Resultados 1 a 25 de 35

Tópico: Bridge Reef v2

Hybrid View

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    15-01-12

Bridge Reef v2

Boas,

Dado que o espaço para o aquario grande que quero montar se disponibilizou mais cedo do que planeado, estou a começar a pensar no Bridge Reef v2. Dado que quero ter um aquario como deve de ser, vou demorar o tempo preciso e ir com calma tentando pensar no maximo de promenores possiveis.

Dado que a minha experiencia e quase nula peço a quem tem mais experiencia que me vá dando umas dicas

Comecei pelo desenho do Aquario/Movel/Sump:

A sump ainda não tem as divisorias (e é aqui que começam as minhas duvidas)..
    Do lado esquerdo fica o reservatorio de agua de osmose para reposição automatica (87 litros +\- talvez seja um pouco de mais?) no resto da sump terei de fazer as divisórias para os restantes componentes (ainda não os escolhi por isso é que ainda não dividi), estava a pensar em ter o "normal", 1ª divisoria para sacos com carvão, 2ª para o escumador, 3ª para a bomba de retorno.

O aquario optei em vez de ter uma ou duas colunas secas no canto em ter uma coluna seca no fundo do aquario para aumentar a area para as bacterias e tentar fazer com que a agua não faça tanto barulho a cair.

Em relação aos equipamentos ainda não tomei nenhuma decisão por isso todas as opiniões são bem vindas

Edit: Vou colocando aqui a lista do equipamento:

Iluminação: ATI Sunpower 8x80W
    Bomba Circulação: 2x Tunze Turbelle Stream 6105 com Tunze Multicontroller 7096
    Termoestato: Ehein 3619
    Reposição de agua: Tunze Osmolator Universal

Cumps
    Última edição por Pedro Maia; 03-02-12 às 16:00.

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    15-01-12

Re: Bridge Reef v2

Aproveito para perguntar, que bom skimmer me aconcelham?

Membro Senior
    Data de Ingresso
    10-10-11

Boa noite,

Caro amigo não posso ajudar muito mas a nível de escumador o que me tem aconselhado é um ati 250I estou a espera do meu por isso nao posso opinar muito por enquanto.

Abraço

Membro Identificado Avatar de Bruno Santos
    Data de Ingresso
    02-01-10

Boas, para já parabéns pelo projecto do aqua, terá bom aspecto. Vidro extra-claro? Vidro 15mm para ficar sem travessas?

De que lado ficara a vortech? Ou vais por duas?

Aconselho um Ati Powercone 250i ou um Deltec.

Iluminação seria bom uma Ati sunpower 8x.

Cumps.

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    15-01-12

Olá a todos,

Depois desta pausa inesperada volto a carga neste projecto.
    Após este tempo de reflexão e de muita leitura vou alterar três aspectos, o primeiro sendo o tamanho do aquario em si, que passará a ter 1,50m(comprimento)*80cm(larg)*60cm(alt), a coluna de agua passará a ser externa em vez de ser o vidro (obtendo na mesma o efeito que queria, não se ver a coluna de agua e diminuindo o valor) e por fim a estrutura que será de ferro.

Relativamente a estutura a ideia que tenho é fazer em tubos quadrados de 50mm*50mm com 2mm de espessura.

Screen shot 2012-06-02 at 4.57.04 PM.jpg

Pelo que tenho visto, normalmente coloca-se uma madeira entre o ferro e o aquario.
    Que madeira devo utilizar?

Amanha espero começar a construir a estrutura, se alguem tiver concelhos serão bem vindos.

Relativamente ao aquario o vidro extra-claro vale apena o valor extra?

Cumprimentos

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    15-01-12

Viva!

Após as sugestões do armando e depois de ver varias opiniões acerca dos leds vou avançar por ai.
    No entanto, em vez de comprar (visto que todas as que vi tinham custos elevados), vou eu proprio fazer uma calha.

Pedia no entanto ajuda aos mais entendidos..
    A minha ideia (inicial e para quem é um pouco verde nisto) é maquinar (ou pedir para fazer) um bloco de aluminio com cerca de 140cm de comprimento e 60cm de largura, em que por cima terá "fins" tal como os dissipadores dos computadores e os buracos necessarios para colocar os leds por baixo.
    A altura das "fins" ainda não defeni (preciso de ler um pouco).
    A fonte de alimentação será a de um PC, utilizarei os 3.3V para as ventoinhas e os 12v (480w) para os drivers.
    Será controlada pelo arduino, o qual será utilizado para outras tarefas (trocas de agua, reposição, alimentação).

