BOas
BOa Sorte para o teu novo projecto!![]()
Bem vou começar um novo projecto apesar que o meu redsea gostei bastante dele e ainda gosto pois até o meu novo projecto estar ok este vai estar a trabalhar normalmenteao qual tentarei actualizar de vez enquando. Entretanto já comecei a tratar do lugar para onde este novo vai. Tentarei actualizar o projecto assim que haja novidades. deixo umas fotos para adoçar a boca
Feito está a extracção de calor e alguma humidade, falta ainda tirar aquele interruptor que esta na foto para caber o aquario, segunda feira é o grande dia, pois chega o novo charco
. A minha ideia inicial será o aquario ser quase auto-sustentavel.......
e claro quero/gostava que deem a vossa opinião e suguestoes
Última edição por Paulo R Pinto; 10-01-12 às 03:27.
BOas
BOa Sorte para o teu novo projecto!![]()
ja sabes, depois tens de aparecer
Ok depois quando o tiveres montado manda-me uma mp pa cobinarmos!
Cumps
O meu menino já está em casa, ja fixe a calha ao tecto e tratei da instalação electrica da iluminação(pensei que fosse mais facil )
Uploaded with ImageShack.us
com a ajudante a atrapalhar
em breve irei começar o mevel que espero poder reportar no forum
Última edição por Paulo R Pinto; 10-01-12 às 11:56.
Uma duvida se me poderes ajudar...........eu tenho um sensor de alagamento, eu estava a pensar em fazer um genero de tabuleiro em acrilico(o fundo da estrutura) acham que é boa ideia, necessario ou facilmente dispensavel?????????????????
agradeço algumas ideias opçoes
?????????????alguem me pode esclarecer?????????????????![]()
Ora boas, em primeiro lugar espero que o frag tenha chegado bem à sua nova casa. Tal como te tinha explicado na minha opinião não devia usar isso mas sim um tubo ladrão na coluna seca e na sump.
Na coluna seca seria um tubo que estaria mais alto que o de retorno para a sump para o caso de esse entupir por algum motivo teres sempre o outro para escoar.
Na sump seria um furo perto do topo para o caso de haver algum problema e se encher demasiado a sump esse manda a água para o esgoto.
O da sump será muito útil como te falei para fazeres as TPA's pois é só ligares ali uma bomba mandares um parte da água da sump fora aproveitando para a limpar e água limpa para dentro
Actualiza ai o tópico com o setup do teu projecto que assim as pessoas conseguem opinar e dar mais sugestões sobre o equipamento.
Abraço
Obrigado pelo comentario, sim o coral chegou bem e rápido a casacores muito bonitas,amanha vou tentar fotografar tudo e mostrar para que me possam ajuda, a coluna seca tem ladrão só a sump é que não por enquanto
![]()
O meu setup é:
aquario:
200*80*60(C*L*A)
vidro de 15mm
moldura em aluminium maritino em cima e em baixo
coluna seca de 3furos (entrada e saida de agua+ladrão)
Sump:
155*55*38(C*L*A)
dividida em duas partes mas irei fazer mais uma divisoria
vidro julgo eu de 10mm ou um pouco mais
iluminação:
2lumenarc de 250wcada
2 t5 agora não sei a potencia mas quando reparar actualizarei aqui
futuramente irei reforçar com com leds mas como não tenho jeito para eletronica irei opta (em principio por isto) os leds da aquamedic o que acham????aberto a suguestoes, uma ideia era tambem fazer uma calha de t8 ou t5 á medida para lá(o que ainda não esta fora de questão devido á variedades de cores)
aquasunspot-par30-led.jpg
A calha está fixa a um elevador que sobe e desce a calha com a ajuda de um motor de estores(para a manutenção)
Bomba de retormo, é uma aquamedic3500 João afinal tinha-me enganado
Escumador custom reef com a bomba aquabee de 2000L
Vinha com o aquario tambem um ozonizador sander 300
resistencia so tenho uma de 250 mas irei comprar outra
computador aquatronica.
agora algumas duvidas
reactores ou balling???????
leds ou calha de t5/t8
quantidade de rocha????????????estava a pensar entre 80 a 100kg
areia vai ser só para tapar o fundo
espero ter algumas resposta para conseguir fazer um belo aquario como há muitos no forum
obrigado
Paulo Pinto
Boas
Agora é que reparei nas medidas!
