Página 5 de 11 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 125 de 267

Tópico: Arduino 1.0/Paineís fotovoltaicos para aquário

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Re: Arduino 1.0

Continuando no offtopic, a microgeração está aí e a questão da autosuficiência energética limpa, a julgar pela respetiva evolução, será uma realidade nas habitações construídas daqui a uma década. A questão da otimização da disponibilidade e da não acumulação, se vista numa lógica mais comunitária, é de solução mais simples do que se possa pensar.

Exemplo: se durante o dia a produção gera um excesso de 30% e à noite um defeito X, uma central de electrólise que gere hidrogénio e oxigénio de dia e que o queime para produção de eletricidade à noite resolve as coisas sem necessidades de se andar com metais pesados e afins. Por muito ineficiente que seja o processo de gaseificação+combustão, a solução existe e é francamente boa já que o resíduo é... Vapor de Água!

As baterias têm o seu lugar mas mais numa lógica de portabilidade.

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

reparem no preço das baterias!
    lol...
    http://www.energia-solar-renovavel.com/baterias

ui que dói... ter uma bateria para aguentar 1-2 dias de ausência de luz imaginando que isso poderia acontecer tinha de ter 2x em série para ter 24V 200 Amp que dá 24x200=4.8 kw,
    250x24 tem lá uma de 250 amp/hoRA que custa 300 euros + iva ora...só as baterias ultrapassavam o custo total dos painéis...
    talvez pela carga que suportam durasse uns 5 anos máximo.... ou seja o retorno esfumava-se...

óbviamente que não irei meter baterias...

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

vamos ver se isto funciona com tempo nublado ou seja se consegue iluminar leds com poucos watts tipo 100W ou menos ainda combinados...

Se não tenho uma solução...reduzir o numero de leds em alguns bucks, iluminariam estes pelo menos e a coisa em crescendo. nunca ficaria apagado completamente, mas isto é depois de experimentar....

-Anónimo.

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    16-11-11

Tenho andado a seguir este tópico, porque me interesso pelo tema.
    Os geradores eólicos mesmo que produzam mais do que se consuma na altura, essa energia não é desperdiçada, pois vai carregar as maiores baterias que existem, algumas hidroeléctricas, que estão preparadas para no caso de haver esse excesso elas o utilizam funcionando ao contrario, bombeando agua de volta para a represa deixando esta agua disponível.
    Sobre as baterias de acido, elas pouco evoluíram tecnologicamente, mas em certos aspectos até tornaram-se piores, já que até os anos 70/80 elas eram seladas com alcatrão e podiam ser reparadas ou reconstruidas em uma pequena oficina, mas la vem o monopólio e ai saíram as seladas que já não dão para serem reparadas obrigando a compra de nova.
    edt.Sobre as baterias, o futuro penso que passe pelos supercondenssadores.
    Última edição por Alfredo Garcia; 16-04-12 às 01:45.

Data de Ingresso
    29-03-08

Acho que ainda não vai ser esta semana que consigo meter os painéis, falta de mão de obra (o meu sogro) e depois está a chover, e eu não quero atritos com vizinhos, a mexer em telhas a chover, é de maluco...por isso, tenho de aguentar mais 1-2 semanas... com pena minha...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Alfredo Garcia Ver Post
    Tenho andado a seguir este tópico, porque me interesso pelo tema.
    Os geradores eólicos mesmo que produzam mais do que se consuma na altura, essa energia não é desperdiçada, pois vai carregar as maiores baterias que existem, algumas hidroeléctricas, que estão preparadas para no caso de haver esse excesso elas o utilizam funcionando ao contrario, bombeando agua de volta para a represa deixando esta agua disponível.
    Sobre as baterias de acido, elas pouco evoluíram tecnologicamente, mas em certos aspectos até tornaram-se piores, já que até os anos 70/80 elas eram seladas com alcatrão e podiam ser reparadas ou reconstruidas em uma pequena oficina, mas la vem o monopólio e ai saíram as seladas que já não dão para serem reparadas obrigando a compra de nova.
    edt.Sobre as baterias, o futuro penso que passe pelos supercondenssadores.
    Se as bombas tiverem poucas perdas, no entanto isso talvez fosse prático em grandes dimensões, a pequena escala, torna-se impraticável... no entanto.... gostava de "inventar" mais um pouco, imaginando que estava a produzir mais de 250W (a luz que tenho no aquário), e só nessas condições gostava de poder aquecer a água.
    Tenho dois aquecedores de titânio sem nenhuma electrónica,

Perguntas:

Acham que poderia aquecer a água com 24v ou acima? tipo mesmo sendo aquilo 220v AC?
    sem prejuizo pró aquecedor?
    é uma simples resistência certo?

