Página 3 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 75 de 267

Tópico: Arduino 1.0/Paineís fotovoltaicos para aquário

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Re: Painéis fotovoltaicos para iluminar o aquário

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Arduino 1.0

já meti as mãos À obra, agora que tenho o aquário a bom caminho começo a divergir as minhas cinergias...
    lol

Bom este projecto, será uma melhoria a todos os niveis dos meus anterior programa, irei colocar com o arduino:
    controlo dos leds.
    Controlo do meu sistema de bailling. (que estou a fazer)
    medição dos watts produzidos pelo painel solar (será 1 até ver de 240w pico)
    Medição do meu UPS (da tensão e avaliação por base na quebra de tensão da duração da baterias)

Fica aqqui o programa, já corre os menus isto foi criado com um arduino duemilinove+lcd shield, mas depois meto no mega que aqui tenho...

deverei demorar menos de 1 mês, estou a conseguir fazer coisas que antes dava-me cabo da cabeça implementar e assim torna-se mais fácil.

código:
    #include <LiquidCrystal.h>
    #include <LCDKeypad.h>

LCDKeypad lcd;
    int second=15,minute=40,hour=07,day=29,month=01,year=2 012;
    unsigned long lastTick=0;
    unsigned long overflow=0;
    unsigned long clic=0;
    int backlight=20;
    int backtempo=0;
    int estado=0;
    int estadoled=0;
    int power=0;

byte p1[8] = { 0x10, 0x10, 0x10, 0x10, 0x10, 0x10, 0x10, 0x10};
    byte p2[8] = { 0x18, 0x18, 0x18, 0x18, 0x18, 0x18, 0x18, 0x18};
    byte p3[8] = { 0x1C, 0x1C, 0x1C, 0x1C, 0x1C, 0x1C, 0x1C, 0x1C};
    byte p4[8] = { 0x1E, 0x1E, 0x1E, 0x1E, 0x1E, 0x1E, 0x1E, 0x1E};
    byte p5[8] = { 0x1F, 0x1F, 0x1F, 0x1F, 0x1F, 0x1F, 0x1F, 0x1F};

void setup()
    {
    lcd.begin(16, 2);
    lcd.clear();
    lcd.createChar(0, p1);
    lcd.createChar(1, p2);
    lcd.createChar(2, p3);
    lcd.createChar(3, p4);
    lcd.createChar(4, p5);

pinMode(10, OUTPUT);
    digitalWrite(10, HIGH);

}
    void loop(){

crono();
    tensao();
    menu();
    menuled();
    ledpower();
    }

void menu()
    {
    if (lcd.button()!=KEYPAD_NONE)
    {
    lcd.setCursor(6,1);
    backlight=10;
    digitalWrite(10, HIGH);

if (lcd.button()==KEYPAD_SELECT)
    {
    lcd.setCursor(6,1);
    if (estado==0){
    estado=1;
    lcd.print("Leds ");}

else if (estado==1){
    estado=0 ;
    lcd.print("bailling ");
    }
    waitReleaseButton();
    }
    }
    }

int tensao(){
    lcd.setCursor(0,1);
    float volts;
    int volt;
    volt = analogRead(2);
    volts=volt/75.8;

if (volts<10.0){
    lcd.print("0");
    }
    lcd.print(volts,1); //prints the int par
    lcd.print("v ");
    }

void ledpower()
    {
    int I;
    if (estado==1 )
    {

if (lcd.button()==KEYPAD_UP)
    {
    power=power+1;
    backtempo=3;
    if (power==17) {
    power=16;}
    lcd.setCursor(0,0);
    lcd.print(" ");
    lcd.setCursor(0,0);
    for (I=0;I<power;I=I+1)
    {
    lcd.write(4);}

waitReleaseButton();
    }
    if (lcd.button()==KEYPAD_DOWN)
    {
    power=power-1;
    backtempo=3;
    if (power==0) {
    power=1;}

