Resultados 1 a 18 de 18

Tópico: Montagem da Calha de LEDs No Meu Aquario

Membro Senior Avatar de Daniel Pedro
    Data de Ingresso
    07-04-05

Montagem da Calha de LEDs No Meu Aquario

Vamos lá ver. Este post é de alguém que desde que saíram as primeiras noticias de DIY de Leds no reefcentral foi acompanhando a ideia da iluminação de Leds para Aquarios de Reef. Até aqui nada de novo, e se calhar no final, nada de novo também tem este post. Mas fica a minha experiencia.

Basicamente o primeiro Post que saiu no Reef Central que me lembro e acompanhei totalmente foi o do SoundWave. Na altura ainda só havia Cree-XPe. O post chegou mesmo a ser o Post do Mês. Em conjunto com o Sr Nuno Prazeres, começaram as primeiras trocas de ideias, sempre com a Euforia do costume. A Montagem do Sr SoundWave era simples e acessível embora que trabalhosa, mas a coisa parecia ter muito bom aspecto.

Faz agora 2 anos que decidi comprar os 1º’s LEDs. Montei a primeira calha só com 3Cree XP-e azuis e 4 XR-e Brancos + um balastro daqueles de 9€ e um dissipador. Na bricadeira ainda gastei quase 50€ para a primeira calha. Resultado foi impressionante. Ainda na garagem essa calha iluminava a uma distancia muito grande para fora da minha garagem. Mesmo de deixar o queixo para baixo. O problema era que ao fim de 15minutos não podia meter a mão no dissipador. Vai de por ventoinhas e a coisa estabilizou numa temperatura aceitável.

Monto a pequena calha de 7 leds no FragCenter que tenho na SUMP. E Nah…. A luz sai-a muito para fora e tinha que focar aquilo. Vai de arranjar Lentes. As primeiras que arranjei eram de 10Graus. E assim ficou até conseguir outras. Os resultados são Fracos. Os Frags duros não ficavam com cor e crescimentos eram pequenos. Os moles (Green Star, Ricordeas e rodactis) safavam-se. Coralina ZERO. Mau! Entretanto o Nuno decide montar uma calha igual e no meio das trocas de ideias ficou sempre a ideia de me faltar o Royal Blue na calha. Aproveitei a encomenda dele e pimbas vem os royal blue. Monta-se a calha dele, e troco 2 azuis por Royal Blue. A coralina manifesta-se no tanque de testes do Nuno e no meu também. Ok, os Royal Blue fazem Falta!!!

Entretanto o tempo vai passando e todas as mudas de duros que vou colocando no fragCenter parecem não se adaptar. Motivos para isso aponto vários, sendo os 2 mais credíveis o facto de ser corrente a mais para tão pequeno espaço (20x30X17Cm) , e o segundo motivo o facto de grande parte da área anteriormente referida ficar com bastante detritos provenientes do aquário (aquele pó acastanhado que todos conhecemos e que deve ser aspirado destes “fragCenters”).

Nisto passou-se um ano e não havia resultados que empurrassem a malta para a frente a não ser a fatura da EDP. O Ano Passado e por ter a conta certa da EDP, levo um acerto de 400€ de luz, sendo que no ano anterior não tinha calhado porque entretanto o contador Bi-Horario tinha avariado. Bem 400€ dá que pensar em muita coisa. Vai de voltar a pensar nos leds em força.” Tem que ser ou então passas a Fish Only que é um instantinho”.

Começa-se com as compras para os LEDs. Isto aquilo aquele outro, Iniciam-se as compras dos LEDs através do Group Buy, dissipadores, alumínios para estrutura da calha, e balastros. E a coisa ficou pensada em 20 Leds Cree XM-L T6 e 8 Azuis + 8R.Blues mais 1 Par de T5 de 54W que Seriam configuradas com as lâmpadas que mais colocassem a temperatura de cor no desejado. Tudo apontava para as actinicas para suprirem o espectro azul na totalidade.

Os Leds Chegam e testam-se um a um para ver se funcionam, teste esse que com 2 pilhas AA encostadas e com 2 fios soldados, tocando nos contactos do Led dão logo sinal do bom funcionamento dos Leds. FOJE!!! Isto è POWER a mais. Vai de pensar numa Moldura para Colocar á volta da calha de forma a que os leds não emitam muita luz para fora do aquário e consequentemente para os nosso Olhos. A Moldura fez-se, a estrutura adaptou-se á moldura, e vai de começar a instalar os leds. Mais devagar SFF, tá ai o verão e não apetece fazer nada a ninguém, a não ser beber uma minis e tal e coiso. A coisa foi-se alongando. Até que vem os avisos de mais 23% na factura da EDP e mais um possível aumento de 30% para o ano que vem e …. OK Despacha-te!!! Montam-se os leds aparafusados ao dissipador com pasta térmica entre o dissipador e o LED. Os azuis e R.Blues tem que ser colados devido ao seu tamanho.
    Soldam-se os leds, liga-se o balastros, e faz-se luz. UAU!!! Que Bujarda de intensidade luminosa.

Entretanto o projecto ja tinha passado a incluir mais 2 leds passando a 22 Cree-XM-L, tendo 11 por cada serie. Ok vamos ver se isto ficou com a Corrente que se Queria (2Amp) nada Disso!!! Mau!!! Vai de ver o que era e o que não era e nada se conclui a não ser que os leds aparafusados fazem passagem ao alumínio do dissipador. Vai de por anilhas e tal e a coisa não se resolvia. Esquece!!! Como informático opto pela velha máxima do sai e volta a entrar!!! LOL

Desmonto Tudo e volto a montar. Desta vez colando os leds com a mesma cola dos azuis. UI que maravilha. Trabalho Limpo e rápido. Volta a soldar leds, Ligar ao balastro e acabam-se as passagens ao dissipador. As medições de Amperagens é que continuam a não ser Explicitas. Ou seja o Balastros debita 36V e supostamente 4.2Amp. Os Leds recebem 36(11/36) 3.27V cada um. Ora no datasheet dos leds indicam que a essa voltagem devem andar na casa dos 2.1Amp a 2.2Amp. Como Existe um paralelo entre as 2 series de Leds a Amperagem Divide-se e deveria obter na teoria cerca de 2.1Amp por cada serie para consumir os 150W que o Balastro indica (MeanWell HLG 150-36B). Não!!! Não é o que meço com o multímetro Apenas obtenho 1.1 a 1.2Amp por serie. Não acredito !!! épa não pode ser. Conferencia de Ideias com o Sr Nuno Prazeres que até estava na garagem nesse dia, e não se consegue explicar. OK Claro que teve que levar com a boca de que se tivéssemos comprado os balastros de amperagem Fixa que queria nada disto tinha acontecido. Sorry, Mas já me conheces de Gingeira

Decido avançar mesmo assim sem as leituras de Amperagem por Serie que eram o desejado. È para acabar a calha, então Bora Lá!!! Monta-se tudo, instala-se T5, ventoinhas, cabos de ,suspensão + os retoques finais.
    E deixa-se a calha 12Horas em testes em cima dos cavaletes. Acorda-se no outro Dia e não ardeu Nada. FIXE, Ainda hoje vais para cima do aquário.
    Como a ainda andava a pensar nos consumos vai de fazer o teste final, ou seja Ligar a extensão que alimenta a calha e obtenho a leitura de 1,4Amp ou seja. 220VX1,4Amp=308W de consumo. BOM está em metade da antiga calha. Depois começo a descontar cenas, ora 54W de T5 = a 108W + 48W de LEDS azuis e R.Blue dá 156W para 308W dá 152W só para os leds Brancos Cree XM-L. Fonix então atingi o máximo da Potencia do balastro da Meanwell!!!!!

Mete-se a calha em cima do Aquario e ajustam-se as alturas da calha ao aquário para que a luz fique apenas no tanque. LINDO. NUNCA TIVE UM AQUARIO TAO BEM ILUMINADO. Acreditem!!! É brutal a luz que isto produz. Só Mesmo Vendo ao VIVO
    Agora tenho que medir isto. Vou á Bubbles-Shop do Bravo e empresta-me o PAR-Meter. O Meu Aquário tem as dimensões de 140X72,5X60 de altura e as medições são as seguintes:
    Encostado ao Acrílico que protege os leds = 987Par
    Logo abaixo da superfície da Agua = 564
    Dentro de agua a 37Cm do acrílico da calha = 380 a 400. O Par-meter não consegue ficar com o valor quieto penso eu que seja pela cintilação que os leds produzem.
    Na Areia do fundo tenho uma leitura entre os 180 e os 190Par atenção que apenas tenho 5Cm de areia o que quer dizer que a luz esta a penetrar em 55Cm +/- de coluna de agua.

Agora vem ai a outra guerra. OK tenho PAR a montes. E será que os corais vão crescer…. HUM… isso não sei ainda. Eu gostava que sim. O problema é que até á um mês atrás tinha o aquário cheio de corais duros e foram-se quase todos. Tive que fazer um tratamento á cianobacteria que correu Mal e deu-me um Grande Crash(Eritromicina). Mas vamos ver com os corais que cá ficaram, e ver como reagem. Para já a reacção é boa, mantêm os pólipos abertos, com muito bom aspecto e cor. Mas digamos que no momento que escrevo tem no máximo 16H de luz de leds (1 dia + 4 horas do dia de hoje). Penso que se mantivesse os corais antes do Crash seria mais fácil ver a reacção das varias espécies que tinha a esta nova Luz. É Assim, vive-se com o que se tem. Outra coisa é que nem só de PAR vivem os corais. Penso que ainda falte saber se este espectro escolhido seja o mais indicado.

Penso em colocar por aqui umas fotos. Mas na verdade ainda não as tirei. Amanha a ver se consigo tirar umas fotos para daqui a uns tempos poder comparar a evolução dos corais que me restaram e as respectivas cores.

Pessoal Esta é a historia se calhar secante de uma calha de Leds montada por mim. Mas como tou contente com o trabalho final, apeteceu-me largar o que habitualmente faço a estas horas e contar-vos como foi. Muitos pormenores devem faltar ainda, mas foi assim que me foi saindo a escrita. Se não Perceberem ou suscitar duvidas, Perguntem. Não costumo ter muito tempo livre mas quando puder logo respondo.

Deixo também o Obrigado FORMAL ao Sr Nuno Prazeres, e ao bravo pelo Emprestimo do Par-Meter da Bubbles-Shop.

Grande abraço e obrigado pela paciência em ler tal testamento.
    http://www.coralfrags.org/

Membro Identificado Avatar de PauloEduardo
    Data de Ingresso
    20-05-11

Re: Montagem da Calha de LEDs No Meu Aquario

Boas!
    Gostei do que li!

Nada como um belo de DIY para se poupar uns belos cobres!
    Pelo que percebi os leds estão sem lentes correcto?

Mostra ai umas fotos do trabalho e do aquário para vermos o efeito que isso tá a dar!

Parabéns pelo trabalho e paciência (e jeito claro!).

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

Lojista Avatar de Carlos Mota
    Data de Ingresso
    10-12-04

boas

hummmmmmm...

será.....

Daniel irei seguir o teu topico com bastante interesse,se conseguires com o teu tempo ir actualizando a malta aqui agradece

Boas Daniel

Grande testamento!!!! Isso é que foi escrever.
    Em quase tudo estou de acordo com o que escreveste,vamos ver com o desenrolar do tempo,mas de qualquer modo acredito que vai dar certo,nao vejo o porque nao.
    Em relação ao agradecimento,não precisas agradeçer,(alem de saber sempre bem) pois quando dou com uma mão não tiro com a outra, é para servir os clientes e amigos e passarmos algum tempo a trocar ideias e a falar do que a gente gosta aquários,foi essa a intenção da compra do PAR
    Poe ai fotos dessa maquina!!! Tem que haver fotos
    Obrigado eu Daniel!!!
    www.bubbles-shop.com
    bubblesthereefstore@gmail.com

Data de Ingresso
    07-04-05

@Paulo Eduardo
    Os leds nao estão com Lentes!

Vou tentar hoje à noite colocar as fotos.

