Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 34

Tópico: Mais Alguns Litros ....

Membro Junior
    Data de Ingresso
    09-12-04

Mais Alguns Litros ....

Aquário: 220Cx70Ax80L
    Sump/Refugio: 215Cx60Ax60L
    Estrutura em aço inox – Aquário e estrutura Fornecidos e montados no local (Mário Sustelo)

Aprox. 1500 Litros Agua. (1000L Aquário + 500L sump/refugio)

Iluminação: Calha 3 x 250W HQI 10.000 K; 2 actinicas 80 w c/ 140 cm tem 2 metros de comp., com electrónica separada (Rui Alves) um mestre! Obrigado.
    Na sump/refúgio – calha 80 cm fluorescente – só para crescimento de algas Caulerpa.

Escumadores: 1- Kent Marine Nautilus EX-30 P/ aquários até 1200 L c/ Bomba Aquamedic Ocean Runner 6500 – a funcionar 5 *****.

1 - AQUAMEDIC TURBOFLOTOR 1000 MULTI p/ aquários até 500 L c/ upgrade bomba aquamedic 2500 L – (a original 2000 L) funcionamento impecável.

Retorno e circulação:

Retorno – 1 – Bomba Aquamedic Ocean Runner 6500 = 6500 l/h
    1 – Bomba Aquamedic Ocean Runner 2500 = 2500 l/h

Circulação Interna: Aquário – 2 bombas Tunze Turbelle Stream 6100 c/ Tunze Multicontroller 7095.
    O retorno da segunda bomba 2500 l compensa a falta de circulação ao lado da coluna seca.
    As tunze estão em cantos opostos (centradas) do aquário e escondidas naquelas rochas próprias que ao princípio pensei que nunca conseguiria esconder, mas como poderão ver estão completamente “disfarçadas”.
    São bombas excelentes que criam uma corrente e agitação permanente de todo o aquário incluído a superfície (tudo mexe) sem serem demasiado “agressivas”( só no preço).

Circulação no refugio: retorno da coluna seca (c/ 35 Cm); Bomba 2500 L apontada à bomba de retorno de 6500 L, filtro com carvão activado c/ bomba de 1500L.

Substrato:

No Aquário – 80 Kg de Areia viva (Reef Sand)
    No Refugio Aprox. 70 Kg de areia de coral e aragonite (fundo de aquário antigo de 250L e da Sump antiga)

Rocha Viva – Aprox. 180 Kg.

Data da Montagem – 9-09-2005.

Habitantes:

Peixes:
    1 Zebrasoma Flavescens
    1 Paracanthurus Hepatus
    1 Zebrasoma xanthurum
    1 Meiacanthus smithi
    2 Donzelas de cauda amarela
    1 Centropyge Bispinosus
    1 Labroides dimidiatus
    6 Pseudanthias squamipinnis
    1 Chelmon Rostatus
    2 Palhaços clarkii

Invertebrados
    Anémonas : 1 Stichodactyla Haddoni (carpete verde), 1 Heteractis Sp. (anémona de areia)
    2 tridacnas

Camarões: 2 Lysmata Debelius, 1LYSMATA SETICAUDATA, 2 Synalpheus sp.( pistol shimp)

Corais:
    Moles:
    Xenia Branca (ás toneladas)
    1 Sarcophytum Amarelo (cresceu dos 10 cm comp. p/ 45 cm comp e 20 cm larg. No novo aquário em 2 meses)
    1 sinularia Branca 1 sinularia verde (muda)
    Actinodiscus vários – 1 Rhodactis mussoides
    Zoanthus 2 rochas
    2 Gorgonias

Duros:

1 Montipora digitata - Azul
    1 Montipora capricornis – Vermelha
    1 Hydnophora verde (muda)

A história:

Antecedentes: desde que me lembro sempre tive aquários em casa, a evolução natural; em criança, os peixinhos de água fria, na adolescência os aquários de água quente, cheguei ao cúmulo de ter em casa dos meus pais 6 (seis) aquários médios aprox. 80L simultaneamente em funcionamento, desde ciclidios a guppys.
    Quando adquiri casa própria é claro que tinha de ter um aquário, e adquiri logo um grande 150 cm, com móvel e tudo que mantive até ao início deste projecto que estou a apresentar.
    Os salgados: comecei á quatro anos com um aquário mais pequeno (um percula 90), muito útil para aprender e cometer aqueles pequenos erros e asneiras que todos cometemos, não de propósito, mas sempre acontecem. Naturalmente que a leitura, a Internet e os fóruns são excelentes guias e incentivos para fazer melhor.
    Como quase sempre acontece neste hoby, houve necessidade de ter um aquário maior, criar melhores condições aos habitantes (superlotação do aquário) e também queria trazer o aquário para a sala, assim coloquei-o no meio da sala!

