Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 26 a 50 de 75

Tópico: Diy - ups

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Re: Diy - ups

Encontrei esta bomba:
    http://www.ebay.co.uk/itm/12V-DC-Coo...item20bd4d8607

não sei se tem valor ou não...mas podias usar uma bomba destas para fazer algum tipo de retorno entre sump e aquário...é a 12v gasta 22W, mas vai gastar menos se tiver de empurrar a água mais alto (não é intuitivo mas acontece assim), este manda até 1.7 metros, embora pouco débito...mas pode servir...

só uma ideia.

com uma bomba destas e duas baterias de 40 amperes em paralelo dá 80 amperes...algo como quase 50 horas.
    2 dias a trabalhar...
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Muito bom!

Já tinha visto estas bombas mas nem tinha ligado...

São sem dúvida uma excelente opção de baixo consumo.

Membro Identificado Avatar de Sérgio Paulo
    Data de Ingresso
    17-01-06

Olá Nuno Prazeres, o que pretendes faz sentido mas há uma coisa que não podes descurar, é que a ou as baterias que pretendes colocar a alimentar a bomba de circulação, não convém estar sempre à carga, pois caso contrário saturarias a ou as baterias e depois quando fossem necessárias não estavam lá a fazer nada.

Para evitares esta situação resta-te uma situação, é comprares um carregador inteligente e que só carrega a bateria quando a mesma necessitar e sem necessitar de intervenção tua.

Eu comprei em tempos um carregador do género no LIDL, e não tenho nada a apontar, antes pelo contrário, até baterias auto que já julgava "mortas" ele conseguiu ressuscitar.

É um carregador em conta e que facilmente se arruma na panóplia de coisas que temos no móvel do aquário, é algo deste género:

!B7zYOp!!2k~$(KGrHqN,!hsEzMktDk!tBM1V!ue2E!~~0_12.JPG
    http://www.ebay.es/itm/Sealey-Compac...item562d8f159b
    A Mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.

Data de Ingresso
    29-03-08

parece ser melhor essa de carregar inteligente, mas não é neste caso.
    tenho as minhas com 2 anos de uso, e sem quebras...
    estão como novas!

Eu não confiava nesses carregadores dos chinocas, existem oscilações na tensão entre estar a carregar e a descarregar, ou seja as baterias têm mais desgaste que no meu caso...julgo...também fui informado que era assim pelo homem da oficel.

A corrente que o meu carregador usa é apenas para manter as baterias carregadas, e apenas ligeiramente para as carregar, e daí se calhar também detecta quando as baterias pedem mais corrente e fornece...
    não faço ideia...
    sei que fornece sempre corrente, a bomba está sempre ligada! (também pode ser as baterias a dar a corrente ás bombas....mas duvido)

Uma boa indicação que funciona bem, é as baterias estarem á temperatura ambiente, e sempre carregadas, e o carregador sempre a carregar!!!

Imaginando um desses carregador dos chinocas, pode apenas carregar com 12.6 volts, até aos 13.2 algo assim... e esse swing pode não ser coisa boa....aqui tá sempre a 13.6 volts... portanto sem swing...o arduino está sempre a medir a tensão.

Uma bateria deep charge pode durante uns milhares de ciclos descarregar e carregar, mas desgasta...se ele se mantiver numa tensão e sempre carregado, mas de uma forma que não se danifique (só para manter a tensão) dura mais....
    foi isto que o homem da oficel disse.

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

O meu carregador made in Portugal, foi concebido para unidade ups, não é um carregador qualquer...se por vezes desliga ou não...não sei...

mas até pode o fazer, aqui só perguntando a quem me vendeu...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

pois...não é um carregador qualquer...
    http://www.oficel.pt/produtodetalhe....a=detail&id=57

Estas unidades são constituídas por um Carregador Automático de Baterias/Alimentador a Tensão Constante e um Grupo de Baterias Seladas sem Manutenção que fornecem, mesmo em caso de falta de energia eléctrica da rede, uma alimentação em corrente contínua, devidamente filtrada, rigorosamente estabilizada e de baixa ondulação residual (ripple). A autonomia deste sistema é directamente proporcional à capacidade do Grupo de Baterias associado e ao consumo do circuito que alimenta.

O Carregador Automático de Baterias/Alimentador Estabilizado UC6 utiliza a técnica de rectificação por controlo de fase a tirístores e banco LC de filtragem, tem limitação da intensidade da corrente de saída e possui excelente filtragem de interferências. Tem dois níveis da tensão de saída, “tampão” ou “reforço”, com comando manual. São projectados de forma a poderem trabalhar como Alimentadores Estabilizados, nos casos em que haja necessidade de desligar temporariamente o Grupo de Baterias, seja por uma mera rotina de manutenção ou para sua substituição.