Relativamente aos leds estou a pensar incluir todas as cores Royal Blue, Blue, Cool White, Red e Green, mas gostaria de ouvir opiniões sobre este assunto

Cumprimentos

Membro Identificado Avatar de João Seguro
    Data de Ingresso
    25-02-09

Olá Pedro, eu estou a projectar a minha calha de leds e como dissipador uso o BIS 95 da bisalarmes. Relativamente aos leds vou usar 1xm-l por cada 1 xp-e blue e 1 xp-e royal blue. Assim para um aquário de 135c*65l*60a vou usar 20 xm-l white 20 xp-e blue, 20 xp-e RB, 10 xp-g RB e 14 xp-g white. fazendo um total de 84 leds... se meteres outras cores penso que fazes bem e quanto mais diversificado melhor

Eu apostei nesta compra e agora vou ter que ver o resultado. Depois dou o feedback.

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    15-01-12

Viva João,

Já vi esses dissipadores em outro topico e parecem-me muito bem. Depois de falar com o cunhado que é serralheiro provavelmente tambem vou ter de ir para esses no entanto o que pretendia era qualquer coisa tipo isto:

A ideia era na calha colocar tudo o que fosse eletronico (arduino, fonte de alimentação do PC desmontada e com os termosistores ligados a calha, drivers) no espaço que se ve no meio, que posteriormente era tapada com uma chapa fina de aluminio a semelhança das calhas da ATI, ficando só a vista os leds tapados por acrilico e possivelmente um monitor ligado ao arduino.

A questão é que aparentemente não existe muita gente a vender um bloco de aluminio maciço com 1,4m por 0,7m e com 5cm de espessura.. E aparentemente mesmo que existisse seria bastante caro :s
    Vou no entanto procurar alguem que o faça para ter ideia dos valores. Se alguem conhecer alguem que venda uma peça desse tamanho peço que me diga

A escolha que fizes-te parece-me a mais "aceite" estou tambem a pensar colocar em "cluster" tal como o nosso amigo Hugo Figueiredo vai fazer no dele.
    Mas após perceber bem como funciona toda esta questão dos drivers e da amperagem e da voltagem e dos leds em serie e em parelelo, vou testar diferentes configurações em cluster incluindo entre os vermelhos e os royal blue da prolight, assim como os Cree que indicas-te.

Após ter lido acerca dos drivers e das voltagens e amperagens que cada utiliza fiquei um pouco baralhado..
    Pelo que percebi um driver o que faz é variar a voltagem para um determinado grupo de leds, dado que os leds funcionam sempre com a mesma amperagem correcto?
    Ou seja, no caso de um driver de 3A (para o usar ao maximo) com uma fonte de 12V, caso eu pretenda ligar leds XM-L terei de ligar 4 leds em serie certo? Isto para que cada cada led tenha 3v e 0.75A tou a ver bem a coisa?

Cumprimentos
    Última edição por Pedro Maia; 07-06-12 às 19:32.

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Boas Pedro.

Não, em serie não é isso que acontece.

Em serie, a corrente é igual para todos os led's, a tensão é que varia ligeiramente de led para led pelas suas caracteristicas unicas.

O papel do driver, é garantir que a corrente é fixa, independemente da tensão que alimenta a serie toda, desde claro, que a tensão esteja ligeiramente acima do somatório dos VF's dos led's.

Para o exemplo que indicas:

XM-L a 3A dá 3.35V por led, ou seja, (XLampXML.pdf)

3.35x4=13.4V

Isto quer dizer que a fonte tem que dar 14V para que funcione.

A diferênça, fica no driver.

Espero que ajude.

Abraço

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Bridge Reef
    Por Pedro Maia no fórum Novos Projectos
    Respostas: 41
    Último Post: 08-05-12, 18:51
  2. Bridge Reef
    Por Pedro Maia no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 6
    Último Post: 23-01-12, 21:50

Permissões de Postagem