lcd.setCursor(0,0);
    lcd.print(" ");
    lcd.setCursor(0,0);
    for (I=0;I<power;I=I+1)
    {
    lcd.write(4);}

waitReleaseButton();
    } }

}

int crono(){
    clic=millis();
    if (overflow > clic ){
    overflow=clic;
    lastTick=overflow;
    }
    if (clic - lastTick > 1000.0) {
    lastTick = lastTick+1000; //duração do segundo
    second++;
    if (backtempo>0){
    --backtempo;
    }
    if (backlight>0){
    --backlight;
    }
    else
    {
    digitalWrite(10, LOW);
    }

// move forward one minute every 60 seconds
    if (second >59) {
    minute++;
    second = 0;
    }

if (minute > 59) {
    hour++;
    minute = 0; // reset minutes to zero
    }

if (hour>23){
    hour=0;
    day++;
    }
    if (day>30&(month==4 or month==6 or month==9 or month ==11)){
    day = 1;
    month++;
    }
    if (day>31&(month==1 or month==3 or month==5 or month==7 or month==8 or month==10 or month ==12)){
    day = 1;
    month++;
    }
    if (day>28 & month==2){
    day=1;
    month++;
    }
    if (month>12){
    year++;
    month=1;
    }
    if (backtempo==0){
    tempo();
    }}}

void tempo(){

if (hour <10){
    lcd.setCursor(0,0);
    lcd.print("0");
    lcd.print(hour); //prints the int par
    lcd.print(":");
    }
    else if (hour>9){
    lcd.setCursor(0,0);
    lcd.print(hour); //prints the int par
    lcd.print(":");}

if (minute <10){
    lcd.setCursor(3,0);
    lcd.print("0");
    lcd.print(minute); //prints the int par
    lcd.print(":");
    }
    else if (minute>9){
    lcd.setCursor(3,0);
    lcd.print(minute); //prints the int par
    lcd.print(":");}

if (second <10){
    lcd.setCursor(6,0);
    lcd.print("0");
    lcd.print(second); //prints the int par
    }
    else if (second>9){
    lcd.setCursor(6,0);
    lcd.print(second); //prints the int par

lcd.print(" ");
    }}

void waitReleaseButton()
    {
    delay(50);
    while(lcd.button()!=KEYPAD_NONE)
    {
    }
    delay(50);
    }

void menuled()
    {
    if ((lcd.button()!=KEYPAD_LEFT ||lcd.button()!=KEYPAD_RIGHT)& estado==1 )
    {
    if (lcd.button()==KEYPAD_RIGHT)
    {
    lcd.setCursor(11,1);
    if (estadoled==0){
    estadoled=1;
    lcd.print("Blue ");}

else if (estadoled==1){
    estadoled=2;
    lcd.print("white");}
    else if (estadoled==2){
    estadoled=3;
    lcd.print("mixed");}
    else if (estadoled==3){
    estadoled=0;
    lcd.print("ciclo");}

waitReleaseButton();
    }

if (lcd.button()==KEYPAD_LEFT)
    {
    lcd.setCursor(11,1);
    if (estadoled==0){
    estadoled=3;
    lcd.print("ciclo");}

else if (estadoled==1){
    estadoled=0;
    lcd.print("mixed");}
    else if (estadoled==2){
    estadoled=1;
    lcd.print("blue ");}
    else if (estadoled==3){
    estadoled=2;
    lcd.print("white");}

waitReleaseButton();
    }}}
    Última edição por António Vitor; 11-04-12 às 18:14.
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Re: Arduino 1.0

botão select muda entre bailling e led (por agora)
    botão left e right muda entre modos de leds (só quando está na função led)
    btão para cima e para baixo só muda na função led a potência...

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Não usas RTC???

O teu relógio com "millis" depois "dá a volta" no limite do unsigned long, não é?

Data de Ingresso
    29-03-08

não uso, então para que é que eu quero isso se tenho isto sempre ligado à bateria....
    assim não complico simplifico, dá a volta e funciona por MESES, com atraso nem de 2 segundos depois de quase um ano de serviço...

Atenção tenho aqui 1 RTC oferecido por um amigo, só que depois consegui pôr isto a funcionar bem, para quê complicar...
    repara na função cronos...simples...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Amanhã vou mesmo comprar os 2 painéis ambos de 240W máximo.
    terei em situação normal uns 170W em cada um, o que perfaz 340W. 100 watts acima do que preciso.
    dependendo da potência gerada poderei alimentar a minha vortech durante o ciclo diurno.

Não quero meter baterias e portanto o máximo que conseguir usar enquanto existe luz melhor.

Agora qual é a minha razão de não querer meter baterias, a razão é simples, custo, e pouco proveito, não existem hoje baterias viáveis, na minha opinião para muitos ciclos e a baixo custo. existem algumas no horizonte próximo, mas não sei se é como outros projectos que ficam na gaveta sabe-se lá porquê...

portanto imaginando que está meio nublado deverei ter luz a menos de meio gás, mas em situação normal deverei ter mesmo acima do que preciso, e tenho de arranjar maneira de usar essa energia, senão é um desperdicio. No entanto tenho algumas ideias... como usar a vortech, exemplo arduino a ler a tensão de chegada dos paineis...verifica que é alto, então acima de um determinado valor desliga o transformador da vortech e liga a energia do sol...

Agora como é que posso fazer isto sem danificar o painel e ou vortech?

Com um diodo?
    com uns condensadores?

isso eu peço ajuda ao pessoal que percebe disto.
    Em relação aos leds, isto com os meus leds, que funcionam com os tais bucks, nem preciso de mais nada é mesmo ligação directa.
    Os paineis dão no máximo 30V no pico, e isso está dentro das especões dos bucks...
    mas muito dificilmente terei esta tensão só nos picos máximos, portanto deverá estar nos 20 e muitos volts, o que chega para alimentar os meus leds...

-Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia

Não te sei ajudar... mas, grande expectativa!
    Um projecto quase ao nível dos grandes projectos do 'Vítor Pestana'.

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    29-03-08

Obrigado Pedro, mas o do Pestana ainda era melhor...diria...

a eficiência dos painéis é de 17%, em termos de luz e imaginando que os leds eram 100% eficientes isto tem 3 m^2, dá como se tivesse meio m^2 de luz....
    O aquário tem pouco mais, e portanto dá...agora é menos potencia que a luz do sol, que é a melhor de todas, mas ok tenho mais azul...

...vamos ver o pior ainda é colocar aquilo sem experiencia sem ter de furar telhas...lol acho que consigo...já que comprei as peças de montagem todas.
    foi mesmo 2 paineis ... 240 pico maximo deve dar em termos nominais 300W e 100W com muitas nuvens...vai dar mesmo. escuso de meter programação para simular nuvens ou dimming.
    lol...
    vou já pedir para desistir do bi-horário... heeeeeeeeeee!

Isto vem em consequência da mais valia de ter usado DIy para os leds, não experimentem alimentar outros leds desta forma...até porque tenho material que suporta mais do que 29V.
    Embora muito dificilmente atinja estes valores, em termos nominais deverá andar nos 25 V talvez...tenho de ver o pdf, mas mesmo em aberto, sem carga não atinge 30V, e estou seguro em relação aos bucks. Vou documentar as coisas dos painéis no outro tópico que abri sobre isto, e manter este para alterações no arduino.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas António.

Vejo que estás lançado!

Bom, a 1ª coisa que me assustou na tua conversa, foi a história dos suportes!!!

Epa, onde comprares os paineis, pede concelhos como isso se faz!! Não queres ver o painel voar em dias de tempestade e matar alguem na rua!!! Já para não falar dos prejuizos materiais que possam daí sair....

Eu montei um painel de 20W num suporte de parede. Facil, e sem confusões. Agora, mexer no telhado, muito cuidado com isso!! Mal feito e tens infiltrações!! Mal feito e voam painéis!