A corrente de carga para o Grupo de Baterias é controlada por um segundo circuito de limitação de corrente, ajustado para um valor entre 0,2 e 0,3C, para as situações em que a capacidade do Grupo de Baterias é muito baixa comparativamente à da corrente nominal do Carregador Automático, evitando assim excessivas correntes de carga e seu consequente aumento da temperatura, aumentando assim a esperança de vida do Grupo de Baterias.
    Acreditem que isto é bem melhor que transformadores dos chinocas...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    17-01-06

Boa noite António Vitor,

Sim o que falas tem alguma razão de ser, mas há que ver a proveniência dos carregadores e mesmo sendo alguns do "chinocas" nem todos são a mesma coisa, há "chinocas" e chinocas.....

A maioria da electrónica que hoje é comercializada mundialmente, é produzida pelos chinocas (orientais), e como em tudo na vida há sempre quem se aproveite e venda "gato" por "lebre".

Eu apenas passo a experiência e vivências que tenho, e quando referi que o transformador que tenho (comprado no LIDL), é uma verdadeira bomba, foi mesmo no sentido figurativo, porque até as baterias lipo que tenho ele consegue balancear as baterias sem as meter em esforço de carga, isto devido ao balanceador interno do carregador.

Mas é como em tudo na vida, por vezes temos sorte numas peças e por outras vezes não.

Data de Ingresso
    29-03-08

Bom realmente não sei qual é o melhor carregador, eu falo no meu que tenho em posse... e garanto que tem qualidade, claro há sempre alternativas. este já está a trabalhar há quase 2 anos, 24 horas por dia...sempre...portanto tem qualidade.

Esse carregador é uma hipótese... mas para estar sempre ligado 24 horas sobre 24 horas, julgo que o da oficel é melhor...nem que seja só por ser fabricado em Portugal... temos de comprar o que é nosso, mas garanto que tem qualidade...e o preço fica mais em conta, claro se o Nuno comprar as baterias ao homem da oficel.
    As baterias são chinocas...mas mesmo assim pró carote, porque são deep charge...
    não é como as dos automóveis... têm muito mas muito mais chumbo, e depois são herméticas, VLRA, com válvulas apenas de segurança em caso de aumento de pressão.

Esses carregadores, julgo não foram concebidos para estarem sempre a trabalhar, até podem aguentar, e terem alta qualidade, mas os que eu menciono, é mesmo para ups, logo para estarem sempre a trabalhar.

Para teres uma ideia este carregador tem uns bons 3 kilos de peso...

Se calhar usa menos electrónica e é mais old school...mas o old school, às vezes é bem melhor...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    17-01-06

Olá, é isso mesmo António Vitor, e nem estou a dizer que "A" é melhor ou pior que o "B", apenas a tentar esclarecer para que o Nuno veja com calma e pondere os custos/benefícios/longevidade, pois sabemos que há certos projectos que são realizados para apenas durarem um determinado tempo.

Eu dos primeiros aquários que tive foram dos mais básicos e rudimentares, pois há que sacrificar pouco o dinheiro e tentar ao máximo aprender com aqueles que nos podem sempre transmitir algum ensinamento, até mesmo aqueles que por vezes nos dizem babuseiras, acabamos por aproveitar uma ou outra ideia.

Conheço os carregadores que mencionaste pois já trabalhei numa das marcas de UPS, e desde os carregadores aos onduladores, todos eles são boas escolhas, mas como o Nuno referiu valores para gastar na ordem dos 200€ (incluindo baterias), foi o que mais eficiente/económico me lembrei.

Obrigado e um abraço,
    Sérgio.

Data de Ingresso
    20-04-05

Obrigado pelos vossos contributos!

Eu entretanto tenho estado a trabalhar na solução de agitação da água e a bomba DC que estava a usar não serve de todo porque quero uma coisa permanente 24/24 e aquilo aquece tanto que provavelmente irá queimar. Talvez com um mais poderoso me safe melhor. É questão de ir testando.

Entretanto peguei numa Maxijet 1200 e meti-lhe uma hélice e aquilo fica absolutamente inacreditável em termos de agitação gerada. É ao nível duma tunze stream 6000 pelo menos. E o fluxo é largo e bem distribuído.

Ainda me falta fazer um par de coisas complicadas para terminar esse projecto mas como consome 13 watts acredito que me dê para uma semana e meia com uma bateria de 40.

Terei um esquema mais complexo já que necessito de um relay e dum inversor mas como necessito duma bateria mais pequena não fica a exorbitância inicial além de me ajudar e muito no tema da circulação.

Acho que vou mandar um mail aos amigos do António.

Data de Ingresso
    20-04-05

Ora feito o estudo da coisa avancei para a aquisição!

Preço? Escreve-se com dois algarismos! Bem abaixo das UPSs xpto que aguentam PCs por meia hora ou menos.

UPS.jpg

O meu agradecimento ao António Vitor.

O kit vem com a bateria (que pesa 13kgs!), a fonte de 13,2V regulados e 60w de potência, os parafusos para fixar os cabos à bateria e um díodo para colocar na saída da bateria para evitar a realimentação em caso de falha de energia. O euro é só para se perceber que não se trata de nada monstruoso.

Para funcionar como fonte para uma bomba de circulação (Tunze electrónica ou Vortech) falta apenas cabo e, para protecção da bomba e de um fusível devidamente dimensionado.

A minha previsão é que me aguente uma Tunze Nanostream 6055 durante um fim de semana inteiro.

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

EXcelente DIY, Nuno! Parabéns!!!

Tens noção que te vou melgar á grande sobre este assunto (para lá de outros).

Uma dúvia (para já): "Isso" dá para ligar equipamentos ate perfazerem 60W, ou pode-se aumentar a potencia, diminuindo o tempo de utilização?

Membro Identificado Avatar de Sérgio Jacinto
    Data de Ingresso
    21-11-10

Viva,

Isso bem documentado para eu roubar umas ideias .

Saudações
    Sérgio Magro Jacinto
    A experiência é obtida imediatamente depois de ter sido necessária.
    Family Aqua Fun

Data de Ingresso
    29-03-08

Pena que já não usam transformadores nacionais fabricados por eles, talvez não compense, com os preços "malucos" dos chineses, já não compensa produzir nada.
    Dumping...

Ainda acho que são os chineses por detrás do colapso do ocidente, a começar pela europa...mas isto sou eu a pensar...

No meu nem precisavas de diodos, o preço foi ligeiramente mais, mas eu comprei 2 baterias dessas...

Nuno, são VLRA certo?
    devem ser para poder ser usadas em UPS e em casa.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Hugo,

Já sabes que estás à vontade. Os 60w são da fonte e não te interessa teres muito equipamento ligado a ela em paralelo com a bateria porque senão esta deixará de receber carga suficiente para se manter a 100%.

Agora este esquema é escalável indefinidamente. Está dimensionado para operar uma bomba que puxe para aí 10watts e que deva ser mantida operacional 48 horas após falha de corrente. Queres mais tempo? Metes mais capacidade na bateria (metes outra em paralelo, por exemplo). Queres alimentar duas bombas? Podes à vontade mas aí só te aguentam 24 horas e tens que verificar se não precisarás de aumentar o poder da fonte (neste caso específico diria que a fonte ainda tem uma boa folga).

O que tens de ver é:
    Qual a potência do equipamento a alimentar.
    Quanto tempo necessitas após quebra.

A conta depois é simples: divides a potência por 12 e tens a corrente que vais puxar da bateria.
    Depois multiplicas esse número pelas horas de operação que queres. O valor obtido é a capacidade que necessitarás na bateria.

Exemplo: a minha Tunze vai puxar cerca de 10 watts. Como será alimentada a 12v isso corresponde a 10/12 amperes ou seja 0,833 A. Ora como eu quero que aquilo trabalhe 48 horas, vou multiplicar essa corrente por 48 e dá 40Ah que é exactamente o que a bateria dá.

Ah é a medida de capacidade das baterias relaciona disponibilidade de corrente e tempo. No caso da minha que é de 40, se quiseres puxar 1 ampere ela dura 40 horas. Se for 0,5 Amp já dura 80. Se quiseres puxar 20 ela dá mas esgota em apenas duas horas. Se puxares 80, também dá mas apenas meia hora.

Agora em função da capacidade sa bateria e do que pedir o restante circuito dimensionas a fonte. Aí não conheço fórmulas por isso pergunto ao fornecedor. No meu caso disseram-me que 60watts era mais do que suficiente.

Sérgio, o resto é terrivelmente simples. Mas assim que tiver a bomba demonstrarei.

António, obrigado mais uma vez! Este projecto é teu. Eu só o copiei.

Data de Ingresso
    29-03-08

Não Nuno, o esquema é do homem da ofciel, o Carlos M.
    Obrigado pelos teus agradecimentos...de qualquer forma.

Mas questiono-me outra vez, em relação ao tipo de baterias, são seguras?
    de que tipo?
    VLRA AGM?

As minhas são VLRA. Algum aumento de pressão não epxlodem abrem umas válvulas.
    Última edição por António Vitor; 08-12-11 às 16:37.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Atenção que eu comprei o "peixe" como sendo VLRA (as que eu tenho) fui ao site das baterias, e efectivamente libertam o gás se for demasiado.
    foi das coisas mais insistentes que eu perguntei...é mesmo VLRA???

uma bateria de ácido em casa, é preciso ter cuidado.

No entanto se for para UPS, julgo eu que deverão obrigatoriamente ser seguras...que será o caso óbviamente.

VRLA battery (valve-regulated lead–acid battery).
    http://en.wikipedia.org/wiki/VRLA_battery

ainda vais a tempo de indagares e reclamares se não for o caso.
    Última edição por António Vitor; 08-12-11 às 20:17.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Obrigado pela dica. Aquilo parece ter um mecanismo na parte superior que deve ser isso.

Data de Ingresso
    29-03-08

Nestas coisas de segurança eu não brinco...
    Se algo pode ocorrer de errado, vai ocorrer, e na pior altura...

Eu andei a tentar descobrir pela referencia da tua bateria, que tipo é...
    existem VLRA AGM, de gel, (variações do principio básico das baterias de chumbo) e mais não sei quantos tipos... possivelmente é linha branca de uma marca mais conhecida...e seguramente que tem as tais válvulas.

No entanto, até as válvulas podem deixar de funcionar, verificar empolamentos, se vires um ligeiro empolamento/inchaços, retira imediatamente a bateria de uso e recicla-a...
    Isto é válido para todo o tipo de baterias...até as de lithium, tem acontecido acidentes "esquisitos", com queimaduras sérias...
    Nas minhas ando sempre a ver isso...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Obrigado. Como te disse vou perguntar ao fornecedor se é desse tipo e se não for peço para trocar ainda que saia mais caro.

Data de Ingresso
    20-04-05

Aqui vai o esquema de base da minha estação UPS.

Vou utilizar a fonte para me ajudar noutras tarefas.

O Arduino vai detectar eventuais falhas de corrente para depois me poder enviar um SMS a avisar.

UPS.jpg

Data de Ingresso
    29-03-08

Para o detector de alimentação Se ligares o divisor de tensão antes do tal diodo (para o lado da fonte), nem precisas de mais nada, não passa corrente da bateria no sentido inverso. Os pins analógicos só conseguem ler entre 0 e 5V, cuidado com isso...

tens de ter um multimetro. para afinares a tensão final para não fritares o arduino. mesmo que a tensão final seja 2V serve...

Aliás até podes usar 2x7805...
    Se a fonte não der corrente por causa do diodo se ligares este como o divisor de tensão em cima (antes do dido para o lado da fonte), também não vai dar corrente se falhar a electricidade em casa...e serve...se calhar é a melhor forma.

um 7805 antes do diodo e outro depois, um para o "detector de alimentação" e outro para alimentação permanente.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Algo como isto:
    só com uma fonte!
    UPS.jpg

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Boas!

Obrigado António.

Este circuíto é uma cópia do teu conceito.

A fonte tem duas saídas em paralelo.

Dois positivos e duas massas.

Metendo o diodo onde está, o outro positivo fica isolado da bateria.

É mais fácil assim. Tenho um par para alimentar o que tiver que ser suportado em caso de falha e o outro para o resto e é precisamente nesse que tenho que verificar se há carga ou não.

O divisor está ali precisamente para fornecer ao Arduino uma tensão que ele aguente. Como o máximo serão 5 Volts nem é necessário pensar numa resistência ajustável para fazer uma regulação mais fina. Se quiser poupar uma porta analógica posso pensar nisso e regular a coisa para 4,9 V por exemplo e usar uma digital mas com o Mega tenho portas que nunca mais acabam. Sei que nesse caso poderia usar um 7805 mas com duas resistências é capaz de ser mais fácil.

Um upgrade possível é meter outro divisor mas no circuito da bateria. Para quê? Para o Arduino me avisar se a carga desta estiver a ir embora.

Imagina: estou no Algarve e volto no dia seguinte.
    Recebo um sms a dizer que me falhou a electricidade em casa. Fico por lá. No dia seguinte ainda posso ir à praia... Agora se receber o sms da falha e depois um outro a dizer que a bateria já só está a mandar 10,5V, então que se lixe o último dia de férias e venho disparado para cima.

Data de Ingresso
    29-03-08

pois para saberes a tensão tem de ser com o divisor...precisas que baixe...

-Anónimo.

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem