Página 11 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 7891011
Resultados 251 a 267 de 267

Tópico: Arduino 1.0/Paineís fotovoltaicos para aquário

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Re: Arduino 1.0

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    já comprei a fonte, agora é esperar por ela, depois compro os diodos se for este que coloquei aqui...
    Ok.

A ultima que mandei vir, e tenho ideia que foi desse fulano, ia até 30V!

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Por vezes sim a tensão baixa mesmo com as baterias mas nunca abaixo de 25V talvez... vai oscilando... tensão oposta que falei (referi led por engano estava a pensar no diodo), estava a referir-me á tensão que em vez de ir do painel solar para os leds, ia para cima para a fonte, ou vice-versa da fonte para os paineis. não estava a pensar nos leds, referi led por lapso, talvez por saber que um led é um diodo (light emitting diode ..LED...se não estou em erro), assim se retirar a fonte ou os paineis do esquema, desligando-os, estava a perguntar que assim o diodo não tinha que estar a dissipar nada...já que a corrente era apenas favorável, ou gastaria corrente?

PAra os leds vai sempre corrente favorável e cerca de 3 e pico volts...
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Re: Arduino 1.0/Paineís fotovoltaicos para aquário

Só continuo a não entender como tens isso a funcionar actualmente, pelo que percebo, os led's não estão sempre a trabalhar no valor de corrente definido pelo driver por tensão inssuficiente.
    não... eu não deixo... passo a explicar, as baterias nunca batem 50% nunca ou quase nunca...ou seja tenho tensão q.b. para meter tudo no máximo mas não meto.

Quando fico sem produção de energia já tenho a tal porta analógica sem zener (explica lá isso) e com divisor de corrente a ler a tensão do output do controlador, e nessa altura (baixando a tensão o arduino actua por pwm para baixar a intensidade dos leds, nunca baixa verdadeiramente dos 25 e qualquer coisa...por causa disso mesmo.

Sim, podes usar uma porta analógica com um divisor de tensão e uns zener para proteger a porta de azares. Com base nos valores lidos podes tomar as decisões que entenderes.
    como e qual seria o zener que poderia meter? e como?

thanks!
    Abraços!
    António Vitor

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Por vezes sim a tensão baixa mesmo com as baterias mas nunca abaixo de 25V talvez... vai oscilando... tensão oposta que falei (referi led por engano estava a pensar no diodo), estava a referir-me á tensão que em vez de ir do painel solar para os leds, ia para cima para a fonte, ou vice-versa da fonte para os paineis. não estava a pensar nos leds, referi led por lapso, talvez por saber que um led é um diodo (light emitting diode ..LED...se não estou em erro), assim se retirar a fonte ou os paineis do esquema, desligando-os, estava a perguntar que assim o diodo não tinha que estar a dissipar nada...já que a corrente era apenas favorável, ou gastaria corrente?

PAra os leds vai sempre corrente favorável e cerca de 3 e pico volts...
    Sim, se abrires o circuito com relés, os diodos não vão desperdiçar energia.
    Agora se tiveres corrente favoravel, vais ter uma queda de tensão no diodo até 1V +-, dependendo da corrente em causa.

Qd o diodo está inversamente polarizado, a corrente é desprezavel, não é zero, mas é desprezavel.

Data de Ingresso
    11-06-07

como e qual seria o zener que poderia meter? e como?
    O zener serve para proteger a porta caso algo corra mal e os 24V vão parar ao arduino. Já queimei um assim!

Tens o divisor de tensão que te reduz a tensão de forma a que o máximo das baterias seja 5V ou perto. Até aí tudo bem. Se por alguma coisa estranha, a tensão sobe mais que isso, vão aparecer mais que 5V na porta podendo a destruír.

O zener fixa a tensão ao valor defenido. O que se faz, é meter um zener ligeiramente acima dos 5V, por exemplo, 5,1V. Tb pode ser 5.6V acho.

O circuito é um simples zener e resistência, depois meto aqui o circuito com calma, agora na tenho tempo.

Abraço

Data de Ingresso
    29-03-08

Obrigado João, acho que vou deixar perder 10-15W (pelas tuas contas isto vai gastar isto nos diodos, ambos somados), por segurança, a única coisa que vou desligar é a fonte para ter menos perdas, porque se a fonte não estiver a dar corrente também tem algumas perdas, mas se eu quantificar que isso é negligênciável nem isso desligo. Gosto de segurança e simplicar...regulo até onde vai as baterias não no arduino, até posso tirar essa parte do código mas no pot da fonte...simples...

(referentes aos diodos) nas situações normais, o desperdicio será na energia dos painéis solar, já que a fonte só entrava quando as baterias fossem abaixo de uma determinada tensão e o painél claro....ou seja estava sempre inversamente polarizada nessas alturas do lado da fonte.

E Agora sempre posso meter os leds no máximo, se calhar até aproveitando mais os painéis...
    Agora funcionava mais ou menos por antecipação...com os leds a meio gás nas más alturas...

Estou a aguardar a encomenda dos diodos e da fonte... no final do mês compro os leds a 420 nm...e mais 4 bucks de 500 mA.

Aguardo o circuito do zener...
    Abraços!
    António Vitor

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Circuito abaixo.

Circuito_protector_arduino.png

A resistência pode precisar ser ajustada, para baixo, mas penso que assim dá. O Mega aguenta vcc + 0,5V. a 5.5V o zener já deverá estar a conduzir o suficiente para fixar a tensão.
    É uma questão de testar a ver, agora não consigo fazer isso. Mas por seguro podes ir para 120 ou 150 ohm. Aí já tá de certeza.

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Circuito abaixo.

Circuito_protector_arduino.png

A resistência pode precisar ser ajustada, para baixo, mas penso que assim dá. O Mega aguenta vcc + 0,5V. a 5.5V o zener já deverá estar a conduzir o suficiente para fixar a tensão.
    É uma questão de testar a ver, agora não consigo fazer isso. Mas por seguro podes ir para 120 ou 150 ohm. Aí já tá de certeza.

Data de Ingresso
    29-03-08

Ainda não recebi a fonte... tá a demorar, por isso usei a de 10 AMP (chega mesmo no limite)... descobri que esta fonte tinha um pot de regulação da tensão...tive de a desmontar para ver, e coloquei a cerca de 25.5V +/- ...

Coloquei desses diodos duplos que o João fala, com dissipador de motherboard. e voi-lá...
    funciona... quando tenho sol a pique tenho consumos de 10W se tanto... (A fonte é boa), quando desce ok, ele vai buscar corrente à fonte... No entanto a fonte só despeja corrente quando as baterias ficam a 50%... um bom compromisso.

No entanto não vou gastar dinheiro em leds, epá só encontrei leds violeta de origem incognita e não quero arriscar, meto 2 das antigas T5 (sim tenho agora um sistema hibrido) actinicas de 420 nm e tá a andar, gastanto zero euros...

Tive corais SPS durante 2 anos e tal sem grandes problemas, os ditos mais fáceis como montipora, e alguns de outros tipos... faltava mais um empurrãozinho diria...
    Tenho de aceitar que não conseguia manter corais dos tais mais complicados... duravam 1-2 meses e morriam. mesmo com PAR astronomicos.
    faltava talvez o espectro abaixo dos 450 nm...onde a clorofila-a é rainha.

Claro que com estes dias de pouca luz solar, isto ressentiu-se... daí eu ter alterado o sistema.
    bom... agora julgo eu que deverá chegar, com 240W de leds mais 108W t5 deve dar mesmo para os mais exigentes.
    e mesmo assim sem grandes custos eléctricos

num dia de sol será tipo 130W médios... e nublado.. uns 300W mesmo com nuvens o painél debita...depende das nuvens.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Ok, porreiro!

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por JoaoCAlves Ver Post
    Ok, porreiro!
    OBrigado pela ajuda João!
    Quando há mais equilibrio entre tensão painéis e fonte, nem aquecem os diodos, aquecem mais quando há desfazamento... abri uns buracos para aquilo libertar calor na caixa onde meti os diodos... está ok... tenho de novo isto ok, agora faltam os tais corais mais exigentes...
    )

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Certo, é normal, qd tens desfazamento de tensão, vai mais corrente de onde a tensão é maior. Tem cuidado com os diodos, eles deverão aquecer bastante, dimensiona bem esse dissipador.

Abraço

Data de Ingresso
    29-03-08

João os diodos atingem no máximo uns 55ºC isto porque consigo tolerar a dor da temperatura, mas no limite...
    Avariou-se o meu reactor de cálcio...(a bomba e não me apetece agora gastar dinheiro) como tinha adiado o fabrico das minhas bombas peristálticas para mais tarde, faço agora a coisa...

já montei as bombas, e "destruí" o meu sistema do arduino... Agora em PWM só controla 2 canais azul e branco... e chega... antes tinha para cada zona de 6-7 leds um canal em pwm a controlar... não é necessário...aliás até só precisava de um para fazer o ciclo dia/noite...(amanhacer e anoitecer).
    ASsim posso usar a placa do Baltasar... para ligar os tais relés que irão controlar as bombas peristálticas.
    agora nem preciso de soldar nada é só meter 3 fios 1 para cada canal simples... A programação também será bem simples... estou a pensar em meter apenas num valor numerico para cada bomba.

Do estilo... 1 para trabalhar durante 5 segundos todos os dias... 2 2x ai dia e 3 para 3x ao dia, dividindo o dia em partes iguais para o tempo entre doseamentos ser bem distribuido ao longo do dia... nem me preocupo com mais nada... pode ser sempre o primeiro doseamento às 24h(0h) e assim sucessivamente... ... 2x seria um ao meio dia e á meia noite... etc....

nada de complexo a nivel de algoritmo.
    o tempo de doseamento, iria depender claro da concentração do produto...e das vezes que este ligaria durante o dia... é achar um valor razoável, e deopis é só mexer na tal numeração... gosto de simplicar estas coisas...
    até porque não me apetece programar... e tenho pouco tempo... e quero as coisas a trabalhar no mesmo dia...lol

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Até parece mentira.... mas um dos diodos foi-se... a temperatura deveria ser muito alta, coloquei um dissipador de CPU com 50X mais área de dissipação...
    A sorte é ter comprado 6 diodos e ainda tnho aqui uns para brincar...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

agora nem se nota que aquece, a diferença´é substancial, e um dissipador de motherboard não chegava...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Eu disse-te para arranjares um dissipador como deve de ser!

Esses diodos podem aquecer realmente muito, têm que tar bem arrefecidos!

Data de Ingresso
    29-03-08

fritou... hehe ya tinhas razão...

-Anónimo.

Página 11 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 7891011

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 5 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 5 visitantes)

Tópicos Similares

1. Arduino - o Desafio
    Por Nuno Prazeres no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 796
    Último Post: 11-07-14, 13:53
  2. Arduino - pH
    Por Paulo-Fonseca no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 16
    Último Post: 11-11-11, 14:22
  3. Arduino for a 5-year old boy - H2O + Something
    Por Ricardo Pinto no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 21