Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 26 a 50 de 52

Tópico: DIY - Leds:novas tendências

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Re: DIY - Leds:novas tendências

Boas.

Vai dando noticias.

Mas já agora uma pergunta, não seria suficiente só os vermelhos em mais quantidade? É que vermelho com azul, dá violeta!

Basicamente, parece-me que esses led's juntam esse 2 espectros.

Tens algum grafico dos violetas?

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por JoaoCAlves Ver Post
    Boas.

Vai dando noticias.

Mas já agora uma pergunta, não seria suficiente só os vermelhos em mais quantidade? É que vermelho com azul, dá violeta!

Basicamente, parece-me que esses led's juntam esse 2 espectros.

Tens algum grafico dos violetas?
    Essa é uma questão engraçada e é um caso onde a ciência nos prova quão ilusórios podem ser os sentidos.

Vermelho com azul pode dar algo semelhante a violeta do ponto de vista de cor visível mas, em termos de frequência da radiação de duas fontes indepentendes de luz, o que teremos é um pico na região dos 445 a 475 e outro na região dos 620 a 700. Num led violeta há um único pico ali entre 400 e os 440. Diria por isso que são espetros completamente diferentes.

O assunto tem deixado os senhores americanos e chineses um bocado confusos. Para muitos deles purple e violet são cores sinónimas. Contudo purple é precisamente a tal mistura de azul com vermelho e não a que penso que se pretende. Por isso vendem-se leds violeta como "purple". Ora um led purple deveria ser um emissor que distribuisse o espetro no vermelho (mais profundo = 660nm) e azul (idealmente royal=450) e violeta = 430. Pessoalmente penso que será uma questão de tempo até haver disso (provavelmente em matriz) porque estamos a falar de um espetro particularmente semelhante ao gráfico de absorção da clorofila A (a mais importante). Ora leds para fazer crescer plantas têm enorme procura e tenderão a ter cada vez mais.

chloroA.gif

No meu caso não tenho os gráficos mas tenho no datasheet a indicação da posição do pico. Falta de facto saber se é um pico pontudo ou mais gordinho.

Como disse, a minha expetativa é criar mais 3 picos no espetro da minha calha: um na região dos 420, outro nos 630 e finalmente outro nos 660. O de 630 destina-se assumidamente a melhorar o aspeto visual. Os outros dois já têm objetivos mais "biológicos".

Isto porque alguns estudos têm apontado para que as zooxantelas praticamente não usem a Clorofila B. Ainda assim, caso estejam errados tenho na calha azuis regulares ali pelos 470nm e as T5 que também lá andam. Os tais vermelhos mais alaranjados (os de 630nm) caem bem em cima do pico dela. Ou seja. se afinal a clorofila B for útil, a minha calha fornece radiação compatível com a absorção ótima.

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Nuno se a clorofila-b não é usada pelas zooxantelas, então tenho uma calha tremendamente ineficiente…
    lol, com pouquíssimo na região dos vermelhos acima dos 650 e pouco também nos 430...

espero mesmo que usem clorofila-B mas se calhar não usam…
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

SEegundo este artigo que acho que concordo…

http://www.advancedaquarist.com/2002/2/aafeature

Faz sentido ser mais abrangente, até porque acho que é no royal blue onde está a frequência que penetra melhor na água…
    È na parte do azul mais próximo do UV, mas na parte visível onde os raios penetram melhor...se não estou em erro.

E o gráfico do artigo (logo o primeiro), pode-se ver, que é mesmo no royal blue que existe um pico, embora este também se verifique a comprimentos de onda mais baixos.
    Eu acho que deverá ser por aí, não fazia sentido as zooxantelas não serem eficientes no comprimento de onda mais penetrante.

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

http://oceanexplorer.noaa.gov/explor.../diagram3.html

repara na primeira imagem é basicamente no azul onde se dá melhor penetração, esta eu não sabia...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    Nuno se a clorofila-b não é usada pelas zooxantelas, então tenho uma calha tremendamente ineficiente…
    lol, com pouquíssimo na região dos vermelhos acima dos 650 e pouco também nos 430...

espero mesmo que usem clorofila-B mas se calhar não usam…
    Eu cá tenho uma teoria: as cores que mandamos para dentro do aquário não são necessariamente as cores que chegam aos pontos recetores dos corais.

Porquê? porque o tecido externo dos corais e mesmo das Zooxantelas tem cor. Isso significa que os corais têm alguma capacidade em modificar o comprimento de onda da luz que recebem, tal como nós o fazemos desde a idade média com vidro colorido.

Ou seja: o que parece ótimo nem sempre o é.

Exemplo: toda a gente é mais ou menos unânime a dizer que os 550nm nada fazem e que só promovem é as algas, etc... ora, se bem me lembro, as algas dependem da fotossíntese para proliferar. Se assim é, o verde é de utilização muito reduzida para o efeito (basta ver o gráfico acima) e nesse caso as ditas algas nada teriam a beneficiar. Será que as algas e outros seres não têm capacidade em modificar o comprimento de onda que atinge a superfície de forma a que este se ajuste melhor ao tipo, ou tipos, de clorofila que possui?

Nesse sentido, a minha calha, mesmo tendo à partida um espetro mais diversificado que a tua, vai-se a ver, e até pode ser menos eficiente para muitos e muitos organismos.

Data de Ingresso
    20-04-05

E agora deparei com este artigo:

Nova calha MaxSpect

Aparentemente não ando longe... apenas em vez de usar warm-whites, uso cool-whites mas junto-lhes o vermelho à parte. Ressalvando-se alguns desvios e necessidades de proporção adequadas é uma aproximação razoável dizer que warm-white = cool-white + red. Apenas realço a diferença de que com leds separados fica mais difícil distribuir a cor. Para quem quer apenas efeito visual, acho que vale a pena usar algusn warm-whites. Quem quer ir também até aos espetros mais distantes do vermelho, deve usar leds de 660nm e cool-whites.

Se fosse a fazer a calha agora, em vez de 22, teria usado para aí 18 XM-L cool white, 4 warm-white e 4 vermelhos de 660nm.

Data de Ingresso
    29-03-08

Eu se fosse criar uma calha hoje, ou daqui a 3 anos quando for fazer o upgrade do meu diy com a tecnologia de daqui a 3 anos, o que vou fazer é juntar 4 ou 5 leds diferentes, para dar o que eu quero, mas juntar todos...num pequeno espaço ficará similar a um único led, só assim se pode reduzir o efeito psicadélico de discoteca.

tive a medir com o meu seneye, e tenho junto ao vidro frontal cerca de 250-300 PAR no areão...para uma calha de 2 anos nem está mau...já deverá ter algum desgaste.

aquilo que eu fazia diferente, era usar outros leds, hoje não compraria os mesmos…
    ainda estou convencido que os XR-e são mais duráveis que os novos, embora sejam mais baratos, o PCB quadrado que estou a usar é terrivel em termos termicos, e os star são melhores no entanto se eu conseguisse fazer aquilo que eu estava a tentar fazer de inicio ligar o led mesmo ao dissipador sem ter de passar por pcb's, tinha uma solução extremamente superior… tinha era de arranjar um micro torno e lupa para desbastar a parte condutora da parte de trás dos leds, espero que daqui a uns anos haja leds diferentes, ou então teria de criar uma máscara que aguentasse uns 200 graus, e usar o método que descobri logo de inicio… tinha era de fazer as coisas por módulos mais pequenos para poderem caber no forno…

Não ficariam com massa térmica mas soldados ao alumínio. se a mascara tivesse já "pistas" era mesmo ouro sobre azul… daqui a 3 anos "fabricarei" uma calha ainda superior ao que existe… hehe

tinha era de idealizar uma "impressora" que funcionasse como um berbequim para coisas deste tipo, (criar furos numa placa de plástico ou outra, todos certinhos...) pode ser o novo seguinte projecto, porque sempre que faço algum diy, fazia-me sempre jeito… com o arduino e uns motores acho que é possivel…já vi muitos projectos destes na net...

claro que era dificil, principalmente para um projecto caseiro, mas com algum copianço e esperteza, deverá ser possivel.

Aliás como diz o Pedro Ferrer basta querer...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

lembrei-me de outra coisa, criar depressões nas zonas dos contactos dos leds, na parte de trás... os leds bem colocados assim não teriam contacto com o aluminio. e poderiam ser soldados mesmo no dissipador. este tipo de trabalho convinha ser leds maiores que os xp-g ou xp-e, que são extremamente pequenos e difíceis de trabalhar.