Isso é que é mudar!
De um aquario de 130 litros passa para um aquario gigante!
As medidas parecem-me ser optimas
Boa sorte com isso
Este aquario é para não sair dali durante uns anitosou seja quero fazer pouco a pouco mas bem feito. As bombas de circulação agora durante uns 6meses vão ser dos chinas pois vou "tentar" fazer 6meses só com areia e rochas, (pode ser que calhe uma frag do redsea) mas mais nada
Hoje começei a tratar do movel do aquario deixo aqui algumas fotos tiradas á pouco.
23012012_001.jpg23012012.jpg
espero criticas, ainda falta acabar depois coloco fotos quando termininado, a parte eletrica está praticamente pronta.......................e depois AGUA+ROCHA+AREAO=CICLO=PINTO REEF FELIZ![]()
Boas, não feches isso em cima, senão não oxigena bem a água, aquece e condensa a água evaporada toda ai, de resto está a ficar bonito![]()
eu tenho ventilação forçada , será que não dá??!??!?!
Acho preferivel deixares isso aberto do que teres aí mais coisas a gastar electricidade e a fazer barulho e não é a mesma coisa.... mas é experimentares
elas tambem vão ser fixas ou com iman como embaixo ou com du«obradiças e extensores para poder ficar tudo aberto
Bom dia Paulo,
Tens a caixa de mensagens cheia.
Abraço
Deixo aqui uma foto do movel do aquario quase finalizado
em breve será cheio de agua(ainda não sei quando)
eheheheeheh isso é que foi trabalhar![]()
![]()
está muito giro
Agora é encheres isso. Aconselho-te a arranjares uma bomba porque eu fiz isso à mão e no meu foram 20 bidons de 30lts e foi uma mer*** para encher e meter no carro, a não ser que faças com água de osmose mas aí gastas água e sal com fartura :S
O teu é bem maior por isso pondera o que te digo
Se precisares de alguma coisa apita
Abraço
ja tenho bomba e mangueira amanha vou comprar um converser de corrente e mais uns potes maiores pois o que eu tenho são só de 20l cada
Onde é que compras os bidons? a que preço?
Olá Paulo,
Parabéns pelo teu projecto
As dimensões são excelentes, ser mais largo do que alto facilita bastante as trocas gasosas, boa escolha!
Esteticamente o móvel que veste o aquário enquadra-se muito bem na sala. O extractor de ar vai fazer algum ruído de fundo mas como a parte superior do armário é completamente fechada o som vai ser abafado. Seria bom se esta parte superior do móvel junto ao tecto tivesse umas aberturas para facilitar a circulação do ar quente, uns rasgos horizontais por exemplo. Como é a temperatura ambiente na tua sala nos dias quentes de verão? Estes cuidados na fase de concepção permitem-te mais tarde poupares por exemplo na necessidade de um refrigerador ou ventoinhas para baixar a temperatura.
O sensor de alagamento deve ficar no chão da sala num local adjacente ao aquário, atrás do móvel por exemplo.
O Balling é método mais popular no momento, mas tal como a utilização do Reactor de Cálcio tens de ver para o tipo de aquário que pretendes e em função do tempo que dispões para dedicar ao aquário o que se adequa melhor às tuas necessidades.
Essas duas lâmpadas T5 devem chegar para te suplementar as HQI em termos de luz mais azulada, presumo que sejam para luz azul ou actínica. Que lâmpadas vais usar nas HQI? Eu colocaria as T5 à face dos Lumenarc e não abaixo, parece que como estão vão obstruir a distribuição de luz pelos reflectores.
Eu não faria mais divisórias na sump, na primeira colocaria o escumador e na segunda a bomba de retorno. Os termostatos podem ficar numa ou noutra ou em ambas.
Vais usar água natural ou artificial?
abraço
"The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron
Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)