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Algumas ideias sobre as tuas leituras… viradas obviamente para te aumentar a eficiência…
    *
    1 – As T5 devem estar gastas pelo que podes esperar que estejam a 70% se não menos. Ora duas T5 de 54w dão sensivelmente o dobro da luz de 16 XP-E. Resumindo: estimo que com T5 novas as tuas leituras de PAR só com azuis saltem cerca de 15 a 20%. Se fores para actínicas puras ou mesmo super-actínicas o ganho até vai ser superior dado que todo o espectro luminoso sai dentro da radiação detectada pelo medidor de PAR (sem amarelos e verdes).
    *
    2 – O carvão ou ozonizador devem melhorar a coisa de 10 a 15% dependendo do estado actual da água. Também ajuda um filter-sock permanente principalmente se for limpo frequentemente. Há sempre micro-partículas na coluna de água pelo que a filtração mecânica tem efeitos imediatos.
    *
    3 – Podes também mudar o ecran de polipropileno (menos transparente) para acrílico propriamente dito. Sugiro que experimentes fazer umas medições com e sem o ecran protector. Se tiveres perdas inferiores a 5/10% se calhar nem vale a pena pensar em mudar. Já agora… se notares que o acrílico, passadas umas boas semanas, não tem sal agarrado, diria que está ali a mais mas isso pode depender do ponto 5.
    *
    4 – As T5 não estão demasiado para cima dentro da própria caixa fazendo “sombra” nas extremidades? Lembro-me de achar que isso iria acontecer mas na volta com os reflectores fica tudo bem.
    *
    5 – A altura da calha face à superfície é a adequada? Será que não pode ir ligeiramente mais abaixo? Diria que a melhor forma de saber era colocar a sonda do PAR na areia junto ao vidro da frente e ir baixando a calha. A leitura vai aumentando ou diminuindo? Se aumentar é porque a calha ainda deveria estar mais baixa. Se diminuir é porque nos limites do aquário a luz já chega num ângulo ineficiente devido aos pontos de emissão estarem demasiado centrais. Para um engenheiro como tu não deve ser difícil adaptar a coisa para um sistema em que possas ter aquilo mais baixo e depois subir facilmente para mexer no aquário.
    *
    6 – Se tiveres problemas com os crescimento de corais, considera a hipótese de um upgrade de lentes. Custam menos que novos leds de certeza e permitem expectavelmente ganhos de 30 a 40%. Repara… Os XM-L e os XP-E emitem em ângulos à volta de 140 graus. Se concentras aquilo tudo em 60 graus, considerando perdas de eficiência, não chegarás ao dobro da luz por unidade de superfície mas pelo menos 30% deves ganhar e como o aquário é alto duvido que tenhas spotlighting. Eu devo ter umas 3 ou 4 lentes de XP-E disponíveis. Se tiveres paciência para isso, podemos medir como está agora e depois montamos as lentes em 4 leds muito próximos e voltamos a medir. Se o ganho for superior a 10% acho que vale a pena pensar nesse upgrade caso, como disse antes, os corais se revelarem preguiçosos. Aliás é provável que já existam lentes para os XM-L também e, nesse caso, os ganhos seriam francamente maiores!
    *
    Já agora aqui vão umas referências de PAR. Quando estudei o tema concluí que 800 fazem crescer qualquer SPS desde que a restante envolvente seja adequada. 200 é o mínimo para duros fotossintéticos pouco exigentes tipo LPS mas já não dão para uma Tridacna máxima (já agora… os japoneses, como as tridacnas não mudam de lugar, põe um spotlight em cima delas caso o restante luz pareça insuficiente – se for bem feito não fica mal…). O famoso soundwave originalmente tinha 98 como valor mínimo (na areia) e 280 como máximo (a 15/20 cms da superfície). Resumindo… Os 400 na tua placa base (e eu acertei a estimativa, toma lá!) para mim chegam e sobram para o tipo de corais que costumamos ter até porque, com um conjunto de afinações como as que estão mencionadas acima, sobem facilmente para 450 ou 500.

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Ora bom... Com este tópio (e 1º post) ficas desculpado pela parca participação que tens tido (infelizmente) no forum!
    Este vale por uns quantos!

Só faltam mesmo as fotos, mas mesmo sem elas essas leituras PAR já prometem bastante!

E para os mais céticos relativamente aos leds só digo uma coisa: Dizer que os leds ainda são caros e que vão baixar de preço porque estão sempre a sair leds melhores mais novos, é o mesmo que não comprar um Portátil ou um telemóvel topo de gama pelo mesmo motivo!

Claro que os Xml vão baixar de preço!
    Claro que daqui a uns meses o mesmo setup será mais barato!

Mas a electricidade está como a reforma: Antes podiam-se fazer contas, hoje não, porque todos os anos muda! E não é para melhor!
    As contas feitas de comparação que adam pela internet (aqui mesmo do forum) entre leds e "outros" no passado nada tem a ver com a situação actual, nada tem a ver com a situação do ano que vem, e muito menos tem a ver com o que vai acontecer nos próximos 5/7anos!

Parabéns Daniel!!!!

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por Daniel Pedro Ver Post
    Mas digamos que no momento que escrevo tem no máximo 16H de luz de leds (1 dia + 4 horas do dia de hoje).
    Boas Daniel,

Não sei se percebi bem mas tens a luz ligada 16 horas por dia?
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Data de Ingresso
    07-04-05

Bem, as coisa continuam a Funcionar.

Hoje com ajuda do Sr Prazeres e Do Hugo Santos meti o PAR-Meter por debaixo da calha antiga a tal de 7 leds. quando conseguia acertar com o sensor no feixe de luz produzido por um Cree-XR-E com Lente, o Par-Meter Batia nos 3000..... LOOL...talvez as lentes sejam mesmo Boa ideia. Vamos ver como se desenrolam as coisas…..
    Fizemos também umas medições de par novamente e agora com ajuda torna-se mais fácil . tendo em conta que eu tenho a calha suspensa com 2 Buchas metálicas no betão, e com uma corrente (tipo aquelas com que se prendem os cães…  )cada elo da corrente serve como graduação para subir ou descer a calha em relação á superfície da agua. Como tal, sensor do par-meter na areia, e onde tinha 180 e tal, baixando 1 elo na corrente, passo a ter mais 5 a 10PAR na leitura. Tirando o acrílico passa para 230 a 240 se não estou em erro. São 50 a 60PAR que se perdem…. A calha está muito mais enfiada dentro de agua e o acrílico era o que cá estava cá em casa, sendo este mais conhecido como Plexiglass e não acrílico puro. Se alguém souber se existem grandes diferenças entre Acrilico e Plexiglass ao nível da “defleção” da luz agradeço a dica.

As fotos ... Pois tirei algumas, mas, acho que a maquina passa-se com a luz e as fotos ficam uma grande treta. Não descarto com isto a falta de Jeito para a fotografia. Vou ter que esperar que o Sr prazeres que até gosta destas coisas tire umas fotos á maneira…. Parece-te bem Sr Nuno?.... Deixo as que tirei…. Vá-lá…. Dá para ter uma Ideia…. LOL

@Artur Não não tenho as luzes ligadas á 16horas….LOL
    Neste momento o Foto-periodo que tenho é de 12 horas de Azuis (8LEDSblues + 8 R.Blue + 2X54W-T5) e mais 7horas de 22 Cree-XM-L Brancos. Com o tempo penso em aumentar os Brancos até as 10H Maximo. O que queria dizer com aquela frase era apenas que Quando estava a escrever o testamento tinha aquela contagem de Horas (1dia+4H)

PC072064 por mistertwelve, no Flickr

PC072063 por mistertwelve, no Flickr

PC072062 por mistertwelve, no Flickr

PC072061 por mistertwelve, no Flickr

PC072060 por mistertwelve, no Flickr

PC072059 por mistertwelve, no Flickr

PC072056 por mistertwelve, no Flickr

PC072050 por mistertwelve, no Flickr

PC072049 por mistertwelve, no Flickr

PC072047 por mistertwelve, no Flickr

Data de Ingresso
    07-04-05

@Ao Sr Hugo Figueiredo

Tenho a dizer-lhe uma coisinha... Corria o ano de 2004... Para ai, mais coisa menos coisa.... quando me desloquei pela primeira vez de minha casa na Ericeira, para a margem sul para ver o primeiro Aquario Salgado "particular". Nao sei se te lembras!!! Eu lembro-me e bem. Levei a mulher e uma "alcofa" com um Bebe.
    Para ti nao preciso de dizer muito, a nao ser que te recebo como toda a malta que por aqui vai parando. Vem cá, Ve isto, e dá uns palpites, combina com o Nuno e Com o A.Vitor se quiseres.

