Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 52

Tópico: DIY - Leds:novas tendências

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Post DIY - Leds:novas tendências

Boas! Como estou de estaleiro a recuperar duma cirurgia que felizmente correu bem, tenho andado a espiolhar as tendências mais recentes no que toca a leds e diy.

Em primeiro lugar noto que o pessoal parece estar a sair em força da fórmula base do royal-blue + cool-white preferencialmente da CREE.

Estão cada vez a aparecer montagens com warm-white, violet, red e agora também cyan. Essa tendência também parece estar a ser seguida pelos próprios fabricantes comerciais.

Eu que sempre fui um crítico do excesso de concentração dos leds em frequências estreitas só posso achar bem...

Depois, falando mais de montagens, vejo maior criatividade e, curiosamente, para os dois extremos da coisa:
    há quem mande fazer as suas próprias pcbs e use leds em bruto soldando-os por refluxo (o pessoal das eletrónicas sabe do que falo) e agora há quem se atire em força aos leds em matriz: placas multi-led que chegam aos 250w e podem combinar num só chip diferentes cores.

Aqui ficam dois links, um para cada caso:

http://www.ultimatereef.net/forums/s...d.php?t=524562

http://www.reefcentral.com/forums/sh....php?t=2128756

Curiosamente, ambos defendem que a respetiva solução sai mais barata do que a montagem clássica com leds individuais em pcb star ou semelhante.

A segunda solução permite montar uma calha em 5 minutos mas não sei qual a fiabilidade duma matriz de leds. Será que queima um e os outros apagam para sempre?

Deixo aqui uma nota de louvor à Maxpect que, que eu saiba, foi a primeira marca a "inventar" quer do lado da maior diversidade de cor, quer do lado dos leds em matriz.

Comentários?

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Re: DIY - Leds:novas tendências

Os multichip permitem concentrar mais luz nio mesmo ponto, mas normalmente em sacrificio da eficiência.

Mas a minha maior duvida é o espectro, que ainda não consegui perceber qual é.

Por falar nisso, agora para o António que deve andar por aqui tb, onde compras-te o teu analisador de espectro? foi caro ?

Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por JoaoCAlves Ver Post
    Os multichip permitem concentrar mais luz nio mesmo ponto, mas normalmente em sacrificio da eficiência.

Mas a minha maior duvida é o espectro, que ainda não consegui perceber qual é.

Por falar nisso, agora para o António que deve andar por aqui tb, onde compras-te o teu analisador de espectro? foi caro ?
    Dizer isto de iluminação seguramente que não fica bem mas o espectro é um tiro no escuro...

Aparecem referências de 10000k, 20000k, 6500k, 14000k e 16000k para leds brancos e de 445 e 453nm para royal-blues.

Agora a real diferença, só testando.

Depois há os chips híbridos para aumentar a confusão...

http://myworld.ebay.com/ac-rc/

Data de Ingresso
    11-06-07

Pois, foi desse fulano que mandei vir os meus 2 leds de 20W da bancada de testes.

Os Hibridos, podem ser interessantes, deste que a componente branca, tenha o espectro todo!

Ainda estou meio indeciso se faço esta calha agora com leds destes ou com o metodo tradicional em cluster...

Data de Ingresso
    20-04-05

Pelo preço deste e com a facilidade que tens a fazer drivers diria que merece a pena testar

http://www.ebay.com/itm/EPISTAR-20W-...item33740eb3ae

Data de Ingresso
    11-06-07

O meu receio desse, é que fique demasiado azul. tvz combinando com um 10000...

Data de Ingresso
    20-04-05

e dimando um bocadinho podes encontrar uma cor satisfatória...

o que me agrada mais no conceito é não ter que andar a distribuir umas valentes dezenas de leds por um dissipador...

Membro Identificado Avatar de João Seguro
    Data de Ingresso
    25-02-09

O mau de só usar isso é que se cria o efeito de sombra/foco não distribuindo tão bem a luz no aquário... Por outro lado é o que dizes, parece poupar muito trabalho e poderá compensar€€€€

Data de Ingresso
    11-06-07

Por aí não te preocupes João, os leds radiam a 120º e tenho ideia de ter visto alguns a 160º.

