Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 41

Tópico: Gomes Reef

Membro Senior Avatar de vasco.gomes
    Data de Ingresso
    27-10-09

Gomes Reef

Tendo em conta que o tópico que aqui tinha no forúm e que tinha imensa informação que eventualmente poderia ser útil para alguém desapareceu deixo assim o último testamento. (felizmente outros sites não se deram a esse descuido e mantêm a informação)

Aquario: 2 anos depois…. (parte 2)

Neste último ano foi um ano de altos e baixos estando neste momento o aquário a recuperar de uma carga orgânica excessiva entre outros desequilíbrios químicos que provocou baixas a nível dos SPS e que felizmente não afectou peixes, lps, zoanthus, ricordeas, etc
    A nível de novos peixes neste momento o aquário está já na sua capacidade máxima e não vai entrar mais nenhum peixe porque já entraram os peixes que estavam previstos entrar. Comprei um UV de 36W e desde então ja entraram muitos peixes no aquário e nunca mais morreu nenhum peixe. Ou melhor morreram 2 peixes que saltaram fora do aquário porque tenho a água a 3cm do topo do vidro. Ao 1º peixe há uns 6 meses ok deixei passar (era um hepatus enorme ja com mais de 1 ano), há 3 semanas foi 1 Pyramid lindíssimo e grande que também saltou novamente. Na semana passada pus 1 regua de acrilico á volta do aquário que vai 4cm para dentro para evitar os saltos fora de aquário junto ao vidro que costumam ser 90% dos casos.

Como é possível observar ficou low profile não interferindo muito com a estética do aquário e espero que não volte a ter novos acidentes com esta protecção. Consegui fazer á medida solicitando a sua construção junto da CoralSea.
    Para estrelizar a água e ajudar o escumador na sua função acabei por colocar um ozonizador TMC V2 O3 ozone que neste momento está ajustado para debitar 50mg de ozono durante 8h + 8h por dia ligado ao escumador. O ozonizador tem ligado um pedra de difusora de madeira onde ele puxa o ar e serve para secar o ar.

Notei uma grande melhoria a nível de:
    • Claridade da água que passou a estar mais límpida. Perde a tonalidade que por vezes costuma ter e torna-a transparente,
    • O escumador tira maior quantidade de resíduos assim que o ozonizador entra em função;
    • Subiu o nível de ORP da água;
    • Como a água ficou mais clara a luz penetra melhor no aquário e chega mais luz aos corais;

No geral estou muito satisfeito com a utilização do ozonizador e neste momento já é um equipamento que para mim se tornou indispensável. Aconselho vivamente ao seu uso desde que com as devidas precauções porque pode tornar-se perigoso para todo o aquário e até mesmo para os seres humanos se não for controlado. Até ao momento não tenho qualquer intenção de o desligar nem nunca tive qualquer acidente com ele o objectivo é continuar a funcionar no entanto faço questão de estar sobre olho para caso exista alguma eventualidade problemática.
    Inícialmente nao tinha um controlador de ORP, mas com o receio que isso pudesse mais tarde gerar algum problema e por tar as escuras a nível de ORP, comprei um controlador de PH/ORP que mostra e controla estes 2 parametros. Este controlador é bastante famoso no ebay e acabei por escolher o modelo PH-803:

Permite igualmente ajustar o nível de PH e ORP a que queremos que ele desligue determinado equipamento. Por exemplo se puser o ORP nos 450mv em chegando a este valor ele desliga o ozonizador. Possui também líquidos para calibração do PH.
    Finalmente acabei por trocar o velhinho Deltec APF600 por um Deltec TC 2560 externonum bom negócio que acabei por adequirir junto do Fragário do Norte:

Como é possível observar o tubo que desce do lado direito vai ligar ao ozonizador. No entanto existe um “T” para o escumador puxar ar normal e ar com O3(ozono).
    O Deltec APF600 funcionou durante 2 anos ininterruptamente 24h dia 365 dias ano e nunca precisou do que quer que seja, ficou xeio de coralina por todos os lados (nem se via o plastico da bomba) mesmo no tubo central também e sempre a funcionar silencioso e perfeito. Sem dúvida uma máquina de guerra e espero que este novo Deltec não se fique atrás do APF600 nesse aspecto.
    Até ao momento tem se comportado muito bem, é muito maior e tem uma escumação muito superior e ao ser externo permitiu-me coloca-lo fora do aquário de modo a libertar-me um grande espaço na Sump. A alimenta-lo está uma bomba Sycce Sycra Silent de 4000 l/h. Os escumadores externos também são mais fáceis de regular porque nao dependem da altura na água na sump e em caso de falha de electricidade não se desregulam. A desvantagem é que tem que usar uma bomba externa a alimentar o mesmo em vez de utilizar uma só bomba apesar que ao utilizar 2 bombas (1 a meter água e outra a gerar a espuma) permite uma escumação maior.
    A troca para um escumador maior derivou do facto do aquário passado mais de 2 anos começar a ficar “velho”, isto é, toda a acumulação de detritos e toda a carga orgânica (sendo que tenho bastantes peixes) com o tempo vai aumentando e o APF600 ja não conseguia dar conta do recado. Quando o aquário é novo ou ha um restart nunca senti necessidade de mudar de escumador mas com o passar do tempo a coisa muda de figura. O facto de ter areia também não ajuda a este facto e de talvez não ter o layout ou circulação mais apropriada também influencia. Obviamente que quem não tem areia e a nível de layout tem uma coisa mais leve a acumulação de detritos passa a ser nula, mas isso são escolhas. Não ta previsto alterar o layout ou tirar toda a areia. No máximo retiraria alguma areia e tiraria 1 ou outra pedra para ficar mais light mas isso também não ia diminuir os factores de risco que falei portanto em princípio será para manter como está enquanto continuar a funcionar.
    Se repararem nas fotos ainda existem algumas cianos ou algas mas que têm estado a perder gás com o passar do tempo. Neste momento vou deixar o escumador ajudado com o ozonizador a fazer o seu serviço e ver se não preciso tomar medidas mais drásticas (em principio não é só deixar seguir o barco). Em último caso terei que ver outra táctica para atacar a carga orgânica e o facto do aquário ir envelhecendo. (ideias?)
    A meu ver quando um aquário é novo e está limpo é fácil manter um aquário de topo com SPS, LPS, peixes, etc mas quando os anos começam a passar manter um aquário de topo assim sem pelo meio tomar medidas drásticas torna-se extremamente complicado. (basta ver no fórum a quantidade de resets e desmontagens e posteriores montagens que existem de x em x tempo) Por medidas drásticas falo em tirar o areão todo fora ou tirar as rochas todas fora e lavar, alterar o layout totalmente, etc etc
    Mantem-se o uso de Chaetomorpha e Mangues (que estão enormes) assim como de carvão activado que fica dentro do filterbag. Passei a colocar também uma resina anti fosfatos. Mantem-se também o balling com a 4ª bomba a adicionar Trace ellements da Koral Zuch a complementar o balling light.
    UV + Ozono é bom porque por um lado deixa-me a agua esteril mas por outro lado mata-me as bactérias… é preciso tentar encontrar um equilíbrio que ainda ando a tentar encontrar porque tenho muitos peixes e meter o UV a 12h em vez de 24h deixa-me receoso que comece algum surto e me faça uma razia nos peixes.
    Aqui fica agora uma foto da Sump:

O objectivo é colocar do lado esquerdo do aquário um móvel e colocar la dentro o escumador assim como a GHL com os liquidos de balling, assim como o ozonizador, controlador ORP, o controlador de temperatura de modo a libertar ainda mais a Sump e ficar só o UV meio ao pendurão do lado direito :p
    Já chega de conversa, segue um video tirado do telemóvel ( HD 720p/1080p) assim como algumas fotos tiradas também com o telemóvel :p

http://www.youtube.com/watch?v=x6hROL-qwDk&hd=1

Cumprimentos.
    Críticas e sugestões são sempre bem vindas
    Última edição por vasco.gomes; 26-01-12 às 11:50.

Membro Identificado Avatar de PauloEduardo
    Data de Ingresso
    20-05-11

Re: Gomes Reef

Boas!
    Estive a ver o teu projecto, está divinal!
    Tens ai um conjunto muito bonito de corais e peixes!

Vi que usas também as plantas salobras para remover os nutrientes da água... Estão enormes!
    Parabens está muito bom!!

Cumprimentos e um abraço,

Paulo Eduardo

Membro Senior
    Data de Ingresso
    10-10-11

boa noite caro Vasco.

desde já peço desculpa por ser chato mas como sou muito verde na agua salgada ainda tenho algumas grandes duvidas :P

Tem um aquário fantástico um dia espero poder ter assim o meu... agora duas duvidas se possivel gostaria que me explica-se e com fotos a ajudar era maravilhoso :P
    essa aba em acrílico a toda a volta do aquário como e que esta feita? e como e que é essa tal pedra difusora de madeira?

Gostava imenso que me elucida-se um pouco mais sobre isso e já agora em relação ao sun coral adquiri um a dois dias e gostaria de por o meu a abrir também nas horas de luz é possivel? pode me dar uma ajudinha?

Já agora pergunto também se esse peixe muito giro que aparece no filme com riscas pretas e azuis de e um anjo (Genicanthus bellus)??

Abraço e boa sorte
    Carlos Ressurreição
    Última edição por carlos ressurreicao; 26-01-12 às 06:27.

Data de Ingresso
    27-10-09

Olá, obrigado antes demais e novamente críticas e sugestões são sempre bem vindas

carlos ressurreicao, relativamente ao que perguntaste:
    - Aba em acrílico não é de minha autoria. É feita de acrílico no entanto nao tenho meios nem equipamento para construir uma tive que encomendar junto da CoralSea e se la fores poderás colocar as tuas duvidas.
    - A pedra difusora de madeira está ligada ao Ozonizador. Vem no manual da TMC que é recomendado a usar a entrada do ar por isso a coloquei. Podes encontrar em qualquer loja de aquariofilia essas pedras difusoras.
    - Relativamente ao Sun Coral o meu com as luzes ligadas tb está fexado, portanto não sei, tenta mete-lo numa caverna mais escura e ele assim poderá abrir.

O peixe sim é esse, podes ver aqui (é ReefSafe):

http://www.liveaquaria.com/product/p...23&pcatid=2923

Eu tenho uma fêmea, ela aparece no video a comer Nori.
    Tenho uma grande quantidade de peixes a comer Nori e devoram aquilo num instante tenho que tar sempre a colocar. Levam-me á falência só em Nori :p
    No entanto acho importante que comam porque encher o bandulho so de artémia não é mt saudável a longo prazo e comer Nori complementa a dieta.

Cumprimentos.

Membro Identificado Avatar de Ricardo Oliveira
    Data de Ingresso
    03-02-07

Boas.
    O vosso aquario está muito porreiro, como sempre...
    Notei que faltam muitos sps.
    Que se passou?
    Abraço
    Ricardo Oliveira
    LINK SETUP: My 3Reef

Data de Ingresso
    27-10-09

Citação Postado originalmente por Ricardo Oliveira Ver Post
    Boas.
    O vosso aquario está muito porreiro, como sempre...
    Notei que faltam muitos sps.
    Que se passou?
    Olá, sim perdi as minhas 5 seriatoporas que ja tavam gigantes -_-'
    O que se passou basicamente foi o que escrevi, síndrome de aquário "velho" + heavy stocking é uma bomba de carga orgânica que fez mossa em 1 calendrium consequentemente o Ca, Mg, Kh levou um choque que as calendrium são altas consumidoras derivado da sua rapidez de crescimento e isso provocou desiquilibrio químico temporário que foi o suficiente para levar as outras com ela. Na altura também coloquei um removedor de fosfatos que pode ter provocado um choque e depois a partir daí é tudo reacção em cadeia. Mesmo estando sempre em cima do mg, kh, ca de 6 em 6 dias não foi suficiente para chegar a ter o Ca ate aos 500 e ter que parar o doseamento de Ca.
    E a carga orgânica não a conseguia baixar de maneira nenhuma.
    Juntamente também com desinvestimento nos SPS que nao voltei a colocar mais nenhum e investimento em peixes, zoanthus, ricordeas, lps entre outras espécies.

Dai agora aparecer neste update um Deltec 2560 + ozonizador que o objectivo é atacar o excesso de carga orgânica.
    Mas qualquer dia ja ai planto umas seriatoporas novamente quando vir que o barco ta a andar bem.

Btw, a tua euphylia não sei se te lembras ja ta enorme. Cresceu bem em 2 anos.

Cumprimentos.
    Última edição por vasco.gomes; 26-01-12 às 14:35.

Membro Identificado Avatar de Ricardo Oliveira
    Data de Ingresso
    03-02-07

Claro que me lembro da euphylia...
    Foi o coral que sobreviveu a um dia com neve em todo o país.
    Fico contente que esteja bem grandita.Não me digas que é essa que
    aparece ai numa foto!!!!
    As minhas crescem muito bem também.
    Quantos peixes tens no total???
    Abraço
    Ricardo Oliveira
    LINK SETUP: My 3Reef

Membro Identificado Avatar de João Castelo
    Data de Ingresso
    27-02-06

Muito bom Vasco, muito bom

Data de Ingresso
    27-10-09

Citação Postado originalmente por Ricardo Oliveira Ver Post
    Claro que me lembro da euphylia...
    Foi o coral que sobreviveu a um dia com neve em todo o país.
    Fico contente que esteja bem grandita.Não me digas que é essa que
    aparece ai numa foto!!!!
    As minhas crescem muito bem também.
    Quantos peixes tens no total???
    É a que está no canto inferior direito. Tenho duas aí, é a que ta mais a direita. Ta uma bola.

A nível de peixes ainda tive que perder 10 minutos a pensar e a contar. A ver se não me esqueço de nenhum :p
    Tenho (aproveito e coloquei também o link para a LiveAquaria em todos):
    - 3 Tang (Japonicus, Zebrassoma, Hepatus)
    - 2 Angel Dwarf (Bellus, Flame)
    - 2 Butterfly Pyramid
    - 1 Banana wrassle
    - 1 Six Line wrassle
    - 1 Salaria Ramosus
    - 1 Cardinal Bangai
    - 2 Gobys (Randali, Yasha)
    - 4 Clowns (2 Ocellaris, 2 polymnus)
    - 2 Dragonetes (Picturatus, ocellatus)
    - 1 Labroides
    - 1 Magnifica
    - 1 Flame Hawkfish

Total: 22

Nas anémonas:
    Porcelain Anemone Crab
    Sexy Anemone Shrimp

Se virem o video conseguem identificar praticamente todos. Por exemplo o yasha so o vejo quando penso que ja ta morto e ja la vai 1 ano e meio assim -_-'. Os gobys têm a sua caverna, o Randali é aqui uma a frente, o yasha é uma na parte de trás do aquário e o peixe é espectacular, o problema é que raramente o vejo. Os outros andam ai todos a frente no aquário.

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Boas Vasco,

Apesar dos contratempos com os SPS, o reef continua fantástico

Gostava de tirar uma dúvida, se puderes indicar, a ligação e alimentação do filtro UVC, está com uma bomba dedicada? em série com escumador? por gravidade? derivação na bomba de retorno? Isto porque instalei recentemente uma unidade UVC também e já notei melhorias na luta contra o cryptocarion, no entanto ainda não sei se optei pela ligação mais eficaz da mesma ao sistema...

E parabéns também pelo blog que tem sido uma óptima referência em vários temas dos reefs
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Data de Ingresso
    27-10-09