A cena do andar distante do Forum.... è verdade! Mas, nao me tem dado para aí....quem diz a verdade nao merece castigo. Prometo tentar manter este post actualizado.

Abraço e trata disso com o Nuno e o A.Vitor..... acredita que ao vivo é mais fixe!!!!

Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por Daniel Pedro Ver Post
    @Ao Sr Hugo Figueiredo

Tenho a dizer-lhe uma coisinha... Corria o ano de 2004... Para ai, mais coisa menos coisa.... quando me desloquei pela primeira vez de minha casa na Ericeira, para a margem sul para ver o primeiro Aquario Salgado "particular". Nao sei se te lembras!!! Eu lembro-me e bem. Levei a mulher e uma "alcofa" com um Bebe.
    Para ti nao preciso de dizer muito, a nao ser que te recebo como toda a malta que por aqui vai parando. Vem cá, Ve isto, e dá uns palpites, combina com o Nuno e Com o A.Vitor se quiseres.

A cena do andar distante do Forum.... è verdade! Mas, nao me tem dado para aí....quem diz a verdade nao merece castigo. Prometo tentar manter este post actualizado.

Abraço e trata disso com o Nuno e o A.Vitor..... acredita que ao vivo é mais fixe!!!!
    Então não lembro? Claro que lembro!

A ver se combino contigo então para dar aí uma olhadela nisso. Agora é complicado porque qualquer feriado, fds ou folguita é usada para trabalhar na obra... mas a ver se arranjo um tempinho!

E já sei onde vou arranjar GSP, que é um coral que eu ADORO!!!
    Grande colónia!!!

P.S.1: As fotos estão porreiras!
    P.S.2: Claro que com lente vamos ter PAR maior PAR, mas perdemos periferia. Não duvido que lentes sejam a melhor opção mas a ciência é precisamente encontrar o ângulo certo para cada caso.

Membro Identificado Avatar de Paulo R Pinto
    Data de Ingresso
    18-07-11

muitos parabens pelo aquario que tem e pela historia epica dos leds

Data de Ingresso
    07-04-05

Uma pequena atualização

A calha está instalada desde 2ª Feira, e já se nota o que e onde:

-A Millepora que deveria ser Salmão/Rosa e que desde o Crash se encontrava castanha está a ficar com as pontas salmão/rosa e nota-se que nas zonas de crescimento está a ganhar florescente.
    -Um resto de Staghorn começou a revelar florescência nas zonas de crescimento. o corpo ainda mantem a cor bege/castanho claro.
    -A Acropora (a que um certo entendido chamou de A.Valida) revela as pontas a ficarem roxas e o corpo a ganhar verde
    -Lobophilia esta a recuperar muito bem do crash e desde que tem os LEDs apresenta-se mais inchada.
    -as Caulastreas ou o que restou delas estão a recuperar, com exceção das verdes florescentes que não noto qualquer evolução desde o crash. Com ou sem LEDs, as verdes florescentes mantem-se mirradas.
    -Euphillias estão em grande tendo ganho alguma extensão de pólipos, e intensidade de cor.
    -Ricordeas estão a clarear as cores e a ficar com os florescentes mais intensos. Tanto as verdes como as laranjas que antes eram castanhas.
    -GreenStarPolyp está em grande sendo que aqui a maior diferença é mesmo a intensidade do Verde e respetiva Florescência.

Ao nível dos peixes fiz mais umas aquisições para ver se erradicava as algas que se estavam a tornar fortes. Comprei um Fox-face (Siganus), e 4 Chromis Viridis para dar vida ao aquario que se encontrava bastante vazio (600Lt com 4 Peixes parece sempre pouco).

Next Step:
    Fazer a aquisição de 2 lâmpadas T5 54W actínicas, pois acho que o azul é pouco intenso. As lâmpadas T5 que lá tenho eram Usadas e com muito tempo de uso. Com isto penso ainda ganhar mais intensidade de florescências. Toda a malta que tem ido lá a casa ver diz que as T5 estão mortas. Resta-me perceber se é mesmo assim ou se os leds abafam a intensidade de luz produzida pelas T5.