Membro
    Data de Ingresso
    07-12-10

Boas

Aproveitando este tópico e visto que já ando de volta destes leds à algum tempo, venho aqui por uma questão.
    Uma coisa é o consumo dos leds e outra ao que parece é o consumo real.
    O que eu quero dizer é que tenho estado a testar estes leds, aliás já tenho a calha quase pronto mas quanto liguei tudo ao medidor de consumo deu valores de que eu não estava à espera.
    Tenho 100w destes leds (3x20w + 4x10w) e o consumo real anda na casa dos 150w.
    Pelo que percebo tem a ver com a qualidade da fonte, deve ter uma eficiência baixa, mas gostava de saber em relação ao pessoal que está a usar leds Cree se também tem assim um consumo tão superior.
    Pelo que tenho andado a ver as fontes Meanwell têm uma eficiência em média de 83% mas queria saber se na prática é mesmo assim...
    Outra coisa que me apercebi e não sei se é normal ou não (eu pelo menos achei estranho, mas também não percebo nada disto ) quando estava a ensaiar os leds e a medir a amperagem por exemplo no caso de um led 20w, com o led a trabalhar a 2A e a ser medido pelo multimetro o medidor de consumo marcava 29w e quando tirava o multimetro e ligava tudo direto o medidor de consumo marcava 40w. Penso que o multimetro ao estar ligado ao circuito está a de resistência, estou correto? E é normal?
    Qualquer dúvida que eu possa esclarecer sobre esses leds é dizerem algo.
    E peço ao pessoal mais entendido dos leds para me esclarecerem as minhas dúvidas...

Obrigado

Tiago Costa

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Com as minhas fontes, ficou abaixco do esperado, será que não estás a puxar os leds demasiado?
    mede a tensão de saida, e verifica a tensão em cada led e em cada série. não meças a amperagem até porque tens de ligar isso em série para o fazer.
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    11-06-07

Citação Postado originalmente por TiagoKosta Ver Post
    Boas

Aproveitando este tópico e visto que já ando de volta destes leds à algum tempo, venho aqui por uma questão.
    Uma coisa é o consumo dos leds e outra ao que parece é o consumo real.
    O que eu quero dizer é que tenho estado a testar estes leds, aliás já tenho a calha quase pronto mas quanto liguei tudo ao medidor de consumo deu valores de que eu não estava à espera.
    Tenho 100w destes leds (3x20w + 4x10w) e o consumo real anda na casa dos 150w.
    Pelo que percebo tem a ver com a qualidade da fonte, deve ter uma eficiência baixa, mas gostava de saber em relação ao pessoal que está a usar leds Cree se também tem assim um consumo tão superior.
    Pelo que tenho andado a ver as fontes Meanwell têm uma eficiência em média de 83% mas queria saber se na prática é mesmo assim...
    Outra coisa que me apercebi e não sei se é normal ou não (eu pelo menos achei estranho, mas também não percebo nada disto ) quando estava a ensaiar os leds e a medir a amperagem por exemplo no caso de um led 20w, com o led a trabalhar a 2A e a ser medido pelo multimetro o medidor de consumo marcava 29w e quando tirava o multimetro e ligava tudo direto o medidor de consumo marcava 40w. Penso que o multimetro ao estar ligado ao circuito está a de resistência, estou correto? E é normal?
    Qualquer dúvida que eu possa esclarecer sobre esses leds é dizerem algo.
    E peço ao pessoal mais entendido dos leds para me esclarecerem as minhas dúvidas...

Obrigado

Tiago Costa
    Boas.

Eu tenho aqui 2x20W de 20000K para testes. Eu não verifiquei essa disparidades, tinha um pouco mais sim, mas é normal por causa do driver e pequenas perdas na fonte.

Estás a usar drivers certo?

Se sim, que valroes de corrente usas em cada 1 ?

Qt ao multimetro, aparentemente estava-se a comportar como uma resistência, isso tb é estranho.. Tavas a usar o multimetro na opção dos 10A ? Que multimetro é?

Membro
    Data de Ingresso
    07-12-10

Pois não estou a usar driver nenhum...
    Tenho uma fonte que me permiti regular a voltagem e uso uma resistência para obter a amperagem que quero, ou seja, coloco a resistência e depois regulo a voltagem até atingir os 2A no multimetro.
    Sim estou a usar multimetro nessa opção que julgo no meu é de 16A. O multimetro é daqueles baratos...
    Que fonte estavas a usar?
    Não será o driver que limite a amperagem um bocado abaixo do limite do led e dai também consumo menos no teu caso?
    Estou a perguntar isto mas atenção que não percebo nada disto...

Data de Ingresso
    11-06-07

Tava a usar os meus drivers. Não a corrente era medida com um multimetro e estava a usar 2.1A. A 2.1A dava quase 50W.

Fonte é chinoca, 24V +-10% 15A.

Agora, se estavas a usar resistência, é normal que haja consumo extra!

Experimenta fazer essa montagem com um driver e compara.

A fonte que usas é comutada ou a transformador?

Data de Ingresso
    20-04-05

Pois as montagens com resistências acabam por ir buscar potência.

Também não percebo nada disto mas o cálculo aparentemente nem deve ser complicado bastando usar a lei de Ohm (V=RxI) e depois P=VxI.

Diria que se a fonte for de qualidade menor não estranharia eficiências de 70%. Os outros 20, diria que provavelmente estarão nas resistências.

Membro
    Data de Ingresso
    07-12-10

O mal dever ser mesmo esse...
    Vou mandar vir então os drivers e já fico com o problema resolvido.
    Obrigado pela ajuda.

Lojista Avatar de Baltasar Parreira
    Data de Ingresso
    28-09-05

Tiago, fala com o João Alves, ele tem uns drivers porreiros que podem resolver isso certamente.

:: O meu nano reef (Balta's Piece of Paradise ) ::

Membro
    Data de Ingresso
    07-12-10

Em relação aos drivers já mandei vir do mesmo vendedor do ebay que mando vir os leds.
    Em relação a estar a puxar demasiado pelos leds penso que não visto que nas informações sobre eles diz até 1A nos de 10w e 2A nos de 20w e o que eu quero é mesmo que eles trabalhem no máximo.
    O meu medo é que os drivers não puxem por eles ao máximo e dai também não gastarem tanta potencia.
    A minha ideia é fazer 2 calhas, uma de 160w w outra de 70w, uma com leds 10w e outra com leds de 20w.
    Vamos lá ver no que isto vai dar...

JoaoCAlves esses 50w que falas eram medidos por um medidor de consumo ou estás a simplesmente a calcular?

Obrigado

Data de Ingresso
    20-04-05

Eu tenho uma calha feita por mim com cerca de 200w e outras duas experimentais de 25w.

Digo-te que puxar pelos leds ao máximo não é boa ideia. Ok, para teres a mesma luz pelos mesmos watts tens que meter mais leds mas em compensação estes vão durar mais e dão-te menos problemas de gestão de calor.

Atualmente tenho os meus XM-L a 2/3 do máximo = 2Amp e se uma ventoinha for à vida, aquilo põe-se em 50 graus em 3 tempos. Não sei até onde irá porque nunca deixei acontecer mas estou quase certo que irei ter estragos.

Tenho uma sonda de temperatura na calha que me baixará a intensidade dos XM-L para 1/5 caso o dissipador ultrapasse os 40 graus. Habitualmente não sobe dos 33.

Qunado comecei a montar a calha, queimei um led por estar a "brincar" só com arrefecimento passivo.

Se tivesse os leds a 3 amperes, acho que teria problemas. Pelo menos era obrigado a usar dois dissipadores e não apenas um.

Data de Ingresso
    11-06-07

Medi mesmo com medidor de consumo.

Logo, se tiver tempo, monto o estaminé, até pq tenho que repetir os testes com o meu driver que estou ainda a soldar. Depois meto info com fotos ou filme.

Abraço

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Conforme prometido, venho aqui colocar video com os LEDs de 20W, e aproveito para mostrar a versão final do driver de limite ajustavel de 0 a 3A. Vai estar disponivel para quem quiser adquirir assim que conseguir soldar uns qts PCB's.

A minha bancada de testes é constituída por dois led's destes montados num dissipador para Intel com cooler da artic cooler. Estes dissipadores estão preparados para retirar cerca de 80W de calor dos CPU's o que o torna mais que suficiente para esta brincadeira.

Uma vez que o filme é mudo, faço uma pequena descrição do que vão ver.

1º fonte de alimentação ligada sozinha ao medidor de consumo. O driver encontra-se desligado da mesma. Nesta fase verificamos um consumo variavel de 3 a 4.5W. Este consumo deve-se acima de tudo ao ventilador da fonte, que embora seja de velocidade variavel e esteja no minimo, mas está sempre a trabalhar.

