Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 26

Tópico: Casos de sucesso com Labroides dimidiatus - Mito?

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Casos de sucesso com Labroides dimidiatus - Mito?

Boa noite ,

Em conversa com um membro, a propósito de cryptocaryon, ele falou-me de um "peixe que come parasitas" para controlar o ictio - o Labroides dimidatus calculo eu.

Ora eu não sei qual é a vossa opinião... mas sou só eu ou vocês também acham que se deveria banir o comércio do Labroides dimidatus?

Alguém consegue ou conseguiu manter um exemplar destes por mais de 6 meses? A ideia que eu tenho é que eles são tão frágeis e tão difíceis de alimentar (por competição com outros habitantes do aquário) que invariavelmente acabam todos por morrer.
    Nos EUA existem grupos de aquariofilistas que pretendem proibir a comercialização deste peixe - Qual a vossa opinião?

Eu não conheço nenhum caso de sucesso na manutenção deste peixe por mais de 6 meses. Mas os meus conhecimentos são muito limitados portanto gostava de ouvir a vossa experiência.

Penso que este assunto já foi abordado anteriormente aqui no fórum... tenho a ideia de ter aprendido isso aqui.

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Re: Casos de sucesso com Labroides dimidiatus - Mito?

Ricardo

Tenho aqui um colega que mantém o dele vai para um ano e para meu espanto ,alimenta-se de tudo.
    Se me perguntares se vive mais tempo,não sei (...),só sei que as minhas espectativas,também elas foram ultrapassadas por partilhar da tua opinião e de muitos outros quanto à sua longevidade,exactamente por não encontrarem alimento suficiente e adequado à sua dieta em um sistema fechado.
    Um abraço

Jorge Neves

Membro Identificado Avatar de Bruno Santos
    Data de Ingresso
    02-01-10

Boas, tive um mais de 1 ano que morreu saltando fora do aqua, agora tenho outro por +- 5 meses e está optimo, ambos se alimentavam de tudo!

Cumps.

Lojista Avatar de Duarte Araujo
    Data de Ingresso
    11-04-06

Olá Ricardo,

eu sempre tive este peixe e sempre o mantive bastante tempo sem problemas. O meu último tive-o cerca de 2 anos e quando fiz a remontagem antes das férias, tirei todos os peixes inclusive o labroides dimidiatus e foi depois vendido lá na loja. Acrescento que comia de tudo, tanto comida congelada como algas ou granulado.

Mas conheço vários aquários que os mantém sem problemas.

Membro Identificado Avatar de PedroPedroso
    Data de Ingresso
    19-10-07

Boas

tenho o meu vai para 3 anos sem qualquer tipo de cuidado especial quer em termos de tratamento ou alimentação, só dou praticamente comida granulada.
    já saltou do aquário e teve sorte que vi e coloquei de novo no mesmo. aquando da troca do mesmo inclusive esteve um dia enterrado dentro do areão com o aquário só com 1 dedo de agua, o dito escondeu-se e só dei por ele no dia a seguir quando comecei a deitar a areia velha fora, e viveu sem qualquer tipo de mazela.

confirmo que anda sempre a limpar os restantes habitantes ou a cata de nassários.
    Abraço

Pedro Pedroso

cego não é o que não vê, é o que não quer ver.....

Data de Ingresso
    23-09-04

Fico contente por haver casos de sucesso. É por isso que gosto de perguntar aqui coisas.
    Na minha experiência acabam todos por morrer à fome e não é por não comerem de tudo, porque basta dar artémia que eles comem bem. Penso que ficam sem alimento porque talvez outros peixes competem pelos mesmo alimento e são mais agressivos na hora do "tacho", excluindo os pobres dimidatus para canto.
    Não devo ser o único a quem isto acontece porque por esse Mundo fora há imensas pessoas e organizações que são contra a comercialização deste peixe. Claro que não duvido da vossa palavra... mas só me pergunto, para esses terem sobrevivido quantos não terão morrido?