Agora o problema que estou a ver é ter ou não corrente, trata-se de algo digital, ou tem ou não tem...
    e se estiver entre o ter e não ter algumas vezes por minuto, o circuito (um relé) estaria a ligar e a desligar constantemente muitas vezes por segundo, criando um desgaste atróz no sistema e no relé...

agora pergunto, isso não é melhor colocar condensadores entre a fonte e o "aparelho" ?
    o desligar muitas vezes por segundo resolvia-se, usando um arduino, sei que a potência gerada, faz variar a tensão, guardando esses dados no arduino, na ultima hora por exemplo e se sempre teve energia a mais, só assim daria energia ao aquecedor de titânio...assim evitava-se estes problemas do desliga e liga.
    pode ser talvez 30 minutos em vez de uma hora...

O sol é menos oscilante que o vento, e mais estável, mas é o problema das renováveis.
    Estou a pensar nisso, porque se por acaso for insuficiente 2 painéis eu iria meter mais 1 ou mesmo mais 2....já que estou com a mão na massa, e com 4 teria concerteza produção a mais...

claro que o problema dos 24v, poderia ser anulado com um inverter para 220v AC. mas será que preciso mesmo disso para uma simples resistência?
    é uma pergunta...
    lol
    se calhar só experimentando...mal não fará...

e claro que iria ter de programar o arduino também para controlar a temperatura... o problema destas coisas todas é ter ainda um bébé com 20 meses e não me deixar fazer nada, a minha filha com 6 anos já me deixa estar a programar, mas o bébé...lol...

também não sei que calor produziria com 24-30 volts, mesmo que fosse 50W dava... embora nesse caso o inverter serja a melhor solução... até podia fazer o sistema ainda mais esperto.

Só ligava os aquecedores à rede se a temperatura descesse de 1ºC abaixo do que eu pedia, enquanto isso não acontecesse, não fazia nada só aquecendo com energia solar (com ou sem inverter).

Não é por 1 ºC que morria seja o que fôr até porque faz parte das variações normais ambientais nos reefs.
    agora tinha era de testar isto bem, um código mal gerado, e tinha um reef "cozido"...ou "congelado"
    Última edição por António Vitor; 22-04-12 às 11:05.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

A ideia de aumentar os limites da temperatura, era usar a água como "bateria", para quê estar a gastar energia durante a noite, se no máximo ela desceria até -1ºC antes de vir o sol(energia), claro vai depender da temperatura ambiente em casa...

não tenho problemas com o facto de a água oscilar 1 grau de vez em quando...

O consumo que tenho no aquário é devido aos aquecedores, e á iluminação reduzindo estes consigo fazer baixar o impacto que o meu aquário tem na conta da luz, no inverno o aquário será mais caro, falta de sol, e mais frio, mas no verão eu seria recompensado.

Aumentando os painéis solares consigo ficar mais vezes com esta energia disponivel, mas o investimento o retorno será colocado mais para o futuro, portanto queria mesmo só o q.b. e mais nada...

Abraços e digam coisas!

Claro que isto fica amortecido só a longinquo prazo, nem se calhar em 5 anos... (se precisar de mais 2 painéis...não sei), mas o impacto que esta cena tem no meu planeta será menor, e será menos umas toneladas de co2 na atmosfera, para eu dormir mais sossegado...lol...

-Anónimo.

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    16-11-11

Sobre os aquecedores trabalharem a 24v, acredito que não lhes fará mal nenhum, mas o controle disso de por a 24 e depois passar a 220 quando necessário, eu não ariscaria e para saber se aquece só experimentando.

O inverter acredito que não valha a pena, pois vai gastar mais energia desnecessariamente, seria melhor e mais barato instalares uma resistência que trabalhe na tenção disponível.

Já viste os geradores eólicos para uso domestico, podem vir a ser um complemento a falta de sol, não ficando dependente apenas de um factor.

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Boas António.

Sobre os aquecedores, e como falamos de resistências pode-se fazer as contas facilmente.

pegando num exemplo de um aquecedor de 500W:

P=U^2 / R

500W=230V^2/R

R=230^2/500 = 105.8ohm

Achamos o valor da resistência, vamos agora calcular a potência debitada por esta mesma resistência a 24V:

P=U^2 / R = 24V^2 / 105.8ohm = 5.44W

Achas que aquecias a agua com 5.44W ?

Agora, deve-te sair mais barato tentar arranjar resistências de 24V do que comprar um inversor de 1000W.

Mas, masi ainda, acho que deves esquecer os aquecedores, a não ser realmente que vás para 4 paineis, caso controrário, é pouco provavel qeu compense no Inverno.

Ainda sobre isso, se a tua zona for ventosa no inverno, acho que te fica mais em conta investir numa turbina. Com o preço de um painel de 200W, compras uma turbina de 500 ou 600W (pico). Assim, ficas com o melhor dos dois mundos.

Para venda, as turbinas não compensam, pq eles pagam mt menos, mas para consumo próprio, é capaz de compensar...

Uma que ficou na minha lista:

http://www.ebay.co.uk/itm/2608735091...84.m1438.l2649

Eu vou montar um sistema de rega na terreola, e tou a pensar alimentar o sistema com uma dessas e um painel. Ou só mesmo a turbina... Aquilo lá até que é ventoso..

deixo-te mais uma:

http://www.ebay.co.uk/itm/Hornet-12-...item5649b7a46d

Data de Ingresso
    11-06-07

Citação Postado originalmente por Alfredo Garcia Ver Post
    Já viste os geradores eólicos para uso domestico, podem vir a ser um complemento a falta de sol, não ficando dependente apenas de um factor.
    Nem mais!

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por JoaoCAlves Ver Post
    Boas António.

Sobre os aquecedores, e como falamos de resistências pode-se fazer as contas facilmente.

pegando num exemplo de um aquecedor de 500W:

P=U^2 / R

500W=230V^2/R

R=230^2/500 = 105.8ohm

Achamos o valor da resistência, vamos agora calcular a potência debitada por esta mesma resistência a 24V:

P=U^2 / R = 24V^2 / 105.8ohm = 5.44W

Achas que aquecias a agua com 5.44W ?

Agora, deve-te sair mais barato tentar arranjar resistências de 24V do que comprar um inversor de 1000W.

Mas, masi ainda, acho que deves esquecer os aquecedores, a não ser realmente que vás para 4 paineis, caso controrário, é pouco provavel qeu compense no Inverno.

Ainda sobre isso, se a tua zona for ventosa no inverno, acho que te fica mais em conta investir numa turbina. Com o preço de um painel de 200W, compras uma turbina de 500 ou 600W (pico). Assim, ficas com o melhor dos dois mundos.

Para venda, as turbinas não compensam, pq eles pagam mt menos, mas para consumo próprio, é capaz de compensar...

Uma que ficou na minha lista:

http://www.ebay.co.uk/itm/2608735091...84.m1438.l2649

Eu vou montar um sistema de rega na terreola, e tou a pensar alimentar o sistema com uma dessas e um painel. Ou só mesmo a turbina... Aquilo lá até que é ventoso..

deixo-te mais uma:

http://www.ebay.co.uk/itm/Hornet-12-...item5649b7a46d
    pois...não dá...procurar aquecedores a 30 volts...lol
    a turbina o problema era o ruido...e então aí é que meteria instabilidade na produção de energia...
    melhor é só meter leds a consumir a energia, e se por acaso tiver mais corrente não há-de ser muita porque afinal os meus leds ainda consomem 250 watts...
    no máximo dos máximo aquilo deve conseguir produzir 480W talvez...no tal pico teórico...que não sei se chega.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

posso arranjar um integrado para alimentar o meu portátil com uma tensao estabilizada...e servir-me deste como computador da sala, até dá bem...com saida hdmi. só dando corrente se...lá está se tiver a produzir demais. Assim só carregava bateria se tivesse a produzir demais. daria concerteza.

E desligo a torre que uso agora, durante a noite, visto o portátil ter 4 horas de autonomia, ainda era capaz de dar até ás tantas.
    é mais uma das minhas ideias rebuscadas como o meu ups, como outras coisas que fiz por aqui mas julgo que deve dar.
    lol

olha... a instabilidade e a maior produção de energia de uma éolica era mesmo o ideal para aquecer a água.
    agora se eu mete-se isso na telhado iam me dar porrada!
    lol

-Anónimo.

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    16-11-11

Tenho a ideia de que as turbinas não produzem barulho, mas no manual deve de dizer e a instabilidade nem deve ser muita pois deve de ter um estabilizador de corrente como os alternadores.

Data de Ingresso
    11-06-07

que eu saiba não tem estabilizador nenhum, apenas gestor de carga como os solares. O estabilizador de tensão é sempre as baterias.

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

do pouco que sei e procurei sobre o tema, num sistema de "energia verde" (como os "verdes" gostam de chamar...) o principal probl€ma são mesmo as baterias. Se falarmos em eólica então o problema é mesmo só as baterias. são caras, ocupam muito espaço, pesam imenso, etc...

Eu vou colocar um sistema eólico (também ando a galar aqueles que o João aquie colocou no ebay) mas aindan ão avançou mais precisamente por causa das baterias.

Pelo que sei uma boa alternativa é procurar nos campos de golfe
    Parece que as baterias dos carros de golfe são boas para o efeito e por vezes os campos "têm para lá" umas "perdidas" que vendem a preço de saldo. O mesmo se passa com as baterias dos camiões...

Parece-me que basicamente nisto das baterias, ou se bate a nota e sai caro ou então é preciso procurar muito bem e ter alguma sorte de encontrar um bom negócio...

