Resultados 1 a 25 de 55

Tópico: Arduino, ajuda e duvidas de principiante...

Hybrid View

Membro
    Data de Ingresso
    21-07-08

Arduino, ajuda e duvidas de principiante...

Boas Pessoal,

Bem, estava eu aqui a tentar arranjar uma forma de dosear quantidades pequenas de forma automática e a pesquisar sobre bombas peristalticas e forma de conseguir dosear a quantidade que quero, quando me lembro..."Epá, eu já me fartei de ouvir falar do Arduino, e se fosse investigar um pouco mais? se calhar serve os meus propositos!"

Ora bem, conjecturas á parte, fui investigar e gostava de ter a opinião de quem tenha algum conhecimento, porque, sinceramente electrónica não é o meu forte, e ou percebo isto de uma vez por todas ou vou continuar a dosear á mão...
    O Primeiro projecto que pensei é então o de construir um cicuito com 3 bombas para dosear alguns elementos(Com precisão milimétrica), e é aqui que entra o Arduino.

Propósitos:
    - Conseguir dosear 1ml diários de qualquer suplemento, para conseguir isto, teria de ter uma bomba peristaltica a trabalhar, imaginem, durante 2 segundos. Tanto quanto sei não existe nenhum timer que me permita fazer isto...

Soluções:
    - Comprar um arduino
    estou indeciso entre "http://www.dealextreme.com/p/arduino-uno-rev3-development-board-120464?item=4" e "http://www.dealextreme.com/p/arduino-duemilanove-2009-atmega328-p-20pu-usb-board-blue-60cm-118078?item=36", também porque não sei quais a diferenças...
    - Comprar um RTC para ligar ao Arduino;

Duvidas:
    Nem sei por onde começar...
    1ª de que forma posso ligar o Arduino á corrente? sei que deve ter que levar um transformador, de 5V provavelmente(tendo em conta que é a voltagem a que este trabalha). A ligação é directa á placa ou terei que comprar algum item adicional?

2ª Para fazer a bomba trabalhar durante 2segundos(por exemplo), terei que fazer a leitura do RTC e programar(nesta área não tenho grande dificuldade tendo em conta que é a minha área profissional, e pesquisando creio que chego lá) o código para que isto aconteça. Ou seja na prática, programo o aparelho para que emita durante 2 segundos voltagem por uma das saidas, seria isto? e de que forma posso ligar o arduino á bomba? a bomba funciona a DC12V, de que forma posso "dizer" á bomba, para se ligar e desligar? tenho que comprar algum adaptador para a saida do arduino?

3ª Presumo que seja possivel ligar o aparelho ao computador através do USB, e dessa forma programá-lo ou fazer o upload do software para "dentro" da sua memória, isto é verdade?

Ou seja na prática creio que necessitaria de isto:

Transformador 5V -> Arduino + RTC programados de acordo -> Bomba Doseadora

Presumo que a semantica para o código seja, e ajudem-me os mais experientes na matéria:
    - Captura de eventos(Neste caso que cheguem as 21h, por ex) com loop;
    - Emitir sinal para a porta de saida durante 2Segundos;
    - Voltar ao estado normal(captura de eventos em loop).

Opiniões, Ajuda, Criticas aceitam-se(Também aceito aquelas a dizer para usar mais o "Search", mas a realidade é que já pesquisei imenso e não consegui chegar a conclusão nenhuma...se calhar é porque existe tanta informação que a mesma em vez de ajudar, baralha, ou então porque estou a procurar nos sites errados).
    Vou pesquisar também um software(para o PC) que me permita testar o código do arduino, porque se isto funcionar futuramente quero fazer upgrades para medir temp e fazer disparar ventoinhas por ex.

Obrigado a todos.

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Re: Arduino, ajuda e duvidas de principiante...

Boas.

Se prentendes simular, procura pelo proteus, este permite montar o circuito, colocar o arduino no circuito, e programa-lo com o teu sketch e testar a interacção com o circuito.

O circuito que pretendes é mt simples. Precisas de uma placa de relés(que tenha o numero de relés igual ou superior ao numero de bombas a utilizar), do arduino, para o efeito o deumilnove serve, e do rtc como disses-te caso queiras ser preciso, senão, um simples loop serve.

Se queres poder interagir com o arduino sem pc, precisas do lcd shield com teclado.

Procura no ebay, tens por lá de tudo.
    Última edição por JoaoCAlves; 04-06-12 às 10:42.

Membro
    Data de Ingresso
    21-07-08

Re: Arduino, ajuda e duvidas de principiante...

Hum, ok!
    Quanto ao Loop em vez do RTC, se a luz falha, desparametriza as horas, enquanto que se for o RTC a pilha mantem o relogio certo, penso eu...

Quanto ao Relé... em inglês seria Relay, certo? encontrei um com 8 saidas para 12V mas fala em 140cm... deve ser erro presumo que seja 14cm... mas nunca se sabe.
    nesse caso vou mesmo avançar, ontem encontrei um manual para noobs (http://tronixstuff.wordpress.com/tutorials/), espero que ajude outros.

Obrigado.

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pedido de Ajuda para configuração de hardware ARDUINO.
    Por Sérgio Paulo no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 40
    Último Post: 07-02-12, 00:37
  2. Arduino, muitas dúvidas
    Por Paulo-Fonseca no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 6
    Último Post: 14-09-11, 23:32
  3. Ajuda Duvidas
    Por Rafael Flor no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 4
    Último Post: 02-09-07, 13:27
  4. Principiante precisa de ajuda!!