é arranjar um motor dc de 12v, ligar-lhe uma hélice ao eixo, fixar na parte superior do aquário e pronto.

Acho que até tenho material cá em casa para fazer isso. Tenho um par de hélices de modelismo que contava usar para fazer um tunning a umas maxijets.

Ponho a hélice quase à superfície a puxar água para cima e aquilo deve gerar agitação suficiente. O consumo deve ser irrisório. O problema será proteger a coisa de modo a não ferir os peixes. Provavelmente exige algum trabalhito com PVC.
    Pelo conteudo deste link, está mais que visto que são bombas DC, embora digam que usa picos de 15V e não 12V. Mas acho que servem perfeitamente.

Outra opção em conta é sempre uma resun 15000, são 24V DC. Mas obrigavam-te a trabalhar com 2 baterias em serie...
    Última edição por JoaoCAlves; 23-10-11 às 22:55. Razão: Esquece, não tinha visto bem o 2º link....

Data de Ingresso
    11-06-07

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    fazias como o joão alves disse... com um relé...só ligava em caso de falha de corrente...
    Não era bem essa a ideia. Mas sim estar sempre a trabalhar, só que qd falhava a energia, o relé comutava as bombas para as baterias.

Data de Ingresso
    29-03-08

As resun podem ser uma solução... com as baterias em série julgo teres de adquirir outro carregador, não sei.. pergunta ao homem da oficel, podem ter...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por JoaoCAlves Ver Post
    Não era bem essa a ideia. Mas sim estar sempre a trabalhar, só que qd falhava a energia, o relé comutava as bombas para as baterias.
    pois aqui só ligava a bomba de ar se falha-se a corrente, há muitas bombas de ar a 12v...a poucos euros.
    e julgo fazerem agitação q.b.

é ao estilo dos anos 70-80, com bolhinhas, mas em caso de falta de corrente serve perfeitamente.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Thumbs up Re: Diy - ups

Acho que encontrei a solução!

Em vez de investir umas dezenas de euros acho que me basta usar uma coisa destas:

Helice.jpg.

Que bicharoco é este?

É um motor DC que penso já ter pertencido a um limpa para-brisas dum carro do meu pai, uma vareta oca que roubei a um balão do miúdo, uma secção de tubo final duma pipeta de plástico velha de testes da JBL, alguma manga retráctil para encaixar aquilo tudo e finalmente uma hélice de modelismo que mandei vir do ebay para fazer uma modificação numa maxijet.

[EDITADO: a foto engana, o motor e a hélice são do mesmo tamanho (cerca de 2 a 3 cms de largura)]

Aquilo a 6V, com a hélice a 5 cm da superfície faz um remoínho digno de nota.

Não passa dum potótipo mas promete.

Custos? Para já só a hélice: um dolar mais portes!!!!

Ainda não medi os amperes consumidos mas duvido que atinja sequer 100 mA a 6V...
    Diria que tem tudo para ficar a funcionar uma semana ou mais apenas com uma bateria de 40 amps. Como me bastam 3 dias pode ser que me safe com material mais barato.

Duas coisas destas, uma em cada lado do aquário devem chegar principalmente se levar o motor aos 12V.

Faz-se uma "jaula" de pvc, fixa-se ao travamento e já está.

Quanto ao ar, até tenho alguma experiência no assunto.
    Tenho um nano só movido a ar. Honestamente parece-me uma solução pouco limpa além de ruidosa. O meu está na arrecadação. Se estivesse em casa o meu casamento já era...

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Bem visto, sempre tive esse projecto em mente, de fazer uma bomba... Não pode ser assim tão complicado e uma hélice dessas dá para muito DIY, como reactores de Kalk, reactores de calcio, etc, etc, etc...

Onde arranjas essas hélices? Ebay? Contacto?

Data de Ingresso
    29-03-08

A ideia era apenas ligar o ar apenas e só em caso de corte de corrente...

MAs ok, essa da hélice, promete, e é interessante...força nisso!

o motor aguenta 12v?
    Se só aguentar 6v, metes em série.....
    hehe!

até é capaz de ganhar em eficiência a vortechs e companhias....circulação á portuga!

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Hélice: item 160631347901 do ebay.
    Se fores mandar vir para ti podemos rachar portes porque quero mais já que o potencial, como tu bem dizes, é enorme.

Entretanto medi o consumo do motor e... 57 mA !!!!

Com uma bateria de 40 dura 14 dias e alimento dois gingarelhos destes a 6v com uma montagem em série!

Claro que isso é um exagero. Três dias é o que vou dimensionar.

Ou seja: se o protótipo de versão mais elaborada der conta do recado, safo-me com um sistema muito menos pesado (e caro, um quinto do preço inicialmente estimado.

Data de Ingresso
    29-03-08

mesmo muito pouco watts...

epá neste vou deixar a aventura para ti...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Teste da banheira: banheira cheia de água após banho do garoto e gingarelho a bombar dum dos lados.

Os brinquedos do lado oposto dançavam com a corrente. Voltei a medir: 6.15V e os mesmos 57mA = 0.35W !!!!

Imagino que com um motorzito de jeito com mais potência até faça onda!

Colocam-se é dois problemas relativos ao motor:
    Resistência à corrosão e capacidade de funcionamento contínuo

O que se encontra por aí não parece passar bem nesses dois campos.

Data de Ingresso
    29-03-08

mas queres sempre isso a trabalhar para quê?
    mete isso só a trabalhar em ausência de corrente...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Se pudesse estar sempre a funcionar:

1 - aumentaria a circulação com um consumo mínimo

2 - não ficaria dependente dum dispositivo que só iria ligar quando não estivesse em casa.

Elaborando mais sobre o ponto dois... Se aquilo estiver sempre parado, pode dar-se o caso de avariar por corrosão ou outro motivo e quando for mesmo necessário depois falha catastroficamente. Se estiver a funcionar sempre é muito mais seguro.

Data de Ingresso
    29-03-08

Esses motores nunca aguentam muitas horas...
    dúvido que durem mais de 1 mês, são concebidos para trabalharem por curtos espaços de tempo. Agora devem haver motores desses para trabalharem trabalahrem trabalharem...

http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_fr...All-Categories

acho que se forem brushless são duráveis...não sei que de tipo tens.

-Anónimo.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem