Postado originalmente por
Nuno Prazeres
Hoje conclui finalmente o projeto.
Tenho a bateria e o que referi no post anterior montados embora esteja a usar um 7809 para alimentar o Arduino a 9V e não um 7805. Ele não se revelou muito capaz com essa tensão, sabe-se lá porquê.
A tal Tunze 6055 chegou há una tempos mas para desilusão minha, trabalha realmente a 24V e não a 14 como pensava. Isso quer dizer que com os 12V da UPS a bomba funciona muito abaixo da sua capacidade. Como é uma bomba para estar ligada a fazer circulação e não meramente para ser ativada caso falhe a luz, tive que bolar um esquema para que ela trabalhe a 24V a partir da fonte que trazia com ela mas, se faltar a luz, passe a ficar ligada à bateria.
Depois de muito enjorcar lá cheguei a um esquema com 2 relays (perdoem-me a falta de qualidade mas foi passado pela webcam a partir do meu livro de notas

):
EsquemaRelays.jpg
Descrevendo:
A fonte da bomba entra pela ligação designada por 24V.
Os dois relays são de 12V e serão ativados pela fonte normal da bomba que como se disse é de 24V por isso estão em série.
Os relays são do tipo comutador.
Se há corrente na alimentação original da bomba, os relays estão ativados e a eletricidade é por assim dizer agulhada dessa fonte para a bomba.
Se falhar a corrente os relays desativam e a eletricidade que vem da entrada 12V é que é agulhada para a bomba.
Acresce ao circuito um led para mostrar que os 12V estão constantemente "armados". Isto é importante porque se trata de um sistema de manutenção de vida em que a parte importante raramente irá funcionar. Se aquela luz estiver apagada, significa que há um problema de ligação ou, caso a energia já tenha faltado, que a bateria já se esgotou por completo.
O interruptor serve apenas para poder desligar a bomba para manutenção sem ter que ir à tomada.
A coisa funcionou bem e parece-me que terei o melhor dos mundos: 24V no dia a dia e 12V suficientes para me manterem o aquário vivo cerca de 48 horas no caso de falhar a corrente.