Red face Re: Gomes Reef

Ola, a unidade UV tenho-a alimentada por uma aquabee 500 que é o recomendado para usar em unidades UV.
    Isto porque a agua deve circular +- de forma lenta dentro da unidade UV.
    A lampada UV tambem deve ser substituida anualmente e o UV é tanto mais eficaz quanto maior a temperatura dentro do tubo UV.
    Eu tenho um da JBL e tenho tado satisfeito com ele.
    Atencao que o ozonizador tb ajuda a eliminar pragas e claro bacterias tb.
    É preciso encontrar um equilibrio.
    Mas sem duvida que recomendo a dupla ozono + UV, iria anular muitas das queixas que sao costumes aparecer no forum.
    Eu sei que ainda ha mt resistencia por parte dos aquariofilos em usarem estes eauipamentos mas eu ate ao momento recomendo.
    O uv é excelente para manter os peixes livrez de doencas e o ozono quando ligado ao escumador melhora significativamente a sua escumacao e deixa a agua transparente xegando mais luz aos corais. Tb ajuda a subir os niveis de ORP.
    O meu ORP tem andado pelos 300 depois de.colocar os 2 piramid. Antes disso andava pelos 350.
    Os 2 piramid vieram trazer mai as carga ao sistema, mas penso que a longo prazo o novo skimmer e o ozonizador vao manter isso sobre controlo.
    O Deltec 2560 ta a processar 10x o volume do aquario por hora. O Deltec APF600 era so 3x, ja nao tinha pedalada para um aquario velho

Relativamente aos sps daqui a uns tempos planto umas calendriuns...

Membro Senior
    Data de Ingresso
    03-12-06

Boas Vasco

Muitos parabéns pelo teu Aqua. Está muito bonito. Neste. Momento o meu Aqua está a ciclar mas como tenho um ozonizador igual ao teu gostaria de saber quantos leds tens ligado nele?? Será 2 e 8 ou 1 e 10???
    Um abraço

Luis M Carrilho

Membro Identificado Avatar de João Seguro
    Data de Ingresso
    25-02-09

boas, Vasco o aquário está lindo, corais vistosos e sem falar nos peixes

tenho uma dúvida, como tens os mangues? suspensos ou fixos na areia? que manutenção lhes fazes? semanal?

abraço

Data de Ingresso
    27-10-09

Citação Postado originalmente por Luis M Carrilho Ver Post
    Boas Vasco

Muitos parabéns pelo teu Aqua. Está muito bonito. Neste. Momento o meu Aqua está a ciclar mas como tenho um ozonizador igual ao teu gostaria de saber quantos leds tens ligado nele?? Será 2 e 8 ou 1 e 10???
    Ola, eu tenho 50mg a 8horas, isto é, 2 leds e depois 8 leds, mas le bem o manual da tmc para nao te enganares e nao trocares valores. Vê tb as recomendacoes para a litragem do teu aquario.
    Penso que a 50mg podes por 2h por cada 100l de agua, isto é para um aqua de 400l sao 8h (8 leds).
    Se nao tiveres um medidor de orp aconselhava comprares um, senao vai devagar e mete valores mais baixos.
    Ao injectar ozono mete ligado ao escumador com um T. Se procurares na net tens muita.coisa sobre o.assunto.
    O ORP é o valor mais complexo que existe que ate se torna.difil de explicar o que ele significa. Consulta o link que eu tenho no primeiro post sobre a palavra ORP.
    Cumprimentos.

Data de Ingresso
    27-10-09

Citação Postado originalmente por João Seguro Ver Post
    boas, Vasco o aquário está lindo, corais vistosos e sem falar nos peixes

tenho uma dúvida, como tens os mangues? suspensos ou fixos na areia? que manutenção lhes fazes? semanal?

abraço
    Ola, se quiseres saber em mais pormenor tenho artigo no blog sobre chaetomorpha e mangues que podes.consultar.
    Tenho as raizes deles em areia que ta num taparware. A manutençao é nenhuma. Somente um borrifador com agua tipo aqueles dos limpa vidros e mandar-lhe uma borrifadelas quando quiseres para tirar impurezas das folhas.
    E depois claro, iluminaçao...
    Recomendo vivamente em qualquer reef Chaetomotpha e mangues, sao uma.forma de copiar a natureza e eles consomen nitratos e fosfatos de forma natural, sem fesinas ou quimicos. Nao tenho duvidas que.o que me permitiu manter o APF600 tanto tempo foi porque tinha estes 2 meios a ajudar.

Cumprimentos.

