Resultados 1 a 25 de 201

Tópico: Reef 150x60x60

Hybrid View

Membro Senior
    Data de Ingresso
    09-06-11

Reef 150x60x60

Boas,

Vou montar um reef com 150x60x60 (como indica o titulo...).
    Tenho algumas (muitas) duvidas e por isso é que estou a iniciar este topico... e tambem para ficarem a conherem o meu futuro aquario.
    Neste 1º post vou colocar apenas esta "introdução" e o setup, as duvidasvêm no seguinte.

Fica aqui entao o setup:

-Aquario: 150(comp.) 60(larg.) 60(alt.) da GAD (comprado)
    -Móvel: 150(comp.) 60(larg.) 100(alt.) da GAD que é uma estrutura em inox 316 Marítimo fechado a vidro fosco (comprado)
    -Sump: 100(comp.) 50(larg.) 50(alt.) (comprado)
    -Escumador: ATI Powercone 250i (comprado)
    -Circulação:VorTech MP40wES (comprado)
    -Termostatos:dois de 200W (comprado)
    -Bomba de retorno: New-Jet 4500 (comprado)
    -Iluminação: ATI Power Module 8x80W (comprado)
    -Rocha: 18kg honeycomb Fiji + 12kg premium Fiji da TMC (comprado)
    -Substrato: 3x 4,5 Kg Coral reef + 2x 9 Kg CaribSea (comprado)
    -Osmose: Nemo 190l/dia (comprado)
    Sal: Instant ocean (comprado)
    Testes: JBL Testlab marin (comprado)
    -Osmoregulador:

Conforme for comprando meto á frente "(comprado)" e vou postando fotos do que comprar.

Com os melhores cumprimentos,
    Rafael Dias
    Última edição por Rafael Ferreira Dias; 06-04-12 às 13:20.

Membro Senior
    Data de Ingresso
    09-06-11

Re: Projeto Reef 150x60x60 - Duvidas!!!

Boas,

Como disse antes agora é altura de postar as dúvidas

1-As medidas da sump estão boas e que divisões devo fazer?
    2-Na GAD eles vão ter escumadores da bublle magus, gostava de saber se esses são bons e quais são os melhores
    3-Acho que da circulação não há nada a dizer (pelo que tenho lido) mas só não percebo como é que uma única bomba pode fazer a circulação toda do aquario...
    4-Preciso de saber qual deve ser a potencia da bomba de retorno e quais são as melhores marcas ( da mesma qualidade da eheim) para comparar
    5-Preciso de saber qual a melhor iluminação, estava a pensar em HQI+T5 ou T5+LED ou só T5 qual será a melhor combinação?
    6-A única maneira de "arranjar" agua pura é com osmose ( é que essa desperdiça muita agua pelo que tenho lido) ?

Agradecia que me indicassem qual seria o escumador que comprariam no caso deste aquario ser vosso.
    Tenho é ainda muitas duvidas acerca do substrato, nao pretendo ter uma DSB, mas não sei o que se deve pôr no fundo (areia viva ou coral esmagado "né" ?)
    Já agora 40 kg de rocha viva e 15/20 kg morta é uma quant. considerada boa ou nem por isso? Ou devo usar só viva? A unica diferença é o tempo do ciclo (que é maior com RM) certo?
    As marcas da osmose inversa quais as melhores, ou não faz diferença?
    E que osmoregulador qual comprar? Só por curiosidade o nome do OSMOregulador tem alguma coisa a ver com OSMOse inversa ou nem por isso?
    E sal, sal é muito importante, qual??

Por agora é tudo mas acho que ainda falta algumas coisas no setup e gostaria que me dissesem o que preciso mais.

Rafael Dias

Membro Senior
    Data de Ingresso
    10-10-11

Bem amigo Rafael,

Não sou propriamente a pessoa mais indicada para te ajudar pois também sou bastante maçarico ainda nos salgados mas uma vez que tenho um aquário unicamente com menos 10cm de altura que o teu penso que te posso ajudar em alguma coisa.
    Respondendo um pouco as tuas perguntas.