2º é ligado o driver à fonte com o potenciometro que define o limite de corrente no minimo, ou seja, corrente praticamente 0 no driver e led's. É medida a entrada da fonte, e a tensão presente nos led's.

3º eleva-se a corrente nos led's por fazes, 1º até 1A e regista-se consumo (28W), depois até 2A e volta-se a registar consumo(54W), e por fim até ao limite recomendado pelo fabricante(2.1A para os led's de 20000ºK) e volta-se a medir o consumo(58W).

Volto a mostrar a tensão de alimentação do driver(~24.83V), a tensão nos led's(~24.74V), e a tensão no proprio driver (~80mV).

Pegando nas tensões medidas no fim, e sabendo que a corrente no circuito é de ~2.11A, conseguimos distribuir as potências pelos componentes que constituem o circuito.

Potencia aplicada ao driver e led's:

24.83V * 2.11A = 52.39W

potência aplicada aos led's:

24.74V * 2.11A = 52.20W

potência perdida/desperdiçada no driver:

0.08V * 2.11A = 0.169W = 169mW

Portanto, com isto conclui-se, que a diferênça entre os 58W do medidor de consumo, e os 52.39W que alimentam todo o circuito, ficam na própria fonte, provavelmente tudo no ventilador...

Eficacia destes led's?
    Dizem eles que debitam 800lm a 1A e 1400lm a 2.1A por led.

ora a 2.1A dá os 52.20W para os dois led's, sendo que:

1400lm/ 26.1W = 53.63lm/W

Sobre os led's, tá tudo dito...

O driver, pretendia que ele fosse transparente ao circuito, essa foi a minha guerra ao longo destes mesitos de desenvolvimento, testes e afinação. Finalmente posso dizer que consegui!

Estes valores de perdas possibilitam chegar a tensão da fonte mt perto da tensão necessária aos led's, tornando-o bastante eficaz.

Falando em eficacia e calculando a percentagem de perda no driver da potência total:

0.169W(driver)/52.39W(total)=0.0032%

100% - 0.0032 = 99.99% eficacia

O driver pode ser controlado por PWM, mas já não o demonstrei pq o video já ia longo. Mas depois ligo o arduino a ele e faço um filmezito só com isso.

Bom, segue filme em anexo, e depois umas fotos do driver.

Fotos do dito qd terminado:

Abraço.
    Última edição por JoaoCAlves; 25-04-12 às 15:02. Razão: Corrigidos valores de eficacia dos led's. Tinha feito as contas como se fosse só um led. São maus, mas não são tão maus! :D

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia

João, vejo que isso está a andar! Página e tudo!

Tive a oportunidade de ver este driver em acção ainda na sua versão Beta e a reacção do mesmo era estupenda!
    Incrementos e decrementos contínuos sem qualquer degrau perceptível na gama 0A-3A!!!

Afirmo uma vez mais, que com investimento e oportunidades de negócio, pode-se colocar alguns projectos a ombrear com outros de reconhecida qualidade.
    Claro que sem amor ao projecto (os tais mesitos que referes), nada se consegue!

Parabéns!

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post
    Bom dia

João, vejo que isso está a andar! Página e tudo!

Tive a oportunidade de ver este driver em acção ainda na sua versão Beta e a reacção do mesmo era estupenda!
    Incrementos e decrementos contínuos sem qualquer degrau perceptível na gama 0A-3A!!!

Afirmo uma vez mais, que com investimento e oportunidades de negócio, pode-se colocar alguns projectos a ombrear com outros de reconhecida qualidade.
    Claro que sem amor ao projecto (os tais mesitos que referes), nada se consegue!

Parabéns!

Abraço
    Pedro Ferrer

Pedro,
    Não podia estar mais de acordo:

"Nothing great in the world has ever been accomplished without passion."
    Hegel

João,

Sem palavras, apenas

Data de Ingresso
    11-06-07

Obrigado a ambos.

Vamos ver como correm as coisas, mas vou fazer os possiveis para correrem pelo melhor.

Abraço.

Data de Ingresso
    20-04-05

Ora bem...