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Citação Postado originalmente por vasco.gomes Ver Post
    A lampada UV tambem deve ser substituida anualmente e o UV é tanto mais eficaz quanto maior a temperatura dentro do tubo UV.
    Vasco

As lãmpadas UV só devem ser substituídas quando estiverem perto do nº de horas aconselhadas pelo fabricante...antes disso,è desperdício.
    Um abraço

Jorge Neves

Data de Ingresso
    27-10-09

Citação Postado originalmente por Jorge Neves Ver Post
    Vasco

As lãmpadas UV só devem ser substituídas quando estiverem perto do nº de horas aconselhadas pelo fabricante...antes disso,è desperdício.
    Um abraço

Jorge Neves
    Viva, sim é verdade. O melhor é ler o que o fabricante diz e fazer contas as horas de uso.

Cumprimentos.

Lojista Avatar de João Soares
    Data de Ingresso
    09-09-04

Ola João o teu aquário está muito bom, parabens.
    [url]http://aqua-station.
    Matosinhos
    Portugal
    TEL00351 229 371 972)
    Sales@aqua-station.com

Data de Ingresso
    25-02-09

Eu estive a ler o teu blog e está tudo muito bem explicado obrigado por partilhares pormenorizadamente tudo.

Com que frequência borrifas os mangues? A Chaetomotpha tem que ser lavada de 15 em 15 dias? fazes isso em água da tpa?

Data de Ingresso
    27-10-09

Caro João Soares muito obrigado

Eu estive a ler o teu blog e está tudo muito bem explicado obrigado por partilhares pormenorizadamente tudo.

Com que frequência borrifas os mangues? A Chaetomotpha tem que ser lavada de 15 em 15 dias? fazes isso em água da tpa?
    Olá, eu tento sempre colocar a informação que a mim antes também me suscitava duvidas e espero que após leitura dos artigos as duvidas desapareçam. Não são artigos cientificos nem pormenorizados, simplesmente são informações práticas devidamente referenciadas e que complementam a informação que normalmente se encontra na internet.
    Relativamente aos mangues podes borrifar com água 1x por dia ou 1x por semana, é como queiras mas eu costumo borrifar 1x por dia, é uma operação que nao demora mais de 30 segundos...
    Relativamente á chaetomorpha antes de ter filterbag fazia-lhe uma limpeza de 15 em 15 dias com agua de TPA, mas depois de colocar o filterbag não faço nada disso. Ela simplesmente la está a crescer e eu de vez em quando corto-a porque ja ta grande demais :p
    Tenho que actualizar o artigo relativamente a essa situação.
    No entanto é tudo uma questão de olhar pra alga, se tiver limpinha ok, se tiver suja é tirar e limpar. Ela também serve como um filtro de particulas natural e é uma excelente abrigos a pequenos micro-organismos.

Cumprimentos.

Data de Ingresso
    25-02-09

Fiquei com a dúvida porque tenho o aquário no trabalho e como todos também tirou férias e fiquei na dúvida relativamente à necessidade da limpeza das folhas...

Vou ler mais um pouco sobre a chaetomorpha e ponderar o seu uso

Obrigado pelas dicas.

Abraço

Membro Senior
    Data de Ingresso
    03-12-06

Boas Vasco

Tens um projecto espetacular. Tenho uma duvida que talvez me possas ajudar. Tenho uma uv vecton 600 ( 25w) que está montada entre a bomba a bomba de retorno (2500 l/h) e o Aqua. Eles recomendam um caudal de 1900 l/h. Para ter um bom aproveitamento da minha uv e para ela fazer o seu serviço qual seria a bomba ideal??? O meu Aqua tem +/- 600 litros e a bomba de retorno tem 3 saídas no final. Li tambem naqueles artigos do Artur que para uma boa esterilizaçao recomendam um caudal de +/- 120 l/h por Watt. Não sei se esta informação está correcta mas foi o que consegui perceber da minha leitura mas posso estar errado. Mas também li que o ideal seria passar no máximo 3 x o volume do meu Aqua. Por isso estou pedindo a sua opinião em relação á minha Uv.
    Um abraço

Luis M Carrilho

Data de Ingresso
    27-10-09

Fiquei com a dúvida porque tenho o aquário no trabalho e como todos também tirou férias e fiquei na dúvida relativamente à necessidade da limpeza das folhas...

