Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 28

Tópico: Z reef

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Red face Z reef

Viva,

Corria o ano de 2005 e o meu aquário de recife começava a ficar preenchido, o espaço para novos corais e peixes escasseava e como qualquer apaixonado por isto a necessidade por mais aquários crescia dentro de mim. E foi na garagem que começou a nascer um novo projecto, mais um aquário e em cima deste outro e ao lado mais outro. A desculpa é sempre a mesma, espaço para mais corais e mais peixes, não é fácil viver longe dos mares tropicais e de toda a vida colorida que lá existe, nada fácil!

O projecto inicial consistia num aquário de 430l, comprido, largo e baixo e que incluísse a possibilidade de se expandir verticalmente a um segundo aquário com as mesmas características. Este sistema de dois aquários funcionou continuamente durante 7 anos e no passado mês de Janeiro foi integralmente transferido para a minha nova casa, mais precisamente para a… cozinha. Sim, para a cozinha! A cozinha é o local ideal para se ter um aquário, em que outra parte da casa se pode entornar água no chão, ter uma osmose por perto, água quente para lavar o escumador e congelador para comida? As casas de banho são pequenas e não tem congelador, ok! E é na minha cozinha que este sistema vive agora, feliz e contente

Aproveito esta mudança para partilhar convosco a evolução destes magníficos aquários e alguns factos científicos associados aos mesmos. Este sistema de recife assenta no clássico Método de Berlin (ver figura).

O setup é o seguinte:

• Aquário 1 (R/C) - 200 x 72 x 30cm (432l)
    • Aquário 2 (1º andar)- 209 x 72 x 40cm (300l)
    • Sump com 2 compartimentos - 90 x 52 x 35cm (164l)
    • Aq. depósito osmose RO/DI - 45 x 55 x 50cm (123l)
    • Iluminação Aq. 1 - ATI Sunpower 6 x 80W (Blue Plus-Aquablue Special-Purple Plus-Aquablue Special-Blue Plus-Aquablue Special)
    • Iluminação Aq. 2 - ATI Sunpower 4 x 80W (Aquablue Special-Purple Plus-Blue Plus-Aquablue Special)
    • 2 Bombas de retorno Eheim 1060 (Q=2280l/h)
    • Bomba de circulação Vortech MP10W (Q= 750 - 6000l/h)
    • 2 Termostatos Jäger/Eheim 250W + 300W
    • Escumador ATI PowerCone 200
    • Reactor de Cálcio AquaMedic KR 1000
    • Kalkwasser Tropic Marin adicionado manualmente durante o período nocturno
    • Ozonisador Sander C50 (50mg O3/h)
    • Reposição automática de água evaporada (RO/DI)
    • Monitorização, controlo e alarme - GHL ProfiLux Plus II + módulo SMS
    • Água salgada natural (C. Raso) sempre que possível ou artificial com sal Tropic Marin Reef-Mix ou Pro-Reef
    • Substrato do Aq. 1 - 2/3cm de areia viva Nature's Ocean Bio-Activ
    • 50Kg Rocha Viva distribuída pelos 2 aquários
    • Cortina de pequenos pedaços de RV na divisória da Sump para optimizar a filtragem biológica
    • Testes químicos Salifert (NO3, Ca, KH e Mg)
    • Fotômetro Hanna HI713 Checker®HC Fosfatos
    • Refractômetro
    • Medidor PAR Apogee MQ-200 (em apreciação)
    • Osmose Inversa Pure Water 4 estágios + V²Pure De-Ionisation Pod

Montagem: 25 de Janeiro de 2012

Sistema Natural - Método de Berlin

Algumas fotos ilustrativas:

Última edição por Ricardo Rodrigues; 06-05-12 às 20:34. Razão: Actualização do setup
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Membro Identificado Avatar de Ricardo Oliveira
    Data de Ingresso
    03-02-07

Re: Z reef

Ola Ricardo.
    Como todos os outros aquarios que tens, este tambem promete.
    Sps?????
    Abraço
    Ricardo Oliveira
    LINK SETUP: My 3Reef

Membro Identificado Avatar de Cesar Silverio
    Data de Ingresso
    26-09-08

Olá Ricardo,

Agora percebo a ausência temporária das lides; parabéns pela casa nova, pelo novo projecto e boa sorte para ambos.

Abraço

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Boas Ricardo,

É o típico Reef Beliche

Em tempos tive uma visão destas... grande sistema... dá para ter vários níveis de aquário, fragários, refúgios, sump, é uma bela optimização do espaço de base
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Excelente! Votos de sucesso!

Os tanques recebem luz solar? É que lembro-me de ver um em tua casa (cheio de Psamocora) que quando levava com o sol nem se notava a HQI.

Data de Ingresso
    15-09-04

Primeiras análises

Obrigado pelas vossa palavras

Respondendo às questões:
    Citação Postado originalmente por Ricardo Oliveira
    Sps?????
    Sim, vou ter alguns SPS mas também LPS, moles e anémonas no aquário de cima.

Citação Postado originalmente por Nuno Prazeres
    Os tanques recebem luz solar?
    A cozinha é virada a Norte pelo que os aquários infelizmente nunca apanham sol directo. Nos meses mais quentes é uma vantagem porque o aquecimento é menor. A Psammocora sp. cá continua!

Aqui estão os primeiros resultados das análises feitas à água do aquário (natural do C. Raso):

01-Mar-2012
    • Densidade: 1,026
    • Temperatura: 25,1 - 26,0 ºC
    • pH: 7,7 - 8,3
    • KH: 4,5 dKH
    • Cálcio [Ca]: 380ppm
    • Magnésio [Mg]: 1260ppm
    • Fosfatos [PO4]: não testado
    • Nitratos [NO3]: não testado

A densidade da água natural estava a 1,029 pelo que tive que acrescentar água de osmose para baixar a densidade para o 1,026, gostava de saber se quem utiliza água natural costuma medir a densidade e quais os valores obtidos?

Tendo em conta que o valor de KH e [Ca] estão baixos o reactor de cálcio já se encontra a funcionar. Ainda não adicionei kalkwasser.
    O computador do aquário (GHL ProfiLux Plus II) está programado para colher dados de Temperatura, pH e Redox de 60 em 60 minutos.
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Membro Identificado Avatar de Bruno Santos
    Data de Ingresso
    02-01-10

Boas Ricardo tudo bem?

Mudaste de casa? O que é feito do aqua de 5 metros?

Cumps.

Data de Ingresso
    15-09-04

Olá Bruno,

Sim, mudei de casa. O aquário de 5m ainda se encontra a trabalhar mas em breve vai ser transformado em 2 de 2,5m

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Re: Primeiras análises

Tenho medido a água do Cabo Raso durante anos e nunca encontrei nitratos ou fosfatos. KH, pH e Ca são em linha com o que viste. Agora não chego a 1029. Dá-me 1026 a 25 graus. Será que tenho o refractómetro descalibrado?

Data de Ingresso
    15-09-04

Área técnica

Bom dia,

Nuno Prazeres, tens feito medições nos últimos 2 meses? O teu refractômetro tem compensação automática da Temperatura (ATC - Automatic Temperature Compensation)?

Seguem algumas fotos da área técnica:

GHL ProfiLux Plus II + módulo SMS - Monitorização, controlo e alarme

Sump

Depósito de água de osmose RO/DI

Ozonisador (O3) e manômetro de pressão (CO2)

Conta-bolhas CO2 (reactor de cálcio)

Membro Identificado Avatar de AntónioAfonso
    Data de Ingresso
    26-01-09

Re: Área técnica

Olá
    Ricardo bom dia
    parabéns pelo novo sistema , desejo tanto ou mais sucesso que o anterior
    cá estaremos para ver
    um abraço
    afonso

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    01-11-04

Muito bom Ricardo!! Então mudaste de casa? Estás longe ou pelas mesmas paragens?
    Tenho de te fazer uma visita e tu também uma a mim... para falarmos um pouco.

Esse sistema promete... , grande abraço!

Data de Ingresso
    15-09-04

Olá,

Obrigado pelas vossas palavras

Marco Madeira, sim, mudei de casa mas continuo em S. Domingos de Rana que é uma zona de que gosto muito. Temos de fazer aí um "reef tour" e meter a conversa em dia.

O sistema continua a evoluir positivamente, a fase das algas instalou-se durante um breve período de tempo mas as trocas de água, o escumador, a alimentação e carga biológica atenuam o crescimento das mesmas. Neste momento e por força das circunstâncias (mudança de casa) os aquários já se encontram com corais, peixes e anémonas.

Como já tenho consumo de elementos comecei a adicionar manualmente o kalkwasser, durante o período nocturno.