O by-pass dos starpcb, julgo seria bom para um melhor rendimento, e mais longevidade nos leds.

muitas vezes, é apenas 1-2 canais extremamente pequenos por onde passa o calor do led para a parte de trás do star, nos quadrados a coisa é ainda pior, nem canais tem.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

António,

Segue o link do ultimatereef no primeiro post deste tópico. ;-)

Data de Ingresso
    29-03-08

http://www.ultimatereef.net/forums/s...d.php?t=524562

Obrigado Nuno, exactamente o que estava a pensar...

Este link tinha-me escapado, mas é mesmo como eu estava a pensar...

E só farei uma nova calha de leds desta forma, ou parecido.

-Anónimo.

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

http://oceanexplorer.noaa.gov/explor.../diagram3.html

repara na primeira imagem é basicamente no azul onde se dá melhor penetração, esta eu não sabia...
    Bom, mas assim, quer dizer que não interessa mt o azul!!! Os nossos corais andam até os ditos 50metros de fundo, certo?

Data de Ingresso
    29-03-08

Se o azul é o que penetra melhor, interessa claro…
    A 50 metros o vermelho praticamente não chega...muito menos o UV.

O verde até que chega lá abaixo com força...e pelo que me parece pode ser usado pelos corais.

Agora os corais praticamente todos vivem acima dos 50 metros...por isso até recebem algum laranja e vermelho.

-Anónimo.

Membro Identificado Avatar de AntónioAfonso
    Data de Ingresso
    26-01-09

Boas
    Tópico interessante este
    continu-o a recolher informação para a minha calha Led, depois também irei postar para vos dar conhecimento do que fiz
    abraço

Data de Ingresso
    20-04-05

E aqui está um caso que conjuga a cobertura espectral com a solução de pcb único...

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Eu se fosse criar uma calha hoje, ou daqui a 3 anos quando for fazer o upgrade do meu diy com a tecnologia de daqui a 3 anos, o que vou fazer é juntar 4 ou 5 leds diferentes, para dar o que eu quero, mas juntar todos...num pequeno espaço ficará similar a um único led, só assim se pode reduzir o efeito psicadélico de discoteca.

tive a medir com o meu seneye, e tenho junto ao vidro frontal cerca de 250-300 PAR no areão...para uma calha de 2 anos nem está mau...já deverá ter algum desgaste.

aquilo que eu fazia diferente, era usar outros leds, hoje não compraria os mesmos…
    ainda estou convencido que os XR-e são mais duráveis que os novos, embora sejam mais baratos, o PCB quadrado que estou a usar é terrivel em termos termicos, e os star são melhores no entanto se eu conseguisse fazer aquilo que eu estava a tentar fazer de inicio ligar o led mesmo ao dissipador sem ter de passar por pcb's, tinha uma solução extremamente superior… tinha era de arranjar um micro torno e lupa para desbastar a parte condutora da parte de trás dos leds, espero que daqui a uns anos haja leds diferentes, ou então teria de criar uma máscara que aguentasse uns 200 graus, e usar o método que descobri logo de inicio… tinha era de fazer as coisas por módulos mais pequenos para poderem caber no forno…

Não ficariam com massa térmica mas soldados ao alumínio. se a mascara tivesse já "pistas" era mesmo ouro sobre azul… daqui a 3 anos "fabricarei" uma calha ainda superior ao que existe… hehe

tinha era de idealizar uma "impressora" que funcionasse como um berbequim para coisas deste tipo, (criar furos numa placa de plástico ou outra, todos certinhos...) pode ser o novo seguinte projecto, porque sempre que faço algum diy, fazia-me sempre jeito… com o arduino e uns motores acho que é possivel…já vi muitos projectos destes na net...

claro que era dificil, principalmente para um projecto caseiro, mas com algum copianço e esperteza, deverá ser possivel.

Aliás como diz o Pedro Ferrer basta querer...

Boas,

António aquilo que procuras é uma máquina de CNC. Para isto esqueçe o arduíno. Tens electrónica já feita com 3 motores super barato.
    É só ligar ao computador e com o programa Mach3 fazes o que quiseres.
    Tenho um livro que ensina a montar uma máquina destas em MDF que te posso emprestar se quiseres. Mas para uma coisa pequena (tipo dremel) os motores e electrónica rondam os 60-80€ no ebay.

Se quiseres montar mesmo para uma Tupia então precisas de uns motores maiores e já vai para os 120-140€.