Agora, qt às ligações, parte em que já consigo opinar alguma coisa.

Não ligues os paineis directamente aos bucks. Mete um controlador, nem que seja com uma bateria de 30€ só para o controlador funcionar, e liga o teu sistema á saída do controlador!

Qt aos led's, qts tens por série?

É que não te esqueças que se a tensão descer abaixo da soma dos vf's dos led's, eles apagam mesmo.

Os paineis que compras-te, são 2 de 24V ou 2 de 12V ?

Data de Ingresso
    29-03-08

Os painéis atingem 30V em pico, 29 e qualquer coisa, e vai descendo até aos 24V tipo com céu nublado... ou tipo até às 10 horas, ainda dentro dos limites do buck, poderia estabilizar a tensão talvez seja mesmo a melhor solução...como tu refere, mas julgo que funcionaria, não sei o desgaste nos bucks depois...

Os bucks nao cortam completamente, experimentei com o transformador variável que tenho na sump, e em vez de 14V meti 11V, em 4 leds... dá 2.75 V por led diria que tenho metade da potencia ou ainda menos...mas os leds acendem.

Em relação aos suportes, são mesmo próprios e adequados, e em numero q.b. para aguentar ventos ciclonicos (espero eu)
    As telhas nem ficam incomodadas, é tipo curvas que passa entre as telhas, embora acho que devo debastar ligeiramente nos pontos onde passa a estrutura para encaixar, e dessa forma ter tudo bem assente. Não tenho medo porque simplesmente até vou adicionar pontos de reforço nas telhas (os tais sulcos) em relação ao painel vai ficar fixo em muitos de apoio em aço...

No máximo os bucks tinham de dissipar 5-6 volts e não era sempre, julgo que aguentam bem. dentro dos parametros de funcionamento.

Tirei fotografias de montaggens de alguns paineis...

não devo ter problemas nesse aspecto.

os paineis sãoa 2x de 24V, mas dão usualemnte mais tensão.

leds tenho 6 leds por série e 7 leds por série depende xr-e tenho só 6 e xp-g tenho usualmente 7.
    tenho amperagem a 500 e a 700 mA (2 tipos de bucks) com tensão de 24v de entrada vindo do transformador.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

curiosamente baixei a tensão para a sump de 14 para 12v, e continua a funcionar ligeiramente com menos luz mas ok q.b. olha vou deixar ficar a 12V.
    ou seja estão a funcionar a 3V XP-G.
    E realmente tens razão com 11V a quantidade de luz é muito menor que 12v. mas acende...

aqui não devo ter problemas porque usualmente o painel vai estar a mandar mais tensão que 24v mesmo em dias "maus", o unico problema era o ter de dissipar esta energia.

na sump pelo que me dá pela minha percepção pela potencia da luz produzida, os bucks estariam a dissipar 2 volts sem grande problema.-- mas 4-5 volts é mais qualquer coisa...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Não é bem assim. Uma coisa é o painel em vazio, sem carga, outra é ligado. Em dias nublados, a tensão desce mesmo mt.

A vantagem de teres o controlador e bateria é que 1º:

A bateria faz-te de reserva de energia e estabilizador de tensão. O controlador vai fazer a gestão da corrente disponivel. Isto é o mais seguro.

2º, em dias normais, vais produzir mt mais energia do que a que vais gastar. Teres a bateria significa que vais poder ter o aqua todo pendurado no sistema e provavelmente tens uams reservas de energia para a noite. Claro, tens que ter backup, qd acaba a bateria tem que comutar para a rede.