O espaço:

Na sala tinha um aquário de água doce de 150 cm, plantado com neons (+ 100) e 2 discos. Por uma questão de €€€ (EDP e manutenção) e espaço (apartamento), dei-o a um familiar em troca de mão-de-obra na abertura do buraco na parede para o novo.
    A parede “só” dava para 220 cm de comp., assim podia exagerar na largura 80 cm, encaixado na parede com duas frentes sala/corredor. A ideia de centrar o aquário em relação á parede permite poupar espaço nas duas divisões e tem a vantagem adicional de proporcionar apoio para a calha HQI e permitir esconder os tubos de retorno num roço na parede.

O móvel

Inicialmente pensei (como estava a partir uma parede inteira), em construir uma estrutura em alvenaria para suportar o aquário, assim como a própria sump, mas rapidamente mudei de ideias, a ideia de ter de conviver com mais confusão e obras (entenda-se pedreiros, pó, sujidade) foi de mais.
    Assim a parede veio a baixo até ao chão para permitir incluir uma estrutura metálica desmontável, o que permitiria um dia mais tarde refazer a parede sem grandes confusões (é que estou a falar de obras num apartamento – já agora rés-do-chão -).
    A opção pela estrutura teve a vantagem adicional de permitir elevar a sump do nível do chão devido a uma segunda prateleira (facilita a limpeza) e proporcionar uma grande quantidade de apoios para tralha que geralmente abunda na sump/refugio.
    O aquário foi apoiado/feito directamente em cima da estrutura de aço inox.

A construção do “Monstro”:

Ainda não refeito do “choque” das obras no meio da sala, as ferias quase a acabar e outros contratempos lá consegui esgotar a paciência do Mário Sustelo, e foi possível iniciar a colagem do “bicho”, só após esta é que tive a noção real no que me tinha metido.

A montagem:

O objectivo era mudar tudo para o novo aquário o mais rapidamente possível, evitando (ou não) o choque e mortes e também o custo de ter 2 aquários em simultâneo (edp e outros); o aquário antigo apesar de superpovoado estava estabilizado (4 anos), com uma sump estabelecida e a funcionar á + 6 anos (comprei-a completa com substrato e montes de bicharada a um colega com muita experiência em salgados – desmontou o aquário). Também tinha bastante rocha (é quase ridículo mas a anémona já não tinha espaço para abrir no fundo) e ia até acima, neste caso também beneficiei da desmontagem já referida, assim como da aquisição de algum equipamento.
    Como devem calcular não é propriamente barato um projecto como este, como não sou rico nem nada que se pareça, tive que aproveitar e reciclar o máximo possível do aquário antigo, assim comecei por comprar rocha viva não maturada, que esteve a maturar na casa de banho durante 3 semanas.
    Antes:

Depois:

Mal a silicone secou, já só queria era encher o aquário e assim fiz, com água doce claro á procura de fugas, e teste da coluna seca, correu tudo bem.

A agua:
    Não é fácil fazer quase 2000 litros de água salgada sintética! Ainda mais eu perfeccionista (estúpido) não queria arriscar e como já tinha um aparelho de osmose, queria fazer toda a água nova de osmose (é maluco).
    Embora o aparelho de osmose seja (segundo o fabricante) de 380 litros/dia, o que é certo não fazia efectivamente mais do que 200 l/dia, assim em desespero só fiz 50
    % de agua de osmose resto foi da torneira. Foi um processo por com varias fases, após a rocha estar maturada num recipiente de 250 litros (obrigado Manel – Agriloja), foi para a sump – 2 aquário com 700 L. e foi fazer agua sabem como é – só 60 kilitos de sal da Red Sea em doses de 250 l de cada vez.
    Aquário cheio de agua.