Vou ler mais um pouco sobre a chaetomorpha e ponderar o seu uso

Obrigado pelas dicas.

Abraço
    Viva, serve somente para tirar lixo e algum sal que se possa acumular nas folhas. Podes tar descansado e ir de ferias até 1 mês que isso é o teu menor dos problemas
    Chaetomorpha idem aspas. São 2 modos naturais de controlo de nutrientes que não precisam de manutenção quase nenhuma e quando precisam é básica.

Cumprimentos.

Citação Postado originalmente por Luis M Carrilho Ver Post
    Boas Vasco

Tens um projecto espetacular. Tenho uma duvida que talvez me possas ajudar. Tenho uma uv vecton 600 ( 25w) que está montada entre a bomba a bomba de retorno (2500 l/h) e o Aqua. Eles recomendam um caudal de 1900 l/h. Para ter um bom aproveitamento da minha uv e para ela fazer o seu serviço qual seria a bomba ideal??? O meu Aqua tem +/- 600 litros e a bomba de retorno tem 3 saídas no final. Li tambem naqueles artigos do Artur que para uma boa esterilizaçao recomendam um caudal de +/- 120 l/h por Watt. Não sei se esta informação está correcta mas foi o que consegui perceber da minha leitura mas posso estar errado. Mas também li que o ideal seria passar no máximo 3 x o volume do meu Aqua. Por isso estou pedindo a sua opinião em relação á minha Uv.
    Viva, relativamente ao UV esse fluxo é claramente exagerado. A primeira pergunta que se põe é se queres o UV para tornar a água mais clara, para eliminar algas em suspensao ou para ajudar a eliminar microorganismos mais resistentes com o o Crypto.
    Eu uso uma Aquabee 500 para um UV de 36W. Neste momento tenho o UV ligando/desligando ao longo do dia. Mas ja tive períodos em que o mantinha 24h ligado, principalmente quando inseria algum peixe novo no sistema.
    Se pretendes manter o UV a ser mais eficaz terás que reduzir o caudal.

Agora falando de outros assunto acho que o Deltec 2560 esta a reduzir drasticamente os nutrientes. O areão agora esta limpo e as algas que tinha no fundo do aquario estão a desaparecer. Outro sinal são as xenias que ontem ja tavam meias tombadas. Elas ficam sempre assim quando o aquário fica com menos nutrientes. Ja tive alturas com muitas xenias, outras com poucas dependia sempre do nivel de nutrientes.
    Tirei a resina de fosfatos e para ja mantive somente o carvão activado. No entanto acham que deva aumentar os nutrientes no sistema com algum produto? Ou deva desacelerar o escumador? O problema é que nao tenho forma de o desacelerar, ele ta a trabalhar normalmente... e mesmo assim tenho bastantes peixes que são uma carga organica muito significativa no sistema

Cumprimentos.

Membro Identificado Avatar de Pedro Manuel Tavares
    Data de Ingresso
    31-05-07

Citação Postado originalmente por vasco.gomes Ver Post
    Tirei a resina de fosfatos e para ja mantive somente o carvão activado. No entanto acham que deva aumentar os nutrientes no sistema com algum produto? Ou deva desacelerar o escumador? O problema é que nao tenho forma de o desacelerar, ele ta a trabalhar normalmente... e mesmo assim tenho bastantes peixes que são uma carga organica muito significativa no sistema

Cumprimentos.
    Acho que em vez de pores algum produto para aumentares os nutrientes podes por um temporizador no escumador para ele trabalhar por exemplo 12 horas por dia.
    Um abraço
    Pedro Tavares

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Boas Vasco,

Talvez desligar o escumador umas horitas no período diurno do aqua, na mesma altura que se alimente os peixes, assim os corais terão alimento por algum tempo no período que julgo estarem mais necessitados de alimentação. A vantagem de ter um escumador sobredimensionado é também essa, fazer o mesmo trabalho em menos horas de funcionamento. Poupas também na electricidade.
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Gomes Reef
    Por Joao Carlos Gomes no fórum Novos Projectos
    Respostas: 99
    Último Post: 02-07-11, 02:53

Permissões de Postagem