A questão é que tás a comprar umas bestinhas de paineis, e para esses, não pode ser um controlador qq. Se são paineis de 240W 24V, quer dizer que cada painel debita no máxio 10A. Como queres trabalhar a 24V, vais coloca-los em paralelo, ou seja, no máximo 20A disponiveis. Isto é o que o controlador vai ter que aguentar. metes o factor cagaço, e vais para um de 30A, este por exemplo:

http://www.solarbag-shop.de/english/...aderegler.html

Baterias, tens que comprar 2 e ligar em serie para os 24V. se forem de 33Ah cada, são mais uns 140€....

http://www.solarbag-shop.de/english/...-12v-33ah.html

Agora, quem investe uma pipa de massa em 2 paineis, acho que o resto tem que acompanhar, senão não se justifica o investimento.

Ligar directo como falas, vais stressar os bucks, e é uma questão de tempo até um berrar, e com ele possivelmente os led's... Se istoa contecer, fica caro...

Data de Ingresso
    29-03-08

tive a ler no data sheet e a 1000W m^2 dá 30V
    com 800W m^2 dá 28V se fosse linear teria com 400W m^2 24v, aqui não sei....só experiomentando.

efectivamente estes paineis não são de 24V, o numero 240 é a potencia maxima ldk (a marca) 240 p-20 acho...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por JoaoCAlves Ver Post
    Não é bem assim. Uma coisa é o painel em vazio, sem carga, outra é ligado. Em dias nublados, a tensão desce mesmo mt.

A vantagem de teres o controlador e bateria é que 1º:

A bateria faz-te de reserva de energia e estabilizador de tensão. O controlador vai fazer a gestão da corrente disponivel. Isto é o mais seguro.

2º, em dias normais, vais produzir mt mais energia do que a que vais gastar. Teres a bateria significa que vais poder ter o aqua todo pendurado no sistema e provavelmente tens uams reservas de energia para a noite. Claro, tens que ter backup, qd acaba a bateria tem que comutar para a rede.

A questão é que tás a comprar umas bestinhas de paineis, e para esses, não pode ser um controlador qq. Se são paineis de 240W 24V, quer dizer que cada painel debita no máxio 10A. Como queres trabalhar a 24V, vais coloca-los em paralelo, ou seja, no máximo 20A disponiveis. Isto é o que o controlador vai ter que aguentar. metes o factor cagaço, e vais para um de 30A, este por exemplo:

Baterias, tens que comprar 2 e ligar em serie para os 24V. se forem de 33Ah cada, são mais uns 140€....

http://www.solarbag-shop.de/english/...-12v-33ah.html

Agora, quem investe uma pipa de massa em 2 paineis, acho que o resto tem que acompanhar, senão não se justifica o investimento.

Ligar directo como falas, vais stressar os bucks, e é uma questão de tempo até um berrar, e com ele possivelmente os led's... Se istoa contecer, fica caro...
    pois...baterias tenho da ups... mas deixava de ter ups... pelo menos por uns tempos não precisava de investir para já em baterias. é só o controlador.... realmente acho que devo seguir os teus conselhos... só falta o controlador mas tem de ser um barato...lol

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    pois... realmente acho que devo seguir os teus conselhos...
    Ainda não vi conselhos desse Senhor que não devam ser seguidos...

Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia

Segundo dados fornecidos por um amigo..

Num dia nublado se tiver 3A já não é mau...
    A corrente é que varia com o facto de haver, ou não haver Sol.
    A tensão não varia assim tanto com a radiação mas sim a corrente.

Por isso, considera-te um crente quando acreditas que vás ter 100W num dia como o de hoje...

Hoje deverás ter 300/400 W/m2...

no alentejo uma x fui la tirar umas medidas a uns paineis desses
    acho que é tamanho normal q se vê por ai
    num dia de sol aquilo deu 58W
    sem nuvens
    em pleno alentejo
    nao chegou a 1 A
    e eram paines de 80V
    se os dele ele diz que da 30
    mas isso foi há 2 anos
    pode ser q tenham evoluido...
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_solar_fotovoltaico
    repara no quadro das grandes instalações
    se fizeres as contas a um dá uma média de 175W de pico por modulo
    ou seja com o sol no maximo
    por isso ele com nuvens querer 100W é crente
    Perguntas frequentes
    http://solar.fc.ul.pt/faq.htm

Abraço
    Pedro Ferrer
    Última edição por Pedro Ferrer; 12-04-12 às 11:10.
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Tive a ver o datasheet dos paineis, e acho que é seguro ires para a versão abaixo, o de 20A.

Mas a verdade, é que a diferênça são peanuts...

Mas são de 24V, portanto, das duas baterias não te escapas...

Pedro, eu não trabalho com paineis, montei um por brincadeira quase. Mas qd dizes:

"A corrente é que varia com o facto de haver, ou não haver Sol.
    A tensão não varia assim tanto com a radiação mas sim a corrente.
    "

Isto não é só qd estás com controlador e bateria?

É que sem a bateria, a ideia que tenho é que a tensão varia muito...

Datasheet dos paineis:

http://www.returnonenergy.nl/ckfinde...0P-250P-20.pdf

abraço

Data de Ingresso
    29-03-08

não sei se tenho 100W com nuvens, mas depende das nuvens...claro se tiver bem carregado, fica quase de noite.

O que eu digo é que muito dificilmente tenho menos de 100W, isto probabilisticmente por portugal e a zona onde moro, é práticamente sempre sol.

Os paineis fazem 180W com 800 W/m, se a tua formula tiver correcta, e se a eficiencia é quase linear que eu sei que é. terei com 300-400W/m cerca de 180W, (com ambos paineis somados) ou seja 90W em cada... duvido que tenha de somar mais painei para isto dar, mas só experimentando.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Atenção a uma coisa que talvez desconhecem, mais temperatura ou seja no verão, não quer dizer mais rendimento...antes pelo contrário.
    A temperatura afecta negativamente a eficiência.

ou seja nublado e mais fresco a eficiência aproxima-se do óptimo para o nivel de radição...sol e tempo fresco é o ideal...alentejo no verão é mau...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Os meus bucks:
    http://www.led-tech.de/en/LED-Contro...3_118_119.html

Os bucks têm um circuito que previne avaria por sobre-aquecimento, é o que diz a ficha técnica...
    aguentam 30V é o que diz a tal ficha, talvez aguentem...se aguentam aguentariam com os paineis nunca passam dos 30V certamente.

Sim sou capaz de comprar o regulador de tensão mas só depois de verificar isto, e acho que é melhor para os leds e para os bucks, mas gostava de experimentar isto. hoje devo começar a montar isto vamos ver se dá bom tempo.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

vou stressar aqui um buck que tenho só com 1 led e 24V...
    lol

-Anónimo.

Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia António

Dado o interesse do tópico, eu sugeria que pedisses à administração que movesse os posts do número #5 em diante para o tópico já por ti aberto em Painéis fotovoltaicos para iluminar o aquário
    http://www.reefforum.net/showthread....ar-o-aqu%E1rio .
    NMHO acho que faria muito mais sentido.

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    20-04-05

António,
    Vai publicando resultados e fotos!

Data de Ingresso
    29-03-08

sim era boa ideia Pedro ferrer, fa-lo-ei...

bom o teste do buck a 24v e a debitar 11-12 volts, funcionou sem aquecimento?
    não aquece aquilo...como é que baixa a tensão não sei, mas nem aquece, diria uns 30ºC quando aquilo aquece na mesma mesmo estando com a mesma tensão de saida...curioso...

portanto funciona.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Uma coisa que não estou a encontrar é uam referência sobre esses bucks. Tenho ideia que existia um limite de 6V de diferênça entre a entrada e saida, mas se dizes que nem aqueceu, devo tar a fazer confusão..

Página 3 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Arduino - o Desafio
    Por Nuno Prazeres no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 796
    Último Post: 11-07-14, 14:53
  2. Arduino - pH
    Por Paulo-Fonseca no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 16
    Último Post: 11-11-11, 15:22
  3. Arduino for a 5-year old boy - H2O + Something
    Por Ricardo Pinto no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 21