Abraço

Lojista Avatar de Carlos Basaloco
    Data de Ingresso
    19-04-06

Olá Ricardo,

Projecto interessante, vou acompanhar de perto.

abraço

Data de Ingresso
    15-09-04

Primeiros habitantes

Seguem algumas fotografias dos primeiros habitantes:

Entacmea quadricolor verde

Premnas biaculeatus filho de um casal de Premnas dos meus aquários

Lobophyllia sp.

Fungia fungites

Euphyllia paradivisa

Amphiprion ocellaris "Black and White" nascidos em aquário

Lojista Avatar de Baltasar Parreira
    Data de Ingresso
    28-09-05

Re: Primeiros habitantes

Boas, é com pena que sei que o(s) belo(s) sistema(s) que tinhas e conhecia já não existe(m), mas fico contente com a passagem para este novo projecto que acredito que irá ser tão bom ou melhor que o(s) anterior(s).

Tenho de ver isso ao vivo daqui a uns tempos quando tiver um pouco mais avançado pois a grandeza dos teus aquários sempre me fizeram lembrar um recife real.

Força com isso e parabéns.

:: O meu nano reef (Balta's Piece of Paradise ) ::

Data de Ingresso
    15-09-04

Boas,

Passados mais de 3 meses desde a montagem aqui vai uma pequena actualização.

A fase das algas foi curta, provavelmente por ter utilizado rocha viva maturada dos aquários anteriores e ter feito religiosamente trocas de água semanais de 10% (80l). A transferência dos corais e peixes correu muito bem, os corais que me deixaram mais apreensivo foram as Caulastrea furcata. Esta espécie não gosta nada de águas com poucos nutrientes pelo que assim que introduzi os peixes tratei de os alimentar bem. Com as anémonas (Entacmea quadricolor) também se passa um o mesmo mas tal como as Caulastreas estas reagiram bem. No aquário superior entrou um casal jovem de Peixes palhaço (Amphiprion ocellaris) dos quais pretendo tirar algumas posturas. Já têm um azulejo à disposição que assumiram como o seu "canto", comem bem os vários tipos de alimentos que lhes dou, tal como todos os restantes peixes.

No aquário inferior coloquei uma Vortech MP10W (Q=750-6000l/h) para complementar o fluxo da bomba de retorno na ponta oposta do aquário promovendo uma maior circulação. Escolhi a Vortech MP10W pela reduzida dimensão e por ter uma protecção que impede a entrada das anémonas. Tem vários modos de operação que ainda não explorei bem. Adicionalmente adquiri um fotômetro de bolso Hanna para quantificar com precisão e de forma cómoda os fosfatos (Hanna HI713 Checker®HC Fosfatos).

16-04-12
    • [PO4] = 0,31ppm

03-05-12
    • [PO4] = 0,28ppm

26-05-12
    • [PO4] = 0,30ppm

Baltasar, obrigado pelas tuas palavras, aparece quando quiseres

abraço
    Última edição por Ricardo Rodrigues; 27-05-12 às 00:00. Razão: Actualização de [PO4]

Lojista Avatar de João Soares
    Data de Ingresso
    09-09-04

Ola Ricardo, grande qualidade como sempre.
    Tenho que te ir fazer uma visita aos ilustres de Lisboa um dia destes. Abraço
    [url]http://aqua-station.
    Matosinhos
    Portugal
    TEL00351 229 371 972)
    Sales@aqua-station.com

Data de Ingresso
    15-09-04

Acanthurus achiles

Hello,

Introduzi hoje um peixe de que gosto muito - Acanthurus achiles - e a culpa toda disto é do meu amigo Marco Madeira Há uns tempos atrás (lá para 2005 se a data das fotos não me engana) o Marco que na altura tinha um aquário de metro e vinte fantástico, cheio de corais, muuuuuita Xenia e peixes bonitos, apareceu um dia com aquele ar bem disposto típico e comunicou-me verbalmente que tinha comprado um "achiles". Fui lá a casa ver o peixe e ficou o gosto pelo mesmo cá dentro, um peixe preto com uma pinta laranja deixa a sua marca e hoje foi o dia! Esse peixe "mudou-se" depois para o aquário de exposição da Templo Aquático onde era o rei do aquário e certamente também conhecido de alguns de vós.