Abraços,

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    18-07-07

Comprei recentemente uma lampada PAR38 da led pacific.
    http://www.ledpacific.com/products/C...w-Fitting.html

Quando recebi a lampada fiquei pouco imprecionado no que toca à qualidade de construção... algumas lentes estão um pouco soltas e a ficha e27 está torta...

Mas a lampada até dá luz e creio que será um boa alternativa para quem não é quer andar a soldar coisas....

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    16-11-11

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar Ver Post
    Boas,

António aquilo que procuras é uma máquina de CNC. Para isto esqueçe o arduíno. Tens electrónica já feita com 3 motores super barato.
    Tenho um livro que ensina a montar uma máquina destas em MDF que te posso emprestar se quiseres. Mas para uma coisa pequena (tipo dremel) os motores e electrónica rondam os 60-80€ no ebay.

Se quiseres montar mesmo para uma Tupia então precisas de uns motores maiores e já vai para os 120-140€.

Abraços,
    Aqui podes ver uma pequena cnc com arduino e acho que é open-source.

http://txapuzas.blogspot.pt/

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar Ver Post
    Boas,

Abraços,
    sim uma coisa barata...thanks Rui!

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

interessante Alfredo thanks!

-Anónimo.

Data de Ingresso
    20-04-05

Continuando na lógica "fruta cores" recebi hoje 3 leds de 660nm ou seja: vermelhão com pico em cheio num dos pontos chave da clorofila A.

Aspeto: em linha com os UV de 420nm já que a quantidade de luz visível face por exemplo aos 630nm é muito pouca.

Ou seja: dos leds nos extremos do visível não esperemos grandes efeitos visuais. Apenas, espero eu, boa influência nos corais.

Agora se gastam o mesmo que os outros e aquecem o mesmo é porque a energia elétrica está a ser convertida à bruta em radiação pelo que devemos acreditar na respetiva eficiência.

Data de Ingresso
    29-03-08

Estava a pensar começar a conceber uma calha em pequenos módulos, tipo puzzle, e de facto gostava de fazer a tal experiência, com leds nos 420 e nos 660.
    onde arranjastes Nuno?

é apenas uma experiência e ia usar o flow soldering, e sem pcb em estrela, tinha era de mandar fazer pcb da china mas em aluminio…
    claro tinha também de fazer trabalho com a máquina CNC que estou a pensar adquirir. seria mesmo sem fios e tudo xpto…
    com a experiência adquirida a fazer a minha primeira calha iria fazer muito melhor…

não é para substituir a que já tenho… é apenas para me entreter. E sempre ganhava experiência para a data da substituição da minha calha daqui a 3 anos.

mas antes tenho de comprar a tal máquina.

-Anónimo.

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    16-11-11

Vais comprar ou tentar fazer a cnc, onde?

Data de Ingresso
    20-04-05

Estava a pensar começar a conceber uma calha em pequenos módulos, tipo puzzle, e de facto gostava de fazer a tal experiência, com leds nos 420 e nos 660.
    onde arranjastes Nuno?

é apenas uma experiência e ia usar o flow soldering, e sem pcb em estrela, tinha era de mandar fazer pcb da china mas em aluminio…
    claro tinha também de fazer trabalho com a máquina CNC que estou a pensar adquirir. seria mesmo sem fios e tudo xpto…
    com a experiência adquirida a fazer a minha primeira calha iria fazer muito melhor…

Leds:

Violeta: ebay
    http://www.ebay.co.uk/itm/3W-430nm-U...item3a734baf44

Vermelhos: ebay
    http://www.ebay.co.uk/itm/2609064493...84.m1439.l2649

Os violetas não vinham soldados à star. Penso que se contactares o vendedor, te arranjam sem star para ligares à tua própria PCB.

Abraço

Membro Identificado Avatar de AntónioAfonso
    Data de Ingresso
    26-01-09

Olá bom dia
    Como o Antonio Vitor já conhece a minha calha e, por coincidencia os meus Leds são iguais aos que o Nuno Prazeres indica, quero contribuir deixando aqui o link onde os comprei
    http://www.ebay.es/itm/5pcs-3W-Red-H...item19d1614ac6
    abraço

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. leds
    Por Ricardo Monteiro T88 no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 15
    Último Post: 27-12-11, 10:03
  2. DIY leds...
    Por António Vitor no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 855
    Último Post: 23-07-11, 10:50
  3. Leds
    Por João Duarte no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 10