Possibilidade de evolução / o que faria hoje de diferente?
    Digamos que já me passa pela cabeça alguns “upgrades” . Ora o que toda a gente diz é que falta azul. Eu também acho que falta um bocadinho. Se as lâmpadas novas Actínicas não suprirem isso, partirei para o upgrade. Upgrade esse que consiste em remover os 108W de T5 (2X54W) e passo para mais 16 LEDs azuis (8R.Blue + 8Blue) ficando com 48W de consumo em vez de 108W (menos 60W consumo)

Até lá Abraço.

Data de Ingresso
    13-10-05

Tenho mesmo de te fazer uma visitinha...

Se os azuis são realmente poucos, então prefiro pensar já nisso e tratar já de alterar a minha calha para ter mais azuis em vez de optar por T5.

Tu não tens exactamente uma relação de 1:1:1 mas é praticamente isso, pelo que estou a ver que tenho de repensar a minha calha. Preciso de mais azuis a não ser que os 7 a mais que mandei vir cheguem... Ainda são mais 7B e 7RB...

Data de Ingresso
    07-04-05

@hugo

A Minha opinião é de que o XM-L são tao potentes que o azul vai-se....parece que é comido
    Nao esquecer 22XM-L para 8Royal e + 8Blue. as actinicas segundo todos me estao a dizer nao contam por estarem mortas. hoje já devo ter as novas e talvez a situação se inverta. Mas depois digo como é que ficou com as lampadas novas.

A fazer este possivel upgrade de remover as T5 e adicionar 8RB+8B acho que talvez fique com azul a mais....mas só experimentando. o upgrade tem mais como ideia baixar os 60W de consumo, e acabar com a questao do trocar de lampadas.

A visitinha, é combinar isso

Membro Identificado Avatar de João Seguro
    Data de Ingresso
    25-02-09

Boas estou a planear montar também uma calha de leds, podes dizer como está a correr essa experiência? OS corais mantêm boas cores e crescimentos? Sempre meteste as T5 ou + leds?

Abraço e parabéns pelo bonito DIY

Data de Ingresso
    07-04-05

Boas

Realmente já não faço aqui uma actualização à uns tempos. A nível técnico apenas existiu a alteração das lâmpadas T5 actinicas velhas para umas T5 Novas da Osram. Ganhei mais intensidade de azul. Para alem disso fui obrigado a trocar uma das ventoinhas de arrefecimento do dissipador dos Leds porque Queimou!
    Os corais crescem a olhos vistos.
    A StagHorn está com o nível mais elevado de crescimento, e as pontas azuladas mas um azul clarinho.
    A Acropora tem as pontas azuis e passou a crescer de forma mais ramificada.
    A milépora ganhou rosa mais intenso.

A minha apreciação geral é de que os leds Fazem os corais crescer, fazem-nos ganhar cores mas eu ainda não tenho a intensidade de cores desejada. Eu atribuo isso a alguma falta de qualidade da água. Tive o crash que tive, e embora tenha já mudado cerca de 1100 litros de água não me parece que tenha sido para já o suficiente. Para alem disso não uso aditivos nenhuns, nem Dopings, como os que andam na moda (Aminos + Ballings + etc etc). Apenas Kalk + Reactor de CA + aguinha Natural da Ericeira.
    Pormenores engraçados:
    A Coralina parece nascer em barda mas a cor já não é aquele rosa forte mas sim um rosa clarinho para o lado do branco quase.

A ver se limpo o vidro para tirar umas fotos e por aqui as diferenças actuais

Membro Identificado Avatar de João Seguro
    Data de Ingresso
    25-02-09

Daniel que pasta usaste nos leds? onde compraste? quando meteres fotos podes mostrar como fixaste o acrilico à calha e os pormenores de fixaçºao das várias partes da calha?

abraço

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Calha de leds para RSM130
    Por Alexandre Dax no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 22
    Último Post: 22-07-11, 18:41
  2. Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Finalizado - Fts pg 9
    Por Fabricio Fonseca no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 226
    Último Post: 21-06-11, 20:49
  3. Calha de Leds - Novamente...
    Por Manuel Victor no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 8