A trasfega:
    Nesta fase já com água, colocação da areia viva (caríssima €€€€€), acho que alem de esteticamente ser bonita (depois de assentar – a agua parecia leite) ajudou e de que maneira a estabilizar rapidamente o aquário. Agora mais uma vez fui “bruto” em pouco mais de uma hora tudo o que estava no outro aquário incluído substrato (e não era pouco), foi “metido” no novo aquário, resultado uma baixa, infelizmente um camarão limpador não aguentou o choque (penso que térmico) do transporte directo do camaroeiro, todos os peixes e camarões foram transportados directamente por camaroeiro á medida que iam sendo apanhados, os corais e as tridacnas tive mais cuidado, esta fase correu menos mal.
    Acabamentos finais:
    Faltava agora fechar a estrutura e evitar que a luz da calha saísse do aquário, ficou assim:

A evolução:

Estou bastante contente com a evolução, com apenas 3 meses, passou a fase das algas castanhas, de forma impressionante de um dia para o outro na segunda semana, ficou tudo castanha (areão e rochas), ao fim de uma semana sem que tenha feito nada para evita-las desapareceram completamente.
    Penso que esta estabilidade se deve á grande quantidade de agua, quantidade e qualidade da rocha viva e da quantidade e qualidade dos substratos. O único aditivo que utilizo é o Calc (5 litros a pingar todas as noites).
    Em termos de manutenção foi uma agradável surpresa, embora com um volume de água 8 vezes superior ao meu anterior aquário, o trabalho diário é mínimo; assim a reposição diária de água de osmose foi semi-automática – (o aparelho de osmose é ligado directamente ao refugio e só tenho de abrir a torneira durante 1 hora por dia), a limpeza dos vidros está facilitada porque não existe obstáculos (não há rocha encostada aos vidros (excepto na coluna seca), é só passar o limpador magnético.

Conclusão: (finalmente!)

As minhas desculpas pela extensão e exaustão deste post, mas a verdade são que sou um bocado inexperiente nesta coisa dos fóruns. Ficam agora algumas fotos do aquário e seus habitantes.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    09-12-04

Re: Mais Alguns Litros ....

As Fotos:

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Eu não sou pessoa de postar tópicos sem conteúdo para não sobrecarregar os fóruns.

Desculpem-me mas não resisti.

Sem palavras.

Membro Identificado Avatar de Ricardo Lacerda
    Data de Ingresso
    09-09-04

Apenas duas palavras:

Muito BOM !!!!!!

Ricardo

Membro Identificado Avatar de Tiago Garcia
    Data de Ingresso
    13-10-04

Mais Alguns Litros ....

Boas...

Atentamente,
    Última edição por Tiago Garcia; 09-12-05 às 19:21. Razão: Sem palavras!!!!!!
    Atentamente,
    Tiago Garcia

O meu Aquario
    O meu Video
    A minha Pagina web
    "O teu futuro depende dos teus sonhos, por isso não percas tempo, vai dormir...!!"

Moderador de Área Avatar de Rogerio Miguel Gomes
    Data de Ingresso
    30-05-05

Lightbulb Re: Mais Alguns Litros ....

Isto sim é uma coisa bem pensada nao olho a gastos o melhor possivel para os animais nao como muitos que fazem as coisas a balda com medo de gastar uns €s para no fim de tudo morrer peixes e corais é um crime ver ,os meus parabens esta lindo nao tenho mais palavras. Boa sorte ,um abraço Rogério.

Lojista Avatar de Carlos Mota
    Data de Ingresso
    10-12-04

boas
    e eu que pensava que era maluco
    um sonho de aquario

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Boas

Muita coragem para fazer essas obras, mas valeu a pena.
    Excelente
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

Wow !!!
    Absolutamente fantastico
    Pode-se ver que gostas mesmo de Xenias
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Membro Senior Avatar de Alberto Branco
    Data de Ingresso
    29-03-05

Boas!
    Realmente muito bom, se eu partisse as paredes da sala para montar um aqua acho que a minha cara metade colocava-me a andar.

Abraço
    Alberto

P.S.- Mas gostava mais de o ver aqui na minha sala

Membro Avatar de Pedro Resendes
    Data de Ingresso
    21-06-05

5***** parabens

Membro Senior Avatar de Marco Augusto
    Data de Ingresso
    16-10-04

Ola Rui
    Por fim ganhou coragem para colocar as fotos ...... por acaso ja tive o gosto de ver este "bicho" ao vivo, e acreditem que é bem mais bonito os meus parabens Rui

Boa Sorte
    Cumps
    Marco

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Os meus parabéns pelo projecto ambicioso e acima de tudo pelo resultado. Está excelente!