1- a minha tem 100x40x40 penso ser suficiente(até acho grande de mais) e tem unicamente dois vidros ao meio um com espaço em baixo e outro em cima.
    2- em relação ao escumador como já te foi aconselhado num post noutra localização eu estou em duvida entre um ATI 200Ie um 250I mas bastante inclinado para o 250I o que tenho lido actualmente penso que é o melhor escumador com melhor relação qualidade preço.
    3- uma só bomba pode fazer a circulação no aquário principalmente uma vortech pois pode trabalhar por pulsos e a trabalhar desta forma a corrente que esta provoca bate na outra extremidade do aquário e volta para traz dai fazer circulação, actualmente tenho só uma sunsun e é suficiente para já pois ainda não preciso de imensa circulação. irei actualizar para 2 tunze de pulsos posteriormente, não vou por vortech pois ja me disseram que ao final de algum tempo vão ganhando folga e começam a fazer algum barulho.
    4- em relação ao retorno e tendo em conta as medidas do teu aquário serem quase iguais ao meu posso te falar da minha bomba é uma aquabee 3000/l é bastante silenciosa não tenho razão de queixa, e só a própria bomba ja me faz alguma circulação no aquário (não e muito cara)
    5- em relação a iluminação tenho uma ATI sun power dimmable 8x54w e podes ver no meu setup que já alguém disse que tenho calha suficiente para duros. eu próprio te digo consigo jantar na sala só com a luz do aquário, parece que se ligar as luzes da sala não altera nada.
    6- penso que sim mas já me disseram também que não me preocupasse com o desperdício pois o gasto não e por ai alem ou melhor não e quase nada comparado com a luz, é chato sim pois estamos a desperdiçar um bem precioso.
    7- em relação ao substrato eu tenho metade viva e metade morto não sei se e areia coralina mas penso que e boa, com o tamanho 3 se não me engano e posso te dizer que andava indeciso pela que pus e por uma mais fina, mas pensei que mais fina iria ser má pois com o movimentar dos peixes e da circulação do aquário e porvável que comesses a ficar com areia por cima da rocha e dos corais.
    8- eu tenho unicamente 20 kg de rocha (10/10), depende muito do tipo de layout que gostes, se preferires carregado de rocha força nisso.(heheh)
    9- o sal que uso e tropic marine normal, mas existe melhor, como por ex o tropic marine pro reef (se não me engano)

Bem penso que possa ter ajudado alguma coisa, se existir alguém mais experiente que não concorde comigo que diga simplesmente dei a minha opinião.

Abraço e bom inicio de projecto.
    Carlos Ressurreição

Membro Identificado Avatar de Bruno Santos
    Data de Ingresso
    02-01-10

Boas, a sump 100x50x50 chega perfeitamente, a primeira divisória seria para dois sacos de 200 Micron, a divisória do meio com espaço para o ATI 250i, atenção a altura de funcionamento do escumador, e 3 divisoria fica com o resto do espaço para por o retorno, e outras coisas, até mesmo peixes a aclimatizar, que é o que eu faço.

Cumps.

Membro Senior
    Data de Ingresso
    09-06-11

Boas,

Bruno obrigado pela resposta
    Mas fiquei com uma duvida. As medidas...
    Preciso de saber o tamanho da 1ª da 2ª e da 3ª tanto em comprimento como em altura

Rafael Dias

Membro Junior
    Data de Ingresso
    16-06-11

Re: Reef 150x60x60

Boa Noite Rafael

Então esse Reef como tem andado?

Abraço
    Ricardo

Membro Senior
    Data de Ingresso
    09-06-11

Re: Reef 150x60x60

Boas,

Tem andado bem...
    Só estou é á espera de um recipiente que já encomendei há uns tempos....
    Mas pronto...

Cumps,
    Rafael Dias

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. REEF - 882L: Esquema do meu Projeto (aceito sugestões)
    Por Bruno Abrahao no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 7
    Último Post: 22-11-07, 11:13
  2. meu novo projeto
    Por Carlos Figas no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 12
    Último Post: 25-08-06, 21:58
  3. nano-reef...Muitas duvidas...
    Por Paulo Vasconcelos no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 3
    Último Post: 07-06-06, 11:36

Permissões de Postagem