Seguindo as tais "novas tendências" mandei vir uns quantos leds ditos UV mas que têm o pico a 420nm (que fica ali no limite do violeta) e uns vermelhos (uns de 630nm e outros de 660). Todos são de uma tal marca designada por "Epileds". Os vermelhos são estupidamente baratos. Os violeta custam o mesmo que os Royal-Blue nos fornecedores habituais da Europa.

Recordo a minha calha atual (tanque - 130x60x55 = 420 litros):

8 CREE XP-E Royal Blue a 700 mA (20W)
    8 CREE XP-E Blue a 700 mA (20W)
    22 CREE XM-L Cool White a 1900 mA (150W)
    2 x T5 54W Blue (Philips)
    Total Watts: 298 dos quais 190 de leds ao que se somarão mais 32, fruto do upgrade

Conclusões

Violetas:

1 - têm o seu funcionamento ótimo a 700mA mas, para espanto meu, a esta corrente vão aos 4,2V, coisa inédita em leds correntes. Isso significa pelo menos que o número máximo deles por driver ou buck tem que ser menor do que os habituais sob pena de começar a ter perdas de corrente - eu pretendo usar 5 a 700mA.

2 - a côr é muitíssimo ténue - testei com 4 em cima do aquário com água doce (está assim à espera do móvel) e a coisa parece um moonlight ligeiramente avantajado mas de tons mais violeta, mesmo quando se ligam apenas os 8 Royal Blue, nem se nota que lá estão, quanto aos brancos, só com a intensidade (pwm) dos XM-L abaixo de 10/15% é que se vê qualquer efeito visual

3 - apesar disso tenho esperança que me puxe mais pelas cores dos corais e pela coralina já que colocado um objecto fosforescente ali perto, este fica logo com uma cor vibrante

Vermelhos:

1 - já li o melhor e o pior sobre a ideia de colocar leds vermelhos - o pessoal mais favorável diz que é um dos picos da fotossíntese e que os corais que temos nos nossos tanques são recolhidos a baixa profundidade mas o pessoal menos favorável invoca estudos que apontam para o vermelho promover o bleaching - logo veremos...

2- testados 4 de 630 (os de 660 ainda não chegaram) a 700mA, o resultado é animador já que sem, se notar fazerem notar individualmente, dão mais textura e vida ao que está no aquário que fica com cores mais quentes

3 - poder-se-ia dizer que para isso mais valia usar warm-whites mas pelo menos os warm white dos CREE têm o pico azul mais afastado do ótimo e o do vermelho apesar de menos pontudo está nos 600 por isso também distante do ótimo

4 - como o meu filho tem um tanque de 30 litros com guppys e a respetiva lâmpada T8 de 15w estava acabada, montei lá uma calha de 3 leds que resolvi fazer sem grandes cuidados - dois CREE XR-E Cool White que reutilizei e um vermelho que pertencia ao lote que veio para o outro - ora os resultados estão a ser espetaculares: estou a gastar metade da energia e a luz deve corresponder para aí ao dobro - as plantas estão a crescer a ritmo record (excelente indicação quanto ao PAR) e com um verde magnífico, quanto às cores estão como nunca tinha visto em água doce (e acreditem que já vi muito) - os peixes fazem sombra no areão como com HQI e a cintilação é espetacular

Nota final:
    Em teoria este upgrade à minha calha tem tudo para correr bem: os violetas puxarão pela coralina e cores dos corais e os vermelhos eliminarão aquele efeito esbatido e destexturado clássico dos cool-white não deixando de puxar pela fotossíntese. De certo modo estou a procurar replicar o que o pessoal das T5 consegue com as ATI Purple Plus e similares. As opiniões que oiço apontam para ser o modelo que produz a coloração marinha mais equilibrada: suficientemente azul mas sem prejudicar outros espetros.

ati-purple-plus.jpg

O pico forte no azul já eu tinha. Agora apesar de estar longe dum espetro tão arrumadinho, coloquei um pequeno pico no violeta e outro no vermelho só que neste caso vou ter uma radiação com mais utilidade fotossintética.

Lá mais para a frente, quando mudar de T5, talvez uma delas venha a ser uma super-actínica mas o mais provável é que substitua por mais leds.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. leds
    Por Ricardo Monteiro T88 no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 15
    Último Post: 27-12-11, 10:03
  2. DIY leds...
    Por António Vitor no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 855
    Último Post: 23-07-11, 10:50
  3. Leds
    Por João Duarte no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 10