abraço

Data de Ingresso
    15-09-04

Re: Acanthurus achiles

Boas,

Passadas menos de 48h desde a introdução do Acanthurus achiles encontrei este morto num canto do aquário. No dia em que entrou estava activo e comeu Artemia e Mysis, nadava de um lado para o outro e não tinha ainda definido o seu canto para "domir". Ontem à noite já tinha local próprio e estava com menos apetite mas nadava normalmente com os outros peixes (Acanthurus tenneti, Siganus vulpinus e Zebrassoma velliferum que entrou no mesmo dia) tendo sido bem aceite por eles. Antes de comprar o peixe verifiquei que este comia bem, tinha boa coloração e não apresentava sinal algum de doença. É uma espécie difícil e não encontro nenhuma explicação para o sucedido

Membro Junior
    Data de Ingresso
    22-11-08

Boas,
    Ricardo Lamento a tua perda é um peixe brutal mas sensivel.
    Também tenho um mas anda sempre cheio de manchinas brancas.
    Mas esta saudavel come de tudo e é o rei do aquario,lindo.

Abraço,

Rui (Mecanico)

Data de Ingresso
    15-09-04

Olá a todos,

Aproveito para fazer uma actualização, ambos os aquários estão repletos de vida e em pouco mais de 8 meses os corais que transferi para estes aquários cresceram ocupando praticamente todo o espaço disponível, as anémonas no aquário superior continuam a prosperar, neste momento procuro uma forma de separar as vermelhas das verdes uma vez que as últimas são dominantes em relação às primeiras, mesmo tratando-se da mesma espécie (Entacmea quadricolor). Tenho também uma Heteractis crispa roxa debaixo da entrada de água e a esta nem se chegam.

Quanto à rotina de manutenção tenho feito trocas de água maiores em intervalos de tempo mais alargados. O reactor de cálcio continua a trabalhar desfazendo o areão grosso de coral a um pH de 6,5. Adiciono diariamente durante o princípio do período nocturno um volume de 5l de kalkwasser (método manual).

Quanto à população de peixes adicionei no aq. inferior no passado dia 20 de Setembro um casal de Cardinais de Bangaii adultos (Pterapogon kauderni). Introduzi também um casal de Amphiprion sandaracinos no aquário superior, estes escolheram a anémona Heteractis crispa, que se localiza na ponta oposta ao local onde está o casal de A. ocellaris. Os 2 casais de A. ocellaris continuam sem fazer posturas apesar de estarem a ser muito bem alimentados. Para estimular o comportamento reprodutivo aumentei a temperatura da água em 1ºC (27ºC), ambos os casais têm um azulejo à disposição.

No princípio do mês troquei metade das lâmpadas T5 em ambas as calhas, lá para Dezembro vou trocar a outra metade.

Análises feitas à água a 23-Set-2012:

KH = 12,5 dKH
    Cálcio [Ca] = 400ppm
    Magnésio [Mg] = 1170ppm
    Fosfatos [PO4] = 0,3ppm

Fotos em breve

Abraço

Membro Identificado Avatar de Bruno Santos
    Data de Ingresso
    02-01-10

Boas Ricardo, parece-me muito bom, e fotos? Tenho de ver isso ao vivo.

Abraço.

froforfish
    Visitante

Aquario Lindo..

Data de Ingresso
    15-09-04

Olá,

Ainda está aí alguém??? Reefforum deserto...

Pois, parece que todos se mudaram para o outro fórum, eu inclusivé! Mas não faz para mim muito sentido andar a colar aqui e acolá o diário do meu aquário portanto cá vai disto. Mas antes queria só dizer que somos poucos para tantos fóruns, sei que cada um está onde se sente melhor e que o nosso Grande Companheiro Juca agora só quer é adicionar fotos bonitas no Facebook, abraço para ti Juca, pois sei também que é graças a ti que isto ainda está ON.

Este sistema de 2 aquários vai fazer em breve 1 ano de vida, é um sistema que me dá bastante gozo manter, ver os corais a crescer e os peixes a fazer posturas, neste momento tenho os 2 casais de palhaços educadamente a fazer posturas em azulejos, lindos meninos, custou mas lá consegui. Há um terceiro casal de Amphiprion akallopisus numa anémona Heteractis crispa linda de morrer que também tenho esperança que chegue lá.

Algumas fotos:

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Reef Builder e Reef Advanced Calcium
    Por Gustavo Figueiredo no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 13
    Último Post: 03-06-06, 03:51

Permissões de Postagem