Um abraço,

Membro Identificado Avatar de Carlos Dias
    Data de Ingresso
    18-06-05

Boas

Tenho um exemplar do dito, vai para 1 ano, não tenho qualquer cuidado especial com ele, está de perfeita saúde, no meu caso só existe um senão, é que o meu passa a maior parte da vida na coluna seca, tenho um sixline que não o deixa em paz e ele salta para a coluna seca de onde entra e sai com alguma regularidade.
    Abraços
    Carlos Dias
    ディアス カルロス

O meu Bloog http://focasagresdy.blogspot.com/

Ena tou quase

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    01-11-04

Ricardo...
    Hoje em dia não sei e não tenhos visto dados sobre esta especie mas antigamente a percentagem de sucesso era francamente negativa. Cerca de 70 a 80% deles não duravam mais de 1 ano em aquários.

Pelo tamanho do peixe, e tomando por analogia um peixe palhaço, este devia durar pelo menos 6 anos em aquario e estou a puxar por baixo.
    Na minha opinião não deviam ser comercializados. Ainda que existam alguns casos de sucesso, a maior parte das vezes é um peixe que não dura muito tempo nos aquários...

Membro Identificado Avatar de Paulo Serrano
    Data de Ingresso
    23-09-04

Olá a Todos
    Eu mantenho o meu desde que tenho o meu Zanclus ou seja desde 20/09/2010.
    Mas em minha opinião é um peixe muito difícil de manter pois tive 2 durante muito tempo e só um se aguentou até hoje. Por teimosia já tentei colocar mais um para manter o par, mas não consegui, passado alguns meses desaparece.
    Abraços
    Paulo Serrano
    Leiria
    Portugal

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Citação Postado originalmente por Carlos Dias Ver Post
    Boas

Tenho um exemplar do dito, vai para 1 ano, não tenho qualquer cuidado especial com ele, está de perfeita saúde, no meu caso só existe um senão, é que o meu passa a maior parte da vida na coluna seca, tenho um sixline que não o deixa em paz e ele salta para a coluna seca de onde entra e sai com alguma regularidade.

Carlos

O senão tem a haver com o facto de os dois se alimentarem da mesma fauna no sistema (...) e sendo o sixline mais possante e agressivo,o labro tem que procurar outras paragens .
    Um abraço

Jorge Neves

Lojista Avatar de TMC IBERIA
    Data de Ingresso
    10-07-08

Viva,

Apenas uma curiosidade sobre a espécie:

O sucesso ou insucesso desta espécie passa muitas vezes pelo local de importação do mesmo.

Tipicamente esta espécie é de qualidade muito fraca quando oriunda de paises tais como indonésia. Poderá haver casos de sucesso mas devido à sua natureza mais delicada não existem muitos casos de sucesso.

Outro problema advém do facto de no transporte estes segregarem substancias toxicas existindo mesmo casos em que o animal sufoca mesmo dentro do saco (fica uma pelicula esbranquiçada à volta do corpo). Mesmo durante a aclimatização têm de ser tomadas medidas para precaver este casos.

É um peixe sensivel que só deverá ser importado de zonas de confiança e melhor treinadas para lidar com estas espécies mais sensiveis.

Por norma interna a TMC apenas importa este animal das Maldivas, onde existe uma maior preparação e treino para o manuseamento destes animais.

O problema das Maldivas prende-se com o facto de pouco distribuidores trabalharem com esta local de importação devido ao preço na origem pelo que antes da TMC estar na mercado ibérico com maior presença não seriam muitos os casos de importação deste pais que tanta qualidade tem.

Um abraço,

Brian

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

Boas ,eu mantenho um á 2 anos ,sem grande problema ,sendo um peixe que come de tudo .No meu caso não considero que seja um peixe dificil de manter .

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

É impressão minha ou estmaos a falar do também denominado "peixe limpador"?
    Se sim, não havia um que era praticamente igual, mas comia o tecido da pele dos peixes em vez dos parasitas?