Abraço,
    Diogo

Membro Junior
    Data de Ingresso
    09-12-04

Obrigado a todos …
    Os vossos comentários são um incentivo para continuar a melhorar, espero em breve mostrar mais algumas novidades já em vista …

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-08-05

Boas Rui

Está absolutamente lindo!!!

Eu montei um de 310 L há um mês...
    Antes também tive uma idéia parecida, só que as paredes da minha casa têm 70 cm de espessura e são feitas em rocha de granito maciço!!!
    E mesmo que cometesse essa loucura o meu marido de certeza que pedia o divórcio, além de que me faria "engolir" uma dessas rochas

Muitos parabéns e boa sorte

Maria Roma

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

São estes pequenos grandes feitos que definem a paixão pelo hobby que tem um aquarista marinho.

Muito bom Rui. Os meu parabens.
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Membro Identificado Avatar de Nuno Mendes
    Data de Ingresso
    14-11-04

Viva Rui!
    De facto todo o projecto está brutal e se gostam das fotos haviam de o ver ao vivo
    Muitos parabéns pelo projecto e continua

Membro Junior
    Data de Ingresso
    18-02-06

Não só corajoso, mais de muito bom gosto, continue assim.

Membro Identificado Avatar de João A Alves
    Data de Ingresso
    19-11-05

Boas

Está impecavel, muito bem.
    Força.

Cumprs

João Alves

Membro Identificado Avatar de Joao Carlos Pereira
    Data de Ingresso
    15-08-05

Está um espetacúlo.E com potencial para mais.Deve ser um espetaculo ver essas xenias a pulsar.Eu também adoro xénias.
    Cumprimentos
    Joao C Pereira

"Nunca desprezes os outros quando estiveres a subir, pois poderás encontra-los quando estiveres a descer."

Eu.

Membro Identificado Avatar de Marco Duarte
    Data de Ingresso
    10-08-06

Boa noite a todos.

Antes de mais nada quero felicitar o membro Rui Cruz pelo seu excelente aquário, de facto está muito bonito e bem idealizado, mas se me permitem lamento imenso que nas centenas de tópicos que eu tenho lido neste excelente forum e ainda por cima Portugês não se generalize um incentivo tão forte a alguns membros, como tem sido ao nosso companheiro Rui e a outros membros que felizmente podem investir a sério nos seus aquários, porque de facto existem membros que têm os aquários que podem, mas acredito que sonham com um bastante maior, mas não podem!!!

Por isso eu penso que é tão ou mais importante incentivar quem realmente se rasga todo para conseguir um aquário nem que seja de 60 lt no qual os seres vivos sobrevivam e dê felicidade ao aquariofilista! Pois no fundo é um aquário!

Eu sei que não é por mal, mas lá estamos nós com o sentimento que temos um Fiat Punto e olhamos para o Ferrari do vizinho!
    E não é que têm os dois 4 rodas.

Um abraço a todos.

Ps: Parabéns a todos os aquariofilistas com êxito, os que ainda não têm não desistam.

Marco Duarte

Membro Identificado Avatar de Welington
    Data de Ingresso
    10-11-06

muito bonito o seu aquario e de muito bom gosto continui assim

Membro Identificado Avatar de Ricardo Carpinteiro
    Data de Ingresso
    21-09-05

Rui,

E as fotos do meu menino, o meu lindo Acanthurus Japonicus?
    Abraços

Membro Identificado Avatar de Rúben Francisco
    Data de Ingresso
    13-02-07

boas

palavras pra quê.....

abraço

Rúben

Utilizador Banido Avatar de Pedro Moreira
    Data de Ingresso
    20-11-06

Boas Rui só isto que tenho a dizer bom ao maximo palavras para qué?um abraço

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Meu Marinho Passo a Passo - 240 Litros - Max Carvalho
    Por MaxCarvalho no fórum Diário do Meu Aquário
    Respostas: 1
    Último Post: 20-12-07, 13:02
  2. Adição de "Trace elements"
    Por José Passos Campainha no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 34
    Último Post: 16-05-07, 04:26
  3. Porque SPS fica Acastanhado
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0