Página 4 de 11 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 76 a 100 de 267

Tópico: Arduino 1.0/Paineís fotovoltaicos para aquário

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Re: Arduino 1.0

A única coisa que encontro é isto:

Example: You can run a BUCK driver with 30V but with only one LEDs on the output side. The BUCK adjusts the volatge very efficiant and avoid overheating by autom. shut down to save the components. This is why we are able to over this product for low prices because we can use FR4 PCB material instead of aluminium.
    existe outros bucks deles... mas este não consigo encontrar o pdf... mas não testei apenas com um led, mas 4, como isto não limita a 1000mA mas a cerca de 700 mA, bate certo com a tensão de saida 12 volts..., ou seja está a dissipar cerca de 12v. Mas aquece... fica quente mas não mais do que quando está com apenas 12v o que é estranho...não sei como funciona. a temperatura disto deve andar nos 30-40ºC diz na pequena documentaçãoi deles que tenho do led-tech.de que não pode passar dos temperatura ambiente +50ºC ou seja isto aguenta muitissimo bem mais 6 volts...sem espinhas...

depois compro um estabilizador, no entanto não queria comprar já... queria ampliar daqui a uns tempos os painéis, e esperar que apareça uma bateria que pode já estar a aparecer num futuro próximo, até lá restringia-me a estes dois paineis e com os bucks a limitar a tensão para o aquário.

Isto do solar para ter sucesso no futuro, tem de existir baterias com grande capacidade de ciclos e baratas....ainda não existem... práticamente as baterias pouco evoluiram em muitos anos...

http://web.mit.edu/newsoffice/2011/f...ries-0606.html

Algo do genero até lá fico por estes...
    Se for insuficiente, meto outro em paralelo, ou compro o tal carregador, mas quero primeiro experimentar assim da forma mais simples.
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Estou a seguir com muita atenção. O meu filho tem um plantado de 30 litros com guppys que está mesmo a pedir uma solução de autosuficiência deste género.

Iluminação: Três leds XM-L warm white a 1000mA via buck chegam e basta um dissipador passivo desde que tenha alguma massa.

Aquecimento: não precisa - no inverno não vaixa dos 18 graus

Filtragem: o filtro pode ser feito com um motor DC de 12V e uma hélice. O consumo é mínimo. Devo dizer que o seu uso é opcional já que as plantas devem chegar para assegurar a filtragem. Convém é produzir alguma agitação ainda que só de dia.

Em princípio safava-me com 10w e 12V de placa mas a varanda onde esta ficará leva menos luz que por exemplo um telhado. Depois veria se mereceria a pena um upgrade.

Penso que se quiser ir para o filtro 24/24 posso usar uma bateria clássica de 12V com pouca capacidade para manter o filtro vivo à noite. Claro que vai viciar mas se aguentar uns 300 a 400 ciclos resulta-me num custo anual que estimo venha a rondar os 30 eur no máximo.

Acham que me safo? Onde posso arranjar eu uma placa de 10w 12V a bom preço?

Data de Ingresso
    20-04-05

Uma pergunta... Esses bucks permitem pwm mas se não quiser usar tenho que ligar um sinal contínuo high à entrada pwm ou aquilo tem algum modo de contornar essa necessidade?

Data de Ingresso
    29-03-08

não precisa...funciona na mesma, é ao contrário sem sinal dá luz e com sinal apaga...esquisito...mas é ao contrário.
    Agora o buck deles a 1000 mA funciona a 700 mA, e não como vem nas especificações...mas é só esse pormenor...

outra tens quase a sair da concorrência philips, uma melhor alternativa aos XM-L a baixas amperagens...com mais rendimento
    on die um porradão de leds em série.

Agora como é que aquilo corta na tensão é que eu não sei...porque aquece tanto a 24v como a 12v com a mesma amperagem...estranho.

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

http://reefbuilders.com/2012/04/13/l...lips-lumileds/

At 700mA, this actually puts the Luxeon M about 120lm ahead of the XM-L at the same wattage (~7.84W).

ou seja com estes bucks ganhas em eficiência.

Mas atenção só vou colocar isto sem o controlador de tensão e carregador de baterias, porque quero mesmo fazer um upgrade constante nisto...em vez de meter o dinheiro no banco, meto em painéis, vou adicionando, mas só será viável e eu tenho consciência disso quando existir baterias inovadoras, o que não está a acontecer. só vaporware...

Empresas petrolificas, estão a entrar no negócio, mas é apenas para bloquear o progresso, o inventor do Ni-MH (se não estou em erro), diz que há forças gigantescas a bloquear o progresso disto.
    Forças que eclipsam a greenpeace, e movem-se com muito dinheiro.

certas pessoas ficando riquissimas desistem de certos projectos...

por isso ainda se usam as velhinhas das baterias de ácido (de gel, mas de ácido na mesma)...
    O mundo é injusto e move-se por interesses...o homem não é altruista por natureza. com pena minha...pelo menos digo que a maior parte dos empresários movem-se pela ganãncia.

Andei a ver tópicos de baterias com 40 000 ciclos em 2009, quase a entrar em produção...onde estão essas baterias...com quase 99% de rendimento, tipo metes 10 A/H e ficas com 10 A/H...
    onde estão elas...

com baterias destas a EDP podia ir cantar para outro lado, que eu encheria todo o lado do meu sotão com painéis. só que não é viável...só vendendo À EDP, e para isso acontecer, fica caro, e tem de se pagar a muitos intermidiários, e eu não quero isso. para além das vantagens antigas do socrates terem-se esfumado.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Ou então é tudo teorias da conspiração...

http://www.theregister.co.uk/2008/01...car/page2.html

sem validade...mas eu não me importava de ter pesadas baterias, desde que fizessem muitos ciclos e com eficiência, mesmo sem eficiência....tipo como as de ácido que julgo andar nos 50%, já não seria mau, desde que suportassem mais ciclos.

uma bateria de ácido dura umas centenas de ciclos...
    em 1 ano tinha de comprar mais baterias, é inviável, pelos custos associados...

-Anónimo.

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

António, há aí qq coisa que não deves estar a ver bem.

As baterias de sistemas solares têm tempo de vida de cerca de 10anos, alguma coisa aí não está a bater certo!

Data de Ingresso
    20-04-05

Pois...

Para a humanidade evoluir é absolutamente indispensável haver enormes descontinuidades: guerras, catástofres, revoluções, etc...

No "Non ou a vã glória de matar", às tantas o Luís Guilherme (um dos nossos melhores actores que fez nesse filme o seu primeiro grande papel) diz: "O homem fez-se para guerrear. Para lutar!". O Manoel de Oliveira lá sabe o que diz. Viveu duas guerras mundiais, a civil de Espanha, Coreia, Vietnam, colonial, golfo x2. Assistiu a muito.

Quanto a nós, arraia miuda, resta-nos fazer o possível e resistir.

Eu acho deliciosa a ideia de ter um plantadozinho em auto suficiência energética. Os lagos low tech são assim. Com tecnologia solar e leds chega-se lá. Contas por alto sai-me tudo na ordem dos 2 a 3 eur por litro de aquário para água doce.

Membro
    Data de Ingresso
    10-09-10

Tive durante um tempo 30w de paineis ligados o um controlador e a uma bateria de 12ah a alimentar router e switch cá em casa, durou 6 meses, depois troquei a bateria por uma de 17ah durou 1 ano. Enquanto não arranjar umas baterias como deve ser os paineis estão a ganhar pó no telhado .

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    Ou então é tudo teorias da conspiração...

http://www.theregister.co.uk/2008/01...car/page2.html

sem validade...mas eu não me importava de ter pesadas baterias, desde que fizessem muitos ciclos e com eficiência, mesmo sem eficiência....tipo como as de ácido que julgo andar nos 50%, já não seria mau, desde que suportassem mais ciclos.

uma bateria de ácido dura umas centenas de ciclos...
    em 1 ano tinha de comprar mais baterias, é inviável, pelos custos associados...

Data de Ingresso
    11-06-07

Pois, na percebo...

Encontrei isto...

http://www.backwoodshome.com/articles2/yago88.html

Data de Ingresso
    29-03-08

João, para durarem mais tenho que e/ou aumentar os painéis ou aumentar o numero de baterias, quanto mais melhor...
    o que inflaccionaria o preço disto...
    tipo se elas forem a 10% todos os dias num ano podes ter a certeza que tinha de comprar novas baterias, mas se metesse 4x mais baterias e com mais painéis, já conseguia ir para descargas até 60% e aí já podia fazer alguns anos...tipo 3 pelo menos...
    mas os preços disparam quanto mais baterias colocar.... é como eu tinha dito não é viável...

agora se me estiver a "cxgxr" pró de vez em quando apagar, e pelo menos ter em 90% dos dias luz suficiente, já serve para mim...
    A montagem foi adiada mais uma semana, está a chover...e eu não vou mexer em telhas, mas consigo meter isto sem partir telhas, e sem furar a placa que suporta as telhas...
    O meu sogro é uma pessoa inteligente, e é bate-chapas/mecânico pau para toda a obra e deu-me uma excelente dica, duvido que os homens que me instalariam os painéis se os pagasse tivesse esse cuidado.

estar a furar a placa iria enfraquecer a viga... como eu vou montar (depois meto fotos) para além de reforçar a viga com ferro naquela zona, prende de uma forma que diria genial os painéis...
    depois meto fotos, falta só mais um bocadinho assim...
    tenho de ter paciência.

Depois os fios é outra questão não sei se chamo o gajo do ar condicionado, o gajo é careiro...e pedia-me muito dinheiro tentar fazer a coisa eu e se não conseguir falo com o gajo.
    os buracos que estão pró ar condicionado podem dar, ainda não fui ver.... e tenho de tirar poliuretano para observar mas é capaz de dar.

Se for preciso alargar os buracos falo com o homem, não tenho meios de furar viga com muitos cms de espessura. e cansava-me...lol

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Eu não pesco nada disto mas a noção que tenho é que as situações clássicas de carga de dia descarga à noite obrigam com a actual tecnologia a operações de substituição do "parque de baterias" com excessiva frequência (ou então ter muito mas muito mais baterias exedendo o Ah mínimo no triplo ou algo assim).Os custos acabam por deixar de compensar do ponto de vista de solução autónoma.

É por isso que rende muito mais vender a potência à rede mesmo aos preços que se praticam.

Data de Ingresso
    29-03-08

http://www.strawberry-world.com/pt/p...boa/clima.html

260 dias de sol por ano, ficam 80 dias de nuvens, mais ou menos carregados...serve.
    porque mesmo nesses dias espero ter watts suficientes para iluminar alguma coisa, talvez em 20-30% desses dias seja insuficiente, vamos ver...
    tenho 2 painéis de 240W (pico máximo) com 170 nominais, acho que com algumas nuvens passa para 90w e mesmo 90w deverei conseguir alimentar os leds.
    A minha previsão, espero que não seja demasiado optimista, é de só em 20% desses 80 dias ter watts insuficientes ...

mas terei de meter algo para proteger os leds e os paineis, nem que seja um controladorzeco...mas sem baterias.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Nuno Prazeres Ver Post
    Eu não pesco nada disto mas a noção que tenho é que as situações clássicas de carga de dia descarga à noite obrigam com a actual tecnologia a operações de substituição do "parque de baterias" com excessiva frequência (ou então ter muito mas muito mais baterias exedendo o Ah mínimo no triplo ou algo assim).Os custos acabam por deixar de compensar do ponto de vista de solução autónoma.

É por isso que rende muito mais vender a potência à rede mesmo aos preços que se praticam.
    Exacto Nuno, por isso é que não compreendo porque é que não se avança tecnologicamente nas baterias quando tudo o resto tiveram saltos quantitativos e qualitativos...estamos como nos anos 80 no que diz respeito a baterias...

Como eu quero usar isto apenas quando há sol ou de dia, as baterias durariam mais tempo, mas mesmo assim durariam pouco tempo.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Pois sobre as baterias estava enganado..

O que devo ter visto anunciado, deve ser relativo a dimensionamentos mt acima das necessidades.

Tens sempre a opção do controlador com entrada auxiliar em caso de insuficiência. Acredito que isto exista no mercado, senão, tem que se partir pedra. Mas creio que pelo menos alguns inversores têm esta opção.

Vou ver se encontro alguma coisa tb...

Data de Ingresso
    11-06-07

por exemplo:

http://www.outbackpower.com/products...flexpowerone/#

mas isto é para sair a 220V...

Data de Ingresso
    11-06-07

Ainda sobre as baterias, Já tives-te um grande avanço.

O Modelismo já transitou para elas e defacto são mt melhores. Mt mais densidade em muito menos peso. A Audi anda a testar nos carros deles, já foi até anunciado penso que 500km de autonomia com elas.

Estamos a falar de Lipo's ou mesmo LiFe.

Isto com calma chega-mos lá, e se já pensam meter isto em carros, é pq estamos no bom caminho.

Agora, fazer um banco de baterias com elas ainda sai caro, e os controadores não podem ser um qq. O processo de carga destas baterias é mais complexo e não pode haver diferênças de tensão mt garndes entre ceculas. Elas normalmente são carregadas com balanceadores em que a tensão delas não varia mais que 10mV entre celulas.

Exemplos:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/s...arehouse_.html

Essa é 8S (series).

o mais perto para 24V é 7S, mas não se vê aqui. Claro que pode-se comprar 4S + 3S e pôlas em serie, vai dar ao mesmo.

Claro que preços....

Data de Ingresso
    29-03-08

João os bucks já estão a trabalhar há 36 horas em continuo e não passa dos 40ºC.
    tive a medir, e recebe 23.7V e manda 11.6V.

Agora o que eu queria já que os bucks portam-se bem, era um circuito de protecção apenas, uma coisa simples e com menos custo, as baterias fica para outra altura...lol...

tipo se um relampago atingisse a coisa, claro que tenho de ter isto ligado à terra, mas imaginando um relampago gostava de proteger pelo menos os leds...

Estava a pensar com uns diodos, e com uns fusiveis.algo simples...
    que dizes?

no entanto sei que os bucks também protegem.
    agora não os queria queimar por alguma descarga eléctrica.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Contra relampagos, nem diodos ou fusiveis te safam, passa sempre o suficiente para fazer estragos.

A unica forma de te protegeres, é teres um pára-raios no telhado a proteger-te!

Data de Ingresso
    29-03-08

hehe... tem lá a antena parabólica e aquilo não vai ficar saliente...lol..

bom tive a ver as baterias estas não são uma boa escolha, só numa das variantes fazem 10 000 ciclos
    Another variant of Li-poly cells, the "thin film rechargeable lithium battery", has been shown to provide more than 10,000 cycles.[citation needed]
    Acho que a unica vantagem destas é serem leves...mas como o peso não é importante neste caso, acho que é uma má escolha até porque as baterias de ácido algumas VLRA ou gel, fazem isso, sem sere esquisitas ao nivel do carregamento...e com preços bem mais baixos..

tirei isto na wikipedia.

lá está, o avanço tem sido pequeno e não tem existido práticamente nenhum avanço para proteger o ambiente...

imaginemos baterias de megawatts na rede, para que estas coisas fossem sustentáveis, e dessem resposta ao consumo variável durante o dia/noite, sem ter de ter outras fontes de energia menos ecológicas.

A politica da energia eólica foi errada e não foi no tempo certo, foi uma má decisão politica porque ainda não há estratégias ao nivel da reserva dessa energia. não existe tecnologia, e ninguém investe nela.

uma boa acção politica era dar milhoes mesmo milhoes de euros aos nossos investigadores em portugal tipo...
    100 milhões de euros para algumas equipas nas nossas universidades para descobrir formas de armazenar a energia desta forma de produção sustentável mas ...variável...

isso sim era um bom investimento, em vez de se estar a financiar esta produção com preços mais caros que todos nós pagamos...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

-Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

A eolica não chega para o consumo do país, portanto essa questão não se coloca, não produzes em excesso!

Data de Ingresso
    29-03-08

Com baterias desta sto sim era microgeração e retirava-se a treta da edp de muitos lares...

claro que isto iria contra muita coisa, e contra os impostos que o governo ganha pelo meio, portanto aconteceria como o TDT em portugal.

Atrasa-se o tempo suficiente para que a tvcabo e a PT esteja suficientemente massificada, dá-se o TDT a quem interessa que este não tenha sucesso. para a PT

A eólica não produz o suficiente, mas poderia produzir, era meter mais eólicas, mas tem de estar sempre complementadas com outras fontes de energia, mesmo que fosse suficiente.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Eu conseguiria ser autosuficiente se tivesse baterias de muitos kw/h, e claro a parte do sotão toda ocupada...
    tinha uma média de imaginando que dois paineis destes fizessem metade do que está nas especificações tinha pelo menos em 10 horas por dia 40x1kw, cerca de 40 KW por dia. isto fazendo as contas com 40 destes painéis, e estou a fazer as contas para não estar a exagerar, nas piores perspectivas.

chegava e sobrava para o meu consumo.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

O problema da tal bateria do tal video é temperatura.... ambos o Sb e o Mg necessitam de temperaturas acima de 600ºC para estarem na forma liquida.
    O sal no meio necessita de menos temperatura.

Para existir esta temperatura, teria de gastar energia...perdendo eficiência
    pois acho que o homem é optimista...lol...

Ou então não está a dizer tudo...he...

-Anónimo.

Página 4 de 11 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Arduino - o Desafio
    Por Nuno Prazeres no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 796
    Último Post: 11-07-14, 13:53
  2. Arduino - pH
    Por Paulo-Fonseca no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 16
    Último Post: 11-11-11, 14:22
  3. Arduino for a 5-year old boy - H2O + Something
    Por Ricardo Pinto no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 21