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia

Aqui ainda ninguém falou na energia geotérmica... tenho um colega que a implementou na sua casa nova.
    Como foi feita de raiz, fez questão de a incluir no projecto, a pensar no amanhã.
    Poderia ser útil no aquecimento da água.

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post
    Bom dia

Aqui ainda ninguém falou na energia geotérmica... tenho um colega que a implementou na sua casa nova.
    Como foi feita de raiz, fez questão de a incluir no projecto, a pensar no amanhã.
    Poderia ser útil no aquecimento da água.

Abraço
    Pedro Ferrer
    Explica lá isso... :-)

Já vi muitas soluções do outro lado do charco em que o pessoal faz uma canalização que enterra para aí a 4 ou 5 metros de profundidade e circula a água do sistema por lá para evitar o subir da temperatura. Isto porque o solo parece estar constantemente a 14/16 graus ou coisa que o valha. Claro que falo de sistema grandes com HQIs de 400w e coisas do género.

O António também podia tentar aquecer a água nos dissipadores dos leds ou então fazer uma placa solar para aquecimento de água. O termostato só entrava em campo se o resto não desse conta do recado. Há muitos DIY de placas solares para aquecimento de água. E quanto a usar os dissipadores dos leds, o engenho do António daria conta disso em 3 tempos. Até daria para poupar ventoinhas...

Ajudava também revestir os lados não visíveis do tanque com esferovite e inclusivamente colar as chapas entre si. Os ganhos de conservação de calor são assinaláveis.

Já agora... para uma aplicação (muito) pequena (3 XP-G ou XM-L) para um 30 litros de água doce, que me dizem disto?

http://www.ebay.co.uk/itm/1808651369...84.m1423.l2649

Data de Ingresso
    29-03-08

muito no limite, 1 de 20W já dava Nuno....

Mesmo a chover já meti os painéis falta a parte pior ou talvez não...ligar os fios até cá abaixo.
    vou agora ao sótão começar a esticar fios.

Está a chover duvido que agora desse luz suficiente, mas possivelmente poderia usar o arduino para medir a tensão que chegava aos bucks e mexer no pwm de forma a dar luz.
    isto se por exemplo com 100W os leds ficarem cortados não sei…

bom fazer da forma mais simples e se não der usar o arduino para reular a intensidade…
    p.s. ainda nem medi a tensão dos painéis… é agora a seguir.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    muito no limite, 1 de 20W já dava Nuno....
    Como está aí a vir o verão, e com ele os dias mais soalheiros, se calhar começo com 1 de 10W e depois lá para Outubro meto outra.

O investimento ainda é algum:

placa + 3 leds + buck (dissipador já tenho)

E ainda falta o esquema para o montar na varanda sem ficar demasiado vulnerável aos elementos.

Já agora... a montagem mais eficiente é 45 graus virado ao sul?

Data de Ingresso
    11-06-07

Sim, para nós é isso!

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde

Este tópico perde a piada se ninguém fizer um 'tracker' (vulgo girassol)...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post
    Boa tarde

Este tópico perde a piada se ninguém fizer um 'tracker' (vulgo girassol)...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Fotocélulas em ângulo e um servomotor? Roda na direcçao da com mais luz sempre que as duas têm um gap e para quando ficam iguais?

Data de Ingresso
    11-06-07

Yep isso mesmo.

As dos lados etão inclinadas, para qd o sol se poe, e se ele ficar parado naquele lado, no dia seguinte a outra celula começa a captar e luz e ele vira logo.

Está mt bem feito, mas o ideal é ser a dois eixos, aí maximiza-se a solução. E isto faz-se facilmente com 4 fotodiodos!

Data de Ingresso
    29-03-08

não pude meter a 35 graus que julgo ser o mais eficiente, coloquei a 25º isto porque também não quero fazer aquilo de vela...não sei se me faço entender.

Ainda não liguei os fios e dei cabo de uma ficha, tenho de comprar uma nova amanhã, a ficha é para não ter de modificar os painéis para não perder a garantia. por exemplo usar um caixa de junções.

Ás 16:00h mesmo a chover dava 38 volts sem carga...elá...epá quer dizer se eu reduzir o pwm nos leds passa o limite dos bucks e possivelmente os fritava.

prontos mais 200 euros para o regulador, ou mais barato, vamos ver se consigo mais barato, mas já não ligo isto sem algum tipo de regulação com ou sem baterias. vou desligar o ups por uns tempos.

-Anónimo.

Página 5 de 11 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Arduino - o Desafio
    Por Nuno Prazeres no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 796
    Último Post: 11-07-14, 13:53
  2. Arduino - pH
    Por Paulo-Fonseca no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 16
    Último Post: 11-11-11, 14:22
  3. Arduino for a 5-year old boy - H2O + Something
    Por Ricardo Pinto no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 21