Ou sou eu que estou a fazer uma grade confusão?

Data de Ingresso
    23-09-04

Citação Postado originalmente por TMC IBERIA Ver Post
    Viva,

Apenas uma curiosidade sobre a espécie:

O sucesso ou insucesso desta espécie passa muitas vezes pelo local de importação do mesmo.
    Olá Brian,

Muito obrigado pela tua participação, não sabia disso e já fiquei a aprender algo mais.

Dada a tua experiência queria fazer-te uma pergunta: Conheces casos de reprodução desta espécie em cativeiro? Tenho ideia de já ter ouvido falar sobre isso, até acho que cá em Portugal há quem tenha conseguido. Os reproduzidos em cativeiro sobrevivem mais do que os "importados"?

Membro Senior Avatar de ricardotrindade
    Data de Ingresso
    07-01-09

Boas,
    Tenho o meu faz 4 anos e alimenta-se de tudo.
    Cumps.

Membro Identificado Avatar de Pedro Manuel Tavares
    Data de Ingresso
    01-06-07

Citação Postado originalmente por Hugo Figueiredo Ver Post
    É impressão minha ou estmaos a falar do também denominado "peixe limpador"?
    Se sim, não havia um que era praticamente igual, mas comia o tecido da pele dos peixes em vez dos parasitas?

Ou sou eu que estou a fazer uma grade confusão?
    O peixe que referes chama-se Aspidontus taeniatus ou falso limpador,a diferença é que tem a boca virada para baixo.
    Um abraço
    Pedro Tavares

Membro Identificado Avatar de Ricardo Oliveira
    Data de Ingresso
    03-02-07

Boas.
    Tenho sempre 1 no aquario.
    O actual é o terceiro em 5 anos.
    Abraço
    Ricardo Oliveira
    LINK SETUP: My 3Reef

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Boas,

Nunca tive esta espécie até bem recentemente... Devido a um surto de cryptocarion e na altura vendo um numa loja com bom aspecto, trouxe um Labroides Dimidiatus, sempre vai ajudando os peixes (nem que seja tipo um placebo). Está aqui no sistema desde 28 de Outubro de 2011 (um mês e oito dias) e alimenta-se de tudo, desde granulado, artemia, cyclop eeze, flocos, até alga nori!

Em competição com comida tem apenas um Halichoeres Chrysus e para minha felicidade, quando o Labroides entrou não houve qualquer atrito entre os dois. Dão-se pacificamente e aparentemente são das melhores opções para irem controlando pragas nas suas vertentes mais específicas.
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pimenta
    Data de Ingresso
    21-12-05

Por aqui também tenho um com cerca de 3 anos, come de tudo o que ponha no aquario e de perfeita saude!

Acompanhando o que já foi referido pelo Brian, também considero que os processos de coleta,transporte e aclimatização de determinadas especies são fundamentais para a sua manutenção futura em aquario, não só desta especie como de outras que aparecem no mercado!
    Obrigado

Ricardo Pimenta

Membro Identificado Avatar de AntónioAfonso
    Data de Ingresso
    26-01-09

Olá boa noite dando continuidade ao tópico , também deixo aqui o meu testemunho.
    Tenho um Labroides desde Abril de 2010 e há cerca de um ano também tenho um Sixline , não são amigos mas as correrias do Sixline contra o Labroides são exporádicas e sem consequencias.
    O Labroides é um dos peixes mais activos dentro do aquário, e faz um excelente trabalho de limpeza.
    cumprimentos

Membro Identificado Avatar de Heitor Simões
    Data de Ingresso
    23-03-06

Bom dia!

Por experiência, não tenho tido problemas a manter este tipo de peixe, o meu actual ja tem mais de um ano e ja veio parar a sump por duas vezes, via coluna seca, e ás vezes são paraquedistas.

De qualquer forma acho que podemos fazer um workarround nestas áreas.

Proveniencia do peixe
    Tamanho do aquário, nomeadamente rocha viva.
    Quantidade de peixes.
    Alimentação que me parece ser o ponto chave.

Os estudos que vi sobre este tipo de peixes revela o seguinte:
    1º São peixes de boca pequena e tem de ser alimentados várias vezes ao dia. aqui levanta-se uma questão, existem muitos aquariofilistas que alimentão apenas uma vez ao dia, por uma questão de não criarem fosfatos nitratos etc.

2º A comida deve estar em bocados pequenos, exemplo se estivermos a dar Kriil o que vai acontecer é que o labroides tenta comer um e nao comsegue(morde e cospe) e de seguida os outros peixes comem o kril e o animal fica sem comer. Quem diz Kril diz Mysis ou Artémia.

Solução que aconselho:
    1º Dar comida em bocados pequenos eles comem tudo , nori esborracha-se um bogado da alga.
    2º Cyclopeeze, não é preciso partir ahaha!.
    3º Congelado descongela-se e esmaga-se um bocado para partir em bocados pequenos.
    4º Granulado e flocos de tamanho minusculo ou se nao tivermos minusculo esborracha-se um pouco.

Por fim alimentar pelo menos umas 4 vezes ao dia.

Penso que assim manteremos o peixe mais tempo e mais saudável.

Para terminar, com um pouco de paciência e divertimento conseguimos por todos os peixes a comer à nossa mão.

Fiquem bem.

Data de Ingresso
    23-09-04

Obrigado Heitor pelas dicas, muito úteis. Acho que é um bom exercício reflectirmos porque em Portugal temos mais sucesso do que em outros países. Não basta dizer eu sempre tive um labroides e nunca tive problemas. Isso não ajuda quem quer comprar um destes peixes, e pior... pode induzir que esta é uma espécie fácil. Pelas opiniões que ouvi aqui, dá-me a sensação (posso estar enganado claro) que muitos que compraram o peixe nem sabiam da "história" desta espécie no hobby, e portanto sobreviveram por "sorte". O que o Heitor diz é fundamental, temos todos de pensar nessas coisas, só assim melhoramos como aquariofilistas.

Como o Brian nos explicou e eu desconhecia, aparentemente a origem é determinante no sucesso da espécie. Se calhar nós em Portugal temos mais sucesso com esta espécie do que em outros países porque praí 90% dos peixes que compramos provêm da TMC.
    Aqui está um bom exemplo de como gerir um negócio de forma responsável é fundamental para a sustentabilidade do hobby.

Lojista Avatar de Carlos Basaloco
    Data de Ingresso
    19-04-06

Olá Ricardo,

Ao contrário de todos, os Labroides que aqui passaram duraram pouco tempo, um par de meses talvez!! Esse ultimo, incrivelmente já esta aqui a mais de 6 meses, mas por uma razão que tu prório constataste ontem a noite, pois os peixes estão carregados de cryto, e não ha forma de livra-los disso!

Abraço
    Carlos

Membro Identificado Avatar de Heitor Simões
    Data de Ingresso
    23-03-06

Bom dia!

Carlos, espero que esteja tudo bem contigo.

Sugiro-te o seguinte:

Aqui

Aqui

Aqui

Aqui

Aqui

Abraço

Lojista Avatar de Carlos Basaloco
    Data de Ingresso
    19-04-06

Bom dia Heitor,

Esses produtos funcionaram contigo? Não sei quem comercializa isso no POrto, mas vou saber!!

abraço

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Elacatinus oceanops vs Labroides dimidiatus
    Por Heitor Simões no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 0
    Último Post: 05-09-09, 03:21
  2. Labroides dimidiatus salta do aqua
    Por José Passos Campainha no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 9
    Último Post: 04-10-07, 14:33
  3. Labroides dimidiatus
    Por Julio Macieira no fórum Peixes
    Respostas: 12